.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 27 de fevereiro de 2018 - ANO 15, EDIÇÃO 95
Estreias em duelos com história

São as de Grêmio e Cruzeiro na Libertadores nesta terça-feira. O atual tricampeão vai ao Uruguai pegar o Defensor, clube com quem já travou embates intensos. Ele foi um dos oponentes da sua primeira Libertadores, em 1982, quando empatou no Uruguai e perdeu aqui em Porto Alegre. O troco emocionante foi dado nas quartas de 2007, tudo bem que perdendo fora de casa, mas devolvendo no Olímpico para triunfar nos chutes livres a 11 passos da marca fatal (mas pode chamar de pênaltis que dá no mesmo). A equipe chega motivada pela conquista da Recopa sobre o Independiente, que já assegura 3 êxitos além-fronteiras em 3 anos consecutivos - mas lógico que os comandados do Renato querem mais uma Libertadores para outra vez tentar o bicampeonato mundial. A partida vale pelo Grupo 1, que ao mesmo tempo contará com Monagas x Cerro Porteño.

Já os mineiros também querem ser tricampeões e iniciarão a caminhada rumo a este objetivo encarando o Racing, adversário com quem já travou boas disputas, algumas delas memoráveis. O retrospecto aponta 7 sucessos dos azuis, 2 empates e 3 triunfos dos argentinos. Cada um derrubou o outro para faturar um título: a esquadra de Avellaneda papou a Supercopa de 1988 e a agremiação de Belo Horizonte obteve a mesma competição em 1992. Um motivador de ordem emocional, causado por uma má notícia, certamente fará o time do Mano Menezes lutar mais ainda por um resultado legal nesta terça: jogar pelo Fábio, que se separou dos seus companheiros e retornou ao Brasil pois acompanhará o funeral de seu pai Antônio Maciel, que morreu no fim desta segunda-feira. Rafael será o guarda-metas titular e França foi chamado para compor o banco de reservas.

Curtinhas

Lesão do Neymar mais séria do que se dizia? Por isso se fala em ser colocado um pino na fissura sofrida no quinto metatarso de seu pé direito, conforme noticiou hoje pela manhã o GloboEsporte.com. É a lesão que ele sofreu domingo, na vitória do Paris Saint Germain sobre o Olympique. No entanto, o treinador Unai Emery disse que não está certo que a operação aconteça e fala até em possibilidade de retorno do brasileiro ao time na próxima semana, na volta contra o Real Madrid, pela Liga dos Campeões. O que ficou certo é que não tem nada certo, a não ser a convicção de que o jogador quer operar para ficar nos trinques para a Copa do Mundo e que o clube quer colocá-lo no melhor jeito possível para tentar os 2 x 0 que levem às quartas da Europa. É...

Superfaturamento em obra da Fonte Nova? Isso foi apontado em operação da Polícia Federal, que afirmou ter havido pagamentos irregulares a Jaques Wagner. O ex-governador da Bahia nega ter recebido propina e desmente ter havido sobrepreço na construção do estádio reformulado. De qualquer maneira, em nada surpreende isso pois estava muito na cara que essas obras da Copa de 2014 não seriam totalmente "limpas".

E não é que eles ficaram de bem? Tanto Flamengo e Botafogo não estão mais conflitados que o clássico entre eles no próximo sábado, pelo Campeonato Carioca, será realizado no Nilton Santos. No fim das contas, só prova que foi mais e mais desnecessária aquela reação alvinegra que fez o título rubro-negro da Taça Guanabara ser confirmado no Espírito Santo por vetado o uso do seu estádio. Não precisava de nada disso.

Tempestade em copo d'água É feita por conselheiros do Palmeiras que queriam o afastamento do Jaílson só porque a mãe dele torce para o Corinthians e vibrou com a vitória no dérbi de sábado passado. O que é que alhos têm a ver com bugalhos, pombas? Como se fosse isso que causasse a derrota. Tenha dó...

Liga dos Campeões sem arbitragem de vídeo Rejeitado foi o uso dele pela UEFA para a próxima edição. Fanfarrão o presidente Aleksander Ceferin ao falar que o uso dele "causa muita confusão". Que tonto!

Vantagem ilusória É a do Napoli no Campeonato Italiano após uma mão cheia de gols no Cagliari pois foi aos 69 pontos em 26 rodadas, quatro acima da Juventus - que, porém, está com o jogo com a Atalanta pendente devido à neve que causou seu adiamento. Eles se encararão amanhã, mas é pela Copa da Itália.

Também ele tá a fim do caneco É o Sporting ao derrotar o Moreirense para ir aos 59 pontos em 24 rodadas do Campeonato Português. Tá difícil pois o Porto lidera com 64, mas vontade não falta.

Tanto suspense para apenas e tão somente isso??? Usain Bolt vai mesmo jogar futebol... por um selecionado mundial em amistoso beneficente contra uma equipe inglesa do cantor Robbie Williams. E nós achando que ele atuaria profissionalmente por seja lá qual time fosse. Nos enganou direitinho, hein?

Vôlei masculino em MG O Sul-Americano começa hoje para o Montes Claros contra o Peerless (Peru).

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Saída importante na Rádio Gaúcha Deixou a emissora Cyro Silveira Martins Filho, que gerenciava o jornalismo da emissora desde agosto de 2011 em segunda passagem, exercido que o cargo já fora de 2004 a 2008. A RBS anunciou que ele está se aposentando após 28 anos de trabalho na firma, tempo no qual também foi editor de cultura e editor-chefe no jornal Zero Hora, gerente executivo e um dos fundadores do Diário Gaúcho, diretor da RBS de Santa Catarina e ex-diretor da saudosa TVCOM (o único trabalho dele sem ser na Rede Brasil Sul tinha sido um ano como editor de política do Correio do Povo). Enquanto um substituto não é definido, a Gaúcha será comandada interinamente pela vice de produto e operações Andiara Petterle. Foi com a gerência do Cyro que a rádio sofreu mudanças importantes na programação, entre elas a modernização no "Correspondente" e alterações na grade, com alguns clássicos dando lugar para novas atrações - entre eles o "Polêmica" e o "Gaúcha Repórter", que foram substituídos respectivamente pelo "Timeline" em 2014 e pelo "Gaúcha Mais" no ano passado.

Mais saídas a caminho? Seria ideal que isso não acontecesse, seja em qual empresa for. Mas o sempre bem informado Claiton Selistre noticiou no Making Of que outros 40 profissionais estão sendo dispensados pela RBS, muitos deles com muito tempo de casa e salários maiores, devendo isso ser ampliado ao longo desta terça. O também sempre bem informado José Luiz Prévidi foi no mesmo caminho ao noticiar a mesma coisa. Eu pretendia dar uma caminhada hoje à tarde, não quero e não posso ser sedentário a ponto de passar o dia todo com o buzanfão sentado na cadeira. Mas acho que hoje serei forçado a isso para seguir o que surgir de novo.

Cadê Joice Hasselmann na Jovem Pan? A ex-apresentadora do "Os Pingos nos Is" se pronunciou sobre isso neste domingo em vídeo na internet. Confirmou ela ter sido afastada do programa do fim de tarde e que não aceitou uma proposta de fazer outra atração, a ela oferecida pelo Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o famoso e popular Tutinha. Joice disse que até faria um novo programa, chamado "Brasil 2019", mas que só se sua liberdade de expressão fosse assegurada, incluindo apoio irrestrito à Lava Jato, à Polícia Federal e ao Ministério Público. Enquanto não surgem novidades neste sentido de apresentação, ela continua com comentários gravados no "Pingos", no qual havia estreado na metade de 2017. Li no Flávio Ricco que seu contrato vence em maio.

Patrícia Vasconcellos estreou em Brasília É a nova base profissional da muito boa repórter do SBT, que até recentemente era correspondente na Argentina, onde não foi substituída (a emissora deixou de ter um profissional fixado em outro país da América Latina). A primeira matéria da mineira na capital federal foi sobre a criação do Ministério de Segurança Pública pelo Governo Federal. Brasília é a terceira cidade na qual Patrícia trabalha pelo SBT pois, antes dela e de Buenos Aires, seu começo no canal foi em São Paulo.

Menos de uma semana para a estreia Do Heraldo Pereira na apresentação do "Jornal das 10", da GloboNews, que passará a ser ancorado não mais do Rio de Janeiro e sim de Brasília. O novo âncora fez uma participação especial nesta segunda-feira no "Estúdio i" e apareceu com quase todos os colunistas ao seu lado: Natuza Nery (que estava à frente do "J10" desde que Renata Lo Prete ficou de vez no "Jornal da Globo"), Gerson Camarotti, Cristiana Lôbo, Carlos Alberto Sardenberg, João Borges e Demétrio Magnoli - somente Merval Pereira estava no Rio. Depois de anos como substituto no "Jornal Nacional", Heraldo agora ganha status de titular.

GloboNews em canal aberto na Globo Brasília Soube dessa pelo Gabriel Vaquer: próximo sábado, a filial da capital federal mostrará o "GloboNews Especial" exibido no fim do mês passado pelo canal por assinatura e que foi dedicado ao Lago Paranoá, feito que foi por Murilo Salviano. A exibição será às 6h30, antes do "Como Será?", e não representa a primeira transmissão regionalizada de um produto da GNews no canal aberto candango pois ele já havia mostrado em outubro de 2017 um especial sobre a favela Sol Nascente.

"Erro de enquadramento"? Querem enganar quem? Foi essa a justificativa dada à Rede Globo pela TV Bahia para esta entrada ao vivo do repórter Vanderson Nascimento no "Jornal da Manhã" desta segunda-feira ter tido ao fundo, à direita dele, a imagem de um homem que havia sido encontrado morto em uma avenida de Salvador e sem aparentes sinais de violência. Preparam o vivo do repórter, mostram o corpo do falecido por uns 10 segundos e aí falam em "erro de enquadramento"? Ah, não tira uma com a minha cara, não. Respeitem a minha inteligência - se é que eu tenho alguma. Acabou ficando para muita gente a sensação de apelação para conseguir uns "décimos de milésimos" no "Ipobre" só porque a TV Bahia tem tomado uma tunda de laço da Record em solo soteropolitano há muito tempo e tem vivido uma fase tão ruim que até a Aratu (SBT) tá na sua aba.

Até isso acontece com o Rio de Janeiro, bah!!! A TV Bandeirantes estreou ontem na sua faixa local carioca o "Programa Pedro Augusto", produção independente do comunicador da Super Rádio Tupi e deputado estadual. A exibição é das 13h30 às 14h, quando ele está ao vivo na rádio - consequentemente, entra em gravação no vídeo. Eu não devia ter lido a Patrícia Kogut de hoje, assim, não teria tomado ciência do que tomei. O programa tem uma trilha musical extremamente sensacionalista e exageradamente policialesca, mistura coisas pesadas com vídeos de Whatsapp - sendo que um deles, acredite, mostrou clara e cristalinamente uma cobra engolindo um cervo em 20 segundos (não estou inventando: mostraram às quase 2 da tarde na Band Rio uma cobra e-n-g-o-l-i-n-d-o um veado!) - e ainda termina com uma oração feita com uma imagem de Nossa Senhora, conhecido que é o comunicador por "o romeiro de Aparecida". Olha... Cada dia é um 7 x 1 diferente que surge.

Você me jura que foi isso mesmo, Cátia Fonseca? Disse ela ao UOL que, quando desmentiu a notícia do Flávio Ricco sobre trocar a Gazeta SP pela TV Bandeirantes, falou para a direção do canal paulistano que isso não era verdade e a ela foi pedido um desmentido no ar, que acabou acontecendo. Aí, afirma a apresentadora do depois de amanhã estreado "Melhor da Tarde" que a proposta da Band chegou assim que terminou de fazer o "Mulheres" e que foi à sua sede, ouviu a proposta, aceitou e assinou. Cátia disse que o "guru" soube de tudo sem que ela mesma soubesse, dando a notícia da assinatura de contrato assim que ela o fez e que não sabe como ele ficou sabendo disso. Cara, me deu um nó mental nas tripas essa história toda, eh, eh... Fato é que, no fim das contas, o Ricco tomou desmentido e tudo mais, mas estava certíssimo com "CE" maiúsculo.

Só falta confirmar o horário certinho Mas data de estreia o Multishow já confirmou para "Chaves" e "Chapolin": 21 de maio. Se sabe, por prometido isso pelo canal, que a exibição será no horário nobre, com direito a acesso posterior via Multishow Play. O pacote adquirido pelo canal da Globosat tem 273 episódios do Chavinho, sendo 117 inéditos na televisão brasileira, e 250 do Polegar Vermelho, dos quais 127 nunca exibidos aqui.

Datas em 0 ou 5 desta terça 90 anos do nascimento de Cláudio Corrêa e Castro, ator falecido em 2005 e que esteve em novelas como "A Gata Comeu", "Deus nos Acuda" e "Chocolate com Pimenta", entre inúmeras mais na Globo e em outras emissoras; e 30 anos do lançamento de "O Grande Dragão Branco", filme de ação que popularizou Jean Claude Van Damme, sobretudo e especialmente aqui no Brasil.

Bela do Dia: Maria Paula Uchôa

Maria Paula Uchôa, locutora noticiarista do "Jornal da Manhã", da Rádio Jovem Pan, e atriz. Não é apenas uma mulher muitíssimo lindissíssima. É também dona de uma voz deliciosa, que manda muito bem ao lado das não menos espetaculares vozes de Oliveira Júnior, Antônio Freitas, César Rosa e do seu romanceado Leonardo Muller, que nunca é demais lembrar que é filho de outro excepcional locutor, Roberto Muller. Maria caiu como uma luva na equipe do carro-chefe da Pan. Vida longa a esta moça fascinante!

Datas em 0 ou 5 atrasadas da segunda 110 anos do nascimento de Tex Avery, falecido em 1980 e diretor de desenhos que criou os personagens Pernalonga, Patolino e Droopy; 75 anos de Bill Duke, diretor de filmes como "Perigosamente Harlem" e "Mudança de Hábito 2"; e 60 anos de Greg Germann, ator de séries como "Ned & Stacey" e "Minha Vida de Solteira", atualmente fazendo o Dr. Koracick de "Grey's Anatomy".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia: datas em 0 ou 5

A primeira: se não tivesse falecido em 1993, a "Personalíssima" completaria ontem 95 anos. Assim Blota Jr. chamou Isaurinha Garcia, uma das grandes cantoras da música popular brasileira, com carreira de mais de cinco décadas. Um destes momentos está aqui, infelizmente com som apenas de um dos lados, mas tão histórico que preciso trazê-lo: "Nos Seus Braços", cantada na TV Record dos áureos tempos da década de 60.

A segunda: nome histórico de rock e R&B, Fats Domino nascia há 90 anos completados nesta segunda-feira. Dele, que infelizmente faleceu no ano passado, curta aqui "I'm Walking".

A terceira: cantor fácil de ser encontrado nas rádios FM light, Michael Bolton faz hoje 65 anos. Quem vê as novelas lembrará dele por "All For Love", tema dos personagens de Giovanna Antonelli e Murilo Benício em "O Clone". Mas a popularidade mesmo veio em 1991, ao ganhar o Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Masculina pelo tema que está aqui: "When a Man Loves a Woman", regravação de um clássico de Percy Sledge.

A quarta: era lançado há 40 anos fechados nesta terça-feira o disco "Macho Man", do Village People, que teve como maior sucesso a faixa-título, uma das principais deste grupo de discoteca. Décadas depois, a Globo a utilizou na abertura da série cômica de mesmo nome. Dance aqui este temaço.

Arremate

Julinho Camargo sucede Antônio Carlos Zago no Juventude. Estreará no domingo, diante do Grêmio.

"24 Horas" volta antes que saibamos como acabará este jogo no Alfredo Jaconi!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.