.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Segunda, 26 de fevereiro de 2018 - ANO 15, EDIÇÃO 94
Balanço olímpico de inverno (via convidado especial)



Não acompanhei praticamente nada dos Jogos de PyeongChang por motivos diversos, reconheço. Não que não haja modalidades legais para acompanhar, pois obviamente e evidentemente que tem. Mas para eu fazer tudo de tudo que preciso (inclusive ter atenção especial para um evento como este), meus dias precisariam ter mais do que só 24 horas, inclusive para eu aprender com calma e tranquilidade as regras básicas dos esportes de gelo para melhor saber sobre eles para avaliá-los - mas também, vai querer o quê de um mongolóide como eu, que nem sequer sei direito sobre futebol mesmo o acompanhando há mais de 27 anos? (rs)

Mas como não queria deixar de destacar o encerramento das disputas, recorri a quem sabe, recorri a quem tem conhecimento de causa, recorri a um especialista no assunto e que toca um dos espaços mais referenciais do momento sobre todos os esportes - gelados ou quentes. Brinco muito com ele, sobretudo para pegar no pé quando mexo com sua torcida por Ceará e Schalke 04, mas o prezado Regys Silva, além de ser um camarada virtual dos mais assíduos nestes tantos anos do Papo de Bola, tem no portal Surto Olímpico um espaço que merece acompanhamento total sobre todas as modalidades, atento que é às coisas que nelas acontecem e feito por quem sabe o chão no qual pisa. Assim, honrado pela presença, entrego a ele as próximas linhas:

Os XXIII Jogos Olímpicos de Inverno, que foram encerrados no domingo em PyeongChang, trouxeram resultados surpreendentes, favoritos carimbando os seus nomes na história, novos capítulos de doping da Rússia, diplomacia entre vizinhos e mais brasileiros se aventurando nos esportes de gelo e neve.

Para começar pelo começo: as Coreias desfilando juntas na Cerimônia de Abertura foi uma cena não vista desde Turim 2006. Atletas dos dois países marchando junto sob a bandeira com o mapa das Coreias relembraram que os Jogos são para trazer a paz entre os povos, mesmo que ainda em guerra há mais de meio século. Outro marco dessa tentativa foi o time unificado de hóquei no gelo feminino. A equipe acabou em 8º e último lugar, com cinco derrotas em cinco jogos, mas foi outra boa tentativa de unir as duas nações.

Em relação às dinastias, podemos falar da Holanda com 7 ouros na patinação de velocidade, o americano Shaun White tricampeão no snowboard halfpipe, o francês Martin Fourcade faturando 3 ouros no biatlo e, claro, Marit Bjoergen. A atleta norueguesa do esqui cross country faturou 5 medalhas na Coreia, sendo duas de ouro. Assim, se tornou a maior atleta da história dos Jogos de Inverno, com 15 medalhas no total e 8 de ouro.

Também rolaram muitas surpresas em PyeongChang. A maior delas e, principalmente, a maior surpresa: Ester Ledecka. A tcheca surpreendeu o mundo ao vencer a prova do Super G no esqui alpino por apenas um décimo de segundo. Não bastando, Ledecka venceu o Slalom Gigante Paralelo do snowboard, se tornando a primeira mulher a ganhar dois ouros em duas modalidades diferentes. Outra grande surpresa foi o desempenho da Alemanha no hóquei no gelo. Os alemães, que sequer estiveram em Sochi 2014, derrubaram Suécia e Canadá e estiveram a poucos segundos do ouro olímpico, quando venciam os Atletas Olímpicos da Rússia por 3 x 2. Acabaram por ceder o empate e perderam no gol de ouro, mas fizeram uma jornada memorável.

Já negativamente falando, o curling do Canadá foi a maior decepção da Coreia. O feminino conseguiu sequer se classificar paras as semifinais, na primeira vez que uma equipe seja masculina ou feminina não avança desde o retorno da modalidade em Nagano 1998. A equipe masculina caiu na semifinal para os Estados Unidos, que viriam a ser campeões perante a Suécia, e de quebra, foram derrotados pela Suiça no jogo do bronze. “Acabou a paz” no país do curling.

Em se tratando de doping, quatro casos foram detectados em PyeongChang: dois dos Atletas Olímpicos da Rússia, um do Japão e um da Eslovênia. O mais notório foi o do curler russo Aleksandr Krushelnitcky. O atleta do curling para duplas mistas, que havia faturado o bronze, foi desclassificado e perdeu a medalha para a Noruega, 4ª colocada. Os casos de doping acabaram por influenciar a decisão do Comitê Olímpico Internacional de não liberar o país para desfilar sobre a sua bandeira na Cerimônia de Encerramento.

Em relação aos brasileiros, há de se realçar o desempenho de Isadora Williams e do quarteto do bobsled para 4. A patinadora brasileira fez história e, pela 1ª vez, se classificou para o programa longo ao ficar em 17º lugar no programa curto. Entretanto, o nervosismo atrapalhou e Williams ficou na 24ª colocação após a soma dos dois programas. A patinadora foi a primeira atleta da América do Sul a chegar no programa longo. Já a equipe de Edson Bindilatti terminou em 23º no bobsled para 4, melhor classificação da história na modalidade. Os brasileiros tinham perspectiva de ficar entre os 20 primeiros para chegar a descida final, mas isso não se concretizou.

No quadro de medalhas, a disputa pelo topo foi apertada entre Noruega e Alemanha. No final, os noruegueses ficaram no topo pelo desempate no número de pratas. Foram 14 ouros, 14 pratas e 11 bronzes, alcançando um total de 39 medalhas, um novo recorde. Já os alemães conquistaram 14 ouros, 10 pratas e 7 bronzes. Canadá (11 ouros), Estados Unidos (9 ouros) e Holanda (8 ouros) fecharam o top 5.

Enfim, os Jogos de Inverno foram encerrados e a chama se apagou. Eles voltarão agora daqui a 4 anos para a XXIV edição, em Pequim, que se tornará a primeira cidade a receber os Jogos de Inverno e de Verão. Mas a chama voltará logo, afinal, faltam apenas 879 dias para os Jogos da XXXII Olimpíada, a serem realizados em 2020, em Tóquio.


Curtinhas

Donas do continente São as gurias do vôlei do Minas, tricampeãs sul-americanas numa grande decisão diante de sua gente, realizado que foi em Belo Horizonte o torneio. Tricampeãs, sim, mas levou muito tempo para isso acontecer, obtidas que tinham sido as outras conquistas em 1999 e 2000. As cariocas do SESC tomaram 3 x 2 (25/23, 22/25, 25/23, 15/25 e 15/9). As mineiras disputarão ainda neste ano o Mundial na China e tentarão devolver o Brasil ao topo do certame, atingido pela vez última em 2012 pela equipe de Osasco.

Com o apoio de 10 mil fãs Foi o recebido pelos moços do basquete do Brasil na Goiânia Arena para derrotar o Chile por 83 x 58, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Assim como no êxito sobre a Colômbia por 84 x 49, o marcador final foi muito vantajoso, mas o primeiro tempo terminou apertado - o deste domingo ficou em 36 x 32. Interrupções marcaram o último quarto devido a goteiras no ginásio pois choveu pra dedéu.

Título no basquete masculino Deu Paulistano na Liga de Desenvolvimento (até 20 anos). 83 x 73 no São José.

Pela 1ª vez nos 20 mais do tênis deles É Diego Schwartzman começando a semana como 18º do ranking da ATP após ganhar o Aberto do Rio de Janeiro com 2 x 0 (6/2 e 6/3) sobre Fernando Verdasco. Se ontem acabou este torneio em solo carioca, hoje inicia o Aberto do Brasil, que vai até domingo em São Paulo.

Vice na Alemanha Foi a judoca campeã mundial no Grand Slam disputado em Dusseldorf. A conterrânea Mayra Aguiar perdeu a final na categoria até 78 quilos para a japonesa Ruika Sato por tomar 3 punições.

Onde será que ele jogará? Usain Bolt disse que anunciará amanhã a equipe de futebol na qual jogará. Algum palpite vossas senhorias teriam de qual camisa o mito do atletismo vestirá aos 31 anos?

Incidente violento na Grécia Foi o que suspendeu PAOK x Olympiacos. Um rolo de papel de máquina registradora acertou o treinador visitante Oscar García Junyent, machucando um dos seus olhos. A bola nem sequer havia rolado e, depois disso, nem sequer rolou. Punições à vista para o PAOK.

Um gol inacreditável Lembram daquele tomado de costas pelo Fábio num Atlético x Cruzeiro? Pois o sofrido por Flekken, do Duisburg, foi maior ainda. Ele foi guardar uma garrafa de água dentro da sua baliza quando a ele foi recuada a bola. Distraído, foi vazado por Kutschke, a quem havia detido menos de 10 minutos antes em pênalti. Menos mal pro seu time que ele ganhou por 2 x 1 do Ingolstadt, pela Bêzona da Bundesliga.

Libertadores Sub-20 O São Paulo perdeu a disputa do 3º lugar para o River Plate do Uruguai nos pênaltis. Na decisão do título, o anfitrião Nacional fez a festa ao superar o Independiente del Valle no Centenário.

Conmebol adora uma palhaçada Só isso explica ameaçaram de multar o Independiente por fazer na volta da Recopa contra o Grêmio um hábito seu de cinco décadas: o "saludo", quando os jogadores vão ao centro do gramado e saúdam todos os cantos do estádio com as mãos espalmadas e alinhamento com braços levantados - neste caso, a Arena aqui em Porto Alegre. Tudo porque esses almofadinhas querem essa bobagem de "entrada alinhada padrão FIFA", que funciona apenas, tão somente, única e exclusivamente nos eventos FIFA e que, ao ser adotada aqui no Brasil, matou algo muito legal que tínhamos, que era a festa espontânea que as torcidas faziam ao receber seu time. Mas vão chupar uma laranja podre e parem de encher nosso saco!!!

Começou positivamente no Japão É Jô defendendo o Nagoya Grampus, pelo qual marcou aos 39 minutos da metade complementar o gol decisivo por 3 x 2 sobre o Gamba Osaka, pelo Campeonato Japonês.

Não me decepciona, Baixinho! Reportagem de O Globo afirmou que Romário ocultou uma parcela milionária de seu patrimônio nos últimos anos para não pagar dívidas reconhecidas pela justiça, incluindo dois apartamentos na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O senador disse ter dívidas como qualquer outro cidadão, afirmou que tem procurado quitá-las pouco a pouco ao longo dos anos, falou que nada disso tem relação com sua atividade política e acusou a publicação de fazer a reportagem com intenção política, visto que ele poderá concorrer ao governo do RJ. Por enquanto, acusações feitas ao gênio da grande área não têm sido totalmente comprovadas. Espero muito que assim seja sempre pois, do contrário, ficaria extremamente e para sempre desapontado.

Isso ajuda bastante a explicar o Brasil A Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, vinculada ao Ministério do Esporte, passa a ser de responsabilidade do ex-deputado estadual mineiro Gustavo Perrella, que foi nomeado pelo ministro Leonardo Picciani. Além do sobrenome Perrella já não ser dos mais agradáveis de se escutar e ler por motivos variados nada positivos dos que o carregam, com Gustavo a coisa é pior pois, embora investigação policial não apontasse envolvimento direto seu, era no gabinete dele na Assembleia de MG que trabalhava um piloto de helicóptero detido em flagrante portando 445 quilos de cocaína em 2013.

Destaques da rodada no futebol brasileiro

Obs.: nos Estaduais, este PB acompanha preferencialmente os 40 clubes das Séries A e B do Brasileirão.

Campeonato Paulista (9ª rodada) Um empate sem gols com a Ferroviária deixou a batata do Dorival Júnior assando no São Paulo (1º do B com 11), pelo qual venceu até agora apenas 15 de 37 partidas. Aliás: batata assada foi mesmo entre torcedores brigões, 46 deles foram detidos. Na bronca também está a galera da Ponte Preta (3ª do B com 10), que perdeu fora de casa pro Mirassol. O Santos (1º do D com 17) até derrotou o Santo André e Gabriel chegou aos 4 gols em 4 jogos, só que ele tomou o 3º amarelo e não estará no próximo clássico alvinegro. Por falar em clássico: deu um pano pra manga daqueles o dérbi ganho pelo Corinthians (1º do A com 16) sobre o Palmeiras (1º do C com 20). Foi pênalti do Jaílson no Renê Júnior, sim. A expulsão foi merecida pois ele passou da conta, sim. Mas que causou estranhamento o pênalti ser marcado meio minuto depois, ainda mais com a justificativa dada pelo Raphael Claus, causou. No mais, o Timão dominou o Verdão com direito a um gol mais que demais do Rodriguinho e chegou ao 4º dérbi vitorioso consecutivo, algo que não acontecia desde 1983 a 1985, além de derrubar as invencibilidades do adversário no campeonato e a pessoal do Jaílson, que cessou aos 27 jogos (19 vitoriosos). No mesmo sábado, o São Bento (2º do C com 13) foi abatido pelo São Caetano. Na próxima rodada, o sábado aponta Red Bull Brasil x São Bento, o domingo terá Santos x Corinthians e Linense x São Paulo, enquanto segunda que vem acontecerão Ponte x Bragantino e Palmeiras x São Caetano.

Campeonato Paulista Série A2 (9ª rodada) O Guarani (2º com 18) tomou a dobra, mas quatrilhou o Audax e está que nem Henrique Chaves nos bons tempos de "Balanço Geral DF": só subiiiindo... Já o Oeste (6º com 14) "oxou" com o Água Santa. Sábado tem Oeste x São Bernardo e no domingo Guarani x Rio Claro.

Campeonato Carioca (2ª rodada do 2º turno) Mesmo sem jogar pela Libertadores nesta semana por sua estreia nos grupos acontecer apenas no dia 13, o Vasco (3º do A com 0) teve reservas contra a Portuguesa e perdeu. A equipe da Ilha do Governador não batia os vascaínos desde 1964 e não superava um dos quatro grandes desde os 2 x 1 no Flamengo em 1985. Mesmo assim, houve uma boa notícia: Zé Ricardo recusou uma oferta árabe do Al Ahly. Também ontem, o Botafogo (4º do C com 6) superou a Cabofriense pelo escore mínimo. Sábado, o Fluminense (1º do C com 6) não quis nem saber dos reservas do Flamengo (1º do B com 3) e tocou um 4 x 0 que não fazia desde aquele Fla-Flu do Júlio César querendo driblar todos os adversários em 2003. A vitória em Cuiabá foi a 4ª do Tricolor sobre o Mengão nos clássicos fora do RJ - as outras foram em Fortaleza em 1949, em Juiz de Fora em 1977 e em Natal em 2016. Houve ainda 6 vitórias do rubro-negro e 11 empates. A próxima rodada aponta Flamengo x Botafogo para sábado e Fluminense x Volta Redonda e Vasco x Boavista para o domingo.

Campeonato Mineiro (8ª rodada) Se não fosse Cazares aos 43 do segundo, o Atlético (3º com 12) teria perdido o "Desafio aos Galos" para o Tupi. Com reservas por pensar na Libertadores, o Cruzeiro (1º com 22) deu de três no Boa Esporte (6º com 11) no regresso aos gramados após 9 meses do beque Dedé, que constantemente sofre com inúmeras contusões sérias. Sexta passada, o América (2º com 14) "oxou" com a Tombense. Sábado tem Tupi x Boa e domingo acontecerá América x Democrata, mas o principal está reservado pra matinê dominical: Atlético x Cruzeiro. Fred azul versus os alvinegros, algo tenso sobretudo fora das quatro linhas.

Campeonato Gaúcho (9ª rodada, 8ª disputada) Não fosse Marcelo Lomba com algumas defesas fundamentais e a vida do Internacional (1º com 17) teria sido pior contra o São Luiz. Tudo bem que teve um pênalti a seu favor não marcado, mas mesmo assim em dado momento ficou com dois jogadores a mais. Nem assim se resolveu bem. Como já jogou a partida da próxima rodada, antecipada que tinha sido por causa de shows no Beira-Rio (Phil Collins e Foo Fighters), só voltará ao estadual no dia 7, contra o Cruzeiro, que ontem até marcou 2 gols, mas tomou 3 do Juventude (8º com 9). Sábado, o Grêmio (10º com 7) deu uma reagida com seus reservas ganhando o "seis pontos" contra o Novo Hamburgo com direito a um golaço do Thonny Anderson, o mais rápido da história da Arena (24 segundos, contra o do Bolaños a 1 minuto sobre o Veranópolis no ano passado), e o primeiro em 90 minutos do Jael, que não ia às redes desde os 4 x 2 do Joinville diante do Vila Nova na última rodada da Série B de 2016 (teve quem contestasse isso de "primeiro gol" por causa do pênalti convertido na Recopa, mas gols em disputas de chutes livres a 11 passos da marca fatal não contam e, por isso, esse foi o efetivo primeiro). Sexta passada, o Brasil (2º com 17) parou na "empatite" do Caxias. Próxima sexta, o Xavante encarará o Anilado, enquanto no domingo tem um Ju x Grêmio que também virou um "seis pontos" até para G8.

Campeonato Catarinense (10ª rodada) Returno iniciado, mas certas coisas do turno persistem. A má fase do Criciúma (9º com 9), por exemplo. Argel reestreou, foi expulso - que "lindo" cartão de visitas, bah! - e o vitorioso foi o Figueirense (1º com 24). Na cola dele segue a Chapecoense (2ª com 23), que trincou o Concórdia. O Avaí (3º com 17) também fez 3, mas passou mais aperto pois tomou 2 do Inter de Lages - e não "Lajes", como colocaram erradamente no letreiro do "Hora 1" hoje pela manhã. A próxima rodada aponta para sábado Concórdia x Criciúma, ficando para domingo Figueirense x Tubarão, Joinville x Avaí e Inter x Chapecoense.

Campeonato Paranaense (final do 1º turno) Wilson completou 150 jogos pelo Coritiba e a equipe com muita gente da base nem quis saber do Rio Branco e tocou um 3 x 0 de boa para ganhar a Taça Dionísio Filho. Agora vem o 2º turno, denominado Taça Caio Júnior, com jogos dentro de cada grupo. O A terá Coritiba x Maringá e Cianorte x Paraná, este marcando a estreia do campeão olímpico Rogério Micale na casamata paranista em seu primeiro trabalho após deixar o Atlético Mineiro. Já o B aponta como destaques Atlético x União e Londrina x Prudentópolis. A não ser que algo seja alterado hoje, tudo acontecerá no domingo.

Campeonato Pernambucano (8ª rodada) Com direito a uma lástima de gol contra do Léo Carioca e um belíssimo sapataço do Marlone do meio do coreto, o Sport (1º com 15) quatrilhou o América. Desta vez, até onde li, não se repetiram as vaias da jornada anterior. Próximo domingo, o Leão visitará o Salgueiro.

Campeonato Baiano (7ª rodada) Enquanto não consegue recuperar um ponto do Ba-Vi da vergonha até o julgamento da questão, o Vitória (1º com 16) encheu uma mão de gols sobre o Jequié. Já o Bahia (3º com 14) só conseguiu derrotar o Atlântico no último minuto. Ganhou o jogo, mas também ganhou vaias de uma torcida pra lá de irritada. Próximo domingo, acontecerão Vitória x Jacobina e Juazeirense x Bahia.

Campeonato Cearense (9ª e última rodada da 1ª fase) O Fortaleza (1º com 21) trincou o Ferroviário no octogenário "Clássico das Cores" e o Ceará (2º com 19) fez a mesma coisa no Tiradentes, que se junta ao Maranguape na queda pra segundona estadual em 2019. Além de Tricolor e Vozão, o Iguatu também terá três mandos de campo na próxima fase, com Ferroviário, Uniclinic e Floresta mandando dois. Os quatro melhores vão para a semifinal. Quinta-feira tem Fortaleza x Iguatu e na sexta teremos Ceará x Uniclinic.

Campeonato Alagoano (7ª rodada) Após bater o CSE, o CRB (2º com 13) pega o CSA (1º com 14) no domingo que vem. Se os alvirrubros triunfaram, os azuis também foram exitosos, aí sobre o CEO fora de casa.

Campeonato Maranhense (5ª rodada) Sampaio Corrêa (5º com 7) meio que começou a dar bobeira em seu estadual. Perdeu para o Maranhão e terá de se recuperar no próximo domingo contra o Cordino.

Campeonato Goiano (10ª rodada) Deu empate entre Atlético (4º do A com 12) e Vila Nova (1º do B com 18), enquanto o Goiás (1º do A com 23) derrotou o Itumbiara. Acabaram os dois turnos de um pentagonal contra o outro. Vem aí o 3º turno, dentro de cada chave. Assim, o Goiás folgará no próximo fim-de-semana, que marca para sábado Rio Verde x Atlético, sendo o destaque maior do domingo Vila x Aparecidense.

Campeonato Paraense (7ª rodada) Dado Cavalcanti parece que fez bem pro Paysandu (1º do A1 com 16), que deslanchou com ele. Após quatrilhar o Castanhal, o Papão visitará o São Raimundo no sábado.

De olho nos adversários da Libertadores

Como foram neste fim-de-semana os oponentes dos clubes do Brasil nesta semana? Observemos:

Defensor (Grêmio amanhã no Grupo 1) Empatou em 1 x 1 com o Rampla Juniors, fora de casa, e está em 5º (dentre 15 clubes) no Campeonato Uruguaio com 7 pontos após 4 rodadas.

Racing (Cruzeiro amanhã no Grupo 5) Aplicou 2 x 1 no Godoy Cruz, fora de casa, e está em 5º (dentre 28 clubes) no Campeonato Argentino com 28 pontos após 17 rodadas.

River Plate (Flamengo nesta quarta no Grupo 4) Foi derrotado por 1 x 0 pelo Vélez Sarsfield, fora de casa, e está em 20º no Campeonato Argentino com 19 pontos após 17 rodadas.

Millonarios (Corinthians nesta quarta no Grupo 7) Sofreu 2 x 0 do Deportivo Cali, fora de casa, e está em 17º (dentre 20 clubes) no Campeonato Colombiano com 5 pontos após 5 rodadas.

Garcilaso (Santos nesta quinta no Grupo 6) Tomou 2 x 0 para o Academia Cantolao, fora de casa, e está 6º (dentre 8 clubes) no Grupo B do Torneio de Verão do Peru com 4 pontos após 4 rodadas.

Atlético Junior (Palmeiras nesta quinta no Grupo 8) Ganhou por 1 x 0 do Boyacá Chicó, em casa, e está em 13º (dentre 20 clubes) no Campeonato Colombiano com 6 pontos após 4 rodadas.

Resumo do fim-de-semana na Europa

Campeonato Espanhol (25ª rodada) O Barcelona fez a sena no Girona com trinca pessoal do Suárez, o Atlético de Madrid enfiou 5 gols no mandante Sevilla com três somente do Griezmann e o Real Madrid tocou 4 no Alavés. Zona da Liga dos Campeões: Barcelona com 65, Atlético com 58, Real com 51 e Valencia com 49. Zona da Liga Europa: Villarreal com 41 e Sevilla com 39 (mais próximos: Celta e Eibar com 35). Zona de rebaixamento: Málaga com 13, La Coruña com 18 e Las Palmas com 19 (mais próximo: Levante com 20).

Campeonato Italiano (26ª rodada) Com Cagliari x Napoli hoje e Juventus x Atalanta adiado devido à neve (se fosse aqui no Brasil essa neve, mesmo assim a bola rolaria - isto é: "rolaria" - na base do "jogo marcado é jogo jogado"), o principal destaque foi o Milan superando a Roma para chegar às 12 jornadas de invencibilidade. Zona da Liga dos Campeões: Napoli com 66, Juventus com 65, Lazio com 52 e Internazionale com 51. Zona da Liga Europa: Roma com 50 e Sampdoria com 44 e saldo 12 (mais próximo: Milan com 44 e saldo 7). Zona do rebaixamento: Benevento com 10, Verona com 19 e Spal com 20 (mais próximos: Crotone com 21 e Sassuolo com 23).

Copa da Inglaterra (final) Gabriel Jesus voltou a atuar depois de quase dois meses e o Manchester City foi campeão com 3 x 0 de boa sobre o Arsenal. 5º título dos Citizens nesta competição (os outros em 1970, 1946, 2014 e 2016) e tanto primeiro troféu pelo atual clube quanto primeira conquista pessoal de Josep Guardiola desde a Copa da Alemanha vencida nos pênaltis pelo Bayern de Munique em 2016.

Campeonato Inglês (28ª rodada) O Manchester United derrotou o Chelsea de virada no principal destaque da rodada. Zona da Liga dos Campeões: Manchester City com 72, United com 59, Liverpool com 57 e Tottenham com 55. Zona da Liga Europa: Chelsea com 53 (mais próximo: Arsenal com 45). Zona de rebaixamento: West Bromwich com 20, Stoke City com 26 e Swansea com 27 e saldo -20 (mais próximos: Crystal Palace com 27 e saldo -18, Southampton com 27 e saldo -12, Newcastle com 29 e Huddersfield e West Ham com 30).

Campeonato Alemão (24ª rodada) O empate sem gols com o Hertha Berlim representou para o Bayern de Munique a interrupção de 14 vitórias consecutivas e a primeira atuação sem um só gol bávaro desde a derrota pro Augsburg em maio de 2015. Zona da Liga dos Campeões: Bayern com 60, Borussia Dortmund e Schalke 04 com 40 e Eintracht Frankfurt com 39. Zona da Liga Europa: Bayer Leverkusen e Red Bull Leipzig com 38 (mais próximo: Borussia Monchengladbach com 34). Zona do rebaixamento: Colônia e Hamburgo com 17. Repescagem do rebaixamento: Mainz 05 com 24 (mais próximos: Wolfsburg com 25 e Werder Bremen com 26).

Campeonato Francês (27ª rodada) A trinca sobre o Olympique não resultou em festa completa pro Paris Saint Germain devido à preocupação com Neymar, que machucou o tornozelo direito. Até a publicação desta coluna, consta que ele não sofreu fratura, o que é ótimo. Mesmo assim, é dúvida para encarar o mesmo adversário nesta quarta, pela Copa da França, embora o mais provável é que não atue. O pensamento maior claro que é no Real Madrid, semana que vem. Aí, sim, será encrenca uma ausência dele. Zona da Liga dos Campeões: PSG com 71, Monaco com 57 e Olympique com 55. Zona da Liga Europa: Lyon com 50 (mais próximo: Montpellier com 39). Zona do rebaixamento: Metz com 19 e Lille com 27. Repescagem do rebaixamento: Troyes com 28 e perda no confronto direto (mais próximos: Toulouse e Angers também com 28, Amiens com 29 e Strasbourg com 31).

Campeonato Português (24ª rodada) O Porto goleou o Portimonense, o Benfica deu de 3 no Paços de Ferreira e o Sporting recebe hoje o Moreirense. Zona da Liga dos Campeões: Porto com 64, Benfica com 59 e Sporting com 56. Zona da Liga Europa: Braga com 49 e Rio Ave com 37 (mais próximo: Chaves com 36). Zona do rebaixamento: Moreirense com 19 e Feirense com 20 (mais próximos: Estoril, Paços e Vitória de Setúbal com 21).

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Jornalismo para os cidadãos do amanhã Aconteceu nesta segunda-feira na Jovem Pan FM de Curitiba, em edição especial do "RIC Mais Notícias". O jornalístico apresentado das 7h às 8h por Marc Sousa e pelo conterrâneo Denian Couto teve um formato "Kids" e recebeu crianças no estúdio, destacando assuntos mais ligados ao universo delas e dos pré-adolescentes. Como muitos infantes escutam o programa por acompanharem seus pais, surgiu a ideia de um espaço dedicado a eles para também aproximá-los dos temas políticos e outros importantes para a sociedade, ajudando em suas formações intelectuais. Os apresentadores e os guris presentes na Pan se fantasiaram de super-heróis e personagens do seu apreço. As vinhetas tiveram a locução especial de Júlia, a filha do Denian, que também esteve ao seu lado no estúdio. Além do rádio, o programa também é transmitido via imagens no Facebook da RIC Paraná, portanto, podendo ser assistido aqui. Apenas admito não ter entendido, pois não escutei completa e sim em parte esta edição, se isso será permanente todas as semanas ou se foi uma iniciativa episódica, até porque algo forte neste jornalístico é a opinião sobre temas políticos atuais.

RBS vendida também no RS ao Grupo NC? Maurício Lima publicou na Veja que negociações estariam avançadas entre os Sirotsky e o empresário Carlos Sanchez, que desembolsaria 2 bilhões de mangos por 12 emissoras de televisão, 15 de rádio e três jornais aqui na aldeia pampeana. Presidente do conglomerado gaúcho, Duda Melzer desmentiu isso ao ser contatado pelo Felipe Vieira, ao qual afirmou que isso não é verdade e que o ano passado foi sensacional para seus veículos, com crescimento de audiência e de resultados. No entanto, Claiton Selistre publicou no Making Of algumas apurações: que a NC mostrou interesse nos veículos da RBS daqui após comprar os de Santa Catarina, que não houve reciprocidade inicial dos gaúchos na ocasião, que a Globo foi reticente, que a RBS procurou reabrir diálogo depois de um tempo e uma aceitação interna pró-venda, que os globais suavizaram sua posição por constatarem que os associados do RS não estariam mais tão interessados em comunicação, que a conversação evoluiu mais com interesse dos daqui que dos paulistas da NC, que as cifras de 2 bilhões não procedem a não ser que contado um negócio total RS + SC e que tudo pode acontecer em uma negociação, inclusive um desmentido sobre sua existência. Só o tempo dará respostas a tudo.

Cadê o gerente de jornalismo da Record/RS? Leio no José Luiz Prévidi que Rodrigo Falcão, que voltou há algum tempo após anos de trabalho na matriz, não aparece na emissora desde dezembro. Assim, as pautas locais de Porto Alegre têm sido aprovadas lá de São Paulo. Não parece normal isso. E não é mesmo.

Confirmou que vai mesmo para Londrina É Giuliano Marcos, que foi transferido pela Record de São Paulo para a RIC de Londrina, onde passará a apresentar a partir da segunda-feira da semana que vem o "Balanço Geral PR" e a estreia do "Cidade Alerta Londrina". No programa do meio-dia, ele sucederá Bruno de Abreu, que no mesmo dia passará a apresentar na matriz o "Balanço Geral Manhã" e o "SP no Ar".

Novo dia e novo horário Leio no Flávio Ricco que começará em abril a temporada 2018 do "Band Eleições", programa que segue os movimentos políticos nestes meses que antecedem os pleitos para presidente, governos estaduais, senado e câmaras federal e estaduais. Detalhe para dia e horário: quartas-feiras, às 23h. Na eleição anterior, o programa ia ao ar por volta da 0h45 de segunda para terça, logo depois do "CQC". Além disso, em 2014 ainda havia futebol nas noites de quarta-feira quando tinha Brasileirão neste dia da semana.

Começou a nova programação matinal da RedeTV! Estreadas nesta segunda-feira duas atrações com os ex-apresentadores do extinto "Melhor pra Você": às 10h30 começou "Edu Guedes e Você", com receitas práticas e convidados especiais; e às 11h30 iniciou "Fala Zuca", com Celso Zucatelli abordando notícias diárias, variedades e prestação de serviços com participação do telespectador nesta meia hora de exibição. Resta saber o que será da Mariana Leão, que acabou "sobrando" neste momento ao ficar fora do ar até algo surgir. Em tempo: apesar de durar somente 30 minutos e de exatamente estes 30 minutos terem há um bom tempo o tapa-buraco "Pampa Show" em meio a programas religiosos, a TV Pampa não retransmitiu o "Fala Zuca".

Bela do Dia: Débora Saldanha

Débora Saldanha, jornalista especializada em futebol e que sabe muito do assunto, sabe mais que muito marmanjo que se acha o bonzão do pedaço. É torcedora do Grêmio e, de quebra, bonitona e charmosa com "CH" maiúsculo. A guria tem jeito de ser extremamente especial.

"Mentes Criminosas" voltou à TV Globo A famosa série policial de suspense estava fora da grade diária desde janeiro de 2016, quando deu lugar a outras produções na faixa das 4h15 - teve apenas uma exibição em agosto do mesmo ano para tapar buraco na madrugada por faltar tempo para outro "Corujão" devido à prorrogação e aos pênaltis que fizeram o futebol feminino olímpico Brasil x Austrália terminar quase à 1h (além disso, neste tempo passou algumas vezes na "grade fuso" para estados sem horário de verão). A exibição foi retomada a partir do primeiro episódio do 6º ano, inédito em canal aberto, com a conclusão da história do raptador de crianças vivido pelo saudoso Tim Curry. Aliás, sinal do tempo de atraso de "Criminal Minds" no Plim-Plim em relação a hoje: esta 6ª temporada estreou em setembro de 2010 (seis dias após eu completar 29 anos, mas isso não vem ao caso). O episódio começou pouco depois das 4h25, portanto, com cortes para encaixe horário devido ao "Hora 1" às 5h. Uma curiosidade é que a Globo estreou uma nova versão da logomarca de "Mentes", padronizada com a atual adotada na 13ª temporada em exibição nos Estados Unidos. A nova abertura curta global está aqui e uma chamada da CBS para o próximo episódio inédito (no qual se vê a nova logomarca) está aqui.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Arremate

A "Highlander" voltou. Formiga desistiu da aposentadoria e estará na Seleção Feminina que treinará no RJ.

"24 Horas" volta antes que saibamos se ela jogará a Copa América em abril pelo time do Vadão!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.