.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Domingo, 25 de fevereiro de 2018 - ANO 15, EDIÇÃO 93
Momento Raridade Rara: edição especial

Como observei na coluna anterior, foi brabo de colocar em ordem as atualizações deste espaço na quarta, na quinta e na sexta-feira. Neste sábado só me foi possível fazer um resumão dos factuais, sem conseguir incluir as datas em 0 ou 5 características deste Papo de Bola nos últimos anos. Para deixar tudo em dia para ficar na ordem do dia nesta segunda-feira, trago abaixo as efemérides e lembranças de acontecimentos importantes do período da última quarta-feira, dia 21, até este domingo, dia 25. Perdão mais uma vez, viventes.

Esportes: datas em 0 ou 5

Quinta: 90 anos do nascimento de Martim Francisco Falecido em 1982, recebeu o crédito do começo do uso do esquema tático 4-2-4 a partir do Villa Nova campeão mineiro de 1951. Outros títulos de times treinados por ele foram o Mineiro de 1953 pelo Atlético, o Carioca de 1956 pelo Vasco e o Brasiliense de 1979 pelo Gama.

Sexta: 65 anos de Satoru Nakajima Primeiro japonês a pilotar numa temporada completa da Fórmula 1, a qual disputou de 1987 a 1991. Um acidente provocado por ele atrapalhou Ayrton Senna no Brasil em 1990.

Sábado: 25 anos da morte de Bobby Moore Nascido em 1941, foi campeão mundial com a Inglaterra em 1966. Exímio zagueiro, venceu uma Copa da Inglaterra e uma Recopa Europeia pelo West Ham.

Sintonia PB: datas em 0 ou 5

Datas em 0 ou 5 da quarta 85 anos de Bob Rafelson, um dos criadores da banda musical The Monkees e diretor de filmes como "Cada Um Vive Como Quer" e "O Destino Bate à Sua Porta", ambos estrelados por Jack Nicholson; 75 anos de David Geffen, criador das gravadoras musicais Asylum e Geffen, além de um dos criadores dos estúdios Dreamworks ao lado de Steven Spielberg e Jeffrey Katzenberg; 65 anos de William Petersen, o Gil Grissom de "CSI: Investigação Criminal" em 199 episódios de 2000 a 2009 e em 2011; e 55 anos de William Baldwin, irmão de Alec, Daniel e Stephen, atuante em séries como "Uma História de Família" e "A Garota do Blog", além de filmes como "Linha Mortal", "As Amantes" e "Invasão de Privacidade", no qual fez cenas tensas de sexo com Sharon Stone - tensas pois eles não se deram nada bem durante as filmagens.

Quinta: 30 anos da volta do "Programa Ferreira Netto" à Rede Record Foi nela que a atração de entrevistas geralmente político-econômicas estreou em 1978 para depois rodar por outros canais, como SBT em 1981 e 1982, Bandeirantes em 1983 e Gazeta SP de lá até o final de 1987. Conforme o acervo da Folha de S.Paulo, a re-estreia teve como convidados os então governadores Orestes Quércia (SP), Newton Cardoso (MG) e Álvaro Dias (PR), todos do PMDB. O programa começou às 23h25, logo após o faroeste "À Borda da Morte", estrelado por Robert Ryan. Separei aqui um vídeo com dois trechos de 1990 e 1991, nos quais o Plano Collor foi o assunto em debate. Aliás: edições posteriores à tentativa mal-sucedida de Ferreira ser eleito senador por SP. Atente para o começo: tem a abertura com o inconfundível som da Love Unlimited Orchestra de Barry White com "Bayou", instrumental que o acompanharia depois também por Manchete e CNT. Também destaco aqui os créditos finais de um programa de 1995 (som de apenas um dos lados) para que notem um nome muito conhecido na direção: Flávio Ricco. Sim, o "guru" que há 15 anos é citado quase que diariamente nestes escritos por citadas incontáveis informações de sua "Canal 1". Ricco se associou a Ferreira em 1978 como repórter e redator de sua coluna sobre bastidores da TV, a qual passou a tocar como titular desde o falecimento do amigo em 2002.

Quinta: 10 anos das mortes de Oswaldo Louzada e Rubens de Falco Duas grandes perdas em um só dia. Nascido em 1912, Louzadinha fez vários filmes, como "Rico Ri à Toa" e "O Assalto ao Trem Pagador", e novelas como "Locomotivas", "Vamp" e "Mulheres Apaixonadas", na qual ele e Carmem Silva foram os avôs maltratados por Regiane Alves. Já de Falco, nascido em 1931, atuou nas últimas novelas de duas emissoras: Tupi ("Drácula, uma História de Amor") e Manchete ("Brida"). Revisto atualmente no Viva como o cel. Ferreira de "Sinhá Moça", atuou em "Os Imigrantes", maior sucesso da Bandeirantes. Mas o grande personagem foi o Leôncio de "Escrava Isaura" na Globo. Sua última atuação foi na refilmagem desta trama, na Record, em 2004. Acompanhe aqui os registros do "Jornal Nacional", com Márcio Gomes na bancada em dupla com Fátima Bernardes, sobre estas grandes perdas. Edney Silvestre cobriu o funeral do Oswaldo e Rodrigo Bocardi reportou a morte do Rubens.

Quinta: 20 anos de "Central do Brasil" premiado em Berlim Dirigido por Walter Salles, um dos filmes nacionais mais importantes de todos os tempos foi eleito melhor filme estrangeiro no Urso de Ouro, uma das festividades mais importantes do cinema. Veja aqui uma matéria do "Fantástico" da Globo, então apresentado por Pedro Bial e Glória Maria, com um depoimento do protagonista mirim Vinícius de Oliveira sobre a emoção vivida naquele acontecimento, que também laureou Fernanda Montenegro como melhor atriz.

Outras datas em 0 ou 5 da quinta 100 anos do nascimento de Don Pardo, locutor anunciador do "Saturday Night Live" desde a estreia em 1975 até seu falecimento em 2014; 70 anos de John Ashton, o sargento Taggart dos dois primeiros filmes "Um Tira da Pesada" (e com quem acho o atual presidente santista José Carlos Peres bem mais parecido do que com Levy Fidélix); e 50 anos de Jeri Ryan, americana na prática, mas alemã de nascimento (vide a "brasileira" Jennifer O'Neill e a "americana" Christine Fernandes), que foi a Sete de Nove de "Jornada nas Estrelas: Voyager" de 1997 a 2001 e a Ronnie de "Boston Public" de 2001 a 2004.

Sexta: 10 anos da estreia do "Link Brasil" Este foi o programa da Record News dedicado à tecnologia e à internet, com apresentação de Eduardo Ribeiro até 2012. Foi uma das raras produções da TV aberta dedicada ao tema. Nesta edição de 2008, a manipulação de fotografias via computador foi o assunto.

Sexta: 55 anos de Marco Antônio Costa Um dos melhores dubladores brasileiros da história e dono de uma das mais belas vozes masculinas também. Um pouco de sua exímia arte está aqui, com trechos de filmes nos quais dublou atores como George Clooney, Brad Pitt, Val Kilmer, Johnny Depp, Matt Damon, Cuba Gooding Jr. e Chevy Chase, além do Rex de "Toy Story" e do novo "Pica-Pau". Outros trabalhos dele foram como voz de Hugh Grant, do tio Joey de "Três é Demais" e do Stabler de "Lei e Ordem: UVE". Também é locutor da JB FM.

Sábado: 45 anos de Ricardo Leite Hoje comunicador das rádios AM da Cidade e Super Rádio em São Paulo e ABC em Santo André, ele trabalhou de 1999 a 2001 na Rádio América, de 2008 a 2014 na Super Rádio, de 2015 a 2017 na Rádio Capital e de 2001 a 2008 na Rádio Globo, na qual escutam de 2003 um trecho do seu programa "Alô, Bom Dia". Tricolor paulista, comenta jogos do seu time na webrádio São Paulo Digital.

Sábado: 60 anos de Sílvia Pfeifer Linda conterrânea que surgiu como modelo; deste tempo, acompanhem de 1981 uma entrevista que ela e Betty Lago, que desfilariam dias depois no salão de prêt-à-porter em Paris, deram à Cristina Franco para o quadro de moda do "Jornal Hoje", apresentado por Berto Filho na TV Globo. Nela, Sílvia faria a partir de uma década depois novelas como "Meu Bem, Meu Mal", "Perigosas Peruas", "Malhação", "O Rei do Gado" e "Torre de Babel", além da atualmente reprisada "Celebridade". Fora do Plim-Plim, fez "Bela, a Feia" na Record e "Corações Feridos" no SBT. Ano passado, protagonizou "Ouro Verde" na TVI de Portugal.

Outras datas em 0 ou 5 da sexta 65 anos do nascimento de Antônio Pompeo, falecido em 2016 e ator de novelas da Globo como "O Rei do Gado", "A Viagem", "Mulheres de Areia" e a atualmente pelo Viva reprisada "Sinhá Moça", com a despedida sendo em "Balacobaco", da Record; 35 anos de Jonathan Haagensen, cantor do grupo de hip hop Melanina Carioca e ator de produções como "Cidade dos Homens" e "Da Cor do Pecado" na Globo e "Os Mutantes - Caminhos do Coração" na Record, onde participou de "A Fazenda"; e 35 anos de Emily Blunt, atriz de filmes como "O Diabo Veste Prada", "A Jovem Rainha Vitória" e "Caminhos da Floresta".

Data em 0 ou 5 do sábado 80 anos do nascimento de James Farentino, falecido em 2012 e que teve atuações de destaque na minissérie "Jesus de Nazaré" e nas séries "Dinastia" e "Trovão Azul".

Datas em 0 ou 5 do domingo 105 anos do nascimento de Jim Backus, falecido em 1989 e que dublou Mr. Magoo no desenho e fez o pai de James Dean em "Juventude Transviada"; 80 anos de Diane Baker, atriz de filmes como "O Diário de Anne Frank" e "Criminosos Não Merecem Prêmio"; e 35 anos da morte de Tennessee Williams, nascido em 1911 e dramaturgo autor de "Um Bonde Chamado Desejo" e "Gata em Teto de Zinco Quente".

Clipe do Dia: datas em 0 ou 5

Quarta: 85 anos do nascimento de Nina Simone Este não era o nome desta cantora nascida Eunice Kathleen Waymon. "Nina" era do espanhol "niña" e "Simone" de uma atriz que admirava bastante, a francesa Simone Signoret. Falecida em 2003,  destacou-se no jazz, mas transitou entre outros gêneros. Também foi uma marcante ativista pelos direitos civis dos negros americanos, por isso cantando no enterro de Martin Luther King. Destaco dois temas ligados ao Brasil: de 1988, "Pronta Pra Cantar", um dueto gravado com Maria Bethânia; e de 1997, a beatle "Here Comes The Sun" em apresentação ao vivo no Metropolitan, em São Paulo.

Quarta: 40 anos de "Too Much, Too Little, Too Late" Aqui está uma bela faixa com as belas vozes de Deniece Williams e Johnny Mathis, do qual este foi seu primeiro topo das paradas americanas desde "Chances Are" em 1957. A dupla deu tão certo que se juntou novamente cinco anos depois para fazerem a segunda versão (e gravação definitiva) de "Without Us", tema da abertura da série "Caras e Caretas".

Sexta: 80 anos do nascimento de Wilson Simonal Falecido em 2000, este cantor foi famoso nos anos 60 e 70, mas caiu no ostracismo absoluto quando acusado de delator e colaborador da ditadura por associado seu nome ao DOPS, órgão-símbolo da Ditadura Militar, do qual agentes torturaram seu contador. Posteriormente, várias obras procuraram reconstruir sua imagem para mostrar que o pai de Simoninha e Max de Castro foi, na verdade, uma vítima e não um colaborador do órgão. Destaco três grandes canções interpretadas por ele em programas da TV Record na segunda metade dos anos 60: a primeira é "Meu Limão, Meu Limoeiro", cantada no "Show do Dia 7"; a segunda é "Tributo a Martin Luther King", no "Show do Simonal"; e a terceira é "Sá Marina".

Sexta: 50 anos de "The Dock of the Bay" Disco lançado postumamente, dois meses após a morte do cantor Otis Redding em um acidente aéreo, e cujo título é o da linda canção escutada aqui.

Sábado: 70 anos de Tim Staffell Ele foi vocalista e baixista da Smile, banda que tinha Brian May e Roger Taylor, da qual seria originado em 1971 o Queen. Dois anos antes, o trio tocou aqui "Doing All Right", que a nova banda (já sem Tim e com Freddie Mercury e John Deacon) regravaria para seu álbum de estreia em 1973.

Bela do Dia: Isadora Williams

Isadora Williams, patinadora artística. Apesar de não ter ido bem na final, chegar na final já foi muito bom em termos de Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno e isso ninguém tira desta lindindíssima meninota americana de nascimento e brasileira de sangue enquanto mineira sua mãe. Que o futuro reserve resultados melhores e conquistas para ti.

Domingo: 75 anos do nascimento de George Harrison Inesquecível guitarrista e cantor dos Beatles, autor de clássicos como "Taxman", "While My Guitar Gently Weeps" e a aqui conferida "Something", além de "Here Comes The Sun", que adaptou em 1996 para uma homenagem feita a Emerson Fittipaldi a pedido do SBT, que teve o campeão de Fórmulas 1 e Indy como convidado do "Gente que Brilha", apresentado por Blota Jr. O automobilismo era uma das paixões de George, que deixou isso bem claro em 1979 com a icônica "Faster", com direito a Sir Jackie Stewart como seu chofer. Além de se unir a John Lennon, Paul McCartney e Ringo Starr nos Fab Four e tocar uma sólida carreira solo, também formou com Roy Orbison, Tom Petty, Bob Dylan e Jeff Lynne o super grupo The Traveling Wilburys, que lançou em 1988 o sonzaço "Handle With Care".

Destaques da coluna especial deste sábado

Clicando aqui, notarão que registrei estes assuntos (dentre outros mais): o resumão dos campeonatos estaduais; o balanço do fim da segunda fase da Copa do Brasil; Vasco classificado na Libertadores graças a Martín Silva; conquista da Recopa fez o Grêmio chegar a 3 títulos além-fronteiras em 3 anos; "Curtinhas" com os 17 grupos da Série D do Brasileirão, a final da Libertadores em jogo único a partir de 2019 e breves pitacos da semana na Liga dos Campeões; "Sintonia PB" com novidades nas rádios Globo e CBN, William Waack estreando em março na allTV e Globo retomando a exibição de "Mentes Criminosas" nas madrugadas.

Arremate

16 anos acessando a internet (dos quais 15 editando este PB) e só agora soube que existe layout responsivo.

"24 Horas" volta antes que eu consiga ter um desses para o site ser ajustável em qualquer tamanho!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.