.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado, 24 de fevereiro de 2018 - ANO 15, EDIÇÃO 92
Do meio da semana até este fim-de-semana

Computador complicando com atualizações indevidas em horários inconvenientes, sono acumulado manifestando-se em hora imprópria devido ao sono reduzidíssimo de dias anteriores e outros pequenos poréns de alguém para quem 24 horas não têm mais sido suficientes em cada dia levaram mais uma vez a isso: ter que condensar um tantaço de assuntos dos últimos dias em um colunão de resumo para fins de arquivo. Assim faço na edição que começa a seguir, que já tinha material previamente pronto na quarta e na quinta-feira, mas sem publicação devido a estes poréns que citei. Adicionei outros registros para chegar ao resultado final abaixo. Notarão que faltará o registro de datas em 0 ou 5. É que eu tinha prontos os referentes a quarta e quinta-feira passadas, mas não tive tempo de sequer editar as de sexta, sábado e domingo. Assim sendo, compensarei estes cinco dias de memórias variadas com uma edição especial do "Momento Raridade Rara" neste domingo para que elas não fiquem sem destaque e também para procurar chegar "zeradinho" na segunda-feira com o resumo do fim-de-semana de alguns clássicos nos campeonatos estaduais e outros tantos destaques nos esportes e fora deles.

Destaques da bola rolando

Campeonato Paulista (7ª rodada) 25 anos depois, o Ituano voltou a ganhar do São Paulo (1º do B com 10) no Novelli Jr. Mas não foi sem emoção, vide Wagner parar Cueva em penalidade máxima no último lance. Esta derrota, somada à no San-São e ao próprio futebol de qualidade insuficiente apesar dos bons resultados anteriores, fizeram torcedores protestarem contra Dorival Júnior. Até aí nada de mais, mas pedir Vanderlei Luxemburgo já beira a sacanagem. Domingo, os tricolores receberão a Ferroviária pela 8ª rodada. Promessa de tensão no Morumbi. No mesmo dia, Santos (1º do D com 14) x Santo André e Mirassol x Ponte Preta (2ª do B com 10) são outros destaques. O Peixe não conta mais com o executivo Gustavo Vieira de Oliveira, que ficou somente dois meses no cargo. Antes, o sábado é de Corinthians (1º do A com 13) x Palmeiras (1º do C com 20). Desnivelado tem sido o dérbi nos últimos dois anos: em 2016, só vitórias palestrinas; e em 2017, só êxitos alvinegros.

Campeonato Paulista Série A2 (9ª rodada) Em ascendente, o Guarani (2º com 15) vai à região metropolitana no sábado pegar o Audax. Em descendente, o Oeste (5º com 13) visita o Água Santa no mesmo dia.

Campeonato Carioca (1ª rodada do 2º turno) Alberto Valentim estreou positivamente no Botafogo com vitória sobre o Nova Iguaçu, cujo gol teve um erro defensivo igualzinho ao do Chelsea diante do Barcelona. Domingo, a 2ª rodada marcará um enfrentamento contra a Cabofriense. O mesmo dia terá o Vasco pegando a Portuguesa pós-quase fiasco na Libertadores. Enfrentados no sábado em clássico disputado em Cuiabá, Fluminense e Flamengo quatrilharam respectivamente Bangu e Madureira. O Fluzão só marcou na metade final, quando teve um jogador a mais. Fora do Rio, o Fla-Flu tem 6 vitórias rubro-negras, 3 êxitos tricolores e 11 empates.

Campeonato Mineiro (8ª rodada) O América (2º com 14) empatou sem gols com a Tombense. Sábado de Cruzeiro (1º com 19) x Boa Esporte (5º com 11) e domingo de Tupi x Atlético (4º com 11).

Campeonato Gaúcho (9ª rodada, 8ª disputada) O Brasil (1º com 17) assumiu a liderança provisória ao "oxar" com o Caxias, que parece que nunca mais fará outra coisa a não ser empatar. Sábado de Grêmio (12º com 4) diante do Novo Hamburgo, dois pontos acima e talvez com Hernane "Brocador" estreando nos reservas tricolores. Domingo tem Internacional (2º com 16 e que voltará a ter um jogo a mais) x São Luiz, não no Beira-Rio e sim em Novo Hamburgo devido ao show do Phil Collins na próxima terça, e Juventude (9º com 6) x Cruzeiro.

Campeonato Catarinense (10ª rodada) O returno começa com Criciúma (9º com 9) do re-estreado Argel Fucks x Figueirense (1º com 21), Chapecoense (2ª com 20) x Concórdia e Avaí (3º com 14) x Inter de Lages.

Campeonato Paranaense (final do 1º turno) Além de valer a decisão da Taça Dionísio Filho, o jogo contra o Rio Branco será o primeiro do Coritiba em casa depois de 5 visitas gerais consecutivas.

Campeonato Pernambucano (8ª rodada) O Sport (4º com 12) "oxou" fora de casa com o Belo Jardim. Neste domingo, estará diante de sua torcida - com maior receptividade desta vez? - contra o Vitória.

Campeonato Baiano (5ª rodada) Jacuipense x Vitória terminou apenas no dia seguinte devido a duas quedas de energia elétrica na noite de quarta-feira, sendo confirmada a vantagem leonina por 1 x 0. Além dos cinco expulsos no Ba-Vi da vergonha (que tentará que fique no 1 x 1 até o julgamento do caso), o Leão não contou com o não relacionado Fernando Miguel. 2º com 13 pontos, o rubro-negro visitará o Jequié pela 7ª rodada neste domingo, mesmo dia em que o Bahia (3º com 11) não contará diante do Atlântico com os seus quatro expulsos.

Campeonato Cearense (9ª e última rodada da 1ª fase) O Ceará (3º com 16) joga no sábado contra o Tiradentes e o Fortaleza (1º com 18) faz o clássico octogenário com o Ferroviário. A próxima fase já está definida e as partidas servirão para definir quais 3 dos 6 classificados mandarão não duas e sim três partidas.

Campeonato Alagoano (7ª rodada) Sopa de letrinhas em dose dupla neste domingo pois ficaremos, ao mesmo tempo, com CRB (3º com 10) x CSE e CEO x CSA (3º com 8).

Copa do Nordeste (3ª rodada) Depois da vitória do Santa Cruz (1º com 7) sobre o CRB (2º com 6), o Grupo A prosseguiu com o triunfo do Confiança (3º com 4) diante do Treze (4º com 0). Já o Grupo C foi movimentado pelo Bahia (2º com 6) derrubando o Náutico (3º com 1). Quarta-feira, Ferroviário e Globo (4º e 3º ambos com 1) "oxaram" no Grupo B, ao passo que CSA (3º com 2) e Salgueiro (4º com 1) igualaram por 1 gol. Próxima rodada: Grupo A com CRB x Santa e Treze x Confiança no dia 10; Grupo B com Globo x Ferroviário no dia 10 e Vitória x ABC no dia 12; Grupo C com Náutico x Bahia no dia 10 e Altos (4º com 1) x Botafogo da Paraíba (1º com 9) no dia 12; e Grupo D com Ceará (2º com 6) x Sampaio Corrêa (1º com 7) e Salgueiro x CSA ambos no dia 10.

Campeonato Goiano (10ª rodada) Sábado de Goiás (1º do A com 20) x Itumbiara e domingo de clássico entre Atlético (4º do A com 11) e Vila Nova (1º do B com 17). É o término dos dois turnos com equipes de um grupo contra os do outro. Depois, teremos quatro rodadas dentro de cada pentagonal.

Campeonato Paraense (7ª rodada) O Paysandu (1º do A1 com 13) joga contra o Castanhal no domingo.

Copa Verde (volta da 1ª fase) Após quatrilhar o Interporto depois do empate sem gols na ida, o Paysandu soube que seu próximo desafio será contra o Santos do Amapá, que eliminou o Atlético Acreano.

Libertadores Sub-20 (semifinal) Jogos extremamente lamentáveis, fosse a derrota do São Paulo pro Nacional devido aos gritos de "macaco" ao tricolor Helinho quanto a vitória do Independiente del Valle sobre o River Plate do Uruguai por uma pancadaria no final, com direito até a uma bandeirinha de escanteio sendo arma.

Um segundo tempo extraordinário

O Atlético Paranaense ganhar por 5 x 4 diante de sua gente com gol decisivo no finalzinho não é novidade neste século 21 - Cruzeiro em 2005 e América Mineiro em 2012 que o digam. Mas igual a quarta-feira, não há paralelo. Não lembro nem sequer de um paralelo a tal roteiro, seja aqui no Brasil ou em outros países. A partida da Copa do Brasil foi para o intervalo em 0 x 0. Aí, vieram 50 minutos extraordinários em emoções. O Furacão marcou 1 x 0, o Tubarão virou para 2 x 1, os paranaenses reviraram para 3 x 2, os catarinenses "tre-viraram" para 4 x 3 aos 39 minutos e os mandantes "quatri-viraram" para 5 x 4 aos 45 e aos 47 minutos. Uma sequência de ocorrências que nem sequer o mais criativo dos roteiristas imaginaria. Quem sobreviveu a um jogo desses sobrevive a qualquer coisa. Na próxima fase, o Furacão encarará o Ceará, que também teve emoção de montão pois virou aos 48 minutos do segundo tempo sobre o Londrina, que teve em Germano um vilão pois errou um pênalti quando sua equipe estava na frente, cometeu a falta do empate e depois foi expulso.

Enquanto isso, o Internacional virou sobre o Remo com direito a Leandro Damião voltando a estufar as redes depois de mais de 600 minutos. Vem aí o Cianorte, que passou nos pênaltis pelo Criciúma, que realmente está numa fase desgraçada de miserável. Já o Atlético Mineiro meteu o pé na porta sem cerimônia e quatrilhou o Botafogo da Paraíba, a quem tinha enfrentado anteriormente apenas uma vez em 1978, também nela vencendo, mas por trinca a nada. Ricardo Oliveira faturou pela 3ª jornada consecutiva, mas Cazares fez o gol mais lindo com uma frieza sensacional para cortar marcadores e goleiros. O próximo adversário será o Figueirense, que detonou o Oeste e chegou à marca de 14 atuações de invencibilidade geral. O Bragantino eliminou o Altos com o primeiro gol de Léo Jaime em dois anos e pegará o Vitória. Já o Cuiabá superou a Aparecidense e encarará o Náutico.

O Goiás precisou dos pênaltis para, pela 3ª vez em CBs, passar pelo Boa Esporte. Marcelo Rangel defendeu duas cobranças e vem aí o Coritiba, que excluiu o Uberlândia por dobro a nada. Depois de 13 anos sem enfrentá-la, a Ponte Preta derrotou a Inter de Limeira para ganhar de novo depois de 5 empates consecutivos e saber que encarará o Sampaio Corrêa, que passou pelo Paraná, que reforçou estar numa situação tri sem vergonha. Com direito a um pênalti perdido pelos donos da casa, o Avaí estragou a noite do Juventude, que depois mandou Antônio Carlos Zago embora. Vem aí o Fluminense. Já o Vila Nova necessitou dos pênaltis para eliminar o Joinville e duelar com o Ferroviário. Vale destacar uma aposta legal: Vila e Goiás disputaram quem teria mais público. O Vila teve quase 11 mil fãs contra mais de 8 mil do Goiás, que pagou a aposta doando uma tonelada de alimentos para o hospital Araújo Jorge. Dentro do espírito saudável de rivalidade e com tom beneficente.

Agora com ida e volta (assim até o fim da CB), a terceira fase começará na próxima quarta-feira: às 19h30 teremos Bragantino x Vitória, Goiás x Coritiba, Náutico x Cuiabá, Ponte Preta x Sampaio Corrêa e São Paulo x CRB; às 20h30 acontecerá Ferroviário x Vila Nova; às 21h30 iniciará Atlético Paranaense x Ceará; e às 21h45 ocorrerá Figueirense x Atlético Mineiro. Quinta que vem, realizados serão Fluminense x Avaí e Internacional x Cianorte às 19h15. Voltas depois de duas semanas. Marcados para dia 14: Coritiba x Goiás, Cianorte x Inter e CRB x São Paulo todos às 19h30; Cuiabá x Náutico às 21h30; e Galo x Figueirense às 21h45. E dia 15: Sampaio x Ponte e Vitória x Bragantino às 19h15; Vila x Ferroviário às 20h30; e Ceará x Furacão e Avaí x Flu às 21h30.

Evitou o vexame, mas não precisava disso

Bah, Vasco!!! "Estava louquinho" para derrubar todo mundo que garantia a classificação ao Grupo 5 depois dos 4 x 0 na ida. Dois gols em dois minutos marcados pelo Jorge Wilstermann, que depois chegou ao 3º aos recém 16 minutos do primeiro tempo. O 4º veio na metade complementar. Aquilo que o Palmeiras por pouco não conseguiu diante do Grêmio após os 5 x 0 em 1995 os bolivianos obtiveram agora: a decisão nos pênaltis. Mas Martín Silva salvou a pele dos comandados do Zé Ricardo com três defesas que colocaram os cariocas no caminho de Cruzeiro, Racing e Universidad de Chile. Não sei qual "bicho" pagaram pelo jogo desta quarta, mas todo mundo deveria dar sua parte pro guarda-metas uruguaio, que evitou um vexame. Mas não precisava disso.

Enquanto isso, o Nacional venceu o Banfield na troca de amarelo para vermelho na sinaleira e tirou a vaga dos argentinos, que reclamaram um monte com "MO" maiúsculo de um pênalti não marcado sabem por quem? Pois é: Sandro Meira Ricci. E este homem vai apitar a Copa do Mundo. Bah!!! Bom, os uruguaios vão para o Grupo 6 com Santos, Estudiantes e Garcilaso. Terça-feira, o Santa Fe trincou o Santiago Wanderers e fechou o Grupo 4 com Flamengo, River Plate e Emelec. Na quinta, a pré-grupos terminou com o Junior empatando sem gols com o Guaraní após triunfar na ida. Assim, vai para o Grupo 8 contra Alianza Lima, Boca Juniors e Palmeiras.

A fase de grupos começará na próxima semana: 1 com Defensor x Grêmio e Monagas x Cerro Porteño na terça; 2 com Colo-Colo x Atlético Nacional na terça e Delfín x Bolívar na quarta; 3 com Tucumán x Libertad na terça e Strongest x Peñarol na quinta; 4 com Flamengo x River Plate na quarta e Santa Fe x Emelec na quinta; 5 com Racing x Cruzeiro na terça e Vasco x Universidad de Chile só no dia 13 de março; 6 com Nacional x Estudiantes na quarta e Garcilaso x Santos na quinta; 7 com Millonarios x Corinthians na quarta e Deportivo Lara x Independiente na quinta; e 8 com Alianza Lima x Boca Juniors e Junior Barranquilla x Palmeiras na quinta.

Três, dois, um... Números de mais uma conquista gremista



O "um" é de um clube brasileiro que venceu duas finais consecutivas contra equipes argentinos. É o Grêmio o primeiro a obter este feito com a Recopa vencida sobre o Independiente vindo na sequência da Libertadores obtida diante do Lanús. Até então, o Cruzeiro tinha tido duas chances de atingir este feito, mas não conseguiu nem em 1977 por perder o bi da Libertadores e muito menos em 1992 por cair na Copa Master, nas duas vezes sendo o Boca Juniors seu algoz. O "dois" é do segundo título na Recopa e segundo diante do clube de Avellaneda, agora mais especial que em 1996 por lá ocorrido no Japão e agora na sua Arena ante quase 43 mil fãs. É agora um dos três brasileiros com duplo topo nesta taça, igualando São Paulo (1993 e 1994) e Internacional (2007 e 2011). O "três" é dos anos seguidos com ao menos um título além-fronteiras, algo que não acontecia desde 1996. Naquela sequência, o Tricolor papou a Copa do Brasil em 1994, a Libertadores em 1995 e a Recopa em 1996 - por sinal, a mesmíssima iniciada em 2016. Os 15 anos sem troféus relevantes estão definitivamente no passado. O sofrimento deu lugar a tempos de extasiada alegria ao Imortal, a torcida não contém sua euforia.

Esta Recopa entrou para a história por ser a primeira final creio que no futebol mundial a ter o uso da arbitragem de vídeo tanto na ida quanto na volta, nos dois jogos sendo um jogador do Independiente expulso por agressão fora do lance - e incontestáveis tarjetas rojas. Mas nem de perto houve facilidade pois o goleiro argentino impediu ao máximo o Grêmio de ganhar fosse nos 90 ou nos 120 minutos, sendo necessários os tiros livres a 11 passos da marca fatal. O nível de acertos estava perfeitíssimo até a última cobrança, quando Marcelo Grohe entrou em ação para mais uma vez ser decisivo, só uma vez sem defender ao menos um pênalti em 8 decisões nas quais esteve envolvido. Aliás, sublinhe-se: exceção ao San Lorenzo em 2014, todas as outras decisões por pênaltis na Arena foram vencidas pelos mandantes (a desta quarta sendo a 6ª). Em mais uma festa no "Novo Casarão", Renato Portaluppi obteve seu 4º título como treinador em 7 finais, somando Grêmio e Fluminense.

Curtinhas

Contrato ampliado O do Cruzeiro com Arrascaeta, que renovou por 2 anos e agora ficará até 2021.

Retorno rapidinho O de Osvaldo (certa feita chamado por alguém de "Cristiano Osvaldo" em seus tempos de São Paulo) ao Fortaleza. É só por 3 meses o acerto, no fim de maio o compromisso acaba.

Saíram os grupos da Série D Serão 17, que levarão ao mata-mata o primeiro colocado de cada um e mais 15 melhores segundos. Aos grupos: A1 com Baré, Macapá, Manaus e Rio Branco do Acre; A2 com Barcelona de Rondônia, Independente, Plácido de Castro e Santos do Amapá; A3 com Nacional de Manaus, Real Desportivo, São Raimundo do Pará e São Raimundo de Roraima; A4 com 4 de Julho, Cordino, Ferroviário e Interporto; A5 com Altos, Assu, Moto Club e Sparta; A6 com América de Natal, Belo Jardim, Guarani de Juazeiro do Norte e Imperatriz; A7 com ASA, Central, Jacuipense e Sergipe; A8 com Campinense, Flamengo de Arcoverde, Fluminense de Feira de Santana e Murici; e A9 com Itabaiana, Santa Rita, Treze e Vitória da Conquista.

Mais chaves da 4ª Divisão A10 com Brasiliense, Corumbaense, Dom Bosco e Iporá; A11 com Aparecidense, Ceilândia, Novoperário e Sinop; A12 com Espírito Santo, Itumbiara, Macaé e URT; A13 com Americano, Atlético de Itapemirim, Novorizontino e Uberlândia; A14 com Caldense, Linense, Madureira e Maringá; A15 com Caxias, Inter de Lages, Mirassol e Nova Iguaçu; A16 com Cianorte, Ferroviária, Novo Hamburgo e Tubarão; e A17 com Brusque, Mogi Mirim, Prudentópolis e São José de Porto Alegre. Disputas iniciadas em 22 de abril.

O outro lado do desempregado Jeferson Reis foi mandado embora do Operário depois das cenas horríveis de sua agressão ao gandula na derrota pro Comercial, pelo Mato-Grossense. Tentando justificar o injustificável, o jogador disse ao GloboEsporte.com que fez o que fez pois o gandula agrediu o massagista do clube que defendia, mas que isso não foi captado pelas imagens. Mesmo assim, não podia. Que defendesse o colega sem precisar bater no suposto agressor, segurasse ele e pedisse ajuda da força policial, sei lá.

Inaceitável e absurdo Somente agora foi revelado que 3 homens, um deles menor de idade, obrigaram duas torcedoras do Strongest a ficarem despidas da cintura para cima durante um jogo perdido para o Aurora no fim do mês passado. Ninguém impediu isso e nem saiu em defesa das moças. Safadeza máxima.

Decisão em jogo único Oficializaram isso na Libertadores a partir de 2019. Hoje, hoooje, digo não concordar com isso pois a magia da festa dos mandantes diante de sua torcida ou dos visitantes em território alheio, que é um diferencial positivo da competição, será cessada. Cuidemos, mas previamente é o que acho.

Marca histórica Obtida por Sergio Ramos nos 3 x 1 sobre o Leganés, em jogo atrasado do Espanhol: 550 atuações pelo Real Madrid, ao qual defende desde 2005. Neste período, marcou 73 gols.

Liga dos Campeões da UEFA Apesar de perder pro Shakhtar Donetsk, a Roma deu graças a Deus - ou "ao deus", visto que muitas damas e alguns cavalheiros são caidinhos pelo Alisson, que impediu uma derrota maior e permite que sua equipe passe adiante com 1 x 0 em casa na volta. Já o Sevilla obteve o melhor dos empates ao "oxar" com o Manchester United, que será obrigado a ganhar em seus domínios. Terça-feira, o Bayern de Munique impôs no Besiktas mais uma goleada nestas oitavas-de-final, com sua mão cheia de gols o colocando como um praticamente classificado tal qual Liverpool diante do Porto e Manchester City sobre o Basel. Já o Chelsea lamenta até agora os dois disparos do Willian nos postes e o fim da escrita pessoal do Messi, cujo gol deu ao Barcelona algo que sem aquele erro de saída defensiva dificilmente chegaria: a vantagem do 0 x 0 pra volta.

Liga Europa com cara de Liga dos Campeões Ou Milan x Arsenal não é bem isso? Será o principal embate das oitavas-de-final em 8 e 15 de março. Em 2012, os italianos ganharam a ida por 3 x 0 e tremeram nas bases ao sofrer 3 x 0 na volta. Apesar de ter perdido em casa, o Athletic Bilbao passou pelo Spartak Moscou para duelar contra o Olympique. A tristeza ficou para a morte de um policial em confronto com torcedores violentos. Um rojão foi atirado por um russo na direção dele, que sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Emprego e salário suspensos Assim fez o Villarreal com o zagueiro Semedo, preso sob acusação de homicídio, lesões, ameaças, detenção ilegal, posse ilícita de armas e roubo com violência dele e de outras duas pessoas contra um homem há duas semanas. Meu Deus, mas o cara é pós-graduado em bandidagem!

Por qual motivo Robinho foi condenado? A juíza italiana Mariolina Panasiti revelou que o atacante hoje no Sivasspor e um amigo cometeram "violência sexual em grupo" há 5 anos e 1 mês, quando ele estava no Milan. Disse ela que os dois mostraram "desprezo absoluto" e expuseram a estuprada a "humilhações repetidas".

Luto no esporte olímpico Campeão do lançamento de martelo em Seul 1988 e bicampeão mundial em 1983 e 1987, Sergey Litvinov morreu aos 60 anos por se sentir mal enquanto andava de bicicleta em Sochi. Nos Jogos de 30 anos atrás, estabeleceu o recorde olímpico ainda hoje mantido: 84,80 metros.

Correu risco de morrer Foi a mamãe tenista Serena Williams, que contou à CNN que passou por uma cesariana para ganhar Alexis Olympia e depois teve descoberto um hematoma gigante em seu abdômen, por isso passando as primeiras 6 semanas como mãe acamada. Meu Deus do céu, ainda bem que ela ficou bem.

O campeão caiu Foi no Aberto de Tênis do Rio de Janeiro, que acabará neste domingo. Nada de Dominic Thiem chegar à segunda conquista pois Fernando Verdasco o excluiu com 2 x 0 (6/4 e 6/0).

Rafaela Silva x Polícia Militar do Rio A judoca campeã olímpica afirmou que o táxi onde estava foi parado por policiais só porque ela é negra, a ponto de um deles perguntar ao motorista se ele a havia "pegado na favela". Rafaela denunciou isso para mostrar que, se fosse com alguém branco, algo assim não aconteceria. A PM negou ter agido de maneira preconceituosa e chamou de "injustas" as declarações dela. Como bem sabemos, a sede olímpica de 2016 está em intervenção federal com polícias civil e miltar somadas às Forças Armadas.

Prêmio Brasil Olímpico Saíram os indicados para a festividade de 28 de março: as mulheres Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Ana Sátila (canoagem) e Mayra Aguiar (judô); e os homens Caio Bonfim (marcha atlética), Evandro e André (dupla do vôlei de praia) e Marcelo Melo (tênis).

Basquete em Goiânia Com mais de 9 mil torcedores a prestigiá-lo, o Brasil ganhou da Colômbia por 84 x 49, pelas Eliminatórias Masculinas da Copa do Mundo. Detalhe: o primeiro tempo tinha acabado 33 x 30.

Vôlei em Belo Horizonte O Sul-Americano das mulheres começou com 3 x 0 do Minas sobre o Regatas Lima do Peru e continuou na quarta com novo 3 x 0, desta vez sobre o Boca Juniors. Já o atual campeão SESC estreou com 3 x 0 no Gimnasia e repetiu a dose contra o San Simón. Nas semifinais, as cariocas excluíram o Regatas por 3 x 0 (25/13, 25/8 e 25/9) e as mineiras abotoaram o Gimnasia por 3 x 0 (25/14, 25/13 e 25/11).

A maior medalhista de inverno É Marit Bjoergen, que conquistou o bronze no esqui cross-country velocidade em dupla com Maiken Caspersen Falla. A norueguesa tem 14 medalhas em cinco Jogos Olímpicos de Inverno desde Salt Lake City em 2002, obtendo no total 7 ouros, 4 pratas e 3 bronzes.

Teria sentido o peso das atenções? Falo da Isadora Williams ficando em último na final do programa livre de patinação artística individual nos Jogos Olímpicos de Inverno, chegando a cair no meio de sua apresentação. Uma pena, pois a americana de nascimento e brasileira de sangue via mãe fez bonito ao ser a primeira atleta representante de nosso país a se classificar para uma final de Jogos de Inverno, saltando de pontuação em comparação a Sochi 2014, quando ficou em 30º lugar, e agora ficou entre as 24 melhores competidoras.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Luto na comunicação gaúcha Um câncer vitimou aos 76 anos o jornalista João Batista Marçal, que teve grande atuação em jornal e rádio. Iniciado repórter policial em Zero Hora em 1964, depois passou a trabalhar também na Rádio Gaúcha. Esteve por 7 anos no Diário de Notícias em diversas editorias, passou pelo "Caderno de Sábado" do Correio do Povo nos anos 70 e 80, teve seis passagens pela Rádio Caiçara como comunicador popular, compôs o "Jornal do Almoço" da RBS TV, foi apresentador de um programa de músicas de Teixeirinha na Rádio Farroupilha e, nos últimos anos, fazia comentários culturais no "Galpão do Nativismo" na Gaúcha.

Desfile cancelado É o das escolas de samba daqui de Porto Alegre, que aconteceria em 24 de março, sendo fora de época devido à dificuldade para obtenção de verbas pela não-cessão de dinheiro público pela prefeitura. Com isso, apenas uma atividade festiva acontecerá nesta ocasião em local a definir. Detentora dos direitos de transmissão desde o ano passado, a Rede Bandeirantes confirmou ao Coletiva, através do diretor geral Sérgio Cóssio, que manterá sua programação carnavalesca mesmo com esta má notícia, a qual tem o programa "Bah! É Carnaval" aos sábados pela manhã na TV Band e à noite na Rádio Bandeirantes.

Tem saída no Sistema Globo de Rádio Quem escuta a Globo e a CBN reconhecia a voz dele ao escutar os oferecimentos de programas e quadros. Mas agora ela não será mais ouvida nestas emissoras pois sei pelo Adriano Barbiero que Ademir Budoia deixou a firma, da qual era locutor publicitário havia 10 anos.

Novo apresentador na Rádio Globo SP É no "Café das Seis" que Marc Tawil passará a fazer dupla com Mariana Godoy em substituição a Mentor Neto, que saiu no começo deste mês e que disse no Facebook que não cabia mais projetos em sua vida. A ver, né, Rodney Brocanelli?, se Mentor ganhará outro afazer na Globo. Quanto ao Tawil, ex-BandNews FM e Jovem Pan, sua estreia será das 6h às 8h desta segunda.

Tem GloboNews na Rádio CBN Será em dose dupla no "Jornal da CBN" a partir da próxima segunda, entre 6h e 9h30. Neste dia acontecerá a estreia da repórter política Andréia Sadi com o quadro semanal "Que Semana É Essa?", que falará das coisas de Brasília. Já na próxima sexta-feira, a comentarista Natuza Nery (que entrará na última semana como apresentadora do "Jornal das 10" antes que Heraldo Pereira estreie no dia 5) fará o quadro também semanal "Sexta Básica", que fará uma análise da política nos últimos dias.

Público na bronca com Lucas Mendes É que o apresentador do "Manhattan Connection", da GloboNews, disse aqui na edição de domingo passado que achava questionáveis alguns depoimentos de meninas da seleção americana de ginástica que colaboraram para a condenação do médico abusador Larry Nassar, chegando a achar que algumas falaram só para lucrar dinheiro de indenização. Mesmo sendo rebatido pelos colegas Caio Blinder e Pedro Andrade, o apresentador foi irredutível na sua posição. Muita gente se indignou com ele.

Novo afazer para Matheus Furlan Sei pelo Rick Souza que ele, que deixará a apresentação do "Balanço Geral Manhã" quando Bruno de Abreu passar a apresentá-lo a partir do dia 5, passará a ser repórter especial do "BG" de São Paulo, apresentado pelo Reinaldo Gottino, do qual seguirá sendo substituto imediato.

De São Paulo para o Paraná É o caminho feito por Giuliano Marcos na Rede Record. Sei pelo Rick Souza que ele deixa a matriz após 6 anos como repórter especial do "Balanço Geral SP" pois vai para a RIC TV apresentar o mesmo programa. Detalhe: vai apresentar em Londrina, de onde Bruno de Abreu foi chamado de volta por SP.

Rosana Jatobá no fim de noite Não valeu para nós da aldeia pampeana "graças" à TV Pampa, mas essa é uma luta inglória que dou como perdida. Fato é que ela apresentou nesta semana o "Leitura Dinâmica", cobrindo a ausência da na próxima semana regressada Érica Reis. Rosana já havia estreado na RedeTV! no fim de janeiro, apresentando uma edição de sábado do "RedeTV! News". Ela também participará da programação esportiva do canal e segue firme e forte nos finais de tarde da Rádio Globo com o "Redação Globo".

Contrato renovado Da TV Aparecida com Maria Cândida, que apresenta há 10 meses o "Manhã Leve". Leio no Flávio Ricco que a emissora católica pensa em colocá-la também num programa noturno de entrevistas.

Contrato assinado Do Luciano Faccioli com a Rede Brasil (RBTV). Li no "guru" Ricco que ele estreará no dia 5 um programa matinal a ser formatado pelo novo diretor artístico Hélio Sileman e que terá prestação de serviços, entrevistas, entretenimento e assuntos relevantes, fugindo do tom policialesco ao qual andava ligado. Faccioli entrará no ar às 11h e entregará às 12h para uma nova atração comandada por Amanda Françozo.

Bundinha Rio Isto é: "Bom Dia Rio", mas o trocadilho faz todo o sentido. Termina uma entrada ao vivo do repórter Diego Haidar e, quando ele chama Flávio Fachel e Silvana Ramiro de volta, que é que aparece aqui ao fundo? Um gaiato abaixando a calça e mostrando o traseirão em rede estadual. Claro, os ágeis da web captaram.

William Waack está de volta E será no fim de março pela AllTV, a primeira TV da internet brasileira. Leio no Sandro Nascimento que o programa se chamará "Painel WW" e discutirá os assuntos do momento de maneira interativa com uma plateia formada por 20 pessoas entre estudantes e acadêmicos. Isso foi explicado por José Emílio Ambrósio, experiente diretor ex-Band, RedeTV! e Globo, que produzirá a atração. Então, ao menos por enquanto, nada de Bandeirantes, SBT ou Cultura para marcar o regresso do ex-"Jornal da Globo".

Bela do Dia: Luíza de Farias

Luíza de Farias, publicitária e torcedora do Atlético Mineiro em João Pessoa. Fã do alvinegro das alterosas, esta jovem de 22 anos teve sua história de paixão futebolística publicada pelo GloboEsporte.com e teve não apenas a oportunidade de assistir in loco seu clube do coração pela primeira vez na goleada sobre o Botafogo, no Almeidão, como ainda conheceu pessoalmente alguns dos jogadores. Muito bom! E que não demore a chance dela poder um dia ver o Galo em BH mesmo.

Contratados liberados Três pela Globo para participar do Troféu Imprensa que será gravada pelo SBT na próxima terça-feira: Cléo Pires, Vanessa Giácomo e Sérgio Chapelin. O apresentador do "Globo Repórter" receberá prêmios referentes ao jornalístico nos anos sob seu comando: 1987, 1988, 1998 e 2002. Será o regresso dele à emissora do Silvio Santos, na qual tentou ser animador de auditório em 1983 com o "Show Sem Limite".

Dia e horário confirmados Da estreia de "Amor & Sexo" no Viva: 3 de março, um sábado, às 22h45. Começarão a mostrar o (agora aparentemente) extinto programa da Fernanda Lima desde a estreia na Globo, em 2009.

"Seleção Globo Repórter" acabou Era a dúvida que havia: ele voltaria ao término da Olimpíada de Inverno? A programação da próxima semana já está atualizada no site da emissora e responde: não, não voltará. A partir de domingo para segunda, "Mentes Criminosas" voltará a ocupar a faixa das 4h de segunda a sexta e entregar para Monalisa Perrone e Izabella Camargo no "Hora 1" após alguns anos fora do ar, período no qual outras séries ocuparam esta faixa até que também ela ficasse com os filmes do "Corujão". Resta saber em que ponto retomarão a exibição, já que as aventuras policiais da UAC foram interrompidas ao término do 5º ano - atualmente é transmitida a 13ª temporada, logo, o Plim-Plim está me devendo no mínimo sete temporadas inéditas em TV aberta. Tá muito longe, por exemplo, de chegar no ponto em que Hotch e Morgan saem de cena devido à demissão do Thomas Gibson e à opção do Shemar Moore em sair, tentando se compensar isso com o regresso da Paget Brewster como Emily Prentiss. Também na próxima semana e apenas nela, o "Jornal da Globo" será sucedido por "Guerra e Paz", minissérie em 6 capítulos exibida no ano retrasado pela BBC.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Arremate

Primeiro presidente a ter Renato como seu treinador, Duda Kroeff retorna ao Grêmio como vice de futebol.

"24 Horas" volta antes que os bicampeões da Recopa iniciem a defesa do título da Libertadores!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.