.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Segunda, 19 de fevereiro de 2018 - ANO 15, EDIÇÃO 90
O que envergonha e o que ainda dá um alento

Sentimentos diversos que o futebol nos permitiu experimentar neste fim-de-semana. A vergonha maior foi num suposto "jogo da paz", pois era o primeiro Ba-Vi com as duas torcidas depois de muito tempo. Não há mocinhos neste episódio. Embora seja uma característica sua, vide vídeo de apresentação quando de sua contratação e comemorações de gols anteriores, Vinícius não tinha nada que ter feito a comemoração do "créu" pelo gol de 1 x 1 exatamente na frente da torcida do Vitória. "Ah, mas ele foi na direção da câmera", dirão. Jogador de futebol também adora um holofote que é brabo, viu... Parece que gosta mais de aparecer pra TV do que outra coisa. Ponto. Isto posto, não tinham nada que os jogadores adversários partirem para agredir o atleta do Bahia, que tomou dois socos no rosto desferidos por Kanu, um dos muitos vilões desta história entristecedora.

Sangue quente não é desculpa para se fazer o que fez, ainda que reprovável a comemoração do jeito que foi. Que se cobrasse uma punição da arbitragem na forma de cartão, por exemplo. Vai que a pressão desse resultado? Claro que Jaílson Macedo Freitas não tinha outra saída a não ser distribuir cartões vermelhos a rodo. Torcedores tricolores brigaram entre eles, claro que um reflexo do que houve no campo. Brigões existem em tudo quanto é torcida neste país. Um pretexto que se dê para eles soltarem suas feras e já viu. Aí, Uillian Correia foi expulso e o Leão ficou com 7 jogadores. Coincidentemente, depois que Vagner Mancini conversou com um dos seus (porra, Mancini!!!), aí Bruno Bispo chutou pra longe a bola antes da falta ser cobrada pelo Tricolor, também tomou o vermelho e o clássico da vergonha terminou. Faltou o número mínimo de jogadores de um dos lados.

O jogo terminou aos 34 minutos no tempo corrido, mas observe-se que ele parou 14 minutos entre o gol do Bahia e o reinício. Os acréscimos fariam a etapa final ir facilmente até 1 hora cheia. Com 7 jogadores contra 9 do rival (cujos dois dos seus quatro expulsos eram reservas), quais seriam as chances do Vitória? Até porque "Batalha dos Aflitos" é uma vez na vida e olhe lá. Porém, o rubro-negro pode se dar mal no fim das contas caso tenha vindo ordem "de cima" para forçar o encerramento pois o regulamento do Campeonato Baiano prevê declarar vencedor o time adversário daquele que ficou sem o número mínimo. Assim, não há garantia ao se falar que os rubro-negros estão em 2º com 11 pontos e os tricolores em 5º com 9 após 6 rodadas. Quarta-feira, o rubro-negro fará um jogo atrasado diante do Jacuipense. Já no domingo, os tricolores receberão o Atlântico.

Mas como se já não bastasse a baixaria no Ba-Vi, outra aconteceu no clássico vencido pelo Comercial sobre o Operário de Campo Grande, quando Jefferson Reis, da equipe perdedora, perdeu a cabeça por não gostar que um dos gandulas estava retendo a reposição de bola para favorecer o time ganhador. Pra começo de conversa, que gandula favorecer o clube da casa é algo mais velho do que andar para a frente e para trás. Se ele não gostou, que reclamasse com o quarto árbitro. Mas nunca, jamais dar uma de besta fera selvagem ao praticar a legítima e rasteira briga de rua, pior que MMA e muito pior que boxe. A consequência? Claro: pancadaria generalizada entre os dois times e três expulsos. Evidentemente que a história parou na delegacia. Só não perco a esperança apesar destas duas manifestações repugnantes pois ainda existe espaço para o que conforta.

Lágrimas podem vir de coisas negativas, mas também de coisas bonitas. Assim aconteceu sábado, no Carioca de Juniores, quando não apenas os atletas do Fluminense, mas também os do adversário Botafogo se reuniram e deram um abraço coletivo no técnico tricolor Leo Percovich, que passou um fim de ano extremamente terrível e tem vivido dias de uma dura reconstrução da vida após as mortes de duas filhas em um acidente automobilístico em Minas Gerais. Agradecido pela manifestação, disse o uruguaio que o que fará ele, sua esposa e o filho sobrevivente saírem dessa não é psicologia, terapia ou remédios, mas sim o amor das pessoas, a união e a vontade de ajudar, de sentir o sofrimento do outro e compartilhar. Este foi o grande golaço do fim-de-semana.

A bola rolou neste fim-de-semana

Obs.: este PB acompanha prioritariamente nos Estaduais os 40 clubes das Séries A e B do Brasileirão.

Campeonato Carioca (final do 1º turno) Com direito a um gol contra de extremo azar e outro que deram pro Vinícius Júnior sem ter sido dele (não consegui me convencer dele ter desviado a bola, mas sim atrapalhado o goleiro), o Flamengo cumpriu a obviedade e superou o Boavista para ganhar sua 21ª Taça Guanabara e se garantir nas semifinais do torneio. Resta saber se nela estarão os dois ou os três melhores da classificação geral. Mas convenhamos: o que é que mudará pro Mengão faturar a Taça Rio? Na prática, nada.

Campeonato Paulista (8ª rodada) 3 gols em 3 jogos. Gabriel tá que nem a música de Kleiton e Kledir na voz da Simone: "eu tô que tô". Deu Santos (1º do D com 14) no primeiro San-São disputado no Morumbi em 3 anos. Segue a sina do São Paulo (1º do B com 10) em clássicos contra os outros três grandes do estado: 12 ganhos nos últimos 56, sendo que diante dos alvinegros faturou somente 5 dos últimos 19, dos quais 11 vantajosos para o Peixe, que só perdeu um dos últimos cinco San-Sões no Cícero Pompeu de Toledo desde 2013. Enquanto isso, "oxos" marcaram Ponte Preta (2ª do B com 10) x Palmeiras (1º do C com 20) e São Bento (2º do C com 13) x Botafogo. O Verdão volta a campo no sábado contra o Corinthians (1º do A com 12), que hoje visitará o Red Bull Brasil, enquanto o mesmo sábado terá o Bentão visitando o São Caetano. O domingo terá São Paulo x Ferroviária, Santos x Santo André e Mirassol x Ponte Preta como principais destaques.

Campeonato Paulista Série A2 (8ª rodada) Segue numa boa o Guarani (2º com 15), que ganhou mais uma, agora por dobro a solo ao Taubaté. Próximo compromisso é sábado, fora, contra o Audax.

Campeonato Mineiro (7ª rodada) Encarar o América (2º com 13) era tudo que o Atlético (3º com 11) queria para voltar às boas. A má fase do Coelho em clássicos falou mais alto e a trinca foi a consequência - embora não me tenha convencido de ter sido gol no primeiro do Galo. Enfim... Antes disso, o Cruzeiro (1º com 19) puxou 31 mil torcedores ao Mineirão para o triunfo por escore mínimo sobre o Villa Nova. Os preços têm sido mais favoráveis e a galera responde com uma presença muito bacana e "raridade rara" nesta quantidade nos atuais Estaduais. É mais legal, o espetáculo melhora com mais viventes nas arquibas. Na próxima rodada, tem Tombense x América na sexta, Cruzeiro x Boa Esporte (5º com 11) no sábado e Tupi x Atlético no domingo.

Campeonato Gaúcho (8ª rodada) Grêmio (12º com 4) com risco de rebaixamento? Renato Portaluppi dá uma de Luka ("tô nem aí, tô nem aí") e pensa na volta da Recopa contra o Independiente, cujo reservão "oxou" com o Temperley no "Tangueirão", mas a situação não é tranquila. Com um ponto abaixo de Novo Hamburgo e São Paulo, fará um duelo de "seis pontos" no sábado contra o Anilado. Sem o afastado 3 semanas por lesão muscular Danilo Fernandes, o Internacional (1º com 16 e um jogo a mais) empatou sem gols com a Caturrita em Rio Grande. Assim, o Brasil (2º com 16) igualou sua pontuação ao derrotar o São José e pode se considerar líder pelo aproveitamento. No entanto, ambos podem ser superados hoje caso dê Caxias, dois pontos abaixo de ambos, no clássico contra o Juventude (9º com 5). Domingo, o Colorado recebe o São Luiz.

Campeonato Catarinense (9ª rodada) Com torcida nas arquibancadas via liminar, a Chapecoense (2ª com 20) só precisou de um tento para abater o Avaí (3º com 14). Segue a perseguição dela ao Figueirense (1º com 21), que ganhou do Concórdia. Já o Criciúma (9º com 9) tem que dar graças a Deus que "oxou" com o Hercílio Luz, do qual Thiago Henrique perdeu um gol feito de maneira bizarra: depois que Luiz defendeu, ele conseguiu furar sozinho na pequena área, aí a pelota bateu na trave, ricocheteou nele e foi para fora. Fiquei uns dois minutos de bocão aberto quando olhei este lance, nem se eu ficasse frente a frente com a Juliana Paes e a Paolla Oliveira nuas na minha frente ficaria tão boquiaberto (mentira, eu ficaria sim... rs). Próximo domingo, os destaques ficam para Avaí x Inter de Lages, Chapecoense x Concórdia e os extremados Criciúma x Figueirense.

Campeonato Paranaense (semifinal do 1º turno) As duas contendas necessitaram dos chutes livres da marca penal. Pior para os mandantes Atlético e Foz do Iguaçu, melhor para os visitantes Rio Branco e Coritiba. Serão eles que decidirão a Taça Dionísio Filho domingo que vem. Qual será o "Sangue Bom" da vez?

Campeonato Pernambucano (7ª rodada) Tava na cara que isso iria acontecer, que nem diria Oliveira Andrade naquele gol do Náutico sobre o Botafogo na Série B de 15 anos atrás: apesar de ter abotoado o América com direito a um frangaço gloriosamente dolorido, o Sport (3º com 11) tomou vaias de sua gente. A eliminação da Copa do Brasil não foi esquecida, nem tem como ser. Quarta, ele visitará o Belo Jardim.

Campeonato Cearense (8ª rodada) Se não o bateu nos 3 enfrentamentos da Fares Lopes do ano passado, desta vez o Fortaleza (1º com 18) ganhou do Floresta. Já o Ceará (3º com 16) massacrou tanto o Maranguape que o enviou direto para a segunda divisão, sem escalas. Próximo domingo, o Vozão pegará o Tiradentes e o Tricolor encarará o Ferroviário, um ponto abaixo dele e um ponto acima dos alvinegros.

Campeonato Alagoano (6ª rodada) O CSA (2º com 11) encheu uma mão de gols no Dimensão Saúde. Próximo embate será contra o "chief executive officer" (CEO, né? rs), no mesmo domingo de CRB (1º com 10) x CSE.

Campeonato Maranhense (4ª rodada) Após perder diante do Imperatriz uma invencibilidade geral de 7 atuações, o Sampaio Corrêa (1º com 7) voltará a campo no próximo domingo, contra o Maranhão.

Campeonato Goiano (9ª rodada) Procurando se reabilitar após um início péssimo, o Atlético (4º do A com 11) venceu mais uma, agora sobre o Anápolis. A capital superou o interior em dose dupla pois o Goiás (1º do A com 20) deu de 3 no Grêmio Anápolis. Quem destoou foi o Vila Nova (1º do B com 17), igual com o Rio Verde. Na próxima rodada, tem Goiás x Itumbiara no sábado e Atlético x Vila no domingo.

Campeonato Paraense (5ª rodada) Dado Cavalcanti re-estreou positivamente no Paysandu (1º do A1 com 13), que deu de ombros para o Parauapebas. Domingo que vem, receberá o Castanhal.

Breves destaques dos nacionais europeus

Campeonato Espanhol (24ª rodada) Ao completar 31 partidas seguidas sem derrota na competição com o dobro a nada diante do Eibar, o Barcelona (1º com 62) tem sete pontos acima do Atlético de Madrid. No primeiro jogo após a virada na Liga dos Campeões, o Real Madrid (4º com 45) tomou 3, mas fez 5 no Betis.

Campeonato Italiano (25ª rodada) A perseguição prossegue. O Napoli (1º com 66) fez sua parte ao vencer o Spal, mas a Juventus (2º com 65) não deu folga e faturou o clássico contra o Torino.

Campeonato Alemão (23ª rodada) Ao superar fora de casa o Wolfsburg, o Bayern de Munique (1º com 59) manteve 19 pontos na frente do Borussia Dortmund. Nem tem graça essa disputa.

Campeonato Francês (26ª rodada) O ex-contratado global Neymar guardou uma no alvo e o Paris Saint Germain (1º com 68) fez a quina no Strasbourg para ter 12 pontos a mais que o Monaco.

Campeonato Português (23ª rodada) Também este tem uma perseguição. É a do Benfica (2º com 56), que aplicou um quatrilho no Boavista, pra cima do Porto (1º com 58), uma mão de gols no Rio Ave.

Curtinhas

Adversário definido Do São Paulo na semifinal da Libertadores Sub-20: o Nacional do Uruguai, que empatou sem gols com o Independiente del Valle. Este fará a outra semifinal contra o River Plate. Tudo quarta-feira.

Conhecidos os caminhos Do Brasil na Liga das Nações, competição de vôlei que substitui a partir de maio deste ano o Grand Prix para elas e a Liga Mundial para eles. 12 países serão fixos e 4 serão desafiantes, podendo permanecer ou não na edição seguinte. As mulheres vão à quadra a partir de 15 de maio e, na primeira semana, o Brasil enfrentará Alemanha, Japão e Sérvia. Já os homens começarão sua disputa 10 dias mais tarde e seus primeiros oponentes serão Sérvia, Alemanha e Itália. Cada certame terá na 6ª semana as finais.

Faltou um VAR Ou vídeo check, que é o equivalente do vôlei. Foi na Superliga Masculina, quando um lance favorável ao Canoas foi marcado erradamente para o SESC, que ficou com 24/23 no quarto set. Revoltada, a equipe gaúcha reclamou e tomou cartão vermelho, o que significa ponto pro adversário. Fim de jogo.

Tarde histórica Para dois jogadores do Flamengo no Novo Basquete Brasil: Marcelinho, que completou 300 jogos pela equipe, e Marquinhos, que chegou aos 200. Resultado: vitória por 75 x 61 sobre o Bauru.

Valeu, Tiago Splitter! Campeão da NBA pelo San Antonio Spurs em 2014, ele confirmou sua aposentadoria em entrevista ao site do SporTV. O último jogo oficial foi há 10 meses, pelo Philadelphia 76ers, e as constantes lesões fizeram com que ele não jogasse a Rio 2016, na qual foi comentarista da Globo.

Novo formato Foi o do Jogo das Estrelas da NBA a partir deste ano. Acabou aquilo de conferências em duelo após 37 vitórias do Leste e 28 do Oeste. Os elencos passaram a ser definidos pelos capitães e, desta maneira, o nível do jogo melhorou. O time de LeBron James fez 148 x 145 no do Stephen Curry.

Mundo motor Fundador da Ferrari, Enzo Ferrari nasceu há 120 anos ontem fechados. Ele morreu em 1988.

Diferença mííííííííííííínima Foi a da Nascar Xfinity Series em Daytona. Apenas e tão somente o photofinish decidiu a favor de Tyler Reddick contra Elliott Sadler, visto que a diferença entre eles foi de 0s000 - isto é: 0s000 pois a contagem da categoria é apenas em milésimos. Só com ela ampliada tivemos a efetiva: 0s004. Uau!

Conquista especial Foi a do WTA de Doha para Petra Kvitova sobre Garbiñe Muguruza por 2 x 1 (3/6, 6/3 e 6/4). A tcheca não era uma das 10 melhores tenistas do mundo desde que tocou uma facada na mão em 2016.

Aberto do Rio de Janeiro Iniciado hoje, terá o atual campeão defendendo seu título após conquistar outro título. Dominic Thiem levou o ATP de Buenos Aires com 2 x 0 (6/2 e 6/4) sobre Aljaz Bedene.

Coroando o recorde Roger Federer garantiu-se como líder mais velho do ranking da ATP ao chegar à semifinal em Roterdã. Mas não se contentou e arrematou mais um troféu, o 97º da carreira. Pior para Grigor Dimitrov, que sofreu duplo 6/2 na finalíssima. Queremos agora é ver o suíço chegando à centena de títulos.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Mudança definitiva Foi a da antiga TV O Norte há 20 anos completados neste domingo, quando se associou à Rede Bandeirantes como sua afiliada na Paraíba. Inicialmente associada à Manchete em janeiro de 1987, passou dois meses depois ao SBT e ficou com ele até 1995, quando houve afiliação à Record. Dela saiu no fim de 1997 para retornar à Manchete por um mês e meio até a data em questão, quando se juntou de vez à Band. Chamada de TV Clube entre 2009 e 2016, esta emissora atualmente é nomeada TV Manaíra.

Apresentadora temporária Passa a ser Andresa Boni no "Jornal da Cultura" a partir desta segunda-feira, já que Willian Corrêa deixou a emissora após 5 anos para dirigir a TV Zimbo em Angola. Apresentação temporária pois leio no Flávio Ricco que não é certo que a apresentadora do "Panorama" seja efetivada no horário nobre. Dependerá de avaliações feitas por Ricardo Taira, que sucede Willian como novo diretor jornalístico.

Difícil fazer entrada ao vivo Repórteres da GloboNews que o digam, sobretudo quando pessoas aproveitam disso para protestar contra comentários dos analistas políticos do canal a respeito especialmente da mudança de presidente causada pelo impeachment - e aí quem paga a conta é quem não tem nada a ver com isso, caso dos repórteres. Júlia Arraes foi mais uma a sofrer com isso, como veem aqui. Ela fazia um vivo ontem sobre esta intervenção federal no Rio e teve que driblar uma mulher que gritou "Globo lixo!" e "fora Temer!".

Suposto vídeo íntimo Tem rolado nas redes desde sábado e é atribuído ao Rodrigo Bocardi, que voltou hoje a apresentar o "Bom Dia SP" e fazer o "Bom Dia Brasil". Quem viu as imagens afirma que elas são inconclusivas. Mesmo assim, evidentemente que o jornalista da Globo já toma providências com advogados contra isso.

Admito ter ficado decepcionado Com a reprise do "Veja o Gordo" nesta madrugada, na sessão "Quem Não Viu Vai Ver", por motivos de: o SBT não passou a abertura, que adota o mesmo modelo da clássica do global "Viva o Gordo", com Jô Soares "interagindo" com personalidades e, no final, "estando atrás" de Mário Covas para fazer um "não" pro microfone da Globo e um "sim" para o da TVS. Aliás, só o programa em si foi mostrado, pois a vinheta de abertura não passou nem no começo, nem no fim e muito menos nas idas pros e voltas dos comerciais. O episódio resgatado foi de maio de 1989, a poucos meses da primeira eleição presidencial após a redemocratização, e não faltaram piadas de cunho político com o então caótico mandatário José Sarney.

De volta ao passado É a RBI TV (Rede Brasileira de Televisão), canal aberto que parou de mostrar telecultos da Igreja Plenitude do Reino de Deus e voltou a passar clipes e atrações da já extinta Mix TV.

Fez 35 anos ontem Priscila Fantin, atriz revelada na "Malhação" de 1999 e que fez novelas como "Chocolate com Pimenta", a eterna "Alma Gêmea", "Sete Pecados", "Boogie Oogie" e "Êta Mundo Bom!".

10 anos de duas estreias Promovidas pela TV Globo há uma década fechada neste domingo: "Beleza Pura", novela das 7 que veio a ser a única de Andréa Maltarolli pois ela faleceu pouco tempo depois do encerramento e que foi estrelada por Edson Celulari e Regiane Alves, mas com destaques especiais para Carolina Ferraz com o bordão "eu sou rica!" e Ísis Valverde como Rakelli; e "Queridos Amigos", minissérie de Maria Adelaide Amaral sobre um grupo que se conheceu no auge da ditadura e que se reencontrou na redemocratização, cuja trilha sonora foi recheada de sucessos deste período de três décadas e cujo elenco trazia Dan Stulbach, Débora Bloch, Matheus Nachtergaele, Drica Moraes, Guilherme Weber e Denise Fraga como alguns dos referidos.

Duas perdas fazem hoje 25 anos No mesmo dia, perdemos Carlos Augusto Strazzer e Geraldo Alves. O primeiro nasceu em 1946 e atuou em novelas como "Éramos Seis" e "O Profeta" na Tupi e "Jogo da Vida" e "Que Rei Sou Eu?" na Globo, sendo vitimado pela AIDS. Já o segundo nasceu em 1935 e fez muita graça cheio de graça sobretudo com imitações de personalidades de todos os setores, uma delas sendo Bill Bebes (Gil Gomes) na "Escolinha do Professor Raimundo", falecendo por uma para cardíaca.

Namoradinha dos anos 80 Foi Molly Ringwald, que chegou aos 50 anos neste domingo. Ela participou de filmes como "Gatinhas e Gatões", "Clube dos Cinco", "A Garota de Rosa-Shocking", "O Rei da Paquera" e "O Casamento de Betsy", além de ser a Anne Juergens da série "A Vida Secreta de uma Adolescente Americana".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e volta na próxima coluna.

Momento Raridade Rara: Jardel Filho

Nascido em 1927, este ator de filmes como "Terra em Transe", "Macunaíma" e "Rio Babilônia" morreu há 35 anos hoje completados, quando era protagonista de "Sol de Verão", novela das 8 que estava a três semanas do encerramento. Aquilo que se viveu há dois anos com o trágico desaparecimento de Domingos Montagner antes de "Velho Chico" terminar foi o que o público sentiu com a perda do intérprete do Heitor em 1983, causada por uma parada cardíaca. Todos os envolvidos na produção exibida pela Globo ficaram abalados, mas ninguém ficou mais abalado do que seu amigo íntimo Manoel Carlos, que simplesmente não conseguiu terminar a trama. Isso coube a Lauro César Muniz e Gianfrancesco Guarnieri, que fizeram Heitor viajar repentinamente até a Holanda.

Tenho alguns destaques referentes a este acontecimento muito triste: começo aqui com o registro de sua morte feito no "Jornal Nacional" apresentado por Berto Filho, com reportagem de Leila Cordeiro e sonoras de Manoel Carlos, Tony Ramos, Aracy Balabanian, Beatriz Segall, Glória Menezes e uma emocionadíssima Irene Ravache, cuja Rachel era o par romântico do Heitor de Jardel; prossigo aqui com uma linda homenagem feita a ele no dia seguinte ao falecimento, com um texto de Maneco interpretado pelo Gianfrancesco e reprise de uma marcante cena da novela, na qual o personagem do protagonista demonstrava inquietações sobre a morte; passo aqui para a última cena gravada por Jardel, com mais uma homenagem ao fim; e termino aqui com a primeira sequência escrita por Lauro César, quando Rachel e outros personagens decidem levar até o fim a reconstrução do jardim do Heitor - na verdade, a emoção escancarada em todos era sobre levar até o fim a novela em si.

Bela do Dia: Natália Barion

Natália Barion, desde este fim-de-semana esposa do nadador Henrique Rodrigues. Que esta sereia em forma de mulher faça o atleta do SESI muito feliz. Que seja eterno enquanto dure e que dure eternamente.

Momento Raridade Rara: Manoel de Nóbrega

O domingo marcou os 105 anos do nascimento deste humorista, empresário, escritor e muito mais, que faleceu em 1976. Pai do Carlos Alberto e avô do Marcelo, surgiu no rádio em 1931, no Rio de Janeiro, e chegou a São Paulo no começo dos anos 40, passando por estações como Cultura, Nacional, Tupi e Piratininga. Criou vários programas, o mais popular deles "A Praça da Alegria", surgido em 1957 na TV Paulista e depois levado para a TV Record. Conheceu Silvio Santos, fez amizade com ele e o presenteou com o "Baú da Felicidade", que tornou o "Patrão" milionário. Silvio seguiu relacionado com Manoel e o convidou para ser diretor superintendente da TVS do Rio quando obtida sua concessão em 1975. Infelizmente, a função foi pouco executada pois Nóbrega morreu menos de 3 meses depois deste acontecimento. Destaco de 2004 o documentário "Manoel de Nóbrega - Uma História", exibido pelo SBT e que começa com um efeito de chroma-key que pôs ele e Carlos Alberto "lado a lado" no banco da praça. Além do filho mais famoso, outros muitos depõem neste especial, entre eles o próprio Silvio, Moacyr Franco, Canarinho e Ronald Golias. Há imagens raras da família e da concessão da TVS.

Momento Raridade Rara: Dedé da Portela

Quem curte o carnaval lembra muito bem dele, que nasceu em 1939 e morreu há 15 anos fechados neste domingo. Além de grande compositor de sambas, compôs a ala de compositores da escola cujo nome estava no seu artístico, sendo intérprete dela por 10 anos. Separei de 1987 o desfile da Portela com uma homenagem aos 50 anos de carreira da "Divina" Elizeth Cardoso, cujo samba foi puxado pelo Dedé. A transmissão é da Rede Globo, com apresentação de Eliakim Araújo, Léo Batista e Fernando Vannucci, além de reportagens de Leilane Neubarth, Glória Maria, André Luiz Azevedo, Paulo Corrêa e Tino Marcos.

Clipe do Dia: Almirante

Segunda-feira dos 110 anos do nascimento deste cantor e compositor conhecido por "a mais alta patente do rádio" nos tempos de ouro desta mídia. Foi um dos pioneiros da música popular brasileira e compôs o Bando de Tangarás, que revelou Noel Rosa em 1929. Separei de 1938 uma canção que depois teria uma versão famosa com Carmen Miranda: "Touradas em Madri". Almirante faleceu em 1980.

Clipe do Dia: Lou Christie

Fazendo hoje 75 anos, ele é destacado aqui com a bonita canção "I'm Gonna Get Married", lançada em 1969.

Clipe do Dia: Tony Iommi

Membro fundador e guitarrista do Black Sabbath, um dos melhores guitarristas de todos os tempos entrou para a história em 1971 com o riff de "Paranoid". O autor desta belezura celebra 70 anos nesta segunda.

Clipe do Dia: Seal

Dia dos 55 anos dele, que emplacou sucessaços que estouraram nos anos 90. O primeiro deles foi um estrondo:aqui está "Crazy". O outro veio em 1994: "Kiss From a Rose", do filme "Batman Eternamente".

Clipe do Dia: Pink Floyd

Fez 50 anos neste domingo um acontecimento que mudou a história desta excepcional banda de rock para sempre: o grande David Gilmour passou a ser guitarrista no lugar de Syd Barrett, afastado por completamente inviável sua permanência devido ao efeito devastador das drogas. Falecido em 2006, Syd foi homenageado aqui em "Shine on You Crazy Diamond", vista em apresentação ao vivo em Knebworth.

Clipe do Dia: Yoko Ono

A artista plástica e música comemorou 85 anos neste domingo. Até hoje tem quem credite a ela o fim dos Beatles devido ao casamento com John Lennon e à enorme influência tida sobre ele. Na música, Yoko começou com um som experimental em discos que marcaram sob uma temática feminista. Com o tempo, ela enveredou para algo mais pop rock, até chegar à música eletrônica no atual século. Duas canções ilustram bem o que ela era para Lennon e o que ele era para ela: de 1969, "The Ballad of John and Yoko", dos Fab Four; e de 1980, "Woman".

Arremate

Sem gols o clássico pernambucano do sábado que foi uma prévia dos que serão realizados na Série C.

"24 Horas" volta antes que Santa Cruz e Náutico marquem gols quando se enfrentarem!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.