.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado, 17 de fevereiro de 2018 - ANO 15, EDIÇÃO 89
O maior dos maiores, com qualquer idade

Somos privilegiados. Estamos vendo a história ser escrita por este monstro magnífico do tênis que é Roger Federer, um demolidor de marcas e um construtor de recordes. Recorde agora seu é o de jogador mais velho a chegar a número 1 no ranqueamento da ATP, aos 36 anos e 6 meses. A marca foi obtida com a vitória de virada por 2 sets a 1 (4/6, 6/1 e 6/1) sobre Robin Haase para chegar às semifinais do ATP de Roterdã. Ele derrubou com boa folga a marca obtida em 2003 por Andre Agassi, que tinha 33 anos quando liderou o levantamento. De perto ou de longe, quem testemunha os feitos do suíço guarda memórias eternas na retina. Ele é o maior!

Curtinhas

Invencibilidade mantida Pelo campeão olímpico de boxe na sua carreira profissional. Superando por pontos ao ianque Ignacio Holguin, Robson Conceição chegou às 6 vitórias (4 por nocaute) no peso super pena.

De volta após 10 meses É Thaísa ao vôlei, que não disputava desde que se machucou seriamente quando defendia o Eczacibasi na Turquia. Ela disputou dois sets e obteve um bloqueio e um ace na vitória de sua equipe, o Barueri, por 3 sets a 2 sobre Bauru (20/25, 25/22, 15/25, 25/19 e 15/13) pela Superliga.

Fazendo história É Marcelinho no Novo Basquete Brasil, onde completa neste sábado 300 jogos pelo torneio ao encarar o Bauru no Rio. Dia 3, contra o Minas, ele chegará às 500 atuações pelo rubro-negro.

Saiu a tabela Da temporada 2018 da Liga Futsal, que começa na metade de março. O atual campeão Joinville fará um dos jogos inaugurais no dia 16, recebendo Cascavel. Os outros deste dia serão Marechal Rondon x Sorocaba e Blumenau x Foz Cataratas. Dia 17 tem Pato x Paraíso, Jaraguá x ACBF e Atlântico x Joaçaba. Para dia 18 estão marcados Minas x Assoeva e Shouse x São José. Só no dia 29 teremos Tubarão x Corinthians.

Cinquentenário É Signori neste sábado. Ele foi artilheiro do Italiano em 1993, 1994 e 1996 pela Lazio e jogou a Copa do Mundo de 1994, mas não fez nenhum gol e nem disputou a final contra o Brasil.

Retornado aos treinos É Gabriel Jesus no Manchester City, o qual desfalca desde que lesionou o joelho esquerdo no fim de dezembro. Não há prazo definido para voltar a jogar. Mas já é uma novidade animadora.

Libertadores Sub-20 Empatado em 1 x 1 com o Talleres graças a um pênalti defendido por seu goleiro Júnior aos 44 minutos do segundo tempo e resistindo meia hora com um jogador a menos, o São Paulo se classificou em primeiro no Grupo A, com 7 pontos, e fará uma das semifinais na próxima quarta-feira. O adversário será conhecido apenas neste domingo e virá do Grupo C: Nacional do Uruguai ou Independiente del Valle.

Copa do Nordeste A edição de 2019 adotará o ranking nacional de clubes para completar as equipes da fase de grupos, o que só posso lamentar pois escanteia o absoluto e completo critério técnico ao privilegiar uns e alguns que possam ir mal nos seus Estaduais, mas que ainda assim estarão garantidos na base do "carteiraço histórico". Ficará assim: dos 16 clubes, presentes estarão os 9 campeões estaduais e mais os melhores (fora estes) de Pernambuco, Bahia e Ceará, federações melhor ranqueadas. Outros quatro times serão definidos numa fase prévia, que será disputada pelos melhores ranqueados de Pernambuco, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Maranhão e Piauí. Não esgotará, mas reduzirá a possibilidade de algum grande se ausentar.

Saindo de cena É Sandro Meira Ricci da Federação Catarinense. Este ano, o árbitro brasileiro da Copa do Mundo na Rússia não apitou nenhum jogo deste estadual. Dizem que ele integrará os quadros do Paraná.

Estaduais, moedores de técnicos Duvida? Se isso não fosse verdade, Wagner Lopes continuaria no Paraná ao invés de ter sido demitido nesta sexta-feira. 1 mês e meio durou o regresso dele à equipe, a qual dirigirá até maio do ano passado. Foi pra isso que tiraram da casamata o condutor do regresso à elite Matheus Costa?

Mata-ou-morre em dose dupla

Serão os destaques deste domingo nos campeonatos estaduais. O Paranaense definirá os finalistas do primeiro turno em jogos únicos. Sem público na Arena da Baixada em punição por badernas no Atletiba, o Atlético pegará o Rio Branco. Já o Coritiba fará sua 4ª partida seguida fora de casa contando estadual e Copa do Brasil e não terá Kléber Gladiador, lesionado na coxa esquerda, contra o Foz do Iguaçu. Empates resultarão em pênaltis.

Já a Taça Guanabara reviverá a decisão de 2011, quando o Flamengo superou o Boavista no Engenhão com gol de falta do Ronaldinho Gaúcho. O local poderia ser o mesmo, mas o Botafogo ficou dodói com a história do Vinícius Júnior comemorar fazendo o "chororô" e não cedeu seu palco - embora as partes tenham ficado de bem a ponto do rubro-negro acertar para estrear na Libertadores no Nilton Santos de portões fechados contra o River Plate. A bola rolará em Cariacica, no Espírito Santo (o que não é tão propriamente estranho pois sabemos bem demais que os capixabas são cariocas futebolisticamente falando). Igualdade levará aos tiros livres da marca penal.

Mais bola rolando sábado e domingo

Obs.: este PB acompanha prioritariamente nos estaduais os 40 clubes das Séries A e B do Brasileirão.

Campeonato Paulista (8ª rodada) Domingo de três destaques, o principal deles sendo São Paulo (1º do B com 10 e um jogo a menos) x Santos (1º do D com 11), que não é novela fracassada do Manoel Carlos, mas será "Em Família" nos bastidores por opor tio e sobrinho, visto que Raí é diretor tricolor e Gustavo Vieira de Oliveira é diretor alvinegro. Será o primeiro San-São no Morumbi desde 2015, ano de 3 x 2 para são-paulinos e 3 x 1 para os santistas, já que depois só se encararam na Vila Belmiro ou no Pacaembu. À noite, a Ponte Preta (2ª do B com 9) receberá o Palmeiras (1º do C com 19), enquanto o São Bento (2º do C com 12) encarará o Botafogo.

Campeonato Paulista A2 (8ª rodada) Acabou a força do Oeste? (4º com 13) São 3 derrotas seguidas, a última para a Inter de Limeira. Hoje, o Guarani (5º com 12) atuará em seus domínios contra o Taubaté.

Campeonato Mineiro (7ª rodada) Depois do Boa Esporte (3º com 11) derrotar ontem o Uberlândia, hoje tem o Cruzeiro (1º com 16) duelando contra o Villa Nova no primeiro jogo com Dedé relacionado depois de 9 meses afastado pela "enésima" lesão da sua carreira. O domingo terá América (2º com 13) x Atlético (5º com 8). Será que o histórico salvará a pele do Galo? São 10 clássicos estaduais sem vitória do Coelho (7 perdidos) desde 2016. Especificamente diante dos alvinegros, caiu em 3 oportunidades e empatou uma outra.

Campeonato Gaúcho (8ª rodada, 7ª disputada) Num sábado extremamente simbólico por marcar os 5 anos da última partida do Olímpico, os dois duelistas daquela tarde estarão frente a frente hoje à noite. Mas o Grêmio não terá força máxima contra o dono da casa Veranópolis e sim equipe reserva - não é o time de transição e sim os reservas dos titulares, estes guardados para a Recopa contra o Independiente, que também hoje atuará pelo Argentino contra o Temperley. Neste domingo, o Internacional (1º com 15 e um jogo a mais) também usará os reservas contra o São Paulo, neste caso devido à longa viagem até Belém para enfrentar o Remo. Ainda amanhã, o Brasil (3º com 13) estará em Pelotas para um enfrentamento contra o São José.

Campeonato Catarinense (9ª rodada) Domingo de Figueirense (1º com 18) contra o Concórdia, Criciúma (9º com 8) fora de casa diante do Hercílio Luz e, principalmente, de Chapecoense (2ª com 17) x Avaí (3º com 14). Até a publicação desta coluna, o público não poderá comparecer devido à falta de laudos que liberem a Arena Condá - que, não custa nada lembrar, já recebeu até partida de Libertadores neste ano. Mas o Verdão do Oeste entrou nesta madrugada com uma ação judicial para receber torcedores via tutela de urgência.

Campeonato Pernambucano (7ª rodada) Depois do super-hiper-ultra-puxa-mega "King Kongaço" contra o Ferroviário na Copa do Brasil, o Sport (4º com 8) será mandante neste domingo, contra o América. Muito curioso para ver a reação da torcida para com seu time, que não terá André nem neste e nem nos próximos jogos pois a direção o afastou devido à falta de foco com uma proposta enviada a ele pelo Grêmio.

Campeonato Baiano (6ª rodada) Domingo de Ba-Vi no Barradão, onde o Vitória (2º com 10) não perde para o Bahia (5º com 8) há 9 clássicos desde 2011, ainda que somente 4 deles vencidos pelo rubro-negro. Na atual temporada, o Leão está excelente no retrospecto geral e o Tricolor está mais irregular.

Campeonato Cearense (8ª rodada) Sábado de Fortaleza (1º com 15) x Floresta, revivendo a decisão da última Taça Fares Lopes. No domingo, o Ceará (3º com 13) vai a "Chico City" pegar o Maranguape.

Campeonato Alagoano (6ª rodada) O CSA (3º com 8) pega o Dimensão Saúde neste domingo.

Campeonato Maranhense (4ª rodada) Sábado de Sampaio Corrêa (1º com 7) visitando o Imperatriz.

Campeonato Goiano (9ª rodada) Anápolis recebe hoje Anápolis x Atlético (4º do A com 8) e amanhã Grêmio Anápolis x Goiás (1º do A com 17). Domingo ainda de Vila Nova (1º do B com 16) x Rio Verde.

Campeonato Paraense (6ª rodada) Dado Cavalcanti reestreia hoje no Paysandu (2º do A1 com 10) diante do Parauapebas. Ele substituiu Marquinhos Santos, demitido após maus resultados recentes.

Momento Raridade Rara: Elaine Bast

Repórter da TV Globo SP há 18 anos e antes atuante na Gazeta Mercantil, esta especialista em assuntos econômicos (ainda mais sendo filha de um bancário e formada economista antes de também ser jornalista) celebra 45 anos neste sábado. Com passagens por todos os noticiários do Plim-Plim e também pelos programas "Mundo S/A" e "Conta Corrente" na GloboNews, esta linda fã de rock alternativo é vista aqui numa entrevista de 2011 para o canal por assinatura com Anthony Kiedis e Josh Klinghoffer, respectivos vocalista e guitarrista do Red Hot Chili Peppers, que tinham vindo se apresentar no Brasil. No mesmo ano, ela foi ser correspondente em Nova York. Regressada em 2015, descobriu sofrer de um câncer de mama depois de fazer uma matéria justamente sobre o assunto. Ficou curada quando retiradas e depois reconstruídas suas mamas.

Momento Raridade Rara: Celso Zucatelli

Até ontem, ele apresentava o "Melhor pra Você" na RedeTV!. Mas o programa estreado em 2015 foi extinto e, a partir desta segunda, visto será no novo programa "Fala, Zuka". Conheci ele pessoalmente num evento dos 5 anos da Record/RS e me pareceu ser muito simpático. Destaco cinco momentos profissionais dele, que completa 45 anos neste sábado: de 1999, apresentação do boletim "Band Notícia" (ele apresentou na TV Bandeirantes o "Jornal da Noite"); de 2004, um "Jornal da Cultura" ancorado em dupla com Heródoto Barbeiro (esteve nele de 2002 a 2006); de 2007, um "SP Record" destacando a morte do cantor Francisco Petrônio; de 2010, homenagem em seu aniversário feita por Gianne Albertoni, Chris Flores, Eduardo Guedes e a repórter Mariana Leão no "Hoje em Dia" (que apresentou de 2007 a 2015, inicialmente interinamente enquanto Britto Jr. fazia "A Fazenda" e logo efetivado); e de 2015, as contratações dele e de Edu apresentadas no "Leitura Dinâmica" por Érica Reis.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Diferenças e diferenças Pra começo de conversa: o "Balanço Geral SP" de sábado, estreado às 13h de hoje na Record, é só mesmo para São Paulo e não nacional. Além disso, não é que os melhores momentos da semana na "Hora da Venenosa" sejam apresentados pelo Reinaldo Gottino. Ele, Fabíola Reipert e Renato Lombardi estão ali, sim, mas quem apresenta as reprises é Marcela Araújo, que anos atrás fazia um quadro de famosos no "SBT Manhã" dos tempos de Hermano Henning e Analice Nicolau (o quadro se chamava "Planeta VIP"). Os cariocas também passaram a ter "Balanço Geral RJ" aos sábados, com apresentação da Lívia Mendonça, que até dias atrás fazia o extinto "RJ Record". Mas nada de jornalismo ao vivo, mesmo com uma intervenção das Forças Armadas no Rio de Janeiro sendo repercutida não apenas nacionalmente, mas sim mundialmente. Só reprises de matérias com temas mais amenos e divertidos. Enquanto isso, o "Balanço Geral RS" passou a ir até 15h e não mais apenas até 14h. Diferentemente das hoje estreadas em SP e RJ, a edição gaúcha de sábado é apresentada ao vivo pelo Voltaire Porto e tem noticiário do dia com a equipe de reportagem que faz o plantão do fim-de-semana, além de algumas atrações especiais no estúdio e materiais gerados de outras praças.

Informalidade absoluta É o que promete o "MSTV: 1ª Edição" na TV Morena (Globo) a partir desta segunda-feira, tendo em vista esta chamada aqui da estreia do repórter Alexandre Cabral como apresentador ao lado de Bruna Mendes, que já fazia este noticiário. Formato popular e âncora sem terno e gravata darão o tom. Diante disso, já podemos querer um dia Márcio Canuto no "SPTV" e Susana Naspolini no "RJTV"?

Data confirmada É a da estreia de Heraldo Pereira na apresentação do "Jornal das 10", da GloboNews: 5 de março. Ela já é anunciada nas chamadas que rodam nos intervalos da programação. Sendo ele o sucessor da Renata Lo Prete no carro-chefe do canal (que agora será feito de Brasília), não mais o "Jornal Nacional" conta com sua presença, daí Rodrigo Bocardi passar a ser o novo substituto imediato do William Bonner.

A última vez Foi ontem a de Willian Corrêa no "Jornal da Cultura". Visto aqui, o noticiário não terá mais sua presença pois ele deixa a emissora, da qual era diretor de jornalismo, após 5 anos de trabalho. A nova missão dele será dirigir a TV Zimbo, em Angola. De lá, continuará enviando reportagens especiais para a rede pública do Brasil. Enquanto não pinta um substituto, o "JC" será ancorado interinamente por Andresa Boni.

Saindo em breve É Augusto Nunes também da TV Cultura. Leio na Cristina Padiglione que a possibilidade de saída, levantada há alguns dias pelo Flávio Ricco, está confirmada pois o contrato dele acabará no fim de março e não será renovado. Só então as partes envolvidas deverão se pronunciar. De qualquer maneira, a colunista diz que Augusto (que permanece na Rádio Jovem Pan como integrante de "Os Pingos nos Is") até indicou um substituto para apresentar o "Roda Viva": William Waack. Sim, Augusto indicou Waack - que, não custa nada lembrar, já foi apresentador da Cultura no final dos anos 80 - para o programa de entrevistas. Aliás: especulações têm aos montes em relação ao William, sobre interesses de Bandeirantes, Jovem Pan, SBT, agora essa da Cultura... mas novidade profissional, mesmo, o ex-âncora do "Jornal da Globo" não teve nenhuma até agora.

O carnaval termina hoje Com o desfile das campeãs do Rio de Janeiro na TV Brasil, que transmitirá tudo a partir das 20h30. Bom, acho eu que vão transmitir tudo, pois será curioso ver especialmente o desfile da Paraíso do Tuiuti, com críticas à reforma da previdência e especialmente Michel Temer "vampiro neoliberalista" aparecendo no canal pertencente ao governo federal. Bom, a cobertura será liderada por Luciana Barreto, do "Repórter Brasil", e Tiago Alves. Comentaristas participarão em rodízio, entre eles o intérprete Paulinho Mocidade, a carnavalesca Maria Augusta e o jornalista Leonardo Bruno, da coluna "Roda de Samba" no jornal Extra e do júri do Estandarte de Ouro do jornal O Globo, ao qual caberá analisar a campeã Beija-Flor.

Mudança nas noites da Record Começa hoje a nova grade dos sábados. O "Programa da Sabrina" será mais tarde e menor, das 22h15 às 23h15. Antes, voltarão a repetir às 20h30 a minissérie "José do Egito".

Arquivistas, preparem os gravadores! Lançada recentemente à meia-noite de domingo para segunda com a ida do "Conexão Repórter" para as segundas-feiras, a faixa "Quem Não Viu Vai Ver" tem reprisado programas antigos do SBT. Bom, a maioria nem tem sido tão antiga assim. Mas neste fim-de-semana, o repeteco certamente fará a alegria de colecionadores de relíquias de outrora, como Ted Sartori, Fábio Marckezini, Thell de Castro, Danilo "Pedro Janov" Rodrigues, Juliano Trindade e outros mais: será nada mais e nada menos que um episódio do "Veja o Gordo", o programa de Jô Soares que continuou entre 1988 e 1990 o original "Viva o Gordo". Serão exibidos esquetes com imitações de Lillian Witte Fibe nos tempos de "Globo Economia" e outros mais com um elenco que inclui atores egressos da atração da Globo, como Eliezer Motta e Bia Nunes, e alguns que já eram do SBT, como Sônia Lima. É esse tipo de resgate que o povo quer, SBT! Quanto mais das antigas, melhor.

Em breve no Viva Leio na Patrícia Kogut que foi definida a novela que substituirá "Explode Coração" nas faixas das 13h30 e 23h30 a partir de julho: "Roda de Fogo", exibida pela Globo entre 1986 e 1987, de autoria de Lauro César Muniz com colaboração de Marcílio Moraes. A trama traz Tarcísio Meira como um empresário que acaba se apaixonando pela juíza feita por Bruna Lombardi, assim abandonando sua esposa (Renata Sorrah). Será a primeira reprise completa que esta novela das 8 terá, visto que a de 1990 teve 35 capítulos no "Vale a Pena Ver de Novo", ante 179 do original. "Pra Começar", com Marina Lima, foi a trilha sonora da abertura.

Campeã de audiência É "O Outro Lado do Paraíso", por incrível que pareça quando lembrado seu começo difícil. Leio no Daniel Castro que ela completou 100 capítulos com média de 35,8 pontos em São Paulo, o que a torna a novela das 9 mais assistida neste tempo de exibição desde os 37,6 de "Avenida Brasil" em 2012. O índice da trama do Walcyr Carrasco superou fácil o do fenômeno "A Força do Querer": 32,9 em 100 capítulos.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Fernanda Penna

Fernanda Penna, repórter da TV Alterosa (SBT Minas Gerais). Tenho "penna" de quem não ficar encantado e caidinho por tão graciosamente linda meninota.

Momento Raridade Rara: "Mulheres Apaixonadas"

Uma das mais bem-sucedidas novelas de Manoel Carlos estreava na TV Globo há 15 anos hoje fechados. As três do título eram feitas por Christiane Torloni (a Helena da vez), Maria Padilha e Giulia Gam. Com Tony Ramos e José Mayer liderando o segmento masculino do elenco, a trama teve diversos elementos que até hoje estão nas lembranças dos telespectadores: a socialite feita por Lavínia Vlasak que amava o padre interpretado por Nicola Siri, a neta cruelmente vivida por Regiane Alves que maltratava os avós Carmem Silva e Oswaldo Louzada, o casal de lésbicas Alinne Moraes e Paula Picarelli, as agressões a raquetadas de Dan Stulbach pra cima de Helena Ranaldi... Tudo isso e muito mais ajudaram esta novela a se tornar um grande êxito. Outro destaque dela é que foi a primeira atuação de Bruna Marquezine, que fazia a filha de Vanessa Gerbelli.

Alguns destaques para vocês: começo aqui com uma das chamadas de estreia, que mostrava a trama do Téo (Tony), casado com Helena (Christiane) e pai de Luciana (Camila Pitanga), mas que tinha uma relação misteriosa com Fernanda (Vanessa); avanço aqui para a chamada da reprise na Globo Internacional; chego aqui à abertura ao som de "Pela Luz dos Olhos Teus", com Miúcha e Tom Jobim, canção que repercutiu tanto que foi usada muitas vezes por programas humorísticos para paródias graças aos seus versos; e termino aqui com a íntegra do 1º capítulo, provavelmente gravado pelo postador da exibição na Globo Internacional. Esta produção de 2003 ganhou repeteco no "Vale a Pena Ver de Novo" entre 2008 e 2009. Caberia passá-la no Viva, né?

Clipe do Dia: "Mulheres Apaixonadas"

A música foi um show à parte nesta novela, com uma das melhores trilhas sonoras da década de 2000. Foram três CDs lançados: o de nacionais, o de internacionais e o que mesclou nacionais e internacionais. Separei quatro exemplos: o primeiro é "Sem Fantasia", com Chico Buarque e Maria Bethânia, tema de Raquel e Fred (Helena Ranaldi e Pedro Furtado); o segundo é "Mais uma Vez", com Renato Russo, tema de Edwiges e Cláudio (Carolina Dieckmann e Erik Marmo); o terceiro é "Imbranato", com Tiziano Ferro, tema de Estela e Padre Pedro (Lavínia Vlasak e Nicola Siri); e o último é "Tell Me All About It", com Natalie Cole, tema do trio que dá título à trama, composto por Helena, Hilda e Heloísa (Christiane Torloni, Maria Padilha e Giulia Gam).

Clipe do Dia: Peninha

Completando 65 anos hoje, este cantor e compositor vem ao tópico com dois clássicos de sua autoria: de 1977, ele mesmo canta "Sonhos", que foi tema da Dorzinha (Arlete Salles) na novela "Sem Lenço, Sem Documento"; e de 1997, Caetano Veloso canta "Sozinho", tema do Eliseu (Rodrigo Santoro) de "Suave Veneno".

Clipe do Dia: Kate Bush

Há exatamente 40 anos, a cantora inglesa começava a trilhar o caminho do sucesso quando lançado seu primeiro disco, "The Kick Inside". A canção mais destacada pegou carona no romance "O Morro dos Ventos Uivantes", que ela conheceu assistindo à versão cinematográfica de 1970 para depois ler o livro e descobrir que nasceu no mesmo dia da autora Emily Brontë (30 de julho). Curta aqui "Wuthering Heights", que até hoje é o compacto mais vendido da cantora e que termina com um solo de guitarra de Ian Bairson, ex-Alan Parsons Project.

Arremate

Sábado de Santa Cruz x Náutico no Pernambucano. Infelizmente, uma prévia deles na Série C.

"24 Horas" volta antes que possamos voltar a ver este clássico, no mínimo, na Bêzona!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.