.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 14 de fevereiro de 2018 - ANO 15, EDIÇÃO 86
Frente a frente 19 anos depois

São Grêmio e Independiente, adversários de Recopa Sul-Americana. É um duelo que possui histórico - e positivo para os gaúchos: 6 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Porém, este enfrentamento de duas semanas poderá valer até como um "acerto de contas" para Renato Portaluppi, já que uma destas derrotas e um destes empates foram na decisão da Libertadores de 1984, que custou para ele e seus companheiros tricolores o bicampeonato. Claro que um troco foi dado bonitaço na Recopa de 1996, disputada no Japão (não lembro por qual motivo ela acontecia por lá na ocasião), com um sonoro 4 x 1. Mas agora a história fica mais legal por envolver um personagem central da final de 34 anos atrás. Pois bem: falei que eles estarão frente a frente depois de 19 anos. É que a última contenda entre os "Reis de Copas" foi na Copa Mercosul de 1999. Aqui, Grêmio 2 x 0. Lá, Independiente 1 x 0.

Boliviano no caminho depois de 7 anos

É a situação do Vasco para chegar ao Grupo 5 com Cruzeiro, Racing e Universidad de Chile. Hoje no Rio e quarta que vem na Bolívia, o Jorge Wilstermann é o desafio a ser superado em confronto inédito entre estes clubes. No retrospecto contra agremiações deste país, o Cruzmaltino tem 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. O último embate foi na Sul-Americana de 2011: tomou 3 x 1 do Aurora fora de casa, mas devolveu com 8 x 3 na Colina.

Também nesta quarta, começa Banfield x Nacional do Uruguai. Quem passar, estará no Grupo 6 com Santos, Estudiantes e Real Garcilaso. Ontem, o Independiente Santa Fe largou na frente com 2 x 1 diante do Santiago Wanderers para encarar o Grupo 4 com Flamengo, River Plate e Emelec. Semana que vem, os colombianos poderão até perder por 1 x 0 que, neste caso, terão mais gols como visitante para avançarem.

Outros destaques da bola rolando

Copa do Brasil (2ª fase) Fluminense de Feira de Santana e Náutico se encararão para definir qual deles irá até o Centro-Oeste na próxima fase contra Cuiabá ou Aparecidense. Primeira oportunidade para checar o regulamento diferente da fase inicial. Agora, empate resultará em chutes livres a 11 passos da marca fatal.

Campeonato Paulista (7ª rodada) Em seu primeiro jogo na Arena em Itaquera neste ano, o Corinthians (1º do A com 12) receberá o São Bento (2º do C com 9). Sem ganhar há 3 rodadas, o Santos (2º do D com 8) recebe o São Caetano. Já a Ponte Preta (2ª do B com 8) visitará o Botafogo. Na Série A2, destaque para o Guarani (3º com 12) em seus domínios contra o XV de Piracicaba, que não o bate no Brinco de Ouro há 39 partidas em 62 anos. Esta peleja poderá ser especialíssima para o atualmente reserva Fernando Fumagalli. Se jogar, ele completará 300 atuações pelo Bugre, do qual é o 7º maior artilheiro, com 89 gols. Homenagens já são preparadas.

Campeonato Catarinense (8ª rodada) O jogão da noite opõe os dois primeiros colocados: Figueirense (1º com 17) x Chapecoense (2º com 16). Tentando recuperação, o Criciúma (9º com 5) recebe o Joinville.

Campeonato Paranaense (6ª rodada do 1º turno) Saem hoje os semifinalistas da Taça Dionísio Filho. Só o Atlético está assegurado em 1º no Grupo B com 13 pontos. Os jogos serão todos simultâneos às 21h45: Toledo x Coritiba, Atlético x Foz do Iguaçu, Rio Branco x Paraná, Cascavel x Londrina, Maringá x União e Prudentópolis x Cianorte. Duas vagas no Grupo A entre: Foz com 11, Cianorte com 9, Coritiba com 8 e Cascavel com 7. A outra do B está entre: Londrina com 6, Toledo com 5, Rio Branco com 4 e União com 3.

Campeonato Goiano (8ª rodada) Depois de romper a seca de vitórias, o Atlético (5º do A com 7) visitará a Aparecidense. Já o Goiás (1º do A com 16) também será visitante e pegará o Anápolis.

A entregada de rapadura e a vaga quase certa

Foram estes os filmes da abertura das oitavas da Liga dos Campeões da Europa. A Juventus tinha aberto dois gols de frente antes ainda dos 10 minutos, mas o Tottenham não se deu por vencido e chegou a um empate bastante importante pois, na volta em Londres, 0 x 0 ou 1 x 1 lhe serão favoráveis pois teria mais gols como visitante. Já o Manchester City, contrariando meu próprio título de tópico, está sim classificado pois tocou um 4 x 0 impiedoso no Basel fora de casa e é mais fácil me convidarem para fazer um show de covers dos Beatles e dos Rolling Stones no bar Opinião no dia que este PB completar 15 anos do que os Citizens tomarem a reviravolta. Nesta quarta-feira, tem Porto x Liverpool e acima de tudo e especialmente Real Madrid x Paris Saint Germain - mas pode chamar de Cristiano Ronaldo versus Neymar que dá no mesmo. Não é só isso, claro, mas é o atrativo máximo.

Curtinhas

Tragédia na Bahia Um mal súbito em treinamento vitimou aos 32 anos o meia Danilinho, do Juazeirense. Ele defendeu Portuguesa Santista, Atlético Goianiense, Figueirense, Chapecoense, Itumbiara, Remo e Ypiranga.

Consequência do "chororô" Com o veto do Botafogo ao Nilton Santos apenas e tão somente por causa da comemoração do Vinícius Júnior (uma tolice do tamanho de um Maracanã entupido), a decisão Boavista x Flamengo da Taça Guanabara acontecerá em Cariacica. Nem no futebol o Rio vive um bom momento.

A grande chance Para Alberto Valentim ao treinar o Fogão. Fechou até o fim de 2019. Resistirá até lá?

Estou de volta pro meu aconchego É Dado Cavalcanti, sucessor do Marquinhos Santos no Paysandu.

Outra goleada Aplicada pelo São Paulo na Libertadores Sub-20: 1, 2, 3, 4, 5, 6 x 1 no Atlético Venezuela. O próximo compromisso dos atuais campeões será contra o Talleres. Empate basta ara liderar sua chave.

Aposentadoria precoce É a do Ryan Mason, do Hull City, aos 26 anos. A consequência foi uma fratura no crânio causada por um choque de cabeças com Cahill, do Chelsea, há três semanas.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Mudança na programação Soube pelo Mídia Amazonense de novos horários na TV A Crítica (Record Amazonas) a partir da próxima segunda-feira: "Manhã no Ar" das 6h às 7h30 locais (7h às 8h30 Brasília já sem horário de verão); "Alô Amazonas" das 11h às 14h (12h às 15h - não, não tem "Balanço Geral" por lá); "Magazine" das 15h45 às 17h45 (16h45 às 18h45); "Cidade Alerta Manaus" das 17h50 às 19h10 (18h50 às 20h10); e "A Crítica na TV" das 19h10 às 19h45 (20h10 às 20h45 - a grade a partir de "Os Dez Mandamentos" passará com atraso de uma hora). As principais mudanças estão no "Magazine", que começava às 11h, e no "Alô", que iniciava às 12h.

Datas brasileiras em 0 ou 5 Três do último domingo: 65 anos de Henri Pagnoncelli, ator visto recentemente em "Apocalipse" na Record e que fez "Mulheres de Areia" e "Laços de Família" na Globo; 60 anos de Paulo César Grande, visto por último em "Belaventura" e atuante em novelas de Record, Band, Manchete, SBT e sobretudo na Globo; e 55 anos de Eliete Cigarini, atriz revista a partir do próximo sábado em "José do Egito".

Datas estrangeiras em 0 ou 5 São muitas. As de anteontem: 95 anos de Franco Zeffirelli, diretor indicado ao Oscar por "Romeu e Julieta" e à Framboesa de Ouro por "Amor Sem Fim"; 85 anos de Costa-Gavras, diretor vencedor do Oscar de roteiro adaptado por "Desaparecido - um Grande Mistério" e indicado a diretor por "Z"; 50 anos de Josh Brolin, ator de "Onde os Fracos Não Têm Vez"; 30 anos do fim de "Na Mira do Tira", série policial cômica que durou 41 episódios em duas temporadas aqui exibidas por Globo e Manchete; e 25 anos do lançamento de "Feitiço do Tempo", ótima comédia de Harold Ramis com Bill Murray. Duas de ontem: 85 anos de Kim Novak, atriz de "Férias do Amor" e "Um Corpo que Cai"; e 80 anos do nascimento de Oliver Reed, falecido em 1999 e atuante em "Oliver!" e "Mulheres Apaixonadas". Duas datas de hoje: 70 anos de Teller, ilusionista e ator da dupla com Penn; e 55 anos de Enrico Colantoni, de séries como "Veronica Mars".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Juliana Fontes

Juliana Fontes, repórter esportiva do jornal Tribuna do Paraná. Que na Taça Caio Júnior o Paraná Clube tenha bem melhores histórias para ela bem contar nas páginas da publicação.

Clipe do Dia: datas em 0 ou 5 e grandes perdas

De 1989, "Liberdade, Liberdade! Abre as Asas Sobre Nós" com Dominguinhos do Estácio, o histórico samba da Imperatriz Leopoldinense e tema de abertura da novela global "Lado a Lado". Infelizmente, o último sábado marcou a morte aos 79 anos do autor desta lindeza melodiosa. Niltinho Tristeza sofria de um câncer no pulmão.

De 1993, "Ordinary World" com Duran Duran, de álbum com o nome da banda lançado há 25 anos fechados no domingo passado. Uma das faixas, "Breath After Breath", chegou a ter a presença de Milton Nascimento.

De 2003, "You'll Never Find Another Love Like Mine" com Michael Bublé, que está em disco com o nome dele, cujo lançamento completou 15 anos no último domingo. Esta regravação de um tema do Lou Rawls está na trilha da atualmente reprisada novela "Celebridade". Nesta versão em estúdio, o vocal feminino é de Sheree Ford-Payne. Na versão ao vivo, que também tocou bastante no rádio, é Laura Pausini quem faz duo com Bublé.

De 1995, "Mulheres" com Martinho da Vila, um de seus tantos clássicos e este seu principal na década de 90. Foi no sambódromo, com a Vila Isabel desfilando, que ele celebrou os 80 anos feitos anteontem.

De 1980, "Sarau Para Radamés" com Paulinho da Viola e Radamés Gnatalli. Belíssima homenagem feita em vida pelo Paulinho ao grande instrumentista Radamés, nascido em 1906 e falecido há 30 anos fechados ontem.

De 1958, "Dans Mon Ile" com Henri Salvador, cantor francês que foi um dos precursores da bossa nova e que fez sucesso ao tocar no Cassino da Urca, no Rio de Janeiro, cidade onde morou por algum tempo. Nascido em 1917, morreu há 10 anos completados ontem. O registro é do filme ítalo-francês "Europa Di Notte".

De 1984, "Get Up & Jump" com Red Hot Chili Peppers. A banda completou 35 anos nesta terça-feira e este vídeo é da primeira aparição deles na televisão, em um programa apresentado pelo ator Alan Thicke.

De 1977, "Baião", "Viola de Peneado" e "Dezessete e Setecentos" em pout-pourri com o rei do baião Luiz Gonzaga e a rainha do baião Carmélia Alves. Falecida em 2012, ela nasceu há 95 anos fechados nesta quarta.

De 1959, "Noites Cariocas" com Jacob do Bandolim e o grupo Época de Ouro. Mestre do chorinho, Jacob nasceu há 100 anos hoje completados, mas infelizmente não produziu tanto quanto poderia pois faleceu em 1969.

Arremate

Tatuapé campeã do carnaval de SP em disputa apertadíssima com Mocidade, Mancha e Tom Maior.

"24 Horas" volta depois que soubermos quem terá conquistado o campeonato no RJ!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.