.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 8 de fevereiro de 2018 - ANO 15, EDIÇÃO 82
Acabou a primeira fase da Copa do Brasil

Eram 80 clubes no começo, agora restaram 40. A segunda fase começará na próxima semana. Mas não vamos saltar tão à frente assim pois primeiramente deve se destacar o desfecho da primeira. Pra começo de conversa, registre-se que quatro mandantes fizeram valer a necessidade da vitória para avançar: Ferroviário sobre o Confiança, Corumbaense diante do ASA, Cianorte versus o ABC e Altos contra o Atlético Goianiense. Duas observações: CB extremamente sem vergonha da dupla de grandes de Natal pois, depois do América derrubado pelo Tubarão, agora o ABC foi eliminado (baaahhh!!!); e Cláudio Tencati terá vida muitissíssimo dura no Dragão, que já não anda bem das pernas no Campeonato Goiano e, agora, mais essa (vai bater saudades do Londrina).

Quatro classificações vieram com empates: do Atlético Mineiro diante do xará Acreano, do Criciúma versus o São Caetano, do CSA contra o Manaus e do Coritiba sobre o Parnahyba. O Galo chegou a começar atrás no escore e empatou no fim da primeira etapa. Muito pouco, convenhamos. Aí, Oswaldo de Oliveira preferiu estourar em cima do Léo Gomide na coletiva pós-jogo. No Amazonas, goleiros foram o maior destaque: enquanto o manauara Jonathan deixou a Arena da Amazônia desacordado após um choque com o companheiro zagueiro Deurick (felizmente melhorou e já recebeu alta), Mota venceu as provocações da própria torcida para defender um pênalti no último lance e assegurar a classificação do Azulão. Já o Coxa arrancou a vaga na base da parida de bigorna aos 51 minutos do segundo tempo em gol perdido pela transmissão ao vivo da televisão.

Outros 8 visitantes se deram bem ao ganharem seus jogos: Ceará sobre o Brusque, Goiás diante do Sinop, Vila Nova contra o São Raimundo de Roraima, Vitória pra cima do Globo, Remo sobre o Atlético de Itapemirim, Sport contra o Santos do Amapá, CRB diante do União Rondonópolis e Avaí versus o Ceilândia. O êxito do Vozão demorou 1 hora e 20 minutos para começar devido a um refletor danificado, cujo eletricista consertador tomou um choque e caiu de 5 metros (mas tudo bem com ele). Já o Globo tinha prometido distribuir até 150 mil "temers" em prêmios aos primeiros 5 mil torcedores no Barrettão se ganhasse. No fim, nada aconteceu pois a classificação do Vitória foi assistida por reles 405 viventes. Na volta ao Zerão de Macapá depois de um 0 x 0 com o Amapá há 26 anos, o Sport teve dois gols do Leandro Pereira, titular pela 1ª vez depois de 6 meses parado por uma lesão no joelho. E o Avaí passou sufoco para triunfar, só aos 49 do segundo assegurou a dianteira.

Passadas 40 partidas, tivemos 10 mandantes classificados: Altos, Aparecidense, Cianorte, Corumbaense, Ferroviário, Fluminense de Feira de Santana, Internacional de Limeira, Novo Hamburgo, Tubarão e Uberlândia. 13 visitantes passaram empatando: Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Bragantino, Boa Esporte, Coritiba, Criciúma, CSA, Internacional de Porto Alegre, Juventude, Náutico, Oeste, Paraná e Ponte Preta. Os outros 17 qualificados ganharam fora de casa: Avaí, Botafogo da Paraíba, Ceará, CRB, Cuiabá, Figueirense, Fluminense do Rio de Janeiro, Goiás, Joinville, Londrina, Remo, Salgueiro, Sampaio Corrêa, São Paulo, Sport, Vila Nova e Vitória. As maiores decepções ficaram para os já citados Atlético Goianiense e a dupla potiguar ABC e América (bom, todos do RN foram mal em somado também o Globo), o Paysandu, o Santa Cruz e especialmente o Botafogo, cujo retorno ao Rio foi tão hostil que tivemos até pedradas - mas ninguém ferido, felizmente.

A segunda fase terá estes enfrentamentos na próxima semana: na quarta, Vitória x Corumbaense e Flu de Feira x Náutico às 19h30; e na quinta, Fluminense x Salgueiro e Sport x Ferroviário às 19h15 e Novo Hamburgo x CRB às 21h30. Foi apontado CSA x São Paulo para quarta que vem às 21h45, mas como tem rodada do Paulistão no próximo meio de semana, certamente vão adiá-lo para os dias 20 e 21, que terá em dias e horários a definir estas outras pugnas renhidas: Atlético Paranaense x Tubarão, Botafogo da Paraíba x Atlético Mineiro, Bragantino x Altos, Criciúma x Cianorte, Cuiabá x Aparecidense, Figueirense x Oeste, Goiás x Boa Esporte, Juventude x Avaí, Londrina x Ceará, Ponte Preta x Inter de Limeira, Remo x Internacional, Sampaio Corrêa x Paraná, Uberlândia x Coritiba e Vila Nova x Joinville. Desta vez, empate resultará em tiros livres a 11 passos da marca fatal.

Com isso, a configuração da 3ª fase ficou assim: Atlético Paranaense ou Tubarão x Londrina ou Ceará; Remo ou Internacional x Criciúma ou Cianorte; Fluminense ou Salgueiro x Juventude ou Avaí; Uberlândia ou Coritiba x Goiás ou Boa Esporte; Ponte Preta ou Inter de Limeira x Sampaio Corrêa ou Paraná; CSA ou São Paulo x Novo Hamburgo ou CRB (ó a possibilidade de Clássico das Multidões); Vitória ou Corumbaense x Bragantino ou Altos; Botafogo da Paraíba ou Atlético Mineiro x Figueirense ou Oeste; Sport ou Ferroviário x Vila Nova ou Joinville; e Cuiabá ou Aparecidense x Flu de Feira ou Náutico. Daí sairão os 10 sobreviventes para a 4ª fase, cujos prélios serão sorteados e dos quais os 5 qualificados se juntarão a América Mineiro, Bahia, Chapecoense, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Luverdense, Palmeiras, Santos e Vasco nas oitavas-de-final.

Aconteceu o que se esperava

Tanto no Rio quanto em Montevidéu em termos de Libertadores. Com um mês de salários atrasados quitado, o Vasco não teve o menor trabalho para passar pelo Universidad de Concepción com "os dois pés nas costas" e 6 x 0 totais. Autor do primeiro tento, Paulinho entrou para a história da competição como primeiro goleador nascido nos anos 2000. Na próxima fase, os comandados do Zé Ricardo enfrentarão Oriente Petrolero ou Jorge Wilstermann, que se encaram nesta noite na Bolívia. Os mandantes têm a vantagem por 2 x 1. Se passar pela última prévia, o Cruzmaltino formará um super-grupo 5 com Cruzeiro, Racing e Universidad de Chile.

Já a Chapecoense reforçou aquilo: Estaduais são enganosos. Começou a mil no Catarinense, mas perdeu as duas pro Nacional pelo marcador mínimo e já acumula 3 partidas sem êxito e sem balançar as redes. Gilson Kleina terá de recolocar as coisas no devido lugar e nem terá tempo para pensar direito pois dois compromissos acumulados pelo estadual vêm aí: Tubarão amanhã e Brusque no domingo de carnaval, ambos em casa. Ao menos ficou algo legal da torcida do time uruguaio, que na 3ª prévia enfrentará o Banfield: foi colocada na arquibancada uma faixa com os dizeres: "perdão, Chape, dois não nos representam!" Consciente o autor dela.

Além do já citado Petrolero x JW, a segunda pré-grupos terá hoje sua conclusão com Independiente Santa Fe x Deportivo Táchira (3 x 2 pros colombianos na ida) e Junior x Olimpia (1 x 0 para os paraguaios).

Outros destaques da bola rolando

Campeonato Paulista (6ª rodada) Nenê decidiu para o São Paulo sobre o Bragantino ao faturar pela vez primeira na nova equipe chutando um pênalti sofrido por ele mesmo, que deu uma de Usain Bolt para avançar feito um condenado marginal canhota afora até ser derrubado. Ainda assim, a torcida ficou aborrecida com o Tricolor, que lidera o Grupo B com 10 pontos. Próxima quinta, é visitar o Ituano às 19h - e também por isso que é impossível o São Paulo enfrentar o CSA pela Copa do Brasil na quarta-feira da semana que vem, mas acho que a CBF e a TV não se tocaram disso, não é possível. Bom, é ver se já será em Itu a estreia do novo reforço são-paulino Valdívia, meia-atacante emprestado por 1 ano pelo Internacional e que estava no Atlético Mineiro.

Campeonato Carioca (semifinal do 1º turno) A grande curiosidade não é nem se vai dar Boavista ganhando, Boavista empatando ou Bangu vencendo, mas sim qual será o público no Nilton Santos às 5 da tarde de uma quinta-feira dia útil (ah, a grade da televisão...). Esta é a primeira semi de turno entre pequenos desde Volta Redonda 1 x 1 Cabofriense + 4 x 5 na Taça Rio de 2007. Quem passar decidirá a Taça Guanabara contra Flamengo ou Botafogo, que se pegarão no sábado em Volta Redonda em clássico no qual o rubro-negro não terá Felipe Vizeu, que sairá no meio do ano pois foi contratado pela Udinese por 5 temporadas.

Campeonato Mineiro (6ª rodada) Vice-líder com 10 pontos, o América vai ao Triângulo jogar diante do Uberlândia, para o qual não perde há 4 jogos (todos vencidos) desde o Módulo II de 2008.

Campeonato Gaúcho Devido à Recopa Sul-Americana na próxima quarta, a vitória do Grêmio sobre o Brasil foi antecipada da 7ª rodada. Foi o primeiro êxito dos campeões da Libertadores neste ano, conseguido de virada com direito ao primeiro gol de Alisson pela equipe. Devido ao horrível início do time de transição (cujo técnico César Bueno foi demitido para ser substituído por Thiago Gomes, egresso do Pelotas), o Tricolor ainda é penúltimo com 4 pontos. Mas tem tempo suficiente para a classificação ser obtida, são 8 equipes de 12 que passam de fase. É preciso ser extremamente incompetente para não aproveitar. Por isso acho que os titulares do Renato colocarão as coisas em ordem a ponto deste sufoco passar. Como a 6ª rodada (que terá o Grenal - com árbitro de vídeo ao custo de R$ 30 mil, como soube hoje lendo o Jeremias Wernek no UOL) ficou para 11 de março, o Grêmio volta a jogar pelo Gauchão só no dia 17 deste mês, visitando o Veranópolis. Co-líder com 13 pontos, o Xavante receberá no dia seguinte o São José. Este é o adversário de hoje do Internacional (4º com 9 pontos) em partida antecipada da 10ª rodada por causa da montagem do palco do show do Foo Fighters no Beira-Rio em 4 de março.

Campeonato Catarinense (5ª rodada) O Figueirense começou tomando 2 gols do Inter de Lages, mas diminuiu, empatou e chegou à virada aos 43 minutos da metade complementar para seguir na liderança, agora com 16 pontos. O próximo compromisso é no sábado, fora de casa, diante do Hercílio Luz.

Campeonato Baiano (5ª rodada) O que faltou no primeiro tempo sobrou no segundo: 45 minutos sem gol deram lugar a 45 minutos com 7 gols, só um do Vitória da Conquista pois 6 foram do Bahia, metade deles apenas de "brocadas" do Hernane. 5º com 18 pontos, o Tricolor volta ao estadual no dia 18, contra o Vitória.

Copa do Nordeste (2ª rodada) Duas partidas hoje: o Grupo C terá Botafogo da Paraíba (3 pontos) x Náutico (1 ponto); e o Grupo D aponta Sampaio Corrêa (1 ponto) x Salgueiro (zerado).

Curtinhas

Sai o gol fora e entra o saldo simples Ficou decidido em Conselho Técnico que assim será no mata-ou-morre da Série C a partir desta temporada, que começará em 14 e 15 de abril para acabar em 23 de setembro. Primeira rodada: Grupo A com Náutico x Santa Cruz, Globo x ABC, Atlético Acreano x Remo, Salgueiro x Botafogo da Paraíba e Juazeirense x Confiança; e Grupo B com Botafogo de Ribeirão Preto x Bragantino, Operário de Ponta Grossa x Volta Redonda, Tupi x Tombense, Cuiabá x Luverdense e Joinville x Ypiranga.

Mais uma tabela divulgada É a da Série A2 do Brasileirão Feminino, que iniciará com 26 times para qualificar 13 às oitavas-de-final, na qual já estão assegurados previamente Grêmio e Vitória, rebaixados da A1 em 2017, e o XV de Piracicaba, melhor qualificado do Paulistão, estadual cuja Federação é a melhor ranqueada. Jogos em 24, 25 e 26 de março: 3B (AM) x Intercap (TO), América Mineiro x Porto (RO), Botafogo da Paraíba x São Raimundo de Roraima, Duque de Caxias x Caucaia, ESMAC (PA) x Atlético Acreano, Lusaca (BA) x UDA (AL), Minas Brasília x Canindé, Napoli (SC) x Jaó (GO, Náutico x Internacional, Sampaio Corrêa x Comercial de Campo Grande, São Gonçalo x União (RN), Tiradentes x Santana e Toledo x Vila Nova (ES).

17 finais em 12 anos "Ah, se o Campeonato Espanhol tivesse mata-mata!!!", assim exclama Meewthom Snows ao saber do Sevilla finalista da Copa do Rei ao derrotar o Leganés para saber hoje se decidirá contra Valencia ou Barcelona. Nas 16 decisões já feitas, a equipe da Andaluzia conquistou 9 títulos.

Condenado até a página 9 É Alexis Sánchez pela Justiça da Espanha. O atacante do Manchester United não cumprirá 1 ano e 4 meses de prisão por sonegação fiscal dos tempos em que defendia o Barcelona pois foi feito um acordo com admissão do crime e pagamento de 1 milhão de euros com juros em dívidas.

Saiu a tabela Do Sul-Americano Masculino de Vôlei, que será disputado em Montes Claros: em 27 de fevereiro, Bolívar (Argentina) x Morus (Chile) às 18h30 e Montes Claros x Peerless (Peru) às 20h30; no dia 28, Lomas Voley (Argentina) x Morus às 18h30 e Montes Claros x Cruzeiro (atual campeão) às 20h30; e em 1º de março, Cruzeiro x Peerless às 18h30 e Bolívar x Lomas às 20h30. O campeão disputará o Mundial.

Recordes na NBA Duas grandes marcas na quarta-feira: com 23 pontos nos 129 x 81 do seu San Antonio Spurs sobre o Phoenix Suns, La Marcus Aldridge se tornou o 100º maior cestinha da história da liga; e os eletrizantes 140 x 138 do Cleveland Cavaliers sobre o Minnesota Timberwolves, que tiveram mais de 30 mudanças de vantagem no placar e foram definidos por LeBron James no último segundo da prorrogação, registraram a maior quantidade de cestas de 3 pontos em uma só partida: 40 (sendo 21 dos Cavs e 19 dos Wolves).

Luto no Rio Grande do Sul: morreu Eva Sopher

A cultura do meu estado perdeu uma personagem histórica, dessas que permanecerão vivas e fortes mesmo não mais estando no plano físico. Com 94 anos, ela sofreu falência múltipla de órgãos e teve uma parada cardiorrespiratória devido a uma broncopneumonia. Nascida na Alemanha, veio para o Brasil nos anos 30 e passou a dirigir o Theatro São Pedro em 1975, passando a presidir em 1982 a Fundação Theatro São Pedro. Com Eva à frente, o local foi reformado em 1984 e ganhou o Multipalco em 2006. Para lembrar desta já saudosa figura inesquecível da aldeia pampeana, destaco de 2013 uma reportagem de Vanessa Botoli exibida no "SBT Rio Grande Manhã", apresentado por Edieni Ferigollo. Em junho daquele ano, o São Pedro completaria 155 anos e dona Eva chegaria aos 90. Todas as homenagens são justas e à altura do que sempre significará.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Novo prefixo Para João Carlos Santana, ex-locutor noticiarista da Rádio CBN e ex-apresentador do "Sala de Música". Agora ele está na Antena 1, onde comanda o "Daylight Antena 1" de segunda a sexta, das 5h às 7h. Uma curiosidade é que João agora atua na emissora musical que por muitos anos teve como apresentador dos começos de manhã Roberto Nonato, com quem dividiu o "Jornal da CBN: 2ª Edição".

Cristina Ranzolin de volta "Jornal do Almoço" desta quinta-feira marcando o regresso da apresentadora à RBS TV, na qual não aparecia desde 9 de janeiro. Depois disso, ela se afastou devido a uma pneumonia que causou alguns dias de internação. Felizmente, Cristina se recuperou para voltar aos televisores dos gaúchos no dia de hoje. Neste mês de sua ausência, o noticiário do meio-dia foi apresentado pela Daniela Ungaretti, que voltou nesta manhã para o "Bom Dia Rio Grande", o qual ainda fará amanhã antes de sair de férias por 15 dias, pelo que li na coluna da Flávia Requião. Durante estes quase 30 dias, o jornal matinal foi feito pela Simone Lazzari enquanto apresentadora central e também em alguns dias pelo repórter Josmar Leite. No dia do julgamento do recurso do ex-presidente Lula no TRF4, Josmar reforçou a equipe de reportagem e Dani dobrou no "BDRG" e no "JA".

Mudanças nas manhãs da Record Você leu na coluna anterior que a matriz de São Paulo recontratou Bruno de Abreu (o "Peruca"), que estava apresentando o "Balanço Geral PR" na RIC TV de Londrina. Pois agora li no Flávio Ricco que a emissora confirma que estreará em março um novo jornalístico ancorado por ele, das 6h às 8h30, com uma pegada mais leve e até mais humor. Como se chamaria esta nova atração? Pois conforme sei pelo Rick Souza e pelo Gabriel Vaquer, deverá se chamar "Cidade Alerta Manhã" - o "deverá" é porque alguns profissionais do setor ainda querem a manutenção do título "Balanço Geral Manhã" por ser utilizado em outras praças. Certo é que a mudança faria o "SP no Ar" deixar a grade após quase 15 anos (a estreia foi em setembro de 2003). Como ficaria nessa história o atual titular do matinal paulista? Pois a Record confirmou apenas e tão somente que dura mais 4 meses o contrato de William Travassos. Permaneceria em outro projeto ou sairia do canal? Muitas perguntas para poucas respostas e certezas. Como março é logo ali, cuidemos o que surgir de novo.

Pela primeira vez reunido Será o trio que transmitirá o Oscar na Globo em 4 de março. Leio no Flávio Ricco que confirmados estão Maria Beltrão, Artur Xexéo e Miguel Falabella para comentar a premiação ocorrida em Los Angeles. "Mas como assim 'primeira vez reunido' este trio, Edu?", pergunta Audrey Ingrid Grace Rita Silva Santos, cujos gostos cinematográficos dos pais nem preciso dizer quais são, rs... É que Maria - que se tornou "a cara" do evento no Plim-Plim ao fazê-lo desde 2006 - ausentou-se no ano passado devido a uma licença médica, por isso sendo substituída pela Christiane Pelajo - que, numa enorme coincidência, fez o Oscar em dois domingos de carnaval (2009 com flashes durante os desfiles e 2017 com a apresentação dos melhores momentos na tarde de segunda-feira). Já a escalação do Falabella merece registro especial pelo seguinte: desde o falecimento do José Wilker em 2014, cada ano teve um ator diferente nos comentários. Glória Pires fez o que bem sabemos que fez em 2015, Lázaro Ramos participou em 2016 e aí veio o loiro no ano passado. Pela primeira vez desde então, uma escala de ator é repetida. Por sua vez, Xexéo estará pelo quarto ano consecutivo na transmissão.

A saber dia, horário e estreia Fora isso, sei pela Cristina Padiglione que o Viva passará a exibir em breve "Radical Chic", jogo de perguntas e respostas exibido pela Globo nos finais de tarde de 1993. A apresentação era da Maria Paula, em sua estreia na emissora antes de passar a fazer o "Casseta e Planeta Urgente", e a personagem criada por Miguel Paiva era interpretada pela Andréa Beltrão. Misturando o lado das variedades com esquetes humorísticos, o programa durou pouco tempo, estreando em abril e acabando em dezembro.

Luto no cinema e na TV Esqueci de registrar na coluna anterior e vai agora: morreu no último domingo John Mahoney, aos 77 anos, em decorrência de um câncer na garganta. Atuante em "Frasier" de 1993 a 2004, interpretou o ex-policial Martin Crane, pai do personagem-título e do seu irmão Niles (na dublagem brasileira, Orlandro Drummond deu voz a ele). No cinema, Mahoney fez filmes como "Os Rivais" e "Na Linha de Fogo".

Bela do Dia: Rafaella Oliveira

Rafaella Oliveira, apresentadora do "Atalaia Esporte" na afiliada da Rede Record. Sergipe inteira tem muita confiança no que ela informa. (quem é de Aracaju sacará o trocadilho... rs)

Datas em 0 ou 5 de hoje A primeira: completa 65 anos Mary Steenburgen, atriz vencedora de Oscar e Globo de Ouro de coadjuvante por "Melvin e Howard" e indicada ao GO por "Com a Corda no Pescoço" e "Na Época do Ragtime", além de atuante em "De Volta Para o Futuro 3", "Filadélfia" e "Uma Lição de Amor". A segunda: nascia há 50 anos Gary Coleman, eternamente "Arnold" dentro dos nossos corações e que nunca mais obteve sucesso igual ao da série de 1978 a 1986, na qual manteve do início ao fim a aparência de uma criança de 8 anos devido a uma disfunção renal que impediu seu crescimento de altura. E a terceira: era lançado nos cinemas há 50 anos o filme "Planeta dos Macacos", baseado na obra de Pierre Boulle e estrelado por Charlton Heston e Roddy McDowall, que se tornaria um clássico da ficção científica e daria origem a quatro sequências e mais uma série de TV e um desenho animado. Em 2001, "Planeta" ganhou uma nova versão com direção de Tim Burton.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara: 70 anos (ou 69?) de Florinda Meza

Justifico a dúvida: a maioria das fontes na internet credita 1948 como ano do nascimento da intérprete da Dona Florinda e da Pópis do "Chaves" e da Chimoltrúfia de "Chespirito", mas algumas apontam 1949 como o correto. Pelo sim, pelo não, não custa nada registrar o acontecimento. Casada com Roberto Gomez Bolaños desde 2004, vivia com ele desde 1977 e juntos ficaram até o falecimento dele em 2014. No ano seguinte, Florinda veio pela vez primeira para o Brasil e participou ao vivo do "Programa do Ratinho" no SBT. Daquela noite, três destaques: o pré aqui tem reportagens de Juliana Maciel e Lívia Raick no "SBT Brasil", apresentado por Rachel Sheherazade e Joseval Peixoto, mostrando os preparativos para receber a atriz mexicana na emissora; o principal aqui tem a participação de Florinda com Carlos Massa e Magdalena Bonfiglioli, na qual conheceu sua dubladora nacional Marta Volpiani; e o pós aqui é uma reportagem de Roger Turchetti apresentada por Neila Medeiros e Bruno Vicari no "Notícias da Manhã", que traz os bastidores do que rolou no "Ratinho".

Clipe do Dia: Dan Seals

Há 70 anos completados nesta quinta-feira, nascia o England Dan da dupla com John Ford Coley de 1970 a 1980. Dan morreu em 2009 e era irmão mais novo de Jim Seals, da dupla Seals & Crofts. Dois belos temas de England e Coley: de 1972, "I'd Really Love To See You Tonight" em apresentação de quatro anos depois no "Midnight Special"; e de 1979, "Love Is The Answer", que foi trilha da novela "Cara a Cara" na TV Bandeirantes.

Arremate

Campeão da Copa do Brasil de 2014 pelo Galo, Maicosuel assinou por 6 meses com o Grêmio.

"24 Horas" volta antes que ele faça sua estreia, seja na Arena ou fora de casa!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.