.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Segunda, 5 de fevereiro de 2018 - ANO 15, EDIÇÃO 80
Filadélfia libertada



Peguei carona de propósito no título de uma famosa canção do Elton John ("Philadelphia Freedom") para abrir a coluna com o grande assunto esportivo deste fim-de-semana, que não poderia ser outro além do Philadelphia Eagles campeão do 52º Super Bowl ao dar de ombros para os prognósticos de "azarão" e passar pelo favoritaço New England Patriots por 41 x 33, de virada - mas os campeões foram melhores praticamente o tempo todo, com exceção do breve período de concessão do vira-vira. Os dois minutos finais coroaram uma partida sensacional, das mais memoráveis do futebol americano, com a confirmação da conquista do Troféu Vince Lombardi vindo apenas no último lance, em lançamento interceptado rente à end zone pela defesa para impedir o touchdown. Jogador mais valioso da NFL, Tom Brady jogou sua 8ª final e não chegou ao 6º caneco, o que faz com que Kurt Warner, do Saint Louis Rams de 2000, permaneça sendo o último MVP e vencedor do Super Bowl ao mesmo tempo. Quem achava que veria Brady viu mesmo Nick Foles, MVP da decisão e inicialmente reserva e depois titular novamente com a lesão no fim da temporada regular de Carson Wentz. As Águias ganharam seu primeiro SB e não eram campeãs havia 58 anos. Quem assistiu, assistiu. E não esquecerá jamais. Football é bom pra cacete.

Curtinhas

Nem tudo foi festa na NFL Linebacker do Indianapolis Colts, Edwin Jackson morreu nas primeiras horas do domingo, aos 26 anos, em um acidente automobilístico. Uma caminhonete o atropelou.

História escrita na Ásia A semana é de começo dos Jogos Olímpicos de Inverno em PyeongChang, e as Coreias do Sul e do Norte atuarão juntas no hóquei no gelo. O primeiro jogo delas unidas foi um amistoso disputado na sul-coreana Incheon e deu Suécia por 3 x 1. Nada que apague o simbolismo do acontecimento, pois as Coreias não se uniam desde o Mundial Sub-20 de futebol em 1991, quando caíram para o Brasil nas quartas.

Suspensão revogada A do Comitê Olímpico Brasileiro pelo COI, que o havia punido pelo envolvimento de seu então presidente Carlos Arthur Nuzman na suspeita de compra de votos para o Rio sediar os Jogos de 2016.

Vai para a segunda rodada É o Brasil no Zonal Americano da Copa Davis ao bater a República Dominicana por suados 3 x 2. A vitória decisiva veio com João Pedro Sorgi, que superou Roberto Cid por 2 sets a 1 (6/7, 6/1 e 5/4). Na próxima fase, os brasileiros enfrentarão a Colômbia, que excluíram Barbados sem uma só derrota.

Aposentado Será o tenista André Sá, 21 anos nas quadras e um dos precursores das duplas no Brasil. Com 11 títulos em nível ATP, ele será apenas técnico de Thomaz Bellucci após jogar o Rio Open e o Brasil Open.

99 títulos Atingiu Falcão em sua carreira com os 4 x 2 do Brasil sobre a República Tcheca para faturar o Grand Prix em Brusque. Qual e quando será a centésima conquista deste cracaço do futsal?

Jogaço e boca no trombone O Nestlé passou pelo Bauru na Superliga Feminina por 3 x 2 (25/19, 25/20, 18/25, 19/25 e 15/10). Tandara, que marcou 31 pontos, se posicionou sobre a polêmica envolvendo Tiffany, que também anotou 31 pontos. Disse a atleta da equipe de Osasco que, embora algo assim seja importante para a sociedade, não concorda com a participação da transsexual no torneio feminino por tê-la como portadora de vantagens físicas devido ao desenvolvimento como sexo masculino até fazer a transição aos 29 anos.

Não vou condená-lo Como condenar Randall Margraves, que tentou agredir Larry Nassar durante o julgamento por casos de abuso cometidos em um clube de ginástica em Michigan? O moço que fez o que fez é pai de três vítimas do ex-médico da seleção americana. Não se deve fazer isso, tudo bem. Mas como ter auto-controle ante um monstro desses? Para qualquer pessoa já seria difícil, imagina para um pai de vítimas?

Só atletas locais Disputam o Campeonato Africano de Nações, conquistado por Marrocos com 4 x 0 sobre a Nigéria. Não se deve confundir com a Copa Africana, essa sim com os "estrangeiros".

Curado do câncer Está Eduardo Berizzo, ex-técnico do Sevilla, cuja anomalia estava localizada na próstata.

Que lástima! Um acidente de ônibus na Argentina, próximo à fronteira do Chile, vitimou três crianças da equipe de uma escolinha de futebol do Colo-Colo, que disputaria uma competição no Paraguai.

Luto em Pernambuco Ex-jogador do Salgueiro, Paulo Júnior morreu de leucemia, doença que o acometia havia 3 anos. Ele precisava de 18 bolsas de sangue por dia. O ex-atacante tinha apenas 33 anos.

Ameaçou, tomou Presidente da Anapolina, Paulo Nelli ameaçou o apitante André Luiz Castro de morte no intervalo da partida contra a Aparecidense. Palavras do dirigente, conforme relato do árbitro em súmula: "Hoje você não sai daqui... Quero ver você sair vivo daqui". Faroeste puro, bah! 30 dias de suspensão o TJD/GO aplicou.

Datas em 0 ou 5 Uma é de hoje: 70 anos de Sven-Goran Eriksson, técnico que venceu taças por Degefors e Goteborg na Suécia, Benfica em Portugal (3 títulos nacionais), Roma, Sampdoria e especialmente Lazio (5 conquistas domésticas entre campeonato, copa e supercopa, além da Recopa e da Supercopa da Europa em 1999). As outras quatro são do último sábado: 50 anos de Vlade Divac, ex-jogador de basquete que disputou a NBA e que foi prata olímpica em 1988 e ouro no Mundial de 1990 e nos Europeus de 1989 e 1991 com a Iugoslávia, depois dela sendo prata olímpica em 1996 e ouro no Europeu de 1995 e no Mundial de 2002 por Sérvia e Montenegro; 110 anos do Panathinaikos, 20 vezes campeão grego, 18 da Copa da Grécia e três da Supercopa da Grécia; 90 anos do EC São Bernardo, vice-campeão da Segunda (quarta) Divisão de SP no ano passado - não confundi-lo com o São Bernardo FC da Série A1; e 30 anos do São Paulo do Amapá, vice estadual em 2014.

O fim-de-semana nos Campeonatos Estaduais

Obs.: este PB acompanha prioritariamente os 40 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

Paulista (5ª rodada) No Clássico da Saudade, o Palmeiras (1º do Grupo C com 15 pontos e único 100% das agremiações da Série A neste ano) matou a saudade de vencer o Santos (1º do D com 7) tanto no geral após duas derrotas quanto no Allianz Parque após uma derrota e dois empates em 2016 e 2017. Da parte dos comandados do Roger Machado, Borja fez seu primeiro gol em clássicos paulistas, Gustavo Scarpa estreou nos últimos 8 minutos, Lucas Lima acertou uma falta no poste e Jailson aumentou sua invencibilidade pessoal para 26 partidas. Da parte de Jair Ventura, a ausência até do banco foi a do Gabigol. No primeiro jogo pós-vitória de Andrés Sanchez para suceder Roberto de Andrade e voltar à presidência após 6 anos, o Corinthians (1º do A com 12) reestreou Emerson Sheik na segunda etapa do solo a nada sobre o Novorizontino. Já o São Paulo (1º do B com 7) estreou Nenê e superou o Botafogo, que não ganha de um dos quatro grandes do estado desde 1988. Não tendo mais Rodrigo no elenco por rescindir unilateralmente com ele, a Ponte Preta (2ª do B com 7) empatou fora de casa com o Ituano. Empate em casa quem teve foi o São Bento (2º do C com 8) com o Santo André. Próximas partidas: na quarta, São Paulo x Bragantino às 21h45; na sexta, Santo André x Corinthians às 19h e São Bento x Linense às 19h15; e no sábado, Ferroviária x Santos e Ponte x Novorizontino às 16h30 e Mirassol x Palmeiras às 19h.

Paulista A2 (5ª rodada) A grande emoção dos 3 x 2 do Guarani (5º com 9) sobre o Batatais ficou para as homenagens ao goleiro reserva Wallace, falecido em acidente de carro. A primeira foi num minuto de silêncio respeitadíssimo e a segunda foi justamente no 1º gol alviverde, saído aos 12 minutos, quando seria feita outra homenagem ao jovem de 22 anos, cuja camisa era a 12. Próximo sábado, o Bugre visita o Sertãozinho às 19h, mesmo horário no dia anterior do Oeste (1º com 13 pontos) recebendo o Penapolense.

Carioca (5ª rodada da 1ª fase) Dois grandes bailaram na curva nesta Taça Guanabara. No Grupo B, o Vasco até saiu na frente aos 18 segundos e venceu o Volta Redonda com direito a um golaço do Bruno Cosendey, mas seus 7 pontos foram insuficientes ante os 8 obtidos pelo Bangu ao ganhar da Cabofriense. Já assegurado antes da bola rolar, o Flamengo empatava em Brasília até 48 do segundo, quando Rhodolfo enfim rompeu a barreira defensiva do Nova Iguaçu com um gol extraordinário em lindíssimo chute do meio da rua. Já no Grupo C, o Fluminense ganhar do Macaé não adiantou de nada pois chegou aos 8 pontos, um abaixo tanto do Botafogo, cujo "oxo" com o Madureira lhe deixou com duas vitórias, quanto do Boavista, cuja poupança de titulares deu certo pois passou pela Portuguesa e ficou na frente com 3 vitórias. As semifinais terão Boavista x Bangu às 20h desta quinta e Flamengo x Botafogo às 16h30 do sábado. As equipes de Saquarema e Gávea têm a vantagem do empate.

Mineiro (5ª rodada) Um gol lindissíssimo de voleio do Arrascaeta, agora o 3º estrangeiro mais goleador do clube com 36 tentos (atrás apenas dos 44 de Carazo e dos 45 de Marcelo Moreno), deu a vitória no clássico para um Cruzeiro (1º com 13) que chamou mais de 50 mil fãs ao Mineirão contra o América (2º com 10) no duelo dos treinadores mais longevos da Série A nacional - tanto Mano Menezes quanto Enderson Moreira estão em suas casamatas há 1 ano e 6 meses. Já Ricardo Oliveira, indo às redes pela vez 1ª, salvou no finalzinho o Atlético (3º com 8) para ganhar da URT fora de casa. Também visitante, o Boa Esporte (6º com 7) abotoou a Caldense no confronto do Sul de Minas. Próximos jogos: quinta, Uberlândia x América às 20h15; sexta, Democrata x Cruzeiro às 21h30; e sábado, Boa Esporte x Tombense às 11h e Atlético x Caldense às 16h30.

Gaúcho (5ª rodada) Os titulares estrearam, a Arena recebeu ótimos 13 mil torcedores para a circunstância muito desfavorável de 21h30 de sábado em meio a um feriadão aqui em Porto Alegre, mas o Grêmio (penúltimo com 1) perdeu a 4ª consecutiva. Deu Cruzeiro com um gol de pênalti para ser a primeira equipe do Rio Grande do Sul a vencer duas vezes no atual estádio tricolor. Uma boa nova foi Maicon voltar a jogar desde o começo depois de 6 meses. Se os gremistas se deram mal, os colorados também pisaram na bola. Com um jogador a menos desde os 30 do primeiro, o reservão do Internacional (4º com 9) sofreu também o escore mínimo. O Brasil (2º com 13) alcançou a co-liderança graças ao empate do não mais 100% Caxias com o São José e seu gol foi do Itaqui, que pode não disputar a sequência do campeonato por correr o risco de passar por uma cirurgia para retirada da hérnia, tanto que tem atuado à base de medicamentos. Primeiro êxito dos rubro-negros pelotenses sobre os alvirrubros porto-alegrenses depois de 22 anos no geral. A lamentar que torcedores xavantes e alvirrubros brigaram após a porfia, quatro dezenas deles sendo detidos. Hoje, o Juventude (8º com 4) visitará o Avenida. Nesta semana, são apenas dois jogos: Grêmio x Brasil na quarta às 21h45, adiantado da metade da semana que vem e último teste antes da Recopa; e Inter x São José na quinta às 20h30, esse adiantado de 4 de março.

Catarinense (6ª rodada) Sorrisos em dobro em Florianópolis, tanto pelo Figueirense (1º com 13) derrotar o Joinville quanto pelo Avaí (3º com 10) passar pelo Criciúma (último com 4), que mandou embora o Lisca, mas nem por isso melhorou. Já a Chapecoense (2ª com 10) perdeu fora de casa pro Hercílio Luz. Por falar na Chape: ela pediu junto à Conmebol a exclusão do Nacional da Libertadores por causa daquela grosseria rasteira e suja cometida por torcedores uruguaios - que, aliás, foram expulsos pelo clube de Montevidéu do seu quadro de associados. Porém, da série "o tiro saiu pela culatra", nem mesmo a própria torcida tem achado isso legal, tendo como uma tentativa de tirar vantagem fora de campo antes de resolver dentro dele. Povo tá achando que a direção pisa na bola. Ontem, o Verdão do Oeste atuou de luto pelo falecimento em acidente de carro de seu ex-jogador Fabinho Baiano, de 41 anos, que o defendeu entre 2003 e 2004 e, depois, entre 2009 e 2010. Nesta semana, a 5ª rodada iniciada quarta-feira passada terá continuidade. Tem Inter de Lages x Figueirense na quarta e Chapecoense x Tubarão na sexta, ambos às 20h30. Aí, sim, todo mundo estará igual em jogos.

Paranaense (4ª rodada) Há o risco do Atletiba deste domingo ter sido o único deste 2018. Infelizmente, um clássico esvaziado pois os visitantes estão atuando com o time sub-23 e os mandantes pouparam quase todo mundo para a Copa do Brasil. No fim das contas, melhor se viu o Atlético (1º do Grupo B com 10 pontos) com um gol do que o Coritiba (4º do A com 5) com nenhum. Zerado esteve também o Paraná (6º do A com 2) no "oxo" com o Toledo. Já o empate do Londrina (2º do B com 6) com o Cianorte foi marcado pelo primeiro gol do Keirrison desde o anotado pelo próprio Tubarão há 1 ano e 5 meses, contra o Náutico. No próximo sábado, marcados estão Londrina x Coritiba, Cascavel x Atlético e Paraná x Prudentópolis, todos às 16h30.

Pernambucano (5ª rodada) O Sport (3º com 8) empatou anteontem com o Central, chegando à igualdade quando tinha um jogador a menos. Leão no Estadual de novo só no dia 18, contra o América.

Baiano (4ª rodada) A trinca do Vitória (1º com 10) sobre o Bahia de Feira foi coroada por um gol fabuloso do Denílson do meio de campo. E pensar que ele quase foi substituído pelo André Lima antes dessa pintura só não mais lindona do que Ivete Sangalo cantando e dançando no palco... Já o Bahia (6º com 5) empatou sem gols com o Jacobina e voltará a campo nesta quarta, às 19h30 DF (18h30 NE), contra o Vitória da Conquista.

Cearense (6ª rodada) Quente clássico vencido pelo Ceará (5º com 10) com dobro a nada sobre o Fortaleza (1º com 12). O segundo tento alvinegro surgiu de um "fair play" que não teria acontecido, mas ali foi mosqueada absoluta dos tricolores - que, porém, achei ter sido prejudicados no lance imediatamente anterior com uma penalidade máxima não marcada. Porém, o Tricolor "se prejudicou-se a si mesmo" e tudo ficou ainda melhor pro Vozão quanto Gustavo foi merecidamente expulso direto por uma falta criminosa que, por pouco, não resultou em algo pior. Foi o primeiro sucesso do Ceará em Clássicos Rei após 7 duelos em 3 anos - entrando nessa lista partidas tanto pelo campeonato estadual quanto pela Fares Lopes, a taça de segundo semestre. Sábado, tem Guarani de Juazeiro do Norte x Fortaleza às 17h (16h) e Ceará x Horizonte às 19h (18h).

Alagoano (4ª rodada) Apesar de perder fora de casa para o Dimensão Saúde pelo marcador mínimo, o CRB continua na liderança com 9 pontos. Próximo jogo é sábado, 17h (16h), contra o Murici.

Maranhense (3ª rodada) Clássico empatado por 1 gol entre Sampaio Corrêa (3º com 4 pontos em dois jogos) e Moto Club. Os tricolores voltam a campo no sábado, às 17h45 (16h45), versus o Santa Quitéria.

Goiano (6ª rodada) Ninguém venceu no clássico, nem o Vila Nova (1º do B com 12) e nem o Goiás (1º do A com 13). Quem perdeu mais uma vez foi a civilidade. Mais uma vez foi comprovado que torcida única no estádio não colabora em nada. Se resultasse em algo bom, não teríamos um torcedor alviverde assassinado ao tentar uma emboscada contra um ônibus com torcedores colorados. Todo clássico em Goiânia tendo violência, mas nunca terá fim essa tristeza? Enfim... (respirando fundo) Já o Atlético (5º do A com 4) empatou com o Grêmio Anápolis na estreia de Cláudio Tencati, que tem uma situação bem danada para reviravoltar. Próximo sábado, acontecerão Goiás x Aparecidense, Atlético x Itumbiara e Iporá x Vila Nova todos às 16h30.

Paraense (5ª rodada) "Oxado" com o Paragominas, o Paysandu (2º do A1 com 10) volta a campo pelo estadual no próximo domingo, às 17h (16h), contra o Parauapebas. Resultados ruins seguem dando o tom.

Agenda desta semana

Libertadores (2ª fase, volta) Quarta-feira tem as voltas dos brasileiros às 21h45. Vasco x Universidad de Concepción (4 x 0) tem um caráter mais "amistoso" e a decisão pra valer será mesmo em Nacional do Uruguai x Chapecoense (1 x 0). Antes delas, tem três partidas amanhã: às 20h15, Guaraní x Carabobo (0 x 1); e às 22h30, Independiente del Valle x Banfield e Melgar x Santiago Wanderers (ambas 1 x 1). Outras três acontecerão nesta quinta: às 22h, Independiente Santa Fe x Deportivo Táchira (3 x 2); às 22h30, Jorge Wilstermann x Oriente Petrolero (2 x 1); e à 0h15 da sexta-feira, Atlético Junior x Olimpia (0 x 1).

Copa do Brasil (1ª fase) Terça-feira com quatro compromissos: às 19h15 DF (17h15 AM), Nacional x Ponte Preta; às 20h15, Brasiliense x Oeste; às 20h30, Inter de Limeira x Rio Branco do Acre; e às 21h30, Aparecidense x Botafogo. Quarta-feira conclui este segmento inicial: às 16h, Ceilândia x Avaí; às 16h30, Atlético do Espírito Santo x Remo; às 17h DF (16h NE), Altos x Atlético Goianiense; às 19h30, São Caetano x Criciúma, Parnahyba x Coritiba, Globo x Vitória e Santos do Amapá x Sport (18h30 locais as três últimas); às 21h30 (20h30), Sinop x Goiás, Ferroviário x Confiança, Dom Bosco x CRB e Corumbaense x ASA; às 21h45, Atlético Acreano x Atlético Mineiro (esta às 18h45 locais) e Brusque x Ceará; e às 22h30 (20h30 locais), São Raimundo de Roraima x Vila Nova e Manaus x CSA. As maravilhas do Brasil e seus "mil e um fusos confusos".

Copa do Nordeste (2ª rodada) Amanhã tem Santa Cruz (1 ponto) x Treze (0 ponto) pelo Grupo A às 22h45 (21h45); e na quinta, Sampaio Corrêa (1) x Salgueiro (0) pelo Grupo D às 20h (19h) e Botafogo da Paraíba (3) x Náutico (1) às 22h15 (21h15). Estes jogos se somarão aos disputados na semana passada.

Copa Verde (1ª fase, ida) Sexta-feira tem Interporto x Paysandu às 22h15 DF (21h15 locais).

Destaques do futebol europeu

Quatro dos principais nacionais continuam com líderes disparados: Espanha com o Barcelona, 58 pontos em 22 rodadas (9 de vantagem) após empatar o clássico com o Espanyol; Inglaterra com o Manchester City, 69 pontos em 26 rodadas (13 de vantagem) ao empatar com o Burnley; Alemanha com o Bayern de Munique, 53 pontos em 21 rodadas (18 de vantagem) ao derrotar o Mainz ainda no 1º tempo para chegar às 8 vitórias consecutivas; e França com o Paris Saint Germain, 62 pontos em 24 rodadas (9 de vantagem) após a trinca a nada sobre o Lille, que teve o hoje aniversariante Neymar guardando um para chegar aos 350 gols na carreira.

Equilibrados dois torneios: o da Itália é liderado pelo Napoli, que foi aos 60 pontos em 23 rodadas ao superar o Benevento fora de casa, mas na cola dele está a Juventus, 59 pontos após massacrar o Sassuolo por 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 a nada com direito a três só do Higuaín; e o de Portugal ficou ainda mais legal pois o Porto lidera com 52 pontos em 21 rodadas ao bater o Braga em seus domínios, mas viu o Benfica chegar aos 50 ao tocar uma mão cheia de gols no Rio Ave e o Sporting perder o primeirão ao parar nos 50 pois o Estoril o parou.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

O "gemidão do zap" ainda ataca (risos) Infelizmente não gravei essa anteontem e não me perdoarei nunca e jamais por não fazê-lo, mas tenho certeza que não escutei sozinho pois aconteceu na Rádio Gaúcha, líder de audiência aqui na aldeia pampeana - logo, milhares de outros viventes sabem que isso aconteceu. Foi no "Notícia na Hora Certa" das 10h, dentro do "Super Sábado". Grande torcedor xavante de quatro costados, Artur Chagas apresentava o noticiário direto da redação quando, no meio dele, achei ter escutado algo familiar ao fundo, provavelmente do celular de alguém no mesmo local. Pois era o bendito "gemidão". Vocês acham que isso passou batido por ele? Claro que não. Perto do fim, Artur não se aguentou e começou a cair na risada incontrolável, procurando se segurar ao máximo e até dando algumas pausas de dois a três segundos. Foi um custo tremendo para terminar o "Hora Certa" graças a essa praga miserável que ainda hoje atraiçoa, eh, eh, eh...

Religiosos invertidos Na Rádio Globo a partir desta segunda-feira, quando feitas algumas alterações na grade - entre elas o "No Ar com Otaviano Costa" ir até 11h45, o "Papo de Almoço" perder uma hora e começar às 12h e estrearem os boletins jornalísticos "#Globo" cinco vezes por dia: 10h, 12h, 14h, 16h e 21h. O "Momento de Fé" do Padre Marcelo Rossi passou a ir ao ar das 5h às 6h, enquanto o "Vai na Fé" deixou esta faixa e assumiu a da meia-noite. Próximo domingo, João Marcello Bôscoli apresentará o "Em Cartaz" às 23h.

Da Rádio Bandeirantes para o Corinthians É Luís Paulo Rosenberg. O colunista de economia da emissora do Morumbi volta ao alvinegro de Parque São Jorge por compor a chapa vencedora do novamente presidente Andrés Sanchez. Caberão os departamentos de marketing e comunicação ao Rosenberg.

Mudanças de horário Leio na Keila Jimenez que a Record mudará as manhãs a partir do próximo dia 19 - bom, volta e meia isso acontece, pequenas alterações de uns e alguns minutos. Desta vez, o maior beneficiado será o "Fala Brasil", que herdará meia hora tirada do "Balanço Geral Manhã" e começará às 8h30, ainda terminando às 10h. Quanto ao "Balanço", ficará apenas até 7h, quando chegarão os "Praça no Ar". Desta forma, os noticiários locais confrontarão em sua meia hora inicial os da Globo em sua meia hora final. Aqui na aldeia pampeana, por exemplo, das 7h às 7h30 teremos o embate de André Haar e Gisa Guerra no "Rio Grande no Ar" da Record contra Daniela Ungaretti e Simone Lazzari no "Bom Dia Rio Grande" da RBS.

A nova mamãe jornalista do pedaço Maternidade na Record em São Paulo, mais especificamente na equipe do "Domingo Espetacular". É Patrícia Costa a grávida da vez, mãe que será de um menino chamado Pedro.

Todas as próprias uniformizadas Estreado em São Paulo e depois adotado por Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife, faltava o novo pacote de vinhetas e gráficos dos jornais locais chegar a uma emissora própria da Globo. Agora não falta mais. Brasília estreia as novidades nesta segunda-feira, que incluem interatividade via telão. Uma amostra pode ser vista aqui, no início do "Bom Dia DF" com o conterrâneo Guilherme Portanova. O mesmo valerá também pro "DF1" do Fábio William quanto para o "DF2" do Antônio de Castro.

O novo substituto imediato Será Rodrigo Bocardi de William Bonner no "Jornal Nacional". Leio no Daniel Castro que o âncora do "Bom Dia SP" passará a cobrir férias, folgas e licenças médicas do comandante do principal noticiário da Globo já a partir do próximo plantão de carnaval, para tanto assumindo a função no lugar do Heraldo Pereira, que deixará de fazer o "JN" pois será o novo titular do "Jornal das 10" na GloboNews. "Bocardão da Massa" tá que tá. Venceu desconfianças e narizes tortos para se estabelecer com tudo em estúdio.

O maior tiro no pé do ano É essa campanha "O Brasil Que Eu Quero" na Globo, a dos vídeos a ser enviados para os noticiários. Queriam recados bonitinhos de lugares paradisíacos, mas o povo mandou reclamações de coisas erradas. Podem notar que mostraram vídeos em apenas um único dia, dois ou três do tipo "legal", mas outros dois ou três do tipo "bronca reivindicatória". O que é que custa para eles reconhecerem a bola fora que é essa ideia e cancelarem ou, então, mantê-la deixando que as pessoas mandem o que bem entenderem? Botar os apresentadores nas suas cidades para fazerem "tutorial" é só mais uma perda de tempo.

Jorginho e Pedrão Saíam do ar há 5 anos completados anteontem com o fim de "Os Caras de Pau", série exibida pela Globo em 115 episódios a partir de 2010, antes disso passando como especial de fim de ano desde 2006 e, antes ainda, sendo um quadro do "Zorra Total". O humor de Leandro Hassum e Marcius Melhem foi reprisado de 2015 até 2017 na "Sessão Comédia", exibida para Rio de Janeiro, São Paulo e parte da rede.

Agora ela viverá... não, não vai Com 4 capítulos inspirados em obra de Nelson Motta, a minissérie "O Canto da Sereia" voltará a passar, desta vez no canal pago GNT. A personagem encarnada por Ísis Valverde em 2013 ressurgirá no próximo dia 7, com exibições às 23h das quartas-feiras e às 22h30 dos domingos. Na Globo, a produção foi repetida em 2015 como longa-metragem nas comemorações de 50 anos.

Força, Ana Beatriz Nogueira!!! Contou esta ótima atriz à Patrícia Kogut que é portadora de esclerose múltipla, que tem a doença desde 2009, quando fazia "Caminho das Índias". Ainda bem que, depois de problemas muito sérios enfrentados a partir da descoberta, a doença foi controlada e Ana pode desfrutar do momento muito legal pós-"Rock Story" e pré-nova temporada de "Malhação" e futura novela do Aguinaldo Silva às 21h. Antes disso ser revelado, as únicas pessoas que sabiam disso eram amigos próximos, o irmão, uma tia e os executivos Carlos Henrique Schroder e Mônica Albuquerque. Atualmente com 50 anos e revista tanto na Globo em "Celebridade" quanto na Record em "Bicho do Mato", ela pretende abrir um espaço na internet para tratar do assunto.

Luto na dramaturgia Morreu no sábado, aos 85 anos, o ator e diretor Oswaldo Loureiro, que sofria de Alzheimer e estava sem desempenhar qualquer atividade desde 2011, tendo atuado por último em "A Lua Me Disse", novela da Globo em 2005. Algumas tramas com sua presença foram "Roque Santeiro" e "Que Rei Sou Eu?". Também ele pode ser revisto atualmente em "Celebridade" no "Vale a Pena Ver de Novo".

A primeira vez a gente nunca esquece Foi a do Rouge na Rede Globo, quase 16 anos após sua criação. O grupo musical nunca havia aparecido na emissora apenas, tão somente, única e exclusivamente porque tinha formado no "Popstars", reality musical do SBT - ou seja: aquela bobagem de não dar cartaz para algo da concorrência, uma tolice sem tamanho. Nunca "Ragatanga" foi tão curtida pelos fãs.

Datas brasileiras em 0 ou 5 Duas do domingo: 60 anos da estreia de Silvio Santos na televisão, apresentando o programa "Hit Parade" na TV Paulista, canal 5 (isso consta no livro "Almanaque do SBT - 35 Anos"); e 15 anos da perda do título de Miss Brasil do ano anterior pela gaúcha Joseane Oliveira devido à comprovação de que era casada, o que contraria o regulamento do concurso, cuja nova vencedora passou a ser a catarinense Taíza Thomsen. A outra é de hoje: 15 anos da morte de Abel Pedroso, nascido em 1922 e que presidia à ocasião o Grupo Cultura, controlador das rádios Globo e CBN em Campinas, cidade na qual ele e outros dois irmãos inauguraram em 1950 a Rádio Brasil, que hoje é parceira institucional da Arquidiocese municipal.

De volta ao começo A TV Cultura passou a reprisar o "Cine Cult" às sextas-feiras - isto é: reprisar os filmes exibidos desde a estreia da sessão, em agosto do ano passado, inclusive e aparentemente na mesma ordem. Admito que não tinha me tocado que "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" havia sido o primeiro a passar, tanto que para mim era novidade sua reprise na última sexta e por isso havia falado da última vez que passara em TV aberta até então - aqui neste PB, a primeira menção que fiz à sessão foi na coluna de 1º de setembro, 27 dias depois da estreia. Uma "googlada" básica e percebi isso que me foi alertado no Twitter pelo seguidor Causlos, ao qual agradeço por alertar para a besteira idiotamente tontérrima que cometi (e aproveito para mais uma vez pedir às damas e aos cavalheiros que não achem mais que "sei tudo de tudo sobre todos o tempo todo" pois, se isso fosse verdade, eu saberia que "Annie Hall" havia estreado a sessão em 4 de agosto). Como a ordem das reprises será seguida conforme a da primeira exibição, "A Rosa Púrpura do Cairo" passará na próxima sexta. Da estreia até a semana passada com "Matar ou Morrer", o "Cine Cult" transmitiu 26 clássicos do cinema.

Datas estrangeiras em 0 ou 5 Uma do sábado: 75 anos de Blythe Danner, atriz de filmes como "Entrando Numa Fria" e mãe de Gwyneth Paltrow. Duas do domingo: 100 anos do nascimento de Ida Lupino, atriz e diretora falecida em 1995 e primeira mulher a dirigir um filme noir ("The Hitch-Hiker", em 1953); e 95 anos do nascimento de Conrad Bain, ator falecido em 2013 e que foi o Sr. Drummond de "Arnold" de 1978 a 1986. As outras cinco são desta segunda: 75 anos de Michael Mann, diretor de filmes como "Fogo Contra Fogo", "O Informante", "Ali" e "Miami Vice"; 70 anos de Barbara Hershey, indicada ao Oscar de coadjuvante por "Retrato de uma Mulher" e atriz de "Hannah e Suas Irmãs" e "A Última Tentação de Cristo"; 70 anos de Christopher Guest, ator de filmes como "Isto é Spinal Tap"; 65 anos do lançamento de "Peter Pan", animação clássica da Disney; e 25 anos da morte de Joseph L. Mankiewicz, nascido em 1909 e Oscar de diretor por "Quem é o Infiel?" e "A Malvada", além de indicado por "Cinco Dedos" e "Jogo Mortal", fora ter filmado "A Condessa Descalça", "Júlio César" e "Cleópatra".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara: GloboNews em HD

Começou há 5 anos completados no último sábado a transmissão em alta definição da programação do canal de notícias da Globo. Vamos lembrar aqui o começo de tudo, com Anne Lottermann (hoje moça do tempo no "RJTV: 2ª Edição") anunciando a novidade, que foi melhor destacada em reportagem especial da Heloísa Gomyde, na qual foram mostradas imagens de um piloto do "Jornal das 10" gravado pelo então apresentador Eduardo Grillo para testar o sistema HD. O primeiro programa neste formato foi o "Mundo S/A", às 12h30 daquele domingo, com Luís Fernando Silva Pinto mostrando os bastidores da famosa fábrica de motos Harley Davidson.

Momento Raridade Rara: Aline Midlej

Apresentadora do "Edição das 10h" na GloboNews desde 2016, esta bela jornalista maranhense completou 35 anos neste domingo. Inicialmente estagiária da Globo SP em 2005, foi produtora e repórter da Record de 2006 a 2009, depois apresentando o programa "Nova África" na TV Brasil até 2010. Separei aqui o episódio "Zimbábue, Que País É Esse?", no qual ela documenta a realidade deste país - uma voz soará familiar em alguns trechos: é a de Luiz Carlos Azenha, repórter especial da Record e um dos idealizadores deste projeto exibido pela estação da EBC. O maior destaque em TV aberta comercial viria na Bandeirantes, da qual saiu para o canal por assinatura da Globo e onde foi repórter na maioria do tempo. Uma dessas matérias é de 2013, com ela de ônibus e Olívia Freitas de carro testando quanto tempo levaria o trajeto de uma via paulistana após a inauguração de uma nova faixa para busões. O lado apresentadora dela seria destacado de 2014 a 2015, quando esteve no "Café com Jornal". Aliás, a perda de algo a mais neste matinal começou quando Aline foi para a GloboNews.

Clipe do Dia: Sílvio Caldas

Há 20 anos fechados no sábado, acontecia a efetiva despedida do rei das despedidas. Sílvio Caldas levou justamente 20 anos para terminar sua carreira, o que ajudou a criar um folclore a mais em cima dele, o seresteiro dos seresteiros. Nascido em 1908, o "Caboclinho" vem em três canções: de 1974, "Cordiais Saudações" cantada no "Sambão", programa de Elizeth Cardoso na TV Record, no qual contou histórias sobre o autor Noel Rosa; de 1976, "Tarantela em Verde e Branco", uma homenagem ao Palmeiras; e de 1994, "Chão de Estrelas" cantada no "Hot Hot Hot", programa do SBT apresentado por Silvio Santos, com quem bateu um papo.

Clipe do Dia: Serginho Herval

60 anos completou neste sábado o baterista do Roupa Nova, além de cantor de muitos dos clássicos desta baita banda, alguns deles destacados neste tópico: de 1981, "Sapato Velho", único dos aqui selecionados que não foi trilha de novela; de 1983, "Anjo" (tema da Juliana de Maitê Proença em "Guerra dos Sexos"); de 1984, "Whisky a Go Go" (tema de abertura de "Um Sonho a Mais") - detalhe: Serginho cantou a versão em estúdio, mas nas apresentações ao vivo é Paulinho quem canta este tema; de 1985, "Dona" (tema da Porcina de Regina Duarte em "Roque Santeiro"); e de 1994, "A Viagem" (tema de abertura da novela homônima).

Clipe do Dia: Dennis Edwards

Minha ideia era destacar os 75 anos anteontem completados pelo ex-cantor dos Temptations. Acontece que fui pego de surpresa ao perceber que ele não completou 75 anos. Dennis morreu na véspera do seu aniversário, de causa não informada até a publicação desta coluna. Integrante do maravilhoso grupo vocal de 1968 a 1977, quando substituiu David Ruffin, Dennis foi a principal voz de um dos maiores clássicos dos Temptations: de 1972, em apresentação no "Soul Train" de Don Cornelius, a sensacional "Papa Was a Rolling Stone", com vocais divididos com Richard Street, Damon Harris e Melvin Franklin, além de uma linha de baixo coisa linda demais. Na carreira solo, teve como maior momento o dueto com Siedah Garrett em "Don't Look Any Further", em 1984.

Bela do Dia: Mabel Cezar

Mabel Cezar, dubladora e voz-padrão feminina da TV Globo. Tremenda dubladora, sempre ótima quando é para ser séria e mais ainda quando é para divertir. E caiu tão como uma luva em chamadas a partir da novela "Joia Rara" que ficou de vez na função.

Clipe do Dia: Alice Cooper

Roqueiro pesado de visual gótico e assustador, mas os 70 anos ontem completados ficaram muito lembrados para bastante gente pelos temas românticos emplacados nos anos 70. Três, mais precisamente: de 1976, "I Never Cry", que foi tema da novela global "Duas Vidas"; de 1977, "You and Me"; e de 1978, "How You Gonna See Me Now", tema dos personagens Aline (Nádia Lippi) e Pepo (Osmar Prado) em "Pai Herói".

Clipe do Dia: Karen Carpenter

Fez 35 anos neste domingo a morte dela, nascida em 1950 e uma cantora extraordinária, de suavidade ímpar e talento indiscutível. Lamentavelmnte, a anorexia a tirou da gente. Quanto mais não teria nos dado se conosco permanecesse? Mas ela já deixou um tantaço de belas canções em apenas pouco mais de uma década ao lado do irmão Richard, tanto que foi bem difícil selecionar apenas cinco dos Carpenters por bem mais estarem nas minhas favoritas: de 1970, "(They Long To Be) Close To You"; de 1973, "Sing"; de 1975, "Only Yesterday"; de 1977, "All You Get From Love Is a Love Song"; e de 1981, "Touch Me When We're Dancing".

Clipe do Dia: outros destaques

De 1991, "Two Princes" com Spin Doctors, cujo vocalista Chris Barron completa 50 anos nesta segunda.

De 2000, "Run To Me" com Oscar de la Hoya. Sim, é o boxeador que ontem completou 45 anos e que foi campeão olímpico em Barcelona 1992. Ele resolveu se lançar cantou e melodiou este clássico dos Bee Gees.

De 2005, "O Vento" com Los Hermanos. O vocalista Marcelo Camelo chegou neste domingo aos 40 anos.

De 2008, "If I Had Eyes", com Jack Johnson. O álbum "Sleep Through The Static" era lançado há 10 anos.

Arremate

Um gol olímpico para cada time. Mas "um gol normal" deu a vitória à Fiorentina sobre o Bologna.

"24 Horas" volta antes que algum dia algo assim se repita no futebol italiano!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.