.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 1º de fevereiro de 2018 - ANO 15, EDIÇÃO 78
Classificação praticamente assegurada

É a do Vasco à 3ª e última fase pré-grupos da Libertadores após tocar um sonoro 4 x 0 fora de casa diante de um constrangedor Universidad Concepción - e aqui não se diminui a vitória cruzmaltina, muito ao contrário; sempre digo que, quando você está diante de um time fraco, tens mais é que tocar nele uma sacola de gols. Competente foi o time do Zé Ricardo ao tirar proveito da incompetência alheia para tanto igualar o maior triunfo da equipe em Copas Libertadores (4 x 0 no Deportivo Galícia da Venezuela em 1980) quanto obter sua maior goleada fora de casa no histórico do torneio - nem mesmo aquele timaço campeão de 1998 ganhou na casa de um visitante por quatro gols de diferença sem ser vazado. Assim, nem deu para se lembrar direito do celebrado Martín Silva, que completou 200 presenças como guarda-metas vascaíno desde 2014. Quarta que vem, os chilenos só eliminarão os cariocas se vencerem por 5 ou mais gols de diferença ou por 4 de diferença a partir de 5 x 1 (teria marcado mais vezes fora de casa). Mais fácil Ana Paula Araújo virar flamenguista e Mariana Gross virar vascaína. Em tempo: o do Vasco não foi o primeiro 4 x 0 fora de casa em fase pré-grupos neste torneio. Em 2015, a mesma diferença foi aplicada pelo Huracán sobre o Alianza no Peru - na volta, os argentinos avançaram num 0 x 0.

Já a Chapecoense inventou de se complicar justamente agora. A defesa dos comandados do Gilson Kleina não havia sido vazada ainda, mas tomou um gol do Nacional e não o vazou. Quarta que vem, será obrigada a ganhar por 1 x 0 para pênaltis, por dois ou mais gols de diferença ou por um gol a partir de 2 x 1. Aí entra um desafio para os catarinenses: serem os primeiros a reviravoltarem um 0 x 1 em casa na ida de uma fase pré-grupos. É a 5ª vez que um visitante venceu a partida de ida por este marcador. Nas outras, o ganhador confirmou a classificação na volta: Santos em 2007 diante do Blooming (5 x 0 na volta), Unión Española em 2011 sobre o Bolívar (0 x 0 na volta), Independiente del Valle em 2017 contra o Deportivo Municipal (2 x 2 na volta) e Atlético Junior também no ano passado versus o Carabobo (3 x 0 na volta). Para piorar, o Verdão do Oeste tinha um atleta a mais com a expulsão de Espino, mas ficou com 9 jogadores pois Perotti e Eduardo foram para o olho da rua.

Hoje, a Libertadores completará a ida da segunda fase pré-grupos com Deportivo Táchira x Independiente Santa Fe às 20h15 e Olimpia x Junior e Oriente Petrolero x Jorge Wilstermann às 22h30.

Eu alertei na coluna de ontem...

Vocês leram o que escrevi sobre o Internacional, parecia que eu já estava adivinhando. Tinha a vantagem mínima em Cascavel, mas aí tomou um gol dos reservas do Boavista a 5 minutos do fim na falha do Danilo Fernandes e aí virou um Deus nos acuda para evitar um vexame. Evitou o vexame pelo 1 x 1 avançá-lo para esperar por Remo ou Atlético do Espírito Santo, mas não evitou as muitas críticas ao desempenho da equipe.

Mas o Colorado não foi o único a receber críticas. O São Paulo venceu o Madureira por solo a nada, mas tomou vaias da torcida de Londrina ao final. Vem aí CSA ou Manaus na segunda fase. Já o Fluminense até ganhou da Caldense, mas ganhou com tento anotado depois dos 40 do segundo, por isso também recebendo críticas. Os tricolores pegarão o Salgueiro, que tomou 2 gols do Novoperário, mas devolveu anotando 3.

Quem deu vexame foi o Santa Cruz, que impediu um clássico do Recife com o Náutico, avançado no empate por 1 gol com o Cordino. Os alvirrubros enfrentarão o Fluminense de Feira de Santana, um dos três mandantes que se deram bem - os outros fizeram 2 x 0 e foram o Uberlândia, que excluiu o Ituano para encarar Coritiba ou Parnahyba, e o Tubarão, que bateu o América de Natal e duelará contra o Atlético Paranaense.

Nas demais partidas, outros dois times se classificaram empatando: o Juventude no "oxo" com o Interporto para esperar por Avaí ou Ceilândia e o Bragantino por 1 gol com o Nova Iguaçu para jogar contra Atlético Goianiense ou Altos. Única equipe em campo nesta quarta-feira fora da primeira divisão de seu estado, o Aimoré caiu diante do Cuiabá, que espera por Botafogo ou Aparecidense. Já o Joinville derrubou o Itabaiana para esperar por Vila Nova ou São Raimundo de Roraima. Primeira vitória do JEC fora de casa após 19 insucessos em 321 dias.

Líder cearense até ontem, o Floresta foi eliminado pelo Botafogo da Paraíba, que não sabe qual Atlético duelará, se o Mineiro ou o Acreano. O escore de 2 x 0 também foi aplicado pelo Figueirense sobre o Treze. Vem aí Oeste ou Brasiliense no caminho dos catarinenses. O Londrina bateu o Ariquemes e jogará contra Ceará ou Brusque. Por fim, o Sampaio Corrêa deu de ombros para o Independente e saberá hoje se pegará URT ou Paraná.

A partida de Patos de Minas iniciará às 19h15 e será uma das duas de hoje, a outra sendo Novo Hamburgo x Paysandu às 21h30. Primeiro classificado, o Boa Esporte aguarda por Goiás ou Sinop.

Outros destaques da bola rolando

Copa do Nordeste (2ª rodada) O Grupo B foi movimentado pelos 2 x 0 do ABC no Globo. Os alvinegros ganharam suas duas e os "fãs dos Marinho" perderam as duas. O ABC receberá o Vitória no dia 10 e o Globo visitará o Ferroviário no dia 21. Aliás, baianos e cearenses se enfrentam hoje às 21h15 locais (22h15 Brasília), o Leão vencedor e o Ferrim perdedor na primeira rodada. Também nesta quinta, o Grupo A terá CRB x Confiança. Os alagoanos faturaram sua estreia e os sergipanos perderam a deles.

Catarinense (5ª rodada) O Avaí tomou dobro a nada em casa do Concórdia e está em 4º, com 7 pontos. Também derrotado foi o Criciúma, fora de casa pelo Brusque. Penúltimo com 4 pontos, o Tigre faz seu pior começo de campeonato desde os mesmos 4 pontos em 5 jogos em 2010. (grato ao Eduardo Madeira pela dica)

Cearense (complemento da 1ª rodada) O Fortaleza derrotou o Tiradentes e assumiu a liderança com 12 pontos. Hoje, o Ceará (7º com 4) concluirá esta jornada inicial contra o Uniclinic às 20h DF (19h NE).

Goiano (5ª rodada) No último compromisso antes de Cláudio Tencati assumir como novo treinador, o Atlético "oxou" com o Anápolis e é o último do Grupo A com 3 pontos. A liderança é do Goiás, 12 pontos após derrotar o Grêmio Anápolis. O Vila Nova ganhou fora de casa do Rio Verde e lidera o B com 11 pontos.

Copa Verde (ida da 1ª fase) O principal destaque ficou pro Manaus com 2 x 0 sobre o Remo, na primeira vitória de um clube do Amazonas sobre um do Pará no histórico deste certame. Situação encrespada para o Leão e ótima para o Verdão da Capital. Outros jogos: Atlético Capixaba 2 x 1 Brasiliense, Corumbaense 0 x 2 Luverdense, São Raimundo de Roraima 1 x 2 Rio Branco do Acre e Atlético Acreano 3 x 2 Santos do Amapá.

Curtinhas

Saiu de um para outro "FL" Não mais Fluminense para Henrique Dourado. Ele foi anunciado hoje como novo atacante do Flamengo. O "Ceifador" assinou por 4 anos. Tchau, Laranjeiras. Olá, Gávea.

Derrota na Justiça Do Botafogo na contenda com os humoristas do Porta dos Fundos por causa daquele vídeo que ironizou o uniforme alvinegro com várias marcas de patrocinadores. Sem indenização pro Fogão.

Acabou a pizza Não é "em" e sim "a" mesmo. O NetLusa revelou: revoltados pelos 3 x 0 aplicados pelo Oeste na última segunda, pela A2 do Paulistão, torcedores da Portuguesa pagaram 300 "temers" aos entregadores de pizzas que seriam o jantar dos jogadores rubro-verdes e deixaram eles passando fome. Isto é: deixariam. O pessoal da Lusa chamou uma nova rodada de pizzas e elas foram entregues por outro portão. Baaahhh!!!

História mal contada Terá de ser elucidada pelo ex-atacante Warley, que recebeu alta hospitalar após o esfaqueamento sofrido na sexta-feira da semana passada. O travesti mentiu ou fala a verdade?

Parabéns, campeãs! Brasil campeão sul-americano feminino sub-20 com 8 x 1 sobre o Paraguai na partida decisiva. A campanha do título teve 7 vitórias em 7 partidas e 30 gols marcados. Dá-lhe!

Luto na Itália Morreu aos 84 anos Azeglio Vicini, técnico da seleção na Copa do Mundo de 1990, quando ficaram em 3º lugar diante de sua gente. Antes, foi semifinalista na Eurocopa de 1988.

Au revoir Lucas Moura deu um pro Paris Saint Germain. Agora ele é do Tottenham até junho de 2023.

Negócios à inglesa O Arsenal renovou com Ozil até 2021 e contratou Aubameyang junto ao Borussia Dortmund, mas perdeu Giroud para o Chelsea. Valores não revelados nestas transações.

Líder, cada vez mais líder É o Manchester City no Inglês ao tocar 3 x 0 no West Bromwich. São 68 pontos em 25 rodadas, 15 pontos acima do Manchester United, que tomou toco ao dobrado do Tottenham.

Líder "até a página 9" É o Sporting no Português, 50 pontos em 20 rodadas após 1 x 0 no Vitória de Guimarães. Acontece que o Porto tem 49 e um jogo a menos (aquele suspenso diante do Estoril).

Adversário definido Do Paris Saint Germain na final da Copa da Liga Francesa: é o Monaco do Falcao Garcia, que superou o Montpellier. Neymar, Cavani e cia. buscarão o caneco em 31 de março.

Luto na NBA Morreu aos 38 anos o ex-jogador Rasual Butler, que atuou na liga de 2002 a 2016 por times como New Orleans Hornets, Los Angeles Clippers, Toronto Raptors, Chicago Bulls, Indiana Pacers, Washington Wizards e San Antonio Spurs. Foi um acidente de carro na Califórnia que matou não só ele, mas também sua esposa Leah LaBelle, cantora que disputou o "American Idol" (sem parentesco com Patti LaBelle, observe-se).

Penas anuladas As de 28 atletas russos punidos por dopagem. A Corte Arbitral do Esporte deu causa favorável a eles, afetados pela exclusão de seu país dos Jogos Olímpicos de Inverno em PyeongChang.

Chega de "grid girls" Confirmado pela Fórmula 1 que elas não serão mais usadas na temporada deste ano.

Futsal do Brasil Após golear a Costa Rica por 6 x 1, a seleção pega hoje a Bélgica pelo Grand Prix.

Momento Raridade Rara: 55 anos de José Paulo de Andrade na Rádio Bandeirantes

Data completada sem a comunicação do apresentador na emissora, na qual foi escutado pela última vez em 27 de dezembro e onde deveria estar de volta no último 22 de janeiro. Porém, ele comunicou ontem ao público que está fora do ar pois passa por um tratamento intensivo para um enfisema pulmonar, que ainda lhe tem trazido sequelas em outros órgãos, completando que espera conseguir voltar ao ar na próxima semana. Força!!!

Enquanto isso, não se deixe a ocasião passar em branco e vamos homenagear esta belíssima história de cinco décadas e meia na AM 840 de São Paulo, na qual ingressou na equipe de esportes e também apresentou programas musicais até sua vida profissional mudar nos anos 70 em três oportunidades: 1973, quando assumiu a apresentação de "O Pulo do Gato" uma semana após a estreia para ser recordista absoluto de permanência no mesmo horário apresentando o mesmo programa por tanto tempo; 1977, quando deixa de ser cronista esportivo para assumir a direção de jornalismo; e 1978, quando ele e Salomão Ésper estreiam emergencialmente o "Jornal Gente" devido ao falecimento no dia anterior de Vicente Leporace, que fazia "O Trabuco".

Separei três registros de Zé Paulo - e só três pois outros mais guardarei para tópicos semelhantes quando vierem os 45 anos do "Pulo" e os 40 do "Gente", ambos em abril -, não sem esquecer de registrar que ele também passou pelo "Primeira Hora" e foi o primeiro apresentador do "Bastidores do Poder", no ano passado: de 1993, uma entrevista concedida à Dione Forti no "Manhã Bandeirantes", quando recordou uma gafe enorme nos tempos de "PH"; de 2009, uma homenagem feita ao próprio "Primeira Hora" no dia de seus 47 anos (Francisco Prado estava com ele no "Gente"); e de 2013, reportagem da Paula Valdez na TV Band sobre os 50 anos de José Paulo na RB, a qual inclui sonoras de André Russo, Salomão Ésper, Rafael Colombo e do presidente Johnny Saad (a exibição foi três dias depois da data pois só então ele havia regressado das férias).

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Cobrindo férias Por duas semanas, Lana Canepa apresentará o "Jornal da Band" ao lado de Ricardo Boechat. Desde ontem, a repórter de política em Brasília cobre as férias da futura mamãe Paloma Tocci. Recentemente, ela já havia apresentado o noticiário duas vezes no plantão de sábado.

"Superpoderosas" Leio no Flávio Ricco que este será o título do programa feminino que estreará na Band em abril, das 9h30 às 11h, a ser apresentado por Natália Leite, ex-repórter da Record e do SBT. O programa será tocado pela empresa da Ana Paula Padrão, com quem Natália divide o projeto "Escola de Você", dedicado às mulheres e que servirá de base para esta atração. Em tempo: o que será de Daniel Bork com o fim do "Dia Dia"?

Susto na Record Minas Um policial civil invadiu ontem pela manhã a sede da emissora ao ter um surto causado por problemas psiquiátricos. Ele apontou uma arma na cabeça do porteiro, mas ninguém se feriu.

Ajuda necessária Casal de repórteres do jornalismo da Record em SP, Patrícia Ferraz e Romeu Piccoli precisam de bolsas de sangue para sua filha Catarina, que nasceu recentemente e ainda está internada. Quem puder ajudar, deve doar sangue de qualquer tipo nestes dois endereços: Rua Borges Lagoa, 1450, na Vila Clementino (Hospital Professor Edmundo Vasconcelos); e Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2533, no Jardim Paulista (Unidade Brigadeiro). Deve ser indicado o nome de RN (recém-nascida) de Patrícia Marcolino Costa Ferraz. Força!!!

Bateu, levou Repórter especial da Record, Rodrigo Vianna é esquerdidíssimo com "ES" maiúsculo, como diriam em Vila Velha. Ao ler um tuíte de Fernando Haddad anunciando ter concedido uma entrevista para Roberto D'Ávila, exibida ontem pela GloboNews, Rodrigo lascou essa: "Será que é uma boa ideia seguir legitimando os caras que querem botar o Lula na cadeia? Mas GloboNews pega bem com os tucanos chiques da USP, INSPER, FGV etc. Entendo seu esforço... Só não sei politicamente pra que serve." O ex-prefeito paulistano bateu forte na resposta: "Rodrigo, você trabalhou para a Globo por 20 anos e, hoje, trabalha para o bispo Edir Macedo e para Marcos Pereira. Menos, cara! Tenho lado!" Em tempo: Marcos é bispo licenciado da Igreja Universal, foi presidente do PRB e foi ministro da Indústria de Michel Temer. Rodrigo respondeu ao político do PT: "Apelou! Eu trabalho mesmo. Ganho salário. É minha profissão. E também tenho lado. Menos, querido... Fiz uma pergunta tranquilona. Pelo visto, você não é mais tranquilão. P.S.: trabalhei para Globo por 12 anos, não 20."

Tragédia do Globocop Infelizmente, morreu a 3ª vítima da queda do helicóptero da Globo Nordeste na praia do Pina, no Recife, na terça-feira da semana passada: o operador de imagens Miguel Simões, de 21 anos. Já haviam falecido o piloto Daniel Galvão e a sargento da Aeronáutica Lia Maria de Souza.

Investindo na internet Leio no Mauricio Stycer que será a web o novo caminho da Cristina Serra, que deixou a Globo após 26 anos em duas passagens. Ela trabalhará no canal de vídeos My News, que estreará em março no YouTube e que será tocado pela ex-colega de emissora Mara Luquet e pelo Antônio Pedro Tabet, da Porta dos Fundos - e que, a propósito, deixou a comunicação do Flamengo. Alguns programas serão lançados e Cristina fará o "Fim de Semana", de análises do noticiário, ao lado dos dois mantenedores do projeto e também de Gabriel Azevedo e Mariliz Pereira Jorge (esta apresentadora do "Café dos Seis RJ" na Rádio Globo). Outros participantes do projeto serão Thaís Heredia, que era comentarista de economia da GloboNews, e João Carlos Santana, que era locutor de notícias e apresentador do programa "Sala de Música" na Rádio CBN.

Marcos Veras no "Vídeo Show" Leio na Patrícia Kogut que ele apresentará o programa da TV Globo ao lado da Sophia Abrahão deste mês hoje iniciado até o começo de março por cobrir férias do Otaviano Costa. Aliás: Veras será colega do Otaviano na Rádio Globo, visto que apresentará o "Papo de Almoço" das sextas-feiras.

Acabou a TV analógica em Curitiba Não teve adiamento igual a Florianópolis e aqui a Porto Alegre. À meia-noite, foram pras cucuias os sinais VHF e UHF analógicos da capital do Paraná. A RPC TV antecedeu o fim deles com um clipe especial assistido aqui, que fala em "uma nova era" e usou diversos frames de muitos programas ainda no ar ou já extintos de sua história. Luiza Vaz foi a repórter que cobriu o desligamento. Já a Rede Massa (SBT) mostrou aqui um clipe de desligamento apresentado por Thays Beleze - com direito a contagem regressiva pro fim. O transmissor analógico da Massa foi desligado por ninguém mais e ninguém menos que seu proprietário Ratinho. E obrigado ao Renato J. Garcia pelos vídeos extremamente valorosos.

Datas em 0 ou 5 Duas de hoje: há 80 anos nascia Sherman Hemsley, falecido em 2012 e famoso na TV dos EUA por interpretar George Jefferson em duas séries, primeiramente "Tudo em Família" (essa passou no Brasil) e depois em "The Jeffersons" de 1975 a 1985 (essa é inédita por aqui até hoje); e morria há 30 anos Heather O'Rourke, nascida em 1975 e que foi a menininha Carol Anne da trilogia "Poltergeist".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara: 10 anos sem Beto Carrero

É a data lembrada hoje: a partida dele, que nasceu em 1937. Paulista de São José do Rio Preto, este empresário se estabeleceu com a imagem de "caubói brasileiro" através do seu circo e, posteriormente, do parque temático Beto Carrero World, em Penha, no litoral catarinense. Beto fez alguns filmes com Xuxa e Os Trapalhões, virou história em quadrinhos e participou do humorístico "Dedé e o Comando Maluco" no SBT. É desta emissora que acompanharão esta relíquia dos anos 80: Beto sendo recepcionado por Carlos Alberto de Nóbrega na "Praça é Nossa", mas tendo seu barato cortado ao ter de encarar a fofoqueira Vamércia (Maria Tereza).

Bela do Dia: Evelyn Rodrigues

Evelyn Rodrigues, repórter do Combate. Um nocaute de madame (no melhor dos sentidos, especialista em artes marciais mistas que é).

Momento Raridade Rara: 25 anos de "Mulheres de Areia"

Ivani Ribeiro refez sua novela de 1973 na TV Tupi e misturou nesta versão a trama dela com outra sua, a de "O Espantalho". Glória Pires, Guilherme Fontes e Marcos Frota lideraram o elenco de uma das novelas da Globo mais reprisadas: 1996/1997 e 2011/2012 no "Vale a Pena Ver de Novo" e 2016 no canal Viva. Destaco aqui a sempre obrigatória chamada de apresentação do elenco, que também incluiu gente como Susana Vieira, Paulo Goulart, Raul Cortez, Humberto Martins e Vivianne Pasmanter, entre outros. O principal está aqui: reveja o primeiro capítulo da história das gêmeas Ruth e Raquel, com direito a 16:49 à famosa abertura ao som de "Sexy Yemanjá", do Pepeu Gomes, ilustrando o esplendor da beleza da gatíssima Mônica Carvalho.

Clipe do Dia: datas em 0 ou 5

De 1995, "You Are Not Alone" com Michael Jackson, que estrelou este clipe com sua então esposa Lisa Marie Presley. A filha de Elvis e Priscilla completa 50 anos nesta quinta-feira e virou cantora em 2003.

De 1983, "Separate Ways" com Journey. Seu álbum "Frontiers" trazia este e outros temas há 35 anos.

Clipe do Dia: há 70 nascia Rick James

Esse cara foi um dos grandes da música negra americana, cracaço absoluto. Suingue máximo nos seus temas, sacolejo garantido ou seu tédio de volta. Infelizmente ele nos deixou em 2004, mas muita coisa legal nos deu. Quatro exemplos estão aqui: de 1978, "You And I", seu primeiro grande sucesso; de 1981, "Give It To Me Baby", que por muito tempo das décadas de 90 e 2000 foi cortina sonora de programas esportivos da Rádio Guaíba; de 1981, "Super Freak", que anos depois seria sampleada por MC Hammer para o temaço "U Can't Touch This"; e de 1983, "Ebony Eyes", lindíssimo tema romântico em dueto com Smokey Robinson.

Arremate

Anderson Varejão estreia hoje no Flamengo. A ver quantos pontos fará diante do Campo Mourão, pelo NBB.

"24 Horas" volta antes que o ex-jogador da NBA marque um duplo-duplo em seu país!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.