.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 30 de janeiro de 2018 - ANO 15, EDIÇÃO 76
Começa a 30ª (e mais milionária) Copa do Brasil

Iniciada em 1989, a competição mata-ou-morre iniciará nesta terça-feira com duas importantes modificações: é a mais milionária de sua história pois o campeão lucrará R$ 50 milhões e o vice faturará R$ 20 milhões, um reflexo direto da recente renovação da transmissão em televisão pela Globo (que teve que abrir muito a carteira para não perdê-la para canais concorrentes do SporTV); e acabou o regulamento do gol fora valer desempate, sendo agora o saldo simples que vale. Além disso, vale sempre reforçar como ficam as duas primeiras fases, únicas em partida única com mando de campo da equipe pior colocada no ranqueamento da CBF: nesta primeira, o empate dá a classificação para o visitante; e na segunda, o empate levará à disputa por pênaltis.

Ao longo da história, a CB teve cinco decisões que, se aplicado o saldo simples, seriam decididas nos pênaltis: 1991, com Grêmio 1 x 1 Criciúma e Criciúma 0 x 0 Grêmio; 1992, com Fluminense 2 x 1 Internacional e Internacional 1 x 0 Fluminense; 1997, com Grêmio 0 x 0 Flamengo e Flamengo 2 x 2 Grêmio; 2008, com Corinthians 3 x 1 Sport e Sport 2 x 0 Corinthians; e 2011, com Vasco 1 x 0 Coritiba e Coritiba 3 x 2 Vasco. Em sentido inverso, duas dos últimos anos não precisariam dos chutes diretos da marca penal por resolvidas nos 180 minutos: 2015, com Santos 1 x 0 Palmeiras e Palmeiras 2 x 1 Santos (os alvinegros seriam campeões); e 2017, com Flamengo 1 x 1 Cruzeiro e Cruzeiro 0 x 0 Flamengo (daria os mineiros de igual jeito).

Duas partidas darão o pontapé inicial: às 20h, tem Vitória da Conquista x Boa Esporte; e às 21h30, acontecerá Caxias x Atlético Paranaense. O duelo do interior baiano opõe duas equipes que iniciam bem mal os seus estaduais: o Bode ganhou uma e perdeu duas rodadas no Baiano (7º colocado entre 10 times), enquanto os Bovetas têm uma vitória, um empate e duas derrotas no Mineiro (9º entre 12). Já o do Sul promete bastante pois o Bepe faz um começo espetacular de Gaúcho ao ter 100% em 4 rodadas e, mais do que isso, ter a credencial de grandes vitórias sobre Grêmio na Arena e Inter em seus domínios. Do Furacão nada falo pois ele estreará hoje - o Furacão "às ganhas", com os efetivos titulares e o estreante treinador Fernando Diniz.

Mais bola rolando

Campeonatos estaduais No Gaúcho, o Caxias ficou isolado em 1º pois o Brasil "oxou" fora com o São Luiz e soma 10 pontos em 4 rodadas, mesmo período já disputado no Pernambucano, onde o Sport igualou o Náutico em 1º com 7 pontos ao derrubar o Pesqueira por dobro a nada. Próximo sábado, os rubro-negros visitarão o Central. Esta noite, a A2 terá o líder Oeste com 10 pontos visitando a Portuguesa pela 5ª rodada.

Copa do Nordeste Duas partidas hoje pela 2ª rodada: Altos x Bahia pelo Grupo C (piauienses com um ponto e baianos zerados) e Ceará x CSA no D (cearenses com 3 pontos e alagoanos com um). Devido à Copa do Brasil, o Nordestão repartiu a segunda rodada em duas frações nesta e na próxima semana.

Copa Libertadores Três porfias dão começo à segunda fase pré-grupos: Carabobo x Guaraní, Santiago Wanderers x Melgar e Banfield x Independiente del Valle. Nesta semana, a única partida com arbitragem brasileira será Olimpia x Atletico Junior depois de amanhã, dirigida por Luiz Flávio de Oliveira.

Curtinhas

Atacantes contratados Pelo São Paulo: Nenê, ex-Vasco, por dois anos; e Trellez, ex-Vitória, por quatro anos.

Candidatura impugnada A de Paulo Garcia na eleição presidencial do Corinthians. Acusação: compra de votos.

Mal chegou e já saiu Após 1 vitória, 1 empate e 2 derrotas no Catarinense, Lisca foi demitido pelo Criciúma.

Daqui não saio, daqui ninguém me tira Piqué é Barcelona e Barcelona é Piqué. União renovada até 2022.

Rússia excluída É dos Jogos Paralímpicos de Inverno em Pyeongchang. Consequência do escândalo de doping.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Quem mandou ter o convidado que teve? Quer dizer que a estreia de Amaury Jr. na Bandeirantes perdeu pro "Céu é o Limite" da ex-emissora RedeTV! por 2,93 pontos x 1,15 no confronto direto? Compreensível. Fazendo com quem fez sua primeira grande entrevista, 'bora pro show do Marcelo de Carvalho!

A música com Luís Ricardo fará falta Li no TV História que serão exibidos às 11h do próximo domingo os dois primeiros episódios da nova versão de "Ducktales - Os Caçadores de Aventuras", que voltou a ser produzido no fim do ano passado e cuja estreia pra valer será em março no Disney Channel. Serão quatro canais "em rede": este e mais Disney XD, Disney Júnior e SBT, este dentro da faixa "Mundo Disney". Na nova versão, a música inicial terá a voz de Ivete Sangalo. Em tempo: falei que a versão clássica cantada em "brasileirês" pelo Luís fará falta, mas também será muito sentida a ausência da 1ª voz nacional do Tio Patinhas. Antônio Patiño já é falecido.

Minissérie bíblica da Record Há 5 anos hoje completados estreava "José do Egito", escrita por Vivian Oliveira e protagonizada por Ângelo Paes Leme. A produção foi reprisada em 2014 e 2016.

Ali começava uma grande história Não há registros na internet, mas há 45 anos fechados nesta terça-feira o Kiss tocava pela primeira vez no Coventry Club, em Nova York. Era o início de muito rock and roll a noite toda com Paul Stanley, Gene Simmons, Ace Frehley e Peter Criss. Fãs do Kiss, hoje é dia para celebrar.

História contada em um grande filme Foi a do humanista Mahatma Gandhi, nascido em 1869 e assassinado há 70 anos completados hoje. Fundador do moderno estado indicano e maior defensor do Satyagraha (o princípio de não agredir e protestar sem violência). O épico "Gandhi" ganhou oito de 11 Oscars em 1983, entre eles de melhor filme do ano anterior, de diretor para Richard Attenborough e de ator para o protagonista Ben Kingsley. Vale conhecer um pouco mais sobre Mahatma assistindo este "Arquivo N" exibido em 2015 pela GloboNews.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara: "Maria, Maria"

Há 40 anos hoje completados, estreava na faixa das 18h a primeira novela escrita por Manoel Carlos na Rede Globo, onde iniciou com uma adaptação de "Maria Dusá", romance de Lindolfo Rocha, com duas gêmeas (uma pobre e outra rica) interpretadas por Nívea Maria, que foi secundada pelos co-protagonistas Cláudio Cavalcanti e Roberto Pirillo. Assista aqui uma sequência com a participação destes três astros e veja aqui a abertura da novela, dirigida por Herval Rossano e que inclui nos créditos do elenco nomes muito conhecidos dos fãs de dublagens, como Ísis Koschdoski, o já citado nestes escritos Antônio Patiño e Cleonir dos Santos.

Bela do Dia: Mariana Sena

Mariana Sena, que desde ontem apresenta o "Cidade Alerta Pará" na Record. Saída da Bahia, ela vai parar o Pará quando surgir no vídeo. As notícias desanimam, mas a apresentadora nos anima.

No fim de 1978, Maneco também faria outra adaptação às 18h: "A Sucessora", do romance de Carolina Nabuco. Depois de ser co-autor de "Água Viva" com o titular Gilberto Braga, fez em 1981 sua primeira novela 100% solo: "Baila Comigo", na faixa das 20h. Um ano depois e no mesmo horário, fez "Sol de Verão" e não a terminou pelo abalo com a morte do protagonista Jardel Filho - coube a Lauro César Muniz e Gianfrancesco Guarnieri encerrá-la. Após fazer "Novo Amor" na Manchete em 1986, Manoel voltou às novelas no Plim-Plim em 1991 com "Felicidade", exibida às 18h tal qual "História de Amor" quatro anos depois, ambas com Elizabeth Jhin a secundá-lo.

O retorno à faixa mais nobre foi em 1997 com a recentemente pela 2ª vez no Viva reprisada "Por Amor", na qual a parceira foi Letícia Dornelles. A cada três anos dali por diante, Maneco tocou sozinho os sucessos "Laços de Família", "Mulheres Apaixonadas", "Páginas da Vida" e "Viver a Vida". Infelizmente, sua última autoria foi na nadica de nada memorável "Em Família", em 2014. Nada que anule o fato de Manoel Carlos ser um dos maiores telenovelistas do país, além de nome histórico da telinha em séries, minisséries, musicais e outros programas numa carreira iniciada em 1952, na TV Paulista, quando adaptou "Helena", de Machado de Assis.

Clipe do Dia: Nenê Benvenuti

Perdíamos há 5 anos fechados nesta terça-feira o vocalista e baixista da banda Os Incríveis entre 1965 até seu fim em 1972. Nascido em 1947, ele também tocou com grandes nomes da música brasileira em outros momentos ao longo de uma carreira que rendeu o livro de memórias "Os Incríveis Anos 60 e 70... Eu Estava Lá". Sobre esta obra, ele concedeu em 2010 uma entrevista a João Carlos Santana no "Sala de Música", da Rádio CBN. De vários temas inesquecíveis dos Incríveis, um marcou demais em 1969 com o vocal excelente de Nenê somado a um instrumental inspiradíssimo: "O Vendedor de Bananas", versão definitiva da composição de Jorge Ben.

Arremate

Começa hoje o Grand Prix de Futsal, em Brusque. O Brasil estreia diante do Uruguai. Dias melhores virão?

"24 Horas" volta antes, muito antes, do mundial de seleções a ser disputado em 2020!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.