.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado, 27 de janeiro de 2018 - ANO 15, EDIÇÃO 74
Chora que é tua a conquista inédita, Carol!



Esta foi a imagem que encerrou uma grande decisão feminina no Aberto da Austrália. Caroline Wozniacki venceu Simona Halep por 2 sets a 1 (7/6-2, 3/6 e 6/4) para tanto faturar seu primeiro Grand Slam quanto para ser a nova número 1 do ranking da WTA, posição à qual regressa depois de mais de sete dos seus 12 anos e meio de carreira profissional. Foi longo o tempo, mas a espera acabou. E a emoção foi extravasada. Dá-lhe, nórdica!!!

Curtinhas

Liga das Américas Disputado na chilena Talca, o Grupo B começou bom para o Paulistano ao vencer o anfitrião Español por 94 x 82, mas ruim pro Mogi das Cruzes ao tomar 101 x 96. Hoje, brasileiros frente a frente.

Começou a temporada Do atual campeão olímpico do salto com vara. Prata foi a medalha de Thiago Braz no Meeting disputado em pista coberta na Arena Mercedes Benz, em Berlim. Ele saltou 5,70 metros, bem abaixo dos 5,83 do vencedor, o polonês Lisek Piotr. E boa sorte ao nosso brasileiro ao longo deste ano.

Ginástica americana em ruínas Em mais uma consequência da condenação de 175 anos ao ex-médico Larry Nassar por abusar de 150 ginastas, toda a direção da Federação Americana renunciou aos seus cargos em exigência do Comitê Olímpico do país, que investigará como isso tudo ocorreu por tantos anos.

Estreou participando de gol Foi Alexis Sánchez no Manchester United. Foi dele o passe pro tento do Herrera, o segundo dos 4 x 0 sobre o Yeovil Town, da Série D, rumo às oitavas da Copa da Inglaterra.

A 1ª grande história da Libertadores

Foi a do Oriente Petrolero, que estava só por um milagre para conseguir a classificação pois tomava 3 x 0 do Universitario, que tinha a torcida a favor e dois jogadores a mais em campo. Só que aí o "querido" guarda-metas Fernandez resolveu papagaiar, pagar um senhor mico daqueles ao tentar espalmar uma bola levantada na linha da grande área e a consequência foi Paredes cabecear pra meta descoberta, descontar aos 40 do segundo e igualar o agregado para classificar os bolivianos graças ao gol fora de casa. Isso é futebol, minha gente! A primeira de três fases pré-grupos também classificou o Deportivo Táchira, que "oxou" com o Macará para se beneficiar do 1 x 1 fora de casa na ida, e o Olimpia, que excluiu o Montevideo Wanderers com 2 x 0 ontem e totais.

Já com idas disputadas na próxima semana, a 2ª pré-grupos terá estes embates: Independiente Santa Fe x Táchira, Melgar x Santiago Wanderers, Nacional do Uruguai x Chapecoense, Independiente Del Valle x Banfield, Jorge Wilstermann x Oriente Petrolero, Vasco x Universidad Concepción, Guaraní x Carabobo e Atlético Junior x Olimpia. Em todos estes confrontos, a equipe citada primeiramente é a mandante da volta. Na última prévia, o caminho aponta: Santiago ou Melgar x Santa Fe ou Táchira, Nacional ou Chape x Banfield ou Del Valle, Vasco ou Concepción x Petrolero ou Wilstermann e Junior ou Olimpia x Guaraní ou Carabobo.

Prévia do fim-de-semana dos Estaduais

Campeonato Paulista Sábado de Corinthians (que confirmou Henrique, ex-Fluminense, por dois anos) x São Paulo no Pacaembu, onde cada equipe ganhou 50 vezes em 135 realizações. Para domingo, ficam reservados Bragantino x Palmeiras, São Bento x Ponte Preta e Santos x Ituano, também este no Municipal de Sampa City. Na A2, que hoje terá Oeste x Taubaté, ontem o Guarani se reabilitou ao tocar 3 x 0 no Água Santa.

Campeonato Carioca Flamengo x Vasco é o primeiro clássico desta temporada, infelizmente, também disputado neste sábado (tem gente que acho que desembarcou no fim do ano passado aqui no Brasil, egressa de um país chamado "Imbecilândia", pois só isso justifica tantas partidas nobres acontecerem no sábado e não no domingo, que sempre foi e sempre será o dia máximo do futebol). Confirmando por 2 anos junto ao Vitória a chegada do centroavante Kieza, o Botafogo pega o Boavista amanhã, dia também de Madureira x Fluminense.

Campeonato Mineiro O Cruzeiro visita a Tombense, mas antes disso o sábado aponta América x Boa Esporte num Independência em data especial: 55 anos do seu maior público (32.722 torcedores em Seleção Mineira 1 x 0 Seleção da Guanabara). Amanhã, o Atlético recebe o Patrocinense em jogo que deveria valer a "Taça Janice de Castro", visto que a repórter da Record é Galo aqui, ali, acolá e até debaixo d'água e é nascida em Patrocínio. Mas o bicho tá pegando mesmo é fora de campo pois os alvinegros acionaram a Raposa na Justiça para cobrar uma multa de R$ 10 milhões pela contratação do Fred. Bem que amanhã já podia ser 4 de março...

Estaduais do Sul O Gaúcho tem estes destaques: hoje, Internacional x Avenida; amanhã, São José x Grêmio e Juventude x Novo Hamburgo (só falta o Nóia perder a 4ª seguida); e na segunda, São Luiz x Brasil. O Paranaense reserva Atlético x Cianorte para hoje e Paraná x Londrina e União x Coritiba para amanhã. Amanhã é quando tudo do Catarinense acontecerá, sobretudo Avaí x Figueirense, Chapecoense x Joinville e Tubarão x Criciúma.

Estaduais do "Centro-Norte-Nordeste" Tá, ficou uma gororoba essa mistura geográfica que fiz (rs), mas é só para condensar num único parágrafo os demais destaques: o Pernambucano terá Sport x Pesqueira na segunda à noite; o Baiano conta hoje com Bahia (do regressado Allione, re-emprestado pelo Palmeiras por 1 ano) x Fluminense e amanhã com Atlântico x Vitória; o Cearense destaca Ceará x Ferroviário esta noite e Horizonte x Fortaleza amanhã à tarde; o Alagoano terá CRB x Santa Rita neste domingo; o Goiano vai de Vila Nova x Atlético no sábado e Itumbiara x Goiás no domingo; e o Paraense sacudirá com Paysandu x Remo amanhã.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Luto no tradicionalismo gaúcho Um acidente de carro em Getúlio Vargas, nesta madrugada, vitimou aos 48 anos o cantor e trovador Volmir Martins, que retornava de um show e que perdeu o controle da van que dirigia, a qual caiu no rio Castilha. Figura marcada pela alegria e pelo jargão "ataca as égua, salvador!", ele apresentou programas nativistas na televisão local por quase uma década. O primeiro foi o "Coisas do Sul" no SBT, entre 2006 e 2010, do qual destaco aqui um trecho no qual apresenta um musical de Joca Martins. E o outro foi o "Programa Volmir Martins" na Bandeirantes (com exibição nacional pelo Terra Viva), entre 2010 e 2014, do qual mostro aqui um trecho que destaca os músicos César Oliveira e Rogério Melo como atrações. Pena!

Tchau, tchau Exibidas ontem pela última vez as versões paulistanas do "SP Record" e carioca do "RJ Record" - sempre reforçando que digo o que parece ser uma redundância pois isso afeta somente as capitais, já que as versões locais destes noticiários nas filiais e afiliadas do interior dos dois estados continuam firmes e fortes, como já estavam desde antes de julho do ano passado. Em São Paulo, Carla Cecato agradeceu aqui à audiência, mas não especificou que era a despedida do jornal. Já no Rio de Janeiro, embora também não falasse aqui em "última edição", Lívia Mendonça soltou um "até breve". A cuidar como ela ficará na emissora daqui por diante. Quanto à Carla, ela regressará ao "Fala Brasil" no lugar da Larissa Alvarenga, que voltará à reportagem. A partir de 2ª, o "Cidade Alerta" irá até 19h45 em Sampa City, tendo viradas para programação local às 18h para parte da rede e às 18h50 para as demais filiais e afiliadas. "Os Dez Mandamentos" sai das 18h15 para as 19h45.

Segurança reforçada Será a dos repórteres do GloboNews. Leio no Ricardo Feltrin que o canal criará um cordão de isolamento para tentar impedir as pessoas de se aproximarem dos jornalistas que entram ao vivo. A motivação foi um vivo de anteontem no fim do "Jornal das 10", que mostrava a inauguração da Casa Bloco, um ambiente que a GNews idealizou para sua cobertura do carnaval. Enquanto Pedro Neville reportava, surgiu uma mulher encostando nele e gritando: "golpistas!" E depois: "filhos da p...!" Além disso, a cidadã tentou arrancar o microfone da mão do Pedro, o que não aconteceu pois seguranças a retiraram. Sempre desconfortável isso.

Parceria confirmada Será a de Danilo Gentili em seu próximo filme com Sikera Júnior. Sei pelo Flávio Ricco que o apresentador do "Plantão Alagoas" na TV Ponta Verde estará no elenco da produção filmada a partir de abril. Nem sei quanto o Sikera ganhará de cachê pela obra, mas ao menos 10% ele deveria direcionar ao seguidor twitteiro Diego Leonel, que ajudou a popularizá-lo na web ao publicar vídeos do programa no Twitter e isso render matérias nos sites até chegar à entrevista pro Danilo no "The Noite", do SBT, onde o alcance da sua figura aumentou enormemente. Tudo isso começou lá atrás com o Diego, eu e a torcida do CRB sabemos! (rs)

Reestreando Depois de fazer o "Flash" de 1983 a 2001, Amaury Jr. reestreia hoje na TV Bandeirantes com o programa que leva seu nome em exibição das 23h30 à 1h, logo depois do "Top Cine" e antes do "Show Business". A estreia incluirá entrevistas com Michel Temer (pra quê ele?) e Roberto Carlos (aí sim).

Traído pela audição Esquece aquilo que escrevi na coluna de ontem e que até já retirei. Não foi Márcio Seixas que dublou Gary Cooper em "Matar ou Morrer", faroeste clássico que passou no "Cine Cult" da TV Cultura, e sim Dráusio de Oliveira, visto que foi da Dublavídeo (SP) a dublagem esta obra. Próxima sexta, às 22h30, a atração será "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa", comédia vencedora de quatro Oscars: melhor filme de 1977, melhor atriz para Diane Keaton, melhor diretor para Woody Allen e melhor roteiro, também dele.

Completa 25 anos A estreia de "Kung Fu - A Lenda Continua", série que durou 88 episódios até 1997 e que prosseguiu a história da clássica "Kung Fu" dos anos 60. Aqui no Brasil, foi pelo SBT que vimos as aventuras do "gafanhoto" Kwai Chang Caine (David Carradine) e do seu filho, o detetive Peter (Chris Potter).

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Memória: 5 anos da tragédia na boate Kiss

242 mortos, centenas de famílias afetadas pela dor da saudade e a indignação pela falta de Justiça por até agora não terem mandado à prisão nenhum dos responsáveis por este crime terrível. Jamais esquecerei que fui acordado na marra pela mãe naquela manhã de domingo quando ela ligou a televisão e deparou com boletins noticiosos com as primeiras informações sobre o que ocorreu. Dali para a frente, não deu para pensar em mais nada. O clima de luto foi tamanho que nem sequer a rodada do Campeonato Gaúcho foi disputada. Como querer algo festivo em um dos dias mais tristes da história do meu Rio Grande do Sul, para o qual 27 de janeiro nunca mais foi e nunca mais será a mesma coisa por escrito tão doloroso capítulo em sua história? Foi humanamente impossível.

Enfim... Na coluna de 28 de janeiro de 2013, destaquei este acontecimento sob a ótica da cobertura das TVs, registrando como foram as coberturas de Globo, RBS, TVCOM, Bandeirantes, SBT, Record, RedeTV!, Pampa, TV Brasil, Record News, GloboNews e BandNews TV. No caso da afiliada global, o especial "Tragédia em Santa Maria" foi exibido das 14h às 19h, ocupando também as duas horas destinadas ao futebol. Parte dele pode ser visto aqui, com apresentação de Elói Zorzetto, Carla Fachim e Cláudio Brito (não aparece neste vídeo, mas Cristiane Silva também apresentou boa parte da cobertura), e reportagens de Fábio Lehmen, Rodrigo Saccone, Luciane Kohlmann, Lisiane Sackis, Marisol Santos, Giulia Perachi, Bernardo Bortolotto e sobretudo de Juliana Motta, da filial da RBS em Santa Maria e mais incansável repórter naquele trabalho, desde ainda o "Esporte Espetacular".

Momento Raridade Rara: Nair Amorim

Sábado de celebrar os 85 anos desta atriz e dubladora, uma das mais longevas deste ramo. A mãe da também excelente dubladora Priscila Amorim colocou sua voz em personagens como Velma no desenho "Scooby-Doo", Penélope Charmosa na "Corrida Maluca" e Lisa do 1º ao início do 8º ano de "Os Simpsons", além de atrizes como Mia Sara em "Curtindo a Vida Adoidado", Julie Andrews em "A Noviça Rebelde" e Olivia Hussey em "Romeu e Julieta". Admito não saber se ela ainda está, mas eu tinha Nair como integrante do elenco de radioatores da "Patrulha da Cidade" na Super Rádio Tupi. Em seus estúdios gravada foi em 2011 uma pequena entrevista dela para o site Tu Já Viu. À ocasião, ela estava completando 60 anos de carreira.

Momento Raridade Rara: Ary Fontoura

Um dos grandres atores brasileiros também chega hoje aos 85 anos e ainda muito ativo. Visto por último em "Dois Irmãos", estará na próxima trama das 18h15, "Orgulho e Paixão", que estreará em março. Uma curiosidade é que Ary trabalhou somente na Globo nas últimas cinco décadas, sem fazer absolutamente nada em nenhuma outra emissora - com exceção de um episódio de "O Vigilante Rodoviário" na Tupi e a direção de teledramaturgia da TV Paraná, isso tudo antes do Plim-Plim. O vídeo que trago aqui é de julho do ano passado, mas totalmente dentro do propósito do tópico pois é do quadro "Meu Vídeo é um Show" com ele, que repassou boa parte dos trabalhos em conversa com Otaviano Costa e Joaquim Lopes. São mostradas cenas de novelas e produções como "Amor com Amor se Paga", "Roque Santeiro", "Gabriela", "Sítio do Pica-Pau Amarelo", "Sai de Baixo" e "A Favorita", entre outras. Atualmente, Ary pode ser visto no canal Viva como Nero em "Bebê a Bordo".

Momento Raridade Rara: Luís Ricardo

Além de Silvio Santos, algumas figuras são legítimos "emblemas vivos" do SBT por identificadíssimos com a emissora. Luís é um deles, atuante desde a inauguração em 1981. Neste tempo todo, foi cantor, atuou como Bozo e apresentou diversos programas. Separei cinco momentos dele: de 1985, cantando "Namorada" no programa "Vamos Nessa"; de 1987, a inesquecível versão brasileira do tema de abertura de "Ducktales - Os Caçadores de Aventuras", desenho estreado pelo SBT e mais adiante reprisado pela Globo; de 1988, um trecho dele como Bozo no réveillon do palhaço; de 2012, anunciando ao lado de Patrícia Salvador vários produtos do Baú da Felicidade em liquidação durante o "Programa Silvio Santos"; e de 2014, o quase trágico número circense de cuspir fogo, feito ao vivo no "Programa do Ratinho" e que lhe rendeu queimaduras de 2º grau e 6 dias de internação.

Momento Raridade Rara: Raul Gil

São 80 anos hoje e mais de 50 como apresentador de programas de auditório, desde a TV Excelsior em 1967, quando ocupou a vaga que seria do desistente José Vasconcellos. Na década de 1970, transitou entre ela, Bandeirantes, Tupi e Record. A primeira emissora na qual se firmou foi a Tupi, de 1977 até a extinção em 1980. No ano seguinte, ingressou no SBT e dele foi transferido para a Record em 1984 (digo "transferido" pois a Record também era de Silvio Santos naquela época). Ali ficou até 1988, depois passando pela TV Rio entre 1989 e 1990. O regresso à Record foi em 1991, mas dela saiu em 1996 para a Manchete. Dois anos depois, fez o caminho de volta. Em 2005, saiu para a Bandeirantes e ali permaneceu até 2010, quando voltou ao SBT para se adonar das tardes de sábado até hoje. Além de animador de auditório, Raul também é cantor.

Acompanhe a seguir 10 de inúmeros momentos de Raul que a internet disponibiliza:

De 1968, "Pro Diabo os Conselhos de Vocês", de Nenéo e Carlos Imperial. Ele lançou oito discos.

De 1980, imagens raríssimas de um programa gravado na Tupi e por ela jamais exibido. Recuperadas junto à Cultura 30 anos depois, elas foram mostradas a Raul por Roberto Cabrini em um "Conexão Repórter".

De 1983, Raul e Lolita Rodrigues fazendo uma dupla de caipiras no "Show Sem Limite" do SBT, apresentado por Sérgio Chapelin. Por uns bons anos, tanto na Tupi quanto no SBT, o "Programa Raul Gil" foi exibido logo após o "Almoço com as Estrelas", outro clássico programa que ela fazia com o marido Airton.

De 1987, Raul recebendo Mara Maravilha e Roy Rosselló, que cantaram "Amigo É", na Record.

De 1993, Raul recebendo Angélica, que cantou "Blue Jeans" e "Flecha de Amor". Observe à esquerda da loira uma certa bailarina: é a posteriormente também apresentadora Geovanna Tominaga.

De 1996, trechos de seu programa na Manchete, incluindo o quadro "O Que É, o Que É", famoso pela música: "o Raul perguntou, você não acertou, pegue o seu banquinho e saia de mansinho".

De 1999, de volta à Record, a final do concurso "É o Tchan Juvenil". Não, você não leu errado: pré-adolescentes faziam as coreografias obscenas do grupo das reboladas ajoelhadas. Ahahahahaha...

Bela do Dia: Paula Soares

Paula Soares, apresentadora da Climatempo. Agradeço ao @EpicTimeChat do Twitter, que passou a dica desta ruiva maravilhosissimamente lindindonérrima ao assisti-la passando a previsão do tempo no noticiário da Rede Vida. Tão cheia de graça, de juventude, de encantamento... Tempo ruim? Com ela? Nunca!

De 2003, recebendo de Silvio Santos o Troféu Imprensa como melhor animador de auditório de 2001.

De 2006, apresentação de Maísa Silva (então com 4 anos) em seu programa na Bandeirantes. Hoje ela é uma das jovens estrelas do canal do "Patrão", mas foi na rede dos Saad que surgiu.

De 2010, trechos iniciais do programa de regresso ao SBT depois de 26 anos da sua saída.

Clipe do Dia I

Sábado dos 50 anos de Mike Patton, vocalista da banda Faith No More de 1981 a 1998 e desde 2009, dono de uma grande habilidade vocal. Isso foi reforçado em 1995 na excelente regravação de "I Started a Joke", um grande tema dos Bee Gees. A versão do Faith ganhou popularidade aqui pela novela "História de Amor".

Clipe do Dia II

Falecido em 1980, Waldir Azevedo nasceu há 95 anos hoje fechados. O chorinho deve muito a ele, que deu papel de destaque ao cavaquinho como instrumento de solo - igual às guitarras no rock 'n' roll - ao invés dele ser um mero acompanhante. Duas belezuras comprovam isso por A + B = C: de 1949, a mítica "Brasileirinho" (como não lembrar das apresentações da Daiane dos Santos na ginástica?); e de 1950, "Delicado". Aproveito e tasco de 1979 uma entrevista de Waldir para Carlos Tramontina no "Bom Dia São Paulo", da TV Globo.

Arremate

Outros clássicos no Nordeste serão América x ABC hoje no RN e Treze x Campinense amanhã na Paraíba.

"24 Horas" volta depois que soubermos quem ficará na frente nos Majestosos do Pacaembu!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.