.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sexta, 26 de janeiro de 2018 - ANO 15, EDIÇÃO 73
A Austrália vai consagrar qual campeã inédita?

Já sou um zero à esquerda há anos palpitando quase sempre erradamente em futebol, não achem que será no tênis que minha visão prévia funcionará. (rs) Apenas se sabe que uma das duas finalistas deste sábado levará seu primeiro Grand Slam. E são justamente as duas melhores colocadas atualmente no ranking da WTA que estarão frente a frente. 1ª colocada, a romena Simona Halep tem como melhores resultados em Slams dois vices em Roland Garros (2014 e 2017). Já a dinamarquesa Caroline Wozniacki, 2ª posicionada, também tem dois vices como melhor retrospecto, ambos nos Estados Unidos (2009 e 2014). Qual delas merecerá sua torcida?

Se a decisão delas parece equilibrada de véspera, a deles é absolutamente desnivelada no histórico. Marin Cilic, que bateu Kyle Edward por 3 x 0 (6/2, 7/6 - 4 e 6/2), conquistou os Estados Unidos em 2014 e foi vice em Wimbledon no ano passado. Seu adversário poderia ser Hyeon Chung. Porém, dores no pé esquerdo levaram o sul-coreano a desistir ainda no segundo set. Resultado: o bósnio encarará nada mais e nada menos que Roger Federer, que completa 30 finais em Slams, nas quais venceu cinco na Austrália (2004, 2006, 2007, 2010 e 2017), uma em Roland Garros (2009), oito em Wimbledon (2003 até 2007, 2009, 2012 e 2017) e cinco nos Estados Unidos (2004 até 2008). Se a lógica prevalecer, o suíço irá "jantá-lo" para faturar seu 20º Slam.

A quinta-feira nos Estaduais

O Paulista teve mais uma vitória do Palmeiras, desta vez sobre o Red Bull Brasil, mas sem facilidade por ter sido de virada, com gol decisivo a dois minutos do fim e escapando de tomar a dobra dos campineiros graças a um pênalti catado pelo Jaílson. Enquanto isso, no dia em que confirmou junto ao Benfica o regresso do Gabigol por empréstimo de um ano, o Santos teve Eduardo Sasha indo às redes pela vez primeira para derrubar a Ponte Preta fora de casa. Já o São Bento se deu bem ao ganhar do Bragantino "em Bragantino". Isso aí foi na divisão de elite. Hoje, o Guarani receberá o Água Santa pela A2, na qual ganhou um e perdeu duas até agora.

Enquanto no Rio o Botafogo bateu o Macaé, em Minas o Atlético foi derrotado pelo Villa Nova, que não o superava havia 10 encontros (todos perdidos) desde 2007. Aqui na aldeia pampeana, um golaço de bicicleta do Michel bastou pro São Luiz dar de ombros sobre o Juventude. No Paraná, Kléber Gladiador cortou o barato do Rio Branco e evitou a derrota do Coritiba, que confirmou Alex Alves (ex-Goiás) como novo zagueiro em substituição a Werley, que foi pro Vasco. Por fim, Gustavo inicia o ano impiedoso com "IM" de "i'm f...". 6 tentos em 3 atuações (quatrilhou numa delas) e mais um sucesso do Fortaleza no Cearense, desta vez trincando o Iguatu.

Curtinhas

Prévia da Libertadores A primeira de três fases pré-grupos acabará nesta noite. Atlético Júnior, Independiente Santa Fé e Jorge Wilstermann esperam, respectivamente, os vencedores de Olimpia x Montevideo Wanderers (0 x 0), Deportivo Táchira x Macará (1 x 1) e Universitario x Oriente Petrolero (0 x 2).

Carioca em Brasília O Flamengo mandará no Mané Garrincha o jogo do dia 4, contra o Nova Iguaçu.

Crise no Fluminense Enquanto Henrique rescindiu e já pode fechar com o Corinthians, Paulo Autuori ameaçou deixar a direção esportiva se não quitarem com jogadores e comissão técnica os atrasos salariais. Bah!!!

Chegou e nem se notou Messidoro deixou o Cruzeiro e foi para o Talleres. O argentino ficou 4 meses na Toca e disputou apenas quatro jogos, todos em 2017, totalizando 90 minutos em campo. Sem comentários.

Libertadores Sub-20 Conhecidos os grupos do torneio marcado para de 10 a 24 do mês que vem, em Montevidéu: A com São Paulo, Quebracho (Bolívia), Atlético Venezuela e Talleres (Argentina); B com Cruzeiro, River Plate (Uruguai), Libertad (Paraguai) e La Equidad (Colômbia); e C com Independiente del Valle (Equador), Sport Huancayo (Peru), Colo-Colo (Chile) e Nacional (Uruguai). Semifinais com os três líderes e mais o melhor 2º colocado.

Força, Warley! O ex-atacante de Grêmio, Palmeiras, São Paulo e outros tantos clubes, atualmente gerente de futebol do Botafogo da Paraíba desde que encerrou a carreira no ano passado, sofreu nesta madrugada um assalto em Manaíra, bairro de João Pessoa, e acabou sendo esfaqueado nas costas. Mesmo assim, ele dirigiu seu carro até o prédio onde reside um amigo e, então, foi levado a um hospital. Até a publicação desta coluna, ele estava em estado grave na UTI e foi submetido a uma cirurgia. Que coisa triste!!!

Amistoso histórico Será o Espanha x Argentina de 27 de março, já que será a primeira partida entre seleções no Wanda Metropolitano, o estádio no qual o Atlético de Madrid passou a mandar seus jogos.

Um quarto na quinta Philippe Coutinho estreou ontem no Barcelona ao entrar aos 22 minutos da segunda etapa (logo, um quarto de bola em jogo) dos 2 x 0 sobre o Espanyol, que classificou sua nova equipe pra semifinal da Copa do Rei. Tomara que o selecionável do Tite faça uma grande trajetória na Catalunha.

Prejuízo em Paris 3 jogos de suspensão no Campeonato Francês. Castigo aplicado ao Daniel Alves pela expulsão após discutir com o apitante da derrota pro Lyon. Nada boa para o Saint Germain a novidade.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Outra mudança na Rádio Globo Esta começará em 11 de fevereiro: a faixa "Em Cartaz", veiculada às 23h, passará a ter João Marcelo Bôscoli como apresentador aos domingos. Ele já tem uma boa rodagem no rádio, desde os tempos de colunista na BandNews FM e, mais recentemente, da CBN. Com João, o programa se dedicará à música popular brasileira também neste dia da semana, o que resultará no fim da faixa "Baú da Globo" (a não ser que ela seja recolocada em outro horário e não se saiba disso ainda). O "Baú" é apresentado por Thiago Matheus e resgata material antigo tanto da Rádio Globo quanto de outras emissoras, como as extintas Globo FM, Eldorado Pop, Mundial e 98 FM, tanto de programas de variedades quanto sobretudo shows musicais.

Vazou... Uma reclamação da apresentadora do "RNTV: 1ª Edição", da InterTV Cabugi (Globo), nas manchetes desta sexta-feira. Assistem aqui o jornal começar e, claro que não por culpa dela e sim de quem deixou ligado seu microfone indevidamente, escutarmos Emmily Virgílio dizer em alto e bom tom: "todo dia essa p...ria". Imagina se aos poucos já não viraliza nas redes sociais? Isso me chateia especialmente por causa da Emmily, que assisto desde que era repórter esportiva da Bandeirantes e da Record. Mas não foi culpa dela, nem de longe.

Adeus, Japão Quem dirá isso no fim de junho será Márcio Gomes, que depois de cinco anos deixará de ser correspondente da TV Globo na Ásia para voltar ao Brasil - e mais: não é pro Rio de Janeiro o regresso e sim para São Paulo, onde começou sua trajetória no vídeo como repórter e apresentador em 1994, na Rede Record, da qual saiu em 1996 para a reportagem da Globo, da qual saiu no fim daquele ano para voltar pro Rio e compor a equipe que colocou no ar a GloboNews. A saber quais serão as atividades do competente Márcio em Sampa City, isso ele ainda não especificou para o público até agora. Seu substituto em Tóquio será o repórter esportivo Carlos Gil.

Ziriguidum Leio na Patrícia Kogut que a TV Brasil assinará nos próximos dias com a Globo o sublicenciamento para transmissão dos desfiles do grupo de acesso de São Paulo e das campeãs de lá e também do Rio de Janeiro. Será o terceiro ano seguido de escolas de samba desfilando na emissora da EBC.

Datas em 0 ou 5 São quatro nesta sexta-feira: 25 anos de Felipe Simas, o "carrapato" Jonatas da novela "Totalmente Demais" e intérprete de Garrincha no filme "Pelé: o Nascimento de uma Lenda"; 45 anos da morte de Edward G. Robinson, nascido em 1893 e primeiro grande ator de tipos masculinos rudes, especialmente gangsters de filmes como "Paixões em Fúria" e "A Mesa do Diabo"; 60 anos de Ellen DeGeneres, apresentadora de talk-show, atriz da série "Ellen", jurada do "American Idol" e única artista a apresentar três dos maiores eventos do showbizz (Oscar, Emmy e Grammy); e 90 anos do nascimento de Roger Vadim, falecido em 2000 e que dirigiu filmes como "...E Deus Criou a Mulher", "Ao Cair da Noite" e "Barbarella", além de ter sido casado "apenas" e "tão somente" com Brigitte Bardot, Catherine Deneuve e Jane Fonda.

Faroeste clássico É "Matar ou Morrer", a pedidaça das 22h30 de hoje no sempre imperdível "Cine Cult", da TV Cultura. Filmado por Fred Zinnemann em 1952, traz Gary Cooper como um xerife que enfrenta sozinho uma gangue perigosíssima. Esta produção fez história por sair do bangue-bangue habitual e apostar em mais suspense psicológico. Além do Gary, também estão nessa Lloyd Bridges e Grace Kelly. Obra vencedora de três Oscar: ator para Cooper, edição e canção para "Do Not Forsake Me, Oh My Darlin'".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Um dos maiores nomes do rock do Rio Grande do Sul completaria 50 anos hoje se não tivesse falecido no final de 2015. Anti-convencional, Júpiter Maçã (nome artístico de Flávio Basso) fundou a TNT e os Cascavelettes, duas das bandas mais marcantes do estado nos anos 80 e 90. Depois, teve uma bem-sucedida carreira solo de 1997 até falecer. Separei três registros sobre ele: de 1990, uma reportagem de Cláudia Soares sobre os Cascavelettes apresentada por Adriana Saldanha no "Jornal do Almoço", da RBS TV; de 2009, tocando "6 Colours Frenesi", "Modern Kid" e "Calling All Bands" no "Camarote TVCOM", apresentado por Kátia Suman; e de 2015, uma de suas últimas entrevistas, concedida no programa "A La Minuta", da Rádio Ipanema FM, aos comunicadores Cagê Lisboa, Ico Thomaz, Pedro Espinosa, Fabiano Baldasso, Juliana Duzzo e Grazi Oliveira.

Bela do Dia: Andreia Freitas

Andreia Freitas, repórter da TV Ponta Negra (SBT Rio Grande do Norte) e apresentadora do "Arena", que faz ao lado do conterrâneo gaúcho Marcos Lopes. Esta carioca bate um bolão em Natal.

Clipe do Dia: datas em 0 ou 5

De 1957, "All The Way" com Frank Sinatra, do filme "Chorei Por Você". Ela se soma a "Swinging On a Star" (de "O Bom Pastor"), "High Hopes" (de "Os Viúvos Também Sonham") e "Call Me Irresponsible" (de "O Estado Interessante de Papai") como as canções vencedoras do Oscar compostas por Jimmy van Heusen, falecido em 1990 e que nasceu há 105 anos hoje completados. Ele foi indicado por outras 10 canções.

De 2013, "Estrela Luminosa" ao vivo no "Sr. Brasil", da TV Cultura, com Altay Veloso e Leny Andrade. Grande cantora brasileira com seis décadas de carreira, ela está completando 75 anos.

De 1979, "Rua Ramalhete" com Tavito, que celebra 70 anos nesta sexta. Um dos maiores nomes da música mineira, ele e Ney Azambuja homenagearam o logradouro de Belo Horizonte e os Beatles nesta canção. Outro temaço composto por Tavito (com Zé Rodrix) foi "Casa no Campo", imortalizada por Elis Regina.

De 1988, "Giving You The Best That I Got" com Anita Baker, que faz hoje 60 anos e que surgiu com força dois anos antes com o sucesso "Sweet Love". Na segunda metade dos anos 90, foi de seu vozeirão a interpretação de "Final Frontier" na abertura das duas últimas temporadas da série "Louco Por Você". No começo deste ano, Anita anunciou que começará em breve uma turnê de despedida para marcar o encerramento da carreira.

De 1984, "Freedom" com Wham!, dupla formada de 1981 a 1986 pelo saudoso George Michael e pelo guitarrista Andrew Ridgeley, que está fazendo 55 anos nesta sexta-feira. Claro que tem clássicos inesquecíveis deles como "Careless Whisper" e "Wake Me Up Before You Go-Go", mas preferi esta pelo simbolismo trazido no videoclipe lançado no primeiro semestre de 1985: as imagens são deles na China, na qual fizeram história como a primeira banda pop ocidental a tocar por lá. Um feito e tanto para quem tinha apenas 3 para 4 anos de trajetória.

De 1973, "Skyline Pigeon" com Elton John na sua versão definitiva, com piano e percussão, popularizada aqui no Brasil por ter sido trilha da novela global "Carinhoso" e diferente da original de quatro anos antes, só com voz e órgão. Esta gravação está no disco "Don't Shoot Me, I'm Only The Piano Player", cujo lançamento completa 45 anos hoje. Outros clássicos deste álbum são "Daniel" e "Crocodile Rock". Em tempo: assim como Anita Baker, também Elton fará uma mega-turnê de despedida dos palcos. A dele será longa, até 2021.

Arremate

Dizem que amanhã é sábado. Mas com tantos clássicos pelo país, tô achando que amanhã será domingo...

"24 Horas" volta antes que parem com isso e se toquem que clássico é no domingo e deu!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.