.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Segunda, 22 de janeiro de 2018 - ANO 15, EDIÇÃO 70
Assuntos da semana que passou

Este resumão se soma aos publicados em 16 de janeiro e, antes ainda, em 30 de dezembro.

Algumas da bola rolando

Libertadores Começa hoje com Montevideo Wanderers x Olimpia (apitado por Anderson Daronco), Macará x Deportivo Táchira e Oriente Petrolero x Universitario. É a primeira de três fases pré-grupos.

Copa SP Júnior Semifinais hoje: Portuguesa (dois títulos e um vice) x Flamengo (três títulos) às 17h30 no Canindé e São Paulo x Internacional (três títulos e seis vices) x Internacional (quatro títulos e um vice) às 20h em Barueri. Nem de longe teremos sequer um finalista inédito na decisão das 16h da próxima quinta. Uma pena que Tricolor x Colorado terá a concorrência de Santos x Bragantino, pelo Paulistão, no mesmo horário.

Campeonato Paulista O quatrilho do Corinthians castigou o São Caetano, que queria lucrar em cima da Fiel ao levar a partida pro Pacaembu para arrecadar uma grana legal e viu pouco mais de 7 mil pagantes comparecerem. // Destaque negativo pra queda da energia elétrica no estádio, a segunda em três dias por igual assim ser no Palmeiras x Portuguesa da Copinha. // Do Paulo Vinícius Coelho: São Paulo voltando a deixar de marcar um gol que fosse nos dois primeiros jogos da temporada depois de 35 anos (lá foi num duplo "oxo" contra Sport e Galícia pelo Brasileirão e, agora, na derrota pro São Bento e no empate com o Novorizontino).

Campeonato Carioca 8 mil presentes no Fluminense x Botafogo "oxado", um jogador do Volta Redonda caindo da maca no empate com o Bangu e os dois primeiros mandos do Vasco num São Januário com portões fechados. Tristes retratos do futebol do Rio, simplesmente uma extensão da crise do RJ em si.

Campeonato Mineiro A presença de 42 mil fãs na estreia vitoriosa sobre o Tupi foi um dos pontos mais positivos neste começo de Estaduais. A gente do Cruzeiro mandou bem. Seguirá assim o ano todo?

Campeonato Gaúcho Encarados na estreia, Caxias e Novo Hamburgo despontam neste início em extremos. O Bepe virou de 1 x 3 para 5 x 3 sobre a gurizada do Grêmio e fazer história ao ser o primeiro visitante a marcar uma mão cheia de gols nos recém completados 5 anos da Arena no Humaitá. Já o atual campeão Anilado é frustração pura pois tomou 3 x 0 em dose dupla, o do Internacional sofrido no próprio Vale. Do Impedimento: além disso, o Nóia teve a pior estreia de campeão da história da competição ao sofrer 3 x 0 do Caxias, fazendo mais feio que o Internacional de 1944 sofrendo 3 x 1 do Bagé e o Grêmio de 2002 tomando 4 x 2 do 15 de Novembro.

Campeonato Catarinense Vitória sobre o Tubarão foi a 1ª de Milton Cruz fora de casa em três meses treinando o Figueirense, enquanto bater o Inter de Lages (e não "Lajes", como saiu erradamente no letreiro do "Fantástico") fez Gilson Kleina permanecer invicto na Chapecoense, tendo agora 8 vitórias e 4 empates.

Campeonato Pernambucano Depois de 23 jogos em 28 anos, o América voltou a derrotar o Santa Cruz.

Campeonato Mato-Grossense Na última quinta, o goleiro do Operário Várzea-Grandense foi preso por não pagar pensão alimentícia. Heverton Perereca foi substituído por Matheus Vinícius e o Luverdense ganhou.

Campeonato Acreano Um jogador marcar 3 gols na mesma partida é destaque. Dois marcando 3 vezes no mesmo jogo, então! Que o digam Ancelmo e Araújo Jordão nos 8 x 0 do Atlético sobre o São Francisco.

Idas e vindas nos clubes

Clubes de SP O Corinthians contratou o meia Mateus Vital, do Vasco, por 4 anos. // O Santos vendeu o atacante Vladimir Hernández ao Atlético Nacional. // O Guarani contratou o zagueiro Fernando Lombardi, do Paysandu.

Clubes do RJ O Flamengo contratou o atacante Marlos Moreno por 1 ano de empréstimo junto ao Manchester City e cedeu o meia-atacante Matheus Sávio ao Estoril por 1 ano e meio. // O Vasco emprestou o atacante Thalles ao Albirex Niigata por 1 ano. // O Fluminense contratou por 1 ano o volante Airton, do Botafogo, que só agora se recuperou de uma fatura no tornozelo direito que o tirou de combate por meia temporada.

Clubes de MG Renovaram por 3 anos tanto Léo com o Cruzeiro quanto Fábio Santos com o Atlético.

Clubes do RS O Grêmio renovou por 1 ano com o atacante Jael e emprestou Beto da Silva pelo mesmo período ao Argentinos Juniors. // O Internacional rescindiu com o meia Anderson e cedeu o goleiro Jacsson ao Bolívar por 1 ano. // O Juventude contratou o atacante Ricardo Jesus, do Thai Honda da Tailândia.

Clubes do PR Atlético renovou com o zagueiro Paulo André e contratou por empréstimo o atacante Marcinho, do São Bernardo e que estava no São Paulo, ambos por 1 ano. // O Coritiba renovou por 2 anos com o meia Ruy, que voltou de empréstimo ao América Mineiro. // O Londrina contratou Rodrigo Figueiredo, do Corinthians.

Clubes de SC A Chapecoense renovou por 3 anos com o lateral esquerdo Alan Ruschel, que rescindiu com o Internacional. // O Figueirense rescindiu com o atacante Zé Love.

Clubes do NE O Sport renovou com o lateral esquerdo Sander por 2 anos e meio. // O Bahia emprestou o zagueiro Feijão ao CRB e contratou Douglas Grolli, do Cruzeiro, e o atacante Kayke, emprestado pelo Yokohama Marinos, tudo por 1 ano. // O Vitória renovou com o atacante André Lima por 1 ano.

Clubes de GO O Goiás contratou o lateral direito Alex Silva, emprestado pelo Atlético Mineiro por 1 ano, e devolveu o lateral direito Saavedra ao Bolívar. // O Vila Nova contratou o meia Alaor, do Luverdense.

Curtinhas

Ronaldinho Gaúcho Pendurou as chuteiras após dois anos sem jogar. Não precisava disso, deixa melancólica a retirada. A se lamentar pois foi um senhor jogador, altíssimo nível de técnica misturada com irreverência.

Vasco Presidido agora por Alexandre Campello após uma eleição de rumos inacreditáveis e que se mostraram puro e simples reflexo do Brasil. Tramoias políticas do futebol são que nem as da política em si.

Flamengo Quatro organizadas suspensas após aquele horror feito na decisão da Copa Sul-Americana. Mas não basta tirar "a pessoa jurídica" delas de ação. Tem que tirar as "pessoas físicas", que causam tudo.

Chapecoense Indicada ao Prêmio Laureus como melhor equipe e melhor momento de 2017 (a volta por cima após a tragédia em Medellín). Deste segundo prêmio mereceria demais sair como ganhadora.

Gauchão Precisou chegar a semana de início para a Federação lançar a ideia de Grenal com torcida meio a meio no Beira-Rio. Até valeria debater isso, sim, mas com no mínimo alguns meses de antecedência.

Copa do Brasil Mandos vendidos pro Paraná no dia 31, tanto o do Madureira contra o São Paulo para Londrina quanto o do Boavista diante do Internacional para Cascavel. A grana acima de qualquer coisa.

Violência contra a mulher Tobio praticou ao dobrado ao agredir uma e insultar outra numa casa noturna. Resultado: multa do Rosario Central, clube ao qual está emprestado pelo Palmeiras. Pouco. Muito pouco.

Ô coitado! Assim Filó resumiria o depoimento de 5 horas e meia do Marco Polo Del Nero ao Comitê de Ética da FIFA, quando jurou ser inocente de falcatruas variadas. Acredito nisso. E acredito também que 2 + 2 = 5.

Dibradoras antecipou Emily Lima, ex-Seleção Feminina, agora treina as gurias do Santos. Boa sorte!

US$ 15 milhões Custou pro Atlanta contratar Barco, do Independiente. Maior transação da história da MLS.

Torneio de Verão da Argentina River Plate sem Pratto. Boca Juniors com Tevez. Fim das contas: River 1 x 0.

As voltas dos que não foram Enquanto Aimar cessou 3 anos de aposentadoria para defender o Estudiantes de Río Cuarto na Série C da Argentina, Donovan regressa aos campos pelo León do México.

O bom filho à casa torna Após Arsenal e Fenerbahce, Van Persie voltou pro Feyenoord após 13 anos e meio.

Show de gols Do Neymar com metade dos 8 gols do Paris Saint Germain no Dijon, um deles lembrando (mas menos bonito que) aquele pelo Santos contra o Flamengo em 2011. Ausente ontem, viu que deu Lyon.

Show de gol O do goleiro Juan Carlos, do Lugo, a 65 metros do alvo nos 3 x 1 diante do Sporting Gijón, pela Série B da Espanha. Fez 30 anos no dia da partida e "se deu-se a si mesmo" um presentaço.

Show de não-gol Na vitória pela Copa do Rei que quebrou 8 para 9 anos de jejum do Espanyol sobre o Barcelona, Diego López se tornou o 1º goleiro ao defender dois pênaltis cobrados por Messi no profissional.

O show não pode parar Mas tá tudo bem pro Barça, 11 pontos de vantagem no Campeonato Espanhol. Dois terços contra o Betis: empate sem gols. Terço derradeiro: cinco gols e Messi comandando as picapes.

Gol da Alemanha Digo: do Real Madrid, 7 x 1 no La Coruña. Não será campeão nacional, mas ainda diverte.

Aberto da Austrália Enquanto Bia Haddad saiu na 3ª rodada ao perder para Karolina Pliskova, a queda de Nick Kyrgios para Grigor Dimitrov eleva para 40 os anos sem um tenista local campeão neste Grand Slam.

Vôlei campeão O do Nestlé na Copa Feminina do Brasil ao aplicar 3 sets a 0 sobre o Praia Clube.

Da NBA pro NBB Agora sendo a vez de Anderson Varejão, fechado por 20 meses com o Flamengo.

Super Bowl Será decidido por New England Patriots, que obteve uma virada fantástica sobre o Jacksonville Jaguars, e Philadelphia Eagles, que destroçou o Minnesota Vikings. Chega logo, dia 4 de fevereiro!

O esporte, o esporte... As Coreias do Norte e do Sul marcharão juntas na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em PyeongChang, a partir do dia 9 do mês que vem. Elas estão de mal desde a Guerra Fria.

Datas do esporte em 0 ou 5 da última semana até hoje

Dia 18 - 30 anos de Angelique Kerber, tenista campeã da Austrália e dos Estados Unidos em 2016.

Dia 19 - 140 anos do nascimento de Herbert Chapman, treinador falecido em 1934 e que revolucionou o futebol ao adotar no Arsenal dos anos 30 o esquema "WM" (3-4-3) em contraste ao então habitual 2-3-5.

Dia 21 - 55 anos de Hakeem Olajuwon, bicampeão da NBA em 1994 e 1995 pelo Houston Rockets.

Dia 22 - 80 anos de Altair, lendário ex-lateral esquerdo do Fluminense com 542 partidas entre 1955 e 1971, tendo vencido por ele dois RJ/SP e três Cariocas, além de campeão mundial com a Seleção Brasileira em 1962; e 50 anos de Leboeuf, campeão mundial de 1998 e europeu de 2000 com a seleção da França.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Um chega, outra sai Mal havia contratado Carlos Machado (ex-Gaúcha, Band e SBT) para compensar a saída de Gabriel Jacobsen pra Gaúcha e a Rádio Guaíba perdeu outra repórter do jornalismo geral. Daiane Vivatti se despediu dela para morar fora do Brasil durante um tempo para estudos e trabalho.

Breve nas livrarias Âncora do "Jornal da Manhã" na Rede Jovem Pan, Thiago Uberreich está por lançar em abril um livro sobre as Copas do Mundo. Arquivista e preservador da memória que é, deve vir coisa muito boa.

Baixa na Jovem Pan Após 6 anos, saiu o apresentador Carlos Aros, ex-"Radioatividade" e "Morning Show".

Reunidos pela Rádio Eldorado FM São os apresentadores do "Jornal Eldorado": Haisem Abaki e a recém chegada Carolina Ercolin, ex-Pan. Eles foram colegas na Bandeirantes de 2005 a 2010.

Estreia na BandNews FM A do jornal "BandNews Duas a Dois", assim chamado por começar às 14h a partir desta segunda-feira e ter dois apresentadores: Gabriela Mayer e Sandro Badaró.

Deixou o Sistema Globo de Rádio O DJ Rui Taveira, infelizmente dispensado após 18 anos. Uma marca dele foi comandar nas noites de sábado, por muitos anos, os programas musicais "Dance Bem" e "Pop Rock Party" na saudosa Globo FM do Rio de Janeiro. Agora tocado só por ele em produção independente, o "Dance Bem" continua na Globo FM de Caruaru, afiliada pertencente à Rede Nordeste de Comunicação.

Ausência eterna A de Flávio Henrique Alves de Oliveira na comunicação de Minas Gerais. Compositor e atual presidente da Rede Minas e da Rádio Inconfidência, morreu aos 49 anos devido à febre amarela. Triste!

Ausências na TV gaúcha Cristina Ranzolin (RBS), Gisa Guerra e Mariane Schlindwein (ambas Record) estão no departamento médico. A apresentadora do "Jornal do Almoço" contou à Flávia Requião no GaúchaZH que ficou internada por 5 dias na Santa Casa devido a uma pneunomia, mas que aos poucos está ficando melhor. Já a co-apresentadora do "Rio Grande no Ar" passou pelo Hospital Moinhos de Vento devido a uma apendicite, mas também se recupera bem. Por fim, a repórter está fora do ar devido a uma hérnia de disco. Melhoras!

Aposentado por invalidez Alexandre Farias, o apresentador da TV Asa Branca (Globo Caruaru) que ainda agora se recupera do tiro que tomou na cabeça ao ficar no meio do fogo cruzado há 4 meses. Seu irmão José relatou ao UOL que o jornalista está fora da UTI, se recupera bem, faz fisioterapia e se comunica por gestos.

Saiu da TV Morena O apresentador do "Bom Dia MS", que no mês passado foi um dos que apareceu em rede nacional naquela semana especial dos 3 anos do "Hora 1" na Globo. Ginez Cesar estava na emissora havia 18 anos e ancorava o matinal desde 2010. Ele trabalhará como investidor no mercado das criptomoedas.

Cara nova A dos noticiários da Globo no Rio de Janeiro, adotando a partir de hoje o pacote gráfico e as vinhetas no padrão adotado por SP há 8 meses e Minas Gerais no mês passado. Veja aqui a abertura do primeiro "Bom Dia RJ" nesta nova fase, com Flávio Fachel e Silvana Ramiro. O mesmo padrão vale para os dois "RJTV", agora chamados "RJ1" o da Mariana Gross e "RJ2" o da Ana Luiza Guimarães.

Diferenciação na Globo Devido ao aniversário de São Paulo na próxima quinta, os paulistanos têm madrugadas especiais nesta semana. O "Seleção Globo Repórter" está começando às 4h, cerca de 20 minutos mais cedo que na rede nacional, por passar às 4h40 para edições especiais do "Antena Paulista".

Em 3 horas, tudo pode mudar Perto das 2h, o intervalo do "Fantástico" foi usado pela GloboNews para lançar um plantão no qual Diego Sarza informou que a juíza Carmen Lúcia havia suspendido a posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho. Logo a seguir, volta o repeteco do dominical do Plim-Plim e qual notícia era dada (lá pelas 23h no vivo original) pela Geiza Duarte? A possibilidade da magistrada decidir algo neste sentido.

Só falta a data da estreia Acompanhe aqui a primeira chamada anunciando Heraldo Pereira à frente do "Jornal das 10", que passará a ser comandado dos estúdios da GloboNews em Brasília.

Nova apresentadora Sei pelo Gabriel Vaquer que a Record transferiu Mariana Sena da Bahia pro Pará para apresentar o "Cidade Alerta" local a partir do dia 29. A filial de Belém queria uma mulher no jornal e não queria tirar alguma dos seus outros noticiários para tanto. Mariana trocou a Aratu (SBT) pela Record Bahia há 1 ano.

Só durou 6 meses O regresso do "SP Record" paulistano. Já a partir de hoje, "Os Dez Mandamentos" pegou o horário de "Belaventura" às 19h45 e o "Cidade Alerta" volta a durar 3 horas e a ser em rede totalmente nacional até 18h, depois entrando as versões locais e os "Praça Record". Vão realocar os repórteres do "SP" nos demais jornais do canal e consta que Carla Cecato voltará a apresentar o "Fala Brasil" ao lado da Roberta Piza.

Faroeste clássico É "Matar ou Morrer", com Gary Cooper e Grace Kelly dirigidos por Fred Zinnemann em 1952. Será a próxima exibição do sempre imperdível "Cine Cult", da Cultura, às 22h30 da sexta-feira.

Oh sad day Morreu aos 74 anos o cantor gospel Edwin Hawkins, que sofria de câncer no pâncreas. Ele lançou em 1969 o temaço "Oh Happy Day", cantado pela banda Edwin Hawkins Singers e que ficaria ainda mais popular duas décadas e meia depois como trilha da Whoopi Goldberg na comédia "Mudança de Hábito".

Datas nacionais em 0 ou 5 da última semana até hoje (e algumas atrasadas ainda sem registro)

Dia 16 - 30 anos de Mel Fronckowiack, atriz que protagonizou "Rebelde" na Record e cantou na banda formada pelo elenco da novela. Ela é sobrinha do treinador de vôlei Marcelo Fronckowiak.

Dia 17 - 5 anos da morte de Adalgisa Colombo, nascida em 1940 e que foi a Miss Brasil de 1958 representando o Rio de Janeiro, que era o Distrito Federal. No mesmo ano, foi vice do Miss Universo.

Dia 18 - 50 anos de Marcos Silvestre, colunista de finanças pessoais da Rádio BandNews FM.

Dia 19 - 85 anos do nascimento de Luiz Carlos Arutin, falecido em 1996 e ator de novelas como "A Gata Comeu" e "Renascer" na Globo; 40 anos de Thiago Lacerda, ator de tramas como "Terra Nostra" e "A Casa das Sete Mulheres"; e 35 anos de Helen Braun, agora apresentadora da Rádio Globo e ex-Jovem Pan, CBN e BandNews FM em São Paulo e ex-Guaíba, Bandeirantes e Gaúcha em Porto Alegre.

Dia 20 - 65 anos de "O Cangaceiro", histórico filme dirigido por Lima Barreto e primeiro do Brasil com alcance mundial, vencedor no Festival de Cannes como melhor filme de aventura e melhor trilha sonora; 60 anos de Mônica Torres, atriz no ar em "Apocalipse" na Record e ex-esposa de José Wilker, ambos tendo a filha e também atriz Isabel Wilker; 35 anos de Lilian Lima, ex-repórter de Grupo Sinos, TVCOM, RBS TV e Canal Rural, atualmente tocando o projeto digital "As Boas Coisas da Vida"; 25 anos de Jakelyne Oliveira, Miss Brasil em 2013 pelo Mato Grosso; 20 anos da TV Câmara; e 10 anos do "Nada Além da Verdade", programa exibido pelo SBT até 2010 e apresentado primeiramente por Silvio Santos e depois por Ratinho (conforme o "Almanaque SBT - 35 Anos", foi o primeiro programa do "Patrão" captado em alta definição).

Dia 21 - 30 anos do SBT Ribeirão Preto; 10 anos da morte de Luiz Carlos Tourinho, ator nascido em 1964 e que fez "Sai de Baixo" e "Sob Nova Direção", estando no ar em "Desejo Proibido" quando faleceu.

Dia 22 - 5 anos da morte de Lídia Mattos, atriz nascida em 1924 e vista em novelas como "A Próxima Vítima".

Datas estrangeiras em 0 ou 5 da última semana até hoje (e algumas atrasadas ainda sem registro)

Dia 12 - 50 anos de Farrah Forke, atriz que fez Alex Lambert na série "Wings" de 1992 a 1995.

Dia 14 - 75 anos de Holland Taylor, atriz que fez Evelyn Harper em "Dois Homens e Meio" de 2003 a 2015; e 70 anos de Carl Weathers, ator que foi Apollo Doutrinador na saga "Rocky".

Dia 16 - 45 anos do fim de "Bonanza", série que durou 430 episódios a partir de 1959.

Dia 17 - 15 anos da estreia de "As Visões da Raven", série que durou 100 episódios até 2007; e 15 anos da morte de Richard Crenna, ator nascido em 1926 e que fez três filmes da saga "Rambo".

Dia 18 - 105 anos do nascimento de Danny Kaye, falecido em 1987 e ator de comédias como "Cara-de-Pau" e "Natal Branco"; e 85 anos de John Boorman, diretor de "Amargo Pesadelo" e "Excalibur".

Dia 19 - 95 anos do nascimento de Jean Stapleton, atriz falecida em 2013 e que fez Edith Bunker na série "Tudo em Família"; e 10 anos da morte de Suzanne Pleshette, atriz nascida em 1937 e que fez "Os Pássaros".

Dia 20 - 60 anos de Lorenzo Lamas, ator da série "O Renegado"; e 10 anos da estreia de "A Química do Mal", série que durou 62 episódios até 2013.

Dia 21 - 20 anos da morte de Jack Lord, ator nascido em 1920 e que fez Steve Garrett na série "Havaí 5.0" de 1968 até 1980, além de atuar em filmes como "007 Contra o Satânico Dr. No".

Dia 22 - 10 anos da morte de Heath Ledger, ator nascido em 1979 e Oscar póstumo de coadjuvante por "Batman: o Cavaleiro das Trevas", além de ser visto em "O Segredo de Brokeback Mountain".

Momento Raridade Rara

Datas em 0 ou 5 da última semana até hoje

Dia 16 - 80 anos de Lauro Cesar Muniz, novelista autor de "As Pupilas do Senhor Reitor" na Record de ontem e "Poder Paralelo" na Record de hoje, além de "Escalada", "O Casarão", "Roda de Fogo" e "O Salvador da Pátria", entre outras produções na Globo. Em 2015, ele foi entrevistado pelo José Armando Vannucci no "Todo Seu", programa apresentado pelo Ronnie Von na TV Gazeta de São Paulo.

Dia 16 - 5 anos de Isabele Benito no "SBT Rio", jornal que apresenta (inicialmente interinamente e logo a seguir definitivamente) desde a saída de Rogério Forcolen para a Rede Record. Veja aqui um pouco da estreia.

Dia 17 - 40 anos de Gabrieli Chanas, jornalista que apresentou o "Supersábado" na Rádio Gaúcha de 2007 até 2014, sendo autora do blog Noiva.com no ClicRBS, e hoje tocando projetos pessoais. Veja de 2011 a presença dela no "Falando", apresentado por Tânia Carvalho na TVCOM, quando tinha um quadro voltado para as noivas.

Dia 17 - 25 anos do "Domingo Legal", programa de auditório do SBT apresentado por Gugu Liberato até 2009 e por Celso Portiolli de lá até aqui. O auge se deu na segunda metade dos anos 90, quando tomou muitas vezes a liderança em SP do "Domingão do Faustão", da Globo. Confira aqui a chamada da estreia.

Dia 18 - 85 anos do nascimento de Zacarias, falecido em 1990 e inesquecível integrante dos "Trapalhões", do qual separei de 1978 um hilário esquete solo com um jogo de palavras animais dele com Isaac Bardavid.

Dia 18 - 5 anos da morte de Walmor Chagas, ator nascido em 1930 e que atuou em dezenas de peças de teatro e em diversas novelas, além de outros programas. Um deles foi ao ar em 1982: o "Quem Sabe, Sabe!" na TV Cultura, nesta edição com uma disputa entre estudantes torcedores do São Paulo e do Corinthians.

Dia 18 - 5 anos da morte de Heloísa Millet, nascida em 1948 e atriz e bailarina, assim vista em 1979 num número especial para o "Fantástico", da Globo, ao lado de Paulette e Carlinhos Machado. Rodam versões instrumentais de "That's The Way of The World" e "It's Ecstasy When You Lay Down Next To Me".

Dia 19 - 45 anos de Rodrigo Hidalgo, repórter da TV Bandeirantes em São Paulo desde 2005 e que antes esteve na Jovem Pan por 13 anos. Destaco de 2015 sua série investigativa "Juízes Ameaçados", gravada em 6 estados ao longo de três meses e exibida no "Jornal da Band", ancorado por Ricardo Boechat.

Dia 22 - 75 anos do nascimento de Marília Pêra, falecida em 2015 e que atuou em dezenas de peças de teatro, em muitos filmes (entre eles "Pixote, a Lei do Mais Fraco") e inúmeras produções na TV, entre elas "Beto Rockfeller", "Uma Rosa com Amor", "Brega & Chique", "Lua Cheia de Amor" e "Pé na Cova", além de também ser cantora. Legítima e absoluta diva. Separei de 1995 uma entrevista dela ao "Marília Gabi Gabriela", na CNT.

Dia 22 - 15 anos da morte de Dona Zica, nascida em 1913 e uma das fundadoras da Estação Primeira de Mangueira, além de ser por 40 anos esposa de Cartola. Acompanhe ela num "Roda Viva" na TV Cultura, com Jorge Escosteguy, em 1994. Zuza Homem de Mello e Aydano André Motta foram dois dos entrevistadores.

Clipe do Dia

Datas em 0 ou 5 da última semana até hoje (e algumas atrasadas ainda sem registro)

Dia 10 - 75 anos do nascimento de Jim Croce, cantor falecido em 1973 num acidente aéreo. Meses antes da trágica partida que também vitimou músicos de sua banda, lançou "Time in a Bottle".

Dia 10 - 70 anos de Donald Fagen, vocalista e tecladista do Steely Dan de 1972 a 1981 e de 1993 até hoje, tendo lançado também três discos solo. De um deles, mostro "I.G.Y. (What a Beautiful World)", de 1982.

Dia 10 - 65 anos de Pat Benatar, cantora que fez sucesso em 1983 com "Love is a Battlefield".

Dia 12 - 65 anos de "Dean Martin Sings", primeiro disco do ator. O maior destaque está aqui: "That's Amore", cantado nesta cena de "Sofrendo da Bola", uma das tantas comédias em dupla com Jerry Lewis.

Dia 14 - 80 anos de Jack Jones, cantor que tornou famoso o tema da série "O Barco do Amor" e que, antes disso, emplacou sucessos como "You've Got Your Troubles", de 1969.

Dia 14 - 30 anos de Jordy, molecote francês que surgiu em 1992 cantando "Dur Dur D'etre Bebe", mas que foi banido de rádios e TVs nacionais dois anos depois pois era explorado pelos seus pais.

Dia 15 - 60 anos da aqui destacada "Tequila", canção do grupo The Champs.

Dia 15 - 25 anos da morte de Sammy Cahn, nascido em 1913 e compositor de grandes canções, uma delas aqui: "Come Fly With Me", com Frank Sinatra, do álbum homônimo dele que fez 60 anos no último dia 6.

Dia 16 - 110 anos do nascimento de Ethel Merman, atriz e cantora falecida em 1984 e que popularizou-se em 1954 ao cantar "There's No Business Like Show Business" no filme "O Mundo da Fantasia".

Dia 16 - 75 anos de Ronnie Milsap, cantor country de temas como "Stranger in My House", de 1983.

Dia 17 - 85 anos do nascimento de Dalida, cantora falecida em 1987 e que foi Miss Egito em 1954, mas que depois se naturalizou francesa. Em 1974, ela estourou no duo com Alain Delon de "Parole, Parole".

Dia 17 - 75 anos de Chris Montez, que entoou canções românticas como "Call Me", de 1966.

Dia 18 - 35 anos de "Cuts Like a Knife", álbum de Bryan Adams que trouxe aqui "Straight From The Heart".

Dia 19 - 75 anos do nascimento de Janis Joplin, falecida em 1970 e que cantou clássicos como "Mercedes Benz", do ano de falecimento. Foram poucos anos de vida, mas suficientes para imortalizá-la.

Dia 19 - 30 anos de "Tell It To My Heart", disco de Taylor Dayne que tem aqui o tema homônimo.

Dia 20 - 45 anos de Luciano, que forma dupla com Zezé di Camargo desde 1991, ano do temaço "É o Amor".

Dia 20 - 40 anos de "City To City", disco de Gerry Rafferty que traz aqui o clássico "Baker Street".

Dia 20 - 25 anos da morte de Audrey Hepburn, atriz nascida em 1929 e Oscar por "A Princesa e o Plebeu", além de filmar "Sabrina", "Cinderela em Paris", "Quando Paris Alucina", "Minha Bela Dama" e "Além da Eternidade", entre outros. Em 1961, ela encantou em "Bonequinha de Luxo" também ao cantar "Moon River".

Dia 21 - 70 anos de Ronaldo Bastos, componente do Clube da Esquina e autor de diversos sucesos da MPB, um deles "O Sal da Terra", cantado em 1981 pelo também co-autor Beto Guedes.

Dia 21 - 35 anos do lançamento do single "Sweet Dreams (Are Made of This)", do Eurythmics, cujo disco lançado 17 dias antes tem o mesmo nome deste temaço aqui curtido.

Dia 22 - 65 anos de Jim Jarmusch, diretor de cinema independente e que também filmou alguns clipes musicais, entre eles um de 1986: "The Lady Don't Mind", dos Talking Heads.

Dia 22 - 50 anos de "Lady Soul", disco de Aretha Franklin que trouxe sucessos inesquecíveis dela, como "Chain of Fools" e a aqui saboreada "(You Make Me Feel Like) A Natural Woman".

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.