.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 16 de janeiro de 2018 - ANO 15, EDIÇÃO 69
Assim foram os primeiros 15 dias de 2018

Futebol brasileiro nos últimos 15 dias

BOLA ROLANDO I A Copa Flórida teve seis jogos com brasileiros e nenhuma vitória deles nos 90 minutos: Corinthians 1 x 1 PSV Eindhoven + 5 x 3 (primeira decisão por pênaltis com 100% de aproveitamento alvinegro desde os 6 x 5 no Palmeiras pelo Paulista de 2011), Atlético Mineiro 0 x 1 Rangers, Fluminense 1 x 1 PSV + 4 x 5, Corinthians 2 x 4 Rangers, Galo 0 x 2 Atlético Nacional e Fluminense 1 x 3 Barcelona.

BOLA ROLANDO II Amistosos envolvendo clubes das Séries A e B: Chapecoense 3 x 2 Tubarão (com direito ao primeiro gol do Alan Ruschel na Arena Condá depois da tragédia aérea), Sport 2 x 0 Tucumán (Taça Ariano Suassuna), Gama 0 x 3 Fortaleza (estreia de Rogério Ceni nos tricolores), River 0 x 1 Sampaio Corrêa e Sampaio 1 x 1 River (com direito a um bizarríssimo gol para os maranhenses no chute tipo "bumba-meu-boi" de César Sampaio do meio de campo e um frangaço sem precedentes de Robson).

BOLA ROLANDO III Fase pré-grupos teve Treze e Náutico classificados diante respectivamente de Cordino e Itabaiana, este eliminado nos pênaltis por virada em decisão angustiante.

CORINTHIANS Perdeu Jô para o Nagoya Grampus e renovou com Cássio e Fagner por 4 anos, Camacho por 3 e Danilo por um, além de contratar Juninho Capixaba e Renê Júnior, ambos do Bahia, por respectivos 4 e 3 anos, e mais Paulo Roberto em definitivo por 2 anos. Já a chapa presidencial de Roque Citadini foi impugnada sob alegação de que ele não pode concorrer a cargo administrativo no clube por ser do Tribunal de Contas do Estado.

PALMEIRAS Contratou por 5 anos Gustavo Scarpa, do Fluminense, e Emerson Santos, do Botafogo, além de renovar com Thiago Martins por 3 anos e ter de volta Allione após empréstimo ao Bahia, mas perdeu Mina para o Barcelona. Fora de campo, Zé Roberto assumiu a assessoria técnica após fazer seu efetivo último jogo da carreira pela Portuguesa na perda da Copa Rubro-Verde para a xará da Ilha do Governador.

SÃO PAULO Contratou por 2 anos Diego Souza, do Sport, ao mesmo tempo que vendeu Pratto para o River Plate. Também chegaram por 3 anos Anderson Martins, do Vasco, e o regressado de empréstimo Hudson, que estava no Cruzeiro. Emprestado foi Thomaz ao Red Bull até o fim do Paulistão.

SANTOS Cheou o técnico Jair Ventura, ex-Botafogo, e saiu o auxiliar Elano, que treinou o time após a saída de Levir Culpi. Foram contratados Eduardo Sasha por 1 ano de empréstimo junto ao Internacional e o lateral esquerdo Romário, do Ceará, por 5 anos, mas Matheus Ribeiro foi cedido ao Puebla por 1 ano. Já Bruno Henrique tomou 5 partidas de suspensão na Libertadores por cuspir em Damían Díaz, do Barcelona de Guayaquil.

GUARANI Treinado pelo antes auxiliar fixo Umberto Louzer devido à saída de Fernando Diniz, renovou com Bruno Mendes por 1 ano e contratou os goleiros Bruno Brígido, do Coritiba, e Wallace, cedido pelo Vitória.

PONTE PRETA Contratou por 1 ano de empréstimo Gabriel Vasconcelos, do Corinthians, mas emprestou Claudinho pro Red Bull Brasil e Fábio Ferreira pro Novorizontino. Fora de campo, teve findada a interdição do Moisés Lucarelli, mas a pena de 6 perdas de mando com portões fechados terá de ser cumprida na Série B. Além disso, seus jogos só poderão ter torcida única por decisão do Ministério Público de SP - uma piada de decisão, já que os visitantes não poderão ter torcida sendo que foi a da própria Macaca (e não a do Vitória) que aprontou a baderna decisiva para o abreviado rebaixamento no Brasileirão.

FLAMENGO Perdeu Reinaldo Rueda para a seleção do Chile após um diz-que-me-diz danado e Paulo César Carpegiani passou a treinar o time, cujo preparador de goleiros deixou de ser o contestado Victor Hugo, que deu lugar a Rogério Maia, da Chapecoense. Se por um lado Ederson renovou por 6 meses para ajuda na recuperação de um tumor no testículo direito, por outro lado Guerrero teve o contrato suspenso enquanto punido por doping.

VASCO Contratou bastante: Riascos, do Millonarios, por 3 anos; Erazo, do Atlético Mineiro, por 1 ano; Rafael Galhardo, ex-Cruzeiro; Thiago Galhardo, do Coritiba, e Luiz Gustavo, do Palmeiras e que estava no Oeste, ambos também por 1 ano. Quem renovou por 3 anos foi Ramon. Fora de campo, a energia elétrica de São Januário foi cortada por deficiência técnica, segundo a Light, e houve boatos não confirmados de suposto saqueamento e repasse de objetos para funcionários. Tudo isso é reflexo da ainda sem conclusão eleição presidencial, pois Júlio Brant tem obtido vitórias judiciais, mas Eurico Miranda não quer largar o osso.

FLUMINENSE Perdeu Gustavo Scarpa após ele obter liminar para ser liberado, a mesma coisa beneficiando o zagueiro Henrique. Foram contratados Gilberto, lateral direito da Fiorentina (1 ano de empréstimo), e Jadson, volante da Udinese (2 anos), mas Wendel foi vendido para o Sporting.

BOTAFOGO Com Felipe Conceição sucedendo Jair Ventura, renovou por 2 anos com Luís Ricardo e Arnaldo, além de contratar por 1 ano Renatinho, do Paraná, e por 2 anos Rony, do Cruzeiro e que estava no Albirex Niigata, e mais Luiz Fernando, do Atlético Goianiense, e Leandro Carvalho, do Paysandu e que estava no Ceará.

CRUZEIRO Rescindiu com Mena, mas contratou muitos jogadores: Edílson, do Grêmio, por 3 anos; Mancuello, do Flamengo, por 3 anos; Bryan e David, ambos do Vitória; Bruno Silva, do Botafogo; e Marcelo Hermes, emprestado pelo Benfica.

ATLÉTICO MINEIRO Não renovou com Robinho, emprestou Erazo ao Vasco por 2 anos e contratou por 1 ano de empréstimo Iago Maidana, do São Paulo.

AMÉRICA MINEIRO Perdeu Edno para o Moreirense, renovou com Messias e Zé Ricardo ambos por 5 anos e fez estas aquisições: Matheus Ferraz, do Sport e que estava no Goiás, e Carlinhos, também do Goiás, ambos por 1 ano; Matheus Sales, do Palmeiras, e Capixaba, do Atlético Mineiro, ambos por 1 ano de empréstimo, o mesmo valendo para Aderlan, do Santa Rita e que estava no Luverdense.

BOA ESPORTE Perdeu Radamés para o Brasiliense e contratou Christianno, do Luverdense, e Amaral, volante que não jogou em 2017 por cuidar da mãe enquanto ela estava com problemas de saúde.

GRÊMIO Perdeu Fernandinho para o Chongqing Dangdai Lifan e negociou Edílson com o Cruzeiro, do qual contratou Alisson por 4 anos e Thonny Anderson por 1 ano de empréstimo. Outros contratados: Paulo Miranda, do Red Bull Salzburg, por 3 anos (na apresentação, ele se confundiu e disse que a defesa "do Inter" é uma das melhores do mundo); Madson, do Vasco, por 4 anos; e Thaciano, do Boa Esporte, por empréstimo de 2 anos. Além disso, Bressan renovou por 2 anos e Lima retornou de empréstimo ao Ceará. Fora de campo, Odorico Roman anunciou saída da vice-presidência de futebol, na qual segue alguns dias a mais até a definição do sucessor para então tocar projetos pessoais, e Saul Berdichevski trocou a direção de futebol pela direção médica.

INTERNACIONAL Contratou Wellington Paulista, do Fluminense, por 1 ano de empréstimo; e Gabriel Dias, do Paraná, e Patrick, do Sport, ambos por 2 anos. Firmou pré-contrato com Rodrigo Moledo, que chegará em julho do Panathinaikos, e Sarrafiore, do sub-20 do Huracán. Enquanto Geferson foi vendido para o CSKA Sofia após defender o Vitória, Paulão voltou de empréstimo ao Vasco.

BRASIL DE PELOTAS Contratou Luiz Eduardo, da Caldense, até o fim do Gauchão.

ATLÉTICO PARANAENSE Contratou o técnico Fernando Diniz, que saiu do Guarani sem sequer ter estreado, e o zagueiro Emerson, do Botafogo, além do emprestado por 1 ano Raphael Veiga, do Palmeiras, enquanto renovou por 2 anos com Santos, opção para o gol após a saída do Weverton.

CORITIBA Renovou com Alecsandro, tem Ruy de volta após empréstimo ao América Mineiro e contratou César Benitez, do Olimpia, e Wellington Simião, do Avaí, mas não renovou com William Menezes.

PARANÁ Renovou com Richard por 3 anos e contratou: Zé Carlos, do CRB; Alex Santana e Diego Gonçalves, ambos do Internacional; Luís Carlos, do Vila Nova; Neris, do Sport; Charles, do Joinville; e João Paulo, da Tombense e que estava no Santa Cruz.

LONDRINA Contratou por 2 anos Keirrison, do Coritiba, e por 1 ano tanto Gustavo Tocantins, do Corinthians e que estava no Estoril, quanto o emprestado Moisés, do Grêmio e que estava na Chapecoense, além de adquirir Lucas Áfrico, do Santos, até o fim do estadual. Já Safira foi cedido ao Novorizontino.

FIGUEIRENSE Renovou com Henan e contratou por 2 anos Dênis, ex-São Paulo, e ainda Diego Renan, da Chapecoense, e Gustavo Ferrareis, do Internacional e que estava no Bahia.

AVAÍ Contratou Rubinho, do Genoa (de volta ao futebol brasileiro após 11 anos), e Tiago Cametá, emprestado pelo Ceará.

CHAPECOENSE Renovou com Nenén por 1 ano e Moisés Ribeiro por 2 anos, e contratou: Márcio Araújo, do Flamengo, por 2 anos; Rafael Thyere, do Grêmio, por 1 ano de empréstimo; Vinícius, do Adanaspor, por 1 ano; e ainda Bruno Pacheco, do Atlético Goianiense.

CRICIÚMA Contratou Élvis, do CRB, e por 1 ano Lucas Coelho, do Grêmio.

BAHIA Vendeu Rômulo para o Busan I'Park e contratou até não poder mais: Élber, do Cruzeiro, e Douglas, do Corinthians e que estava no Avaí, ambos por 3 anos, mesmo período do agora definitivo Régis; Mena, do Cruzeiro e que estava no Sport, por 2 anos; Nilton, que estava no Japão, por 1 ano; Léo, do Fluminense, e João Pedro, do Palmeiras, emprestados por 1 ano; e ainda Gregore, do São Carlos e que estava no Santos, e Nino Paraíba e Elton, ambos da Ponte Preta.

VITÓRIA Contratou Denílson, do Granada, e Lucas, do Palmeiras e que estava no Fluminense, ambos cedidos por 1 ano. Porém, perdeu Cleiton Xavier por 4 meses devido a uma luxação no ombro.

SPORT Vendeu Régis ao São Paulo (que o negociou com o Bahia) e renovou por 1 ano com Durval, além de contratar pelo mesmo período Gabriel, do Flamengo, e os cedidos Marlone, do Corinthians e que estava no Atlético Mineiro, e Capa, do Avaí.

CEARÁ Não renovou com Magno Alves, que foi para o Novorizontino, mas contratou Andrigo, do Internacional e que estava no Atlético Goianiense, por 1 ano, mesmo período dos obtidos por empréstimo Juninho, do Bahia, e Luidy, do Corinthians e que estava no Figueirense. Também por empréstimo chegou Wescley, do Vissel Kobe.

FORTALEZA Contratou Tinga, do Bahia e que estava no Juventude.

GOIÁS Rescindiu com Bruno Aguiar e contratou Raphael Silva, do Criciúma, e os emprestados por 1 ano Maranhão, do Fluminense, e Caíque Sá, do Joinville.

VILA NOVA Contratou Ryan Ramos, do União Madeira, e Keké, da Tombense, além dos goleiros Matheus Kayser, do Grêmio Anápolis, e Mateus Pasinato, do XV de Piracicaba e que recém havia chegado ao Bragantino. Já Sérgio Mota saiu depois de 1 mês pois preferiu jogar no Zhejiang Yiteng. Quem renovou por 2 anos foi Filgueira, que estará de molho por 2 meses após fraturar a costela em um acidente de carro.

ATLÉTICO GOIANIENSE Perdeu André Castro para o Red Bull Brasil, e Gilvan, que rescindiu, mas contratou por 1 ano tanto René Santos, do Vitória, quanto Rodrigo, da Tombense e que estava no Sport.

PAYSANDU Perdeu Guilherme Santos, mas contratou: Moisés, do Vila Nova; Cáceres, do Rubio Ñu; Filigrana, do Coritiba; e Victor Lindenberg e Renan Gorne, ambos do Botafogo.

OUTROS DESTAQUES Túlio de Melo, ex-Chapecoense, foi para o Avispa Fukuoka; Renan Ribeiro, ex-São Paulo, foi para o Estoril; o Red Bull Brasil terá Éder Luís, ex-Vasco, e Júlio César, ex-Corinthians e Náutico; o Cianorte adquiriu Richarlyson, que estava no Guarani; o Ipatinga contratou Bernardo, ex-Vasco e outros tantos clubes; e o São Paulo de Rio Grande terá Diguinho, ex-Vasco e Fluminense.

EX-ÁRBITRO VIROU DIRIGENTE Rodrigo Braghetto agora comanda as categorias de base do Oeste.

"GATO" LIBERADO Será Heltton em 8 de fevereiro, quando findada a suspensão por adulterar a idade na Copa SP de 2017, quando jogou pelo Paulista. Ele atuará pelo Audax. Durante sua punição, foi campeão da Taça Paulista (com clubes não filiados à Federação) pelo Vai-Vai, clube da escola de samba homônima.

CURADO Wagner, do São José de Porto Alegre, de um linfoma de Hodgkin (câncer no sistema imunológico). Com 28 anos, ele ficou em tratamento por 6 meses e 12 sessões de quimioterapia.

PENHORADOS Os troféus do Náutico pela Justiça do Recife para quitação de R$ 380 mil (mais juros e correção) em dívidas com Alessandro, seu jogador em 2012 e hoje auxiliar técnico da base do Atlético Paranaense.

CAMPEONATO CARIOCA Com Cabofriense (do regressado ao futebol após 4 anos parado Cláudio Pitbull) e Macaé integrando a competição "às ganhas" ao se classificarem na prévia, permitirá 5 alterações em no máximo 3 interrupções. Pelé é o embaixador da competição deste ano, que terá o árbitro de vídeo usado em caráter de teste em 10 partidas nas fases finais dos dois turnos e na finalíssima.

LIBERTADORES Aberta na próxima semana, terá como primeiro árbitro brasileiro em ação Anderson Daronco, que dirigirá Montevideo Wanderers x Olimpia na terça-feira da semana que vem.

COPA SP JÚNIOR Os maiores incidentes até agora são a suspensão de uma organizada do São Paulo até o fim da competição depois de risco de enfrentamento entre membros dela mesma após o jogo diante do Cruzeiro na primeira fase e, acima de tudo, a acusação de um jogador do Estanciano de que propina foi oferecida para o time perder na estreia pra Itapirense - que realmente ganhou, mas todos negam ter aceitado a proposta.

OBITUÁRIO Morreram: em 30/12 o ex-goleiro Leonídio, 93 anos, que defendeu o Santos de 1946 a 1952 e foi vice paulista em 1948; em 31/12 o ex-jogador Véscio, 74 anos (infecção pulmonar), campeão potiguar pelo América em 1967 e 1969; no dia 3 o ex-jogador Darci Cavalo (infarto), primeiro jogador vendido pelo Volta Redonda para o exterior (Belenenses de Portugal nos anos 90); e no dia 15 o zagueiro Paulo Sérgio, 19 anos (afogado em um arroio de Teutônia), da categoria sub-19 do Grêmio.

Futebol estrangeiro nos últimos 15 dias

REI DA AMÉRICA Eleito Luan, do Grêmio, na tradicional votação do El País com jornalistas sul-americanos. O campeão da Libertadores teve 182 dos 386 votos (49,4%). Tite foi o melhor técnico com 112 votos (30,4%).

LIBERTADORES Após treinar Santa Cruz e Chapecoense em 2017, Vinícius Eutrópio dirigirá o Bolívar, que terá pela frente Colo-Colo, Atlético Nacional e Delfín do Equador na fase de grupos.

ARGENTINA O Boca Juniors recontratou Tevez, que nem de longe se destacou no Shanghai Shenhua; o River Plate renovou por 4 anos com o técnico Marcelo Gallardo; o Argentinos Juniors recontratou Barrios, recentemente saído do Grêmio; e o Tigre adquiriu Montillo, que "desaposentou-se" após 7 meses.

APRENDEU A LIÇÃO? Atacante do Peñarol, Viatri sofreu muitas queimaduras e lesões (correu até mesmo o risco de ficar cego) por soltar fogos de artifício no feriado de Natal em Buenos Aires.

LUTO EM HONDURAS Lateral na Copa de 2014, Garcia morreu no dia 9, aos 29 anos. Ele sofria de leucemia.

BARCELONA Sacudiu o mundo da bola ao tirar Philippe Coutinho, do Liverpool, por 120 milhões de euros e contrato de 5 anos e meio. Como já defendeu os Reds na atual Liga dos Campeões, não pode disputá-la. A equipe fechou o primeiro turno do Espanhol invicta na liderança com 16 vitórias, 3 empates e 19 pontos acima do rival Real Madrid, que só ganhou um jogo desde que foi campeão mundial. Fazendo um nos 4 x 2 sobre a Real Sociedad, Messi chegou aos 366 gols pelo clube em Campeonatos Espanhóis e superou os 365 de Gerd Muller pelo Bayern de Munique no Alemão para ser o maior artilheiro pelo mesmo clube de um dos principais nacionais europeus.

ENFIM ESTREOU Liberado após 6 meses para defender o Atlético de Madrid, que estava punido pela FIFA por contratar irregularmente jogadores menores de idade, Diego Costa atuou por mais de 25 minutos nos 4 x 0 sobre o Lleida, pela Copa do Rei, e só precisou de 5 minutos para marcar pela primeira vez.

CLÁSSICO INESQUECÍVEL I Foi Sevilla 3 x 5 Betis, com esta sequência: 0 x 1, 1 x 1, 1 x 2, 2 x 2, 2 x 4, 3 x 4 e 3 x 5. Foi a primeira vez em 88 anos que o Betis marcou 5 gols no campo do Sevilla em jogos oficiais.

CLÁSSICO INESQUECÍVEL II Foi Arsenal 2 x 2 Chelsea pelo Campeonato Inglês, considerado por muitos críticos e fãs de futebol uma das melhores partidas dos últimos anos.

ARSENAL LEGAL No 1 x 1 com o West Bromwich, Arsene Wenger aos 811 jogos no "Elizabethão" e ultrapassou Alex Ferguson como técnico com mais atuações na competição.

ARSENAL MAL O mesmo Wenger tomou 3 jogos de suspensão no Inglês por ofender a arbitragem no mesmo jogo acima citado e, pior ainda, foi eliminado na 3ª rodada da Copa da Inglaterra (da qual é o atual campeão) pelo outrora grande Nottingham Forest, hoje da segunda divisão.

BALANÇOU E CAIU Foi o Manchester City no Inglês, batido após 22 jogos pelo Liverpool por 4 x 3.

LESIONADO I Gabriel Jesus, do City, fora dos gramados por 2 meses por machucar o joelho esquerdo no 0 x 0 com o Crystal Palace, no último dia de 2017.

LESIONADO II Ibrahimovic sentiu nova lesão contra o Burnley para desfalcar o United por mais um mês.

VIDA NOVA Ídolo eterno do Manchester United, Giggs estreia como técnico na seleção de País de Gales.

VALEU CADA CENTAVO Zagueiro mais caro da história ao render 75 milhões de euros ao Southampton, Van Dijk estreou no Liverpool fazendo o gol da classificação à 4ª rodada da FA Cup nos 2 x 1 sobre o Everton.

AGRESSOR Lateral dos Reds, Flanagan se declarou culpado à Justiça por agredir sua namorada em dezembro.

LUTO NO LIVERPOOL Campeão de dois Ingleses, uma Copa da Inglaterra e três Supercopas da Inglaterra na década de 60, o ex-goleiro Tommy Lawrence morreu no dia 10, aos 77 anos.

CALABRESA OU MUZZARELLA? Como prêmio por garantir o "replay" com o Leicester na Copa da Inglaterra num empate sem gols, o goleiro Neal, do Fleetwood Town, ganhou 1 ano de pizza grátis do patrocinador do clube.

SALVADOR DA PÁTRIA Jonas livrou o Benfica de perder pro Sporting no primeiro clássico português deste ano ao anotar o empate decisivo aos 45 minutos do segundo tempo.

MEDO DE UMA TRAGÉDIA Estoril 0 x 1 Porto foi suspenso no começo da segunda etapa quando detectadas duas rachaduras na arquibancada onde estava a maioria dos portistas. A confirmar a continuidade do jogo.

DO GOL PRO BANCO O ex-goleiro Helton começou a carreira de treinador no Freamunde, da Série C lusitana.

REVIDE DE ÁRBITRO Aconteceu no 1 x 0 do Paris Saint Germain sobre o Nantes, que teve Diego Carlos expulso por esbarrar em Tony Chapron, que surpreendeu e espantou ao tentar acertar um pontapé no jogador antes de colocá-lo no olho da rua. O árbitro foi suspenso por tempo indeterminado, reconheceu que cometeu uma crocodilagem sem precedentes e o cartão aplicado no brasileiro foi anulado.

NEM SE FOR "CHEAP" Suspenso na França o uso do chip na bola para determinar se foi gol ou não, já que o sistema deu pau duas vezes em jogos da Copa da Liga Francesa.

APOSENTADO O goleiro Valdés, que já estava sem jogar havia 6 meses. Campeão mundial de 2010 e europeu de 2012 pela Espanha, faturou 3 Ligas dos Campeões e 6 Espanhóis pelo Barcelona.

AGORA??? Que o árbitro romeno Ovidiu Hategan admitiu que não existiu o pênalti que marcou para a Suíça, que o converteu para derrotar a Irlanda do Norte na repescagem europeia pra Copa do Mundo.

PRIMEIRO CAMPEÃO DO ANO Cerezo Osaka na Copa do Imperador do Japão, 2 x 1 no Yokohama Marinos.

SEM FESTA O título de Omã na Copa do Golfo com 5 x 4 nos pênaltis sobre os Emirados Árabes após 0 x 0 com bola rolando. É que a proteção de um pedaço da arquibancada do estádio Jaber, no Kuwait, desabou e dezenas de torcedores ficaram feridos ao desabar na pista de atletismo.

MULHERES NO FUTEBOL As da Arábia Saudita finalmente podem assistir jogos nos estádios deste país, mas de maneira gradativa e ainda sendo obrigatório o uso da burca.

MENOS UM Morreu no dia 13 o ex-presidente da Federação da Nicarágua, Julio Rocha, vitimado por um câncer aos 67 anos. Ele estava preso por receber propina no escândalo de corrupção da FIFA.

EXPULSO Vitaly Mutko do Comitê Organizador da Copa de 2018, do qual seguia compondo o conselho diretor mesmo após entregar a presidência ao ser suspenso pelo COI por participar de um esquema para livrar do doping os atletas russos pegos em exames na Olimpíada de Inverno de 2014, quando era ministro do esporte.

Outros esportes nos últimos 15 dias

EXTREMO O feito pelo australiano Angus Crichton, do Rabbitohs, para não parar de jogar rúgbi aos 21 anos: amputou o dedo do meio da mão esquerda para evitar constantes lesões e cirurgias no local.

CAIU FORA Camiel Eurlings da condição de membro do Comitê Olímpico Internacional e do ministério dos transportes da Holanda. Sua ex-namorada o acusou de agredi-lo no cotovelo e na cabeça.

CAÍRAM FORA Com Helbert Costa da gerência geral de gestão estratégica e tecnologia do Comitê Olímpico Brasileiro. Ele vai trabalhar em uma empresa especializada em cryptomoedas (os tais "bitcoins").

ACIDENTADO O treinador de futebol André Villas-Boas no Rali Dakar, por isso saindo dele na 4ª etapa.

ABUSO SEXUAL Simone Biles é mais uma ginasta americana a afirmar ter sido vítima do já condenado judicialmente ex-médico da delegação americana, Larry Nassar.

COM CONDENADO NÃO ME MISTURO Máxima seguida por Joanna Maranhão para deixar a Unisanta devido à contratação de Ricardo Moura, ex-dirigente da CBDA e preso 2 meses em 2017 sob a acusação de participação em desvio de recursos públicos. A entidade afirmou que ele não foi contratado e só teve uma conversa informal.

LUTO NO FUTSAL Morreu no dia 7 o diretor de seleções da Confederação Brasileira de Futsal, Dárcio Castro, 67 anos. Ele jogou a modalidade por clubes como Internacional, Corinthians e Palmeiras.

ABERTO DA AUSTRÁLIA Grand Slam de nº 200 da história, a 50ª edição do torneio é a primeira desde 1965 (com Maria Esther Bueno) a ter uma brasileira na 2ª rodada, após Bia Haddad marcar 2 x 0 em Lizette Cabrera. Victoria Azarenka não disputa o torneio por não poder sair da Califórnia enquanto a Justiça não decide a causa da guarda do filho dela, disputada com o ex-marido. Serena Williams também é ausente por alegar não estar nas melhores condições físicas, melhor também não sendo a já na 1ª rodada eliminada Venus Williams. Nos homens, Andy Murray e Kei Nishikori estão fora devido a lesões, mas Novak Djokovic voltou a jogar após 6 meses parado.

COPA HOPMAN Suíça campeã pela 1ª vez desde dezembro de 2000 ao derrotar a Alemanha na decisão.

BRASIL MAL Thomaz Bellucci revelou apenas no início deste ano que está suspenso desde setembro por doping acusado no ATP de Bastad, em julho do ano passado. Voltará a jogar no ATP de Quito, em fevereiro. Portanto, não foi "lesão no tendão de Aquiles" que o tirou do confronto Brasil x Japão na Copa Davis.

BRASIL LEGAL Campeão nas duplas do ATP de Sydney ao lado de Lukasz Kubot com 2 x 0 sobre Jan-Lennard Struff e Viktor Troicki, Marcelo Melo chegou aos 29 títulos ATP (todos em duplas) para ser o homem brasileiro mais vencedor, com um acima de Gustavo Kuerten (20 em simples e 8 em duplas). A brasileira líder no geral ainda é e por muito tempo ainda será a imbatível Maria Esther Bueno, com 71 glórias.

MUNDIAL DE VÔLEI O calendário do Brasil masculino pelo Grupo B, em setembro, aponta: Egito no dia 12, França no dia 13, Holanda no dia 15, Canadá no dia 17 e China no dia 18.

"AS FILHAS DA MÃE" Esta novela das 7 foi decisiva para Tifanny decidir ser transsexual. Envolta em polêmica por sua participação na Superliga Feminina, ela contou em entrevista ao "Esporte Espetacular" que sua inspiração para mudar de sexo foi a personagem de Cláudia Raia, que era Ramon e virou Ramona.

SÃO SILVESTRE Marcada negativamente pela fraude da clonagem de um mesmo número de inscrição usado por vários corredores de um grupo de corrida de Sorocaba, a edição de 2017 foi vencida no masculino pelo etíope Dawit Admasu e no feminino pela queniana Flomena Cheyech. 1ª SS sem Brasil no pódio delas desde 2011.

CORRIDA DE REIS Quenianos ganharam: Edwin Kipsang no masculino e Paskalia Chepkorir no feminino.

APOSENTADA A camisa 12 do Dallas Mavericks em homenagem a Derek Harper, que defendeu a franquia da NBA de 1983 a 1994 e entre 1996 e 1997. Ele não conquistou o título máximo.

ESTREOU Leandrinho no NBB ao marcar 19 pontos nos 68 x 55 do seu Franca diante do Vitória.

200 JOGOS Completou Olivinha pelo Flamengo no NBB nos 72 x 68 diante do Pinheiros.

CALENDÁRIO Dos brasileiros na Liga das Américas: Grupo B neste mês com Mogi das Cruzes x San Lorenzo e o anfitrião Español de Talca x Paulistano no dia 26, Paulistano x Mogi no dia 27 e Paulistano x San Lorenzo e Español x Mogi no dia 28; e Grupo D no mês que vem com o Bauru anfitrião diante de San Salvador no dia 9, Correcaminos no dia 10 e do atual campeão Guaros de Lara no dia 11.

NFL As finais de conferência terão Minnesota Vikings (pós-virada inacreditável sobre o New Orleans Saints) x Philadelphia Eagles na Nacional e Jacksonville Jaguars x New England Patriots na Americana.

Esporte: datas em 0 ou 5 (de 1º a 15/1)

Dia 1º - 10 anos do primeiro "NHL Classic", o jogo de hóquei no gelo ao ar livre, sempre disputado no primeiro ou segundo dia de cada novo ano. O inicial foi Pittsburgh Penguins 2 x 1 Buffalo Sabres.

Dia 2 - 45 anos de Sérgio Baresi, zagueiro do São Paulo campeão da Copa SP de 1993 e hoje treinador.

Dia 3 - 55 anos do São Raimundo, campeão roraimense 8 vezes (atual bicampeão).

Dia 7 - 60 anos de Casemiro Mior, lateral esquerdo campeão brasileiro em 1981, da Libertadores e mundial em 1983 e cinco vezes gaúcho pelo Grêmio; e 45 anos de Dudamel, técnico da Venezuela e ex-goleiro que venceu taças por Universidad de Los Andes, Zulia, Deportivo Cali, Millonarios e Mamelodi Sundows.

Dia 8 - 65 anos de Mouzo, jogador que mais defendeu o Boca Juniors com 426 jogos em 13 anos e venceu um Mundial, duas Libertadores e dois Argentinos.

Dia 9 - 40 anos de Gattuso, técnico do Milan e pelo qual venceu como jogador um Mundial, duas Ligas dos Campeões, duas Supercopas da Europa, duas Supercopas da Itália, uma Copa da Itália e dois Italianos, além de ser um dos volantes da Itália campeã mundial em 2006.

Dia 10 - 60 anos de Eddie Cheever, piloto da Fórmula 1 de 1978 até 1989 e da Indy de 1990 até 2006.

Dia 11 - 50 anos de Sérgio Soares, campeão paulista de 1996 pelo Palmeiras e da Copa do Brasil de 2004 pelo Santo André enquanto jogador e estadual de 2014 pelo Ceará e 2015 pelo Bahia enquanto treinador; e 35 anos de Adrian Sutil, piloto da Fórmula 1 de 2007 a 2014.

Dia 13 - 50 anos de Gianni Morbidelli, piloto da Fórmula 1 de 1990 a 1997.

Dia 14 - 5 anos da confissão de Lance Armstrong de que se dopou durante toda a carreira, feita em entrevista à apresentadora Oprah Winfrey na TV dos Estados Unidos.

Sintonia PB nos últimos 15 dias

*A TVU de Porto Alegre não tem mais o diretor geral Guaracy Andrade, que continua como apresentador de um programa semanal no Bah! (antigo Canal 20 da Net). Não há ainda a definição do substituto.

*A Band/RS reforçou sua equipe de carnaval com Odir Ferreira, que voltou à emissora após 20 anos e já foi das rádios Capital de Porto Alegre, Princesa e Metrô FM. Além disso, o programa "Bah! É Carnaval", às 10h30 dos sábados, ganhou reprise na TV Band à 1h30 de domingo para segunda. Na Rádio Bandeirantes, a atração de mesmo nome aos sábados aumentou a duração para ser das 21h à meia-noite.

*Começou a nova temporada do "Gaúcha no Carnaval" com Renato Dornelles às 21h dos sábados e Cláudio Brito às 23h dos domingos, substituindo momentaneamente "Sem Fronteiras" e "Bom Dia, Segunda-Feira".

*O repórter e apresentador Gabriel Jacobsen trocou a Rádio Guaíba pela Rádio Gaúcha.

*A União FM de Novo Hamburgo estreou às 21h dos domingos o programa "Zona de Impacto", apresentado por Ricardo Padão, que mistura surf music com dicas culturais e trânsito na volta do fim-de-semana.

*Cláudio Manoel deixou a Rádio Globo, na qual apresentava o "Papo de Almoço" às sextas-feiras. Neste mês, Vanessa Riche faz o programa no lugar dele, que é o segundo apresentador a deixá-lo desde que começou a nova programação. Antes, Mônica Martelli saiu e Fernanda Gentil a substituiu às terças.

*Clássico locutor da Jovem Pan entre 1995 e 2015, Roberto Muller voltou ao rádio pela Capital AM de São Paulo, na qual é escutado com boletins gravados que rodam durante toda a programação.

*Registro com atraso: completou 30 anos no último dia 28 a apresentadora e atriz Maria Paula Uchôa, que fará em breve 5 anos de Pan e é a primeira mulher no time de locutores do "Jornal da Manhã".

*A Jovem Pan mudou a cor de sua logomarca, saindo o fundo vermelho com símbolo desenhado em branco para dar lugar aos respectivos amarelo e verde. Isso faz parte da nova campanha institucional #PartiuPraCima.

*Está completando um mês a volta do "Jornal Bandeirantes" à programação da Rádio Bandeirantes de São Paulo. O noticiário saiu do ar em 2001, quando foi substituída na faixa das 4h às 6h pelo "Grande Sampa" - ambos com apresentação de Antônio Carvalho. Agora, Yuri Cavalieri apresenta meia hora de notícias às 5h. Com isso, o programa de caminhoneiros "Na Estrada" passou a ser mais cedo, pouco depois das 4h30.

*Foi com uma reprise a última exibição do "Mulheres" na TV Gazeta de São Paulo com a apresentação de Cátia Fonseca. Neste mês, Regina Volpato apresenta o tradicional programa. Uma curiosidade tem sido o visual dela, que decidiu adotar no ar o mesmo cabelo crespo usado a vida toda fora do vídeo.

*A Record News reestreou o noticiário internacional "Mundo Meio-Dia", com 15 minutos de duração.

*Carla Vilhena se despediu da Rede Globo após pouco mais de 20 anos para se dedicar 100% a projetos na internet. Sua última reportagem passou no "Fantástico" do dia 14 e mostrou o acompanhamento da evolução pós-cirurgia de um tetraplégico ao longo de 6 meses. Desavisadamente, muitas páginas afirmaram erradamente que ela havia saído da emissora "depois de 34 anos" por causa de uma menção dela à sua chegada em 1984, quando ali teve seu primeiro estágio profissional, embora a carreira em si tivesse pontapé em 1987, na reportagem geral da Manchete, e deslanchasse na apresentação de jornais da TV Bandeirantes entre 1992 e 1997.

*Monalisa Perrone voltará ao "Hora 1" somente na segunda metade de fevereiro pois saiu de férias e, ao retornar delas, fica dedicada à preparação para transmitir o carnaval de SP. Como sempre, Izabella Camargo a substitui.

*Transmissões separadas foram feitas pela Globo na virada de ano: enquanto Mariana Gross apresentou a da rede nacional, Glória Vanique esteve no ar em São Paulo e Antônio de Castro comandou em Brasília.

*Da Patrícia Kogut: quando assumir a apresentação do "Jornal das 10" ao terminar as 3 semanas de "Jornal Nacional", Heraldo Pereira comandará o carro-chefe da GloboNews direto de Brasília, com novo cenário.

*Na manhã do primeiro dia de 2018, a equipe da repórter Márcia Dantas sofreu um sustão daqueles no "Primeiro Impacto", do SBT, quando um homem caminhou na direção do carro do canal, que estava em uma rua paralela à Avenida Paulista, e o atacou com um cavalete. Os jornalistas fugiram imediatamente.

*Uma semana depois, a equipe da repórter Cláudia Gomes passou por algo semelhante. Os jornalistas da TV Borborema (SBT) cobriam um homicídio em Campina Grande e tiveram que fugir pelo quintal de uma casa e pular um muro de 1,70m quando da chegada de um carro com quatro homens armados que atiraram para o alto.

*O "Conexão Repórter" mudou de dia e horário, passando a ser exibido às 23h30 das segundas-feiras. A sessão de reprises "Quem Não Viu, Vai Ver" assumiu a faixa da meia-noite de domingo para segunda e começou com a reapresentação do milésimo episódio de "A Praça é Nossa", em 2008.

*Dois meses após ser demitido, Carlinhos Aguiar foi recontratado pelo SBT e voltará a gravar ainda neste mês o "Jogo dos Pontinhos" no "Programa Silvio Santos". Foi o "Patrão" que mandou recontratá-lo.

*Dias após ser demitido pelo SBT, Moacyr Franco reapareceu na Globo em matéria do "Vídeo Show" com um pouco de sua obra na emissora revisitado pelo próprio - sem, no entanto, menções à ex-emissora serem feitas. Menção foi feita no quadro "Meu Vídeo é um Show" com Irene Ravache, quando mais uma cena de "Éramos Seis" foi reprisada, a exemplo do feito quando da presença de Marcos Caruso.

*Globo, Luciano Huck e Fausto Silva foram acionados na Justiça Eleitoral pelo PT, que afirma ter havido abuso de poder econômico e dos meios de comunicação devido a uma longa entrevista do apresentador do "Caldeirão" no "Domingão", no qual falou de assuntos políticos mesmo negando que seja presidenciável.

*Duas figuras históricas saíram da Globo após quatro décadas: Nizo Neto, que foi o eterno Ptolomeu da "Escolinha do Professor Raimundo", e Isabela Garcia, que atuou por último em "Êta Mundo Bom" e é vista agora na reprise de "Celebridade" e na recém-iniciada de "Bebê a Bordo", esta no canal fechado Viva.

*Viva, que está reprisando tudo de "Os Trapalhões" na temporada de 1988 - e por "tudo", entenda-se tudo mesmo, inclusive os programas exibidos nos dois primeiros meses daquele ano, quando Didi, Dedé, Mussum e Zacarias estavam de férias e repetiam esquetes tanto do ano anterior quanto desde a estreia em 1977.

*Após mostrar cinco filmes com som original e legendas em primeiro plano, a TV Cultura voltou a priorizar a dublagem no "Cine Cult" tanto em "Crepúsculo dos Deuses" (sabe-se lá por qual motivo mostrado em 4:3 e não em 16:9) quanto em "Romeu e Julieta", como sempre mostrados com dublagem original. No dia 19, a exibição será de "Gente Como a Gente", a oscarizada estreia de Robert Redford na direção.

*Depois de quase 19 anos, "Taxi Driver" voltou a ser exibido no "Corujão" da Globo, que desta vez exibiu a nova dublagem feita pela Herbert Richers para o DVD lançado na metade dos anos 2000 e não a original da BKS nos anos 80. Posteriormente à virada de 22 para 23 de maio de 1999, o clássico de Martin Scorsese passou na televisão aberta duas vezes na Bandeirantes, ambas com som original e legendas em 2010 e 2011.

Sintonia PB: datas em 0 ou 5 do Brasil (de 1º a 15/1)

Dia 1º - 5 anos de Carlos Henrique Schroder assumindo a direção geral da Rede Globo.

Dia 2 - 20 anos do fim do "Mundo Maravilha", programa apresentado pela Mara na Rede Record desde 1997.

Dia 3 - 80 anos da retransmissão obrigatória de "A Hora do Brasil", programa de rádio veiculado às 19h de segunda a sexta e que mudou de título em 1962 para o ainda vigente "A Voz do Brasil".

Dia 4 - 60 anos da inauguração da Rádio Eldorado AM 700 de São Paulo, que mudou de nome em 2011 para Estadão/ESPN e em 2013 para Rádio Estadão até esta acabar no ano passado. Atualmente, a Rádio Eldorado transmite sua programação em FM 92,9, herdando o prefixo da Eldorado FM.

Dia 4 - 30 anos da estreia de "Chapadão do Bugre", minissérie da Rede Bandeirantes estrelada por Edson Celulari e Paulo Goulart, além de ser dos tempos de Sandra Annenberg como atriz.

Dia 4 - 25 anos da exibição na Rede Globo de "Mundo da Lua", série exibida nos dois anos anteriores pela TV Cultura, à qual o Plim-Plim cedeu os astros Antônio Fagundes e Gianfrancesco Guarnieri.

Dia 4 - 25 anos de Manu Gavassi, atriz e cantora conhecida pelo reclame do "tô bem, tô zen" do ENEM.

Dia 7 - 90 anos de O Povo, jornal impresso de Fortaleza e primeiro veículo do Grupo O Povo.

Dia 7 - 85 anos de Nicette Bruno, atriz que foi uma das pioneiras da televisão no início dos anos 50 e que fez até anteontem "Pega Pega", voltando em breve a ser vista em "Bebê a Bordo" no Viva.

Dia 7 - 50 anos de Cazé Peçanha, hoje apresentador do "Show do MEI" na TV Bandeirantes e ex-VJ da MTV de 1994 a 2000 e de 2002 a 2012. Fez "Sociedade Anônima" na Globo e "A Liga" na Band.

Dia 7 - 15 anos de "A Casa das Sete Mulheres", minissérie da Rede Globo inspirada no romance de Letícia Wierzchowski. As sete mulheres da trama passada na Revolução Farroupilha foram Bete Mendes, Camila Morgado, Daniela Escobar, Eliane Giardini, Mariana Ximenes, Nívea Maria e Samara Felippo.

Dia 8 - 40 anos de Desirée Brandt, meteorologista da Somar e que faz há muitos anos boletins da previsão do tempo para veículos como Rádio Bandeirantes, BandNews FM e Canal Rural.

Dia 8 - 5 anos de "O Canto da Sereia", minissérie baseada em livro de Nelson Motta e feita por Ísis Valverde.

Dia 9 - 85 anos do nascimento de Paulo Goulart, ator falecido em 2014 e também atuante na televisão desde seu início. Casado com Nicette Bruno, ainda está no ar com a reprise de "Fera Radical" no Viva. No ano em que faleceu, não pôde concretizar o projeto de ser voz-padrão da Rádio Globo na Copa do Mundo.

Dia 14 - 5 anos da estreia de "Zoo", programa de variedades da TV Bandeirantes veiculado até o fim de 2014 e apresentado por Nadja Haddad e depois Paloma Tocci em 2013 e Mônica Apor no ano seguinte.

Dia 16 - 10 anos do fim de "Donas de Casa Desesperadas", série da RedeTV! que foi uma versão brasileira de "Desperate Housewives" com uma única temporada de 23 episódios estrelados por Lucélia Santos, Tereza Seiblitz, Isadora Ribeiro e Sônia Braga; e 5 anos da morte de Waldir Fiori, dublador do Filch nos filmes "Harry Potter" e do mordomo Alfred nos quatro primeiros filmes "Batman", além do Jaiminho no "Chaves" em desenho animado.

Sintonia PB: datas em 0 ou 5 fora do Brasil (de 1º a 15/1)

Dia 2 - 50 anos de Cuba Gooding Jr., ator Oscar de coadjuvante por "Jerry Maguire - A Grande Virada".

Dia 4 - 60 anos de Matt Frewer, ator da série "Max Headroom" e do filme "Querida, Encolhi as Crianças"; 60 anos de Julian Sands, ator dos filmes "Warlock: o Demônio" e "Encaixotando Helena"; e 55 anos de Dave Foley, comediante das séries "The Kids in The Hall" e "Newsradio".

Dia 5 - 70 anos de Ted Lange, ator que fez o barman Isaac na série "O Barco do Amor".

Dia 6 - 105 anos do nascimento de Loretta Young, atriz falecida em 2000 e vencedora do Oscar por "A Ambiciosa"; 90 anos do nascimento de Capucine, falecida em 1990 e atriz de filmes como "A Pantera Cor-de-Rosa" e "Satyricon de Fellini"; 90 anos da pré-estreia de "O Circo", mais um dos clássicos de Charles Chaplin; e 25 anos da morte de Rudolf Nureyev, nascido em 1938 e astro do balé soviético.

Dia 7 - 90 anos do nascimento de William Peter Blatty, falecido em 2017 e autor de "O Exorcista" (livro e roteiro do filme); e 30 anos da morte de Trevor Howard, nascido em 1913 e ator oscarizado por "Filhos e Amantes".

Dia 8 - 45 anos da Televisa, maior conglomerado de comunicação do México e um dos maiores do mundo, que detém os canais Las Estrellas, ForoTV, Canal 5 e Galavisión, além de ser dono do Estádio Azteca e controlar três clubes do futebol nacional (América, Necaxa e San Luis).

Dia 9 - 110 anos do nascimento de Simone de Beauvoir, falecida em 1986 e escritora e ativista feminina de livros como "O Segundo Sexo", que manteve um relacionamento aberto com o intelectual Jean-Paul Sartre; e 105 anos do nascimento de Richard Nixon, falecido em 1994 e único presidente dos Estados Unidos a renunciar ao cargo devido ao caso Watergate, retratado no filme "Todos os Homens do Presidente".

Dia 11 - 110 anos do nascimento de Lionel Stander, falecido em 1994 e que interpretou o mordomo Max em "Casal 20", tanto na série de 1979 a 1984 quanto nos telefilmes produzidos entre 1993 e 1994.

Dia 14 - 55 anos de Steven Soderbergh, Oscar de diretor por "Traffic" e realizador também de "Sexo, Mentiras e Videotape", "Erin Brockovich" e da trilogia do Ocean ("Onze Homens e um Segredo", "Doze Homens e Outro Segredo" e "Treze Homens e um Novo Segredo"); 40 anos da estreia de "A Ilha da Fantasia", série estrelada por Ricardo Montalban e Herve Villechaize em 157 episódios até 1984; e 5 anos da morte de Conrad Bain, nascido em 1923 e que fez o Sr. Drummond em "Arnold" de 1978 a 1986.

Dia 15 - 105 anos do nascimento de Lloyd Bridges, falecido em 1998 e ator da série "Aventura Submarina" de 1958 a 1961 e das duas comédias "Top Gang", além de pai dos também atores Jeff e Beau Bridges; e 10 anos da morte de Brad Renfro, ator nascido em 1982 e que fez filmes como "O Cliente".

Dia 16 - 70 anos de John Carpenter, diretor de filmes como "Fuga de Nova York", "Christine, o Carro Assassino", "Starman - O Homem das Estrelas" e "Os Aventureiros do Bairro Proibido".

Momento Raridade Rara (de 1º a 15/1)

Dia 1º - 70 anos do nascimento de Augustinho Záccaro, maestro e produtor de espetáculos falecido em 2003 e que apresentou programas como "Záccaro" e "Italianíssimo" nas TVs Gazeta (SP), Bandeirantes, Record, CNT e Canal 21. Do início dos anos 90, veja um "Záccaro no Almoço" com os convidados Jerry Adriani e Tony Angeli.

Dia 1º - 35 anos do fim do "Jornal das Sete", criado pela Globo em 1979 para substituir o bloco regional do "Jornal Nacional". Mostro de 1981 um trecho do "JS" do Rio de Janeiro, com Marcos Hummel apresentando uma matéria de Fernanda Esteves sobre o bloco Chave de Ouro na quarta-feira de cinzas.

Dia 1º - 5 anos da estreia de "Os Simpsons" na Rede Bandeirantes, cuja chamada anunciando exibição diária às 21h30 está aqui. Atualmente, o desenho passa diariamente às 10h20 e em outros horários variados, tornando-se tão "coringa" da Band quanto o "Chaves" pro SBT e o "Pica-Pau" pra Record.

Dia 3 - 120 anos do nascimento de Luís Carlos Prestes, líder comunista falecido em 1990 e que travou cinco anos antes um debate memorável com o capitalista Roberto Campos no "Tribunal do Povo" da antiga TVE. O material teve reprise compacta no "Recordar é TV", apresentado por Alessandra Lago na TV Brasil.

Dia 3 - 35 anos das estreias na Rede Globo de "Bom Dia Brasil", "Bom Dia Rio", "DFTV", "MGTV", "NETV", "RJTV" e "SPTV", além de "Bom Dia Rio Grande" e "RBS Notícias" na afiliada do Rio Grande do Sul. Destaquei as ocasiões num colunão especial desta "24 Horas" há exatamente cinco anos.

Dia 4 - 30 anos da morte de Henfil, cartunista, jornalista e escritor nascido em 1944 e que trabalhou em publicações como Jornal do Brasil, O Pasquim e IstoÉ, além de ter sido redator do "TV Mulher" na Globo. Combatente da ditadura brasileira, foi entrevistado em 1978 pelo "Vox Populi", da TV Cultura, tanto por populares quanto pelo somente visto de costas apresentador Paulo Roberto Leandro.

Dia 5 - 45 anos da estreia de "Chico City", humorístico de Chico Anysio na Rede Globo, exibido até 1980. Veja aqui o episódio inicial, reprisado em 1990 no "Festival 25 Anos". Recentemente, o Viva reprisou o programa.

Dia 6 - 90 anos do nascimento de Carlos Manga, falecido em 2015 e diretor de chanchadas de sucesso na produtora Atlântida, especialmente com Oscarito e Grande Otelo, além de atuante em inúmeras produções nas TVs Rio, Excelsior, Record e Globo. Destaco de 2010 um programa "Sala de Cinema", apresentado por Miguel de Almeida na SESC TV, no qual Manga foi entrevistado e repassou sua carreira.

Dia 6 - 60 anos de Cássia Kiss, atriz de grandes novelas na Globo, como "Vale Tudo", "Barriga de Aluguel", "Por Amor" e "Porto dos Milagres", mas que estreou na Bandeirantes como uma empregada em "Cara a Cara", de 1979, e que teve como um de seus principais momentos "Pantanal". Da trama da Manchete em 1991, separei a cena da morte de sua Maria Marruá, mãe da Juma feita por Cristiana Oliveira.

Dia 6 - 10 anos da estreia de Patrícia Poeta no "Fantástico" da Rede Globo, apresentado em dupla com Zeca Camargo e no qual ficou até 2011, depois formando par com Tadeu Schmidt. Acompanhe aqui a abertura do primeiro "Show da Vida" com Zeca ganhando a companhia da Patrícia.

Dia 7 - 90 anos do nascimento de Jayme Copstein, falecido há um ano completado no próximo domingo e que apresentou de 1985 a 2004 o "Brasil na Madrugada" na Rádio Gaúcha (antes chamado "Gaúcha na Madrugada"), com entrevistas sobre assuntos do cotidiano e interação com os ouvintes via telefone. Destaco de 1994 uma especialíssima reportagem dele, denominada "Memórias de um Menino de Rua", que foi um sensacional tapa com luva de pelica dado em um vereador de Novo Hamburgo que defendia o extermínio de meninos de rua.

Dia 7 - 45 anos da estreia de "Só o Amor Constrói", programa da Globo do gênero "esta é sua vida", que assumiu o horário da "Buzinha do Chacrinha" após a tumultuada saída do Velho Guerreiro um mês antes. Confira aqui trechos da estreia da atração, apresentada por Heron Domingues e com reportagem de Marisa Raja Gabaglia, reprisados em 2011 pelo "Vídeo Show". Saído de "Selva de Pedra", Francisco Cuoco foi o primeiro homenageado.

Dia 10 - 40 anos de Flávia Travassos, repórter do SBT desde 2010 (no ano seguinte trocou o Rio de Janeiro por São Paulo) e ex-Globo e Bandeirantes. Destaco de 2015 a série especial de reportagens que fez sobre acidentes vasculares cerebrais, apresentadas que foram no "SBT Brasil" por Joseval Peixoto, Carlos Nascimento, Rachel Sheherazade e Bruno Vicari. A própria Flávia sofreu um AVC no fim de 2014 e ficou 3 meses em recuperação. Na última matéria, ela é a própria personagem central e Fábio Diamante é quem faz a matéria.

Dia 11 - 15 anos da morte de Jorge Lafond, humorista nascido em 1953 e que até fez novelas como "Sassaricando" e participou do "Viva o Gordo", mas que para sempre será a hilária Vera Verão da "Praça é Nossa", no SBT, de 1992 até 2003. A primeira aparição da personagem, porém, foi em 1987 e na Globo, num esquete muito engraçado de "Os Trapalhões". Zecão, um primo do Mussum, assumiu a nova identidade.

Dia 11 - 10 anos da estreia do "Câmera Record", jornalístico apresentado por Marcos Hummel desde a estreia e por Domingos Meirelles desde o ano passado. Assista aqui a chamada da estreia.

Dia 12 - 105 anos do nascimento de Rubem Braga, cronista e jornalista falecido em 1990 e que foi homenageado em 2011 num quadro feito por Carlos Eduardo Ortolan para o "Entrelinhas", programa da TV Cultura apresentado por Paula Picarelli.

Dia 15 - 95 anos do nascimento de Flávio Cavalcanti, apresentador falecido em 1986 e que marcou época com programas nas TVs Tupi, TVS, Bandeirantes e SBT, no qual estreou em 1983. Do ano de seu falecimento, confira aqui um trecho no qual o autor das expressões "um instante, maestro!" e "nossos comerciais, por favor!" criticava o rock 'n roll ao defini-lo como "a pior epidemia que existe". Se ele soubesse o que viria depois...

Dia 16 - 80 anos de Jô Soares, humorista, apresentador, escritor, enfim, um dos maiores "showman" do Brasil. Em 2005, ele esteve pela segunda vez no "Roda Viva", da TV Cultura, e foi entrevistado por Paulo Markun, Cícero Sandroni, Nizan Guanaes, Grace Gianoukas, Sílvia Poppovic, Roberto D'Ávila e Pasquale Cipro Neto.

Sintonia PB: luto nos últimos 15 dias

*Em 29/12, morreu aos 85 anos o escritor e jornalista José Louzeiro, autor de novelas como "Corpo Santo" e "Guerra Sem Fim", na Manchete (onde teve censurada pela Justiça a minissérie "O Marajá"), além de livros seus darem base para os filmes "Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia" e "Pixote, a Lei do Mais Fraco". Destaco de 2011 um bate-papo dele na CNT com sua ex-colega de Manchete no "Márcia Peltier Entrevista".

*No dia 5, morreu aos 91 anos o jornalista e escritor Carlos Heitor Cony, um dos imortais da Academia Brasileira de Letras desde 2000 e autor de obras como "Pilatos" e "Quase Memória", sendo atualmente colunista da Rádio CBN. Separei de 1996 uma entrevista dele ao "Roda Viva", da TV Cultura, com apresentação de Matinas Suzuki Jr. e entrevistadores como Ruy Castro, Luciana Villas-Boas e José Trajano.

*No dia 9, morreu o ator Henrique César, a três dias de completar 85 anos. Fez filmes como "Vou Te Contá" no cinema e trabalhos como "O Vigilante Rodoviário", "Castelo Rá-Tim-Bum" e "Páginas da Vida" na televisão.

*No dia 11, morreu aos 80 anos o cantor Ruy de Faria, um dos fundadores do MPB4, no qual esteve de 1964 até 2004. Destaco de 1980 o grupo vocal entoando "Amigo da Onça".

*No dia 15, morreu aos 46 anos a cantora Dolores O'Riordan, vocalista do Cranberries desde 1989. O grupo de rock estourou nos anos 90 muito em parte graças à hipnotizante voz dela, que alcançou muito sucesso comercial em 1993 com "Linger", aqui no Brasil tema de "A Viagem" na Globo.

Clipe do Dia (1º a 15/1)

Dia 4 - 50 anos do nascimento de Júlio Rasec, falecido em 1996 e que era tecladista dos Mamonas Assassinas. Relembre aqui a participação dele em "Vira-Vira", primeiro sucesso da banda.

Dia 5 - 20 anos da morte de Sonny Bono, nascido em 1935 e ex-marido de Cher, de quem foi parceiro tanto em um programa de TV quanto na música em sucessos como "I Got You, Babe", de 1965. Depois, ele atuou na comédia "Apertem os Cintos! O Piloto Sumiu... 2" e foi prefeito de Palm Springs e deputado federal.

Dia 6 - 65 anos do nascimento de Malcolm Young, falecido há um mês e meio e guitarrista e compositor do AC/DC, banda fundada com o irmão Angus. Resgato de 1980 o temaço "Hells Bells". Será que ele tocará nos alto-falantes do Castelão quando entrar em campo o Fortaleza do Rogério Ceni?

Dia 6 - 50 anos de John Singleton, diretor indicado ao Oscar por "Os Donos da Rua" e que dirigiu em 1991 o clipaço de "Remember The Time", mais uma empreitadaça do Michael Jackson.

Dia 6 - 25 anos da morte de Dizzy Gillespie, nascido em 1917 e trompetista histórico, uma das referências do bebop no jazz moderno. Em 1982, teve ótima participação em "Do I Do", do Stevie Wonder.

Dia 7 - 70 anos de Kenny Loggins, que entoou sucessos em filmes como "Ases Indomáveis" e "Um Dia Especial", claro que o mais destacado vindo em 1984 com "Footloose" na obra homônima.

Dia 9 - 90 anos do nascimento de Domenico Modugno, falecido em 1994 e cantor italiano que popularizou em 1958 "Nel Blu Dipinto Di Blu", que ficou mundialmente eternizada como "Volare".

Dia 10 - 15 anos da morte de Marisa Gata Mansa, cantora nascida em 1938 e que recebeu o apelido artístico do jornalista Djalma Sampaio. Acompanhe de 1973 seu principal tema comercial: "Viagem".

Dia 12 - 55 anos de Nando Reis, cantor, baixista e violonista que compôs os Titãs de 1982 a 2002. Do ano anterior, deliciem-se com ele e Cássia Eller juntos em "Relicário", do "Acústico MTV" dela.

Dia 12 - 20 anos de "Corpo Dourado", novela de Antônio Calmon na Globo e estrelada por Cristiana Oliveira e Humberto Martins. O tema de abertura aqui curtido é "Somente o Sol", com Deborah Blando.

Dia 12 - 15 anos da morte de Maurice Gibb, nascido em 1949 e vocalista, guitarrista, baixista, tecladista e muito mais nos Bee Gees. Destaco de 1997 seus vocais em "Closer Than Close" ao vivo.

Dia 13 - 45 anos de "Aerosmith", primeiro disco da banda homônima e cujo primeiro sucessaço foi "Dream On", aqui observado em apresentação do ano seguinte no programa "Midnight Special".

Dia 14 - 45 anos do histórico show de Elvis Presley no Havaí, transmitido aqui via satélite para mais de 1 bilhão de telespectadores em todo o mundo e que saiu em LP um mês depois, tendo destaques como "See See Rider", "Something", "My Way", "Blue Suede Shoes" e "Suspicious Minds". O Brasil não viu o espetáculo ao vivo pois a organização exigia que cada país tivesse mais da metade dos aparelhos a cores, e aqui elas tinham surgido apenas um ano antes. O show só foi foi visto em VT mostrado pela Globo 3 meses depois.

Dia 16 - 40 anos de "O Pulo do Gato", novela de Bráulio Pedroso exibida pela Globo e estrelada por Jorge Dória, Mário Gomes e Sandra Bréa. Abertura aqui ao som de "Eu e Meu Gato", com Rita Lee.

Dia 16 - 30 anos do histórico show de Tina Turner no Maracanã para 100 mil pessoas, com direito à entrada ao som da Beija-Flor (com Neguinho e tudo) e repertório com sucessos como "Typical Male", "Better Be Good To Me" e "We Don't Need Another Hero", entre outras. 5 dias depois, o show aqui visto passou na Globo.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.