.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 22 de novembro de 2017 - ANO 15, EDIÇÃO 67
O início da busca do tri

55 mil pessoas na Arena e milhões sintonizadas pela televisão. A Libertadores começará a ser decidida entre Grêmio e Lanús, um tradicional contra outro emergente. O Imortal Tricolor é o clube brasileiro mais atuante na competição da sua estreia em 1982 até hoje (vai pra 18ª participação em 2018, mesmo número geral do Palmeiras, mas este com seis participações antes da estreia gremista, e do São Paulo, com três pré-1982) e pode igualar Santos e São Paulo como mais vencedor dentre os brasileiros em três conquistas, enquanto o "Maior Clube de Bairro do Mundo" quer subir de nível após ganhar a Sul-Americana de 2013.

Pegar o Lanús significa também uma questão de honra tanto para o Grêmio quanto para Renato Portaluppi. O clube já pegou dois argentinos em decisões anteriores e perdeu ambas, para Independiente em 1984 e Boca Juniors em 2007. Aliás, o Brasil tem mais derrotas que vitórias contra a Argentina em finais entre estes países (4 títulos nossos contra 9 deles). Da parte daquele que pode ser o primeiro brasileiro campeão primeiro jogando e depois treinando, o desejo é compensar a perda de 2008 para a LDU, quando dirigia o Fluminense. O adversário não está onde está à toa, merece cuidados e resguardos. Mas o Grêmio tem tudo para copar.

Além disso, há mais uma motivação emocional para faturar o troféu: lembram que o time todo do Grêmio foi levado pelo Renato para visitar um torcedor doente com câncer terminal que queria conhecer apenas ao menos um jogador do seu time do coração e acabou conhecendo todos de uma só vez? Infelizmente, ele não conseguirá assistir a decisão da Libertadores. O jovem Willian Lima morreu nesta segunda aos 22 anos. Mais um motivador para a equipe se motivar pra ganhar do Lanús e ir ao Mundial: dedicar a conquista também a ele.

Esquentou a chapa contra a Série B

A duas rodadas do fim e já com campeão e um dos rebaixados definidos, o Campeonato Brasileiro ganhou emoção extra com a luta contra os outros três descensos. A derrota da Ponte Preta, que livrou o Fluminense da queda e assegurou para 2018 a primeira edição desde 2011 com os 12 principais clubes de SP, RJ, MG e RS reunidos, e a vitória suada do Avaí sobre o Palmeiras, com dois gols marcados em cinco minutos e o goleiro Kozlinski tendo que salvar a lavoura catarinense nos acréscimos ao praticar defesas importantíssimas para impedir o empate, deram uma dose extra de emoção para o próximo fim-de-semana, que incluirá um duelo direto.

Classificação após 36 rodadas: em 1º, Corinthians campeão e nos grupos da Libertadores com 71 pontos; em 2º, Grêmio nos grupos da Libertadores com 61; em 3º, Palmeiras nos grupos da Libertadores com 60; em 4º, Santos na Libertadores com 59; em 5º, Cruzeiro nos grupos da Libertadores com 56; em 6º, Flamengo com 53; em 7º, Botafogo com 52; em 8º, Atlético Mineiro e Vasco com 50; em 10º, Bahia com 49; em 11º, Atlético Paranaense e Chapecoense com 48; em 13º, São Paulo e Fluminense com 46; em 15º, Coritiba com 43; em 16º, Vitória com 40; em 17º, Ponte Preta, Sport e Avaí com 39; e em 20º, Atlético Goianiense rebaixado com 34 pontos.

A próxima rodada terá duas exceções dominicais: Fluminense x Sport às 17h do sábado e Palmeiras x Botafogo às 20h da segunda (Verdão sem o suspenso Fernando Prass). Portanto, tudo de mais a mais no domingo: às 17h, Corinthians x Atlético Mineiro, Grêmio x Atlético Goianiense, Cruzeiro x Vasco, Coritiba x São Paulo, Avaí x Atlético Paranaense e Ponte Preta x Vitória; e às 19h, Flamengo x Santos e Bahia x Chapecoense.

Aí entra uma coisa que seguidores twitteiros observaram ontem e com a qual concordo: Flu x Sport deveria ser simultâneo a Avaí x Furacão e Ponte x Vitória. Porém, as autoridades não permitem dois jogos no Rio no mesmo dia e Flamengo x Santos obrigatoriamente precisa ser no domingo devido à Sul-Americana na quinta - ou então poderia ser na segunda-feira, mas claro que o Fla não toparia isso por viajar à Colômbia para a volta continental. Em tempo: sou favorável a dois jogos na mesma cidade no mesmo dia. Que reforcem muito a segurança.

Curtinhas

*A última rodada da Série B começou com uma goleada do Santa Cruz por 1, 2, 3, 4, 5 x 2 sobre o Juventude. Segundo ano seguido que o Santinha mete uma mão cheia de gols num clube gaúcho após cair de divisão, pois no ano passado fez 5 x 1 no Grêmio pela Série A. Melhor um gol em 5 jogos do que 5 em um só.

*Livros sobre futebol existem aos montes. Livros escritos por ex-jogadores de futebol também existem. Mas livro escrito por jogador em atividade é "raridade rara" e vale mais ainda ser conferido, nem que seja por curiosidade. Sendo um campeão, mais ainda. O beque Léo lançou ontem "A Quinta Estrela - A História do Penta Contada de Dentro do Campo", sobre o título da Copa do Brasil conquistado diante do Flamengo.

*Coritiba x São Paulo não será o único jogo do fim-de-semana no Couto Pereira; teremos também Paraná x Boa Esporte, de mudança oficializada ontem. Qual partida levará mais público para o Major?

*Definida a tabela do Campeonato Paranaense: 1ª rodada terá em 20 e 21 de janeiro Atlético x Maringá, Coritiba x Prudentópolis, União x Paraná, Foz do Iguaçu x Londrina, Toledo x Cascavel e Cianorte x Rio Branco. Quanto aos clássicos: Paraná x Atlético será em 24 ou 25 de janeiro e Coritiba x Atlético em 4 de fevereiro.

*Sabe Derley, o que deu uma cabeçada no apitante em Santa Cruz x Paraná e tomou 4 jogos de suspensão do STJD? Foi contratado pelo Fortaleza. Logo, terá punição a cumprir na próxima Série B.

*Lembra do Jean? Aquele Jean, dos 3 gols pelo Flamengo na final carioca de 2004 diante do Vasco? Segue peregrinando no futebol aos 35 anos e jogará o próximo Campeonato Goiano pelo Rio Verde.

*Um gol vergonhosamente validado de Cardozo, que dominou flagrantemente com o braço para bater no alvo, deu ao Libertad a vantagem sobre o Independiente na semifinal da Sul-Americana. Inacreditável permitirem isso!

*Alegria e tristeza no Sevilla em menos de 24 horas: depois de buscar um improvável empate com o Liverpool na Liga dos Campeões (de 0 x 3 para 3 x 3) para seguir invicto há 1 ano no Ramón Sanchez Pizjuan, teve hoje a confirmação de que seu treinador Eduardo Berizzo sofre de câncer de próstata. Força!!!

*Cairo Santos está de volta à NFL após ter sido dispensado pelo Kansas City Chiefs há quase dois meses. Ele disputará os últimos seis jogos do já desclassificado Chicago Bears nesta temporada.

*Demolido o Estádio Georgia Dome, de Atlanta, que foi utilizado pelos Falcons na NFL da inauguração em 1992 até o ano passado e que recebeu basquete, handebol e ginástica artística nos Jogos Olímpicos de 1996. Recebeu ainda jogos do Hawks na NBA de 1997 a 1999, e ainda recebeu os Super Bowls de 1994 e 2000.

*Um dos grandes tenistas da sua geração chega hoje aos 50 anos: o alemão Boris Becker, que só não fechou o "Carreer Slam" pois foi três vezes apenas semifinalista em Roland Garros. No mais, venceu os EUA em 1989, a Austrália em 1991 e 1996, além de Wimbledon em 1985, 1986 e 1989. Atualmente jogador de pôquer, Becker foi tenista número 1 do mundo em 1991 e ganhou o ouro olímpico nas duplas em Barcelona 1992.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Se teve uma saída feminina (a da apresentadora Lúcia Mattos, que deixou a Band/RS para morar em São José do Rio Preto com o marido e agora diretor da Band Paulista Leonardo Meneghetti), o noticiário "Band Cidade" teve nesta segunda um regresso à equipe de reportagem: a da também eventual apresentadora Gabriela Lerina, que esteve fora do ar nos últimos cinco meses por licença-maternidade após ser mãe de Catarina. Boa!

*Na Bahia, tem retorno na Record Itapoan: o da repórter Louise Calegari, que já passou pela emissora entre 2011 e 2013. Ela mesma anunciou nas redes sociais a novidade. Louise estava fora do ar havia quase 1 ano e meio, desde que deixara a TV Bandeirantes de Salvador. Na mídia soteropolitana, seus trabalhos anteriores nos últimos 15 anos incluem a Rádio Metrópole FM, a TVE e a TV Aratu (SBT), além da própria Record em SP.

*Leio no Ricardo Feltrin que Roberto Kovalick passou a ser cotado para apresentar o "Jornal das 10" na GloboNews caso Renata Lo Prete seja mantida de vez no "Jornal da Globo" após o afastamento do William Waack, cujo destino depois do vídeo com a manifestação racista fora do ar ainda é incerto e não sabido. Atualmente, quem tem ancorado o "J10" é a colunista política Natuza Nery. Ninguém pensou em fixá-la, não? Vale lembrar que o conterrâneo Kovalick passou neste ano a ser apresentador substituto do "SPTV" no Plim-Plim.

*Leio na Cristina Padiglione que o "Conversa com Bial" prometerá muito nesta quinta-feira pois teremos o atual ocupante das madrugadas da Globo conversando com o antecessor de quase duas décadas. Jô Soares será o convidado do Pedro e falará de "O Livro do Jô - Uma Autobiografia Desautorizada". Consta que houve momentos de emoção, como quando falou do filho falecido com apenas 50 anos, e também que falou de planos para teatro e outras atividades, mas nada referente à televisão, da qual está fora desde o fim do ano passado.

*Exibido excepcionalmente ontem devido aos jogos de Grêmio e Flamengo em rede nacional, o "The Voice Brasil" retornará à tela da Globo apenas no dia 5, já que na próxima terça estará de volta a série "Cidade Proibida". Assim, a primeira semana de dezembro terá Tiago Leifert e músicos associados na terça e na quinta.

*Seguem as demissões no SBT, agora duas no elenco da "Praça é Nossa": Paulo Pioli, do bordão "eta fuminho bão", após 14 anos; e acima de tudo e especialmente Moacyr Franco, 20 anos no canal. Não dá para achar legal abandonarem um talento aplaudido, comprovado e raro como o do showman Moacyr por questões salariais e afins. Tanta tranqueira que poderia ser deixada de lado e tiram quem não merecia ser tirado. Pecado!

*Marlo Thomas fez 80 anos ontem. Ela fez Sandra Green, a mãe da Rachel em "Friends", de 1996 até 2002.

*Mark Ruffalo completa hoje 50 anos. Intérprete de Bruce Banner e Hulk nos filmes Marvel, foi indicado ao Oscar de ator coadjuvante por "Minhas Mães e Meu Pai", "Uma História que Chocou o Mundo" e "Segredos Revelados".

*Falecido no ano passado, Robert Vaughn completaria 85 anos nesta quarta. Indicado ao Oscar de coadjuvante por "O Moço da Filadélfia", ele ficou famoso como o espião Napoleon Solo em "O Agente da U.N.C.L.E.".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia I

Entrevistado anteontem pelo José Luiz Datena no "90 Minutos" da Rádio Bandeirantes de São Paulo, Roberto Carlos contou que tem pensado em gravar uma música de Ivan Lins da qual gosta muito - e é conhecidíssima pois foi tema de abertura de uma grande novela: de 1995, curta "Lembra de Mim", de "História de Amor".

Clipe do Dia II

Ontem foi dia de muito samba. Samba de primeira com a "Marrom" pois Alcione completou 70 anos. Obrigado, São Luís, por nos dar esta grande mulher! Vamos a cinco ótimos momentos dela: o primeiro é "Não Deixe o Samba Morrer" em apresentação no "Globo de Ouro" como cantora revelação de 1976; o segundo é "Gostoso Veneno", trilha da novela "Os Gigantes" (e duas décadas depois trilha também de "Suave Veneno", aí numa regravação ao lado do Djavan); o terceiro é "Você Me Vira a Cabeça", da novela "Da Cor do Pecado"; o quarto é "Meu Ébano"; e o último é "Juízo Final", recente tema da novela "A Regra do Jogo", mas aqui visto num dueto espetacular de Alcione com Clara Nunes, com a qual conheci esta grande canção, dueto este de 1979.

Clipe do Dia III

Há 95 anos hoje completados, nascia uma das cantoras rainhas da era do rádio: Marlene, que faleceu em 2014 e que travou uma grande rivalidade com Emilinha Borba. Também atriz e compositora, ela gravou mais de 4 mil canções na carreira. Vou ter que deixar mais ou menos 3.997 de fora do tópico, mas três dá para trazer como lembrança desta grande artista: de 1955, "Marlene, Meu Bem" em dueto com seu marido, o ator e humorista Luís Delfino; da década de 1970, "Galope"; e de 1979, uma baita interpretação de "Canção do Medo".

Bela do Dia: Jéssica Maldonado

Jéssica Maldonado, jornalista da Grêmio TV e plantão nas transmissões da Grêmio Rádio. Que o time dela brilhe tanto hoje quanto brilha esta jovem belezura.

Clipe do Dia IV

Morreu aos 67 anos o ator e cantor David Cassidy, o Keith Partridge da série "A Família Dó-Ré-Mi" de 1970 a 1974. Ele vinha sofrendo de demência, doença que anunciou em fevereiro e que atacou também sua mãe. Como cantor, teve este momento destacado em 1972: "Cherish", canção famosa também com o Association.

Clipe do Dia V

Quarta-feira dos 40 anos de um disco para ser lembrado e celebrado: o primeiro da banda de funk/soul Chic, que ali iniciava sua extraordinária trajetória sob o comando de Nile Rodgers e Bernard Edwards. Destaco três temaços: o primeiro é "Dance, Dance, Dance"; o segundo é "Everybody Dance", que foi trilha da novela global "Te Contei?"; e o terceiro é "São Paulo", um instrumental charmosíssimo dedicado à maior metrópole brasileira.

Clipe do Dia VI

Há 20 anos, se matava um talento do pop rock: Michael Hutchence, nascido em 1960 e vocalista do INXS, banda que acabou com a sua morte. Até hoje isso se lamenta e se lastima isso. Muito mais de bom poderia ter vindo deles, que gravaram uma dezena de álbuns, mas que estouraram mesmo foi com os discos de 1987 e 1990, dos quais destaco cinco sucessaços: inicio aqui com "New Sensation", passo aqui para "Need You Tonight", avanço aqui para "Never Tear Us Apart", chego aqui a "Suicide Blonde" e fecho aqui com "By My Side".

Arremate

Portuguesa sem treinador. Paulo César Gusmão pediu as contas. Problemas familiares. Salvem a rubro-verde!!!

"24 Horas" volta na próxima coluna com o panorama da Liga dos Campeões da UEFA!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.