.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Domingo, 19 de novembro de 2017 - ANO 15, EDIÇÃO 65
Parabéns, Ceará e Paraná!

Depois de respectivos 6 e 10 anos, estes dois são os novos integrantes da Primeira Divisão para 2018, juntando-se a América Mineiro e Internacional, que protagonizarão na última rodada a única disputa ainda em aberto nesta Série B, que vem a ser pelo título da competição. O Vozão entrou em campo já garantido nos quatro primeiros devido aos resultados paralelos necessários. O Londrina "oxou" com o Coelho, o que foi ótimo também para o Colorado em sua dobra ante o zerado Goiás, cujo gol não validado quando ainda estava 0 x 0 até agora não tem explicação alguma (se bem que só o fato do apitante ter sido Heber Roberto Lopes explica tudo). Já o Oeste surpreendeu e pagou um mico daqueles ao perder para o ABC, tá bom que fora de casa, mas ainda assim diante de um time já rebaixado e jogando "por laranjas". Desta forma, o alvinegro de Porangabuçu pôde disputar bem mais tranquilo sua partida contra o Criciúma, que terminou empatada. Faltava o Tricolor da Capanema fazer sua parte. E fez, graças a um gol contra suficiente para bater o CRB, já mais relaxado por mantido na próxima Bêzona com o rebaixamento no dia anterior do Luverdense. Ninguém disputou mais tempo contínuo a segunda divisão do que o Paraná Clube, tanto que me toquei dessa por dica do Impedimento no Twitter: nestas 10 edições seguidas de Série B, a equipe jogou contra nada mais e nada menos que 53 adversários diferentes, sendo o único a nem subir e muito menos cair nesse tempo todo. Mas não há mal que dure eternamente e, assim, Ceará e Paraná dão de ombros pra Bêzona e se juntam à elite na próxima temporada. Merecido, pois fizeram jus a esta condição. Dá-lhe!

A penúltima rodada da Série B teve ainda o Vila Nova ganhando do Náutico num Arruda às moscas (os goianos dependiam de derrota do Paraná para chegarem vivos na última rodada), o Paysandu tomando 2 e fazendo 4 no Santa Cruz e o Boa Esporte sofrendo um e convertendo dois no Brasil de Pelotas, resultados estes que se somam aos cinco citados anteriormente e aos dois "oxos" da sexta em Guarani x Luverdense e Juventude x Figueirense. Assim, a classificação apresenta: em 1º, América Mineiro com 70 pontos, 19 vitórias, 20 de saldo e 45 gols pró; em 2º, Internacional com 68 pontos, 19 vitórias, 26 de saldo e 52 gols pró; em 3º, Ceará com 64; em 4º, Paraná com 63; em 5º, Londrina com 59; em 6º, Vila Nova e Oeste com 58; em 8º, Juventude com 51; em 9º, Boa Esporte com 49; em 10º, Brasil de Pelotas, Paysandu e Criciúma com 48; em 13º, CRB e Figueirense com 45; em 15º, Goiás com 44 pontos e 12 vitórias; em 16º, Guarani com 44 pontos e 11 vitórias; em 17º, Luverdense com 41 pontos e 9 vitórias; em 18º, ABC e Santa Cruz com 34; e em 20º, Náutico com 32.

A última rodada teve duas partidas antecipadas por grade da TV: na terça, Santa Cruz x Juventude às 20h (será neste horário para formar rodada dupla com Libertad x Independiente pela Sul-Americana às 22h15); e na sexta, Brasil de Pelotas x Criciúma às 20h30. Todas as demais iniciarão às 17h30 no próximo sábado: as "amistosas" Luverdense x Náutico (Jesus amado, o que não deverá ser a melancolia deste jogo), Figueirense x Paysandu, Oeste x Goiás e Vila Nova x Londrina (o "clássico do quase"); as festivas da parte dos mandantes Paraná x Boa Esporte e Ceará x ABC; e as efetivamente valiosas Internacional x Guarani e América x CRB. Vitória simples dá o caneco ao Coelho, dê o que der aqui em Porto Alegre. Empate e até mesmo derrota também servem, desde que o Colorado no máximo empate. Para ser campeão da Série B, o Inter tem que vencer e torcer por derrota ou no máximo empate do América - neste caso, ambos teriam 71 pontos e os gaúchos uma vitória a mais.

Quase tudo da Série A é hoje

A 36ª e antepenúltima rodada terá 8 dos seus jogos neste domingo. Campeão com 71 pontos, o Corinthians vai à Ilha do Governador encarar o Flamengo, 7º com 50 e que Marjorie Estiano, Freddie Mercury e David Bowie diriam que está sob pressão (sacaram?) por ter os mesmos 50 pontos e 13 vitórias do 8º colocado Vasco, que visitará o Atlético Paranaense, 13º com 45. Antes da bola rolar, o Mengão só está na frente do Vascão pelo saldo de gols (8 positivo contra 7 negativo). Pressão até excessiva recebeu o Botafogo, 6º com 51 e que jogará fora de casa contra o São Paulo, 12º com 45 e que cumprirá o último de 5 duelos no Pacaembu nestes dias de shows e eventos a torto e direito no Morumbi. O treino de ontem foi cancelado pois baderneiros invadiram o Nilton Santos para fazer o que de pior fazem: confusão, treta e desordem. Só mesmo desprovidos de inteligência cerebral para acharem que uma patifaria dessas possa trazer resultados positivos, quando acaba deixando é pior o que já está mal.

Quem torce para os cariocas se darem mal para despistá-los e ingressar na zona da Libertadores é o Bahia, 9º colocado com 49 pontos e que fará o clássico do Nordeste contra um Sport obrigadissíssimo a vencer por estar em antepenúltimo com 36 pontos e 9 vitórias. O Leão até pode sair hoje mesmo dos quatro últimos, só que não basta apenas ganhar e sim ganhar e fazer escore, além de Vitória (16º com 39 e 10) hoje contra o Cruzeiro (5º com 55) e Ponte Preta (17ª com 39 e 10) amanhã diante do Fluminense (15º com 43) - em jogo antecipado para 17h devido ao feriado do Dia da Consciência Negra no Rio de Janeiro - também não só perderem, mas perderem de muito. Tudo por causa do bendito salto de gols: -15 do Sport, -11 da Ponte e -8 do Vitória.

14º com 43, o Coritiba visitará o Atlético Mineiro, 11º com 47. Já o Atlético Goianiense poderá ser rebaixado neste domingo caso se dê mal diante de sua gente. Lanterna com 33 pontos, será mandante contra a Chapecoense (10ª com 47). Ainda hoje, o Grêmio (2º com 61) faz contra o Santos (4º com 56) seu último jogo antes de começar a decidir a Libertadores contra o Lanús, cujos reservas tomaram 3 x 0 do Defensa y Justicia - também os gremistas serão reservaços, mas tão reservaços que nem sequer Renato Portaluppi foi para a Baixada Santista, ficando aqui com os titulares. Amanhã, o fecho terá Avaí (19º com 36) x Palmeiras (3º com 60). O Leão da Ilha irá a campo sabendo se vislumbrará uma perspectiva de escapada do descenso mediante os escores dominicais e do "seis pontos" de mais cedo no Rio ou se ficará com um pé e quatro dedos do outro na Série B.

Clássico bem ruinzinho

Num Independência com pouco mais de 4 mil torcedores (ou não, pois o "olhômetro" da reportagem da Rádio Itatiaia apontou pouco mais de efetivos 1 mil presentes), Atlético Mineiro e Cruzeiro não saíram do "oxo" pela ida da Supercopa Brasileira de Juniores entre os respectivos campeões sub-20 da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. O vencedor e representante nacional na Libertadores do ano que vem será definido no mesmo local às 19h da próxima quinta-feira. Novo empate por qualquer placar resultará em tiros livres da marca penal.

Momento Raridade Rara: "Programa Amaury Jr."

Há exatos 15 anos completados neste domingo, o colunista social eletrônico estreava sua atração na RedeTV! após deixar a Record, programa exibido logo depois do noticiário "Leitura Dinâmica". Hoje em dia, como se sabe pelos colunistas especializados, Amaury está de saída e pronto para regressar à TV Bandeirantes. Do primeiro ano dele na RedeTV!, mostro aqui uma entrevista dele com Gisele Bundchen e sua mãe Vânia. Naquele 2002, o Rio Grande do Sul da maior top model brasileira só podia ver esta emissora por antena parabólica e operadoras de TV por assinatura, já que não tinha afiliada nem aqui em Porto Alegre e muito menos no interior.

Bela do Dia: Kerri Strug

Kerri Strug, ex-ginasta americana e componente da equipe medalha de ouro ("As Sete Magníficas") nos Jogos de Atlanta em 1996. Ela é um dos mais belos e fantásticos exemplos de superação olímpica pois, durante a disputa, lesionou o tornozelo esquerdo no primeiro salto sobre o cavalo. Mesmo assim, não desistiu de competir e foi para o segundo salto, executado com perfeição e que ajudou a assegurar a medalha de ouro dos Estados Unidos na ginástica artística. Grande mulher do desporto!

Momento Raridade Rara: Guimarães Rosa

São 50 anos hoje da morte de um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos, que colocou a mineira Cordisburgo no mapa cultural para todo o sempre. Nascido em 1908, tem em sua obra livros quase todos passados no sertão e foi o terceiro ocupante da cadeira nº 2 da Academia Brasileira de Letras, eleito que foi em 1963. Daqui a exatamente um mês, mais precisamente em 18 de dezembro, a adaptação da TV Globo para seu maior clássico estará novamente no ar: "Grande Sertão: Veredas", feita em 1985 por Walter George Durst e Walter Avancini, com Tony Ramos e Bruna Lombardi liderando o elenco (o livro é de 1956). Mas quero destacar um especial feito em 2011 pela TV Cultura sobre Guimarães Rosa, que resgata sua trajetória através de entrevistas com parentes, amigos, estudiosos da obra e que tem também a participação de apresentadores da época citando trechos de seus livros, além de muito uso do arquivo da emissora com materiais de anos anteriores sobre ele.

Clipe do Dia I

Há 60 anos fechados neste domingo, nascia a cantora israelense Ofra Haza, que fez grande sucesso no mundo em 1988 com uma versão adaptada para o mercado internacional e com partes da letra em inglês de "Im Nin' Alu", que trazia sintetizadores misturados à sonoridade típica do Oriente Médio. Lembro que conheci esta música há alguns anos ao escutá-la na Rádio Guaíba FM naquela fase rápida entre 2009 e 2010 de musical contemporânea light, quando havia deixado o perfil clássico de orquestras e big bands. Ofra morreu em 2000, de AIDS.

Clipe do Dia II

Uma das maiores atrizes de Hollywood completa 55 anos hoje: Jodie Foster, vencedora do Oscar pelos filmaços "Acusados" e "O Silêncio dos Inocentes", mas que também marcou presença em "Taxi Driver", "Mentes que Brilham" (sua estreia na direção), "Maverick", "Nell", "Anna e o Rei" e "O Quarto do Pânico", entre outros. Mas quero destacar Jodie cantora pois em 1977 ela estrelou um filme francês ao lado de Jean Yanne, chamado "Moi, Fleur Bleue". Primeiramente, mostro aqui a versão francesa do tema musical desta obra: "Je T'attends Depuis la Nuit des Temps". Depois, trago aqui a versão em inglês que aí acho que o povo recordará melhor: "When I Looked At Your Face", que no ano seguinte o público da Globo conheceu pela novela das sete "Te Contei?", trilha que foi dos personagens Helena e Wagner, feitos por Ilka Soares e Reynaldo Gonzaga.

Arremate

Bruno Senna campeão de Endurance ao conquistar as Seis Horas do Bahrein. Há vida fora da Fórmula 1.

"24 Horas" voltando esperando mais sucesso do automobilismo brasileiro em todas as categorias!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.