.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado, 18 de novembro de 2017 - ANO 15, EDIÇÃO 64
De volta à Série C após 4 anos

É o Luverdense ao empatar sem gols com o Guarani, assim mantido na Série B para 2018 assim como os também beneficiados Figueirense (ontem empatado igualmente em "oxo" com o Juventude), Goiás, CRB, Paysandu e Boa Esporte. Jogo horrível e com poucas emoções em termos de chances de gol, mas com muita tensão no final - até passando da conta em algum momento. O Verdão do Norte nunca chegou a ter momentos de protagonismo na Série B desde que passou a disputá-la em 2014. Até vinha subindo de posição gradualmente, inicialmente sendo 12º colocado, depois 10º e 9º no ano passado, mas agora está assegurado entre os quatro últimos devido ao número insuficiente de vitórias por mais que a pontuação pudesse ser atingida no próximo sábado. Com isso, a última rodada da Bêzona terá não apenas dois e sim quatro "amistosos": Santa Cruz x Juventude na terça, Brasil de Pelotas x Criciúma na sexta e Figueirense x Paysandu e Luverdense x Náutico (melancolia em estado puro) no sábado que vem, enquanto o sábado hoje tem como "amistosos" Boa Esporte x Brasil e Paysandu x Santa Cruz (que, já rebaixado, não terá nestas duas últimas rodadas Derley, suspenso por 4 jogos pela cabeçada que deu no apitante naquele descontrole no empate com o Paraná, terça-feira passada).

Desta forma, são estes os jogos efetivamente valiosos de hoje: às 17h, Londrina x América Mineiro (acesso pro Tubarão x título pro Coelho) e Goiás x Internacional (título pro Colorado); às 17h30, CRB x Paraná (acesso pro Tricolor), ABC x Oeste (acesso pro Rubrão) e Náutico x Vila Nova (acesso pro Tigre); e às 19h30, Criciúma x Ceará (acesso pro Vozão). O detalhe é que tudo de tudo da última rodada poderá ser meramente amistosaço caso o Coelho seja campeão ao vencer ou empatar (neste caso, desde que o Inter no máximo empate) e Ceará e Paraná confirmem seus acessos até mesmo sem precisar ganhar se Londrina e Oeste no máximo empatarem. Não que eu ache que rigorosamente tudo de tudo disso vá acontecer, e até espero que não aconteça para que haja boas disputas no sábado que vem. Porém, é a possibilidade existente e não se deve desconsiderá-la.

Além disso, o rebaixamento dos mato-grossenses definiu os dois decagonais da próxima Série C (sempre lembrando que uma chave é de Norte e Nordeste e a outra de Sul e Sudeste, entrando as equipes do Centro-Oeste naquela que tiver lugares restando): Grupo A com ABC, Atlético Acreano, Botafogo da Paraíba, Confiança, Globo, Juazeirense, Náutico, Remo, Salgueiro e Santa Cruz; e Grupo B com Botafogo de Ribeirão Preto, Bragantino, Cuiabá, Joinville, Luverdense, Operário de Ponta Grossa, Tombense, Tupi, Volta Redonda e Ypiranga. Por outro lado, temos até a publicação desta coluna 13 times assegurados na Bêzona 2018: Boa Esporte, Brasil de Pelotas, CRB, Criciúma, CSA, Figueirense, Fortaleza, Goiás, Guarani, Juventude, Paysandu, Sampaio Corrêa e São Bento. No mínimo um clássico já está assegurado, que é o jogo maior das Alagoas. Dependendo do que acontecer na Série A e mesmo nesta B, poderemos ter também clássicos de Florianópolis, Campinas e Goiânia (três, neste caso), enquanto não deverá ser desta vez a volta do clássico cearense em nível nacional.

Ideia ótima, horário ridículo

A ideia da Supercopa Brasileira de Juniores é ótima, deveriam retomar também no profissional como abertura da temporada nacional (já pensou um Cruzeiro x Corinthians logo no início de fevereiro, por exemplo?). Porém, o horário para Atlético Mineiro (campeão da Copa do Brasil) x Cruzeiro (campeão do Brasileirão) ter sua primeira de duas contendas no Horto é ridículo: 21h45 de um sábado. Convenhamos: jogo de profissional já não daria um público tão bom tão tarde da noite assim mesmo em fim-de-semana, que dirá um sub-20? Mas paciência, a grade está sempre prevalecendo, humpf... Bom, de qualquer maneira é um programa imperdível pois serão os maiores Cruzeiro x Atlético em categorias de base na história, sobretudo por definir qual deles representará o Brasil na Libertadores da categoria no ano que vem, com sede ainda a ser definida pela Conmebol.

Curtinhas

*Campeonato Gaúcho começará assim em 17 de janeiro: Internacional x Veranópolis, São Luiz x Grêmio, Brasil de Pelotas x Juventude, Caxias x Novo Hamburgo, São José x Cruzeiro e São Paulo x Avenida. O Grenal será no Beira-Rio e fechará a primeira fase em 11 de março, mas correspondendo à rodada de 10 de fevereiro.

*Campeonato Catarinense terá esta primeira rodada em 17 de janeiro: Concórdia x Chapecoense (clássico do Oeste), Figueirense x Criciúma, Inter de Lages x Avaí, Hercílio Luz x Tubarão (clássico do Sul) e Joinville x Brusque. Dia 24 tem Criciúma x Chapecoense e no dia 28 acontecerá Avaí x Figueirense.

*Campeonato Goiano iniciará desta forma em 17 de janeiro: Aparecidense x Goiás, Itumbiara x Atlético, Vila Nova x Iporá, Grêmio Anápolis x Anapolina e a exceção Anápolis x Rio Verde no dia 18. Os clássicos: Goiás x Vila Nova no dia 21, Vila Nova x Atlético no dia 28, Vila x Goiás em 4 de fevereiro e Atlético x Goiás em 11 de março.

*Com duas equipes da B do Brasil (uma delas quer a A), o Paulistão A2 começará assim em 17 de janeiro: Portuguesa x Batatais, Oeste x Guarani, Inter de Limeira x Audax, XV de Piracicaba x Rio Claro, Taubaté x Água Santa, Nacional x São Bernardo, Penapolense x Sertãozinho e Votuporanguense x Juventus.

*Já a A1 de SP terá esta primeira rodada em 17 de janeiro: Corinthians x Ponte Preta, Palmeiras x Santo André, São Bento x São Paulo, Linense x Santos, Bragantino x Botafogo, Ituano x São Caetano, Novorizontino x Mirassol e Red Bull Brasil x Ferroviária. Os clássicos: em janeiro, Corinthians x São Paulo no dia 28; em fevereiro, Palmeiras x Santos no dia 4, São Paulo x Santos no dia 18 e Corinthians x Palmeiras no dia 25; e em março, Santos x Corinthians no dia 4 e Palmeiras x São Paulo no dia 7. Lembrando os grupos: A com Bragantino, Corinthians, Ituano e Linense; B com Ponte, Santo André, São Caetano e São Paulo; C com Ferroviária, Novorizontino, Palmeiras e São Bento; e D com Botafogo, Mirassol, Red Bull e Santos.

*Enquanto no profissional foi contratado por 5 anos o lateral esquerdo Diogo Barbosa, do Cruzeiro, na base só dá Palmeiras, ontem classificado pra decisão estadual sub-20 contra Água Santa ou Ponte Preta após superar o Novorizontino. Além desta categoria, o Verdão jogará as finais paulistas do sub-11 contra o Santos, do sub-13 diante do Corinthians (adversário também na decisão da Copa do Brasil Sub-17), do sub-15 contra o São Paulo e do sub-17 diante da Ponte Preta. Que tudo isso resulte em novos ótimos talentos para o Palestra.

*Após os 2 x 1 no Paraguai, o Brasil decide amanhã o Sul-Americano Sub-15 versus a Argentina (4 x 1 no Peru).

*Futsal: depois dos 3 x 1 de ontem, o Brasil faz novo amistoso contra a Costa Rica amanhã, em Cuiabá.

*Handebol: o Nacional Feminino será decidido hoje entre Concórdia, que ganhou do Pinheiros por 22 x 20, e São Bernardo, que tomou 20 x 19 de Blumenau, mas se garantiu no saldo após os 30 x 17 do primeiro jogo.

*Automobilismo: Pietro Fittipaldi é campeão da última edição da Fórmula World Series V8, que sai de cena após 20 anos devido ao número cada vez mais reduzido de pilotos. Bastou um segundo lugar na primeira de duas corridas da etapa derradeira no Bahrein para chegar ao topo, isso devido ao carro pifado que deixou na mão o concorrente direto, o russo Matevos Isaakyan. O neto do Emerson se soma a campeões desta categoria como Fernando Alonso, Robert Kubica e Kevin Magnussen, entre outros. Este título da World Series concede a Pietro a super-licença, que é necessária para que sejam guiadas as poderosas carangas da Fórmula 1.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Apesar de Marcelo Crivella jogar contra de todas as maneiras possíveis, teremos carnaval no Rio em 2018, sim. E leio na Patrícia Kogut que começará no próximo dia 28 a série especial "Enredo e Samba" no "RJTV: 1ª Edição" da Globo, com Milton Cunha antecipando o que as 13 escolas do Grupo Especial mostrarão na Passarela do Samba. O comentarista e carnavalesco está visitando todas as competidoras para gravar estes episódios.

*Esta semana, o "SPTV: 2ª Edição" foi apresentado pelo Roberto Kovalick pois Carlos Tramontina voltou a fazer um noticiário nacional depois de muito tempo (atualmente anda restrito a uma mera aparição nacional anual com a apresentação da apuração do carnaval de São Paulo). Foi dele a ancoragem do "Jornal da Globo" - mas atenção: foi só nesta semana. Leio no Flávio Ricco que Renata Lo Prete regressará de mini-férias na próxima segunda para seguir substituindo William Waack, ainda afastado após o escândalo do vídeo com ofensa racial.

*Outra do Ricco é muito séria e ainda bem que se sabe agora depois de ocorrida e, felizmente, sem graves consequências: uma viatura da Record em São Paulo bateu em 3 carros e depois em um muro devido a uma falha no freio, felizmente sem que ninguém se machucasse. Neste carro estavam a repórter Daysa Belini e uma equipe de externas. Afirma o "guru" que há queixas de bastante tempo na emissora sobre o estado precário de suas viaturas, especialmente as do jornalismo, com falta de manutenção agravada conforme o tempo passa.

*A Record gravou uma entrevista com Carlinhos Aguiar, demitido nesta semana pelo SBT e concedida à Lorena Coutinho para o "Domingo Show". No entanto, li no NaTelinha que a emissora afirmou que "não existe previsão de que a matéria vá ao ar neste domingo". A informação de bastidor do Sandro Nascimento e do Fabrício Falcheti é que Silvio Santos soube da gravação e telefonou diretamente para a Record, solicitando o cancelamento desta exibição, no que teria sido atendido. Sendo esta reportagem motivada por algo factual, possivelmente ela perca valor se passar um tempo a mais sem ser mostrada. O que o "Patrão" temeria para tanto?

*Completa hoje 15 anos a estreia do "Bom Dia Mulher", matinal exibido pela RedeTV! até 2009 e que iniciou com o trio Ney Gonçalves Dias, Solange Frazão e Solange Couto. A atriz deixou o programa depois de um ano, sendo substituída por Amanda Françozo. Aí, os três apresentadores foram trocados de uma só vez em 2004 pela Olga Bongiovanni. Os últimos dois meses foram feitos pela Keila Lima, que seguiu no sucessor "Manhã Maior".

*A atriz Regina Remencius faz 50 anos neste sábado. Ela fez séries como "Santo de Casa" na Bandeirantes (uma versão brasileira da americana "Quem é o Chefe?") e várias produções na Globo, incluindo três temporadas de "Malhação" e novelas como "O Beijo do Vampiro". A última aparição foi no SBT, em "Patrulha Salvadora".

*50 anos quem fez anteontem foi Lisa Bonet, a Denise do "Show do Bill Cosby" de 1984 a 1991. Casada com Lenny Kravitz de 1987 a 1993, ela atuou em filmes como "Coração Satânico" e "Alta Fidelidade".

*Também na quinta-feira, fez 110 anos o nascimento de Burgess Meredith, falecido em 1997 e eternamente Pinguim do "Batman" dos anos 60 e ainda o treinador Mickey nos três primeiros filmes "Rocky".

*Destaquei na coluna de quarta-feira que completara 50 anos o primeiro filme de Martin Scorsese, "Quem Bate à Minha Porta". Pois dois dias depois quem chegou aos 75 anos foi o próprio cineasta.

*Duas datas em 0 ou 5 do sábado: 65 anos de Delroy Lindo, ator de filmes como "Malcolm X" e "Irmãos de Sangue"; e 15 anos sem James Coburn, nascido em 1928 e vencedor do Oscar de coadjuvante por "Temporada de Caça", além de visto em "Sete Homens e um Destino", "Fugindo do Inferno" e "Flint Contra o Gênio do Mal".

*O "Cine Cult" da Cultura tem sido uma ótima opção às sextas-feiras com os filmes clássicos adquiridos especialmente da Network e da Viacom. Não tinha assistido ainda "Alcatraz - Fuga Impossível", foi muito bom poder acompanhá-lo (aliás: só o fiz por completo justamente por causa do rebaixamento do Luverdense, já que do contrário teria de dividir atenções com o Figueirense no Alfredo Jaconi... rs). E sexta-feira que vem tem mais um cartaz de primeira linha às 22h30: "Chinatown", o mítico filme policial noir dirigido por Roman Polanski e estrelado por Jack Nicholson e Faye Dunaway. Ah: dublagem original, com Francisco Milani dando voz ao Jack.

*O bom do "Cine Cult" é que o horário das 22h30 de sexta-feira ajuda em linhas gerais (exceção ao dia do último capítulo de "A Força do Querer", quando logo ali inventaram de passar "A Dama de Vermelho", eh, eh, eh). Muito mais fácil acompanhá-lo do que ao "Cine Band", que também tem mostrado algumas velharias legais que curtiria muito rever, mas impossível sendo às 22h30 das quartas-feiras. Próxima semana tem "Robin Hood, o Príncipe dos Ladrões" com Kevin Costner, por exemplo. Mas como assisti-lo sendo simultâneo a Grêmio x Lanús?

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara: José Saramago

O nascimento do maior escritor contemporâneo de Portugal completou 95 anos na última quinta-feira. Destaco de 2003 sua segunda e última entrevista ao "Roda Viva", da TV Cultura, quando vindo ao Brasil mais uma vez. Este programa apresentado pelo Paulo Markun foi reprisado em 2010, na segunda-feira seguinte ao falecimento de Saramago, com introdução feita pelo então atual apresentador Heródoto Barbeiro.

Bela do Dia: Gabrielle Vilela

Gabrielle Vilela, Miss Brasil Mundo e nossa representante no Miss World, do qual não foi a vencedora pois o título foi da indiana Manushi Chhillar. Mas não se negue que tivemos uma candidata muito linda a nos representar na China, para alegria de Angra dos Reis e do Brasil.

Momento Raridade Rara: Zózimo Barrozo do Amaral

Um dos grandes nomes do jornalismo do Rio de Janeiro morreu há 30 anos completados hoje. Iniciado em 1959 no jornal O Globo, foi para o Jornal do Brasil em 1964 e destacou-se falando tanto da alta sociedade quanto dos bastidores da polícia, dando também informações sobre economia. Regressou ao Globo em 1993 e ali ficou até morrer em 2011. Recupero de 1985 um registro televisivo do Zózimo, então participante do "Sexta-Feira", programa da Rede Bandeirantes exibido para todo o país com produção a partir do Rio de Janeiro. Neste material extraído dos arquivos da apresentadora Belisa Ribeiro, o colunista mostrava a Maison Saint-Laurent, em Paris.

Momento Raridade Rara: Roberto de Carvalho

Fez 65 anos na última quinta-feira o compositor, músico e parceiro amoroso da grande Rita Lee, juntos que estão há 41 anos. A lista de clássicos dada por eles é tão grande que precisaria de uns dois tópicos para acomodar todos. Preferi, então, algo diferente: destacar Roberto como entrevistado ao lado da Rita, ambos falando pro "Jô Soares Onze e Meia" do SBT em 1995, ano do lançamento de um álbum ao vivo.

Clipe do Dia I

Faz 65 anos hoje o músico inglês John Parr, que tem como principal momento este aqui: "St. Elmo's Fire (Man in Motion)", destacado na trilha sonora do oitentista "O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas".

Clipe do Dia II

Guitarrista do Metallica desde 1983, quando substituiu Dave Mustaine, Kirk Hammett celebra 50 anos neste sábado. Destaco de 2009, ao vivo na França, seu solo de guitarra antecedendo "Nothing Else Matters".

Clipe do Dia III

18 de novembro de 2017 é um dos dias mais tristes da história do rock pois morreu uma figura fundamental para uma das maiores bandas de todos os tempos: morreu aos 64 anos Malcolm Young, que sofria de demência e de Alzheimer, tanto que deixou a banda em 2014, quando o sobrinho Stevie o substituiu na guitarra-base. Malcolm e Angus fundaram o AC/DC em 1973, tendo também nos primeiros anos a participação na retaguarda do também irmão deles George, que faleceu no dia 22 do mês passado - um baque atrás do outro para o Angus. Separei dois clássicos do AC/DC para homenagear Malcolm: de 1979, "Highway To Hell"; e de 1980, "Back in Black".

Arremate

Filho do campeão mundial Paulo Roberto, o avante Lucas Poletto foi relacionado pelo Grêmio para amanhã.

"24 Horas" volta antes que saibamos se ele jogará contra o Santos ao menos por um pouquinho!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.