.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sexta, 17 de novembro de 2017 - ANO 15, EDIÇÃO 63
Grêmio e Palmeiras na Libertadores

Foi a consequência do desfecho da 35ª rodada do Brasileirão. Garantidos eles estão na fase de grupos pois os gaúchos já estavam na segunda posição e a goleada palmeirense sobre o Sport garantiu a pontuação necessária para ambos confirmarem esta condição. Goleada, aliás, vinda sobretudo no segundo tempo em jogo com duas jogadas que deram o que falar: uma de pênalti não marcado pro Leão (porém, para mim, acertadamente não marcado pois primeiro havia impedimento de um rubro-negro) e a outra do primeiro gol paulista (impedimento claro e cristalino que o bandeirinha não marcou sabe-se lá como, se otimamente posicionado estava). Fato é que, independentemente disso, a lógica prevaleceu pois, apesar de dever em relação ao que se prometia e muito se esperava neste ano, o Verdão é mesmo melhor que o Sport, que tá "louquinho" para ser rebaixado.

Enquanto isso, o Santos até começou ganhando, mas completou 3 derrotas seguidas (algo que não ocorria desde julho de 2015) pois o momento do Bahia é excelente. Paulo César Carpegiani possivelmente esteja fazendo o seu melhor trabalho no futebol em muito tempo: são 6 rodadas sem perder (4 delas exitosas) e apenas uma derrota nos últimos 11 compromissos, contando ainda o período derradeiro do Preto Casagrande. Só não está melhor do que Edigar Júnio, 10 gols nas últimas 9 partidas. A vaga na Libertadores é uma possibilidade muito existente para o Esquadrão de Aço, que cresce muito na hora certa e conta com favorecedores como a instabilidade sobretudo dos clubes cariocas e também a possibilidade de G9 (caso o Grêmio fature a Libertadores e o Flamengo conquiste a Sul-Americana). Quanto ao Peixe, bom... Viram por qual motivo eu não confiava nele?

Por falar em instabilidade dos cariocas: duas derrotas deles nesta quinta-feira. O Coritiba jogou por 15 minutos, abriu o placar e depois se defendeu o tempo todo diante de um Flamengo que mais uma vez não teve qualidade para conseguir algo melhor e que, quando encaixou o possível empate, parou no paredão Wilson, uma das mais fundamentais figuras para o alviverde buscar a fuga do rebaixamento. É na base da "parida de bigorna", mas o Coxa vai se segurando para seguir na elite. Já o Botafogo aprontou mais uma com sua gente ao perder em casa para um Atlético Goianiense que poderia até mesmo ter sido rebaixado nesta rodada, mas que chegou às inéditas duas vitórias consecutivas na temporada e meio que ainda sonha com o milagre da multiplicação dos pães por estar a 6 pontos do 16º lugar com 9 por disputar. Só acho que chegou tarde demais esta reação.

Fechando os destaques, temos a Chapecoense batalhando em chuvosa noite no oeste catarinense para derrubar o Vitória outra vez neste campeonato e confirmar a permanência na primeira divisão - e no campo, mostrando que foi certo abdicar daquela concessão de 3 temporadas de exceção devido à tragédia na Colômbia. Não foi fácil, em muitos momentos o risco do descenso existiu e o próprio retrospecto em casa estava longe do ideal. Mas este foi o ano menos fácil dos 44 do Verdão do Oeste, que ainda assim superou suas dificuldades e seus erros para atingir o objetivo e assegurar sua 5ª Série A consecutiva, um feito louvável. Além disso, uma curiosidade: pela primeira vez a Chape ganhou do Vitória em seus domínios, antes tendo perdido duas vezes (uma delas de goleada até). Quanto aos baianos, é aquilo: ah, se não fossem os critérios de desempate a salvar sua pele...

Classificação: em 1º, Corinthians (campeão e nos grupos da Libertadores) com 71 pontos; em 2º, Grêmio (nos grupos da Libertadores) com 61; em 3º, Palmeiras (nos grupos da Libertadores) com 60; em 4º, Santos com 56; em 5º, Cruzeiro (nos grupos da Libertadores) com 55; em 6º, Botafogo com 51; em 7º, Flamengo com 50 pontos, 13 vitórias e 8 de saldo; em 8º, Vasco com 50 pontos, 13 vitórias e -7 de saldo; em 9º, Bahia com 49; em 10º, Chapecoense e Atlético Mineiro com 47; em 12º, São Paulo e Atlético Paranaense com 45; em 14º, Coritiba e Fluminense com 43; em 16º, Vitória com 39 pontos, 10 vitórias e -8 de saldo; em 17º, Ponte Preta com 39 pontos, 10 vitórias e -11 de saldo; em 18º, Sport e Avaí com 36; e em 20º, Atlético Goianiense com 33.

A 36ª rodada não terá jogos amanhã. Quase todos serão neste domingo: às 17h, Flamengo x Corinthians, São Paulo x Botafogo (último de cinco mandos tricolores no Pacaembu, confirmado o Morumbi para o derradeiro diante do Bahia no dia 3/12), Vitória x Cruzeiro, Sport x Bahia e Atlético Goianiense x Chapecoense; e às 19h, Atlético Paranaense x Vasco, Santos x Grêmio (tricolores tão reservaços que nem Renato Portaluppi irá para SP) e Atlético Mineiro x Coritiba. Segunda-feira tem mais: às 17h, Fluminense x Ponte Preta (neste horário pois será feriado de Dia da Consciência Negra no Rio de Janeiro); e às 20h, Avaí x Palmeiras.

Rebaixamento confirmado ou não?

Poderá ser o do Luverdense nesta sexta, caso não derrote o Guarani em Campinas. Se isso não acontecer, 100% dessa questão estará resolvida, já que Santa Cruz, Náutico e ABC desceram para a Série C. Nem sequer o empate contra os paulistas (em 16º com 43 pontos) ajudará os mato-grossenses (em 17º com 40 pontos) devido às vitórias: 11 do Bugre contra 9 do Verdão do Norte. Como estamos abrindo a penúltima rodada da Série B, a reviravolta seria impossível. Desta forma, será apenas por volta das 21h05 que o Figueirense (15º com 44 pontos e 11 vitórias) saberá se sua visita diante do Juventude terá valor para fins de fuga do rebaixamento ou se, em o Luverdense assegurando o regresso à Terceirona, poderá se tranquilizar e disputar de boa um "amistosão de luxo".

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Uma das vozes mais campeãs aqui da aldeia pampeana em todos os tempos é a do grande Sérgio do Erre, ex-RBS TV, Rádio Atlântida, Rádio Bandeirantes e, especialmente, o saudoso concurso Garota Verão. Pois bem: ele relatou no Facebook algo lamentável e condenável ocorrido aqui na Zona Leste de Porto Alegre nesta quinta, que tomara que não fique apenas nisso pois todo ato referente às causas raciais precisa ser combatido por quem o sofre. Segue o que ele dividiu: "Pessoal, estou chegando do supermercado Gecepel da rua Guilherme Alves, onde passei por um constrangimento. Meu filho Fabrício estava comigo. Depois das compras pagas, fui abordado por um segurança que perguntou se o Fabrício era meu filho. Respondi que sim. O segurança disse que ele havia colocado um chocolate dentro da manga do blusão. O Fabrício disse que era o celular. O cara só se convenceu quando mostramos o celular pra ele!" Triste, mas infelizmente é uma realidade que teima em não acabar.

*Leio no Making Of que o bicho está pegando na TV Catarina (Band Santa Catarina) a ponto da programação local não ter ido ao ar nesta quinta-feira. Assembleia promovida pelos funcionários resultou no cancelamento das atrações regionais (entre elas o programa "Meio-Dia Catarina" e o jornal "Band Cidade") até que a afiliada regularize pagamentos salariais atrasados em dois meses. A emissora pediu recuperação judicial para também quitar estas pendências, entre outros motivos. Não é de agora que este cenário caótico acontece na eterna Barriga Verde, e as perspectivas não parecem ser as melhores diante do que se relata nestes últimos meses.

*Teve surpresa quarta à noite no SBT: Silvio Santos esteve no ar às 22h30, como é costumeiro às quartas-feiras, mas não com o programa "Pra Ganhar é Só Rodar" e sim com a estreia (enquanto atração própria) do "Bolsa Família", que já tem passado há alguns meses como quadro da atração dominical. A emissora justificou isso como uma estratégia de programação e um possível rodízio entre estes programas e mais o "Jogo das Fichas", esse veiculado aos domingos à noite depois da Eliana e antes do sorteio da Tele-Sena.

*Em reportagem exibida anteontem sobre os 18 anos da RedeTV!, o superintendente artístico Elias Abrão prometeu que minisséries serão produzidas a partir do ano que vem para que, a partir de 2019, sejam feitas novelas. Um detalhe no material de 20 minutos feito pela repórter Stella Freitas e aqui assistido é que muitas cenas de arquivo foram resgatadas não dos próprios alfarrábios do canal, mas sim de postagens feitas por telespectadores no YouTube. Não gosto disso, sinceramente - e é um erro que todas as emissoras cometem (todas, sem exceções, vide o famoso "errou!" do Faustão na Globo). Também chamou a atenção, embora aí não surpreendesse, não haver uma única menção ao "Pânico", mesmo sendo dos principais programas destes 18 anos de RedeTV!.

*Leio no Gabriel Vaquer que saiu do Diário Oficial da União a classificação indicativa do Ministério da Justiça para "Celebridade", novelão que a Globo reprisará a partir de 4 de dezembro: 12 anos. Será a primeira novela do "Vale a Pena Ver de Novo" sem ser classificação livre ou, estourado, 10 anos. Espera-se que os inevitáveis cortes que uma produção 14 anos sofrerá não sejam tão severos assim, até porque não há mais obrigatoriedade de se seguir a classificação indicativa, tanto que isso faz com que as "redes fuso" nestes tempos de horário de verão sejam mais inúteis que os escritos do Edu Cesar no Papo de Bola. Digo, afirmo e reafirmo: a Globo só vai perder o receio de mostrar novelas mais "pesadas" à tarde no dia que a Record criar coragem e repetir "Vidas Opostas" à tarde, na íntegra e sem cortes, para dar um totó tão sério no "Ipobre" a ponto de causar isso.

Bela do Dia: Alessandra Bergmann

Alessandra Bergmann, repórter do "Negócios da Terra" no SBT (SBT/RS, SBT/SC e Rede Massa) e produtora do programa "Sempre Tangos", na Rádio da Universidade. Será ela, ao lado do jornalista especializado em marketing Edgar Powarczuk, que apresentará o Prêmio Press no próximo dia 27, na Assembleia Legislativa.

*Falecido em 2006, Nelson Dantas nasceu há 90 anos hoje completados. O Beato Salu de "Roque Santeiro" contracenou com o filho Daniel Dantas nas novelas "Sinhá Moça" (1ª versão) e "Força de um Desejo".

*"Lista Negra" voltará a passar na Globo, mas "Máquina Mortífera" continuará nas noites de sexta, logo depois do "Globo Repórter". As aventuras policiais de Red e Liz agora serão exibidas de segunda a sexta, na sequência do "Conversa com Bial" (segunda para terça será à 1h45), com a terceira temporada inédita - a segunda acabou de passar em fevereiro deste ano. Nos EUA, a série começou há dois meses o seu 5º ano.

*O "Cine Cult" de hoje na Cultura, às 22h30, mostrará "Fuga de Alcatraz", lançado em 1979 e que foi a última das cinco uniões do diretor Don Siegel com o astro Clint Eastwood (as outras foram em "Meu Nome é Coogan", "Os Abutres Têm Fome", "O Estranho Que Nós Amávamos" e "Perseguidor Implacável"). A história é a verdadeira da fuga de Frank Morris deste presídio de segurança máxima. Uma curiosidade é que esta obra foi a primeira no cinema de Danny Glover, depois consagrado em filmes como "A Cor Púrpura" e "Máquina Mortífera".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Filho de Wilson Simonal e irmão de Simoninha, Max de Castro completa 40 anos nesta sexta-feira. Destaco três de seus melhores momentos: de 2002, "A História da Morena Nua que Abalou as Estruturas do Esplendor do Carnaval" (agradeço a quem me disser o nome da morena extraordinária que estrela este vídeo-clipe); de 2010, "Mamãe Passou Açúcar em Mim", clássico do pai cantado pelos dois filhos; e de 2013, "Samba Raro".

Arremate

Começa em 4 de dezembro mais uma edição da Copa Ipiranga Sub-20 aqui em POA e região metropolitana.

"24 Horas" volta antes que eu saiba quantos e quais jogos assistirei na PUC e no SESC!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.