.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 15 de novembro de 2017 - ANO 15, EDIÇÃO 61
Bem-vindo de volta! Mas que fique a lição, hein?

O Internacional finalmente confirmou o bendito ponto que faltava e se livrou da Série B ao empatar sem gols com o Oeste. O acesso foi assegurado, a Série A é novamente sua realidade a partir de 2018. Mas nem por isso houve grandes festejos e sim uma sensação de alívio pelo fim do pesadelo misturada pelo sentimento de que as coisas precisam melhorar enormemente ou o sufoco apenas mudará de divisão no próximo ano. Voltou, que ótimo, faz sempre muita falta na Série A e que este desgosto os vermelhos nunca mais precisem passar. Mas há de se levar lições para tanto. O jogo em Barueri foi de sangrar os olhos de tão ruim e a igualdade foi ótima especialmente pro Paraná, que também "oxou" fora de casa contra um Santa Cruz que quase não foi a campo devido à greve pelos salários atrasados. Aliás: Paraná e Oeste ganharam a concorrência do Londrina, que bateu o Guarani pelo escore mínimo e tá na paquera pelo acesso - que, se obtido, seria uma reviravolta inesquecível.

O América Mineiro ganhou um gol contra de presente do Juventude e está muito pertinho do caneco, enquanto o Vila Nova está praticamente fora da luta do acesso ao empatar com o Figueirense. Já o Ceará está com uma mão e meia na primeira divisão depois da dobra a nada sobre o Paysandu com o maior público da Bêzona 2017 (Castelão com 44.172 pagantes e 45.197 presentes). Destaque absoluto pro gol estupendamente extraordinário de falta do Pio, mais lindão ainda que aquele diante do Figueirense - ouso dizer que é um dos gols de falta mais fantásticos até mesmo da história do futebol brasileiro, fiquei realmente impressionado com o chinelaço do homem no alvo.

Enquanto isso, um "oxo" melancólico com o Náutico marcou a despedida do Beto Campos, que pediu as contas no Criciúma e regressará ao Novo Hamburgo. Zerado ficou o Luverdense ante o vencedor Boa Esporte, num "seis pontos" decisivíssimo e que praticamente deixa os mato-grossenses com um pé e meio na terceira divisão. Já o CRB também fez sua parte ao superar o Goiás em casa, mas ambos imagino que escaparão do pior. O mesmo se aplicará ao Brasil de Pelotas, que teve seu melhor público neste ano (9 mil viventes) e trincou o ABC para assegurar não apenas um, mas sim dois gaúchos do interior na próxima temporada da segunda divisão.

A duas rodadas do fim, estamos assim na Série B: em 1º, América Mineiro com 69 pontos; em 2º, Internacional com 65; em 3º, Ceará com 63; em 4º, Paraná com 60; em 5º, Londrina e Oeste com 58; em 7º, Vila Nova com 55; em 8º, Juventude com 50; em 9º, Brasil de Pelotas com 48; em 10º, Criciúma com 47; em 11º, Boa Esporte com 46; em 12º, Paysandu e CRB com 45; em 14º, Goiás e Figueirense com 44; em 16º, Guarani com 43; em 17º, Luverdense com 40; em 18º, Santa Cruz com 34; em 19º, Náutico com 32; e em 20º, ABC com 21. Coelho e Colorado estão confirmados na Série A e Santinha, Timbu e Alvinegro caíram para a C. A penúltima rodada começa nesta sexta: às 19h15, Guarani x Luverdense; e às 21h30, Juventude x Figueirense. Todo o restante será num sábado sem Série A: às 17h, Goiás x Internacional e Londrina x América; às 17h30, CRB x Paraná, ABC x Oeste, Boa x Brasil, Náutico x Vila e Paysandu x Santa; e às 19h30, Criciúma x Ceará.

Destaques prévios: o Verdão do Norte pode cair já ao fim do seu jogo se empatar pois iria aos 41 pontos com 9 vitórias, enquanto o Bugre iria aos 44 com 11 que o Furacão do Estreito já tem, ao passo que o Verdão do Cerrado tem 44 com 12; o Coelho tem 4 pontos acima do Colorado e uma vitória simples lhe dará o título, mas a vantagem permite título mineiro até mesmo se perder, desde que também os gaúchos percam; o Vozão pode ir a campo já confirmado na Série A, mesmo que eventualmente seja derrotado, desde que Tubarão e Rubrão no máximo empatem; e estes empates subiriam também o Paranito se ele ganhar fora de casa. Se tudo isso acontecer neste fim-de-semana, a última rodada teria nada mais e nada menos que 10 "amistosaços" com "AM" maiúsculo, como diriam lá em Parintins, Manacapuru, Itacoatiara, Manicoré e até mesmo em Coari, Tefé e Lábrea.

Senhor absoluto há 2 décadas e meia

Até 1990, o Corinthians não tinha um só título brasileiro. De lá para cá, venceu seis Brasileirões e pode confirmar esta noite o sétimo em 27 anos caso derrote o Fluminense em Itaquera, favorecido para tanto que foi pelo empate do Grêmio contra o Vitória no último domingo. Líder com 68 pontos, o Coringão tem 10 pontos acima do finalista da Libertadores, que hoje receberá o São Paulo. Os tricolores carioca (com 43 em 14º) e paulistano (com 45 em 11º) torcem para o Grêmio ganhar a Libertadores (para cuja decisão na Arena não há mais ingressos, todos vendidos) e o Flamengo faturar a Sul-Americana pois isso faria o G7 virar G9, o que facilitaria na luta pelo principal torneio sul-americano - se isso acontecesse já agora, o 9º colocado seria o Bahia com 46 pontos. De volta ao Corinthians, uma curiosidade: exitoso hoje, vencerá o jogo do título apenas pela 3ª vez geral e 1ª nos pontos corridos. (as outras: 1 x 0 no São Paulo em 1990, 2 x 0 no Cruzeiro em 1998, 0 x 0 com o Atlético Mineiro em 1999, 2 x 3 para o Goiás em 2005, 0 x 0 com o Palmeiras em 2011 e 1 x 1 com o Vasco em 2015).

A quarta-feira tem mais três partidas: Ponte Preta x Atlético Paranaense (18ª com 36 x 12º com 45), a Macaca obrigadíssima a vencer para fugir dos quatro últimos desde que contando com queda do Vitória e que a diferença de -12 a -7 no saldo seja tirada, enquanto o Furacão tá na mesma situação citada acima pro São Paulo; Cruzeiro x Avaí (5º com 54 x 19º com 35), o Leão da Ilha obrigadíssimo a vencer fora de casa para seguir na cola do 16º Vitória, que precisa perder; e Vasco x Atlético Mineiro (8º com 49 x 9º com 46), o Galo no mesmo panorama destacado acima pro Bahia e o Cruzmaltino podendo ir ao 7º lugar na briga de cariocas por esta posição, já que está atrás dos 50 pontos do hoje aniversariado Flamengo e dos 51 do Botafogo.

Curtinhas

*Vazamento de gás no subsolo do hotel onde o Grêmio se hospedará daqui a duas semanas para enfrentar o Lanús na decisão da Libertadores deixou oito feridos e fez o local ser evacuado. Nada bom saber disso tudo.

*Com 5 x 0 no Peru, o Brasil fechou a 1ª fase do Sul-Americano Sub-15. Agora, é semifinal diante do Paraguai.

*0 x 0 horroroso enquanto jogo com a Inglaterra, mas necessário como teste para o Brasil, já que o adversário estava bastante desfalcado e exigiu muito defensivamente - e a Seleção não soube se resolver bem, algo que Tite deve analisar bem para não acontecer na Copa. Especificamente neste duelo, foi o 7º empate entre eles quando duelados em Londres, nos outros enfrentamentos eles ganhando três e nós duas.

*Bem mais legais creio que tenham sido os amigáveis Alemanha 2 x 2 França e Espanha 3 x 3 Rússia.

*Edgardo Bauza caiu fora da Arábia Saudita após 3 jogos, o último deles 1 x 0 perdido para a Bulgária. Bah!!!

*Dinamarca e Austrália na Copa do Mundo, os nórdicos ao atropelarem a Irlanda por 1, 2, 3, 4, 5 x 1 com direito a uma trinca só do Eriksen e os "asiáticos" com 3 x 1 sobre Honduras, todos os seus feitos por Jedinak. Jogos que remaram contra uma terrível maré de "oxos" nestas repescagens mundialistas, da qual fez parte a ida de Peru x Nova Zelândia, que definirá o último classificado para a Rússia à 0h15 de hoje para amanhã.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Há 60 anos hoje completados, era inaugurada a primeira emissora regional de televisão: a TV Santos, uma associação entre as Organizações Victor Costa e a Rádio Clube de Santos. Na época, a cidade litorânea recebia precariamente os sinais da Tupi no canal 3, da Paulista no 5 e da Record no 7. A TV Santos teve em início de carreira televisiva sabem quem? Ofélia Anunciato, depois saudosa cozinheira das manhãs da Bandeirantes. Com dificuldades variadas, a emissora durou apenas e tão somente um ano no ar. Mas fez história.

*Muita, muita e muita força pra Alessandra Cônsoli, a ótima apresentadora do "RIC Notícias" do Paraná, cujo sogro foi assassinado por um bandido que armou uma tocaia. Ela terminou a postagem no Facebook com estas palavras que não há como não tocar o coração: "Vai em paz, meu sogro. Cuidarei do seu filho, prometo."

*Enquanto isso, má notícia em Caxias do Sul: vai acabar a UCS TV, exibida no 27 UHF e no 15 da Net local. Com 10 anos no ar, a emissora mantida pela Fundação Universidade de Caxias do Sul acabará por problemas de investimentos - li no Coletiva que eram necessários R$ 10 milhões para o sinal digital ser implantado. Assim, a UCS TV sairá do ar em 31 de janeiro de 2018, quando terminar o sinal analógico na cidade. 13 dos 18 profissionais foram demitidos e os cinco restantes tocarão o aplicativo para smartphones UCS Play. Lamentável!!!

*Trilhas da RBS TV e da BandNews FM escutadas no SBT? Sim, senhor. É em João Pessoa que isso acontece. Soube por dica do antenado Cristiano Martins disso aqui, que mostra o noticiário de meio do dia "Tambaú Notícias" usando a trilha musical de Jean Presser para o "Jornal do Almoço". Cheguei a pensar que fosse um vídeo falso, mas aí encontrei esse outro na página oficial da afiliada do SBT e, além da trilha da afiliada da Globo no decorrer do jornal, usam também a de informações do trânsito da BandNews FM no quadro de... trânsito. Mais grave ainda isso pois, se não tem RBS na Paraíba, tem a BandNews Manaíra FM por lá. Eu, hein...

*A apresentadora do "DF Alerta" na TV Brasília (RedeTV!) estava "mutcho loka" nesta terça-feira. Graças ao Rick Souza, olhe aqui trechos do programa apresentado pela Nikole Lima, que celebrou os 6 anos do programa policial estando mais soltinha que arroz exatamente no ponto: "Fuja das trevas da ignorância. só a informação pode te libertar da submissão. E como aqui não é Rede Globo, muito menos o SBT e, pior ainda, a Record, eu tomo a liberdade de fazer a louca! De fazer a louca! Epa! Escancarar a real para você."

*Para comemorar os 18 anos hoje completados, a RedeTV! lançou aqui esta vinheta comemorativa com um logo diferenciado e do qual admito que não gostei muito, mas que nestes dias estará também no canto alto da tela.

Bela do Dia: Etiene Medeiros

Etiene Medeiros, nadadora campeã mundial. O tanto que Recife chora de tristeza no futebol com as quedas de Santa Cruz e Náutico para a Série C e o risco do Sport cair para a B é o mesmo tanto que chorou de alegria quando este talentaço das águas foi ao topo em Budapeste.

*Depois de quase 30 anos, Carlinhos Aguiar foi demitido pelo SBT, no qual fazia atualmente o "Jogo dos Pontinhos" no "Programa Silvio Santos". Ele chegou a acusar a desafeto Mara Maravilha de fazer a cabeça do "Patrão", mas depois desmentiu isso numa entrevista ao "TV Fama". Ontem, ele tentou falar com Silvio na porta do salão do Jassa, mas o dono do SBT fez que não era consigo e deixou Carlinhos sem ser atendido.

*Teve demissão também na Globo, mais precisamente de três repórteres do "Domingão do Faustão": Juliana Valcézia, Renata Longaray e Eliza Joenck. Contenção de gastos e mais estúdio e menos externas definem.

*Li na Keila Jimenez que acabou o "Receitas da Carolina" no GNT, que o mostrava desde 2014. É consequência do processo trabalhista que Carolina Ferraz está movendo contra a Globo, que a dispensou após quase 25 anos.

*Completa 50 anos hoje a estreia do primeiro filme de Martin Scorsese: "Quem Bate à Minha Porta", estrelado por Harvey Keitel. Começava ali uma das carreiras mais vencedoras do cinema, que deu a Scorsese o Oscar de diretor por "Os Infiltrados" e indicações por "Touro Indomável", "A Última Tentação de Cristo", "Os Bons Companheiros", "A Época da Inocência", "Gangues de Nova York", "A Invenção de Hugo Cabret" e "O Lobo de Wall Street".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

85 anos faz nesta quarta-feira a cantora britânica Petula Clark. Seu maior sucesso veio em 1964: "Downtown".

Arremate

Itália fez história negativamente: primeira seleção com mais de dois títulos mundiais a ficar fora da Copa.

"24 Horas" volta antes que haja uma revolução para tal vergonha não ser aprontada em 2022!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.