.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 2 de novembro de 2017 - ANO 15, EDIÇÃO 53
O sonho do tri mais próximo do que nunca

Tá, o futebol de ontem não foi lá essas coisas. Tá, o tal de Jonatan Álvez guardou no alvo e mostrou que "detesta" clubes brasileiros pois marcou em todos que enfrentou (um gol no Botafogo, outro no Palmeiras, dois no Santos e mais esse). Tá, o Barcelona fez história ao ser o primeiro clube de outro país a vencer três times brasileiros como visitante numa mesma edição. Mas e daí? Os 54 mil viventes na Arena saíram muito felizes pois o Grêmio está na decisão da Libertadores pela 5ª vez na história e o sonho do terceiro título está mais próximo do que nunca. Mas fica a dica: não será fácil a parada contra o Lanús, ainda mais depois da viradaça diante do River Plate, o que foi observado pelo próprio presidente Romildo Bolzan Jr., que fez uma frase muito boa em coletiva após o jogo de ontem: "a final seria mais charmosa diante do River, mas será muito mais dura diante do Lanús".

Apesar da derrota de ontem, mas graças à sensacional trinca da semana passada, Renato Portaluppi pôde dar a volta por cima contra Cevallos, atual presidente do clube de Guayaquil e goleiro da LDU campeã de 2008 sobre o Fluminense treinado pelo Gaúcho em pleno Maracanã. Como a final iniciará no dia 22 aqui em Porto Alegre para ser concluída no dia 29 em Lanús, a expectativa é se Barrios estará presente, ausente que ficou ontem devido a uma lesão muscular leve. Com ele em campo, crescem as possibilidades ofensivas ao lado do Luan, que também nesta quarta teve anunciada sua permanência até 2020. Neste período, os tricolores disputarão cinco partidas pelo Campeonato Brasileiro: próximo domingo contra o Flamengo em casa, dia 8 diante da Ponte Preta em Campinas, dia 12 versus o Vitória em Caxias do Sul (bola terá de rolar no Alfredo Jaconi pois na véspera tem Coldplay tocando na Arena), dia 15 contra o São Paulo em casa e dia 19 contra o Santos fora de casa.

Segundo brasileiro mais assíduo em decisões de Libertadores ao chegar à sua 5ª (uma abaixo do São Paulo e uma acima de Santos e Cruzeiro), o Grêmio é o primeiro clube do país a disputar a final em quatro décadas distintas: anos 80 (campeão em 1983 e vice em 1984), anos 90 (campeão em 1995), anos 2000 (vice em 2007) e anos 2010 (o que será, que será?). Os dois vices dos azuis, pretos e brancos foram contra clubes da Argentina, o de 1984 para o Independiente e o de 2007 diante do Boca Juniors. Pode vir aí a chance do desfecho diferenciado para o bem contra o Lanús, a quem nunca enfrentou nem em torneios oficiais e sequer em amistosos. Lanús, que fará sua terceira final contra um clube do Brasil. Por um lado, perdeu a Conmebol de 1997 para o Atlético Mineiro sofrendo 4 x 1 na ida em casa e ficando no 1 x 1 em Belo Horizonte. Por outro lado, faturou a Sul-Americana de 2013 ao bater a Ponte Preta por 2 x 0 na Argentina após largar empatando por 1 x 1 em São Paulo.

Renato se torna o técnico com mais jogos pelo Grêmio em Libertadores pois completará 24, dois a mais que os momentaneamente igualados com Tite e quatro acima de Luiz Felipe Scolari. Pode ser também o 1º brasileiro a conquistar o certame primeiro jogando e depois treinando, igualando outros sete campeões: Humberto Maschio (J: Racing 1967; T: Independiente 1973); Roberto Ferreiro (J: Independiente 1964 e 1965, e Nacional 1971; T: Olimpia 1979 e 1980); Juan Martín Mujica (J: Nacional 1971; T: Nacional 1980); José Omar Pastoriza (J: Independiente 1972; T: Independiente 1984); Nery Pumpido (J: River Plate 1986; T: Olimpia 2002); e Marcelo Gallardo (J: River Plate 1996; T: River Plate 2015). O pai da Carol pode alcançar a mesma condição por um mesmo clube, tal qual Mujica, Gallardo e especialmente Pastoriza (que impediu o bi consecutivo do Grêmio há 33 anos). E tem outra coincidência: em 1995, os gremistas poderiam encarar os "Millonarios", que foram eliminados, e na decisão foram campeões ao iniciarem aqui no Brasil e finalizarem longe dos seus domínios. Filme repetido?

Grêmio x Lanús será a 14ª final entre brasileiros e argentinos em Libertadores. Nas 13 já realizadas, apenas em quatro os nossos foram campeões: Santos contra o Boca Juniors em 1963, Cruzeiro diante do River Plate em 1976, São Paulo versus o Newell's Old Boys em 1992 e Corinthians pra cima do Boca em 2012. Nas demais, apenas êxitos argentinos: Estudiantes contra Palmeiras em 1968 e Cruzeiro em 2009, Independiente diante de São Paulo em 1974 e Grêmio em 1984, Vélez Sarsfield versus o São Paulo em 1994 e Boca pra cima de Cruzeiro em 1977, Palmeiras em 2000, Santos em 2003 e Grêmio em 2007. Tá na hora do 5º sucesso tupiniquim.

Emoções aos borbotões no Maracanã

Antes dos 3 minutos, o Fluminense saiu na frente e igualou a desvantagem da ida. Aí, o Flamengo empatou. A chapa estava quentíssima desnecessariamente no primeiro tempo, até agora estou sem entender como não botaram uns dois ou três de cada lado no olho da rua (tá, não foi para tudo isso, exagerei demais, hahaha). Os tricolores marcaram mais dois tentos, parecia que tinham o duelo nas mãos. Mas os 41 mil fãs no Maracanã assistiram o jogo mudar quando Vinícius Júnior foi pra relva e o rubro-negro diminuiu e empatou. Uma grande reação do Fla e uma crocodilagem do Flu, são as duas leituras que o embate permite. Assim como outra e única leitura possível é que o Fluminense virou freguês do Flamengo nos últimos 9 clássicos desde o ano passado (só neste 2017, o Fla venceu 3 e empatou 5, sendo num desses empates que o Flu obteve a Taça Guanabara nos tiros livres da marca penal). Reinaldo Rueda continua com um saldo muito positivo em torneios Conmebol nos dois últimos anos, exceção à eliminação do Atlético Nacional nos grupos da Libertadores. Com eles, ganhou Libertadores de 2016 e Recopa Sul-Americana 2017, foi vice (da maneira trágica que todos sabem) da Sul-A 2016 e está nas semifinais deste ano. Além disso, o Mengão acaba o ano com uma única derrota em 19 clássicos cariocas (2 x 0 pro Botafogo há 1 mês e meio), vencendo 8 e empatando 10. De quebra, me toquei dessa pelo Vinny Sacramento: o clube da Gávea não perde no Maracanã desde os 2 x 1 do Palmeiras em 5 de dezembro de 2015.

O Flamengo pegará o vencedor de Júnior ou Sport, que se enfrentam hoje em Barranquilla. Provavelmente dê a equipe colombiana, que tem 2 x 0 de vantagem e pegará um Leão mais voltado para a fuga do rebaixamento no Brasileirão, por isso mesmo cortando Diego Souza, André e Rithely dos embarcados. No outro lado da semifinal, o Libertad se classificou ao empatar sem gols com o Racing depois de derrotá-lo na ida das quartas e agora espera provavelmente pelo Independiente, que hoje decide em casa e tem 4 x 1 de frente sobre o Nacional do Paraguai.

Resumo da 4ª rodada da Liga dos Campeões

Grupo A - Manchester United 2 x 0 Benfica e Basel 1 x 2 CSKA Moscou. Classificação: United 12 (no mínimo já está na Liga Europa), Basel e CSKA 6 e Benfica 0. Próxima rodada em 22/11: Basel x United e CSKA x Benfica.

Grupo B - Paris Saint Germain 5 x 0 Anderlecht (com 3 gols de Kurzawa, primeiro defensor a marcar 3 gols em uma mesma partida da competição) e Celtic 1 x 2 Bayern de Munique. Classificação: PSG 12 (tá nas oitavas), Bayern 9, Celtic 3 e Anderlecht (fora da Champions League). Próxima rodada em 22/11: PSG x Celtic e Anderlecht x Bayern.

Grupo C - Roma 3 x 0 Chelsea e Atlético de Madrid 1 x 1 Qarabag. Classificação: Roma 8, Chelsea 7, Atlético 3 e Qarabag 2. Próxima rodada em 22/11: Atlético x Roma e Qarabag x Chelsea.

Grupo D - Olympiacos 0 x 0 Barcelona e Sporting 1 x 1 Juventus. Classificação: Barça 10, Juve 7, Sporting 4 e Olympiacos 1. Próxima rodada em 22/11: Juve x Barça e Sporting x Olympiacos.

Grupo E - Liverpool 3 x 0 Maribor e Sevilla 2 x 1 Spartak Moscou. Classificação: Liverpool 8, Sevilla 7, Spartak 5 e Maribor 1. Próxima rodada em 21/11: Sevilla x Liverpool e Spartak x Maribor.

Grupo F - Napoli 2 x 4 Manchester City (com um do Aguero, agora maior artilheiro dos Citizens com 178 gols) e Shakhtar Donetsk 3 x 1 Feyenoord. Classificação: City 12 (tá nas oitavas), Shakhtar 9, Napoli 3 e Feyenoord (fora da Champions). Próxima rodada em 21/11: City x Feyenoord e Napoli x Shakhtar.

Grupo G - Porto 3 x 1 Red Bull Leipzig e Besiktas 1 x 1 Monaco. Classificação: Besiktas 10, Porto 6, Leipzig 4 e Monaco 2. Próxima rodada em 21/11: Besiktas x Porto e Monaco x Leipzig.

Grupo H - Tottenham 3 x 1 Real Madrid (fim de uma invencibilidade merengue de 30 partidas só nas fases de grupos do torneio) e Borussia Dortmund 1 x 1 Apoel. Classificação: Tottenham 12 (tá nas oitavas), Real 7 e Borussia e Apoel 2. Próxima rodada em 21/11: Apoel x Real e Borussia x Tottenham.

Curtinhas

*Definido o Campeonato Cearense de 2018. Os 10 times (Ceará, Ferroviário, Floresta, Fortaleza, Guarani de Juazeiro do Norte, Horizonte, Iguatu, Maranguape, Tiradentes e Uniclinic) jogarão a primeira fase todos contra todos em turno único, passando seis para a segunda fase, novamente todos contra todos. Destes seis, sairão quatro para a semifinal e, então, os finalistas, estas duas fases em mata-ou-morre.

*Até que pague um débito com o STJD, o Mogi Mirim está suspenso de toda e qualquer competição pois não pagou nem as taxas de arbitragem dos jogos contra Tombense e Ypiranga na Série C e nem uma multa por isso.

*Basquete: definido o calendário do Grupo E da Liga Sul-Americana, que acontecerá no Ginásio da Tijuca e que qualificará apenas o primeiro colocado pra final. Eis os jogos na próxima semana: terça, Estudiantes de Concórdia x Pinheiros às 18h15 e Flamengo x Olimpia do Paraguai às 20h30; quarta, Flamengo x Pinheiros às 19h e Olimpia x Estudiantes às 21h15; e quinta, Pinheiros x Olimpia às 18h15 e Flamengo x Estudiantes às 20h30.

*Vôlei: enquanto Thaísa jogará a Superliga Feminina pelo Barueri, mas provavelmente só a partir de 2018 por se recuperar de uma cirurgia no joelho, a Masculina teve ontem um "revival" na última decisão e deu Taubaté sobre o atual campeão Cruzeiro por 3 x 2 (21/25, 26/24, 28/26, 24/26 e 15/6). Cruzeiro, no qual joga o ponteiro cubano Leal, que se naturalizou brasileiro e que poderá defender a seleção treinada por Renan dal Zotto a partir de 2019 - e não a partir de 2018, como inicialmente divulgado pela FIVB em um errão com "ER" maiúsculo por ela cometido.

*Beisebol: Houston Astros campeão da MLB pela 1ª vez ao fechar a World Series de sete jogos sobre o Los Angeles Dodgers por 5 x 1. O Dodgers não vence o "Americano de Beisebol" desde 1988.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Com Renato Martins agora à frente da comunicação da prefeitura de Gramado, leio no Coletiva que o "Café Cultura", veiculado pela FM Cultura de Porto Alegre das 7h às 9h, passará a ser apresentado a partir da próxima segunda por Lilian Abelin, que já apresenta o "Debate TVE" e que iniciou no rádio no jornalismo da Gaúcha.

*Um dos humoristas mais tradicionais do Rio Grande do Sul, com mais de 50 anos de carreira, está de volta à televisão do estado. Leio no Felipe Vieira que Renato Pereira, que já passou por TV Difusora (atual Band), RBS TV, TVCOM e Rádio Gaúcha, estreará no dia 15 na TVU com um programete diário de 5 minutos, no qual fará uma crítica do cotidiano gaúcho, além de ter um programa às 19h todos os domingos. Legal!

*Sequência muito divertida de mensagens no Twitter, após Grêmio x Barcelona, envolvendo jornalistas da Globo do Rio de Janeiro. Primeiro, Flávio Fachel (o gremistão do "Bom Dia Rio") citou uma frase do Renato: "todo mundo sabe que eu sou gremista". Depois, Mariana Gross (a flamenguistona do "RJTV 1ª Edição") deu uma dividida na canela com a trava da chuteira: "Dane-se ele, tô nem aí". Ahahahahahah... Mais engraçado ainda isso pois tem Grêmio x Flamengo domingo que vem. Estou implorando de joelhos que, pegando este clássico como gancho, a edição fluminense do "Globo Esporte" faça uma reportagem com o Fachel e a Mariana.

*Má nova que soube pelo Gabriel Vaquer e que confirmei diretamente com a própria: Karina Pachiega não é mais repórter do SBT em São Paulo, no qual estava desde 2013, neste período também apresentando algumas vezes o madrugador "SBT Notícias". A ex-jornalista da Globo entrou numa lista prevista de cerca de 100 demissões em todos os setores (especialmente no administrativo), já que a receita publicitária está aquém do devido e é preciso enxugar gastos para as contas fecharem. Nem pra TV do eterno "Homem do Baú" a coisa tá boa.

*Leio na Keila Jimenez que Luís Henrique Benincasa, o intérprete da Mamma Bruschetta do "Fofocalizando" no SBT, vai se internar no início do próximo ano para se submeter a uma cirurgia bariátrica, devendo ficar de fora do programa por cerca de um mês. Essa cirurgia já era para ter acontecido em agosto do ano passado, mas foi adiada quando Luís se transferiu da TV Gazeta de São Paulo para a rede nacional do Silvio Santos - sendo que aumentou de peso após perder mais de 40 quilos após 3 meses em um spa. Hoje, Mamma tem quase 200 quilos. Tem mesmo que fazer a bariátrica, esse caso é igualzinho ao do cronista esportivo Jairo Kuba aqui em Porto Alegre. A saúde em primeiro lugar antes que o pior aconteça - e sem se entregar a recaídas.

*A revista VIP de novembro traz a tradicional eleição das mulheres mais sexy do mundo, eleitas pelos seus leitores. Adivinhem qual foi a campeã de 2017? Claro: Paolla Oliveira, eternamente Jeiza dentro dos nossos corações. Mais do que ninguém, o ano na televisão brasileira é dela, não teve pra ninguém.

*"House of Cards" suspensa. Prêmio cancelado pelo Emmy. Consequências das acusações de assédio sexual feitas contra Kevin Spacey primeiro por Anthony Rapp e depois pelo ator Roberto Cavazos. Deu muito ruim!

*Completa 75 anos hoje Stefanie Powers, atriz da série "A Garota da U.N.C.L.E." e de filmes como "As Novas Aventuras do Fusca", mas eternamente marcada pela Jennifer Hart da série "Casal 20" de 1979 a 1984, além de oito telefilmes de 1993 a 1996. Destaco de 2012 uma memória de "Casal 20" feita pelo "Vídeo Show" da Globo, a emissora aberta que popularizou esta produção (que, depois, passou em Record, Rede 21 e RBTV).

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara: "Teledomingo"

"Boa noite, Rio Grande do Sul!" "Você quer ver antes? O 'Teledomingo' mostra." "A partir de agora, o Rio Grande passa por aqui." Frases que marcaram os finais de noite de domingo por quase duas décadas na RBS TV com o único programa jornalístico com notícias dominicais nesta faixa durante esse tempo todo. Esta quinta-feira marca os 20 anos da estreia deste semanal, inicialmente mostrado às 23h15 e com uma hora de duração, depois do "Sai de Baixo" e antes do "Domingo Maior". Os primeiros apresentadores foram Paola Vernareccia e Régis Rosing, em nova posição profissional além da reportagem esportiva, mas que saiu depois de apenas 1 ano pois se transferiu para a Rede Globo no Rio de Janeiro. Em seu lugar entrou Túlio Milman, que ficou até 2012. Também um ano depois, Paola saiu para fazer os noticiários diários do canal, especialmente o "Bom Dia Rio Grande". No lugar dela entrou Regina Lima, que era do "Jornal do Almoço". A dupla formada por Túlio e Regina ficou no ar por 13 anos, com a duração caindo para cerca de 30 minutos pois apenas 45 passaram a ser destinados aos regionais e parte deles era ocupado pelo futebolístico "Lance Final". Depois, houve uma aposta na apresentação: Maíra Gatto, até então correspondente na sucursal de Brasília. Porém, ela ficou pouco tempo à frente do programa, que passou a ter Daniela Ungaretti na apresentação até a extinção em 2015, quando o Plim-Plim determinou que não houvesse mais atrações regionais depois do "Fantástico" em nenhum lugar do Brasil. Em algum momento destes 18 anos, não rigorosamente todos, mas quase todos os jornalistas da RBS fizeram ao menos um "Teledomingo".

Tenho a seguir uma série de destaques: de 1997, imagens breves da estreia com Paola (lamentavelmente fora da TV há alguns anos, faz uma falta tremenda) e Régis (hoje repórter esportivo especial da Globo), resgatadas em especial dos 10 anos da atração, sobre os quais falaram a primeira apresentadora e também a repórter Isabel Ferrari; de 1998, uma chamada com Paola e Túlio (hoje colunista de Zero Hora a partir dos Estados Unidos) na apresentação; de 1999, a chamada de uma reportagem especial de Diego Casagrande (hoje apresentador da Rádio Bandeirantes e da BandNews FM) sobre falhas na fiscalização de patrulheiros nas rodovias do estado; de 2000, Regina (hoje apresentadora da Band) e André Haar (hoje apresentador da Record) apresentando uma matéria de Cristiano Dalcin (hoje repórter também da Record) sobre a transcomunicação instrumental - entenda-se: comunicação de viva-voz feita por espíritos; de 2000, Regina e Túlio apresentam VT de Denian Couto (hoje na RIC TV e Jovem Pan FM de Curitiba) sobre rituais de magia negra praticados por quem quer o mal dos outros.

Bela do Dia: Ana Carolina Aguiar

Ana Carolina Aguiar, produtora e responsável pelas mídias sociais da Rádio Grenal, na qual cobriu ontem a torcida em Grêmio x Barcelona. Talentos femininos fazem muita falta ao rádio esportivo gaúcho, precisamos de mais e mais. Que a Ana possa trilhar muito positivos caminhos na carreira.

Tem mais: de 2004, apresentação de reportagem de Luciana Kraemer (outra que também faz enorme falta à TV) sobre abordagens erradas da Brigada Militar no Vale dos Sinos; de 2007, apresentação de matéria de Alice Bastos Neves (em seu 1º ano na RBS) sobre motociclistas radicais de Canoas; de 2009, VT de Paula Valdez (hoje repórter e apresentadora da Band SP) sobre as mudanças de clima em um mesmo dia, o "efeito cebola"; de 2009, reportagem de Daniel Scola (hoje apresentador e editor-chefe da Rádio Gaúcha) sobre o difícil trabalho dos oficiais de justiça; de 2010, Túlio e Carla Fachim (hoje no "RBS Notícias") mostram matéria de Juliana Motta sobre tecnologias militares para auxiliar em resgates e desastres naturais; de 2011, entrevista da Regina com Rosane Marchetti, que lutava contra o felizmente posteriormente vencido câncer de mama; de 2011, Regina e Patrícia Cavalheiro (mais uma que deixou a televisão e também sinto falta) mostram VT de Guacira Merlin sobre como escolher as melhores vestimentas para deficientes visuais; de 2012, a despedida do Túlio após mais de 650 edições, ao lado dele a apresentadora do tempo Gabriella Bordasch (atualmente produtora própria de conteúdo e que, por sinal, estava para ganhar hoje mesmo o 1º filho dela com o já citado Daniel Scola)

Finalizando: de 2012, Maíra Gatto (mais uma que não está na telinha atualmente, uma pena) chamando uma reportagem dela mesma sobre pessoas com nomes bem diferentes; de 2013, abertura de uma edição já em alta definição 16:9 com Daniela Ungaretti (hoje no "Bom Dia Rio Grande"); de 2013, Daniela chamando um VT de Luciane Kohlmann (hoje repórter do SBT) sobre uma banda de Lajeado que ganhou um concurso promovido pelo dominical; de 2014, Simone Lazzari (atualmente também no "Bom Dia") em externa de frente para o Beira-Rio anunciando uma matéria da Rosane (vista recentemente em vários e sempre ótimos "Globo Repórter") sobre França 3 x 0 Honduras pela Copa do Mundo, mas com o viés não-esportivo e sim diferenciado de mostrar as vovós e os vovôs do asilo Padre Cacique, do outro lado da rua do Gigante; e de 2015, a despedida da Daniela com o encerramento do último "Teledomingo", que não deixou sucessores nesta faixa. Domingo à noite, quem quer procurar notícias locais sem ser na internet tem que recorrer às rádios AM/FM. Na TV, nem tchuns.

Clipe do Dia I

Há 50 anos chegava às lojas "Disraeli Gears", segundo disco da banda Cream, que trazia Eric Clapton nas guitarras e também se destacando como cantor. O maior sucesso está aqui: "Sunshine of Your Love".

Clipe do Dia II

60 anos completando nesta quinta Carter Beauford, baterista da Dave Matthews Band desde 1991. Separei de 2002 uma bela canção deles: "Where Are You Going", que está na trilha do filme "A Herança de Mr. Deeds", por isso mesmo sendo mescladas imagens do clipe em si com as de Adam Sandler e Winona Ryder no filme.

Clipe do Dia III

A cantora Maxine Nightingale celebra hoje 65 anos. Dois clássicos: de 1975, "Right Back Where We Started From", trilha do filme "Vale Tudo"; e de 1978, "Lead Me On", tema da Ângela Leal na novela global "Água Viva".

Arremate

Anitta cantará o Hino Nacional Brasileiro no Grande Prêmio do Brasil de daqui a dois domingos. Entendo...

"24 Horas" volta antes que saibamos qual será o primeiro a dar uma "paradinha" nos boxes!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.