.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 31 de outubro de 2017 - ANO 15, EDIÇÃO 51
A escrita acabou falando mais alto

8 jogos desde 2012. É desde quando o Cruzeiro não perde para o Palmeiras em Campeonatos Brasileiros, marca atingida com o 2 x 2 desta segunda-feira para alegria do líder Corinthians. São 59 pontos dele contra 54 dos alviverdes e 53 do Santos, que não pode ser descartado totalmente da briga pelo título pois, se derrotar na Vila Belmiro o Atlético Mineiro no sábado, irá aos 56 e torcerá ou por derrota corintiana ou até mesmo empate - se bem que fico meio desconfiado dos alvinegros, por isso que a maior crença é que os palmeirenses possam fazer frente aos corintianos, ainda mais sendo o dérbi de domingo em Itaquera, onde ganhou os dois últimos pela Série A. No entanto, frente à Raposa ele não tem conseguido fazer (exceção às oitavas da Copa do Brasil de 2015). Iniciar com um golaço contra do Juninho nos primeiros minutos foi uma ducha de água fria. O empate poderia ter vindo com Borja, mas Heber Roberto Lopes marcou falta - que, para mim, não aconteceu. Depois, aí sim, o colombiano deixou tudo igual. Apenas aos 2 minutos da segunda etapa Fernando Prass foi trabalhar, já que os mineiros nada tinham feito em termos de ataque na primeira. Só que a "lei do ex" entrou em ação e Robinho desempatou. Enquanto isso, Fábio fazia grande atuação com defesas fundamentais. Uma delas, porém, não impediu aos 40 minutos a dobra do Borja, que não fazia dois gols desde os 4 x 0 no Vasco, ainda na primeira rodada. Mas ficou nisso mesmo: mais uma partida muito divertida (pros não envolvidos nela, evidentemente) entre os Palestras, um pouco menos que os 3 x 3 da recente Copa do Brasil, mas que valeu a pena a segunda-feira. Agora, é esperar chegar o fim-de-semana e ver não só se o Timão se reabilitará de sua crise, mas se Verdão e Peixe saberão tirar proveito disso. Mais ainda: se haverá tempo suficiente para reviravoltas. Isto é: até tem. Depende é dos times em questão.

Mais uma terça-feira decisivíssima

É uma recente rotina do Paraná: terças à noite com compromissos de "seis pontos". Semana passada foi danado, mas o Vila Nova acabou superado a 15 minutos do fim, o que colaborou decisivamente para os goianos perderem muito terreno na luta pelo acesso. Hoje, tem mais um "pega pra capar" fundamental contra o Oeste, também na Capanema. Os paranistas têm 56 pontos contra 52 do Rubrão, que é obrigadíssimo a vencer. Em caso de êxito tricolor, a distância do 4º para o 5º colocado ficará em 5 pontos momentâneos, mas podendo chegar até aos 7 no sábado se o América Mineiro ganhar, o Ceará no mínimo empatar e o Vila Nova no máximo empatar. Seriam 7 pontos com 15 por disputar. Mais encaminhada ainda ficaria a questão do acesso. Antes deste Paraná x Oeste fundamental, a 33ª rodada da Série B começará com Goiás x Criciúma (9º x 10º, ambos com 42).

A parada é torta para o Lanús

Sim, ele mandará na Fortaleza a semifinal da Libertadores. Só que do outro lado está um River Plate que tem vantagem de 1 x 0, que só será eliminado em marcando um gol se sofrer três e que é especialista em mata-mata son o comando de Marcelo Gallardo (pego como base uma matéria do Daniel Mundim no GloboEsporte.com para isso). Em 37 duelos de mata-mata já realizados, os Millonarios por ele treinados ganharam nada mais e nada menos que 30, o que resultou em seis títulos: Copa Sul-Americana em 2014, Libertadores e Copa Suruga em 2015, Copa Argentina em 2016 e Recopa Sul-Americana nestes dois anos. O River do "Muñeco" só foi excluído por cinco clubes nestas sete perdas de duelos: Huracán, Rosario Central (duas vezes cada um), Independiente del Valle, Barcelona da Espanha e... o próprio Lanús, na atual Supercopa da Argentina. Pode estar aí uma esperança de motivação para o melhor time da fase de grupos: repetir a dose. Mas não será fácil. Até pela tradição e pela força que tem tido no comando deste treinador muito copeiro, aposto que dá River. Hoje com empate.

A 4ª rodada da Liga dos Campeões

Observação: todos os jogos iniciarão às 17h45 (Brasília), exceção ao realizado na Turquia, iniciado às 15h.

Grupo A, hoje - Manchester United (9) x Benfica (0) e Basel (6) e CSKA Moscou (3).
Grupo B, hoje - Paris Saint Germain (9) x Anderlecht (0) e Celtic (3) x Bayern de Munique (6).
Grupo C, hoje - Roma (5) x Chelsea (7) e Atlético de Madrid (2) x Qarabag (0).
Grupo D, hoje - Olympiacos (0) x Barcelona (9) e Sporting (3) x Juventus (6).
Grupo E, amanhã - Liverpool (5) x Maribor (1) e Sevilla (4) x Spartak Moscou (5).
Grupo F, amanhã - Napoli (3) x Manchester City (9) e Shakhtar Donetsk (6) x Feyenoord (0).
Grupo G, amanhã - Besiktas (9) x Monaco (1) e Porto (3) x Red Bull Leipzig (4).
Grupo H, amanhã - Tottenham x Real Madrid (ambos 7) e Borussia Dortmund x Apoel (ambos 1).

Curtinhas

*O Mineiro era o campeonato estadual mais direitinho do Brasil. Era. A partir de 2018, também será patifaria pura. Dos 12 clubes, 8 passarão para as quartas-de-final, que serão em jogo único, enquanto semifinais e final seguem em duas partidas. Dos 12, classificarão 8 e rebaixarão dois. Alguma chance deste torneio ser bom??? Ninguém percebeu o exemplo do Paranaense, que tem sido um porre chatonildo com esta fórmula???

*O Sport realmente largou a Sul-Americana de mão para focar na fuga do descenso no Brasileirão. São seis os desfalques confirmados contra o Júnior em Barranquilla: Diego Souza, André e Rithely, todos poupados por Daniel Paulista; Raul Prata, lesionado; e Osvaldo e Wesley, que não estão inscritos no certame.

*Árbitro de Barcelona x Grêmio quarta passada, Nestor Pitana apitará River Plate x Boca Juniors no domingo.

*Há 30 anos, Diego Aguirre fazia o gol do título do Peñarol na Libertadores no 3º jogo contra o América de Cáli.

*Completou anteontem 20 anos a estreia de Buffon como goleiro da seleção italiana. Foi na repescagem da Copa de 1998 contra a Rússia, terminado em 1 x 1, quando substituiu o lesionado Pagliuca aos 32 minutos da etapa primeira. O auge de Gianluigi com a Itália, bem sabem, foi o título mundialista de 2006.

*Sob argumentos técnicos, a Sérvia dispensou o técnico Slavoljub Muslin, que a classificou para a Rússia.

*Basquete: o Rio de Janeiro sediará o Grupo E da 2ª fase da Liga Sul-Americana, que terá Flamengo, Pinheiros, Estudiantes de Concórdia e Olimpia, de 7 a 9 de novembro. Do outro lado estão Guaros de Lara, Cimarrones, Quilmes e Aguada. Apenas o campeão de cada quadrangular estará na finalíssima.

*Liga Futsal definiu suas semifinais: Joinville x Foz Cataratas nos dois próximos sábados, ida no Paraná às 21h e volta em Santa Catarina às 13h; e Assoeva (Venâncio Aires) x Marreco (Francisco Beltrão) nos dois próximos domingos, ida no Paraná e volta aqui no Rio Grande do Sul, ambas as pelejas às 14h.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Renato Martins apresentou hoje pela última vez o programa matinal "Café Cultura" na FM Cultura de Porto Alegre, no qual ficou por quatro meses e que marcou sua volta ao rádio após deixar o Grupo Bandeirantes. Leio no Coletiva que, a partir de agora, será sua a direção de comunicação da prefeitura de Gramado. Boa sorte!

*Apresentador da versão local do "Jornal da Manhã" e dos programas "Rock' NPop", "As 7 Melhores" e "Uma Atrás da Outra" na Jovem Pan Grande Porto Alegre FM, Fabiano Brasil está lançando um portal próprio de divulgação de serviços prestados por sua empresa F. Brasil Produções. Leio no Coletiva que o site será lançado na sexta-feira da semana que vem, em evento às 20h no Chef Pizzas, aqui em Porto Alegre. Além disso, o momentaneamente ex-repórter esportivo promete para ano que vem a volta do programa de entrevistas "Conversa de Bar" à TV.

*Completa 30 anos nesta terça a TV Tropical de Natal, que ocupou o canal 8, que desde dois anos antes exibia a Rede Bandeirantes primeiro pela TV Jornal de Pernambuco quando sua afiliada e depois via sinal direto de SP quando a Jornal se afiliou ao SBT, que já tinha a Ponta Negra como afiliada no Rio Grande do Norte. Fundada pelo político Tarcísio Maia, tem como atuais proprietários o senador Agripino Maia e o deputado Felipe Maia. Amanhã, completará 20 anos da mudança de rede feita pela Tropical, que trocou a Manchete pela Record.

*Susana Naspolini é um dragão - mas não pensem que a estou ofendendo. Ontem, ao menos, ela foi sim um dragão, mas uma fantasia de dragão para cumprir um desafio em mais uma de suas reportagens irreverentes em defesa dos cidadãos do Rio de Janeiro. Acompanhe aqui (a 13:23) o "RJTV" da Globo nesta segunda, ancorado pelo "anjo outrora loiro" Silvana Ramiro nas férias da "lady" Mariana Gross, no qual Susana cobrou a reforma de uma ponte do Canal do Jacaré, no Recreio dos Bandeirantes, que estava prometida para ser entregue ontem. Porém, os trabalhos só serão concluídos em dezembro, por isso, a promessa não foi totalmente cumprida.

*A GloboNews estreou ontem um novo pacote gráfico em seus noticiários e programas, além de vinhetas reformuladas e uma nova posição da logomarca na parte de cima da tela. Um ilustrativo está aqui. Sinceramente, achei que ficou horrível a nova tarja informativa, feia demais. Tá pior que o visual esdrúxulo e ultrapassado de um certo site esportivo sem repercussão e sem relevância que tem na praça, um tal de... Papo de Bola.

*Ontem, destaquei no "Clipe do Dia" os 70 anos do Preto Jóia, um dos grandes intérpretes do carnaval carioca. Dois adendos que faltaram e recebi do seguidor twitteiro Carlos Fonseca: Preto foi um dos autores de "Liberdade, Liberdade, Abre as Asas Sobre Nós", que por pouco não perdeu as prévias para ser o samba-enredo da Imperatriz em 1989; e além das duas passagens que destaquei, ele também cantou na Leopoldinense em 1985.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara: Carlos Eduardo Lins da Silva

São 65 anos hoje deste jornalista, ex-Diário da Noite, Diário de S.Paulo, Folha de S.Paulo e Valor Econômico, além da apresentação do "Roda Viva" na Cultura ao suceder Paulo Markun. Destaco de 2011 uma entrevista dele ao Jô Soares no "Programa do Jô", da Globo, quando do lançamento do livro "Correspondente Internacional".

Momento Raridade Rara: Larissa Maciel

Atualmente vista e revista na Record (vista em "Belaventura" e revista em "Os Dez Mandamentos", a conterrânea da aldeia pampeana completa 40 anos nesta terça. Infelizmente a Globo não soube aproveitá-la, só fez "Passione" em novelas e mais nada, daí a Record "adquiriu seus direitos federativos" em 2013 e lá está até hoje, sempre com trabalhos por fazer, muitos deles nas produções bíblicas. Mas a maior caracterização da Larissa ainda é Maysa Matarazzo em "Maysa - Quando Fala o Coração". De 2009, assista uma entrevista dela à Monalisa Perrone no "SPTV - 1ª Edição" por ocasião da minissérie, que antes ainda de estrear já repercutia muito.

Momento Raridade Rara: Carlos Drummond de Andrade

Um dos maiores poetas do Brasil nascia há 115 anos hoje fechados. Ainda hoje, sua obra é uma das mais ricas da nossa literatura, com poemas e crônicas que atravessaram gerações permanecendo atuais. Faço três destaques sobre Drummond: de 1979, uma entrevista concedida à Leda Nagle na Rede Globo; de 1987, a homenagem dada pela Mangueira no carnaval do Rio de Janeiro com o desfile "O Reino das Palavras", vencedor daquela temporada e transmitido na Rede Manchete por Paulo Stein, Albino Pinheiro, Maria Augusta, Iata Anderson e Martha Corrêa (som de apenas um dos lados); e de 1987, o "Jornal Nacional" no dia do seu falecimento, quando Cid Moreira o encerrou com a leitura de "E Agora, José?", uma de suas obras mais célebres.

Clipe do Dia: Raphael Rabello

Este foi um dos maiores violonistas brasileiros, com reconhecimento internacional e aplausos dados por mestres do gênero. Infelizmente, este compositor e especialista no violão de 7 cordas nascido há 55 anos completados hoje morreu cedíssimo demais, em 1995, por consequência da AIDS. Ali, o choro chorou. Para lembrar dele, destaco de 1993 um "Ensaio" da TV Cultura, no qual se apresentou tocando "Anos Dourados", "Garoto", "Luiza", "Garota de Ipanema", "Sete Cordas", "Choro da Saudade", "Abismo de Rosas", "Jongo", "Estudo nº 1 de Villa Lobos", "Estudo nº 1 de Radamés Gnatalli", "Lamentos do Morro", "Sampa" e "Samba do Avião".

Clipe do Dia: Claudette Soares

Cantora revelada na Rádio Nacional, ela completa hoje 80 anos. Apelidada "Princesinha do Baião" por Luiz Gonzaga em seu programa na Super Rádio Tupi, ganhou notoriedade nos anos 60 através da bossa nova. Trago Claudette em dois momentos: de 1965, "Vivo Sonhando"; e de 1976, "O Tempo" (ao vivo na TV Tupi).

Bela do Dia: Juliana Manzato

Juliana Manzato, blogueira de estilo de vida e participante do ESPNw. Tem como não ver essa gata cheia de estilo e de vida e não se apaixonar?

Clipe do Dia: Vanilla Ice

50 anos nesta terça deste rapper americano, que chegou às paradas em 1990 com "Ice Ice Baby", que sampleou (traduzindo: pegou o ritmo instrumental) de "Under Pressure", o clássico de Queen e David Bowie. O "Camaleão" e mais Brian May e Roger Taylor processaram Vanilla por não ter licença para usar a melodia-base neste tema. Mas aí os artistas envolvidos, seus respectivos advogados e gravadoras entraram em um acordo - e nem precisou do repórter do SBT para dizer: "estando bom para ambas as partes, Celso Russomanno, Aqui Agora".

Clipe do Dia: Bernard Edwards

Na coluna de 19 de setembro, homenageei Nile Rodgers, um dos gênios da música negra americana. Mas para ser o gênio que ainda hoje é, teve a companhia primorosa de outro gênio: o espetacular Bernard, baixista magnífico do Chic e que nascia há 65 anos hoje fechados, mas infelizmente falecido em 1996. Além da banda deles, houve trabalhos também com diversos artistas, e é este o espírito do tópico - que procurará diferenciar os temas que destaquei há 1 mês e meio: de 1977, "São Paulo", do primeiro disco do Chic e um instrumental maravilhoso que confesso que não sei como é que nunca virou cortina sonora de programa de rádio, não ao menos que eu tenha ciência (sei que eu o usei quando o fiz por breves três meses aqui neste PB o "Podcasts de Domingo", uma experiência semanal de duas horas que eu publicava não preciso dizer em qual dia da semana - eh, eh - e no qual tinha a inenarrável honra de ter a colaboração da sublime Débora Meneses); de 1979, "He's The Greatest Dancer", com Sister Sledge; de 1979, "Spacer", com Sheila & B. Devotion; de 1980, "I'm Coming Out", com Diana Ross; e de 1985, "A View To a Kill", com Duran Duran. Os quatro primeiros temas têm autoria de Nile e Bernard, que também toca o baixo, enquanto a canção de "007 na Mira dos Assassinos" é produzido pelo Bernard.

Arremate

Se o Houston Astros ganhar hoje, fatura a World Series. Se der Los Angeles Dodgers, MLB vai ao 7º jogo.

"24 Horas" volta depois que soubermos o que acontecerá na Major League Baseball!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.