.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado, 21 de outubro de 2017 - ANO 15, EDIÇÃO 42
Sábado do 8º nordestino campeão nacional

Restando saber se CSA ou Fortaleza em trepidante Rei Pelé a partir das 18h locais (19h Brasília). Série C com uma escrita em jogo: título conquistado pelo visitante da ida nas três finais vencidas por eles (América Mineiro em 2009, ABC em 2010 e Joinville em 2011). Seja qual for o campeão, certo é termos um clube do Nordeste pela vez primeira conquistando um troféu nacional, somado este clube a Bahia (Taça Brasil 1959 e Copa União 1988), Sport (Brasileiro 1987, Série B 1990 e Copa do Brasil 2008), Sampaio Corrêa (Série B 1972, Série C 1997 e Série D 2012), ABC (Série C 2010), Santa Cruz (Série C 2013), Guarany de Sobral (Série D 2010) e Botafogo da Paraíba (Série D 2013). Da parte dos treinadores em termos nacional: o azulino Flávio Araújo conquistou a Quartona de 2012 pelo Sampaio e o tricolor Antônio Carlos Zago busca um feito inédito em termos de casamata, ele que foi quatro vezes campeão da Série A entre São Paulo, Santos e um bi pelo Palmeiras como jogador. Com 2 x 1 no jogo de ida, o CSA será campeão com vitória, empate ou derrota por 1 x 0. Já o Fortaleza só conquistará o caneco em 90 minutos caso ganhe por dois ou mais gols de diferença ou um gol a partir de 3 x 2.

Cara de acesso, pinta de acesso

Usei dia desses este título nesta coluna para o Paraná e hoje o utilizo para o Ceará, que assumiu o segundão da Segundona até os jogos deste sábado ao buscar por duas vezes o empate com o Figueirense, uma delas no lance seguinte ao tento tomado com ainda 4 minutos de etapa inicial e o outro numa falta cobrada na última jogada da peleja, aos 49 do segundo. Esse gol é o tipo do lance que mostra que algo muito bom está reservado pela frente. Só pode ser a volta à Série A para o Vozão, que não completou 5 vitórias seguidas, mas está invicto há 8 rodadas. Já o Furacão do Estreito, se não cair, será de pagar tudo quanto for promessa e mais um pouco. Neste sábado, só não entrará nos quatro últimos se der Goiás ou empate. Dando Luverdense, é Figueira no Z4.

Quem tirou um peso enorme das costas foi o Guarani, superior o tempo todo diante do Juventude e que só ampliou a merecida vantagem nos instantes finais para voltar a triunfar depois de 9 rodadas. Os paulistas estavam que era tensão pura, lembrem que até agressão o ônibus dele sofreu na concentração. Vejamos se Lisca conseguirá tirar o Bugre dessa sinuca de bico, pois esse é um respiro temporário, muito longe do definitivismo. Quase definitivo sou é ao dizer que o Juventude não subirá para a Primeira Divisão, já que perdeu 4 vezes seguidas e não oferece perspectivas de reviravolta positiva nas próximas rodadas - fora que não é só isso que basta.

Enquanto isso, CRB e Boa Esporte empataram em 1 gol, o que deixou os alagoanos invictos há 4 rodadas e os mineiros há 10 sem vitória. Já o Náutico, bom... Dizer o quê? Conseguiu perder em Caruaru para o ABC, que não perde há 3 rodadas (incrível, fantástico e extraordinário). Perder como mandante para o lanterna. Se isso não significar rebaixamento, não sei o que mais significará. Tchau pra ti, Timbu, e boa Série C em 2018.

O sábado reserva Criciúma x Internacional às 16h30 e três jogos às 17h30: Vila Nova x Oeste, Londrina x Paysandu e Brasil x Santa Cruz. Tem ainda América Mineiro x Paraná às 19h e Luverdense x Goiás às 21h. Mais e melhor destes jogos falarei na coluna de domingo, com a repercussão completa deles e projeção dos próximos.

Atração solitária deste sábado

É Vasco x Coritiba para começar a 30ª rodada do Brasileirão. 8º com 42 pontos, o Cruzmaltino está em franca evolução sob o comando do Zé Ricardo e vislumbra uma vaga na Libertadores com isso de G7. Antepenúltimo com 31, o Coxa vem da primeira vitória depois de 9 fracassos e quer ver se consegue pegar no tranco para evitar um rebaixamento que, neste momento, parece muito próximo. Não é ainda neste sábado o regresso dos torcedores vascaínos a São Januário pois, por opção do clube, a bola rolará no Maracanã.

Escrita mantida pelo 3º ano consecutivo



É a do Campeonato Brasileiro Sub-20 organizado pela CBF: 1 x 1 na ida resultando em visitante da volta sendo o campeão. Mas desta vez o Cruzeiro não ganhou nos 90 minutos igual a Botafogo em 2016 e Fluminense em 2015, mas sim nas penalidades máximas graças a Vitor Eudes, que defendeu duas cobranças ao substituir Gabriel Brazão, que tá com a Seleção de Juvenis na Índia. Pior para o Coritiba, que desagradou os pouco menos de 6 mil torcedores presentes no Couto Pereira na tarde de sexta-feira. A campanha vitoriosa da Raposa teve 5 vitórias, 7 empates e 2 derrotas, marcando 16 gols e sofrendo 12. O detalhe é que, nas últimas quatro porfias, os mineiros não só foram algozes da dupla Atletiba, como tiraram proveito do regulamento ao empatar todas elas (0 x 0 em casa e 1 x 1 fora com o Atlético na semifinal e duplo 1 x 1 com êxito nos pênaltis diante do Coritiba).

Esta conquista celeste faz com que tenhamos em breve o possível maior clássico mineiro em categorias de base na história. Conforme notícia de Guilherme Frossard no GloboEsporte.com, Cruzeiro e Atlético fará duas partidas pela Supercopa Brasileira Sub-20 (azuis campeões do Brasileiro e alvinegros campeões da Copa do Brasil) para o vencedor ser o representante solitário do país na Libertadores da categoria no ano que vem. Consta que a CBF confirmou isso para a Federação Mineira, que deseja fazer as disputas no mês que vem em Independência e Mineirão, e que detalhes serão confirmados na próxima semana. Tomara! Seriam eventos baita.

Noite de decisão para o Audax/Corinthians

Após 4 vitórias (três delas na fase de grupos e mais a da semifinal), as paulistas decidem às 21h15 a Libertadores Feminina contra o Colo-Colo, um dos dois únicos não-brasileiros vencedores do torneio ao baterem em 2012 o Foz/Cataratas - o atual campeão é o anfitrião paraguaio Sportivo Limpeño, contra quem o Audax/Timão iniciou a campanha desta edição e que não chegou às semifinais. Boa sorte para as bandeirantes!

Curtinhas

*O maior "a volta dos que não foram" da história dos Campeonatos Brasileiros teve o Santos como protagonista ao demitir Levir Culpi e substituí-lo por... Levir Culpi. Os jogadores pediram e ele foi mantido. Quando se achava que a campanha cheia de empates em demasia e muitas atuações só não convertidas em resultados piores devido a grandes atuações do Vanderlei era o pior de tudo, eis que a diretoria apronta esse pastelaço. Êlaiá!!!

*Por outro lado, Mano Menezes está valorizadíssimo e renovou por 2 anos com o Cruzeiro. Claro que não foi só o título da Copa do Brasil que contribuiu para isso, mas também o assédio do Palmeiras.

*O Grêmio terá Jael e os recentemente contratados Cristian e Cícero como novos inscritos na Libertadores para a semifinal, substitutos que serão de Bolaños, Pedro Rocha e Lincoln. Devido ao jogo no Equador quarta que vem, reservas enfrentarão amanhã o Palmeiras - mas com Luan escalado para ter mais ritmo na volta.

*Palmeiras, que não terá Willian nem amanhã e nem por 3 semanas devido a um edema na coxa. Pepinaço.

*Não são só Corinthians com Cássio, Flamengo com Diego Ribas e Sport com Diego Souza que desfalcados no Brasileirão ficarão de convocados na última data-FIFA deste ano. As convocações de Peru e Uruguai também deixarão na mão mais três clubes. Enquanto os uruguaios chamaram Martín Silva (Vasco) e Arrascaeta (Cruzeiro) para os amistosos contra Polônia no dia 10 e Áustria no dia 14, os peruanos convocaram Cueva (São Paulo), Trauco e Guerrero (ambos Fla) para a repescagem mundialista contra a Nova Zelândia nos dias 10 e 16. Enquanto não fizerem remendos no calendário, problemas muito sérios como esse persistirão. Até quando?

*Após 3 meses afastado por sabe-se lá quais causas, motivos, razões ou circunstâncias, Mário Celso Petraglia reassumiu ontem a presidência do conselho deliberativo do Atlético Paranaense. Entendo...

*Marco Polo Del Nero disse que "problemas técnicos" farão o uso do árbitro de vídeo no Brasileirão ficar só para 2018. Ué, mas não iam adotá-lo "já na semana que vem"? Essa CBF é uma piada, convenhamos.

*Lembram do Kerlon, o "foquinha" revelado pelo Cruzeiro? Bernardo Pombo revelou ontem em seu blog uma mensagem remetida pelo agora ex-jogador, que pendurou as chuteiras aos 29 anos devido a inúmeras lesões - tá, as "inúmeras" podem ser numeradas, sim: oito, sendo seis no joelho e duas no tornozelo. Aí não dá mesmo.

*Marta fez os dois gols da Seleção Feminina nos 2 x 0 sobre a Coreia do Norte pela amistosa Copa CFA, disputada na China e que será obtida nesta terça-feira com um simples empate diante das anfitriãs.

*Convocada para amistoso contra a Rússia, a Argentina não terá Higuaín mais uma vez. Ele não foi convocado uma vez sequer por Jorge Sampaoli nestes seus 4 meses na seleção. Birra pessoal ou o quê?

*Tênis: sorteados os grupos do WTA Finals, iniciado neste domingo em Cingapura. O Grupo Branco terá Garbiñe Muguruza, Karolina Pliskova, Venus Williams e Jelena Ostapenko, enquanto o Grupo Vermelho terá a líder do ranqueamento Simona Halep e mais Elena Svitlonia, Caroline Garcia e Caroline Wozniacki. São sete as possibilidades de uma campeã inédita, pois só Venus conquistou o torneio em 2008.

*Vôlei: o primeiro confronto entre Bernardinho e José Roberto Guimarães em 3 anos teve dramaticidade em todos os sentidos num jogo fantástico pela Superliga Feminina. O SESC do Bernardo derrotou o Barueri do Zé por eletrizantes 3 x 2, de virada (24/26, 23/25, 25/22, 25/23 e 15/12), e ainda superou a turbulência emocional com a perda no tie-break da ponteira Gabi Guimarães, que machucou o joelho direito ao cair de mau jeito. A cena deixou todo mundo desestabilizado, inclusive a equipe adversária. Tomara que ela consiga se recuperar logo!!!

*Fórmula 1: no dia seguinte à confirmação da renovação de Max Verstappen até o fim de 2020, o GP dos EUA definirá o grid de largada naquela que é a primeira possibilidade matemática de título do Lewis Hamilton. Atenção para o horário diferenciado: 19h Brasília. Duas horas antes, os organizadores escalaram Justin Timberlake para fazer um show musical. Assim, a distância do fim do terceiro treino para a classificação aumenta de cinco para sete horas, o que deixou as equipes contrariadas. Mas como contrariar os reis do showbiz?

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*O Grupo Bandeirantes confirmou para a próxima terça-feira a estreia da primeira afiliada da Rede BandNews FM na Região Norte: a BandNews Difusora FM 93,7, que terá dois programas locais nas faixas oferecidas pela rede para tanto: a matinal, com Orlando Câmara e Samara Souza, e a vespertina com o "BandNews em Alta Frequência Manaus" comandado por Gustav Cervinka e Taís Gama. Outra participante regional será a colunista política Rosiene Carvalho tanto com um espaço diário quanto com o segmento "Pensa Manaus".

*Juro que não é implicância, mas como lidar com as aprontadas do raparigo? A última do Dudu Camargo, vista aqui, foi chamar a banda irlandesa U2 ("you too") de "banda islandesa U2 ("ú dois") durante o "Primeiro Impacto" desta sexta. O nome da banda ele corrigiu rapidamente, mas o "islandesa" não. Pombas, SBT!!!

*Uma novidade bastante legal, ainda que por apenas um mês e não em nível nacional: Regina Volpato retornará à televisão em janeiro como apresentadora substituta do "Mulheres", o clássico maior da TV Gazeta de São Paulo, durante as férias da titular Cátia Fonseca. Regina está fora da telinha desde abril de 2013, quando se despediu da RedeTV! ao deixar o matinal "Se Liga Brasil", desde então trabalhando com projetos variados na internet. É uma pena que é apenas por um mês e não em rede nacional, mas é excelente saber isso da Regina, uma mulher mais que demais enquanto excelente apresentadora, moça cuca muito legal e lindíssima pra dedéu.

*Terá Netflix no SBT no próximo sábado para domingo. Ao término do Teleton, será exibido "Stranger Broadcast" um programa promocional da segunda temporada da série "Stranger Things", da meia-noite à 1h30. Leio no Mauricio Stycer que é um espaço comprado pela Netflix para divulgação do seu produto, que no dia anterior (também conhecido como próxima sexta) terá os 9 novos episódios publicados pelo serviço de streaming. Lembram de quando Silvio Santos declarou sua preferência pela Netflix no ar em 2015? Laços mais estreitos agora.

*Por falar em Teleton: a TV Cultura vai retransmiti-lo em duas faixas no próximo fim-de-semana, tanto da 0h30 às 10h do sábado quanto das 22h dele até o encerramento já no início do domingo. Por causa disso, passará normalmente na próxima sexta o "Cine Cult", que tem programado para 22h30 um clássico sessentista de Alfred Hitchcock: "Ladrão de Casaca", vencedor do Oscar de fotografia a cores e que tem Cary Grant e Grace Kelly.

*Intérprete da matriarca Ellie Ewing na série "Dallas" de 1978 a 1990, Barbara Bel Geddes nasceu há 95 anos completados neste sábado. Falecida em 2005, só não atuou no 8º ano, quando Donna Reed a substituiu.

*Sábado dos 90 anos do nascimento de Howard Zieff, diretor falecido em 2009 e que realizou comédias como "A Recruta Benjamin" e "Infielmente Tua", além dos dois românticos "Meu Primeiro Amor".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia I

Hoje é dia do centenário de nascimento de Dizzy Gillespie, um dos maiores expoentes do jazz moderno em todos os tempos e trompetista famoso pelos improvisos e pela maneira peculiar de tocar, quando ficava com as bochechas muitissíssimo inchadas. Falecido em 1993, ele foi um monstro dos instrumentos de sopro e é até hoje uma referência obrigatória. Separei dois temaços já sensacionais em si e ainda melhores com o trompete de Dizzy: de 1982, "Do I Do" com Stevie Wonder, um suingue deliciosamente irresistível; e de 1977, "Free Ride" com Lalo Schifrin, de um excepcional álbum conjunto com o pianista argentino - esse tema conheci no fim dos anos 2000 como uma das cortinas sonoras do programa noturno "Bandeirantes Esporte Show", da Rádio Bandeirantes de Porto Alegre, quando apresentado por Cristiano Silva (e cujas outras trilhas também excelentes tinham sido indicadas pelo então repórter e hoje em dia empreendedor Sérgio Couto, de tremendo gosto musical).

Clipe do Dia II

Uma das bandas muito boas das décadas de 70 e 80 é o Toto, ainda hoje na ativa e que rendeu sucessos e mais sucessos no auge. Um dos grandes responsáveis por isso foi o vocalista e guitarrista Steve Lukather, que hoje faz 60 anos e que também participou como instrumentista e compositor em incontáveis outros álbuns de diversos artistas - tocou inclusive para Rita Lee no álbum "Bom Bom", lançado em 1983 e que traz "On The Rocks" e "Desculpe o Auê". Destaco a seguir cinco canções com os vocais do 5 vezes vencedor do Grammy: de 1979, "Georgy Porgy" com participação de Cheryl Lynn; de 1980, "99"; de 1982, "Rosanna", na qual divide o vocal principal com Bobby Kimball e que foi trilha da novela "Sabor de Mel" na Bandeirantes (a dançarina no clipe é Cynthia Rhodes, que no ano seguinte estouraria ao cantar "Finding Out The Hard Way" no filme "Os Embalos de Sábado Continuam"); de 1983, "I Won't Hold You Back"; e de 1986, "I'll Be Over You" com participação de Michael McDonald (trilha de Cláudia Raia e José de Abreu em "O Outro" na Globo).

Clipe do Dia III

Neto nº 2 de Silvio Santos enquanto filho da Cíntia, filha nº 1 do "Patrão", Tiago Abravanel celebra seus 30 anos hoje. Iniciado na TV em "Amor e Revolução" no SBT, chegou à Globo em "Salve Jorge" e também fez "Joia Rara" e "Chapa Quente". Atuou ainda em alguns filmes e peças de teatro, nele surgindo com tudo em 2011 ao interpretar Tim Maia no espetáculo "Vale Tudo". De sua presença no programa da Hebe Camargo ainda na RedeTV! naquele ano, faço dois registros: esse aqui com "Sossego" e esse aqui com "Primavera".

Bela do Dia: Nayara Vila Nova

Nayara Vila Nova, apresentadora do "TV Jornal Manhã" na afiliada do SBT em Caruaru. Melhores começam os dias dos caruaruenses com ela, da qual fiquei sabendo por tantos prints no Twitter do Neto Souza, ao qual agradeço por isso.

Momento Raridade Rara: Festival da MPB em 1967

Foi numa noite de 21 de outubro, há exatos 50 anos, que as melodias em nosso país deixaram para sempre de ser as mesmas. O divisor de águas foi o 3º Festival de Música Popular Brasileira, promovido pela TV Record e que reuniu candidatos de tão excelente nível técnico que nunca mais nada sequer parecido existiu e nem nunca existirá (embora houvesse depois alguns concursos também muito bons, embora não históricos como este aqui). Os anfitriões foram Blota Jr. e Sônia Ribeiro, além de entrevistas feitas por Randal Juliano, Reali Jr. e Cidinha Campos. Um festival tão único que ficou memorável até por uma manifestação de revolta: a de Sérgio Ricardo, que jogou seu violão quebrado na plateia ao se irritar com as vaias a "Beto Bom de Bola".

A melhor letra ficou com "A Estrada e o Violeiro", de Sidney Miller, cantada por ele e Nara Leão, enquanto a melhor intérprete foi Elis Regina com "O Cantador", de Dori Caymmi e Nelson Motta. Aí, vieram os seis primeiros na disputa pelo Prêmio Sabiá de Ouro no Teatro Paramount, em São Paulo: 6º lugar para "Gabriela", de Francisco Maranhão, com MPB4; 5º para "Maria, Carnaval e Cinzas", de Luiz Carlos Paraná, com Roberto Carlos; 4º para "Alegria, Alegria", de Caetano Veloso, com ele e Beat Boys; 3º para "Roda Viva", de Chico Buarque, com ele e MPB4; 2º para "Domingo no Parque", de Gilberto Gil, com ele e Os Mutantes; e o grande prêmio ficou para "Ponteio", de Edu Lobo e Capinam, com Edu, Marília Medalha, Momento Quatro e Quarteto Novo. Tudo isso pode ser assistido aqui, em reprise especial feita pela Record em 1988 por ocasião dos seus então 35 anos, com apresentação atualizada do produtor e diretor daquele acontecimento, Solano Ribeiro.

Mas não fica apenas nisso: em 2010, foi lançado o muito bom e elogiadíssimo documentário "Uma Noite em 67", de Renato Terra e Ricardo Calil, que reviveu aquela noite mágica através de imagens da época e depoimentos atualizados de muitos dos seus participantes. Obra imperdível que serve como fundamental complemento a ser assistido aqui. Por fim, outro destaque legal é que, quase 39 anos depois, "Ponteio" e Rede Record voltaram a estar associados. A canção vencedora do festival de 1967 foi o tema de abertura aqui conferido de "Cidadão Brasileiro", novela de Lauro César Muniz estrelada por Gabriel Braga Nunes, que Edu Lobo cantou com Zizi Possi. A novela não foi nada memorável comparada ao festival, mas a associação foi bacana também.

Arremate

Amanhã tem prato cheio na hora do almoço pelas quartas-de-final do Mundial Sub-17: Brasil x Alemanha.

"24 Horas" volta não sei ainda se antes ou depois de sabermos se seguiremos ou se ficaremos!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.