.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 18 de outubro de 2017 - ANO 15, EDIÇÃO 39
Escore mínimo, valor máximo

É o que define o tamanho da vitória do Ceará, também na 30ª da Série B o grande vencedor desta rodada, tal qual já fora na 29ª. O triunfo por 1 x 0 lhe permitiu passar o Paraná na classificação e seguir com 4 pontos de vantagem para o 5º lugar, já que o Vila Nova derrotou o Criciúma longe dos seus domínios pelo mesmo marcador - e 4 pontos acima só mesmo do Vila e não também do Oeste, que empatou no Recife com o desesperado Santa Cruz, que está "respirando por aparelhos". Os dois primeiros colocados empataram sem gols, tanto o segundão América Mineiro com o Brasil de Pelotas quanto o primeirão Internacional com o Boa Esporte - que pode dizer que saiu no lucro ao término desta Série B por não ter perdido para o "trem pagador" desta temporada, já que empatou ontem em casa e venceu aqui no primeiro turno. Jogo de Varginha horrível, conforme os relatos.

O Guarani estreou Lisca, mas continua sua via crúcis ao conseguir a "proeza" de empatar em casa com o lanternaço ABC e só não entrar nos quatro últimos pois o Luverdense empatou com o Paysandu e segue com a mesma pontuação e uma vitória a menos, por isso ele dentro dos quatro últimos e não o Guarani e muito menos o Figueirense, que perdeu por solo a nada para o Londrina, que é o "intermediário dos extremos": possui o ataque mais positivo do campeonato (47 gols, três acima do Inter e cinco a mais que o Paraná) e a defesa mais vazada (42 gols, igual ao próprio adversário ontem superado). Com direito a um frangão favorável aos visitantes de um lado e um golaço dos mandantes do outro, CRB e Náutico ficaram empatados em dobras. Por fim, o Goiás perdeu uma penalidade máxima, mas compensou e derrotou um Juventude em queda livre para se recuperar.

Passadas 30 de 38 rodadas, a segunda divisão mostra esta classificação (junto, alguns detalhes dos times):

1) Internacional com 58 - Não empatava tanto havia 17 rodadas, das quais 13 vencidas, quanto havia 9 visitas, das quais 5 derrotadas.

2) América Mineiro com 55 - Não empatava havia 5 rodadas e só perdeu uma das últimas 6 visitas.

3) Ceará com 54 - Emendou 4 vitórias e não perde há 6 rodadas, das quais 5 vencidas, tendo apenas uma derrota nos últimos 9 jogos, ganhando 6 deles. São 7 mandos de invencibilidade, 6 deles faturados.

4) Paraná com 52 - Venceu metade e perdeu metade nas últimas 4 rodadas e perdeu duas das últimas 9 rodadas, ganhando todas as demais. São 11 vitórias nas últimas 16 jornadas, só 3 delas perdidas.

5) Vila Nova com 50 - Voltou a triunfar após 3 rodadas e só caiu uma vez nas 6 últimas, novamente exitoso depois de 4 fracassos fora de casa.

6) Oeste com 48 - Perdeu apenas uma das últimas 10 rodadas e não é derrotado há 6 visitas, vencendo metade.

7) Juventude com 45 - 3 derrotas seguidas e só ganhou duas últimas 15 visitas, perdendo apenas 6 delas. Em tese, parece bom. Na prática, é péssima pois foram 6 derrotas nos últimos 9 jogos fora de casa.

8) Londrina com 43 - Venceu 3 das últimas 4 partidas e não perde há 6 mandos, 5 deles vitoriosos.

9) Criciúma com 42 - Emenda duas derrotas após 4 rodadas de invencibilidade e só faturou dois dos últimos 7 mandos, dos quais 3 perdidos.

10) Goiás com 38 - Só perdeu uma das últimas 6 rodadas, vencendo 4 delas. São 3 mandos consecutivos vitoriosos e um único perdido nos 7 últimos, dos quais 4 exitosos.

11) Brasil de Pelotas com 38 - Faturou um dos últimos 6 compromissos, perdendo metade, mas perdeu apenas um dos últimos 8 mandos, dos quais 5 vitoriosos.

12) Paysandu com 38 - Emendou dois empates, não perde há 3 rodadas e ganhou uma das últimas 5, das quais duas triunfantes. Fora de casa, um único sucesso nas últimas 5 tentativas.

13) Boa Esporte com 38 - Ganhou um dos últimos 9 jogos, perdendo 4 deles. Venceu um dos últimos 5 mandos, mas só perdeu um dos 12 últimos, dos quais 7 ganhos.

14) CRB com 37 - Invicto há 3 rodadas, só triunfou uma vez nas 8 últimas, perdendo 5 seguidas, e venceu um dos últimos 5 mandos.

15) Figueirense com 35 - Há 4 rodadas seguidas está na base do "ganha uma e perde outra" e foi derrotado nas duas últimas visitas, sendo 6 seguidas fracassadas, das quais 4 perdidas, com um único compromisso vitorioso longe dos seus domínios nos 8 últimos, dos quais 5 derrotados.

16) Guarani com 35 - Não ganha há 9 rodadas, das quais 5 perdidas, e venceu uma das 17 últimas, nas quais 9 derrotadas. São 4 mandos sem vitória e um faturado nos 8 últimos, caindo em 3 deles.

17) Luverdense com 35 - Venceu uma das últimas 4 rodadas, perdendo metade, e ganhou apenas duas das 8 últimas, derrotado em metade. Só faturou um dos últimos 4 mandos, empatando metade, e perdeu apenas um dos últimos 10, ganhando metade deles.

18) Santa Cruz com 30 - Evitou a 4ª derrota seguida, mas não vence há 6 rodadas e só tem um êxito nas últimas 15, das quais 9 perdidas, com um mando vitorioso nos últimos 8 mandos, dos quais metade perdida.

19) Náutico com 27 - Perdeu uma das últimas 4 rodadas e não empatava havia 13, ganhando 6 delas. Evitou a 6ª derrota seguida fora de casa e só venceu uma das últimas 9 visitas, derrotado em 6.

20) ABC com 22 - Ganhou uma das últimas 13 rodadas, das quais 8 perdidas, e evitou a 6ª derrota consecutiva longe de sua gente, mas completando 11 visitas seguidas sem sucesso.

Dito isto, a 31ª rodada terá quatro jogos depois de amanhã: às 19h15, Guarani x Juventude (bah, vai ser danado esse... rs); às 20h30, Náutico x ABC (meu Jesus amado) e CRB x Boa Esporte; e às 21h30, Ceará x Figueirense (aí a coisa promete dos dois lados). Os outros seis acontecerão no sábado: às 16h30, Criciúma x Internacional; às 17h30, Brasil x Santa Cruz, Vila Nova x Oeste (ó o "seis pontos" aí) e Londrina x Paysandu; às 19h, América x Paraná (virou "Copa do Mundo" para os tricolores ante a proximidade do Vila); e às 21h, Luverdense x Goiás. Não custa nada lembrar que todos estes horários são os de Brasília, pelo horário de verão.

Não consigo me empolgar, sinceramente

Sim, estou falando de Corinthians x Grêmio, principal atração da abertura da 29ª rodada da primeira divisão. A distância pode cair de 9 para 6 pontos caso os gremistas derrotem os corintianos, mas não consigo me empolgar a ponto de achar que "temos" ou "poderemos ter um campeonato", como dito por uns e alguns. Mesmo que o desempenho alvinegro seja fraco neste segundo turno, a concorrência não tem ajudado a deixar a disputa mais emocionante - os tricolores tendo muita responsabilidade nisso ao priorizar as copas de meio de semana (diga-se: para mim acertadamente, pois não havia elenco para tudo de tudo e algo teria que ser priorizado). Posso estar muito enganado e gostaria de estar em nome da emoção, mas ainda acho que "entregada master de rapadura" nos pontos corridos seguirá, por um ano mais, sendo somente aquela do Grêmio do Celso Roth em 2008, que tinha 11 pontos acima do São Paulo e conseguiu perder o caneco na última rodada. Projeção dos jogos:

19h30, Atlético Goianiense x Vasco (20º com 26 x 8º com 39) - O Dragão vem de derrota e está irregular nas últimas 7 atuações: 3 vencidas, 2 empatadas e 2 derrotadas. Perdeu os dois últimos mandos, não ganha há 3 e faturou um dos últimos 10, dos quais batido em 6. Já o Cruzmaltino vem de duas vitórias, não perde há 4 rodadas e caiu uma vez nas 7 últimas, faturando 4. Só perdeu uma das últimas 4 visitas e venceu metade.

19h30, Coritiba x Cruzeiro (19º com 28 x 5º com 47) - O Coxa vem de duas derrotas e não ganha há 9 rodadas, das quais 6 perdidas, e tem duas vitórias nas últimas 16, somando 9 destes 48 pontos. São 3 mandos seguidos perdidos, 4 sem sucesso e um vitorioso nos 11 últimos, sendo superado em 6 dos últimos 8. Já a Raposa vem de duas vitórias, não perde há 8 rodadas e se deu bem em 6 delas, perdendo apenas um dos últimos 12 jogos com 7 exitosos. Fora de casa, venceu as 3 últimas partidas e triunfou em 4 das últimas 5.

21h, Atlético Mineiro x Chapecoense (9º com 38 x 16º com 32) - O Galo não perde há 3 rodadas, vencendo duas delas, e caiu uma vez nas 7 últimas, 3 delas exitosas. São 4 visitas de invencibilidade, faturando metade. Já o Verdão do Oeste vem de duas derrotas, não ganha há 3 presenças e só somou dois êxitos nas 8 últimas, das quais 5 perdidas, com uma visita vitoriosa nas 4 últimas, perdendo metade.

21h45, Avaí x Botafogo (18º com 30 x 6º com 43) - O Leão da Ilha perdeu as 3 últimas rodadas e não vence há 5, tendo perdido os dois últimos mandos e não ganhando há 3. Já o Fogão perdeu dois dos últimos 3 jogos e faturou duas das 3 últimas visitas - por um lado, pois pelo outro, são só duas das 7 últimas.

21h45, Fluminense x São Paulo (12º com 35 x 13º com 34) - O Fluzão vem da primeira vitória após 6 rodadas fracassadas e não empata há 6 mandos, vencendo metade. Já o Bem-Amado vem de vitória e perdeu somente uma das últimas 6 rodadas, metade delas vencida, e faturou uma das últimas 5 visitas, perdendo 3.

21h45, Corinthians x Grêmio (1º com 58 x 2º com 49) - O Coringão vem da primeira derrota após 4 rodadas e venceu uma das últimas 4 rodadas, não empatando há 5 mandos e ganhando 3 deles. Já o Tricolor não empata há 6 rodadas e triunfou em duas das 3 últimas, embora caindo em 4 destas 6 sem igualdade. Fora de casa, são 5 comparecimentos sem empate e 3 deles derrotados.

Ganhou "como quis"

É o Brasil na Copa do Mundo de Juvenis. Nem precisou jogar tão bem assim para fazer um 3 x 0 sólido que, apesar de alguns tentativas até boas de diminuição por Honduras, resultou na classificação para as quartas-de-final diante da Alemanha no próximo domingo, às 12h30 DF. Quem passar daí fará uma semifinal contra Estados Unidos ou Inglaterra, que se encaram no mesmo horário no sábado. Do outro lado do chaveamento estão Mali x Gana no sábado e Espanha x Irã no domingo, estas duas pelejas iniciando às 9h30.

A Liga dos Campeões na terça-feira

Os grandes destaques ficaram para o empate entre merengues e Hotspurs, a vitória difícil do City em jogão diante do Napoli e as goleadas do Spartak Moscou e especialmente do Liverpool. Resumo destas chaves:

Grupo E - Maribor 0 x 7 Liverpool e Spartak Moscou 5 x 1 Sevilla. Classificação: Liverpool e Spartak 5, Sevilla 4 e Maribor 1. Próxima rodada no dia 1º: Liverpool x Maribor e Sevilla x Spartak.

Grupo F - Manchester City 2 x 1 Napoli e Feyenoord 1 x 2 Shakhtar Donetsk. Classificação: City 9, Shakhtar 6, Napoli 3 e Feyenoord 0. Próxima rodada no dia 1º: Napoli x City e Shakhtar x Feyenoord.

Grupo G - Red Bull Leipzig 3 x 2 Porto e Monaco 1 x 2 Besiktas. Classificação: Besiktas 9, Leipzig 4, Porto 3 e Monaco 1. Próxima rodada no dia 1º: Porto x Leipzig e Besiktas x Monaco.

Grupo H - Real Madrid 1 x 1 Tottenham e Apoel 1 x 1 Borussia Dortmund. Classificação: Tottenham e Real 7 e Borussia e Apoel 1. Próxima rodada no dia 1º: Tottenham x Real e Borussia x Apoel.

Curtinhas

*O Audax/Corinthians está na semifinal da Libertadores Feminina depois de fechar a fase de grupos com 100% ao derrotar o Independiente Santa Fé por 2 x 1. Seu adversário amanhã à noite será o Cerro Porteño. A outra semi também contará com grifes do masculino: River Plate x Colo Colo. Decisão marcada para sábado.

*Após reunião com representantes do futebol feminino e o presidente da CBF, Marco Polo (alô, Interpol!) Del Nero, ficou decidido que a CBF criará um comitê de envolvidos com a modalidade para opinar e dar ideias sobre a referida. As participantes desta reunião serão as primeiras componentes (as ex-jogadoras Sissi e Juliana Cabral, as ainda jogadoras Cristiane e Formiga, mais a professora Silvana Goellner, da UFRGS) e outras mais se juntarão. A coordenação será da gerente de competições femininas da entidade, Valesca Araújo.

*A Justiça de Santa Catarina concedeu uma liminar à Chapecoense para suspender por tempo indeterminado a estreia do documentário "O Milagre de Chapecó". Familiares de vítimas da tragédia de Medellín tentaram isso depois de verem imagens dos falecidos mostradas no filme sem autorização - pasmem: alguns deles tomaram conhecimento delas através de um trailer exibido antes do filme recém-lançado do Pica-Pau, o que evidentemente desestabilizou os parentes que tentavam aliviar um pouco a cabeça com algo que pudesse divertir e que tomaram esta porrada doída no peito. A cuidar os próximos desdobramentos deste episódio.

*Vice-campeão da Série D deste ano (vaga assegurada na próxima Série C, calendário garantido de 18 atuações na primeira fase) e duas vezes vice potiguar, o Globo completa 5 anos nesta quarta-feira. O nome deste clube de Ceará-Mirim foi dado em homenagem à Rede Globo, o fundador é fã de Roberto Marinho - sério.

*Fórmula 1: Usain Bolt dará o sinal que autorizará a volta de apresentação do GP dos EUA, próximo domingo. Aliás, muito importante: apesar da corrida iniciar às 17h de Brasília, a classificação no sábado começará às 19h. Isso se dá por conta de um show do Justin Timberlake, que faz parte do "pacote total".

*Basquete: a abertura da NBA foi marcada pela derrota do atual campeão Golden State Warriors para o Houston Rockets por 122 x 121, isso depois de ter 17 pontos de vantagem. Mas o que impactou mesmo foi a triste imagem nos 102 x 99 do Cleveland Cavaliers sobre o Boston Celtics. Muitíssimo feia a contusão do Gordon Hayward, do Celtics, que torceu com "TO" maiúsculo o tornozelo esquerdo no primeiro quarto. De doer na alma.

*Depois dos suadíssimos 70 x 69 sobre o Malvín, o Vitória pega hoje o Estudiantes pela Liga Sul-Americana.

*Vôlei: as atuais campeãs estrearam positivamente na Superliga, 3 x 0 do SESC sobre o SESI (25/16, 25/9 e 25/21). Outro destaque foi o "revival" da recente decisão paulista, novamente com as gurias do Vôlei Nestlé dando de ombros para as do Barueri na estreia da Jaqueline por 3 x 1 (25/17, 23/25, 25/20 e 25/17).

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Depois de Júlio Lubianco, mais uma demissão importante na Rádio CBN do Rio de Janeiro: a do apresentador do "CBN Rio", Fernando Molica, que estava à frente do matinal havia apenas 9 meses. Desde ontem, o programa passou a ser apresentado pelos repórteres Bianca Santos e Frederico Goulart. Leio no SRZD que uma das justificativas para a saída do Molica seria o salário dele, considerado alto para os padrões atuais da emissora, e que outro zumzumzum de bastidores dá conta de uma aproximação da CBN com a GloboNews, sendo cogitada até a transferência da sede carioca da rádio para a mesma sede da TV, na rua Lopes Quintas, o que poderia levar ao risco de novas demissões - e, infelizmente, os acontecimentos de ontem no segmento esportivo (com dezenas de demissões entre TV Globo, SporTV e GloboEsporte.com) não tornam inverídica a possibilidade.

*Por falar em SRZD: depois que o Sidney Rezende foi demitido há 9 anos completados daqui a alguns dias, não houve mais um apresentador com vida longa no "CBN Rio" igual à dele. Passaram Lucia Hippolito, depois a dupla Maurício Martins e Lilian Ribeiro, aí ele saiu e ela ficou, depois a Lilian ganhou a companhia do Octávio Guedes, a seguir ambos saíram, agora estava o Molica... É muita troca de apresentador, isso faz com que não haja uma "identidade" para o programa, o que é mais grave estando, do outro lado da concorrência no horário, Ricardo Boechat firme e forte há muitos anos no "BandNews Rio", mesmo trabalhando direto de São Paulo.

*Completa 25 anos hoje a estreia do "Business", atualmente chamado "Show Business", que até o ano passado era apresentado pelo João Dória Jr., que dele se retirou quando primeiro candidato (sendo substituído por Luiz Marins) e depois eleito prefeito paulistano (sucedido em definitivo por Sônia Racy). Vindo da apresentação do "Sucesso", Dória criou este programa de entrevistas com endinheirados e engravatados em geral, que vez que outra também incluía personalidades realmente relevantes para nosso cotidiano. A transmissão foi inicialmente pela Manchete e continuou quando ela deu lugar à RedeTV! em 1999. Um rompimento tumultuado em 2008 levou o programa para a Bandeirantes, no qual está até hoje nos finais de noite de sábado e domingo.

*Leio no Daniel Castro mais uma prova de como "A Força do Querer" é realmente a novela das 9 a mais bombar não apenas nas redes sociais, mas também nos números do "Ipobre" nos últimos 5 anos: o capítulo de ontem, que teve como grande destaque a morte da bandidona Irene/Solange (trabalho ótimo da Débora Falabella), passou dos 46 pontos em Sampa City e igualou no arredondamento o último capítulo de "Império" no ano retrasado. Mais significativo ainda: dos televisores ligados no horário (aproximadamente 21h15 às 22h30), 60% deles estavam sintonizados na Globo. 6 a cada 10 aparelhos ligados na novela que tem feito até eu mesmo sair do sério e comentá-la diariamente no meu Twitter, que é primordialmente de futebol.

Bela do Dia: Ariana Martins

Ariana Martins, modelo e capa da edição de colecionador da Playboy, que terá parte dos lucros revertida para uma instituição de apoio a surdos e mudos. O detalhe é que esta lindindíssima moça não escuta. Fala, mas não escuta. Mas trabalha como modelo - e que modelo, como vemos. Foi, inclusive, eleita Miss Brasil Surda e será sua a escolha da instituição que será beneficiada.

*Duas datas desta quarta: 5 anos da morte de Sylvia Kristel, eternamente "Emmanuelle" dentro dos nossos corações e nascida em 1952; e 90 anos do nascimento de George C. Scott, falecido em 1999 e que recusou o Oscar de melhor ator vencido por "Rebelde ou Herói?", sendo indicado também como principal por "Hospital" e ainda como coadjuvante por "Anatomia de um Crime" e "Desafio à Corrupção".

*Dia dos 55 anos de um Midas da televisão americana: Chuck Lorre, criador de séries vencedoras de prêmios e audiência como "Cybill" de 1995 a 1998 (melhor momento da carreira de Cybill Shepherd depois de "A Gata e o Rato"), "Dharma & Greg" de 1997 a 2002 (com Thomas Gibson pré-"Mentes Criminosas"), "Dois Homens e Meio" de 2003 a 2015 (uma ótima com Charlie Sheen e outra muito mais ou menos com Ashton Kutcher), "Big Bang: a Teoria" de 2007 até agora ("bazinga!"), "Um Casal de Peso" de 2010 a 2016 (divertidíssima) e "Mom" desde 2013 (também bem engraçada). Receita de sucesso? Procure saber com Chuck Lorre.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Estreava há 45 anos hoje completados "Uma Rosa com Amor", novela das 7 exibida pela Globo e escrita por Vicente Sesso, que teve Paulo Goulart, Marília Pêra e Yoná Magalhães liderando o elenco. Quase quatro décadas depois, esta trama seria regravada pelo SBT e estrelada por Cláudio Lins, Carla Marins e Mônica Carvalho. Aqui está o auto-intitulado tema de abertura com Kris & Cristina, de autoria de Antônio Carlos & Jocafi. Um detalhe: a letra incluía a expressão "pega pra capar", mas a Censura implicou e trocaram para "velho bafafá".

Arremate

Carlos Arthur Nuzman, Leonardo Gryner e Sérgio Cabral denunciados pelo MPF por propina e outras ladroagens.

"24 Horas" volta antes que vejamos os ex-homens fortes do COB vestindo xadrez atrás das grades!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.