.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 4 de outubro de 2017 - ANO 15, EDIÇÃO 27
Festa de primeira na divisão segunda


Monique Vilela / Rádio Banda B

39.414 torcedores deram à Arena da Baixada seu maior público, superando os 39.375 fãs de Espanha 3 x 0 Austrália na Copa do Mundo de 2014  e os 38.020 presentes de Atlético Paranaense 0 x 0 Flamengo no fim do ano passado. Vivendo seu melhor momento em Campeonatos Brasileiros desde a campanha de 2006 (que resultou em vaga na Libertadores) e buscando voltar à Série A após 10 anos, o Paraná Clube mobilizou sua gente de maneira espetacular - e nem a derrota de sexta passada para o Figueirense com o pênalti mais inventado do futebol do Brasil em 2017 baixou a guarda da galera. Se dentro de campo ele e o Internacional não deram show ao render um jogo com alguns poucos momentos legais e ficamos assim, fora dele os torcedores fizeram o show acontecer com imagens que, em tempos onde estádio cheio é mais exceção do que regra em nosso país, enchem os olhos.

E não importa que não tenha sido com show a vitória sobre o ainda líder Colorado, que estacionou nos 54 pontos. O Tricolor só tem motivos para comemorar o êxito da noite passada pois ele rendeu a vice-liderança provisória nesta abertura de 28ª rodada da Série B com 49 pontos, um acima do América Mineiro (que a concluirá no sábado à noite ao visitar o Santa Cruz) e do Ceará. Este tinha um compromisso muito difícil e passou com louvor pela missão ao derrotar por dobro a nada o Vila Nova, que seguiu com 46 e deixou a zona do acesso depois de 12 rodadas. A luta poderia ser ainda mais intensa, é que o Juventude não fez sua parte pois parou nos 45 pontos ao perder de novo para o Brasil de Pelotas em gol pra mim legal (mesma linha) do Lincom. Assim, o Coelho não deixará o G4 nesta semana nem se perder e nem se o Oeste, que tem 44, derrotar mais cedo o Guarani em casa.

Próximos jogos das equipes que atuaram ontem, estes pela 29ª rodada: na segunda que vem, Internacional x Brasil de Pelotas às 20h; na sexta da semana que vem, Paraná x Criciúma às 20h30 e Juventude x Londrina às 21h30; e no sábado da semana que vem, Vila Nova x Goiás às 16h30 e Oeste x Ceará às 19h.

39 anos e 8 meses depois

É o tempo que separou a última vez que Londrina e Atlético Mineiro estiveram frente a frente. Claro, óbvio, lógico e evidente que, mesmo que valha taça no armário, faixa no peito e bicho no bolso (ainda mais bicho ganho no dia de São Francisco de Assis), a Primeira Liga não tem qualquer importância comparada ao Campeonato Brasileiro - é como comparar uma foto 3 x 4 com um cartaz equivalente a um prédio de 10 andares. Mesmo assim, vale como curiosidade voltar a assistir os semifinalistas de 1977 novamente frente a frente depois desse tempo todo, que são 39 anos e 8 meses pois aquele foi um torneio que invadiu o ano seguinte, tanto que os dois jogos entre ambos (mineiros 4 x 2 na ida e 2 x 2 na volta) aconteceram no cruzamento de fevereiro com março.

Para o Galo, não fará a menor diferença conquistar este título pois o manancial de críticas não será reduzido por causa disso, devendo ser dada a resposta que resulte no fim das mesmas é através do Brasileirão. Confiança para tanto, aí sim, pode ser obtida se somada uma conquista de troféu à estreia vitoriosa do Oswaldo de Oliveira no mesmo Paraná domingo passado. O Tubarão, sim, é que pode curtir este topo de pódio caso o obtenha devido ao alcance maior que, devido aos grandes clubes nela presente, a Primeira Liga acaba tendo de uns e alguns veículos da grande mídia em relação à muito mais consolidada Série B, na qual o desempenho dos comandados do longevo Cláudio Tencatti nem é próximo da zona do acesso, mas também não está grudado no descenso.

Os atleticanos mineiros que me perdoem, mas neste caso da Primeira Liga, que dê londrinenses campeões. Não mudaria em nada sua vida, mas seria um título conquistado sobre um dos grandes do Brasil e renderia espaços na mídia nacional que nem sempre a Série B obtém. E um amável pedido que faço de joelhos, quase que debulhado em lágrimas: não me venham com papinho de "revanche", pelo santo nome do Senhor Jesus!!! Prefiro ouvir um cantor desafinado estragando uma linda canção do que ouvir que o jogo de hoje é "revanche de 77". Em tempo: Atlético Mineiro, que é o segundo brasileiro confirmado na Copa Flórida de 2018, além do Corinthians.

Atletiba em decisão nacional?

No Campeonato Brasileiro Sub-20? Pode ser. Depende apenas do Atlético fazer sua parte jogando em casa após empatar sem gols com o Cruzeiro. O Coritiba se garantiu ao marcar 2 x 0 no São Paulo longe de sua gente.

Curtinhas

*Diego cortado da Seleção que pegará Bolívia e Chile. Dores musculares na coxa esquerda sentidas após a derrota do Flamengo pra Ponte Preta. A fase é tão ruim que até o que não era merecido não poderá aproveitar.

*Por falar na Ponte: Cruzeiro sem Mano Menezes neste sábado. Tratamento médico de lesões na pele.

*9 jogos depois (5 como interino e 4 como efetivo), Preto Casagrande não é mais treinador do Bahia. Bah...

*Léo Lima não joga mais no Santa Cruz. Está sem cabeça para futebol desde a morte da esposa em julho.

*Saiu o regulamento do Campeonato Pernambucano de 2018: os 11 times jogarão em turno único (10 partidas em 11 rodadas para cada um) e passarão 8 para as quartas-de-final, que serão em jogo único a exemplo da semifinal. Apenas a finalíssima terá ida e volta. Desta forma, a competição terá 15 datas no total.

*Washington versão treinador. O "Coração Valente" comandará a casamata do Vitória da Conquista em 2018.

*Triste notícia que li no site Escrevendo Futebol: morreu (confesso não saber com quantos anos e nem do quê por não haver menção a isso, se bem que ninguém noticiou o passamento e isso automaticamente dificulta a busca de informações) João Souza Varella, que foi jornalista, atleta, técnico e oficial da Marinha. Acima de tudo, ele foi o primeiro treinador da Seleção Feminina, na segunda metade dos anos 80, quando até então quem representava o Brasil era o time Radar de Copacabana. Foi com João na casamata que as boleiras brasileiras venceram o Torneio da Amizade no México em 1986 e ficaram em 3º lugar no Mundial disputado na China.

*Vai mudar o Jogo das Estrelas da NBA a partir da próxima temporada. Os titulares dos dois times seguirão eleitos por voto popular, da mídia e dos próprios jogadores, com outros 7 atletas de cada conferência definidos pelos treinadores. Chegamos nas mudanças: o jogador mais votado de cada conferência formará seu próprio time e poderá escolher colegas da conferência rival ao invés de alguém da sua; e os titulares serão os 10 eleitos por torcida, jornalistas e jogadores. Assim, o clássico Leste x Oeste deixará de acontecer de forma pré-determinada. Pode até ocorrer se eventualmente a escolha ficar somente dentro da conferencia, mas teríamos isso?

*Depois de estrear com 76 x 75 no sufoco sobre o San Martín após três períodos iniciais fracos e compensação com um 24 x 12 no decisivo, o Flamengo joga hoje pela Liga Sul-Americana contra o Hebraica y Macabi.

*Depois de 19 anos, Hélio Castroneves não competirá mais numa temporada inteira de Fórmula Indy por passar a competir a partir do ano que vem no campeonato americano de endurance SportsCar. Mas não será uma saída 100% completa pois o brasileiro seguirá correndo somente as 500 Milhas de Indianápolis.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Desde que Rony Magrini estreou há pouco mais de um mês no início das tardes da Rádio ABC AM de Santo André, uma curiosidade me batia: quem apresentaria em seu lugar o programa musical "Bandeira 2" nas madrugadas da nova Rádio Globo para toda a rede? Sabem quem o substituiu? Ninguém. Pois é: ninguém. O programa da 1h agora só toca música direto, sem ter alguém que comunique em meio a elas. Mais: a duração foi reduzida de cinco horas para apenas e tão somente uma. Como ficou o restante da faixa? Bom, o fim dela ganhou o "Vai na Fé", que Padre Omar faz às 5h e que é outro programa religioso que se soma ao "Momento de Fé", do Padre Marcelo Rossi, à meia-noite. Já o período das 2h às 5h simplesmente ganhou uma reprise diária do "No Ar com Otaviano Costa". Como se sabe, a nova Rádio Globo teve no Rony uma de suas duas baixas em menos de meio ano no ar, a outra sendo a da atriz Mônica Martelli no matinal/vespertino "Papo de Almoço".

*Leio no Gabriel Vaquer que deve vir aí Mauro Tramonte em versão política no ano que vem. O apresentador do "Balanço Geral" na Record de Minas Gerais se filiou nesta semana ao PRB (que é o partido notoriamente ligado à Igreja Universal e que tem o prefeito carioca Marcelo Crivella) e deve concorrer a deputado estadual.

*Leio no Flávio Ricco que, antes de soltar aquele vídeo onde baixou um desenfreado cacete na Xuxa após crítica dela ao filho Joel por um comentário no "Brasil Urgente" da Band, José Luiz Datena tinha gravado outro vídeo que pegava carona no fato que desencadeou tudo e dava palmadas no Joel, que estava em seu colo. Aí, na hora H, fez o que bem sabemos que fez. Não temos vídeo, mas fico só imaginando a cena...

*Sei pelo Paulo Pacheco que, depois do Bruno "Peruca" de Abreu, mais uma repórter deixa o "Cidade Alerta" e a própria Record em si: Leniza Krauss, que trabalhava na emissora havia 14 anos, sendo os últimos 10 na matriz de São Paulo após passar os 4 primeiros em Minas Gerais, onde inicialmente esteve na Bandeirantes. Ela pediu demissão na semana passada e garantiu que seguirá na comunicação, mas não mais lidando com assuntos policiais. No ano retrasado, ela sofreu um derrame cerebral durante uma gravação, sendo socorrida pelos colegas de equipe que estavam com ela e encaminhada a um hospital, a partir daí decidindo mudar de vida.

*Lembram da Leila Richers, apresentadora cativante de noticiários na Manchete e na CNT especialmente na década de 1990? Nos últimos anos ela andou restrita aos cariocas ao apresentar programas da MultiRio que eram exibidos nas tardes da Bandeirantes. Agora, todo mundo em qualquer lugar do mundo pode assisti-la no YouTube pelo canal de vídeos "Leila Richers +60", voltado especialmente para quem está na casa dos 60 anos. Uma entrevista com Odilon Wagner já tá no ar e li na Patrícia Kogut que outra com Antônio Pitanga foi gravada.

*Por não ter futebol para a rede nacional, a Globo exibirá "A Força do Querer" também hoje no horário normal das aproximadamente 21h15 às 22h30, depois dela mostrando o "Cinema Especial" com o filme "Mad Max - Estrada da Fúria", que entregará à 0h30 para o "Profissão Repórter". Mas sei pelo Gabriel Vaquer que haverá diferenciação em Minas Gerais (exceto EPTV Sul de Minas) e Paraná devido à final da Primeira Liga, com a novela iniciando às 21h e entregando pro jogo às 21h40, depois dele passando o "Profissão" - e como o espaço dele nas grades nos sites de Globo Minas e RPC é dumas 23h45 à 1h, devem ser duas edições consecutivas, imagino.

Bela do Dia: Taís Teixeira

Taís Teixeira, nova repórter da TV Bandeirantes de Porto Alegre. Bonitona e tem uma voz que me chamou atenção de cara.

*Filha nº 4 de Silvio Santos, Patrícia Abravanel faz 40 anos nesta quarta. Com 6 anos de SBT e apresentação de programas como "Festival SBT 30 Anos", "Cante Se Puder", "Roda a Roda", "Tele Sena" e "Máquina da Fama", além de substituir Eliana no seu e participar do "Jogo dos Pontinhos" no programa do pai, ela virou notícia também fora da comunicação, tanto naquele sequestro de 2001 que pautou todas as TVs quanto recentemente ao ser citada num jantar que parou na Lava-Jato só porque seu marido é o congressista Fábio Faria.

*Acabava há 15 anos hoje fechados o programa "Descontrole", que Marcos Mion apresentava na Bandeirantes e que seguia uma linha bastante politicamente incorreta. Por isso mesmo a emissora mudou tanto seu formato quanto o título, que passou a ser "Sobcontrole". Ex-MTV, Mion saiu da Band no começo de 2003.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Embora válida pelo Campeonato Brasileiro de 1977, a semifinal Londrina x Atlético Mineiro aconteceu em 1978. Assim sendo, destaco (com base nos dados disponíveis no muito bacana site Mofolândia) as duas canções mais tocadas nas rádios naquele ano: a brasileira mais escutada aqui foi "Outra Vez", com Roberto Carlos, aí numa versão ao vivo no Ibirapuera, em São Paulo; e a estrangeira aqui ouvida e campeoníssima da lista geral foi "Night Fever", com os Bee Gees, um dos clássicos dos "Embalos de Sábado à Noite".

Arremate

Autor do 2º gol no Castelão, Magno Alves não marcava pelo Ceará desde abril, contra o Guarani de Juazeiro.

"24 Horas" volta antes que o "Magnata" desande novamente a estufar as redes adversárias!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.