.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 3 de outubro de 2017 - ANO 15, EDIÇÃO 26
Sai a Ponte Preta, entra o Sport

É o observado na zona do rebaixamento do Brasileirão após a vitória dos campineiros sobre o Flamengo em jogo tri ruinzinho, cujos pouquíssimos lances relevantes aconteceram na segunda etapa. Depois de sair na frente, a Ponte não aumentou o placar pois um pênalti escandaloso assim não deixou - não, o "escandaloso" nada tem a ver com a marcação pois a falta existiu, mas sim com o fato de que tanto Diego Alves deu dois passos à frente para catar o chute do Lucca quanto jogadores das duas equipes invadiram a área antes da cobrança acontecer. E "a figura decorativa" chamada quarto árbitro nem aí para alertar o apitante destas infrações em série. Humpf...

A Nega Véia terminará esta Série A invicta contra os clubes do Rio de Janeiro no Moisés Lucarelli, tendo batido Flamengo e Botafogo, além de "oxar" com Vasco e Fluminense, e voltou a derrotar o rubro-negro após 3 perdas seguidas. Os paulistas voltaram a ganhar depois de 4 rodadas (3 perdidas) e duas derrotas em casa, enquanto os cariocas perderam os quatro últimos jogos fora de casa e chegaram às 5 visitas sem sucesso.

Vencidas 26 de 38 rodadas, estamos assim: 1) Corinthians com 55; 2) Santos com 47; 3) Grêmio com 46; 4) Palmeiras com 43; 5) Cruzeiro com 41; 6) Botafogo com 40; 7) Flamengo com 39; 8) Atlético Paranaense e Atlético Mineiro com 34; 10) Vasco com 33; 11) Vitória e Chapecoense com 32; 13) Bahia, São Paulo, Ponte Preta e Fluminense com 31; 17) Sport e Avaí com 30; 19) Coritiba com 28; e 20) Atlético Goianiense com 25. Percebam, amigos do Brasil: do 8º colocado até o penúltimo, são apenas 6 pontos de distância. Um, dois, três, quatro, cinco, seis. Com 36 pontos por disputar, dá tempo de muitas alterações ainda acontecerem. Ou não?

Agora o campeonato dá uma parada para a última rodada dupla das Eliminatórias - se bem que com uma "quebrada de curva" no próximo sábado, quando teremos às 16h um Cruzeiro x Ponte Preta antecipado da 28ª rodada. A 27ª em si começará apenas na quarta-feira da semana que vem: às 19h30 tem Botafogo x Chapecoense e Atlético Paranaense x Atlético Goianiense; às 21h tem Corinthians x Coritiba; e às 21h45 tem Avaí x Vasco, Atlético Mineiro x São Paulo e Grêmio x Cruzeiro. Na quinta-feira de feriado, o complemento: às 17h tem Flamengo x Fluminense, Ponte x Santos e Vitória x Sport; e às 21h tem Palmeiras x Bahia.

Frente a frente 9 anos depois

Onde você estava e o que fazia em 16 de abril de 2008? Naquela época, as novelas inéditas eram: "Duas Caras", "Beleza Pura" e "Desejo Proibido" na Globo; "Caminhos do Coração" e "Amor e Intrigas" na Record; e a argentina "Lalola" no SBT. As reprisadas da tarde eram "Cabocla" na Globo e "Floribella" na Bandeirantes (esta no horário local de Sampa City). Pois foi naquela data que tivemos o último Paraná x Internacional em Curitiba, com vitória tricolor por 2 x 0 pelas oitavas da Copa do Brasil - depois, os colorados reviravoltariam aqui por 5 x 1.

Esta noite, eles estão frente a frente pela Série B como dois de seus protagonistas. Os gaúchos lideram com 54 pontos e vem de 4 vitórias consecutivas e 12 triunfos nas 15 últimas rodadas, enquanto os paranaenses estão em 3º com 46, recém-vindos da primeira derrota depois de 5 sucessos seguidos e 7 rodadas de invencibilidade. Por justamente viver o melhor momento em Brasileiros desde a classificação pra Libertadores na Série A de 2006 é que o Paranito levou a peleja de hoje pra Arena da Baixada, que terá 40 mil fãs a empurrá-lo.

Quando a bola rolar em Curitiba, estará iniciando a segunda etapa em Fortaleza para um Ceará x Vila Nova não menos trepidante. O Vozão é 5º com 45 pontos e o Tigre é o 4º com 46. Duelo mais diretíssimo que esse valendo ingresso na zona do acesso, impossível. Mas a terça-feira de abertura da 28ª rodada não é atrativa só por isso. Depois tem ainda o "entrevero pampeano" entre Brasil de Pelotas, coadjuvante com 34 pontos em 11º, e Juventude, 6º com 45 e que pode tirar proveito de um empate no Nordeste para ganhar terreno.

As apresentações oferecem perspectivas otimistas pros duelos. Que os clubes atendam ao que se espera.

Vantagem mínima, mas vantagem

É a do Fortaleza por 1 x 0 sobre o Sampaio Corrêa na semifinal da Série C. Após a ida no Ceará, a volta em São Luís no sábado terá o Leão do Pici jogando por vitória, empate ou derrota por um gol de diferença a partir de 2 x 1 para avançar, restando ao Bolívia Querida 1 x 0 para pênaltis ou dois ou mais de diferença para avançar.

Curtinhas

*Depois de Cristiane, Fran, Rosana e Andréa Rosa, também Maurine renunciou à Seleção Feminina em mais uma decorrência da demissão da Emily Lima, que foi substituída pelo regressado Vadão. Não é normal o que ocorre e merece uma atenção maior do que a dada tanto pela CBF quanto pelos torcedores e pela própria mídia. Quem sabe este movimento envolvendo o maior patrimônio do escrete (aquelas que o defendem dentro das quatro linhas) signifique alguma mudança, por mínima que seja e qualquer que seja, ainda que eu não acredite nisso.

*O pedido de desculpas não adiantou. Gabriel tomou dois jogos de gancho por comemorar de forma obscena o empate do seu Corinthians contra o São Paulo. Mas cabe recurso e é claro que o Timão lançará mão dele.

*Os 43 mil fãs na vitória sobre o Sport fizeram o São Paulo igualar uma marca de 1980: seis jogos seguidos no Morumbi com no mínimo 40 mil torcedores. Agora, a marca foi estabelecida contra Sport, Corinthians, Ponte Preta, Cruzeiro, Coritiba e Grêmio. A de 37 anos atrás foi nas partidas contra Inter de Limeira, Ponte Preta e Santos (duas vezes contra cada time). Belo presente para o Cícero Pompeu de Toledo na véspera dos seus 57 anos.

*São Paulo, do qual saiu Cícero para jogar no Grêmio. Pode estar nele o acréscimo que volta e meia tem faltado ao meio de campo nas últimas partidas? Se ele melhorá-lo, bom sinal será pra semi da Libertadores.

*Wagner Pires é o novo presidente do Cruzeiro, eleito por 235 votos seus contra 200 do oposicionista Sérgio Rodrigues, que era apoiado pelo senador e ex-presidente celeste Zezé Perrella. Apoiado pelo atual mandatário Gilvan de Pinho Tavares, a quem sucederá em 31 de dezembro para comandar o clube por 3 anos, Wagner está com 76 anos, é empresário no interior mineiro e tem vivência de mais de 3 décadas na agremiação. Curioso: ontem, os Perrella foram oposição à chapa liderada por ele; no passado, ele tanto integrou quanto presidiu o Conselho Fiscal nas gestões de Zezé e Alvimar nos anos 90 e 2000. São as voltas que o mundo dá.

*Vila Nova x Goiás, dia 14, terá as duas torcidas graças a uma decisão judicial. No entanto, com base no efetivo policial ao jogo designado, o Serra Dourada só poderá receber no máximo 16 mil pessoas. Também pela questão da segurança, a Federação Goiana teve atendido seu pedido e a bola rolará não às 19h e sim às 16h30.

*Luto no futebol catarinense: um câncer aos 67 anos vitimou Antônio Fidélis, ex-zagueiro do Avaí por 4 anos e campeão estadual em 1975. Defendeu ainda Criciúma, América de Joinville e XV de Piracicaba.

*Campeão da Segunda (quarta) Divisão de SP no último sábado aos apenas 12 anos de existência, o Manthiqueira tem algo muito interessante e bem curioso: um treinador bastante jovem que o liderou à conquista e ao acesso consequente para a Série A3. Em seu primeiro trabalho profissional, Luís Felipe só tem 28 anos.

*Basquete: começa hoje a Liga Sul-Americana com o primeiro quadrangular em disputa. O Flamengo está na colombiana Choco para jogar o Grupo A contra San Martín de Corrientes hoje, Hebraica y Maccabi amanhã e Cimarrones na quinta. Tendo no Mogi das Cruzes seu atual campeão, o torneio qualificará o vencedor para a Liga das Américas de 2018, na qual já estão Bauru e Paulistano, campeão e vice do NBB.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Internado desde que tomou um tiro na cabeça em fogo cruzado no último 16 de setembro, o jornalista Alexandre Farias nos deu a primeira boa notícia referente a ele, que apresenta todas as noites o "ABTV 2ª Edição" na TV Asa Branca (Globo Caruaru). Atualmente em um hospital no Recife, ele abriu os olhos e começou a respirar sem a ajuda de aparelhos, o que surpreendeu positivamente os médicos. Tomara que ele só melhore mais e mais.

*Teve mudança no "Conta Corrente", o noticiário de economia da GloboNews às 21h. Após dois anos e um mês na apresentação, Juliana Rosa o comandou pela vez última na sexta-feira passada, passando a fazer boletins informativos ao longo de toda a programação. A partir de ontem, a apresentação é em dupla formada por Denise Barbosa, que também faz noticiários gerais e reportagem de rua, e Samy Dana, que substituiu Mara Luquet no comentáro econômico do "Jornal da Globo". Leio no Ricardo Feltrin que, além disso, o canal mudará em novembro toda a sua identidade gráfica em vinhetas, tarjas, fontes das letras e até mesmo a logomarca.

*Depois de 6 anos e meio, Ricardo Kotscho está deixando a Rede Record, na qual era comentarista do "Jornal da Record News", apresentado por Heródoto Barbeiro, e autor do blog "Balaio do Kotscho" no R7. Diz ele que dará uma necessária descansada e que, passado este intervalo, retornará. A saber quando e onde em termos de televisão. O blog é certo que regressará em endereço próprio, como já tem sido anunciado nas redes sociais pela filha do Ricardo, a também jornalista Mariana Kotscho, do "Papo de Mãe" da TV Cultura.

*Mas não é só isso: leio na Cristina Padiglione que, além do Ricardo, quem também saiu do "Jornal da Record News" foi o comentarista Nirlando Beirão. Ou seja: o noticiário do Heródoto Barbeiro agora não possui mais um só comentarista, apenas o apresentador acompanhado de uma equipe de estagiários no lugar dos dispensados editores. E pensar que o lançamento em 2011 tinha o ex-apresentador da CBN com uma co-apresentadora (em dado momento Thalita Oliveira, em dado momento Andréa Beron - que infelizmente não sei por onde anda desde que deixou a Record) e vários comentaristas, como Daniel Castro, Rubens Ewald Filho, Beth Goulart, David Uip, Bruno Motta e os próprios Kotscho e Beirão. Um noticiário que não devia em nada aos demais como opção diferenciada e de qualidade. Pena que também ele afundou, assim como a Record News em si.

*Leio no Flávio Ricco que a RedeTV! terá uma nova voz-padrão em vinhetas e chamadas da programação. Após diversos testes com gente da própria emissora e a ideia de ter fixa uma voz-padrão feminina, o escolhido para a função foi alguém já conhecido da emissora: José Luiz Francisco, o radialista Zé Luiz que já foi um dos apresentadores do "Morming Show" na Rádio Jovem Pan FM e que, no canal de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho, esteve à frente dos programas "Morning Show" e "Muito Show" entre 2013 e 2016.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara: "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos"

Completa hoje 5 anos o encerramento deste programa do SBT, que durou só mesmo aquela edição solitária com apresentação de Carlos Nascimento e cuja ideia era inspirada no "100 Greatest Britons" da BBC. A intenção era destacar os 100 brasileiros mais relevantes na história, com efetivos legados para a sociedade. Ideia para lá de nobre, mas muito perigosa considerando-se que a eleição era feita com o público via internet. Resultado: certas figuras que possuem importância enorme para aqueles que são seus admiradores, mas que não são especiais a ponto de fazerem diferença na história do Brasil acabaram não só entrando nos 100 mais, como umas e algumas tendo inacreditáveis posições de destaque na lista. Riscos que pleitos assim sempre correm.

Bela do Dia: Thaísa Leal

Thaísa Leal, namorada do atacante Paolo Guerrero, do Flamengo. Se o Peru conseguir a vaga na Copa do Mundo, alguma dúvida que essa gata vai fazer muito sucesso na Rússia?

Bom, ao menos na finalíssima os três postulantes à condição foram personalidades efetivamente relevantes. Princesa Isabel e Santos Dumont foram derrotados pelo médium Chico Xavier, eleito o maior brasileiro de todos os tempos com 71,4% dos votos. Recorde aqui o programa final, que teve na abertura uma homenagem do Nascimento à Hebe Camargo, falecida três dias antes, e um musical com Fernando & Sorocaba no encerramento. Era para posteriormente serem realizadas outras eleições similares: "A Maior Música Brasileira de Todos os Tempos", "O Maior Time de Futebol Brasileiro de Todos os Tempos" e "A Maior Invenção de Todos os Tempos". Só que elas virariam programas se tivessem 1 milhão de indicações no site do SBT. E nenhuma delas teve.

Clipe do Dia I

Baterista do Motley Crue, Tommy Lee faz 55 anos nesta terça-feira. Destaco de 1987 um solo de bateria dele durante a turnê "Girls, Girls, Girls". Tommy ficou famoso nas colunas de fofocas graças às inúmeras idas e vindas com Pamela Anderson, a salva-vidas mais gostosa da série "SOS Malibu". Teve até fita de sexo vazada.

Clipe do Dia II

Luto no rock: morreu aos 66 anos o cantor Tom Petty, encontrado inconsciente e sem respirar em sua residência no domingo à noite. É um nome que fará falta e que deixou belas contribuições para a música. Separei cinco delas para esta homenagem póstuma: de 1981, "Stop Draggin' My Heart Around" em dueto com a ótima Stevie Nicks, do Fleetwood Mac; de 1988, "Handle With Care" com os Traveling Wilburys, o super-grupo formado "só" por ele, George Harrison, Roy Orbison, Bob Dylan e Jeff Lynne; de 1989, "Free Falling", talvez seu tema mais comercial; de 1989, "I Won't Back Down", que admito que conheci apenas hoje ao escutar no "Gaúcha Hoje" do Antônio Carlos Macedo o registro do falecimento do cantor; e de 1993, "Mary Jane's Last Dance" em videoclipe estrelado por Kim Basinger e que venceu no ano seguinte o VMA de Melhor Vídeo de Artista Masculino.

Arremate

CBF multada pela 4ª vez pela FIFA nestas Eliminatórias por homofobia da torcida brasileira. E vem mais por aí.

"24 Horas" volta antes que a multa passe a ser paga pelos babacas safados das arquibancadas!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.