.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 19 de setembro de 2017 - ANO 15, EDIÇÃO 14
Chapa quente na zona do rebaixamento

A derrota para o Palmeiras no Pacaembu manteve o Coritiba em antepenúltimo e impediu tanto sua saída dos quatro últimos quanto a volta do Bahia a eles, o que só é possível pelo saldo de gols, enquanto na ponta de cima os paulistas (cujo futebol não foi elogiado por quem viu o jogo; não pude sequer escutá-lo, apenas vi o gol do Jean) se permitem até pensar em alcançar a vice-liderança na próxima rodada - aliás, pode dar vice-liderança tripla se o Palmeiras ganhar, o Santos empatar e o Grêmio perder, embora para fins da briga que realmente interessa isso não seja sequer minimamente relevante, ainda mais se o Corinthians triunfar no clássico e abrir 13 pontos de distância com 42 por disputar, o que já poderia até significar o início de projeções de "jogo do título".

A classificação está assim após 24 rodadas: Corinthians com 53; Grêmio com 43; Santos com 41; Palmeiras com 40; Flamengo com 38; Cruzeiro e Botafogo com 37; Atlético Paranaense com 34; Vasco, Atlético Mineiro e Fluminense com 31; Sport e Avaí com 29; Chapecoense e Ponte Preta com 28; Bahia, São Paulo e Coritiba com 27; Vitória com 26; e Atlético Goianiense com 22. Perceba que, do 12º ao 19º, a distância é de somente 3 pontos, sendo inúmeras as possibilidades para a próxima rodada. Daqui a pouco até o Dragão, que está em evolução mais franca que o time de basquete neste segundo turno, pode vislumbrar uma saída do grupo de risco na rodada posterior caso se dê bem e os placares paralelos ajudem. Tudo deve ser considerado.

O Brasileirão volta no fim-de-semana com estes jogos: no sábado, Flamengo x Avaí às 19h e Santos x Atlético Paranaense às 21h; no domingo, São Paulo x Corinthians às 11h, Coritiba x Botafogo, Fluminense x Palmeiras, Atlético Goianiense x Cruzeiro e Chapecoense x Ponte Preta todos às 16h e Bahia x Grêmio e Atlético Mineiro x Vitória às 19h; e na segunda, Sport x Vasco às 20h. Antes da 25ª rodada, tem torneios Conmebol.

Começa a 25ª rodada da Série B

São dois jogos que abrem esta semana: América Mineiro x Vila Nova e Guarani x Paraná. Ambos envolvem o pessoal do acesso. O Coelho busca ganhar para retomar provisoriamente a liderança com 3 pontos de frente e novamente botar bafo na nuca do Internacional para sábado contra o Náutico, enquanto outro cenário pode deixar até mineiros e gaúchos mais intranquilos: o Tigre vencer e o Tricolor derrotar o Bugre em Campinas. Os goianos igualariam americanos e alvirrubros em 45 pontos numa tripla liderança e os paranaenses iriam aos 43 pontos, o que praticamente confirmaria hoje mesmo o G4 nesta rodada devido ao já vantajoso saldo paranista de gols sobre o do Juventude, que pega o Boa Esporte na sexta. Guarani? Vai mal, vai mal, só 11º com 33.

Curtinhas

*Arbitragem de vídeo na próxima rodada do Brasileirão, o gol do Jô com o braço em Corinthians x Vasco motivou isso. Mas nem todos os jogos deverão ter este recurso e sim alguns, até por falta de obrigatoriedade. A CBF já parece não ter a menor vontade em adotar a ideia e ainda o faz não por querer e sim por "livre e espontânea pressão", o que é ruim pois 24 rodadas foram de um jeito e 14 deverão ser de outro. Enquanto isso, o Coronel Marinho disse que só daria para anular o gol do Jô com "visão de raio X". E o adicional, pombas??? Ele estava "no focinho" da baliza, quero crer que ele enxergue o suficiente para ajudar numa hora dessas. Baaahhh!!!

*Jô admitiu hoje que tocou com o braço na bola, mas disse que não quis trapacear. Não poderei de forma alguma ser chamado de "oportunista" pelo que direi: acredito nele. Quem me leu no Twitter domingo à tarde (e o bom do Twitter é que edições são impossíveis nos posts, o que é escrito uma vez fica assim escrito para sempre) viu que, assim que olhei o lance nos primeiros repetecos, disse que ele tinha tocado sim com o braço, mas que não me pareceu intencional isso e sim que se jogou na bola para cabeceá-la e, falhando nisso, o braço "fez o serviço". Bola no braço e não braço na bola. Só não precisava da cara-de-pau de dizer inicialmente que não sentiu onde ela tocou, isso foi desnecessário e botou mais pilha na história. Dissesse que tocou com o braço na bola, mas que não o fez por querer, e metade da bronca tenho certeza que não surgiria por razão a imagem lhe dar.

*Liminar concedida por Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, invalida ponto da Lei Profut e, assim, clubes não precisam estar com as contas em dia para disputar campeonatos. Rebaixamentos para times que não pagam o que devem, portanto, cancelados por enquanto. Esse é outro que não vale o que come.

*Aprovada por 325 x 12 no conselho deliberativo do Atlético Mineiro a negociação de 50,1% do shopping Diamond Mall por 250 milhões de "temers", grana que será usada no estádio próprio que o clube terá. Essa foi uma das duas notícias importantes de ontem do Galo, a outra sendo que o presidente Daniel Nepomuceno não tentará a reeleição para 2018 a 2020. Diante do fracote Brasileirão atual, tem torcedor que deve ter vibrado de montão.

*Não falei na coluna de ontem por esquecimento puro, mas uma cena bonita após a vitória sobre o Figueirense foi quando Alemão, que voltou a defender o Internacional após meio ano afastado por lesão, atravessou o gramado de joelhos em pagamento de promessa. Momentos que vão além do futebol. E toda sorte ao Alemão!

*Punido o Colorado pela Justiça em 5 mil mangos que deverão ser pagos a uma ex-funcionária de seu museu, que era assediada por jogadores da base em 2012. O clube acatou a decisão e disse não tolerar o assédio.

*De novo não deu para as gurias do Brasil. Mais uma derrota para a Austrália em amistoso, agora por 3 x 2.

*Saíram os grupos da Libertadores Feminina, que acontecerá de 7 a 21 do mês que vem no Paraguai. Somente o Audax Corinthians representará o Brasil, duelando contra Sportivo Luqueño, Independiente Santa Fé e a campeã boliviana no Grupo C. Os outros grupos são: A com Deportivo Capiatá, Estudiantes de Guárico, River Plate e Unión Española; e B com Cerro Porteño, Colón, Colo-Colo e Universitario do Peru.

*Submetido a uma cirurgia no pé direito, Neuer desfalca o gol do Bayern de Munique até o início do ano que vem.

*Falecido em 2000, Emil Zátopek nascia há 95 anos hoje completados. Maratonista tcheco, foi medalha de ouro nos 10 mil metros em Londres 1948, mas fez mesmo seu nome ao varrer todas as disputas de Helsinque quatro anos mais tarde: ouro nos 5 mil metros, ouro nos 10 mil metros e ouro na maratona.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Com lançamento oficial às 11h30 desta quinta-feira, o projeto digital GaúchaZH (uma associação da Rádio Gaúcha com o jornal Zero Hora) foi divulgado ontem pelo Grupo RBS para 30 convidados dos meios da imprensa e da publicidade - lógico, evidente e óbvio que este Papo de Bola não estava entre eles, irrelevante que é a ponto de nunca ser convidado para nada em lugar nenhum de qualquer grupo de comunicação por meus 14 anos na internet e nada serem praticamente a mesma coisa, eh, eh, eh... O detalhe é que a maioria do conteúdo será fechado para assinantes, que pagarão até R$ 9,90 mensais para ler mais do que só 15 artigos gratuitos por mês.

*Sei de alguns dos conteúdos desta associação das duas mídias da RBS (que representam 80% da audiência do grupo e 90% de seu faturamento, como li no Coletiva que falou a vice de produto e operações Andiara Petterle) por registro da Revista Press: "Saia de Redação", às quintas-feiras, com personalidades do futebol entrevistadas por Kelly Matos, Amanda Munhoz e Débora Pradella (ontem, no "Gaúcha+", Kelly revelou que uma gravação - não sei se será a da estreia - foi feita ontem com Renato Portaluppi); "Giro Gaúcha ZH" às quartas, com a mesma Kelly e Paulo Germano debatendo as coisas de Porto Alegre; "Conexão GaúchaZH" às 12h das terça via Facebook, com estes mesmos dois profissionais e mais David Coimbra, Túlio Milman, Diogo Olivier e o âncora Luciano Potter; "Gol Contra" às quartas, com Diori Vasconcellos e Raphael Gomes revisando coisas do futebol com humor; "Mano a Mano", às terças, com discussões táticas do futebol com Filipe Gamba, André Baibich e Luiz Zini Pires; "Pelas Ruas" às sextas, foco nos problemas urbanos com Felipe Daroit; e "Notícia na Hora Certa" diariamente às 12h e às 18h, programetes com as informações do turno em transmissão ao vivo pelo Facebook.

*Após quase meio ano fora do ar por ter passado 3 meses no Canadá e mais um tempinho entre ida para lá e volta recente para Porto Alegre, Amanda Silva voltou à reportagem geral da Record/RS. Sábado mesmo, enquanto ainda no ar até ser cortado para a triste informação da partida do Marcelo Rezende, o "Cidade Alerta" passou para todo o país uma matéria dela sobre um homem que tacou fogo no apartamento da mulher e, a seguir, fugiu.

*Por falar em "Cidade Alerta": Luiz Bacci foi oficializado novo apresentador a partir de ontem - ele já estava na ancoragem desde 5 de maio, dia seguinte à última participação do Rezendão. Elementos que compunham o jornal com as características particulares do já saudoso jornalista foram retirados pois só faziam sentido tendo ele no comando, como o trono do comentarista Percival de Souza. Enquanto isso, dois substituem um pois os matinais que antecedem o "Fala Brasil" eram feitos pelo Bacci. Agora, não é mais assim. William Travassos voltou a ser titular do "SP no Ar" e Matheus Furlan, egresso de Belém desde o mês passado e apresentador do "Cidade" aos sábados, agora é titular de rede nacional por comandar o "Balanço Geral Manhã".

*Leio no Ricardo Feltrin que, embora ele negue, ao menos três pessoas que estavam no velório de Marcelo Rezende no domingo testemunharam Dudu Camargo cometer desrespeitos ao tanto ficar na área reservada apenas a amigos e familiares quanto a se propor a carregar seu caixão até o enterro, o que não foi permitido por amigos do jornalista e por funcionários da Record. O apresentador do SBT e da Super Rádio AM de São Paulo chamou de "mentirosas" estas pessoas e também desmentiu quem afirmou que ele não conhecia o Marcelo, dizendo que trabalhou com ele aos 13 anos no programa "Tribunal na TV", da Bandeirantes. Afirmou ainda que apenas tirou auto-retratos com fãs e que não deu autógrafos. Não consigo acreditar neste guri, me desculpem.

*Após "Sob Pressão", a Globo estreia hoje a série "Os Filhos da Pátria", que se passa em 1822 e tem Alexandre Nero, Fernanda Torres e Matheus Nachtergaele no elenco, com criação de Bruno Mazzeo. As chamadas dão a entender que é uma produção com cara de legal, tomara que sim. Tudo dela já está no Globo Play.

*Nascia há 90 anos hoje fechados William Hickey, ator falecido em 1997 e que trabalhou em vários filmes e séries americanos, sendo indicado ao Oscar de coadjuvante por "A Honra do Poderoso Prizzi".

*Completa 10 anos nesta terça a estreia da versão americana de "Kitchen Nightmares", estrelada pelo mesmo chef Gordon Ramsay do original britânico. Aqui no Brasil, este programa - que durou 92 episódios em 7 temporadas - passa até hoje no Fox Life. Este ano, a Band lançou a versão "Pesadelo na Cozinha", com Erick Jacquin.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara: Tio Tony

De causas não confirmadas até a publicação desta coluna (sabendo-se apenas que ele estava internado após sofrer uma parada cardíaca no sábado), morreu ontem o mágico Paulo Roberto Martins, que ficou famoso no Rio Grande do Sul como Tio Tony, sobretudo por apresentar programas infantis locais por muitos anos, entre eles o "Carrossel Bandeirantes" nos anos 80, não preciso dizer em qual emissora (rs). Separei dois registros para recordar este artista, que não se sabe quantos anos tinha pois não revelava a idade e cujo apelido foi inspirado em Tony Curtis e na sua atuação no filme "Houdini, o Homem Miraculoso". Atenção que ambos estão com som de apenas um dos lados: este aqui é do programa "Tio Tony" na TV2 Guaíba, não sei dizer de que ano, mas deve ser do início da década de 1990, até por em dado momento aparecem oferecimentos na voz-padrão do narrador esportivo José Aldo Pinheiro; e este aqui é do "Mundo Mágico do Tio Tony", que a TV Urbana apresentou em 2011.

Momento Raridade Rara: "O Mundo de Beakman"

Ainda no segmento infantil, vale recordar os 25 anos que completa hoje a estreia deste programa produzido por 4 temporadas com 91 episódios, no qual o personagem-título feito por Paul Zaloom e seus assistentes mostravam experimentos científicos de maneira bem divertida. Por muitos e muitos anos a exibição foi na TV Cultura, com uma breve passagem pela Record no fim da década de 90. Separei um episódio de 1992, com a eletricidade como tema principal. Em 2014, Paul veio ao Brasil e falou ao Danilo Gentili no "The Noite", do SBT.

Momento Raridade Rara: "A Garota do Blog"

Esta série de grande sucesso estreou há 10 anos fechados nesta terça-feira. A trama girava em torno da elite de Manhattan e tinha jovens estudantes como personagens centrais, destacando-se Blake Lively como Serena e Leighton Meester como Blair. Os episódios eram narrados pela "Gossip Girl" do título, que tinha a voz de Kristen Bell, eternamente Veronica Mars dentro dos nossos corações. Foram 121 episódios em 6 temporadas e o SBT mostrou a série por muitos anos a partir da estreia em janeiro de 2010, da qual aqui está um chamadão de 2 minutos. A exibição inicial era às 21h das segundas, mas na maioria das vezes ela passaria na madrugada.

Clipe do Dia I

Curta aqui Freda Payne cantando "Band of Gold" em 1970. Esta cantora completa 75 anos nesta terça-feira.

Bela do Dia: Amanda Sodré

Amanda Sodré, modelo e namorada do ex-piloto Jos Verstappen. A grande conquista ele não obteve na Fórmula 1 veio em algo mais valioso ainda: o amor.

Clipe do Dia II

Um dos gênios da raça musical faz 65 anos hoje, dois dias depois de dar de presente aos presentes no palco Sunset do Rock in Rio um grande show: Nile Rodgers, guitarrista-ritmo e produtor com um faro desgraçado de excepcional para fabricar sucessos e mais sucessos. Ao lado do espetacular e saudoso baixista Bernard Edwards, eles lançaram em 1977 a banda Chic, que na verdade já existia com o nome The Big Apple Band, mas que ganhou novo nome para se diferenciar de outra da mesma época, liderada por Walter Murphy.

Com uma mistura maravilhoso de guitarra-ritmo, linha de baixo inigualável, piano, bateria fabulosa e violinos dando um toque refinado, o Chic foi uma das coisas mais lindas que a maravilhosa música negra americana deu a todos nós na segunda metade dos anos 70. Cinco dos seus melhores momentos vêm aí: de 1977, "Everybody Dance" (aqui no Brasil trilha da novela global "Te Contei?"); de 1978, "Le Freak"; de 1978, "I Want Your Love" (tema da Adelaide feita por Elizângela em "Feijão Maravilha"); de 1979, "Good Times" (que abre a trilha sonora da novela "Os Gigantes"); e de 1979, "My Forbidden Lover". E isso que selecionei só cinco e ficaram de fora "A Warm Summer Night", "São Paulo", "Dance, Dance, Dance", "Savoir Faire", "Rebels Are We" e outras.

Mas não é apenas no Chic que Nile Rodgers deixou seu toque de Midas. Outros artistas brilharam demais graças a ele enquanto ou autor de temas clássicos ou produtor de faixas e álbuns de estrondoso sucesso. Separei apenas cinco de inúmeros ilustrativos: de 1979, "We Are Family" com Sister Sledge, lançada em um disco que tinha ainda "He's The Greatest Dancer" e "Lost in Music"; de 1980, "Upside Down" com Diana Ross, de álbum que também trazia "I'm Coming Out"; de 1983, "Let's Dance" com David Bowie e solo de guitarra de Stevie Ray Vaughan, maior clássico popaço do camaleão; de 1984, "Like a Virgin" com Madonna, até hoje um dos seus clássicos maiores e símbolo indelével de sua fase mais... ousada; e de 1985, "Moonlighting" com Al Jarreau, que viria a ser o tema de abertura de "A Gata e o Rato", uma das mais populares séries de TV de todos os tempos.

Arremate

3 visitantes em vantagem nas quartas da Série C. O terceiro é o CSA, fez ontem 2 x 0 no Tombense em MG.

"24 Horas" volta antes que saibamos se a volta em Alagoas terá público no Rei Pelé ou não!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.