.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 14 de setembro de 2017 - ANO 15, EDIÇÃO 10
Está certo que nada está certo

As três torcidas brasileiras envolvidas na corrida à semifinal da Libertadores continuam em tensão máxima após as idas das quartas disputadas nesta quarta. Acompanhei Botafogo x Grêmio, um jogo que dividiu opiniões tanto nele em si, que foi muito brigado, intenso fisicamente e com poucas chances de gol (uns acharam bom jogo e outros acharam jogo ruim), quanto nos pênaltis reivindicados (nenhum deles achei ter acontecido - só achei ter existido uma falta pedida pelos gaúchos, mas foi fora e não dentro da área). O time do Jair Ventura sentiu falta de uma individualidade que pudesse fazer a diferença, sendo bom no coletivo, enquanto a equipe do Renato Portaluppi foi bem consideradas suas duas grandes ausências. Bressan não comprometeu no lugar do Geromel, até evitou um chutaço do Roger no gol, mas Luan foi a maior falta em campo. Se for recuperado a tempo de jogar na quarta que vem aqui em Porto Alegre, pode ser decisivo. Certo é que o confronto está totalmente em aberto e, pelo que se viu ontem, é para roer unhas até os instantes finais. O Tricolor é obrigado a vencer para avançar nos 90 minutos, o que deverá dar um tempero extra à contenda, enquanto o Fogão terá a favor todos os empates com gol.

Só vi os gols da igualdade em um gol entre Barcelona e Santos, mas os relatos dão conta de Vanderlei ter tido mais uma grande atuação com defesas providenciais. Diante disso, pode se considerar bom o placar do Peixe, que jogará na Vila Belmiro tanto por vitória quanto por 0 x 0 - mas claro me parece não ser duelo para 0 x 0. Não dá pra descuidar do Barcelona, que tem o crédito da classificação diante do Palmeiras no Allianz Parque (aliás: o gol equatoriano foi do mesmo Jonatan Alvez que vazou o Verdão na ida), mas aposto que a força de um alvinegro praiano em ascendente no Brasileirão e que tem sido "dono do seu campo" possa levá-lo às semifinais.

Dos três jogos de ontem, a melhor das vantagens é a do San Lorenzo no pega argentino contra o Lanús. Fez dois gols e não foi vazado, o que lhe permite avançar até mesmo se perder por dois gols de diferença, desde que indo às redes. Vantagem preciosa pro pessoal de Almagro. Hoje, as quartas terão Jorge Wilstermann x River Plate. E importante: confirmou ontem a Conmebol que o árbitro de vídeo será adotado nas semifinais, vencida para isso que foi a licitação pela empresa Prom TV, que pertence ao grande conglomerado Mediapro.

"Pofexô" Luxemburgo voltou às boas

Sabe aquela cena do "Chaves", quando a velha coroca... digo, a Dona Florinda está tão decepcionada com o Quico pela compra da estrelinha de bom menino que diz que "não poderá voltar a sorrir de novo" e, aí, no instante seguinte, ela abre o sorrisão ao ver Professor Girafales? Então: parece o Sport. Com 6 fracassos seguidos no Brasileirão, parecia que a gente rubro-negra não voltaria mais a sorrir. Mas aí foi só mudar de competição que os melhores tempos deram as caras mais uma vez. Dois gols surgidos de escanteios da marginal canhota, uma assistência de ouro do Raul Prata (perdão, não resisti) para André trincar e a classificação estava praticamente assegurada. Mas aí a Ponte Preta diminuiu e renasceu na busca pelas quartas da Sul-Americana, precisando agora de 2 x 0. Mesmo assim, o Leão tem uma vantagem bem boa e, sabendo administrá-la, passa. Resta saber se o positivismo do torneio continental será transferido para a primeira divisão nacional.

Nos outros jogos, só empates. O do oeste catarinense ainda foi melhor para a Chapecoense diante de um Flamengo obrigado a vencer a volta. Muitas tentativas dos dois lados, pena goleiros e má pontaria atrapalharem. Com todos os empates a partir de 1 x 1 favoráveis a si, a Chape teve ontem o sobrevivente Alan Ruschel como titular pela primeira vez desde o retorno aos gramados. Já o Corinthians não é Al Capone e não sou Raul Seixas, mas digo: vê se te orienta! Dominava o Racing, tinha a vantagem num "gol tacada de bilhar" do Maycon (como definiu com propriedade um seguidor twitteiro que infelizmente esqueço agora quem foi para dar crédito), mas deixou os argentinos empatarem na segunda etapa em uma rara, mas pra mim existente, falha do Cássio. O 0 x 0 torna a situação ainda melhor pra equipe de Avellaneda no Cilindro, onde só de 2 x 2 em diante o empate favorecerá os paulistas, que mostram um declínio nos resultados tão inexplicável quanto a campanha absurdamente próxima da perfeição no 1º turno do Campeonato Brasileiro. Nem tanto ao céu, nem tanto à terra, gente!

Hoje, tem um confronto que já decidiu dois campeonatos, ambos não vencidos pelo representante brasileiro. O Fluminense não ganhou da LDU nem na final da Libertadores de 2008 e nem na da Sul-Americana de 2009, mas ao menos espera derrubá-la para se garantir nas quartas da atual "Sul-A Miranda".

Destaques de ontem da Liga dos Campeões

O Grupo E não teve vencedores nem em Liverpool x Sevilla (2 gols) e nem em Maribor x Spartak Moscou (1 gol), o Grupo F teve o Manchester City quatrilhando o Feyenoord e o Shakhtar Donetsk derrubando o Napoli, e o Grupo G mostrou o Besiktas trincando o Porto no Porto e a igualdade de Red Bull Leipzig e Monaco. Já o atual bicampeão Real Madrid do Marcelo - que renovou até a metade de 2022 - estreou de boa no Grupo H ao dar de 3 no coitado do Apoel, em sua 11ª estreia consecutiva com vitória em Champions League. Cristiano Ronaldo voltou após um mês e abriu os trabalhos, como sempre. Adversário merengue no dia 26, o Borussia Dortmund tomou 3 do Tottenham.

Curtinhas

*Com a Arena Pernambuco voltada para eventos religiosos e sem acerto com Sport para a Ilha do Retiro ou Santa Cruz para o Arruda, o Náutico mandará quatro jogos da Série B do Brasileirão no Luiz Lacerda, em Caruaru, o que ainda será oficializado na tabela do torneio, mas que já é assegurado em declarações aos veículos do Recife pelos dirigentes do Timbu. O primeiro será contra o Internacional, no sábado da semana que vem, e os outros serão versus Boa Esporte no dia 30, Guarani em 12 de outubro e ABC em 20 do mesmo mês.

*Completou 75 anos ontem o último jogo do Palestra de São Paulo (ex-Palestra). Foi a vitória por 1 x 0 sobre a Portuguesa Santista, no Ulrico Mursa. No dia seguinte, o clube mudou de nome para Palmeiras.

*Há 40 anos hoje fechados, o Cruzeiro perdia a chance de ser bicampeão da Libertadores. A final diante do Boca Juniors teve três jogos: cada um venceu seu mando por 1 x 0 (primeiro Buenos Aires e depois Belo Horizonte) e, no tira-teima em Montevidéu, o empate sem gols levou à disputa de pênaltis. Deu Boca por 5 x 4.

*Tem amistoso da Seleção Feminina na próxima madrugada, é contra a Austrália o teste das gurias.

*Domingo tem Fórmula 1 com a corrida noturna de Cingapura. Valtteri Bottas ficará na Mercedes até 2018.

*Vôlei: é na próxima madrugada o compromisso dos homens do Brasil na Copa dos Campeões, diante do Irã.

*Basquete: anunciados os grupos da primeira fase da Liga das Américas. Três deles terão brasileiros: A, com o Flamengo encarando Cimarrones da Colômbia, San Martín da Argentina e Hebraica do Uruguai em Chocó de 3 a 5 de outubro; B, com o Pinheiros pegando Aguada do Uruguai, Quilmes da Argentina e Osorno do Chile em Montevidéu de 10 a 12 de outubro; e C, com o Vitória desafiando Estudiantes da Argentina, Malvín do Uruguai e Guaros da Venezuela em Salvador de 17 a 19 de outubro. O último quadrangular é de 24 a 26 de outubro em Potosí, reunindo Campeón da Bolívia, Regatas Lima do Peru, Olimpia do Paraguai e Portoviejo do Equador.

*Tênis: três finais de noite (no nosso horário) seguidos de Brasil enfrentando o Japão fora de casa pela repescagem da Copa Davis. Dois jogos de simples hoje: Yuichi Sugita x Guilherme Clezar e Go Soeda x Thiago Monteiro. O de duplas amanhã terá Ben McLachlan & Yasutaka Uchiyama x Bruno Soares & Marcelo Melo. Sábado tem mais dois de simples: Yuichi Sugita x Thiago Monteiro e Go Soeda x Guilherme Clezar.

*Anunciadas de uma só vez as duas sedes seguintes dos Jogos Olímpicos após a edição de Tóquio em 2020. Enquanto Paris receberá a edição de 2024, Los Angeles será a sede em 2028. Será a 3ª Olimpíada das duas cidades (Paris sediou em 1900 e 1924, enquanto LA foi anfitrião em 1932 e 1984).

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Você leu na coluna de ontem que Anthony Garotinho, ex-governador do Rio de Janeiro, foi levado pela Polícia Federal para prisão domiciliar e que o mandado foi cumprido enquanto ele apresentava seu programa na Super Rádio Tupi, depois disso Cristiano Santos assumindo seu lugar e falando em "problemas na voz" e "orientação médica", o que gerou piadas de um lado e críticas do outro por não se falar da prisão do político.

*Ontem à noite, Cristiano se pronunciou sobre isso em entrevista concedida aqui ao SRZD, o portal do Sidney Rezende. Disse o comunicador da Tupi (que é titular na madrugada e que, nestes dias, cobre as férias de Clóvis Monteiro, antecessor de horário do Anthony) que só foi saber da prisão do colega após terminado o programa e que só sabia na hora dele prestar um depoimento, recebendo da produção a orientação para dizer que Garotinho estava rouco, o que lhe pareceu coerente por no dia anterior também tê-lo substituído por este problema. Cristiano rebateu críticas feitas a ele por colegas de profissão - um que o arrebentou com tudo foi José Luiz Datena no "90 Minutos" da Rádio Bandeirantes de São Paulo, como escutam aqui. O comunicador da Tupi pediu ao apresentador da Band que ao menos tivesse a dignidade de ouvir o outro lado ao invés de julgar e sentenciar de cara, afirmando ainda que não será uma opinião nem de Datena e nem de ninguém que tirará a credibilidade que tem com seu público, além de completar que verá como poderá se defender caso isso o prejudique. Tá colocado o outro lado.

*Chamadas divulgadas nas mídias da RBS aqui no Rio Grande do Sul estão anunciando que vem aí "uma rádio para ler" e "um jornal para ouvir". É uma ação integrada da Gaúcha com a Zero Hora, isso está claro e cristalino feito a água que bebemos (mineral, de preferência). Mas praticamente nada se sabe além disso, só se sabe que será na quinta-feira da semana que vem a estreia deste novo projeto, projeto este definido assim pelo editor-chefe da AM/FM e apresentador Daniel Scola: "produto digital, tudo que tem de melhor em Gaúcha e ZH juntos". De fato, a integração entre os dois veículos ficou muito acentuada nos últimos tempos, tanto por agora a redação jornalística ser conjunta deles quanto mesmo no próprio futebol, onde repórteres do jornal (como Leandro Behs, Rafael Divério, Marco Souza e Amanda Munhoz) passaram a fazer setor da dupla Grenal também na rádio.

*A Rádio Gaúcha ficou com um repórter a menos em sua equipe de jornalismo geral por ontem ter sido o último dia do Mateus Ferraz, ex-apresentador do "Sem Fronteiras" e que agora é da sucursal da RBS em Brasília, atuando preferencialmente em Zero Hora. Não sei se tem a ver com isso, mas foi anunciado na página institucional da rede a abertura de uma vaga para repórter geral da AM/FM. Requisitos e envio de currículos estão aqui.

*Apresentador do "Cidade Alerta Pará" na Record, Marcus Pimenta botou nas redes sociais uma foto sua ao lado do René Marcelo, do "Balanço Geral PA", com estes dizeres: "A caminho de São Paulo. Novidade chegando". Questionado por um seguidor twitteiro se entraria no rodízio de sábado do "Cidade Alerta" para todo o Brasil, Marcus disse que não é isso e sim "outras novidades". Resta saber quais...

*Mariana Godoy desde ontem nas livrarias. A apresentadora do semanal "Entrevista" na RedeTV! e do "Café das Seis" na Rádio Globo de São Paulo lançou "Em Busca de Aparecida", que mostra sua visão pessoal sobre Nossa Senhora, cujo descobrimento completa 300 anos neste 2017. É o primeiro livro dela.

*Sabe-se lá por que causa, motivo, razão ou circunstância, a Globo tem exibido para Pernambuco alguns filmes diferentes na "Sessão da Tarde" em relação à rede nacional (tenho sabido disso por observações variadas, com prints e tudo, do seguidor twitteiro Neto Souza). Ontem, enquanto o Brasil viu Johnny Depp em "Edward Mãos de Tesoura", apenas Globo Nordeste e TVs Asa Branca e Grande Rio tiveram Freddie Prinze Jr. em "Ela é Demais".

*Quarta-feira dos 70 anos de Sam Neill, ator de filmes como "Terror a Bordo", "Caçada ao Outubro Vermelho", "O Piano" e "Parque dos Dinossauros", além da primeira temporada da série "The Tudors".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Jemele Hill

Jemele Hill, apresentadora do "Sportscenter" na ESPN dos Estados Unidos, cuja demissão foi descaradamente sugerida pela Casa Branca só porque ela chamou o presidente Donald Trump de "supremacista branco". Tem alguma mentira nisso, por acaso? Acho que não...

Momento Raridade Rara: "A Família Walton"

De 1972 a 1981, esta série com 221 episódios mostrou a vida de uma família no meio rural no estado da Virgínia. Cada história acabava com toda a família, ao término de um dia, dizendo "boa noite". Aqui no Brasil, a Globo a transmitia às 18h das segundas-feiras numa época que ainda não existia novela das 6, depois aos sábados neste horário e, quando surgidas as novelas das 6, mais cedo neste mesmo dia. Na metade da década de 80, a Record reprisou a série. Veja aqui um trecho dublado de "The Waltons", no qual John Boy encontra as irmãs Baldwin para lhes pedir uma máquina de escrever do falecido pai delas. E curta aqui a abertura da produção, com direito aos nomes dos atores lidos pelo locutor de versão brasileira Ricardo Mariano, da Herbert Richers.

Clipe do Dia

Há 35 anos hoje completados, uma das mulheres mais lindíssimas de todos os tempos morria em acidente de carro. Nascida em 1929, Grace Kelly ficou eternizada por uma beleza irrepreensível. Se não existir perfeição, ela ficou extraordinariamente próxima disso. Ganhadora do Oscar de atriz por "Amar é Sofrer" e ainda indicada por "Mogambo", Grace também foi uma das famosas loiras dos filmes de Alfred Hitchcock - em três, sendo mais preciso: "Disque M Para Matar", com Ray Milland; "Janela Indiscreta", com James Stewart; e "Ladrão de Casaca", com Cary Grant. Ela deixou o cinema em 1956 ao casar com o Príncipe Rainier III e se tornar a Princesa Grace de Monaco. Sua última aparição nas telonas não poderia ser melhor e foi na muito deliciosa comédia musical "Alta Sociedade", na qual forma um triângulo amoroso com "só" Frank Sinatra e Bing Crosby. E é com estes três que destaco duas canções desta obra: esta aqui é "Mind If I Make Love To You", cantada por Frank em cena na qual dança com Grace; e esta aqui é "True Love", que ela canta com Bing Crosby e que foi indicada ao Oscar de canção original (mais de 3 décadas depois, ela seria regravada por Elton John e Kiki Dee).

Arremate

Após muitos anos de Brasil de Pelotas, Rogério Zimmermann é o novo treinador do Joinville para 2018.

"24 Horas" volta antes que ele faça sua estreia oficial no próximo Campeonato Catarinense!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.