.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 20 de abril de 2017 - ANO 14, EDIÇÃO 121
E sobraram 5 para termos agora 16

É a Copa do Brasil ao término da quarta fase, que confirmou cinco qualificados para se juntarem à turma da Libertadores e aos campeões de Série B e das Copas Verde e do Nordeste. Os duelos sorteados nesta quinta apontam estes embates: Atlético Mineiro x Paraná, Atlético Paranaense x Santa Cruz, Botafogo x Sport, Chapecoense x Cruzeiro, Flamengo x Atlético Goianiense, Grêmio x Fluminense, Palmeiras x Internacional e Santos x Paysandu. Ordem dos mandos sorteada ainda hoje e datas e horários certinhos a confirmar, até para o devido encaixe com outros campeonatos (Libertadores, Sul-Americana, Verde, Nordeste e afins variados).

Duas classificações foram decididas nos pênaltis. Muito desfalcado, o Sport até saiu na frente, mas o Joinville batalhou e conseguiu a virada no finalzinho - detalhe: apenas e tão somente a segunda vitória no histórico deste confronto (a até então única tinha sido em 1985). Mas quem tem Magrão tem grandes chances de sucesso. Por mais que Matheus defendesse um pênalti, o quarentão catou duas cobranças e tem 28 defesas de pênaltis em 12 anos de Leão completados nesta semana. Por essas e outras que é um mito rubro-negro pernambucano.

Já o Corinthians saiu cedinho na frente, mas o primeiro tempo não foi tão bom assim. O segundo rendeu muito mais emoções, fosse pelo gol contra que deixou o Internacional no páreo, pelas cinco grandes chances perdidas pelos paulistas e pelas duas defesaças que os gaúchos obrigaram Cássio a fazer. Nos pênaltis, Marcelo Lomba assumiu a responsa durante a ausência do lesionado Danilo Fernandes e brilhou muito, não adiantando de nada Cássio também mandar muito bem pois Guilherme Arana mandou muito mal nas alternadas. O Colorado é mais um a triunfar sobre o Timão em mata-ou-morre disputado em Itaquera, onde os alvinegros têm metade de quedas em 12 disputas entre jogo único e ida e volta. Em dado momento, escrevi no Twitter: estava virando palhaçada os tantos gols perdidos pelo Corinthians, daqui a pouco o Internacional acabaria por castigá-lo. Dito e feito.

Já o São Paulo até conseguiu a primeira vitória em 6 jogos deste duelo em Copas do Brasil, mas deu Cruzeiro por 3 x 2 totais graças à vitória no Morumbi, o que torna menos dolorida a perda da invencibilidade de 22 jogos neste ano. Segue a supremacia cruzeirense sobre os tricolores em mata-ou-morre: 6 êxitos contra 2 negativismos. Agora, não foi nada fácil pois os são-paulinos tiveram uma atuação acima do esperado positivamente falando, o que talvez lhe dê ânimo extra para tentar a reviravolta em Itaquera contra o Corinthians, domingo, pelo Paulista. Era só marcar um gol mais e a Raposa seria eliminada. Sim, ela passou. Mas ficou no "limite extremo", como diria o Sr. Redundância Redundante. Serve como alerta para que não se repita nas próximas fases.

O Fluminense perdeu um pênalti, mas marcou dois gols e, quando havia ainda o risco de tomar um e isso levar aos pênaltis, o Goiás "fez o favor" de ter Tony expulso por uma falta estupidamente idiotíssima e o castigo foi com mais um gol tricolor. Classificação consumada com reviravolta após a derrota na ida. Já o Paraná passou um sufoco nos minutos derradeiros, mas o Vitória estava numa "noite não" e isso fez os tricolores se darem bem pela terceira vez diante dos rubro-negros no histórico da competição. Uma grande notícia para o Paraná neste momento em que lhe resta apenas a CB enquanto não começa a Série B do Campeonato Brasileiro.

Não tem sido uma boa semana, não

Falo dos brasileiros na Libertadores. Depois da Chapecoense empatar na terça-feira, nada de vitórias também ontem. O Santos ainda "oxou" com o Independiente Santa Fe, teve um jogador a menos na segunda etapa, e foi aos 5 pontos contra 4 dos colombianos e do Strongest, além de 2 do Sporting Cristal no Grupo 2. Seu próximo jogo é dia 4, contra o Santa Fe, em SP. Destaque total fora das quatro linhas para a gafaça do locutor do El Campín, que anunciou o minuto de silêncio para Ricardo Oliveira, que lógico e evidentemente não morreu. O certo era prestar a homenagem ao Kaneko, do Peixe dos anos 60, falecido anteontem. Caí da cadeira com essa. Pior fez o Atlético Mineiro ao perder para o Libertad no Paraguai, ambos agora têm 4 pontos a exemplo do Godoy Cruz. Este pega hoje o Sport Boys, já pensou se os bolivianos ganham e o Grupo 6 fica com todos empatados?

Hoje tem Botafogo contra o Barcelona no Equador, país onde tem retrospecto geral irregular: 3 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. Ambos têm 6 pontos no Grupo 1 contra agora 3 do Estudiantes e nada do Atlético Nacional. Está irreconhecível o atual campeão sul-americano, 3 derrotas em 3 partidas, a de ontem para os argentinos. Desse jeito, qualquer hora dessas Reinaldo vai parar no "olho da rueda" (perdão, não resisti ao trocadilho cretinamente infamérrimo). Mais cedo, o Grêmio vai ao Paraguai reviver contra o Guaraní o enfrentamento das oitavas de 1997, quando cada time ganhou em casa por 2 x 1 e este foi o marcador do êxito gremista nos pênaltis no Olímpico. Ambos têm 6 pontos no Grupo 8, ontem o Iquique foi aos 3 ao quatrilhar o zerado Zamora.

Outros destaques pelo Brasil

Cearense (3° jogo da semifinal) - Mesmo com um jogador a menos por mais de meia hora e correndo o risco dos pênaltis se perdesse por qualquer placar, o Ferroviário segurou o empate com o Fortaleza e, com 5 pontos ganhos na melhor de 9 em disputa, volta a ser finalista depois de 19 anos, esperando depois de amanhã por Ceará ou Guarani. Foi contra o próprio Vozão a decisão perdida em 1998, tomou 4 x 0 e ganhou só por 2 x 1. Além disso, o Ferrim voltará a jogar a Copa do Nordeste, por ele disputada pela vez última em 1999.

Alagoano (ida da semifinal) - Os empates por 1 gol permitem que o CRB contra o Murici e o ASA diante do CSA sejam finalistas com mais um empate nas voltas do próximo domingo por terem melhores campanhas.

Potiguar (volta da final do segundo turno) - O ABC sobrou diante do Potiguar, nova vitória e 6 x 1 totais. Vem aí a finalíssima contra o Globo, com ida marcada para 19h30 deste sábado em Ceará-Mirim.

Paraibano (ida da semifinal) - Hoje começa o embate Treze x Campinense, enquanto ontem o Botafogo marcou 3 de diferença no Atlético e será finalista até se tomar os mesmos 3 de diferença na volta.

Sergipano (penúltima de 10 rodadas do hexagonal) - A vitória do Confiança sobre o Itabaiana deixou o derrotado com 22 pontos e o exitoso com 17, consequentemente, ambos decidirão o "Vaquerão" pois o mais próximo da segunda vaga, o Sergipe, está 5 pontos atrás com apenas mais 3 por disputar.

Copa Verde (volta da semifinal) - O Paysandu saberá hoje se enfrentará Luverdense ou Rondoniense. A vantagem é mato-grossense por 2 x 1, restando aos nortistas terem que marcar dois ou mais de diferença.

Brasiliense (ida da semifinal) - É dia útil, mas Sobradinho x Brasiliense e Paracatu x Ceilândia serão à tarde.

Primeira Liga (última de 3 rodadas) - O último clássico de Florianópolis em 2017 vale apenas para o Figueirense, que precisa ganhar por 3 ou mais gols de diferença ou por dois a partir de 4 x 2, já que vitória por 3 x 1 fará ele e o Paraná empatarem em 4 pontos e nos demais critérios seguintes (até em confronto direto, o deles foi empate), o que levaria para os cartões a definição de quem, além do Londrina, vai do Grupo D para as quartas-de-final. O Avaí já está eliminado e apenas "treinará" para a final estadual contra a Chapecoense.

Mineiro Módulo II (4ª de 10 rodadas do hexagonal final) - O Boa Esporte foi a Juiz de Fora e derrotou o Tupynambás para estar em 4° lugar com 5 pontos - só campeão e vice subirão, e o vice Betinense já está com 9. Sábado, os bovetas recebem o Nacional. Detalhe: primeiro jogo de futebol vencido por Bruno desde Palmeiras 0 x 1 Flamengo pelo Brasileirão, no Pacaembu, no dia dos 7 anos deste PB (2 de junho de 2010).

Quando não é para ser, não é

Barcelona que o diga. Se ele jogasse mais 10 horas, ainda assim não teria marcado um só golzinho que fosse na Juventus, que não era aquele filme do Bruce Willis em 2000, mas estava o próprio "corpo fechado" - se bem que Buffon só trabalhou duas ou três vezes o jogo inteiro pela pontaria irreconhecível dos catalães, não a ponto de poder tomar cafezinho igual ao "São" Marcos, mas não ficando tão distante disso, não. Classificação merecidíssima da Velha Senhora, que mostrou ao Paris Saint Germain como é que se faz com competência par e ímpar tanto para ficar muito na frente quanto para saber levar numa boa a volta, suportando a pressão adversária para deixá-los se cansarem e, então, buscar estocadas esporádicas, mas fatais - e quase a Juve marcou, lembremos. Ao mesmo tempo, o Monaco trincou de novo o Borussia Dortmund para se classificar. Falcão Garcia foi "o cara". Com um gol ontem, chegou aos 45 em 50 pelejas por torneios da UEFA, excelente média de 0,9 gol por atuação.

Eu sei que amanhã é feriado de Tiradentes e que feriado é aquela ocasião em que o vivente aproveita a véspera para dormir mais tarde sem medo de ser feliz. Mas faça um esforço mínimo que seja, nem que seja para acordar, ver o sorteio e, depois, voltar a dormir. Será às 7 "da madrugada" no nosso horário que saberemos quais serão as duas semifinais - e não tem restrição de confronto, vale quaisquer possibilidades. Nesta primeira semifinal desde 2007 ao mesmo tempo sem Barcelona e sem Bayern de Munique, teremos a camisa pesadíssima com "PE" maiúsculo do Real Madrid (11 títulos, 3 vices e agora 14 semifinais), a camisa não menos respeitável da Juventus (2 títulos, 6 vices e agora 3 semifinais) e os ainda inéditos no topo Atlético de Madrid (3 vices e agora 3 semifinais) e Monaco (1 vice e agora 3 semifinais). Bola rolando nas duas primeiras semanas de maio.

Também amanhã pela manhã, saberemos as semifinais da Liga Europa, cujos qualificados são definidos hoje em Manchester United x Anderlecht (1 x 1), Schalke 04 x Ajax (0 x 2), Genk x Celta (2 x 3) e Besiktas x Lyon (1 x 2). Atenções totais para o jogo na Turquia depois daquele horrível incidente da semana passada na França, tão forte que levou a UEFA a ameaçar excluí-los de seus torneios se isso se repetir em um prazo de dois anos.

Curtinhas

*Encontrado morto aos 27 anos o ex-jogador de futebol americano Aaron Hernandez, que defendeu o New England Patriots e que estava preso numa cadeia de Massachussets cumprindo prisão perpétua por matar um atleta semi-profissional da modalidade que namorava sua irmã. Consta ser suicídio, mas seu advogado contesta.

*Há 90 anos nascia Phil Hill, falecido em 2008 e o primeiro americano campeão de Fórmula 1 (em 1961).

*Serena Williams grávida de 5 meses. Detalhe: ela não joga desde que foi campeã na Austrália no fim de janeiro. Consequentemente, jogou estando grávida de dois meses. Essa mulher é um assombro extraordinário. E esse bebê já vai nascer campeão de Grand Slam. Primeira palavra dele será: "champion!"

*Confirmado para 1° de julho o início do primeiro campeonato Brasil Futebol Americano, que terá 30 equipes em quatro conferências. Serão 95 partidas, com 80 da temporada regular, 12 de playoffs regionais e 3 do playoff nacional do título. Este ano não tem Região Norte, mas a ideia é agregá-la nos próximos anos.

*A Conferência Sul terá Coritiba Crocodiles, Curitiba Brown Spiders, Juventude FA, Paraná HP, Santa Maria Soldiers, São José Istepôs e Timbó Rex. Já a Conferência Sudeste tem dois grupos: o Oeste com Corinthians Steamrollers, Flamengo Futebol Americano, Sada Cruzeiro, Santos Tsunami e Vasco da Gama Patriotas; e o Leste com Botafogo Reptiles, Lusa Lions, Minas Locomotiva, São Paulo Storm e Vila Velha Tritões.

*A Conferência Centro-Oeste reunirá Brasília Tubarões, Campo Grande Predadores, Cuiabá Arsenal, Goiânia Rednecks e Sinop Coyotes. Por fim, a Conferência Nordeste também tem dois grupos: o Norte traz América (de Natal) Bulls, Ceará Caçadores, Mossoró Petroleiros e Tropa Campina, enquanto o Sul terá João Pessoa Espectros, Recife Mariners, Recife Pirates e Vitória FA. Tomara que seja um grande sucesso o torneio!

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*A data oficial da inauguração será celebrada daqui a 10 dias, mas já hoje a Rádio Guaíba completa 60 anos no ar pois foi em caráter experimental que o prefixo AM 720 aqui de Porto Alegre entrou no ar às 12h07, tendo em Aden Rossi e Adroaldo Streck seus primeiros locutores. Já falecido, Streck lembrou em entrevista ao excepcional projeto "Vozes do Rádio" da Famecos em 2005 que este horário quebrado em sete minutos se deu por causa de um problema de energia elétrica nos estúdios localizados no imortal Edifício Hudson, na Caldas Júnior. Portanto, consideremos desde já abertas as comemorações da Guaíba sexagenária - aliás, o aniversário vai cair exatamente no domingo da primeira partida da final do Campeonato Gaúcho, melhor ainda o acontecimento.

*Anunciado pela direção do Grupo NC que será uma consulta pública que definirá o novo nome da RBS de Santa Catarina. Até aí tudo bem, é legal a iniciativa de deixar o telespectador escolher a nova marca da afiliada da Rede Globo neste estado (a RBS passa a novamente ficar só aqui no Rio Grande do Sul). Só tem uma coisa: os nomes escolhidos pela empresa de consultoria Interbrand não me convenceram nada, com todo o respeito. Se fosse por mim, eu descartaria os três na hora, sem pensar duas vezes. Ó as opções: Lig, que remete à ligação (???????); DNC, que remete a DNA catarinense (como diria Ulisses Costa: mas o que que é isso?????); e NSC, de "Nossa Santa Catarina" (esse ainda é o menos ruinzinho e que seja o eleito, portanto, só que não é nada de nada original pois copia descaradamente a sigla do National Sports Channel, finado canal esportivo comandado de 2003 a 2007 pelo Octávio Muniz com transmissão via Tecsat). Ainda vão definir o dia da abertura da consulta.

*O "Hora 1" da Globo desta quinta para sexta terá uma novidade: uma estreante na previsão do tempo. Com Monalisa Perrone de folga, Izabella Camargo apresentará o jornal como sempre acontece nestas ocasiões e as temperaturas serão passadas pela Jacqueline Brazil, pela primeira vez em rede nacional nesta função, ela que é conhecida dos paulistas por sempre participar do quarentão "Bom Dia São Paulo".

*Adquirido pela Viacom (dona da MTV) o grupo humorístico Porta dos Fundos, do qual agora é sócia majoritária.

*Leio no Flávio Ricco que o Viva adotará um novo expediente a partir de maio, quando "Tieta" substituirá "A Gata Comeu": além dos capítulos de segunda a sábado às 15h30 e à 0h30, todos os seis da semana serão reprisados em sequência aos domingos, a partir das 19h. Primeira vez que o canal fará isso com uma novela.

*Luto pela morte aos 86 anos de Neuza Amaral, vitimada por uma embolia pulmonar. Ex-vereadora carioca, fez novelas como "Selva de Pedra" (a original) e atuou pela vez última há uma década, em "Pé na Jaca".

*"Tieta", da qual participou Miriam Pires, nascida há 90 anos hoje completados e que também fez tramas como "Irmãos Coragem" na Globo, "Meus Filhos, Minha Vida" no SBT e "Xica da Silva" na Manchete. Atualmente ela é revista em "Senhora do Destino", durante as gravações da qual veio a falecer em 2004.

*Nascia há 65 anos Chiquinho Brandão, que fez filmes como "Beijo 2348/72" e novelas como "Top Model". Ele morreu em 1991, durante as gravações da minissérie "O Sorriso do Lagarto".

*Bruno Ferrari faz 35 anos nesta quinta. Iniciado na Globo, saiu pouco depois e fez diversas novelas na Record, recentemente reapareceu em "Chamas da Vida". Retornou ao Plim-Plim em "Liberdade, Liberdade".

*Quentissimamente sensualíssima ex-coelhinha da Playboy e salva-vidas de "SOS Malibu", a excitantérrima Carmen Electra celebra hoje 45 anos. Ela chegou a ser casada com Dennis Rodman por algumas semanas.

*Quinta-feira dos 80 anos de George Takei, o eterno oficial Sulu da saga original de "Jornada nas Estrelas".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Tatiana Alencar

Tatiana Alencar, nova repórter esportiva da NordesTV (Band Ceará) no lugar de Ana Cláudia Andrade, que saiu para cuidar da família. Muito lindindinha e graciosa.

Clipe do Dia I

Baterista e co-fundador da banda de metal progressivo Dream Theater, da qual fez parte de 1985 a 2010, Mike Portnoy completa hoje 50 anos. Destaco aqui seus dotes musicais em um "Instrumedley" ao vivo em Budokan.

Clipe do Dia II

Uma das clássicas novelas das 7, "Brega & Chique" estreava na Globo há 30 anos fechados nesta quinta-feira. Cassiano Gabus Mendes escrevendo e Marília Pêra e Glória Menezes estrelando lideraram um grande sucesso, que mereceu reprise no "Vale a Pena Ver de Novo" apenas dois anos depois e que teve mais uma daquelas ótimas trilhas sonoras que diversas "telelágrimas" nos deram na década de 80. Dos sons nacionais, separei três temas: o primeiro é "Pelado", com Ultraje a Rigor, o da famosa e popular abertura com aquele modelo peladão - cujo traseiro teve que ser tapado em dado momento por uma folhinha de arruda; o segundo é "Pega Rapaz", com Rita Lee; e o terceiro é "Cowboy Fora da Lei", com Raul Seixas. Estas duas canções vêm nos clipes produzidos especialmente para o "Fantástico". Da trilha internacional, destaco dois "temóns" dos meus preferidos: este aqui é "In Too Deep", com Genesis; e este aqui é "Is This Love?", com Whitesnake (ah, Tawny Kitaen... aaaaahhhh!!!!).

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Grandes contendas teremos aqui em Porto Alegre, promessa de fortes emoções na Arena e no Gigante.

"24 Horas" volta antes que saibamos quando teremos aqui Palmeiras x Inter e Grêmio x Flu!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.