.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 19 de abril de 2017 - ANO 14, EDIÇÃO 120
Duelos com muita história

São os da quarta fase da Copa do Brasil, cujos cinco classificados serão definidos nesta quarta-feira para amanhã sabermos ao meio-dia quem eles enfrentarão nas oitavas-de-final. Só Joinville x Sport é um embate inédito neste torneio. A vantagem é pernambucana por 2 x 1, mas os catarinenses só precisam de 1 x 0 para avançar e podem ser favorecidos pelas várias ausências rubro-negras entre elas "apenas" a do Diego Souza.

Também no Sul e mais cedo, tem Paraná x Vitória. Os tricolores têm 2 x 0 de frente e têm tudo para repetir 1996 e 2008, quando também se deram melhor que os baianos. Já o Fluminense será mandante e precisa de apenas 1 x 0 sobre o Goiás, que tem o empate a favor depois dos 2 x 1 no Centro-Oeste. É a terceira vez deles na CB, cada um se deu bem nas anteriores. Os cariocas repetirão 2009 ou os goianos vão reprisar 2013?

Os embates envolvendo os clubes paulistas prometem fortes emoções, ainda mais por serem em dois dos mais eletrizantes clássicos interestaduais brasileiros. O Cruzeiro defende 2 x 0 de frente sobre o São Paulo do reeleito presidente Carlos Augusto de Barros e Silva. Os mineiros nunca perderam para os paulistas na competição, na qual se deram bem em 1993 e, especialmente, na final de 2000. É uma vantagem ótima.

Mais tarde, teremos Corinthians e Internacional em Sampa City. Qual enfrentamento de CB será reprisado? O vencido pelos colorados campeões de 1992 por 4 x 0? Ou o ganho pelos corintianos campeões de 2009 por 2 x 0? Com 1 x 1 na ida, 0 x 0 favorece os paulistas e só de 2 x 2 em diante o empate vale para os gaúchos. A grande ausência vermelha é D'Alessandro, enquanto Jadson permanecia como a principal dúvida alvinegra.

Como é que aquela bola não entrou?

O gol perdido pelo Túlio de Melo no empate da Chapecoense com o Nacional é um dos mais surreais que já vi, como se a bola "não quisesse" entrar. Ah, como faria diferença para melhor se o gol acontecesse... Não estariam os catarinenses com os mesmos 4 pontos dos uruguaios no Grupo 7 como estão agora, acima dos 3 do Zulia e abaixo dos 6 do Lanús, ontem ganhador por uma mão cheia de tentos. Assim sendo, é como diria minha mãe: não tem "perhaps", Chape; é tratar de vencer os uruguaios na casa deles terça-feira que vem.

Hoje temos o Santos visitando o Independiente Santa Fe pelo Grupo 2, que ontem teve Sporting Cristal e Strongest "oxados", o que deixou paulistas e bolivianos com 4 pontos, colombianos com 3 e peruanos com 2 no Grupo 2. O Peixe vem de 8 jogos sem derrota atuando na Colômbia, o último deles ganho sobre o Once Caldas no vitorioso ano de 2011, e já bateu o Santa Fe na casa dele marcando 2 x 1 em amistoso disputado em 1970. Cabe observar o Santos sobretudo devido ao seu último jogo ter acontecido há uma semana e meia.

Envolvido com a semifinal estadual contra a URT e contando com Fred na Libertadores, o Atlético Mineiro visita o Libertad no Paraguai. Eles já se encararam em 1946 num amistoso e deu Galo por 2 x 0 em Belo Horizonte. São 4 pontos para os alvinegros no Grupo 6 contra um dos adversários. Também hoje, temos Zamora x Iquique no Grupo 7, ambos zerados e ambos derrotados pelo Grêmio nas rodadas anteriores. Já o Grupo 1 iniciará a rodada com Estudiantes x Atlético Nacional, também os dois com 0 ponto e superados pelo Botafogo.

Outros destaques da bola rolando

Cearense (3° jogo da semifinal) - Sai hoje o primeiro finalista. O Ferroviário joga pelo empate e o Fortaleza tem que ganhar por qualquer placar para provocar a disputa em tiros livres da marca penal.

Alagoano (ida da semifinal) - Murici x CRB e CSA x ASA dão o pontapé inicial para a penúltima fase.

Potiguar (volta da final do 2° turno) - A vantagem do ABC é extraordinária pois até mesmo tomando 4 gols de diferença será ele o oponente do Globo na final do campeonato. Tá braba a coisa para o Potiguar.

Paraibano (ida da semifinal) - Atlético x Botafogo é o primeiro jogo realizado. Nas 18 rodadas da primeira fase, a equipe de João Pessoa liderou com 40 pontos, enquanto o time de Cajazeiras ficou em 4° com 27.

Copa Verde (volta da semifinal) - O Santos do Amapá saiu na frente, mas o Paysandu virou e ampliou para ser finalista pela terceira vez em 4 edições do certame (só no ano retrasado não foi para as cabeças). O Papão saberá amanhã se pegará Luverdense ou Rondoniense na quarta que vem e no dia 17 de maio.

A arbitragem estragou um senhor jogo

Tantas vezes temos que aguentar no osso algo que "parece futebol", seja aqui no Brasil ou em outros países, e devemos enaltecer quando uma partida de futebol bem disputado dos dois lados acontece. Ainda digo que isso se aplica ao Real Madrid x Bayern de Munique de ontem, emocionante do começo ao fim com bons momentos dos dois lados. Porém, a arbitragem do sr. Viktor Kassai estragou a partida com uma série de equívocos: dois gols do Cristiano Ronaldo (agora com 100 no histórico da Liga dos Campeões com os três de ontem) em impedimento, o de empate demais de vergonhoso e o da virada também adiantado ao receber após sensacional lance do Marcelo (que completou 400 atuações pelos merengues); teve impedimento do Lewandowski no segundo gol alemão, quando a defesa tirou dele e Sergio Ramos fez a crocodilagem que fez; em duas ocasiões era para Casemiro ser expulso, mas nada de vir o segundo amarelo; e a expulsão do Vidal foi errada pois não era falta para cartão, já que ele foi na bola e a afastou, ao mesmo tempo derrubando Asensio, mas sem a intenção deliberada da infração. Quer dizer: da parte dos times, uma partidaça; mas como falar dela sem citar os erros da arbitragem?

Bom, no fim das contas teve festa dupla em Madrid pois, além da sétima semifinal seguida da parte do Real, o Atlético passou de fase ao empatar com o Leicester, que desta vez não fez o raio cair duas vezes no mesmo lugar - que é a tentativa de hoje do Barcelona ao receber uma Juventus com 3 x 0 de vantagem ao mesmo tempo que o Borussia Dortmund precisa reviravoltar o 3 x 2 favorável do Monaco em pleno Principado. Sempre lembrando que o sorteio das semifinais acontecerá na sexta-feira, feriado para nós do Brasil, às 7 da "madrugada".

Curtinhas

*Vocês realmente acham que aquela polêmica de 1987 vai acabar só porque o Supremo Tribunal Federal ontem estabeleceu o Sport como único campeão brasileiro por não levar adiante a apelação do Flamengo? Enganados estarão os que pensarem isso. Só ver o que as pessoas pensam. Suas opiniões não mudaram nadinha.

*O Santos terá um time de ex-jogadores seus (incluindo o "Messias" Giovanni) fazendo amanhã um amistoso comemorativo dos seus 105 anos contra o xará da Argentina, que é chamado Santos em sua homenagem e não é profissionalizada. Jogo na Vila Belmiro às 3 da tarde, ingresso vale um quilo de alimento não perecível.

*Ganchos pesados para os brigões do clássico curitibano das quartas-de-final: Atlético sem Douglas Coutinho por 9 partidas, sem Weverton por 8 e sem Warleson por 4 (logo, fora do Campeonato Paranaense estão, tanto na semi contra o Londrina no domingo quanto caso sejam finalistas contra Coritiba ou Cianorte); e Paraná sem Nathan por 7 jogos e sem Felipe Alves por 4. O rubro-negro tentará um efeito suspensivo para seus castigados.

*Fórmula 1 na cadeia, mais especificamente Vijay Mallya, dono da Force India. Equivalente a R$ 3,5 bilhões em dívidas com o governo indiano, operação da Scotland Yard pondo ele atrás das grades. Bah...

*Tenista predileta desta "24" (embora estremecida a paixonite depois do episódio do doping, algo que sempre tira pontos dos envolvidos), Maria Sharapova faz 30 anos nesta quarta-feira. A "Perestroika Girl" (mais um dos mil e um apelidos que criei nestas mal traçadas linhas e que não "pegou" provavelmente por ser ruim de doer mesmo) venceu todos os quatro Grand Slam, sendo dois títulos em Roland Garros e um nos demais três torneios.

*Tiago Camilo é o novo presidente da comissão de atletas olímpicos brasileiros, Yane Marques é a vice. Detalhe: 622 votantes estavam aptos para o pleito na sede do COB, mas apenas 170 compareceram. Aí é brabo.

*Definidas as quartas-de-final do Novo Basquete Brasil: Flamengo x Pinheiros, Mogi das Cruzes x Vitória, Brasília x Bauru e Franca x Paulistano. Cinco paulistas, um carioca, um baiano e um brasiliense. Em cada confronto, a equipe citada primeiro terá o mando de até três jogos na série melhor-de-cinco.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Atualizado às 18:35: Leio no Comunique-se uma explicação para Reinaldo Azevedo não ser mais colunista do "Jornal da Manhã" da Rádio Jovem Pan desde a quarta-feira retrasada (no dia seguinte, foi avisado no ar pelo apresentador Thiago Uberreich que o comentário não seria mais veiculado): pedido dele mesmo para não mais participar do jornal. Reinaldo permanece normalmente na apresentação do "Os Pingos nos Is" das 18h às 19h.

*Record sem Renato Lombardi por alguns dias no "Balanço Geral SP". De luto está o comentarista de segurança, que forma dupla no noticiário com Reinaldo Gottino e trio com ele e mais Fabíola Reipert no quadro de fofocas "A Hora da Venenosa", devido ao falecimento de sua esposa Adelia no fim da manhã desta terça-feira. Gottino disse que, a pedido do Lombardi, isso não foi falado no ar. Lógico que de imediato ele se ausentou do "Balanço", como constatado nos vídeos da "Venenosa" de ontem. Muita força para o Renato nesta hora difícil!

*Depois de Santa Catarina, também aqui no Rio Grande do Sul vai acabar em 6 de maio o "Mistura", programa de variedades das 14h dos sábados aqui apresentado pela Rodaika Daudt. A justificativa oficial da RBS TV é a exibição dos jogos do Internacional na Série B do Brasileirão às 16h30 (dentro daquilo vigente desde 2006, que é a transmissão de até três jogos regionalizados por sábado nas emissoras da Rede Globo), dias nos quais a programação da rede será mostrada mais cedo ("Estrelas" às 14h e "Caldeirão do Huck" às 14h45) - já que ficaria na base do "uma semana com e outra sem" praticamente o ano todo, o que talvez não achassem legal -, mas consta que prepararão uma nova atração local para 2018. Quando não tiver jogo nem do Colorado, nem do Juventude e nem do Brasil de Pelotas para o sábado à tarde, vai a grade nacional direta, incluindo "Os Caras de Pau" às 14h na "Sessão Comédia", que serve como espaço para filiais e afiliadas exibirem programas locais.

*Sei pelo Thell de Castro de chamadas que o SBT está rodando desde ontem com estes dizeres: "Vem aí a Trajetória do Mito. Aguardem." Explicação: é uma comercial da biografia que Fernando Morgado, especialista em comunicação, está escrevendo sobre Silvio Santos e que será lançada ainda neste mês. Fernando é um dos diversos preservadores da história da televisão e do rádio brasileiros, algo que sempre merece enaltecimento, e é de sua autoria outro livro importantíssimo: "Blota Jr. - A Elegância no Ar". Aguardemos, então!

Bela do Dia: Monique Evelle

Monique Evelle, nova componente do "Profissão Repórter" da Globo, que estreia nova temporada logo após o futebol desta noite. Ela lidera a Fundação Desabafo Social e também os projetos Kumasi e Traíde, sendo considerada uma voz forte do feminismo negro. Vamos cuidar como será sua participação no programa do Caco Barcellos.

*Não costumo fazer citações desse tipo por não ser chegado em "jornalismo celebridando", mas como estamos todos consternados nesta semana com o anunciado encerramento do site Ego (rs), recordarei a ocasião: faz 10 anos nesta quarta-feira que Eliana "Dedinhos" e Eduardo Guedes anunciavam sua superação.

*Atuante em filmes como "Assassinato no Expresso Oriente", "Superman 2" e "Mulheres Diabólicas", o ator francês Jean-Pierre Cassel faleceu há 10 anos hoje completados. Ele nasceu em 1932.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Depois de tudo que aconteceu ontem no Santiago Bernabéu, lembrei de uma música que roda há muitos anos nos programas de rádio do Milton Neves, desde a Jovem Pan e também na Bandeirantes, só porque não tem nenhuma data em 0 ou 5 para hoje neste tópico e a zoeira não pode nunca parar (rs): aqui está "Juiz Ladrão", hilário tema de Muniz Teixeira e Maracaí, que foi gravado em 2002 por Valderi & Mizael.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Tigres e Pachuca empatados na final da Concachampions. Novo 1 x 1 semana que vem levará aos pênaltis.

"24 Horas" volta antes que saibamos qual mexicano conquistará o troféu da Concacaf!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.