.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 11 de abril de 2017 - ANO 14, EDIÇÃO 114
Para ter uma Libertadores melhor que as últimas

É isso que o Grêmio busca neste 2017, já indicando isso a partir da estreia vitoriosa sobre o Zamora na Venezuela e que quer reafirmar esta noite ao estrear diante de sua gente. O adversário é o Deportes Iquique, clube jovem e que pela primeira vez enfrentará uma equipe do Brasil. Credenciado pelo título da Copa do Brasil, o Tricolor espera ter uma Libertadores melhor este ano do que nos últimos. A última campanha efetivamente boa remonta ainda a 2009, quando caiu na semifinal para o posterior vice-campeão Cruzeiro. Também esperam os gremistas que venha esta noite a primeira vitória de sua esquadra contra um oponente chileno em Libertadores aqui em Porto Alegre. Que não se repita nem o até hoje inexplicável empate sem gols com a Universidad de Chile em 2009 (revi hoje o compacto pro "Raridade Rara" da coluna "PM" e não entendi como aquele jogo não acabou 4 ou 5 x 0, no mínimo) e muito menos as derrotas para Universidad Católica em 2011 e Huachipato em 2013. Não precisa nem repetir a goleada sobre o Veranópolis no sábado. Basta vencer para seguir 100%. E aposto que assim será.

Também esta noite, outros grupos de brasileiros são movimentados por seus rivais: o do Botafogo tem Estudiantes x Barcelona, o do Palmeiras mostra Jorge Wilstermann x Atlético Tucumán e o do Atlético Mineiro nos reserva Libertad x Godoy Cruz. Os três brasileiros citados também estarão em campo nesta semana.

Bola rolando na segunda à noite

O Paulistão não terá os quatro grandes na semifinal pois a Ponte Preta perdeu pro Santos nos 90 minutos, o que aumentou para 18 as vitórias consecutivas no Pacaembu ontem com 37 mil fãs (melhor plateia santista enquanto mandante desde 2014), mas deu a volta por cima nos pênaltis com Aranha sendo decisivo ao catar uma cobrança para eliminá-lo - igual fizera o Ituano na decisão de 2014 e no mesmo estádio onde a Macaca excluiu o Corinthians em 2012. Não foi pouca coisa o que aconteceu: o Peixe não ficava fora nem digo da final, mas sim dos quatro primeiros desde 2008, ano em que justamente Ponte e Palmeiras fizeram a decisão ao eliminarem respectivamente Guaratinguetá e São Paulo. Foi mantida a rotina dos anos 2000, tempo no qual somente quatro Paulistões tiveram os quatro principais nos quatro primeiros lugares: 2000, 2009, 2011 e 2015. De mais a mais, sempre teve alguém da Grande Sampa City ou do interior como "estranho no ninho", o que contrasta enormemente com a década de 1990, na qual somente 1992 não teve ou os quatro principais no "comando das picapes" ou os quatro paulistanos - e aí falo dos bons tempos da Portuguesa, que assim esteve em 1991, 1995 e 1996. Bom, as semifinais terão o já citado Palmeiras x Ponte Preta e Corinthians x São Paulo nos dois próximos fins-de-semana.

Enquanto isso, Pernambuco vive uma edição lamentável em termos de presença de público, com partidas tendo plateias diminutas com "DI" maiúsculo. Não é apenas o clássico de ontem com pouco mais de 5 mil viventes, isso tem sido uma constante no campeonato inteiro, o que evidentemente aborrece demais a coletividade futebolística estadual e faz com que reformulações sejam necessárias para, como cantaria Noite Ilustrada, levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. Bom, o Náutico venceu o Santa Cruz fora de casa e a pontuação do hexagonal ficou assim: Salgueiro com 23, Náutico com 18, Sport com 17 e Santa com 16. Desta feita, a semifinal começará no sábado com Santa x Salgueiro às 18h30 e no domingo com Sport x Náutico às 16h.

Um panorama do Brasileirão Feminino

6 rodadas de 14 já foram disputadas. O Grupo 1 apresenta: Iranduba e Corinthians com 18; Audax com 10; Kindermann com 7; Sport com 6; São Francisco e Grêmio com 4; e Vitória das Tabocas com 1. O Grupo 2 tem: Rio Preto e Santos com 15; Flamengo com 12; Ferroviária com 10; Foz Cataratas com 9; São José e Ponte Preta com 4; e Vitória com 1. Curioso isso, os dois Vitória são os que menos vencem, daí lanternas.

A primeira metade será completada neste meio de semana: hoje, Vitória x São José às 15h; amanhã, Vitória das Tabocas x Sport, Ponte Preta x Rio Preto, Ferroviária x Santos e São Francisco x Audax às 15h, Flamengo x Foz Cataratas às 19h30 e Iranduba x Corinthians às 21h; e sexta, Kindermann x Grêmio às 15h30.

Chegaram as quartas da Champions League

Duas partidas hoje: Juventus x Barcelona, "revival" das quartas de 2003 com êxito da Juve e da final de 2015 com caneco do Barça, primeiro reencontro do agora "italiano" Daniel Alves com o clube catalão onde foi tão feliz; e Borussia Dortmund x Monaco. Amanhã tem Bayern de Munique x Real Madrid e Atlético de Madrid x Leicester. Em termos de Barcelona, é um dia de jogo que divide atenção com uma novidade de impacto: três jogos de gancho para Neymar pela expulsão contra o Málaga. Assim, ele está fora do superclássico contra o Real dia 23.

Curtinhas

*45 pessoas detidas por briga do lado de fora da Fonte Nova e, pior ainda por irremediável, um moço assassinado a quatro dias de completar 18 anos. Infelizmente, o Ba-Vi de domingo também ficou marcado pela violência.

*Zagueiro do São José, Wagner foi chamado de "macaco" por um torcedor do Novo Hamburgo sábado passado. 2017 e continuamos testemunhando acontecimentos repugnantes como este. Até quando?

*O Gauchão vale mais que a Série D do Brasileirão? Para Vitor Magalhães, sim. Por não concordar com a presença do São Paulo de Rio Grande no torneio nacional ao entender que seria desastroso um rebaixamento no estadual, ele renunciou à presidência do clube, assumida até o fim do mandato o vice Hugo Leonardo Melo.

*Athirson não tem dado sorte como treinador. A última foi treinar o Tocantins de Miracema por apenas 45 minutos de uma partida pelo Campeonato Tocantinense ao longo de somente uma semana e meia. Baaahhh!!!

*Edgardo Bauza não é mais técnico da Argentina, a qual comandou em 3 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. Antes dele, a seleção estava em terceiro nas Eliminatórias. Agora, está em quinto. Mais do que previsível.

*Será o Japão o adversário do Brasil na repescagem da Copa Davis, em setembro. Partidas lá na Ásia.

*Começaram as semifinais melhor-de-três da Liga de Basquete Feminino. Uma foi ainda anteontem: Sampaio Corrêa 51 x 74 Corinthians. O segundo jogo é sexta, em Americana. A outra iniciou ontem à noite com Santo André 61 x 87 Uninassau. A segunda partida é no sábado de manhã, no Recife.

*Capitaneado por José Roberto Guimarães, o Barueri conquistou a Série B da Superliga Feminina ao aplicar 3 x 0 (25/10, 25/11 e 25/20) no Curitibano, o que assegura a nova equipe paulista na próxima edição "às ganhas" da competição. Já as paranaenses disputarão a seletiva qualificatória Taça Ouro.

*Por falar na Superliga Feminina: sai ou não sai hoje a adversária do Vôlei Nestlé na finalíssima? Se der Minas, acaba tudo. Dando Rexona/SESC, teremos o tira-teima definitivo na sexta-feira.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*A Folha de S.Paulo publicou uma reportagem da Gabriela Sá Pessôa sobre a volta do Anthony Garotinho à Super Rádio Tupi, que não foi normal tanto devido ao ainda turbulento momento da emissora após as recentes greves quanto pela também recente prisão do ex-governador fluminense. Ponto que mais me chamou a atenção: Garotinho não é contratado da Tupi e sim tem uma "parceria", conforme o diretor comercial Edson Perrota. O pagamento dele é um percentual sobre a publicidade levada para a estação, percentual não confirmado pelo diretor, mas que a repórter afirma ser de 36% de cada contrato publicitário. Com a expectativa de arrecadação de até 1 milhão de "temers" por mês, a cifra cobre a produção (equipe própria do radialista) e brindes dados aos ouvintes.

*Leio no Flávio Ricco que não será apenas na BandNews FM, onde estreará em breve à frente do "BandNews em Alta Frequência" devido ao retorno da Tatiana Vasconcellos à CBN, que Gabriela Mayer será aproveitada. Além da rádio, a Bandeirantes também aproveitará a ex-Cultura na TV - resta saber se na aberta ou no BandNews.

*Sei pelo Gabriel Vaquer que a reportagem de sexta-feira passada no "Jornal da Band", toda contrária à Simba (Record, SBT e RedeTV!) na briga com as operadoras de TV por assinatura, foi feita por ordem da direção a partir de pressão das patrocinadoras Sky e Claro por elas quererem responder à altura os ataques das três emissoras, conforme gente do departamento de jornalismo da Band. Estas pessoas disseram ainda ter sido contra a vontade a realização da reportagem, mas ordens são ordens e aí já viu. Consta que ninguém se pronuncia às claras sobre isso por medo de demissão ou coisa ainda pior, e que mais matérias do tipo virão aí. Brabo... Se bem que não é nada que, infelizmente, já não tenha acontecido em algum momento em várias TVs, rádios, jornais e sites.

*Você leu na coluna de ontem que Silvio Santos disse para Rachel Sheherazade no Troféu Imprensa que não a havia contratado para dar opinião nos noticiários e sim "por sua beleza" e para "ler o teleprompter". Isso deixou bastante gente indignada nas redes sociais, até mesmo pessoas totalmente contrárias à apresentadora do "SBT Brasil" (leia-se: esquerdistas que detestam e abominam sua visão direitista das coisas) manifestaram apoio a ela e repúdio ao dono do SBT ao acusá-lo de assédio moral. Pois ontem, depois de toda esta repercussão, Rachel escreveu isso nas redes sociais: "Patrão, há que haver um mínimo de inteligência para entender nossas brincadeiras! Obrigada pela chance de fazer brilhar o meu intelecto!" E completou com uma citação a Mário Quintana: "A ironia atinge apenas a inteligência. Inútil desperdiçá-la com os que estão longe do seu alcance. Contra estes ainda não se conseguiu inventar nenhuma arma. A burrice é invencível."

*Não chegou a ser um plantão com "PL" maiúsculo por não ter a vinheta do referido com a famigerada trilha sonora que o povo tanto "gosta", mas boletim jornalístico da Globo no meio da madrugada é, sim, "raridade rara". Pois assim aconteceu nesta madrugada apenas em Sampa City no último do intervalo do "Corujão", por volta das 4h30, quando a repórter Mariana Janjácomo entrou ao vivo para noticiar uma greve dos ferroviários, o que assistem aqui (captura do Alef de Lima, crédito a quem merece). Além disso, o filme "Ilha do Medo" acabou um minuto mais cedo só no canal 5.1 para que um novo boletim, desta gravado, entrasse logo antes do início do "Hora 1".

*A temporada do "Tá no Ar" acaba hoje e terá um ar "retrô", com seus quadros remetendo aos anos 70, incluindo o "Balada Disco", a versão discoteca da "Balada VIP", além de Jorge Bevilacqua ainda repórter antes de apresentar o "Jardim Urgente". Mas o que me mais me chamou a atenção foi o publicado pela Patrícia Kogut: que o episódio terá as locuções do grande Dirceu Rabelo, que "foi a voz oficial da Globo por muitas décadas". Como assim??? Com todo o respeito, mas em que mundo a Patrícia vive para afirmar uma barbaridade dessas? "Foi a voz oficial"? Mas o Dirceu, graças a Deus, segue firme e forte na maioria das chamadas da emissora, ainda que divididas atualmente com Mabel Cezar e McKeidy Lisita. Não entendi o que ela quis dizer, sinceramente.

*Não costumo falar do "Big Brother Brasil" pois não gosto deste programa e por isso não o assisto, mas claro que não deixo de saber do que nele acontece até por muita gente com quem me dou e vários colunistas que leio abordarem o que ali se passa. Só há uma coisa a se dizer sobre o caso da expulsão do Marcos: demorou muito. Com o comportamento altamente perigoso mostrado por ele nas cenas que assisti dele com a Emily, sobretudo com mulheres (mais grave ainda), era para ter saído antes ainda. Assim, cenas desconfortáveis como essas não precisariam ser exibidas em rede nacional, ainda mais em um programa que se diz de entretenimento e onde isso que se viu não pode ser enquadrado como "entretenimento". Quem tratou aqui com absoluta perfeição foi o jornal Meia Hora, costumeiramente conhecido pelas capas hilárias, mas hoje de seriedade ímpar.

*(respirando fundo) Voltemos a falar de pessoas que valem a pena, daquilo que é bom e merece valor. Cris Vianna, por exemplo. Boa atriz e uma mulher lindíssima pra dedéu, ela completa 40 anos nesta terça-feira. Estreada em novelas em "América", atuou em várias produções na última década, como "Duas Caras" e "Império". Mas não há como não lembrar é das cenas dela tomando banho de mangueira em "Fina Estampa".

*Oscar de coadjuvante pelo Mestre de Cerimônias em "Cabaret", Joel Grey completa hoje 85 anos.

*Se não falecesse em 2014, Meshach Taylor faria 70 anos nesta terça. Ele fez o Anthony, o único componente masculino do elenco fixo da série cômica "Designing Women" entre 1986 e 1993.

*Homônimo do "Padrinho do Soul", James Brown morreu há 25 anos hoje fechados. Nascido em 1920, ele atuou como o Tenente Rip Masters nos 166 episódios de "As Aventuras de Rin-Tin-Tin" de 1954 a 1959.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Vitória Famer

Vitória Famer, repórter da Rádio Guaíba e também apresentadora do semanal "Poder em Pauta". Ela já nasceu ganhando todas quando recebeu seu nome.

Momento Raridade Rara: "X-Tudo"

Um dos programas infantis mais legais da TV Cultura estreava há 25 anos completados nesta terça-feira. Com apresentação do saudoso Gerson de Abreu (que saiu em 1995 para fazer o "Agente G" na Record), tinha no elenco inicial Marcelo Mansfield e Raquel Barcha. Era um programa de entretenimento, que divertia bastante e que não deixava de ter o caráter de ensino, de educação, que sempre marcou as produções da emissora paulista. Com o passar dos anos, artistas como o também saudoso Márcio Ribeiro e a ainda criança Fernanda Souza se juntaram ao programa, que tinha ainda o boneco X manipulado por Fernando Gomes. O "X-Tudo" acabou em 2002 e seguiu reprisado desde então. Assista aqui uma edição de 1992 e não deixe de ver após os créditos finais.

Clipe do Dia

Cantora muito talentosa da nova geração, com uma voz irresistível, Joss Stone completa 30 anos nesta terça. Seu primeiro grande sucesso veio em 2007 e já indicou a qualidade dela: "Super Duper Love".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Efeito suspensivo permite ao Vasco ter Luís Fabiano contra o Botafogo domingo, no Engenhão. É...

"24 Horas" volta antes que tenhamos um próximo efeito suspensivo por aí!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.