.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 21 de março de 2017 - ANO 14, EDIÇÃO 104
Aí, sim, a soberania é absoluta

Obs.: grande parte dos textos estava pronta para publicação nesta segunda-feira, mas poréns pessoais me atrapalharam "em cima da hora". Mantenho a publicação para não ter sido à toa o tempo de suas feituras.

É a do Brasil no Sul-Americano Sub-17, do qual ganhou 12 das 16 edições. Ontem, título assegurado com sonoros 5 x 0 no anfitrião Chile, três gols só do Alan Souza. O goleador do torneio foi nosso também: Vinícius Júnior, sete proezas. O segundo maior anotador também foi brasileiro: Lincoln com cinco tentos, um deles o último deste domingo. De quebra, vaga assegurada no Mundial deste ano na Índia. Se o desempenho no Sul-Americano Sub-20 ficou abaixo da crítica e rendeu até a demissão do Rogério Micale, o do Sub-17 felizmente foi muitissíssimo melhor e fará os comandados de Carlos Amadeu chegarem com o moral nas alturas no Mundial.

Os destaques do futebol brasileiro

Paulista (9ª rodada de 12) - O clássico foi um dos melhores jogos do ano no país e teve o Palmeiras virando sobre o Santos depois dos 40 do segundo com dois gols separados por dois minutos. O Peixe não perdia no mesmo Paulistão para os três maiores rivais desde 1999 e foi a 5ª vez que ele perdeu na mesma edição para Verdão e São Paulo na Vila Belmiro e Corinthians na capital. Os palmeirenses não ganhavam dos santistas enquanto visitantes desde 2012 (em Presidente Prudente) e especificamente na Vila desde 2011. Enquanto o Palmeiras lidera o Grupo C com 21 pontos, o Santos é 3° do D com 13 e não soube tirar proveito das derrotas do Mirassol para o Santo André e da ainda líder Ponte Preta com 15 pontos mesmo perdendo em seus domínios para o Novorizontino. O Corinthians se classificou como 1° do A com 19 antes ainda de perder para a Ferroviária com gol irregular no braço do Alan Mineiro. Já o São Paulo comanda o B com 15, mas desagradou geral ao só empatar com o Ituano. Destaques deste meio de semana: amanhã, Santo André x Ponte; quarta, Palmeiras x Mirassol, São Bento x Santos e Botafogo x São Paulo; e quinta, Corinthians x Red Bull Brasil (este jogo será às 5 da tarde por causa de Uruguai x Brasil e também por grade da TV, pois a Seleção terá pré de uma hora).

Paulista A2 (11ª rodada de 19) - Enquanto o empate com o Penapolense deixou o Guarani em 8° com 16 pontos, a quatro do 4° Bragantino, a vitória diante do Rio Preto fez o Oeste ir a 11° com 13 pontos, dois acima do 15° Mogi Mirim. Destaques de quarta-feira: Guarani x Velo Clube e Oeste x Barretos.

Carioca (2ª rodada de 6 do 2° turno) - Fazia 32 clássicos desde o Brasileirão de 2006 que Vasco e Botafogo não empatavam sem gols. Paciência... Enquanto os vascaínos do novo técnico Milton Mendes estão em 4° no Grupo C com 2 pontos, os botafoguenses estão em 3° no B com 4. O Fluminense teve um reservão, mas ainda assim não dava para dar o vexame que deu diante do Nova Iguaçu, que nunca o havia batido nos 7 desafios anteriores. Os tricolores estão em 2° no C com 3. Quem ganhou foi o Flamengo, gol do Felipe Vizeu aos 46 do segundo para derrotar o Resende e liderar o B com 6 pontos. Destaques deste meio de semana: quarta, Vasco x Madureira e Flamengo x Bangu; e quinta, Botafogo x Fluminense (este clássico às 21h45 por causa da Seleção às 20h, o que fará o jogo no Rio colidir com o do Brasil no Uruguai por cerca de 5 a 10 minutos).

Mineiro (8ª rodada de 11) - Com Fred chegando aos 11 gols em 10 partidas este ano e Rafael Moura salvando a lavoura aos 46 do segundo, o Atlético ganhou do Tricordiano e mantém os 100% que lhe renderam a classificação para a semifinal. O Cruzeiro tá pertinho, mas ainda não assegurou isso pois é 2° com 20 pontos após empatar com o Tombense, cuja cena do "machucado" do seu goleiro foi pífia e patética. E América por América, melhor se deu o de Belo Horizonte sobre o de Teófilo Otoni para ser o 3° com 14. Próxima rodada é só no fim-de-semana: sábado, América x Tricordiano; domingo, Atlético x URT; e segunda, Uberlândia x Cruzeiro.

Mineiro Módulo II (7ª rodada de 10) - O Boa Esporte derrotou o Uberaba fora de casa e é 3° do Grupo B com 12 pontos, encaminhado para o hexagonal decisivo. Nesta quarta, receberá o Mamoré.

Gaúcho (8ª rodada de 11) - O Grêmio só empatou com o Veranópolis em casa e é 3° com 13 pontos. Na noite das 350 atuações de D'Alessandro pelo clube, o Internacional ganhou do São Paulo pelo escore mínimo e é 7° com 10, ainda "vivendo perigosamente". O Brasil caiu para 9° ao seguir com 8 por perder para o São José. Já o clássico serrano teve o Caxias visitante apunhalando o Juventude, 5° com 11. A lamentar o "quase quebra-pau" pós-jogo com torcedores verdes querendo bater nos jogadores grenás. Aí não, aí não... Destaques deste meio de semana: quarta, Novo Hamburgo x Grêmio, Ypiranga x Inter e Cruzeiro x Juventude; e quinta, Brasil x Caxias.

Catarinense (2ª rodada de 9 do 2° turno) - O maior destaque foi o atropelo sem cerimônia da Chapecoense diante do Tubarão por 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 x 0, quatro gols na primeira etapa (três só de Andrei Girotto) e três na segunda para ser a 2ª colocada com 4 pontos. Maior goleada da história do clube, superando os 6 x 0 feitos no Tiradentes pelo estadual de 2004. Outro jogaço foi o 4 x 4 do Criciúma com o Brusque. Por duas vezes os tricolores estiveram na frente, aí os visitantes viraram e ampliaram para 4 x 2 aos 41 do segundo, mas Alex Maranhão fez mais dois aos 43 e aos 47 para chegar aos três no jogo e ao 4° lugar com 4 pontos. O Avaí também quatrilhou, mas só tomou um gol do Metropolitano e é 5° com 3. Mais magrinho o êxito do Joinville, só dois gols diante do Figueirense zerado no duelo e também no returno. Destaques do meio de semana: quarta, Avaí x Tubarão, Almirante Barroso x Chapecoense e Inter de Lages x Figueirense; e quinta, Joinville x Criciúma (este jogo às 18h por causa da Seleção, só para ferrar por A + B = C as rádios AM e FM).

Paranaense (8ª rodada de 11) - O líder Paraná foi aos 21 pontos ao bater o Prudentópolis, o Coritiba é 4° com 14 após os quatro gols no Toledo e o Atlético é 7° com 10 após quatrilhar o Cascavel, enquanto o Londrina é 5° com 11 depois de vencer o Foz fora de casa. Destaques deste meio de semana: quarta, J. Malucelli x Atlético e Londrina x Paraná; e quinta, Coritiba x PSTC (este de horário duplamente idiotaço e burríssimo às 19h30 tanto pela falta total de televisionamento quanto pela simultaneidade com Uruguai x Brasil).

Pernambucano (7ª rodada de 10) - Enquanto o Santa Cruz fez a quina no Central para ser 2° com 12 pontos e o Sport bateu o Belo Jardim para ser 3° com a mesma pontuação, o Náutico caiu para 4° ao parar nos 11 devido à derrota para o Salgueiro, líder com 16 e já na semifinal - e vão com ele os três do Recife pois o Belo só tem 4 e o Central apenas 3. Sábado tem Náutico x Belo Jardim e domingo acontece Sport x Santa.

Baiano (8ª rodada de 11) - O Vitória está classificado ao manter os 100% em 7 atuações com o escore mínimo sobre o Jacuipense, primeiro gol do Piñeda em quase um ano e meio. O Bahia segue o mesmo rumo ao ser 3° com 17 depois de trincar o Galícia, mas a cavadinha do Hernane no pênalti perdido foi um troço inadmissível. Domingo que vem, a rodada aponta Flamengo de Guanambi x Bahia e Jacobina x Vitória.

Cearense (ida das quartas-de-final) - Com 3 x 1 sobre o Uniclinic, dois só do Magno Alves, o Ceará joga por um empate no sábado. Mais fácil o "surtado olímpico" Regynildo Silva virar Fortaleza do que não dar Vozão.

Alagoano (9ª rodada de 10) - O CRB empatou sem gols com o Santa Rita e é 1° do Grupo A com 18 pontos, já classificado para a segunda fase. Domingo que vem, ele fecha a primeira contra o CSA.

Potiguar (3ª rodada de 7 do 2° turno) - Clássico vencido sem dó e nem piedade pelo ABC sobre o América, quatrilho para começar o returno com tudo - sim, começar, pois os dois primeiros jogos do Alvinegro ficaram para daqui a alguns dias devido à Copa do Brasil. Sábado, ele enfrentará o Santa Cruz.

Copa do Nordeste (6ª rodada de 6) - Quarta-feira tem a definição dos quadrifinalistas. Três já estão assegurados, portanto, falta definir outros cinco. Grupos e panoramas: A com Santa Cruz (2° com 10) x Campinense (1° com 11 e classificado) e Uniclinic x Náutico (3° com 7); B com Bahia (1° com 11 e classificado) x Fortaleza e Altos x Moto Club; C com Sampaio Corrêa x Sport (1° com 13 e classificado) e Juazeirense x River (2° com 10); D com CRB (2° com 8) x Itabaiana (1° com 10) e ABC x CSA; e E com Sergipe x Vitória (1° e 2° ambos com 10 pontos) e Botafogo de João Pessoa x América de Natal. Sete jogos com algo válido e três "amistosaços".

Goiano (10ª rodada de 15) - O Atlético meteu 3 no CRAC todos com o estreante João Pedro para ser 2° do Grupo B com 17 pontos, atrás apenas da Aparecidense, que ganhou do Vila Nova, que é 2° do A com 17 pois Hiroshi chutou para fora um pênalti em cavadinha e Wallyson perdeu outro ao acertar na trave. Já o Goiás lidera o A com 18, mas empatou com o Anápolis e não venceu pois Wagner Bueno deu uma de Victor na Libertadores de 2013 ao defender um pênalti com o pé. Nesta quarta, tem Iporá x Vila e Goiás x CRAC.

Mato-Grossense (9ª rodada de 10) - Quarta, o Luverdense (2° do A com 14) visitará o Operário.

Paraense (8ª rodada de 10) - O Paysandu (líder do A1 com 15) joga fora contra o São Francisco na quarta.

Copa Verde (volta das oitavas) - As respectivas eliminações de Galvez, São Raimundo de Roraima, Fast, Atlético Acreano, Ceilândia, Tocantins, Operário de Campo Grande e Cuiabá fazem a próxima fase ser composta de Paysandu x Águia, Santos do Amapá x Remo, Luverdense x Rio Branco do Espírito Santo e Luziânia x Rondoniense. Idas na quarta-feira da semana que vem e voltas em 2 de abril.

Primeira Liga (3ª rodada de 3) - O Grupo C acaba nesta terça com Joinville x o classificado Cruzeiro líder com 6 pontos. O JEC precisa vencer por quatro ou mais gols de diferença ou por três a partir de 5 x 2 - não vai adiantar ganhar por 4 x 1 pois, no critério do confronto direto, ele perderia para o Atlético Mineiro. É mais fácil a Maíra Lemos ser contratada pela RBS TV daqui (quem me dera) do que não dar Galo. Na Raposa, o destaque é a primeira presença de Dedé nos relacionados após um ano, sendo que ele não jogou uma vez sequer em 2015 e atuou somente seis vezes no ano passado. Muita força para ele e dias melhores.

Eliminatórias da Copa do Mundo (13ª rodada de 18) - Quinta-feira tem Uruguai (2° com 23) x Brasil (1° com 27), Paraguai (7° com 15) x Equador (3° com 20), Argentina (5° com 19) x Chile (4° com 20), Colômbia (6° com 18) x Bolívia (9° com 7) e Venezuela (10° com 5) x Peru (8° com 14).

Os destaques dos nacionais europeus

Espanha (28ª rodada de 38) - Com direito a um gol do Casemiro, o Real Madrid passou pelo Athletic Bilbao e lidera com 65 pontos e um jogo a menos (ainda aquele contra o Celta), enquanto o Barcelona foi aos 63 ao abotoar o Valencia. Messi fez dois gols num mesmo jogo pelo clube catalão pela 100ª vez e completou 8 temporadas consecutivas marcando no mínimo 40 gols pela equipe. É um "extraterrestre" mesmo.

Itália (29ª rodada de 38) - A Juventus ganhou mais uma, deu pra bola da Sampdoria. 73 pontos da Velha Senhora contra 65 da Roma, mesmo sendo o Sassuolo abatido na capital.

Inglaterra (28ª rodada de 38) - O Chelsea venceu o Stoke City para ir aos 69 pontos, dez acima do Tottenham, com direito a um gol do Willian. Por outro lado, o Leicester superou o West Ham, é 15° com 30, abriu seis para a zona do descenso e ganhou todas as 4 partidas feitas após a demissão do Claudio Ranieri. Não sou chegado nesse argumento, mas como desmentir quem disser que antes havia "corpo mole"?

Alemanha (25ª rodada de 34) - Mais uma Bundesliga caindo no colo do Bayern de Munique, 20 jogos sem derrota na temporada ao ganhar do Borussia Monchengladbach e liderança com 62 pontos contra 49 do Red Bull Leipzig, que tomou 3 fora de casa do Werder Bremen. Mais do mesmo.

França (30ª rodada de 38) - O Monaco lidera com 71 pontos ao dar de 3 no Caen em seu território e o Paris Saint Germain não desiste ao chegar aos 68 com a virada em seus domínios sobre o Lyon.

Portugal (26ª rodada de 34) - O que é a sorte: o Benfica "oxou" com o Paços Ferreira, foi aos 64 pontos e ainda está em primeiro lugar pois o Porto empatou com o Vitória de Setúbal e tem 63.

Curtinhas

*Marcado para 4 de abril o julgamento do "Caso Victor Ramos" na Corte Arbitral do Esporte, na Suíça. É a última esperança do Internacional de reviravoltar fora do campo o rebaixamento no Brasileirão.

*Antecipada de 6 para 5 de abril a volta de Paraná x ASA pela Copa do Brasil, um pedido paranista.

*Marcado para 26 de abril o jogo restante do Grupo A da Primeira Liga: Fluminense x Brasil de Pelotas.

*Paulo Nunes e Luizão não se feriram, mas estavam em um camarote que desabou e feriu 27 pessoas durante um show musical da Festa de Peão de Boiadeiro de Arandu, no interior paulista.

*Poucas horas depois de jogar pelo seu Derry City na vitória sobre o Drogheda United, pelo Campeonato Irlandês, o defensor Ryan McBride acabou falecendo - não se sabe por quais motivos.

*Banido para sempre do futebol pela FIFA o árbitro ganês Joseph Lamptey, que deu em novembro um pênalti absolutamente inventado em África do Sul x Senegal, resultado manipulado diretamente por ele.

*Joinville campeão da Taça Brasil de Futsal ao aplicar 3 x 0 no Atlântico, segunda conquista deste torneio.

*Guilherme Giovannoni não defende mais a seleção brasileira de basquete. Agora, só jogará pelo Brasília. Defendendo o Brasil, o ala-pivô venceu o Pan de Santo Domingo e duas Copas América.

*Semana de início da temporada da Fórmula 1, temporada aberta na Austrália no sábado para domingo.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Jornalista demitido a mando de prefeito. Conforme denúncia do periodista Cid Benjamin, isso aconteceu no Rio de Janeiro e levou à saída de Caio Barbosa do jornal O Dia, no qual reportagem retirada do site da publicação e aqui publicada pelo Cid teria irritado Marcelo Crivella a ponto dele não falar com o diretor de O Dia e sim direto com o dono do mesmo. A matéria fala do mau atendimento ao povo no tratamento contra a febre amarela. Baaahhh!!!

*SP: com a extinção da Rádio Estadão, cujo prefixo 92,9 passou a ter a religiosa Feliz FM, estreou na Eldorado FM o matutino "Jornal Eldorado" com Haisem Abaki, que é o "Estadão no Ar" com novos nome e canal.

*PR: mais uma má notícia para o meio rádio, essa vinda de Curitiba, é o fim da Lumen FM, emissora musical do segmento adulto-contemporâneo. A partir de 1º de maio, o prefixo 99,5 será da religiosa Evangelizar.

*RS: começou na TV Bandeirantes a versão diária ao vivo do "Programa da Regina", às 13h15, com Regina Lima mantendo as variedades que passavam aos sábados, mas a elas acrescentando o noticiário do dia. Nos últimos anos, a única faixa ao vivo de jornalismo geral da Band/RS vinha sendo o "Band Cidade" às 18h50.

*Silvio Santos voltou das férias e gravou seu programa no SBT de cabelos brancos. Ele brincou aqui, durante o "Jogo dos Pontinhos", que seu cabeleireiro oficial Jassa "não tinha a tinta preta".

*Globo terminando nesta terça a reprise de "Cheias de Charme" no "Vale a Pena Ver de Novo". Na quarta, tem o repeteco do último capítulo da esquecível "Sol Nascente" e, a partir da quinta-feira, "Senhora do Destino" fica isolada na sessão, assim como a "Sessão da Tarde" voltará a ter quase duas horas.

*Iniciada na madrugada a reprise especial "Álbum da Grande Família", com uma semana dedicada a cada personagem da hilária série ao longo de seis semanas até 28 de abril. Assim como com "Senhora do Destino", também nesta série os episódios em 4:3 têm imagem ampliada para preencher o 16:9.

*Segunda-feira dos 60 anos da atriz Theresa Russell, de filmes como "O Mistério da Viúva Negra", e do diretor Spike Lee, de obras como "Faça a Coisa Certa", "Febre da Selva" e "Malcolm X".

*Segunda dos 95 anos de Carl Reiner, grande diretor de comédias e marcante parceiro de Steve Martin nas ótimas "O Panaca", "Cliente Morto Não Paga", "Médico Erótico" e "Um Espírito Baixou em Mim".

*Terça-feira dos 55 anos de Rosie O'Donnell, humorista de filmes como "Sintonia de Amor" e "Os Flintstones" (nele interpretou Betty Rubble), além de popular apresentadora de entrevistas nos EUA.

*Terça também dos 55 anos de Matthew Broderick, para sempre Ferris Bueller de "Curtindo a Vida Adoidado" e atuante também em "O Feitiço de Áquila", "Um Novato na Máfia", "A Lente do Amor" e "Os Produtores".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Paulo José fez 80 anos na segunda-feira. Conterrâneo gaúcho, foi casado com Zezé Polessa e Dina Sfat, com ela tendo a filha e também atriz Bel Kutner. Portador do mal de Parkinson há muitos anos, o Shazan tanto da novela "O Primeiro Amor" quanto da série própria "Shazan, Xerife & Cia." reaparecerá logo, logo em três novelas reprisadas: "Senhora do Destino" na Globo e "Tieta" e "Por Amor" no Viva. Assista aqui uma entrevista dele em 2007 ao "Roda Viva", da TV Cultura, com Paulo Markun e entrevistadores convidados que incluem Cunha Jr. e Rubens Ewald Filho. Em tempo: não, o Paulo Caruso cartunista do programa não é filho do Paulo José, que tem sim um Paulo Caruso filho do casamento com Beth Caruso, mas um ator homônimo.

Clipe do Dia I

Grande voz do samba-canção há quase um século, Nora Ney nasceu há 95 anos fechados nesta segunda. Falecida em 2003, está aqui com "Ninguém Me Ama", cantada em 1952 no filme "Carnaval Atlântida".

Clipe do Dia II

Cantor e ator, Jerry Reed faria 80 anos nesta segunda se não morresse em 2008. Ele fez o Homem de Neve na trilogia "Smokey and The Bandit". Destaco aqui "East Bound and Down", cantada por ele mesmo para "Agarra-me Se Puderes", divertidíssima comédia que iniciou a trilogia estrelada por Burt Reynolds, Sally Field e Jackie Gleason, que ainda teria "Desta Vez Te Agarro" e "Agora Você Não Me Escapa".

Bela do Dia: Brenda Castillo

Brenda Castillo, jogadora dominicana de vôlei do Bauru. A preferida da República!

Clipe do Dia III

Sábado de luto com a morte aos 90 anos de Chuck Berry, um dos craques fundadores do rock 'n' roll. Viveu muito e viveu bem, fazendo música de primeira até pouco tempo atrás, tanto que prometia para este ano seu primeiro álbum de inéditas desde 1979 - não faço ideia se manterão isso, se há material suficiente para lançar um disco. Faço três registros deste já saudoso mestre da guitarra: de 1958, a mítica "Johnny B. Goode"; de 1964, "You Never Can Tell", famosa pelo filme "Tempo de Violência"; e de 1972, "Roll Over Beethoven" em show ao vivo.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Não precisava acabar em 0 x 0 o jogo 400 da história de Treze x Campinense. Fica a frustração no ar.

"24 Horas" volta antes que tenhamos o próximo Clássico dos Maiorais na Paraíba!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduCesarPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.