.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 23 de fevereiro de 2017 - ANO 14, EDIÇÃO 88
Missão Paraguai: cumprida ao dobrado

Quando dou palpites envolvendo partidas de brasileiros contra outros países e palpito contra eles, espero estar sempre errado pois, mesmo achando uma coisa, torço para que dê outra. Assim foi com o Atlético Paranaense. Falei que achava que ele não passaria adiante, mas felizmente me enganei pois a vitória pelo marcador mínimo sobre o Deportivo Capiatá do ex-dupla Grenal Gavillán foi suficiente para ganhar o geral de 180 minutos e qualificá-lo para o Grupo 4, no qual enfrentará Flamengo, San Lorenzo e Universidad Católica.

O Botafogo é que teve a classificação mais emocionante, sobretudo na baliza, pois Helton Leite se lesionou na segunda etapa e o substituto foi Gatito Fernández, recuperado de lesão em cima da hora. Foi complicado nos 90 minutos, tanto que o Olimpia marcou a 11 minutos do fim e as penalidades máximas foram necessárias, mas o paraguaio foi extraordinário ao defender 3 de 4 cobranças. Novamente com emoção extrema, o Glorioso está no Grupo 1 e pegará o atual campeão Atlético Nacional, Barcelona e Estudiantes.

Hoje, os dois paulistas saberão seus últimos adversários. O Palmeiras já sabe que o Grupo 5 tem Peñarol e Jorge Wilstermann, a vaga aberta sairá de Atlético Tucumán x Junior Barranquilla (1 x 0 para os colombianos na ida). Já o Santos tem confirmados Independiente Santa Fe e Sporting Cristal no Grupo 2, que confirmará hoje o ganhador de The Strongest x Unión Española (1 x 1 na ida no Chile permite o 0 x 0 aos bolivianos).

Pênaltis necessários duas vezes

Duas nos sete jogos de ontem pela segunda fase da Copa do Brasil. Uma delas foi no "oxo" entre Murici e América Mineiro, com classificação alagoana nos pênaltis. Assim, não teremos clássico mineiro na próxima fase pois o Cruzeiro estraçalhou o São Francisco de Santarém por 1, 2, 3, 4, 5, 6 x 0, cinco gols apenas num espaço de 36 minutos da etapa inicial e quatro só do Rafael Sóbis. Pessoal do Botafogo da Paraíba deve ter visto isso e pensado: "fizeram 3 x 0 e nos eliminaram para praticar este papelaço no Mineirão?"

Péssimo no Gauchão e perfeito fora dele. Parece gozado, mas o Internacional está assim: 4 jogos no estadual e nenhuma vitória, 4 partidas interestaduais e 4 vitórias. 4 também foram os gols sobre o Oeste, já estava 3 x 0 em meia hora. Dia de duas boas notícias, a outra delas sendo o empréstimo por 1 ano ao Coritiba do Anderson. Seria domingo que sairia o próximo adversário colorado, mas a logística do Guarani de Juazeiro do Norte não permitiu e seu jogo no Maranhão contra o Sampaio Corrêa ficou para a quarta-feira de cinzas.

O Sport não foi "nada cívico" e pintou "o três" no Sete de Dourados. Poderia encarar a Portuguesa, mas terá pela frente o Boavista do Joel Santana, que a excluiu em pleno Canindé. O Vitória teve uma partida difícil contra o Bragantino, mas triunfou e aguardará por Vasco ou Vila Nova. O Criciúma é que pariu uma bigorna para eliminar o Altos na outra necessária decisão por pênaltis (não esqueci dela, não). Desempatou aos 43 do segundo, tomou a igualdade aos 49 e, vitorioso, espera agora por Sinop ou Fluminense.

Só um duelo esta noite: Coritiba x ASA, cujo ganhador pegará Paraná ou Bahia, embate do sábado.

Este dérbi foi tudo, menos um jogo "cem" assunto

Falo da vitória do Corinthians sobre o Palmeiras com gol do Jô a 3 minutos do encerramento, clássico pela 5ª rodada de 12 do Campeonato Paulista. Ambos seguem líderes dos seus quadrangulares, o Coringão no A agora com 12 pontos e o Verdão no C ainda com 9. Ficou marcada a arbitragem do Thiago Duarte Peixoto pelo erro grave da expulsão do alvinegro Gabriel em falta não cometida por ele, que estava bem longe do lance. Depois do jogo, o apitante admitiu o erro e pediu desculpas. Reconheceu o erro, mas se mostrou incoerente pois não observou isso na súmula - o que só fez na manhã de hoje em observação escrita à mão. Também por isso não pode ficar isento de punições, que devem ser aplicadas por merecidas. (Atualização das 14:45: o TJD/SP retirou o cartão vermelho do Gabriel e o presidente Antônio Olim chamou a expulsão de "grotesca".) Eram 6 clássicos sem derrota dos alviverdes e a pressão sobre Eduardo Baptista já neste início de ano é enorme.

Também pelo Paulistão, duas vezes a Ponte Preta estava na frente e duas o Linense empatou. São 8 pontos para a Macaca, vice do Grupo D, no qual o Santos agora é 3° com 7. O líder deste quadrangular é o maior pontuador no geral neste começo: o Mirassol, que bateu o São Bernardo. Ainda cabe destacar os 5 x 1 do Red Bull diante do Novorizontino por causa do Elton, autor de 3 proezas, uma delas em bela bicicleta.

Mais destaques do futebol brasileiro

Catarinense (7ª rodada de 9 do 1° turno) - Nenhum gol do Avaí, nenhum gol do Figueirense e 17 pontos para o Leão da Ilha, ainda o mais credenciado para faturar a Taça Atlético Nacional de Medellín por mais que o Brusque tenha ido aos 12 ao derrotar o Almirante Barroso - e vivo também está o Criciúma com 10 pontos e uma partida a menos pois a diante do Tubarão ficou para semana que vem devido à Copa do Brasil. O Furacão do Estreito está fora com 9 pontos e a Chapecoense tem possibilidades minimamente reduzidíssimas pois seu quatrilho diante do Metropolitano (todo na segunda etapa e com direito a falha feia do goleiro no primeiro gol) lhe deixou em 3ª com 11 pontos e 6 gols a menos que os avaianos no saldo. Não mudou muito, no fim das contas.

Baiano (6ª rodada de 11) - Com um jogador a mais na segunda etapa inteira, o Bahia vencia o Fluminense, mas tomou o empate aos 50 minutos do segundo tempo para seguir em 2°, agora com 11 pontos em 5 jogos.

Alagoano (7ª rodada de 10) - O quatrilho de virada do CRB sobre o Miguelense foi todo na metade inicial e só Elias marcou 3 vezes num espaço de 12 minutos. O Galo lidera o Grupo A com 14 pontos.

Potiguar (ida da final do 1° turno) - A igualdade em 1 gol foi boa para o ABC, novo empate no dia 5 lhe dará a Copa Cidade de Natal devido à melhor campanha. O Globo é obrigado a vencer para conquistá-la.

Copa do Nordeste (4ª rodada de 6) - Mais uma vez, aquilo que digo: é importante saber os tempos dos gols pois isso oferece uma melhor leitura de determinados resultados. Quem vê que o Juazeirense meteu 3 x 0 diante do Sampaio Corrêa pensa que foi "mamão com açúcar". Não foi bem assim. Estava 0 x 0 até 27 do segundo e os três gols saíram num espaço de 13 minutos. Os baianos estão em 3° e os maranhenses em 4° no Grupo C, ambos com 3 pontos. No Grupo B, Moto Club e Fortaleza empataram em 1 gol e os maranhenses estão em 4° com 2 contra 6 em 1° dos cearenses. Hoje, o Grupo A apresentará Náutico (3° com 3) x Campinense (2° com 7) e o principal destaque é a estreia do ex-são-paulino Milton Cruz como novo técnico do Timbu.

Paraense (6ª rodada de 10) - Líder do A1 com 9 pontos, o Paysandu visita esta noite o Castanhal.

Primeira Liga - A estreia do Givanildo Oliveira no Ceará foi sem gols com o Flamengo. Os cariocas terminaram o Grupo B em 1° com 7 pontos e os cearenses estão em 2° com 2 pontos em duas atuações, contra 1 em duas do América Mineiro e 0 em uma do Grêmio. Não foi atuar com os reservas a principal notícia ontem do rubro-negro e sim sua confirmação de que será no Maracanã a estreia na Libertadores contra o San Lorenzo no dia 8. Hoje, com equipes diferentes das ontem atuantes, o Grupo A terá Criciúma (4° com 0) x Internacional (1° com 6) pela 3ª rodada. A competição teve ainda adiado para sabe-se lá quando Fluminense x Brasil de Pelotas, pelo Grupo A, que seria na semana que vem - e este dia terá Sinop x Flu pela Copa do Brasil. O "sabe-se lá quando" é por haver dependência da semifinal da Taça Guanabara para o reencaixe desta porfia. É brabo, né?

Panorama da Liga dos Campeões

Após os 2 x 0 da Juventus no Porto (dois gols em dois minutos no segundo tempo, um deles do Daniel Alves) e os 2 x 1 do Sevilla diante do Leicester (ingleses revividos com a fatura do Vardy), cujas segundas partidas acontecerão em 14 de março, foi encerrada a rodada de ida das oitavas-de-final.

Os cenários para as outras voltas são estes: no dia 7, Napoli x Real Madrid (1 x 3) e Arsenal x Bayern de Munique (1 x 5); no dia 8, Borussia Dortmund x Benfica (0 x 1) e Barcelona x Paris Saint Germain (0 x 4); e no dia 15, Monaco x Manchester City (3 x 5) e Atlético de Madrid x Bayer Leverkusen (4 x 2).

Uma das pendências já foi cumprida

Falo do Real Madrid no Campeonato Espanhol, que cumpriu a partida atrasada contra o Valencia pela 16ª rodada de 38, isso na época do Mundial de Clubes. Cristiano Ronaldo fez o seu ao completar 700 jogos em clubes, mas deu Valencia de virada e os merengues estão com 52 pontos em 22 partidas contra 51 em 23 do Barcelona. Falta agora o jogo contra o Celta, adiado de semanas atrás por uma chuvarada em Vigo.

Curtinhas

*Parece - parece - que agora finalmente foi resolvida a questão da semifinal da Taça Guanabara, já que suspensa foi a liminar que determinava torcida única nos clássicos e, ante o fato da Polícia da Capital não permitir bola em jogo no Nilton Santos devido ao carnaval, Flamengo x Vasco ser levado para Volta Redonda, onde estava marcado inicialmente Fluminense x Madureira, que agora será em Duque de Caxias.

*Saiu a tabela básica da Série C do Campeonato Brasileiro, com início marcado para 13 e 14 de maio com esta primeira rodada: Grupo A com Botafogo da Paraíba x Cuiabá, Confiança x Salgueiro, CSA x ASA, Moto Club x Sampaio Corrêa e Remo x Fortaleza; e Grupo B com Bragantino x Botafogo de Ribeirão Preto, Mogi Mirim x São Bento, Tombense x Tupi, Volta Redonda x Macaé e Ypiranga x Joinville.

*Além da Argentina em 9 de junho, o Brasil fará outro amistoso na Austrália: contra a referida no dia 13.

*O amistoso de duas das piores seleções do mundo não acabou em 0 x 0. Isto é: zero só do lado de San Marino pois deu Andorra, que não vencia havia 86 jogos desde outubro de 2004. Imagina o festerê?

*Lembra do Yao Ming, o chinês de 2,29 metros que brilhou na NBA pelo Houston Rockets e que parou de jogar em 2011? Agora assumiu a presidência da federação de basquete do seu país.

*Confirmados 19 times para a próxima temporada da Liga Futsal: o atual campeão Corinthians e mais ACBF, Jaraguá, Orlândia, Magnus Futsal, Assoeva, Atlântico, Concórdia, Marechal Rondon, Floripa Futsal, Guarapuava, Joinville, Marreco, Minas, Tubarão, Foz Cataratas e três novidades, uma de cada estado do sul: Pato Branco, Joaçaba e Flores da Cunha. Início em 29 de março com Joaçaba x Atlântico.

*Sul-Americano Masculino: depois de ganhar do anfitrião Montes Claros por 3 x 0 (25/21, 25/23 e 25/15), o atual campeão Sada/Cruzeiro enfrenta hoje o Bohemios do Uruguai pelo Grupo A.

*Agora medalhista olímpica de bronze em Pequim 2008 no revezamento 4 x 100 devido ao doping da Rússia, Rosângela Santos está sem muitos motivos para sorrir. Sem patrocínios após a Olimpíada do Rio de Janeiro, precisa de dinheiro para continuar competindo e lançou para tanto um financiamento coletivo pela internet, além de cogitar trabalhar como faxineira e motorista do Uber para ter um dinheiro a mais. Faxineira/o e motorista de Uber e táxi são profissões muito dignas e que merecem o nosso mais alto respeito, mas é triste que um atleta desportivo de alto nível como a Rosângela tenha de praticá-las especificamente pela sua própria atividade não bastar para sustentá-la. Retrato de um país que não é, nunca foi e, infelizmente, nunca será poliesportivo.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Começa à meia-noite da próxima madrugada mais uma cobertura sempre campeã do carnaval da Rádio Gaúcha, comandada pelo Cláudio Brito direto do Rio de Janeiro, onde acompanhará os desfiles do Grupo de Acesso e, especialmente e sobretudo, do Grupo Especial no domingo e na segunda - e agora com atenção 100% total devido ao adiamento do carnaval aqui de Porto Alegre para o fim de março. São mais de duas décadas deste trabalho, que é reconhecido pela própria comunidade carnavalesca carioca como um dos melhores do país.

*Um dos repórteres demitidos há pouco mais de um mês pela Record/RS felizmente está de volta ao vídeo: Júlio Prestes, que agora está na TV Pampa. Admito não saber desde quando isso acontece pois não notei avisos dele sobre isso em suas redes sociais, admito não conseguir assistir o "Jornal da Pampa" às 19h (e ele não tem vídeos publicados na internet) e somente agora me toquei disso ao achar aqui a reportagem exibida nacionalmente no aqui não transmitido "RedeTV! News" sobre essa pouca vergonha que é o túnel cavado numa casa aqui na Zona Leste de Porto Alegre para dar no Presídio Central e facilitar a fuga de presos. Aliás, uma observação técnica: não "parecerá"; sim, a imagem da matéria está espichada. A Pampa ainda não produz em 16:9.

*O detalhe curioso neste fato é que quase todos os repórteres que o cobriram acabaram gravando dentro do túnel para mostrar como ele era - e vê como certas coisas funcionam quando é para a vagabundagem: o trabalho estava direitinho, muito bem feito. Bem feito para mal-feitores. Bom, só a TVE não teve seu repórter Carlos Vogt dentro do túnel pois recorreu a imagens cedidas pela Polícia Civil. Além do Júlio pela Pampa (RedeTV!), outros que estiveram ali foram Bruna Ostermann pelo SBT, Roberta Marques pela Record, Jonas Campos pela RBS (Globo) e Ticiano Kessler pela Bandeirantes, acompanhados evidentemente dos seus repórteres cinematográficos, que admito só não creditar por descuido total para pegar seus nomes, mas que também merecem cumprimentos.

*Apresentadora do "BATV" na TV Bahia (Globo), Camila Marinho é mineira e uma fanática torcedora do Atlético, todos que a acompanham sabem disso tanto quanto que foi do Dadá Maravilha o gol do título brasileiro de 1971 no Maracanã. Pois ela passou adiante que também o CAM marcou presença esta semana no já iniciado carnaval de Salvador. O Consulado do Galo na cidade reuniu cerca de 500 pessoas para um bloco próprio que desfilou no Circuito Barra-Ondina e ela mesma divulgou aqui um pequeno vídeo que mostra um pouco desta festa, no qual os presentes cantam o hino do clube. Legal pacas a iniciativa, parabéns aos envolvidos!

*Leio na Patrícia Kogut que, depois de 3 anos, a TV Brasil voltará a transmitir todas as segundas-feiras o "Roda Viva", fechado que foi um novo acordo com a TV Cultura. O retorno do programa do canal 2 paulistano ao canal 2 carioca se dará no dia 6 (sem ser a próxima, na outra segunda-feira). Ano passado, a emissora da EBC já tinha aberto uma exceção ao retransmitir uma edição gravada em Brasília com Michel Temer - e, na linha do "crédito a quem merece", discussões para tanto já aconteciam há 3 meses, conforme a Mônica Bergamo.

Bela do Dia: Ellen Braga

Ellen Braga, ponteira do Praia Clube. Joga no Praia e não na praia, sendo destaque da equipe mineira nas quadras.

*Você leu na coluna de ontem que o Viva voltará a reprisar "Por Amor", que será sua primeira novela exibida duas vezes nestes 6 anos e 9 meses em que está no ar, algo que me desagradou por terem infinitos títulos que seriam alternativas para as três faixas de novelas de segunda a sábado e não havia necessidade de uma "re-reprise". Faltou dizer o dia e o horário: 8 de maio, às 23h30, em substituição a "Pai Herói".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Malandro é malandro e mané é mané, podes crer que é. Se não morresse em 2005, Bezerra da Silva completaria 90 anos nesta quinta-feira. Craque do samba transgressor, ele marcou época e comparece inicialmente neste tópico com um clipe de 1983: o de "Pai Véio", gravado para o "Fantástico" da Globo.

Momento Raridade Rara

Mas o grande brinde vem agora: de 1995, assista um achadaço que é a união "apenas" de Bezerra da Silva com o "Kid Morengueira" Moreira da Silva e Dicró, que se juntaram para o espetáculo "Os Três Malandros", uma versão sambista dos "Três Tenores" da Copa do Mundo no ano anterior. Sacada cheia de bom humor com três figuras sensacionais. Este registro é do "Jô Soares Onze e Meia", que celebrava 7 anos no SBT.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Barrios não é mais do Palmeiras, vínculo rescindido. Está a um OK nos exames médicos de ser do Grêmio.

"24 Horas" volta antes que ele (que alviverde foi pela vez última contra o Linense) estreie pelo Tricolor!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduCesarPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.