.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado e domingo, 18 e 19 de fevereiro de 2017 - ANO 14, EDIÇÃO 84
G de Granada, G de Globalização

Pela primeira vez, o Campeonato Espanhol teve uma equipe titular atuando com 11 jogadores de 11 nações diferentes. Coube ao Granada esta primazia nos 4 x 1 diante do Bétis nesta sexta-feira. O onze inicial definido por Lucas Alcaraz foi este: Ochoa (México); Hongla (Camarões), Ingason (Islândia), Gastón Silva (Uruguai) e Litri (Espanha); Uche (Nigéria), Carcela (Marrocos), Andreas Pereira (Brasil) e Mubarak (Gana); e Ramos (Colômbia). Os gols acabaram sendo de sul-americanos, dois do Adrián Ramos e um do Pereira, além de outro africano marcado pelo Carcela. Foram dois tentos brasileiros pois o dos derrotados foi do Petros.

Prévias do fim-de-semana pelo Brasil

Paulista (4ª rodada de 12) - Sábado com "cara de domingo" por bem mais recheado ao ter o Corinthians (2° do A com 6) visitando o Audax em "revival" da semifinal de 2016, o São Paulo (1° do B com 6) estreando Pratto diante do Mirassol no Morumbi, o Santos (2° do D com 6) recebendo a Ferroviária do estreante PC Oliveira - sim, o técnico da seleção brasileira de futebol de salão agora treina também no futebol de campo - e a Ponte Preta (3ª do D com 6) em encontro de campineiros com o Red Bull Brasil. Para domingo, ficou o Palmeiras (1° do C com 6) fora de casa contra o Linense, além do Grande ABC ser agitado pelo embate Santo André x São Bernardo.

Paulista A2 (6ª rodada de 19) - Vencer sem convencer, este foi o Guarani com 2 x 0 no União Barbarense. São 10 pontos para o Bugre. O domingo terá o Oeste (17° com 5) encarando o Batatais, que nesta semana fez 2 x 1 de virada no Taubaté mesmo após chegar em cima da hora por ficar barrado no hotel em São José dos Campos até 1 hora e 10 minutos antes da bola rolar por não ter sido paga uma dívida de R$ 3.640,00.

Carioca (última rodada do 1° turno) - Sábado reservado para a definição do Grupo C em Fluminense (já na semi em 1° com 12) x Volta Redonda (6 pontos, 1 vitória, 1 de saldo e 7 gols pró), Vasco (6 pontos, 2 vitórias, -1 de saldo e 5 gols pró) e Resende (4 pontos, 1 vitória, 0 de saldo e 5 gols pró) x Bangu. Na Colina, tarde especial para Martin Silva ao completar 150 atuações na baliza cruzmaltina. Enquanto isso, o domingo é do Grupo B com sua liderança definida em Flamengo (12) x Madureira (10). Boavista x Botafogo é só formalidade pura. É grande a chance de clássico na semifinal da Taça Guanabara, mas infelizmente ele acontecerá com torcida única pois a Justiça do Rio de Janeiro assim determinou com argumentos risíveis, pífios e patéticos baseados no torcedor botafoguense morto no domingo passado e no problema da falta de policiamento na cidade. A forma como o juiz que determinou isso justificou sua decisão é tão fora de sentido que nem direi mais nada. Ainda bem que isso não tem sido aceito pelos próprios clubes, sabemos que torcida única não resolve a violência.

Mineiro (4ª rodada de 11) - Sábado do Cruzeiro (2° com 9) tentando a sétima vitória seguida geral neste ano ao visitar a URT e domingo de clássico Atlético (1° com 9) x América (5° com 5). É fim-de-semana também de início do Módulo II, no qual está o Boa Esporte, que entra no rol de destaques por jogar a Série B do Brasileirão e tem estreia no sábado fora de casa contra o CAP Uberlândia pelo Grupo B. São 10 rodadas na primeira fase, 12 times em duas chaves e três de cada indo pro hexagonal final que subirá campeão e vice para a elite.

Gaúcho (4ª rodada de 11) - Merecedor de críticas por ter sua pele livrada no TJD com a falta de uma punição mais forte pelo horrível quebra-pau das suas organizadas em Veranópolis, o Internacional (10° com 2) visita o Passo Fundo neste domingo, que também tem o São José desafiando o Grêmio (2° com 6), outro merecedor de críticas pois não dá para achar normal tantos problemas seguidos de lesões nos últimos dias às vésperas da Libertadores, a eles se somando Maxi Rodriguez depois de Douglas, Beto Silva, Edílson, Pedro Rocha e Jael. Nesta sexta, o Brasil de Pelotas foi aos 4 pontos ao enfim ganhar no torneio diante do Ypiranga em jogo nada positivo dentro das quatro linhas, mas muito legal fora delas com a festa sempre 10 da xavantada. Ficou para segunda-feira o Juventude (6° com 5) indo ao Vale dos Sinos para desafiar o primeirão Novo Hamburgo.

Catarinense (6ª rodada de 9 do 1° turno) - Destaques todos neste domingo, com Criciúma (3° com 7) x Almirante Barroso, Chapecoense x Figueirense (6ª x 4° ambos com 7) - o Furacão do Estreito com o retornado Márcio Goiano após a demissão do Marquinhos Santos, que voltou pro Fortaleza - e, especialmente, Avaí (1° com 13) x Brusque. Talvez a última oportunidade da Taça Atlético Nacional de Medellín ter ainda alguma perspectiva de emoção nas três rodadas finais pois o Bruscão tem 9 pontos e, mesmo na Ressacada, ganhar é obrigatório. Este jogo acontecerá às 10 da manhã pois a tarde terá a centenária festa pré-carnavalesca Zé Pereira, que mobilizou 40 mil pessoas no ano passado, além da mesma faixa ter também dois eventos musicais de pop e rock e ainda três ensaios técnicos de escolas de samba na Passarela Nego Quirido. Sobrou para o futebol.

Paranaense (5ª rodada de 11) - Mais atrativo fora de campo por isso da transmissão ao vivo via YouTube do que dentro dele, o clássico Atlético (10° com 2) x Coritiba (5° com 7) merece atenção mesmo assim pois, como diria o outro, "clássico é clássico e vice-versa". O Paraná (1° com 9) pegará o PSTC em Cornélio Procópio, que não é onde estará o São Paulo pela Copa do Brasil por inviável um jogo de um "major" como ele num estádio para só pouco mais de 2 mil pessoas. No entanto, pisou na bola o PSTC ao dar de ombros para seu estado e inventar de vender o mando de campo para Cuiabá - aliás, agora tá liberado de novo venda de mando de campo? Parou só no fim do último Brasileirão depois que o Palmeiras "visitou" o América Mineiro em Londrina? Por falar em Londrina: ridículo (não no sentido positivo do Everaldo Marques e sim no negativo do pulha ignobilmente tétrico que sou) o presidente Mário Iramina dizer ao GloboEsporte.com que descartou esta cidade "por não receber grandes públicos". Mas vem cá, tchê! Este camarada vive onde? No mundo da lua do hoje namorado da Kalinka Schutel? Desde quando as plateias do LEC no Estadual e mesmo na Série B de 2016 têm a ver com um gigante como o SPFC na mais paulista futebolisticamente falando das cidades paranaenses? Tenha dó! Respeitem a minha inteligência, se é que tenho alguma. Bom, o Londrina teve seu jogo com o Cascavel adiado para dia 25.

Pernambucano (4ª rodada de 10) - Santa Cruz (3° com 5) x Sport (1° com 7) antecipado para este sábado por causa do pré-carnavalesco Olinda Festival e Náutico (4° com 4) contra o Belo Jardim só na segunda-feira.

Baiano (5ª rodada de 11) - Dupla de grandes em campo no domingo: Bahia, o de Salvador, (3° com 7) em seus domínios contra o Juazeirense e Vitória (1° com 9) desafiando o Bahia, o de Feira de Santana.

Cearense (7ª rodada de 9) - Depois da saída do Gilmar dal Pozzo - não em comum acordo, como alegado pelo clube e desmentido por ele -, o Ceará (1° com 16 pontos em 7 jogos) vai a Juazeiro do Norte enfrentar o Guarani, único representante do estado ainda vivo na Copa do Brasil. Vozão "no automático" pré-quartas.

Alagoano (6ª rodada de 10) - Com portões fechados no Rei Pelé, o CRB (1° do A com 10) enfrenta o CSA.

Potiguar (última rodada do 1° turno) - Sábado de ABC (1° com 14) pegando o Alecrim antes de cuidar no domingo com quem fará a final, definido que isso será em América (4° com 10) x ASSU e Globo (2° com 11) x Baraúnas (3° com 10). Jogo do alvinegro antecipado por não ter relação direta com os outros dois.

Goiano (6ª rodada de 15) - O domingo é do clássico Vila Nova (1° do A com 11) x Atlético (1° do B com 7), enquanto a segunda-feira reserva o Goiás (2° do A com 11) frente a frente com a Aparecidense.

Mato-Grossense (5ª rodada de 10) - O Luverdense (2° do A com 10) joga contra o Mixto no domingo.

Paraense (5ª rodada de 10) - Sábado do Paysandu (1° do A1 com 6) "visitando" o Águia no Mangueirão. Cabe cuidar no domingo o clássico de Santarém entre São Francisco e São Raimundo por ambos estarem na segunda fase da Copa do Brasil, oponentes que serão respectivamente de Cruzeiro e Joinville.

Acreano - É mais um estadual iniciado neste fim-de-semana, embora só Atlético x Humaitá e Rio Branco x Andirá (ó aí o Estrelão algoz do Figueirense e "amigo" de Roberto Alves) aconteçam no domingo pois Galvez x Plácido de Castro e Vasco x Alto Acre ficam para a próxima quinta. Primeiro turno com todos contra todos, seu campeão indo para a finalíssima e os dois últimos caindo fora, o lanterna sendo rebaixado. Segundo turno com os seis que ficam e também dele o vencedor passando para a decisão. Quem faturar os dois turnos é campeão direto.

Copa Verde - Galvez, que fará a volta da prévia contra o Nacional em Manaus para definir o adversário do Paysandu na efetiva primeira fase. A vantagem é amazonense por 1 x 1 na ida no Acre.

Curtinhas

*Mesmo com as Guardas Nacional e do Exército e parte da Polícia Militar tentando devolver a normalidade ao Espírito Santo depois da horrível semana e meia de mortandade até não poder mais - tanto que é realizado na sexta e no sábado o desfile das escolas de samba de Vitória -, o Campeonato Capixaba segue paralisado com todos os jogos da 5ª e 6ª rodadas adiados por falta de segurança. Não posso condenar a FES de jeito algum.

*Bellarabi entrou para a história do Campeonato Alemão nos 3 x 1 do seu Bayer Leverkusen sobre o Augsburg. O tento dele, que foi o primeiro da peleja, foi o de número 50.000 do torneio em todos os tempos.

*Completa 40 anos neste domingo o ex-lateral direito italiano Zambrotta, campeão mundial em 2006 e que venceu ainda uma Supercopa da Espanha pelo Barcelona, um Italiano pelo Milan e dois pela Juventus.

*Nos 88 x 59 do Leste sobre o Oeste pelo Jogo das Celebridades da NBA, o maior destaque para nós do Brasil evidentemente foi Oscar Schmidt, que enfim pôde jogar numa quadra do melhor basquete do mundo 33 anos após ser escolhido pelo então New Jersey Nets e ter de declinar pois o regulamento da FIBA não permitia defesa da seleção nacional e de uma franquia da NBA ao mesmo tempo, era uma ou outra - e quis o destino que a maior glória dele fosse justamente nos EUA com o Pan de Indianápolis há 30 anos. Foram 13 minutos do "Mão Santa" em quadra e apenas dois arremessos, mas suficientes, acertados que foram. Aos 59 anos completados nesta quinta-feira, Oscar ganhou um presentaço e nós, que curtimos a bola no cesto, também.

*Vôlei: sábado de final do Sul-Americano Feminino em Uberlândia com o Praia Clube, que passou pelo San Martin por 3 x 0 (25/18, 25/23 e 25/13), enfrentando o Rexona/SESC, que despachou o Villa Dora pelo mesmo marcador (25/10, 25/6 e 25/16). As cariocas tentam o tetracampeonato e as mineiras nunca ganharam delas.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Lembram daquele episódio triste de abril de 2015 na TV Tribuna (Globo Santos), quando Tatyana Jorge foi assaltada enquanto fazia um vivo na frente da prefeitura? Temos agora a versão rádio, infelizmente. Foi nesta sexta na CBN, quando Larissa Calderari participava ao vivo do "CBN Total" direto da rua Líbero Badaró para falar do desligamento da TV analógica em São Paulo no fim de março e, do nada, se escutou ela falar um palavrão com muita revolta. É que um meliante chegou nela, mexeu na sua bolsa e levou seu telefone particular. Na hora o apresentador Fernando Andrade não entendeu direito o que aconteceu, mas mais tarde ele explicou para os ouvintes o que acontecera. Via Rodney Brocanelli, ouçam aqui esta lamentável ocorrência, que é apenas mais um retrato da desenfreada violência que impera nas cidades brasileiras há muito tempo.

*Ao ler no Flávio Ricco que a Record renovou por 2 anos com Domingos Meirelles e que ele reestreará o "Repórter Record Investigação" no próximo dia 6, me lembrei de um erraço que a Rádio Guaíba continua cometendo em seus intervalos: rodar uma chamada conjunta do "Câmera Record" na voz do Marcos Hummel e do "Investigação" na do Domingos às quintas-feiras. Acontece que o segundo programa não é mais transmitido desde o fim de junho do ano passado, recém agora é que retornará após pouco mais de 8 meses. Não entendo como é que a turma guaibeira deixa passar batida esta gafe, que me lembra uma que era cometida até uns dois ou três anos atrás pela RBS na CBN Porto Alegre, que ainda rodava chamada e vinhetas com Celso Freitas, que dela saiu em (pasmem!) 2004. Algo assim também noto na Rádio Bandeirantes daqui, que ainda usa algumas vinhetas gravadas pelo Beto Hora quando não poderia mais fazê-lo, visto que ele saiu junto com o "Na Geral" em novembro último.

*A Record/RS divulga ter atingido momentos de liderança aqui em Porto Alegre na última quarta-feira com o "Balanço Geral RS", que teve picos de 11 pontos e segunda posição na média com 9 pontos e 25% de participação, com 389 mil telespectadores atingidos e 44% a mais de público que a terceira colocada.

*Sexo em meio às notícias? Acontece na afiliada do SBT em Rondônia, a TV Allamanda, como veem aqui num resumo publicado pelo canal VersãoPlay. É o tele-sexo terceirizado "Sensual Club" que tem passado das 3h às 4h locais (5h às 6h Brasília), logo após o "SBT Notícias" transmitido com atraso devido à "grade fuso" e imediatamente antes do "Primeiro Impacto" ao vivo. Como este é um site de família, nada falarei.

*"Primeiro Impacto", que a partir desta segunda terá Marcão do Povo recebendo do Dudu Camargo às 7h30. Olhem aqui a chamada divulgada pelo próprio nas redes sociais e perceba que o texto lido pelo Carlos Roberto Bem-Te-Vi diz bem assim: "ele não tem medo de polêmica". Pelo visto, Silvio Santos também não...

*Um grande problema vivido por boa parte da Região Norte acabará neste fim-de-semana: a "grade fuso" da Globo nas emissoras da Rede Amazônica, que estão anunciando para a partir desta segunda-feira que toda a sua grade passará a ser ao vivo, já que até agora mesmo sem horário de verão havia atraso na programação - e com ele era ainda pior (para terem ideia: na última quarta-feira, o único programa ao vivo no Amazonas foi a retransmissão da RBS TV para Princesa do Solimões x Internacional, já que até o "Jornal Nacional" passou gravado às 19h locais e 21h de Brasília). Chamadas que rodam incessantemente nos intervalos e dentro dos jornais locais chamam toda a grade em tempo real com a rede nacional, incluindo "Hora 1" às 4h (5h), "Bom Dia Brasil" às 6h30 (7h30) e "Vídeo Show" às 13h (14h), ficando apenas nas atrações SAT. Prints de algumas delas estão no Twitter do canal Mídia Amazonense, que publicou aqui a chamada do "Bom Dia Amazônia" com Luana Borba anunciando o jornal para 5h locais seguido de um jingle frenético que exalta que "agora é a hora daqui".

*Leio no Estadão que será às 15h20 que a Globo passará o compactão de melhores momentos do Oscar no dia 27, a segunda-feira de carnaval. Como sabem, Maria Beltrão está de licença médica e Christiane Pelajo a substituirá também na cerimônia cinematográfica tal qual tem feito no "Estúdio i" da GloboNews. Ela, Miguel Falabella (que substituirá Glória Pires) e Artur Xexéo apresentarão e comentarão o evento no tempo real da realização no dia 26 e será em cima disso que o compactão da tarde seguinte será montado. Reações instantâneas.

*Fim-de-semana de manutenção dos equipamentos na Globo nesta virada de domingo para segunda entre 1h45 e 3h45. Até a publicação desta coluna, não sei qual filme Sampa City verá na "Sessão de Gala", exceção que seu quase finado canal 5 VHF tem sido há anos em relação a todas as demais filiais e afiliadas.

*Completa 50 anos no domingo o ator Mateus Carrieri, que fez novelas, humorísticos e outros programas em tudo quanto foi emissora: Tupi, Bandeirantes, Globo, Manchete, SBT, Record, RedeTV!... esqueci alguma?

*Sábado dos 60 anos de uma das nossas mais fascinantes atrizes e mulheres com "MU" maiúsculo: Christiane Torloni, que recentemente foi uma das poucas coisas boas de "Velho Chico" ao sempre marcar positivamente com sua ótima presença. Atualmente revista no Viva em "A Gata Comeu", também era re-acompanhada por "Torre de Babel", na qual o "moralismo de cueca" da época vitimou antes da hora as personagens lésbicas dela e da Sílvia Pfeiffer. Grandes momentos dela foram "A Viagem", "Mulheres Apaixonadas" e "Fina Estampa", entre outros. Mas não foi só na Globo que fez história; na Manchete também, "Kananga do Japão" que o diga.

*Milos Forman completando 85 anos neste sábado. Diretor tcheco oscarizado por "Um Estranho no Ninho" e "Amadeus", venceu o Globo de Ouro por eles e também por "O Povo Contra Larry Flynt", além de dirigir "Hair".

*Benício Del Toro faz 50 anos neste domingo. Ele venceu Oscar e Globo de Ouro de coadjuvante por "Traffic".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara I

Foi aqui do Rio Grande do Sul que partiu uma ação decisiva para a televisão brasileira há 45 anos fechados neste domingo: a primeira transmissão a cores. Aquele 19 de fevereiro de 1972 teve o pioneirismo partido da TV Difusora (atual Band/RS) com a Festa da Uva de Caxias do Sul. Destaco de 2012 uma reportagem de Filipe Peixoto no "Band Cidade", que lembrou do acontecimento através de depoimentos do pesquisador televisivo Flávio Porcello, do ex-diretor Osébio Borghetti, do diretor de imagens da transmissão Sérgio Reis e do gerente de operações Sérgio Giugno. Algumas semanas depois, a TV a cores passava a ser definitiva no Brasil, embora produções tanto de dramaturgia quanto de jornalismo em preto e branco continuassem acontecendo por mais alguns anos.

Momento Raridade Rara II

Este domingo marca os 20 anos de uma mudança no noticiário principal da Rede Bandeirantes de Televisão - aliás, duas: saía de cena o "Jornal Bandeirantes" estreado em 1977 e entrava o "Jornal da Band", nome que permanece até os dias atuais; e a apresentação deixava de ser da Carla Vilhena, que nele estava desde 1995 e saía para a Globo (onde estrearia no "SPTV" do meio-dia), da qual chegava o ex-correspondente internacional Paulo Henrique Amorim, que passava a empregar um tom diferente e mais centralizado no âncora, que era anunciado na abertura como não ocorria nem com ela e nem antes com o então ainda chamado Francisco Pinheiro, hoje o famoso e popular Chico. Do ano de estreia infelizmente não achei vídeos, mas destaco este aqui de 1998 por ser relíquia total: é PHA, hoje um ferrenho "anti-Globo" e "anti-direita" / "pró-esquerda", apresentando uma reportagem de denúncia contra o candidato presidencial Luiz Inácio Lula da Silva por uma suposta aquisição irregular de um apartamento, algo que irritou tanto o petista que ele obteve na Justiça um direito de resposta por quase 10 minutos. O resto da história todos sabem qual é. Também de 1998, olhe aqui outra raridade daquelas: Paulo Henrique com as manchetes do jornal dentro do "H" de Luciano Huck, outro que nos dias atuais ele "quer o fígado em um prato". O atual apresentador da Record saiu conflitado da Bandeirantes em 1999 e foi substituído primeiro pelo reserva imediato Geraldo Canalli e depois por Marcos Hummel, que passaria a ser titular até 2004.

Momento Raridade Rara III

Há 20 anos completados neste domingo, o SBT estreava uma novela mexicana que faria grande sucesso aqui no Brasil: "Maria do Bairro", que fechava a "trilogia das Marias" estrelada pela cantora Thalía com "Maria Mercedes" e "Marimar". Era basicamente a história da moça pobre que amava um moço rico e tinha quem atrapalhasse isso. Trama batida, mas emplacou tanto que ela acabou famosa aqui no Brasil e depois vieram não uma ou duas, mas sim mais cinco reprises em 2004, 2007, 2012, 2013 e 2015. Vamos lembrar aqui uma das chamadas da estreia, ocorrida às 20h45 daquela segunda-feira, e olhe aqui a abertura própria do SBT à ocasião.

Clipe do Dia I

Dennis DeYoung fazendo 70 anos neste sábado. Ele foi vocalista e tecladista do Styx de 1972 a 1984, de 1989 a 1992 e de 1995 a 1999. Seu momento mais inspirado está aqui: "Babe", bela canção de amor que foi trilha do Edir de Cláudio Cavalcanti e da Márcia de Natália do Valle na telelágrimas global "Água Viva".

Clipe do Dia II

Sábado dos 65 anos da cantora pop e country Juice Newton, que em 1981 emplacou "Angel of The Morning".

Bela do Dia: Carolina Pavanelli

Carolina Pavanelli, que já foi atriz e cineasta e hoje é professora de português. O tempo passa, torcida brasileira: essa guria aí, que completa 30 anos neste domingo, ganhou fama em 1993 ao fazer a Laleska da novela "Sonho Meu", de Marcílio Moraes, exibida na faixa das 6 pela Globo e que jamais ganhou uma reprise nem nela e muito menos no Viva.

Clipe do Dia III

Falco faria 60 anos neste domingo se não morresse em 1998 num acidente de carro. Austríaco, cantou em 1982 "Der Kommissar", que anos depois se tornaria "Rap do Trago" com a Comunidade Nin-Jitsu.

Clipe do Dia IV

Evandro Mesquita aniversaria neste domingo, 65 anos do tanto vocalista Blitz quanto cantor solo e ainda ator de "Armação Ilimitada", "Vamp", "A Grande Família", "Tapas & Beijos", "Mister Brau" e "Escolinha do Professor Raimundo". Da Blitz, destaco de 1982 a ótima "Você Não Soube Me Amar", e da carreira solo, separei de 1989 "Babilônia Maravilhosa", as duas canções em playback no paradão "Globo de Ouro".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Líder Juventus quatrilhando o Palermo, 6 vitórias consecutivas no Campeonato Italiano. Scudetto a caminho.

"24 Horas" volta antes que a Velha Senhora oficialize isso na letra fria dos números!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduCesarPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.