.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sexta, 17 de fevereiro de 2017 - ANO 14, EDIÇÃO 83
Acabou a primeira fase da Copa do Brasil

Cinco jogos fecharam tudo ontem. Os visitantes que passaram ganhando foram Criciúma diante do Santo André e Bahia sobre o Sergipe, enquanto o Vila Nova excluiu o Fast ao empatar - aliás, ficamos nós do Twitter desolados com a eliminação do Tricolor do Boulevard, pois queríamos mídia nacional na segunda fase para uma equipe que tem Boneco de Olinda como camisa 10, Júnior Neymar e Robinho nos titulares (Robinho, cujo nome verdadeiro é Arquimedson) e ainda os reservas Velho e Pônei. Detalhe: Velho tem apenas 20 anos e é assim apelidado por ter cara de velho, enquanto Pônei é assim chamado pois é filho do técnico João Carlos Cavalo. É ou não é uma perda irreparável para o imaginário do futebol brasileiro esse time não ter seguido em frente? Bom, os mandantes que se deram bem foram Brusque contra o Remo e Sinop para cima do Salgueiro.

Assim sendo, a segunda fase nas duas próximas semanas ficou assim (a cada dois jogos temos um embate da terceira fase): Sport x Sete de Dourados, Portuguesa x Boavista, Gurupi x Rio Branco, Joinville x São Raimundo de Santarém, Cruzeiro x São Francisco, Murici x América Mineiro, Sinop x Fluminense, Criciúma x Altos, Internacional x Oeste, Sampaio Corrêa x Guarani de Juazeiro do Norte, Brusque x Corinthians, Avaí x Luverdense, Ponte Preta x Cuiabá, Boa Esporte x Goiás, Vila Nova x Vasco, Vitória x Bragantino, Coritiba x ASA, Paraná x Bahia, PSTC x São Paulo e ABC x Audax. Estes cruzamentos permitem a possibilidade de dois clássicos: o mineiro Cruzeiro x América e o paranaense Coritiba x Paraná. Claro, são possibilidades, não afirmações. Importante ressaltar: mandos definidos por sorteio e empate resultará em disputa por pênaltis.

Neste elenco de 40 classificados, temos: sete paulistas (de 10); quatro catarinenses (de 5); três mato-grossenses (todos), cariocas, paranaenses (ambos de 4) e mineiros (de 5); dois baianos, goianos, paraenses (todos de 3) e alagoanos (de 4); e um tocantinense (único), acreano, maranhense, piauiense, sul-mato-grossense (todos de dois), pernambucano, potiguar (ambos de 3), cearense e gaúcho (ambos de 4). Evidentemente, até por questões lógicas, São Paulo é o estado com mais representantes e o que mais classificou equipes. Santa Catarina também tem um aproveitamento ótimo, seria perfeito não fosse o Figueirense. Mato Grosso e Tocantins são os únicos com 100% de avanço, ao passo que as maiores decepções são Pernambuco com um único de 3 representantes e, sobretudo, Ceará e o meu Rio Grande do Sul. Ah, se não fossem Guaraju e Internacional...

Com este regulamento novo, ficou assim o saldo final de classificados da primeira fase: 13 mandantes (Altos, Audax, Boavista, Brusque, Gurupi, Guarani de Juazeiro, Murici, PSTC, Rio Branco, São Francisco, São Raimundo - de Santarém, especifique-se, pois o de Boa Vista foi eliminado -, Sete de Dourados e Sinop), 7 visitantes que empataram (ABC, ASA, Bragantino, Coritiba, Paraná, Sampaio Corrêa e Vila Nova) e 20 visitantes que ganharam (América Mineiro, Avaí, Bahia, Boa Esporte, Corinthians, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Goiás, Internacional, Joinville, Luverdense, Oeste, Ponte Preta, Portuguesa, São Paulo, Sport, Vasco e Vitória). Entre os eliminados, os mais destacados são Juventude, Figueirense, Náutico, Ceará, Fortaleza e CRB.

Outros destaques pelo Brasil

Primeira Liga (2ª rodada de 3) - Em jogo fracotinho, o Flamengo venceu o América Mineiro, foi aos 6 pontos e se classificou para as quartas no Grupo B. 1 ponto para Coelho e Ceará, 0 para o Grêmio.

Paulista (3ª rodada de 12) - O Palmeiras demorou, a torcida já estava com as cornetas tocando fortemente, mas conseguiu ganhar do São Bernardo por 2 x 0 na segunda etapa e soma 6 pontos no Grupo C.

Alagoano (5ª rodada de 10) - O CRB detonou o CSE por 2 x 0 e lidera o Grupo A com 10 pontos.

Gaúcho (4ª rodada de 11) - Penúltimo com 1 ponto, o Brasil de Pelotas recebe hoje o Ypiranga.

Paulistas atentos na Libertadores

Enquanto o Palmeiras soube que o Junior Barranquilla está mais próximo do seu grupo após vencer o Atlético Tucumán pelo marcador mínimo, o Santos viu que o The Strongest bobeou demais ao deixar escapar o 1 x 0 de vantagem aos 48 do segundo, quando o mandante Unión Española conseguiu empatar.

Curtinhas

*Marco Polo del Nero: "vamos ser hexacampeões do mundo, ninguém vai nos bater". Guarde e cheque.

*Convocado por Carlos Amadeu o Brasil Sub-17 para o Sul-Americano no Chile a partir da quinta-feira da semana que vem: os goleiros Arthur Gazze (São Paulo), Gabriel Brazão (Cruzeiro) e Lucas Alexandre (Vasco); os laterais Wesley (Flamengo), Kazu (Coritiba) e Weverson (SPA); os zagueiros Lucas Halter (Atlético Paranaense), Matheus Stockl (Atlético Mineiro), Patrick (FLA), Rodrigo Guth (CFC) e Vitor Eduardo (Palmeiras); os meias Alan Souza (PAL), Marcos Antônio (CAP), Rodrigo Nestor (SPA), Victor Bobsin (Grêmio) e Victor Yan (Santos); e os atacantes Alerrandro (CAM), Brenner (SPA), Lincoln, Vinícius Júnior (ambos FLA), Paulinho (VAS), Vitinho (Corinthians) e Yuri Alberto (SAN). Os brasileiros têm 11 títulos e são os atuais campeões. Sorte!

*Apenas 50 mil "temers" de multa ao Internacional, 10 mil ao Veranópolis e 1 ano de suspensão às organizadas Popular e Camisa 12 pelo quebra-pau no Antônio David Farina. Saiu muito barato, mas põe barato nisso.

*Inter, que contratou William Pottker por 4 anos. Acaba o Paulistão e ele chegará da Ponte Preta.

*Luís Fabiano é do Vasco. Com 2 anos de compromisso, ele saiu do Tianjin Quanjian da China. Sempre gostei dele enquanto artilheiro, embora com alguns poréns que depõem contra si. Que se saia muito bem na Colina.

*O Globo homenageará Gustavo Scarpa com uma placa na entrada do Barrettão pelo golaço espetacular nos 5 x 2 do Fluminense anteontem. Não é toda hora que temos um portento fantástico desses.

*Péssima notícia pro Corinthians: goleador da Copa SP, Carlinhos para por 2 meses. Cirurgia no púbis.

*Contas do Atlético Mineiro bloqueadas devido a uma dívida de 2000 referente às contratações dos hoje ex-atletas Guilherme e Cláudio Caçapa. Requerimento feito na Justiça pela WRV Empreendimentos. Bah...

*Depois de apenas um jogo pelo Tricordiano, Brandão é o novo atacante do Londrina. Os mais antigos se sentem voltando no tempo, já que ele é filho do Brandão semifinalista pelo LEC do Brasileirão de 1977.

*Atletismo: Rosângela Santos ficou em terceiro no Meeting Internacional de Orlen, na Polônia, ao fazer os 60 metros rasos em 7s28, atrás dos 7s22 da jamaicana Jura Levy e dos 7s20 da local Ew Swoboda.

*Vôlei: as brasileiras vão bem no Sul-Americano Feminino no Triângulo Mineiro. O Rexona/SESC marcou 3 x 0 no San Martin (25/16, 25/11 e 25/16) e o Praia Clube fez o mesmo no Villa Dora (25/15, 25/11 e 25/13). Adversários invertidos hoje para a semifinal, que terá Rexona x Villa Dora e Praia x San Martin.

*Basquete: começa o Fim-de-Semana das Estrelas da NBA em Nova Orleans, que terá para nós do Brasil como grande atrativo a homenagem ao Oscar Schmidt, que estará no time Leste do Jogo das Celebridades. O "Mão Santa" preferiu seu país ao melhor basquete do mundo pois, embora selecionado pelo Nets no recrutamento de 1984, as regras da época impediam atletas de jogar ao mesmo tempo na NBA e por seleções nacionais. Oscar preferiu a seleção brasileira e, por ela, conquistaria o Pan de 1987 em Indianápolis.

*Futebol americano: lançada ontem a Brasil Futebol Americano, que é a nova competição da modalidade em substituição à Superliga Nacional, que no ano passado havia se unificado ao Torneio Touchdown. Os clubes que já estavam na Superliga continuarão na nova competição, que terá as conferências Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Equipes do Norte estarão ausentes neste ano, mas poderão ser incluídas em 2018.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*José Luiz Prévidi não tem atualizado seu blog há alguns dias por se recuperar de problemas de saúde, mas atualizou sua situação pelo Facebook (felizmente, recebeu alta). E foi por ali que noticiou nesta manhã que Everton Cunha, o famoso e popular Mr. Pi, não é mais comunicador do Grupo RBS após 20 anos, os últimos através da Farroupilha AM/FM, mas a maioria deles fazendo sucesso nas noites da Atlântida FM para Rio Grande do Sul e Santa Catarina com o ótimo "Pijama Show". Afirma o Prévidi que Everton estava de férias no Equador com a filha e retornou logo para retomar o trabalho, mas na chegada foi dispensado sem justificativa. Baaahhh!!! Assim não, gente... Mas o Mr. Pi é um craque da latinha, espero que volte com tudo em outro prefixo.

*Desde que havia sido demitido pela Tupi na metade do ano passado, havia uma grande dúvida no Rio de Janeiro: o carnaval deste ano teria ou não teria Eugênio Leal com suas conhecidas e reconhecidas transmissões pelo rádio? Pois felizmente, a resposta é: sim. Sim, Eugênio comandará os trabalhos da Mania FM 102,9 ao lado de Ângela Salles, Paulo Beto, Jairo Roberto e outros. Não seria legal tê-lo de fora da folia, bom que nela estará.

*Esta novidade chega no dia em que hoje completa 20 anos o falecimento do antropólogo Darcy Ribeiro, nascido em 1922 e mentor do sambódromo da Marquês de Sapucaí, que hoje se chama Passarela Professor Darcy Ribeiro e foi arquitetada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 1984 pelo governador Leonel Brizola.

*Após três dias fora do ar, Chico Pinheiro voltou a apresentar hoje o "Bom Dia Brasil" da Globo, que neste ínterim foi feito pela Ana Paula Araújo sozinha no estúdio do Rio de Janeiro. Leio no Daniel Castro que ele passou mal na segunda à noite e foi submetido a um procedimento médico preventivo. Afirma o colunista que uma versão de bastidores daria conta do grande atleticano mineiro ter sido submetido a uma angioplastia com stent, mas isso foi negado por ele mesmo, que ainda reforçou que transmitirá normalmente o carnaval de SP. Ufa!

*Completa hoje 35 anos Mariana Weickert, modelo e apresentadora que já fez programas como "Pé na Areia" na MTV, "Saca-Rolha" na Rede 21, "A Liga" na Band e vários no GNT, entre eles "Desafio da Beleza".

*Marcado por interpretar Ritchie Valens em "La Bamba", Lou Diamond Phillips faz 55 anos nesta sexta-feira.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Bruna Ficagna

Bruna Ficagna, repórter da Rádio Mais AM de Sinop. A conheci ontem ao escutar Sinop x Salgueiro. Agora, é cuidá-la reportando o Galo do Norte diante do Fluminense na próxima fase da Copa do Brasil. Boa sorte para ela, que também faz televisão no Mato Grosso.

Momento Raridade Rara: "A Indomada"

Uma das novelas mais bem-sucedidas da década de 90 estreava há 20 anos hoje completados: "A Indomada", de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, mais uma trama da Globo passada no Nordeste com realismo fantástico e frases que pegaram na época, como "oxente, mai Gódi!", da Altiva feita por Eva Wilma. Ela e Ary Fontoura como Pitágoras faturaram todos os prêmios de melhores atores daquele 1997 por estas interpretações no elenco que tinha Adriana Esteves e José Mayer como atores principais. A abertura era estrelada pela futura atriz Maria Fernanda Cândido ao som de "Maracatudo", com Sérgio Mendes, na exibição original e de "Unicamente", com Deborah Blando, na reprise do "Vale a Pena Ver de Novo" de 1999 a 2000. Vamos recordar aqui a íntegra do primeiro capítulo desta novela, que chegou a ser cotada, mas ainda não foi reprisada pelo Viva.

Clipe do Dia I

Pianista e compositor de jazz, Thelonious Monk nasceu em 1917 e morreu há 35 anos hoje fechados. Grande improvisador, ele chega ao tópico direto de 1966 com "'Round Midnight" ao vivo na Noruega.

Clipe do Dia II

45 anos nesta sexta de Billie Joe Armstrong, vocalista do Green Day desde 1987. Por razões mais que óbvias, registro a data trazendo de 2005 o tema do meu mês: "Wake Me Up When September Ends".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

3 gols do Ibrahimovic, Manchester United detonando o Saint-Étienne rumo à próxima fase da Liga Europa.

"24 Horas" volta antes que aconteça a partida de volta na França na semana que vem!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduCesarPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.