.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 15 de fevereiro de 2017 - ANO 14, EDIÇÃO 81
A 180 minutos da fase de grupos

São Botafogo e Atlético Paranaense na Libertadores. Neste novo regulamento, são três prévias antes da fase que dá o efetivo pontapé inicial. A última começa hoje e os dois brasileiros mandarão as idas contra paraguaios.

Os cariocas terão pela frente o tradicional Olimpia e chegam motivados pela classificação peleada sobre o Colo-Colo, um começo pegado já de cara ao ter dois ex-campeões pela frente. Claro que isso custou a eliminação na Taça Guanabara, mas o Campeonato Carioca perto da Libertadores é um JK com aluguel de R$ 150,00 mensais diante de um 4 dormitórios com jacuzzi a R$ 1.200,00 mensais. O Olimpia tem um longo histórico de enfrentamentos com brasileiros na Libertadores. Se por um lado ele foi feliz contra Inter na semifinal de 1989, Grêmio na semi e São Caetano na final de 2002 e Fluminense nas quartas de 2013, por outro lado caiu para São Paulo na semi de 1994, Grêmio nas oitavas de 1995 e 2003 e Atlético Mineiro na final de 2013.

Enquanto isso, o Furacão veio da parida de bigorna diante do Millonarios e terá pela frente o Deportivo Capiatá. Se fosse para o regulamento ser seguido, era para a Arena da Baixada receber a volta, mas nela acontecerá a ida. Se no mínimo o mesmo da fase anterior for repetido (ganhar sem sofrer gol), já valerá bastante. Como mandantes em Libertadores, os paranaenses têm aproveitamento ótimo: 14 vitórias em 18 partidas.

Prossegue a primeira fase da Copa do Brasil

Dia longo esse, primeiro apito às 16h e último só perto da 1h30 nos horários de Brasília. Um dos destaques vai para o Fluminense, que está embalado entre Carioca e Primeira Liga e que visitará o Globo, o clube potiguar de nome inspirado na rede de televisão e que não perde como mandante no Barrettão há 15 jogos (8 ganhos) desde agosto de 2015, quando caiu pro Colo-Colo da Bahia na Série D. Espera o Flu ter bem melhor sorte contra um potiguar do que em 2014, quando fez 3 x 0 fora de casa e foi eliminado ao tomar 5 x 2 do América no RJ.

Tem também o Internacional, bem na Primeira Liga com duas vitórias e péssimo no Gauchão com dois empates em 3 rodadas. Pela frente estará o Princesa do Solimões, que é do Amazonas, mas que não jogará em Manacapuru e nem sequer na Arena da Amazônia, mas sim em Cascavel, vendido que foi o mando de campo - e aí fica quase uma "inversão de mando" pois esta é a cidade de colônia gaúcha mais forte do Paraná. Nela, o Colorado já atuou pela CB em 2004, quando eliminou o Prudentópolis. Seu último jogo por lá foi há 12 anos, derrota para o Paraná pelo Brasileiro. Será o primeiro jogo do Princesa neste ano (Amazonão só daqui a um mês).

Com 5 vitórias consecutivas entre Mineiro e Primeira Liga, o Cruzeiro visita o Volta Redonda, que segue vivo no Carioca. Com Léo Gamalho estufando as redes direto e reto, o Goiás pegará o Itabaiana. Com atenção absoluta para a questão da segurança diante destes dias terríveis de mortandade aos montes no Espírito Santo, o Avaí duelará contra a Desportiva. Com início na quarta e fim na quinta-feira devido ao fuso horário do Acre, o Figueirense terá pela frente o Rio Branco. O Náutico visitará o Guarani em Juazeiro do Norte, o Fortaleza vai encarar o São Raimundo do Pará e o Ceará tem o Boavista em Saquarema como desafio vespertino.

O dia é completado por Ceilândia x ABC, Anápolis x Bragantino, Friburguense x Oeste, URT x Luverdense, Comercial de Campo Grande x Joinville e Uniclinic x Portuguesa. A fase inicial acaba amanhã.

Outros destaques pelo Brasil

Paulista (3ª rodada de 12) - Santos x São Paulo é o grande atrativo da rodada. O Peixe tem 6 pontos no Grupo D e o Tricolor soma 3 no B. Os santistas não perdem há 6 clássicos desde 2015 e venceu cinco deles, ao passo que os são-paulinos não saem exitosos da Vila Belmiro há 11 San-sões desde 2009 (vitoriaça por 4 x 3 pelo Brasileiro com Rogério Ceni como personagem principal ao marcar o gol da vitória e ser expulso em lance mais adiante pelo Carlos Simon) e 7 específicos pelo Paulista desde 2003. Mais cedo, o Corinthians busca recuperação em casa contra o Novorizontino e a Ponte Preta visitará o Botafogo. São 3 pontos para Timão e Macaca.

Paranaense (2ª rodada de 11) - Londrina faz diante do Rio Branco um jogo atrasado ainda de duas semanas atrás, quando teve compromisso pela Primeira Liga e a Federação ajustou o calendário com a data livre de hoje. O Tubarão tenta se recuperar, começo pouco entusiasmante de 4 pontos em 3 pelejas.

Paraense (3ª rodada de 10) - O Paysandu tenta levantar a poeira, sacudir e dar a volta por cima, como diria Paulo Vanzolini através da voz do Noite Ilustrada, ao completar a rodada diante do São Francisco. O Papão vem da queda pro Remo no clássico, o que lhe deixou em último no pentagonal A1 com 3 pontos.

Pernambucano (3ª rodada de 10) - Com 4 pontos em 2 jogos, o Sport recebe esta noite o Belo Jardim.

Baiano (4ª rodada de 11) - Com o número ímpar de times, sempre tem um que folga a cada rodada. Na de hoje, o Bahia é o folguista. Ao campo vai o Vitória contra o Flamengo de Guanambi, em embate que remete à confusão maior do ano passado: o "Caso Victor Ramos", quando o Flamengo acusou o Leão de usá-lo irregularmente e tentou a reviravolta na justiça desportiva, sem no entanto obter sucesso. Como bem sabem, meio ano depois a polêmica ganhou novos ares com o Internacional investindo contra os baianos no Brasileirão.

Alagoano (4ª rodada de 10) - O CRB perdeu pro ASA e permanece em primeiro no Grupo A com 7 pontos.

Primeira Liga (2ª rodada de 3) - O Brasil de Pelotas ganhou do Criciúma no encontro dos zerados. Agora com 3 pontos, o Xavante segue vivo na tentativa da classificação, embora já na quinta-feira da semana que vem saiba se continuará com chances de primeiro lugar ou não ao acontecer Criciúma x Internacional, líder com 6 pontos. Os pelotenses igualaram a pontuação do Fluminense, seu adversário em 1° de março.

Paulista A2 (5ª rodada de 19) - O Guarani tomou 2 x 0 do XV de Piracicaba e é sexto com 7 pontos.

Um sapataço para a eternidade

Foi o do Paris Saint Germain sobre um Barcelona irreconhecível - e 4 x 0 foi pouco, mais um ou até mesmo dois gols caberiam perfeitamente. Ter Stegen na meta e um esforçado Neymar muito aquém do seu potencial (mas, ainda assim, melhor que os inexistentes Messi e Suárez) foram as únicas coisas boas do time espanhol, enquanto os franceses tiveram os aniversariantes Di Maria e Cavani jogando uma bola federal, como diria o Abrilino. Maior dos estatísticos de futebol europeu no Twitter, MisterChip informou: nunca um mata-mata de competição da Europa teve reviravoltado um marcador inicial de 4 x 0. O Barça poderia ter reduzido sua necessidade se não parasse no poste nos minutos finais, tipo do lance que sinaliza que também a sorte está ao lado do PSG. Além disso, como gol fora é critério de desempate, um tento que eles marquem no Camp Nou e só serão eliminados se sofrerem seis buchas. Não duvido da capacidade do Barcelona, mas é que nunca ele fora tão posto à prova como será agora.

Enquanto isso, se não teve Jonas em campo, o Brasil fez bonito na vitória do Benfica sobre o Borussia Dortmund pelo marcador mínimo tanto com Luisão completando 500 jogos pelos encarnados quanto especialmente com o guarda-metas Ederson numa atuação para a história, defendendo um pênalti e praticando excelentes defesas. Passou diretamente por ele o zero germânico. Hoje, mais dois jogos dão andamento às oitavas da Liga dos Campeões. O Real Madrid reencontra o Napoli após 30 anos, à ocasião ganhando em casa e empatando fora na primeira fase. Os espanhóis deram uma certa cambaleada ao término dos 40 jogos de invencibilidade e os italianos não são superados há 18 compromissos. Ao mesmo tempo, Bayern de Munique e Arsenal se reevem pela quarta vez nos últimos cinco anos, sempre com os alemães se dando melhor que os ingleses.

Curtinhas

*Baixa na base da CBF: caiu o coordenador Erasmo Damiani. Reflexo do fiasco no Sul-Americano Sub-20.

*Copa do Nordeste com mudanças: terá 16 times em 2018 e um mata-mata pré-grupos. Assegurados de cara estarão os nove campeões estaduais e mais os vices baiano, pernambucano e cearense.

*Gabriel Jesus com uma lesão no pé direito, 3 meses de recuperação. Péssima notícia para o Manchester City e também para a Seleção em termos da próxima rodada dupla das Eliminatórias da Copa.

*Vôlei: o Rexona/SESC estreou no Sul-Americano Feminino com 3 x 0 no Boca Juniors (25/17, 25/8 e 25/8).

*Usain Bolt e Simone Biles foram os grandes vencedores do Laureus para os melhores do esporte em 2016. Nada mais óbvio e justíssimo do que isso. A revelação foi o agora aposentado Nico Rosberg, campeão da Fórmula 1, e a equipe do ano foi o Chicago Cubs, vencedor da Major League Baseball após 108 anos.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Depois do Haroldo de Andrade Júnior, outro grande nome da Super Rádio Tupi que permanecia apoiando o movimento grevista deixou a emissora: Fernando Sérgio, que nela estava havia 19 anos sempre à meia-noite com a "Super Madrugada Tupi". Desde que as paralisações começaram no fim do ano passado, ele tem informado seu público de todo o cenário através de vídeos nas redes sociais. Assistem aqui o vídeo no qual comunica a saída da emissora, que até retomou sua programação normal há alguns dias, mas isso através dos comunicadores que não aceitaram a continuidade da greve, mesmo a maioria decidindo por ela em recente assembleia.

*Desde alguns dias atrás, a equipe de repórteres do jornalismo geral das rádios Bandeirantes e BandNews FM aqui em Porto Alegre ganhou uma belíssima voz já conhecida dos ouvintes de Novo Hamburgo: Diana Mendel, que já foi repórter da Rádio ABC e apresentadora da União FM. Tá estreando muito bem aqui na capital.

*Durou apenas 2 meses e meio a licença-maternidade da apresentadora da "Hora da Venenosa" no "Balanço Geral RS" da Record. Mônica Fonseca voltou na última segunda-feira à versão local do quadro de fofocas dos famosos adaptado do original da Fabíola Reipert em São Paulo. Neste período até curto para algo assim (quando comum é a ausente por recém ganhar um bebê ficar fora do ar de 4 a 6 meses, ao menos sempre tive como sendo isso), a substituta dela foi Thayla Colling, ex-"Studio Pampa". Nunca consegui curtir a Thayla no quadro, parecia deslocada e fora do tom, ao passo que a Mônica já está bem entrosada e se mostra bem no vídeo.

*Leio no Léo Dias que a Record do Rio de Janeiro está com novo diretor de jornalismo: André Ramos, egresso da Record Minas Gerais. Ele sucede Luciana Barcellos, agora editora do "Jornal da Record" em São Paulo. Não é por nada, mas como troca de diretores em tudo quanto é parte do país a Record, não é? Não passa um semestre sem que alguma delas aconteça seja lá em qual região brasileira for. Por qual motivo isso?

*Terroristas, é como chegaram a ser chamados Leandro Stoliar e Gilson Souza na Venezuela durante as 30 horas de cárcere privado no último fim-de-semana, quando o serviço de inteligência os deteve enquanto gravavam para uma série do "Jornal da Record" sobre as falcatruas da Odebrecht. O cinegrafista já na segunda-feira mesmo tinha falado isso numa entrevista que deu pro Felipe Vieira no "Agora", da Rádio Guaíba, e o repórter reforçou isso em postagem no Facebook de agradecimento ao enorme apoio que recebeu de muita gente. Stoliar contou que até para ir ao banheiro havia um policial ao lado. Digo, afirmo e reafirmo minha impressão: eles chegaram muito perto de algo perigoso demais, algo extremamente pecaminoso e gravemente prejudicial.

*Se bem que essa história pode ter um outro lado, publicado que é pelo Daniel Castro (na verdade pelo seu repórter Luciano Guaraldo) que os jornalistas da Record estavam na Venezuela sem visto e podiam visitá-la somente como turistas e não como jornalistas profissionais, o que foi confirmado pelo Ministério das Relações Exteriores, que explicou que a Venezuela não exige visto para turistas brasileiros, mas sim uma autorização especial para trabalhos temporários, como reportagens. Afirma o repórter do DC que Stoliar e Gilson viajaram às pressas para a Venezuela pois a direção queria o material pronto o quanto antes e, se fosse pedida a permissão de trabalho, demoraria até 4 dias úteis para ela chegar e optou-se por embarcá-los como turistas para ganharem tempo. Até o momento, a emissora não emitiu considerações sobre isso. Seja para desmentir isso ou mesmo confirmar e esclarecer, mas as partes poderiam e deveriam se manifestar para não haver pontos sem nó.

*Equipe de reportagem ajudando a prender um meliante? Aconteceu no Rio de Janeiro. Daniel Penna-Firme e equipe do SBT desconfiaram de um carro fazendo zig-zag numa zona movimentada e descobriram, através do aplicativo da Secretaria de Segurança Pública, que ele era roubado. Perseguiram o veículo e acionaram agentes de trânsito e Polícia Militar, que conseguiram capturar o delinquente em flagrante delito para levá-lo ao xilindró. O caso foi ao ar tanto nos noticiários regionais quanto em rede no "SBT Notícias".

*Leio no Flávio Ricco duas da TV Aparecida: apresentadora do "Santa Receita" na tarde há 3 anos, Claudete Troiano renovou contrato com a emissora; quem negocia e pode se acertar ainda nesta semana é Maria Cândida, ex-Globo, SBT e Record, que recentemente soube estar na apresentação de um programa na Rede Família, o canal UHF da Record captado no interior de São Paulo e em alguns outros estados.

*Fãs das novelas clássicas, vibrai: leio na Patrícia Kogut que a substituta de "A Gata Comeu" no Viva em maio, nas faixas das 15h30 e da 0h30, será nada mais e nada menos que "Tieta", a adaptação de Aguinaldo Silva em 1989 e 1990 para a obra de Jorge Amado, com Betty Faria no papel-título e Joana Fomm como Perpétua, além da abertura com Isadora Ribeiro deliciosamente desnuda ao som da canção na voz de Luiz Caldas. Será a segunda reprise desta novela original das 8, a anterior no "Vale a Pena Ver de Novo" da Globo entre 1994 e 1995.

Bela do Dia: Daiane Vivatti

Daiane Vivatti, nova repórter da Rádio Guaíba, pelo que li no Coletiva. Antes de agora trampar na Caldas Júnior, ela foi da TVE e das rádios Bandeirantes e BandNews FM.

*Completa 40 anos hoje a conterrânea gaúcha Shirley Mallmann, a primeira grande top model internacional aqui do Brasil - e que não sei se é parente ou não da igualmente bela loira Daniela repórter do SBT/RS.

*Modelo renomada dos anos 60, Marisa Berenson faz 70 anos. Ela concorreu ao Globo de Ouro por "Cabaret".

*John Barrymore nasceu há 135 anos hoje completados. Falecido em 1942, é avô da Drew Barrymore e atuou em filmes tanto mudos quanto falados, destacando-se "O Médico e o Monstro" e "Grande Hotel".

*110 anos atrás, nascia Cesar Romero. Falecido em 1994, foi indicado ao Globo de Ouro por "Se o Marido Atender, Desligue", mas foi eternizado como Coringa na série "Batman" entre 1966 e 1968.

*Harvey Korman nascia há 90 anos fechados nesta quarta-feira. Finado em 2008, brilhou nas comédias de Mel Brooks, como "Alta Ansiedade" e "Banzé no Oeste", na qual fez Hedley (não Hedy!) Lamarr.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Cantora pop canadense de imagem excêntrica com direito a piercing e longos dreads, Jane Child completa 50 anos nesta quarta-feira. Seu melhor momento veio em 1990: a boa demais "Don't Wanna Fall in Love".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

20 anos atrás, o União São João sofria o primeiro dos 132 gols de Rogério Ceni. Araras na linha de frente.

"24 Horas" volta antes que esta cidade do interior paulista volte a frequentar a elite do estado!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduCesarPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.