.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Segunda, 13 de fevereiro de 2017 - ANO 14, EDIÇÃO 79
A palavra da vez é: antecedência

Depois da semana passada, espero ter finalmente aprendido de vez a lição. Ao querer elaborar para a última quarta-feira um especial dos 90 anos da Rádio Gaúcha à altura dela e da ocasião, me atrapalhei pois aquilo que queria fazer precisaria de mais tempo. Acabei abdicando até de atualizações do site até sábado, quando enfim lancei o especial da data tanto na "24 Horas" quanto no "Papo de Mídia". Mas foram precisos quatro dias até que tudo chegasse ao ponto que achei ideal. Pena que acabei sacrificando o todo por incompetência exclusivamente minha, mea culpa que não me nego a fazer pois essa é a grande realidade, como diria o "palmeirense" pai do Joel. (rs) É a palavra da vez e que preciso aprender a ser de todas as vezes: antecedência. Nos próximos meses, vem aí os 60 anos da Rádio Guaíba e os 80 anos da Rádio Bandeirantes de São Paulo. São duas datas para as quais já terei que me aprontar. No caso da Guaíba, passei boa parte deste domingo já varrendo uma série de áudios para, em cima deles, fazer uma seleção legal em abril - e ainda falta muita coisa infelizmente, ficaria incompleto o que penso fazer para a ocasião ser registrada com o merecimento devido e completo. Da Bandeirantes, então, a fartura de material de todas as épocas requer uma semana inteira só de pesquisas. Mas espero não cometer nem com a Guaíba e nem com a Bandeirantes a bola fora que cometi com a Gaúcha, algo que me deixou muito mal pelo que expliquei na edição anterior. Um erro cometi, dois não quero, três não posso. Me vigiem.

Papelão dos juniores brasileiros

Os dois últimos jogos não consegui acompanhar, até foi bom para eu não quebrar o notebook de tanta raiva (e ficar sem qualquer comunicação virtual, sendo ele minha saída alternativa desde que meu computador estragou e não me foi "po$$ível" consertá-lo). Mas não surpreendeu nada o Brasil conseguir a proeza de ficar fora do Mundial na Coreia do Sul mesmo com 4 vagas entre 6 finalistas. Futebol ruim, mal jogado, segundo tempo colocando a perder tudo que fora obtido no primeiro, isso em vários jogos. Ficou a Seleção de Novos pelo caminho com uma péssima campanha total de 2 vitórias, 4 empates e 2 derrotas, marcando 9 e sofrendo 7. Deu Uruguai campeão e, com ele, vão Equador, Venezuela e Argentina para a disputa mundialista. Terceiro Sul-Americano Sub-20 seguido com fracasso dos brasileiros. Não é algo que o ouro olímpico no Rio de Janeiro apague.

C de Ceni, C de Cinco no Paulistão

A segunda rodada foi excelente para o São Paulo pois estreou Rogério Ceni como técnico diante de 50 mil devotos no Morumbi, apresentou os novos contratados Pratto (ex-Atlético Mineiro) e Jucilei (emprestado pelo Shandong Luneng), até começou perdendo, mas virou e goleou com direito a 3 do Gilberto na mão cheia de gols sobre a Ponte Preta, que assim deu um "belo" presente ao Aranha, que completou 150 jogos pelo clube. Foi o primeiro jogo da Macaca depois do "fico" do William Pottker, que não vai mais para o Corinthians.

Dos três grandes paulistanos, só o Tricolor ganhou. O Corinthians perdeu em casa para o Santo André, com direito ao Jô perdendo um pênalti, o que estragou a apresentação do recontratado Jadson. O Ramalhão não enfrentava o Coringão desde 2010 e não o vencia como visitante desde 1989. Já o Palmeiras, que teve uma semana legal com a renovação do Dudu até 2020 e a contratação do Borja junto ao Atlético Nacional, caiu para o Ituano, que pôs água no chope do Fernando Prass, que completou 200 partidas pelo alviverde. Isso aconteceu num fim-de-semana de renovação do conselho deliberativo, para o qual foi eleito Leila Pereira, dona da Crefisa.

O Santos teve uma vitória em matinê diante do "mandante" Red Bull Brasil ("mandante" pois levou o duelo de Campinas para o Pacaembu para faturar em cima dos santistas). Desfalcado do Vanderlei devido a uma cirurgia no dedo médio da mão esquerda, o Peixe por duas vezes ficou na frente e tomou o empate até ganhar aos 48 do segundo, chegando às 17 vitórias seguidas no Pacaembu. Dois gols irregulares foram validados por Rafael Gomes Félix da Silva: o segundo dos campineiros, em impedimento, e o terceiro dos santistas, pois Kayke meteu o braço na bola e ela não entrou completamente. O apitante e os bandeirolas foram mal demais.

O Santos lidera o Grupo D com 6 pontos e Corinthians no A, São Paulo no B, Palmeiras no C e Ponte no D têm 3, destes quatro apenas os tricolores também em primeiro. Mas lógico que tudo muito no começo, ainda tem mais 10 rodadas. No meio da semana, a rodada terá na quarta Corinthians x Novorizontino, Botafogo x Ponte e o clássico Santos x São Paulo, enquanto a quinta terá Palmeiras x São Bernardo na capital.

Na A2, com 4 de 19 rodadas vencidas, o Guarani ganhou do Rio Preto e é sexto com 7 pontos, enquanto o Oeste perdeu pro Penapolense e é 12° com 5. O Rubrão trocou o técnico, saindo Vilson Tadei e regressando pela quinta vez Roberto Cavalo. Amanhã, o Bugre visita o XV de Piracicaba. Já o Oeste só joga de novo domingo, diante do Batatais, que neste fim-de-semana fez 3 x 0 no primeiro tempo, mas tomou o 3 x 3 do Rio Claro no segundo.

Já a partida mais impressionante da rodada em SP aconteceu na A3. O São José saiu na frente, o Grêmio Osasco virou e ampliou para 4 x 1 aos 33 minutos da segunda etapa, a equipe do Vale do Paraíba chegou aos 4 x 4 dos 35 aos 39 minutos, mas o time da região metropolitana venceu aos 43 para ser líder com 12 pontos.

Carioca: uma vaga entre três times

É a Taça Guanabara após 4 de 5 rodadas. O Grupo B definiu Flamengo e Madureira na semifinal, falta saber qual deles acabará em primeiro no duelo direto domingo que vem. O Mengão tem 12 pontos após vencer o Botafogo com direito a gol de Everton em seu 200° jogo pelo rubro-negro. A nota tristíssima foi uma briga generalizada entre torcedores antes do clássico devido sobretudo ao reduzidíssimo policiamento nos arredores do Engenhão (também o Rio de Janeiro está com tensão total). Mais um torcedor morto, mais uma morte causada pelos sanguinários violentos que acabam com a graça do esporte. Até quando? Já o Tricolor Suburbano foi aos 10 pontos empatando sem gols com o Nova Iguaçu. O Fogão foi eliminado com 4 e cumprirá tabela contra o Boavista.

No Grupo C, o Fluminense se garantiu ao quatrilhar o Bangu, contra quem tem 21 jogos de invencibilidade desde 1998. São 12 pontos e primeiro lugar assegurado. A segunda vaga na semifinal do primeiro turno está entre Vasco e Volta Redonda com 6 pontos, além do Resende com 4. O Cruzmaltino, que semana passada anunciou o dianteiro colombiano Manga Escobar, tomou ferro do Voltaço, enquanto o Resende sobrevive por ganhar da Portuguesa. Sábado, tudo será resolvido em Flu x Voltaço, Vasco x Portuguesa e Resende x Bangu.

Outros destaques pelo Brasil

Mineiro (3 de 11 rodadas) - Os dois maiores seguem 100%. O Atlético estava no 0 x 0 até 31 do segundo, mas deu de 3 no Uberlândia para vencer com direito ao primeiro gol do Rafael Moura, que substituiu Elias, estreado três dias antes contra o Joinville na Primeira Liga. 3 gols o Cruzeiro fez no Tupi só na etapa inicial, depois mais um para fechar o quatrilho. Contando estadual e "estorvão", são 5 vitórias consecutivas. O América tropeçou de novo, duas vezes estando na frente e cedendo a igualdade à Caldense, a última aos 45 da segunda metade. A próxima rodada terá URT x Cruzeiro no sábado e Atlético x América domingo no Mineirão.

Primeira Liga (3 rodadas) - A 2ª do Grupo 1 será concluída amanhã com Brasil x Criciúma, ambos derrotados na inicial. O Fluminense tem 3 pontos e o Internacional está em primeiro com 6.

Gaúcho (3 de 11 rodadas) - Sem os lesionados Douglas por 6 meses e Beto da Silva por 1 e meio, o Grêmio teve um golaço de calcanhar do Ramiro para vencer o Passo Fundo e ir aos 6 pontos. Léo Moura defendeu o Tricolor na Arena pela primeira vez e obteve um dado curiosíssimo: sua segunda vitória na carreira jogando aqui em Porto Alegre após 22 jogos contra a dupla Grenal por seis clubes diferentes e um único exitoso (Grêmio 0 x 4 São Paulo na Copa Sul-Americana de 2003). Enquanto isso, o Internacional saiu na frente aos 30 da metade complementar, mas 5 minutos depois o Caxias empatou. Enquanto o Bepe somou 4 pontos diante da dupla no retorno à elite, o Colorado não ganhou ainda e seus 3 pontos e antepenúltimo lugar remetem ao início negativo de 2007, quando fora ainda pior (1 ponto em 3 rodadas). Sem Hugo, que surpreendeu ao se aposentar aos 36 anos depois de apenas 3 semanas de regresso ao clube, o Juventude venceu a primeira ao ter 5 pontos após o êxito contra o Ypiranga. O Brasil vai mal, só 1 ponto em penúltimo e perda para o Veranópolis. Sexta-feira tem Brasil x Ypiranga e o domingo terá Passo Fundo x Inter, Grêmio x São José e Novo Hamburgo x Juventude.

Catarinense (5 de 9 rodadas do 1° turno) - Mesmo perdendo um pênalti, o Avaí deu um grande passo para ser finalista ao "oxar" com o Joinville pois seus 13 pontos estão acima dos 9 do vice-líder Brusque, que superou aos 50 do segundo a Chapecoense, que parou nos mesmos 7 do Criciúma, que por duas vezes obteve a igualdade, mas que tomou mais dois do Figueirense, que ganhou de quatrilho e também foi aos 7. Domingo que vem tem Avaí x Brusque (matinê às 10h a pedido da Polícia Militar), Chape x Figueira e Criciúma x Almirante Barroso.

Paranaense (4 de 11 rodadas) - Um gol bastou pro Paraná sobre o J. Malucelli para liderar com 9 pontos, acima dos 7 do Coritiba, que teve Henrique Almeida voltando a anotar para decidir sobre o Foz do Iguaçu. De mistão no campeonato todo, o Atlético pisou no tomate ao cair pro Prudentópolis e ser antepenúltimo com 2 pontos. Já o Londrina, que havia tomado até porrada dos torcedores depois da eliminação na Copa do Brasil pro Gurupi, deu de 3 no classificado PSTC e foi aos 4 pontos. Os destaques da próxima rodada serão simultâneos no domingo: PSTC x Paraná, Cascavel x Londrina e o clássico exclusivamente radiofônico Atlético x Coritiba.

Goiano (5 de 15 rodadas) - Léo Gamalho é o dono da festa no Goiás, que venceu o Goianésia com mais um dele, que tem 6 tentos em 5 atuações. O Vila Nova tinha 3 x 1 aos 30 da segunda etapa, mas permitiu ao Rio Verde empatar dos 38 aos 43 minutos. Companheiros de Grupo A, Esmeraldino e Tigre estão na frente com 11 pontos. Hoje, o Atlético recebe o Itumbiara. O Dragão comanda o Grupo B ao ter 6 pontos em 12.

Mato-Grossense (4 de 10 rodadas) - O Luverdense saiu atrás, virou e ampliou, teve diminuída a vantagem pelo Mixto, mas ganhou aos 48 da metade final com Fumaça, que evitou faíscas desnecessárias. (perdão, não resisti) O Verdão do Norte está no Grupo A e é co-primeiro colocado com 10 pontos.

Copa Verde (fase prévia) - O Ceilândia deu de 3 no Sete de Dourados e será o adversário do Luverdense.

Paraense (4 de 10 rodadas) - Clássico como sempre agitado. O Paysandu teve a chance da virada em pênalti, mas desperdiçou. O Remo castigou aos 48 do segundo tempo e ganhou por 2 x 1. Famoso e popula "quem não faz, leva". Lanterna do Grupo A1 com 3 pontos, o Papão visitará o Águia no sábado que vem.

Pernambucano (3 de 10 rodadas) - Sport x Belo Jardim acabará nesta quarta a rodada do meio da semana passada. São 4 pontos pro rubro-negro a exemplo do Náutico, contra 5 do Santa Cruz e 7 do Salgueiro.

Baiano (11 rodadas) - Um jogo promete muito nesta quarta-feira: Vitória x Flamengo, o reencontro deles após a treta no mata-mata do ano passado - foi onde surgiu o enrosco do Victor Ramos, mais tarde ampliado por envolver o Internacional no Brasileirão. O rubro-negro ganhou as duas primeiras e fará sua terceira atuação.

Cearense (5ª de 9 rodadas) - O Ceará cumpriu um compromisso atrasado e vencia o Itapipoca até 51 da etapa final, quando sofreu o empate. Se a defesa não ajudar, que o ataque faça sua parte melhor ainda. Missão da qual fica encarregado Victor Rangel, adquirido junto ao Guarani de Palhoça e que estava no Bahia. Mesmo assim, o Vozão lidera com 16 pontos. Domingo que vem, ele visita o Guarani de Juazeiro do Norte.

Resumo do Nordestão após 3 rodadas

Grupo A - O Santa Cruz deu de 4 no Uniclinic com latido triplo do Halef Pitbull e o Campinense se recuperou da eliminação na Copa do Brasil ao ganhar do Náutico. Paraibanos e Santinha têm 7 pontos contra 3 do Timbu e 0 dos cearenses. Tem Náutico x Campinense dia 22 e Uniclinic x Santa no dia 25.

Grupo B - Se o novo contratado Maikon Leite estivesse em campo, o Bahia teria "oxado" com o Altos? Jamais saberemos. Sabemos é que o Fortaleza desempatou diante do Moto Club aos 45 da segunda etapa, 3 x 2 com muita emoção. Tricolores baianos e cearenses somam 5 pontos e piauienses e maranhenses estão com 3. A próxima rodada terá Moto x Fortaleza no dia 25 e Bahia x Altos só em 2 de março.

Grupo C - André "Balada" reestreou e marcou um gol, mas o Sport tomou o 2 x 2 do Ríver em casa, ambos estão com 7 pontos. Já o embate dos até então zerados teve o Sampaio Corrêa derrotando de virada o Juazeirense. No dia 22 tem Juazeirense x Sampaio e o dia 25 apresentará Ríver x Sport.

Grupo D - Este é o quadrangular mais parelho. O CRB foi aos 5 pontos ao empatar sem gols com o ABC, que tem os mesmos 4 do Itabaiana, que ganhou de virada do CSA, que ficou com 3. Esta chave só voltará a ter bola em jogo em março, tanto com CRB x ABC no dia 1° quanto com Itabaiana x CSA no dia 2.

Grupo E - O Vitória ganhou do América de Natal desempatando com André Lima aos 44 do segundo tempo (aquele fã maluco dele ainda existe?) e o Sergipe derrotou o Botafogo da Paraíba com direito a um tento de Sorriso. Os ganhadores desta rodada foram aos 6 pontos e os perdedores estacionaram nos 3. No dia 25, é obrigatório para os abatidos se recuperar. Tem Botafogo x Sergipe e América x Vitória na próxima rodada.

A semana é de Copa do Brasil

A primeira fase com jogo único e vantagem de empate para o visitante prossegue neste meio de semana. Para quarta-feira, estão marcados Boavista x Ceará, Desportiva x Avaí (confirmado para Cariacica com garantias do governo capixaba e segurança feita pela Força Nacional, embora o momento no Espírito Santo seja tão terrível que não haja a menor condição de pensar em futebol), Friburguense x Oeste, URT x Luverdense, Anápolis x Bragantino, Comercial de Campo Grande x Joinville, Uniclinic x Portuguesa, São Raimundo do Pará x Fortaleza, Sinop x Salgueiro, Guarani de Juazeiro do Norte x Náutico, Itabaiana x Goiás, Volta Redonda x Cruzeiro, Globo x Fluminense, Princesa do Solimões x Internacional (em Cascavel) e Rio Branco do Acre x Figueirense, ficando para quinta-feira Santo André x Criciúma, Brusque x Remo, Sergipe x Bahia e Fast x Vila Nova.

Os enfrentamentos da segunda fase já confirmados são Sport x Sete de Dourados, Murici (algoz do Juventude) x América Mineiro, Ponte Preta x Cuiabá, Coritiba x ASA e PSTC x São Paulo. Com um dos times a definir, temos Gurupi x Rio Branco ou Figueirense, Voltaço ou Cruzeiro x São Francisco do Pará, Santo André ou Criciúma x Altos (algoz do CRB), Sampaio Corrêa x Guaraju ou Náutico, Brusque ou Remo x Corinthians, Boa Esporte x Itabaiana ou Goiás, Fast ou Vila x Vasco, Vitória x Anápolis ou Bragantino, Paraná x Sergipe ou Bahia e Ceilândia ou ABC x Audax (algoz do América, o que já impede o clássico de Natal na CB).

Libertadores em momento fundamental

Os últimos quatro times na fase de grupos começarão a ser sabidos nesta semana, quarta-feira acontecendo Botafogo x Olimpia e Atlético Paranaense x Deportivo Capiatá (em Curitiba e não no Paraguai, embora esteja previsto pelo regulamento que o melhor qualificado no ranking da Conmebol mande a volta - e deveria ser este o Furacão), ficando para quinta Junior Barranquilla x Atlético Tucumán (espera-se que desta vez sem precisar que o motora do ônibus acelere perigosamente a 130 por hora) e Unión Española x Strongest.

"Pelas Zoropa"

Espanha (22 de 38 rodadas) - Com um gol do Cristiano Ronaldo e dois jogos a menos, o Real Madrid ganhou do Osasuna fora de casa e foi aos 49 pontos, enquanto o Barcelona tem 48 depois de triturar o Alavés por sena a nada com dois do Suárez, um do Messi e outro do Neymar, que agora tem 95 gols pelos catalães, superando os 94 do Ronaldinho Gaúcho. Com 46 está o Sevilla, que passou pelo Las Palmas. Mas o triunfo mais eletrizante foi o do Atlético de Madrid, que virou sobre o Celta de 1 x 2 para 3 x 2 dos 42 aos 43 da metade final.

Itália (24 de 38 rodadas) - A Juventus segue na frente agora com 60 pontos depois de bater o Cagliari. Com 53 está a Roma, que venceu o Crotone. Atuante nesta semana pela Liga dos Campeões, o Napoli soma 51 pontos após ganhar do Genoa. Os placares mais chamativos foram dois: o Torino chegou aos 5 x 0, mas o Pescara diminuiu para 5 x 3; e o Chievo fez 3 x 1 no Sassuolo com trinca pessoal de Inglese.

Inglaterra (25 de 38 rodadas) - O Chelsea foi aos 60 pontos ao só empatar com o Burnley, mas foi beneficiado pelo Tottenham, que caiu pro Liverpool e parou nos 50, mesma pontuação do Arsenal ao superar o Hull City.

Alemanha (20 de 34 rodadas) - O Bayern de Munique estava no 0 x 0 com o Ingolstadt até 45 do segundo. Final: 2 x 0 pros bávaros, 49 pontos e liderança ampliada pois o Red Bull Leipzig pagou vale ao ficar com 42 por sofrer 3 em casa do Hamburgo. Antes de entrar em campo nesta semana pelo mata-mata da Liga dos Campeões, mal também foi o Borussia Dortmund, vencido pelo Darmstadt e mantido com 34 pontos em quarto.

França (25 de 38 rodadas) - Com dois do Falcão Garcia e três do Mbappe, o Monaco passou o carro por cima do Metz para ter 58 pontos contra 55 do Paris Saint Germain, que trincou o Bordeaux na casa dele.

Portugal (21 de 34 rodadas) - O Benfica meteu 3 no Arouca e lidera com 51 pontos, mas sem descanso pois o Porto dobrou ante o Vitória de Guimarães para ir aos 50. A perseguição permanece à toda.

Liga dos Campeões - Oitavas-de-final começando amanhã com Paris Saint Germain x Barcelona e Benfica x Borussia Dortmund, no dia seguinte tendo Real Madrid x Napoli e Bayern de Munique x Arsenal.

Curtinhas

*Três tristes perdas marcaram o esporte no fim-de-semana: a do advogado desportivo Domingos Moro de mal súbito aos 57 anos, personalidade marcante em tribunais esportivos defendendo sobretudo os clubes de Curitiba; a do ex-jogador holandês Piet Keizer de câncer no pulmão aos 73 anos, companheiro de ataque de Cruyff no Ajax tricampeão europeu de 1971 a 1973;  e a do ex-atleta do basquete Fab Melo de parada cardíaca aos 26 anos, com passagens por Boston Celtics, Memphis Grizzlies e Dallas Mavericks.

*Michael deixando a UTI em São José do Rio Preto. O atacante do Fluminense sofreu um grave acidente há um mês e chegou a ficar em coma por duas semanas, mas felizmente já está bem melhor.

*Já acabou o trabalho de Felipe como técnico e Pedrinho como auxiliar no Tigres do Brasil após os 4 x 0 nele aplicados pela Cabofriense pelo torneio anti-rebaixamento do Campeonato Carioca. O saldo deles foi de 1 vitória, 3 empates e 3 derrotas. Não dava mesmo para ir além disso, vamos e convenhamos.

*Paulo Baier agora é treinador, anunciado que foi pelo Panambi para a segundona aqui do Rio Grande do Sul.

*Acontecerá hoje o julgamento do Heltton Matheus, o "miau" que eliminou o Paulista na Copa SP de Juniores.

*Confirmado para o Cricket Ground de Melbourne em 9 de junho um amistoso entre Brasil e Argentina.

*Hernanes não é mais da Juventus. O "Profeta" trocou a Itália pela China. Vai jogar no Hebei Fortune.

*Lahm confirmou estar em sua última temporada no futebol, pendurando as chuteiras ao término dela. Fechará uma carreira de um Mundial, uma Liga dos Campeões e sete Alemães pelo Bayern de Munique, além de uma Copa do Mundo das três que disputou e um vice nas três Eurocopas nas quais se fez presente.

*Definido pela UEFA que seus presidentes terão uma limitação de três mandatos e 12 anos no cargo.

*Suspensa por 4 anos a meio-fundista Mariya Savinova, mais uma russa metida em encrencas no atletismo. Todos os resultados dela de 2010 a 2013 foram cancelados, incluindo um ouro olímpico em Londres.

*Novo Basquete Brasil: o Flamengo levará para Manaus seu jogo contra o Vasco no dia 11 do mês que vem.

*Oscar "Mão Santa" homenageado hoje antes de Brooklyn Nets x Memphis Grizzlies pela NBA. Imperdível!

*Salto com vara: Thiago Braz ficou em segundo no Meeting Istaf Indoor, na Alemanha, com os mesmos 5,86 metros do polonês Piotr Lisek - só que Thiago atingiu a marca em três tentativas e Piotr em duas.

*O judô do Brasil ganhou uma única medalha no Grand Slam de Paris: bronze com o bi-bronzeado olímpico Rafael Silva na categoria acima de 100 quilos, ippon pra cima do bósnio Harun Sadikovic.

*Datas em 0 ou 5 dos esportes nos últimos dias: quinta passada, 60 anos do ex-jogador e técnico brasileiro naturalizado japonês Ruy Ramos, campeão asiático pelo Japão em 1992 e de uma penca de títulos nos anos 80 e 90 pelo Verdy Kawasaki; sexta passada, 35 anos de Justin Gatlin, campeão olímpico dos 100 metros rasos em Atenas 2004; sábado passado, 45 anos de Kelly Slater, craque do surfe; e hoje, 55 anos da campeã olímpica (Atlanta 1996) Jackie Silva e 45 anos de Ana Paula, dois grandes nomes do vôlei.

Momento Raridade Rara: 10 anos da Rádio Trânsito

Foi a data completada neste domingo. Bem sacada ideia da Rede Bandeirantes, é uma estação FM de São Paulo dedicada 24 horas por dia a falar do trânsito na cidade, orientando os melhores caminhos o tempo inteiro e com espaços mínimos para programação musical sempre que o tráfego dá uma acalmada - o que costuma acontecer apenas na madrugada. Até o ano passado, a emissora se chamava Rádio SulAmérica Trânsito, mas com o fim do patrocínio, outro entrou e o novo nome passou a ser Rádio Trânsito Caçula de Pneus.

Faço três destaques da emissora, que teve Izabella Camargo como voz-padrão desde a estreia em 2007 até trocar a Band pela Globo em 2012: de 2007, um dos comerciais de estreia com a participação da atriz Graziella Moretto; de 2012, um "Edição Extra" da TV Gazeta sobre a rádio com sonoras do diretor Felipe Bueno (também âncora da BandNews FM), do editor-chefe Ronald Gimenez (também apresentador do "Arquivo Musical" na Bandeirantes) e da repórter Ana Paula Melo; e de 2015, a apresentadora Ana Paula Rodrigues (hoje do "Café com Jornal" na Band) lendo um pedido de orientação de trânsito de ouvinte, que aproveitou para perguntar no ar, através da Trânsito FM, se o amor da sua vida queria casar com ele - e a resposta, para alegria dos românticos, foi "sim".

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Quem achou que a coisa na Super Rádio Tupi não ia necessariamente melhorar só porque vários comunicadores retornaram ao microfone há uma semana estava certo. Ao contrário: pode até piorar. Leio no Rádio de Verdade que grevistas estão sendo comunicados por telegrama de suas demissões por justa causa, abandono de emprego e afins variados, mesmo que o Ministério Público do Rio de Janeiro considerasse legal a greve. Ish...

*Um que não é mais da Tupi é Haroldo de Andrade Júnior, que disse ao RV que pensa até em ir à Justiça para receber o que os Diários Associados lhe devem. Outro que deixou a emissora foi Maurício "Paulinho Gogó" Manfrini, este via rescisão indireta. Sabem quantos meses de salários atrasados ele tem? "Só" dez!

*Outra que li no Rádio de Verdade é que, embora o diretor Cláudio Henrique desminta, há fortes rumores nos bastidores dando conta de Antônio Carlos e Roberto Canázio sairiam da Rádio Globo do Rio de Janeiro em 31 de março, a seguir entrando um programa chamado "Jornal da Manhã" das 6h às 8h (avisaram isso à Jovem Pan de São Paulo?) e outro com Otaviano Costa das 8h às 11h. Primeiro: será que é tudo rumor mesmo ou apenas não abrem o jogo neste momento? E segundo: e o Padre Marcelo Rossi, como ficaria?

*Leio no Comunique-se que Marcos Petrucelli foi dispensado pela Rádio CBN após 15 anos. Ele comentava as novidades da sétima arte com o quadro "Sessão de Cinema", todas as tardes, no "CBN Total". Já no Anderson Cheni, leio que outro que sai da CBN após 21 anos é Gilberto Dimenstein, este por opção própria.

*A situação continua horrível demais no Espírito Santo, sem policiamento nas ruas e com as mortes já passando facilmente de uma centena. Sobrou até para a mídia na quinta-feira passada. Um caso foi o da sede da TV Gazeta (Globo) sendo alvo de tiros no seu auditório, felizmente ninguém se ferindo. Outro caso envolveu ataques tanto verbais quanto físicos à repórter Raylline Haussmann, da TV Capixaba (Band), cometidos por manifestantes em frente ao Batalhão de Missões Especiais quando da saída de uma viatura do local. Baaahhh!!!

*Leio no NaTelinha que, ainda sem Amaro Netto após a candidatura perdida à prefeitura da capital, a TV Vitória (Record) teve o "Balanço Geral ES" com Douglas Camargo liderando na última segunda com 28 pontos de média, 36 de pico e 40% das 12h30 às 14h10, contra 26 pontos da Gazeta (Globo) e 7 da Tribuna (SBT).

*Leio no José Luiz Prévidi que Antônio Sacomory está trabalhando com televisão em Roraima. O ex-repórter irreverente do "Balanço Geral" na Record aqui de Porto Alegre, na qual trabalhou por 8 anos, não conseguiu se acertar com outra emissora daqui mesmo e segue vivendo na aldeia pampeana, mas agora passando 10 dias de cada mês em Boa Vista, onde toca o projeto da Rede Cidade, emissora com 60% de atrações locais.

*Mais Porto Alegre: recentemente saída da RBS TV para se dedicar mais à sua filha, a ex-apresentadora do tempo Maíra Gatto está com nova atividade. Agora é assessora de imprensa da UniLaSalle em Canoas.

*Sidney Rezende publicou em seu site uma entrevista em vídeo com Eduardo Grillo, que foi por quase duas décadas seu colega na GloboNews, da qual saiu há 1 ano e meio. Um momento de destaque foi quando Grillo contou que, após deixar a emissora global, recebeu um convite simpático da RedeTV! e que agradeceu ao diretor Franz Vacek, mas que não tinha como aceitar se mudar para São Paulo pois recém havia saído de 20 anos de atividade jornalística e havia mudado de residência no Rio de Janeiro havia 6 meses.

*Leio no Flávio Ricco que a transmissão do Oscar com Christiane Pelajo, Artur Xexéo e Miguel Falabella será feita na hora da realização, com as emoções instantâneas do momento, e em cima dela é que haverá a edição dos melhores momentos para o compacto que passará na tarde da segunda-feira, dia 27.

*Hortelino não trabalha na Rede Globo, mas parentes de "família Troca-Letra" sim. São dois que fazem o "Jornal Nacional", como assistem aqui: Renata Vasconcellos, que se enrolou ao dizer "diagnostica" numa ida para os comerciais, e William Bonner, que se embananou ao falar "Japaraíba". Coisas da televisão ao vivo.

*Leio no Léo Dias que Maria Júlia Coutinho está gravando pilotos para em breve entrar no rodízio de apresentação do "Jornal Hoje" aos sábados sem que isso lhe tire dos afazeres habituais na Globo, que bem sabem ser mostrar a previsão do tempo local no "SPTV" das 19h15 e em rede no "Jornal Nacional". Cuidemos.

*Leio no Daniel Castro que Mari Palma, a gatinha que dá as notícias do "G1 em 1 Minuto" no "Bem Estar" e no "Encontro com Fátima Bernardes", foi escalada pela Globo para uma reportagem especial que passará em breve no "Fantástico". O assunto ninguém nem mesmo no Plim-Plim faz a menor ideia do que seja (ué, pra quê todo esse mistério? Vem aí algo revolucionário e muito inédito ou o quê?). Repriso: cuidemos...

*A surpresa da semana foi Flávia Freire deixar a Globo após 19 anos para morar em Portugal com o marido e com a filha pequena. Desde que retornara da licença-maternidade, ela tinha perdido espaço tanto como repórter quanto na apresentação. Leio no Daniel Castro que o contrato dela venceria em abril e não seria renovado. Prometeu ela que não sumirá, que continuará ativa nas redes sociais e que recomeçará a contar novas histórias. Nas duas décadas de Vênus Platinada, Flávia foi repórter geral, apresentadora da previsão do tempo e substituta dos titulares no "SPTV" e no "Hora 1", além de reserva da Glenda Kozlowski na edição paulista do "Globo Esporte".

*Leio no Sandro Nascimento que Vandrey Pereira, que no mês passado deixou a Globo após 12 anos por trocar o Rio de Janeiro por Orlando, vai trabalhar na produtora lá montada pelo ex-executivo e repórter esportivo colega de emissora João Pedro Paes Leme. Consta que ele siga colaborando de lá com o Plim-Plim.

*Leio no Flávio Ricco que a TV Bandeirantes de Presidente Prudente, que ultimamente se chamava Band SP Interior, alterou na última sexta-feira seu nome, agora se chamando Band Paulista.

*Sei pelo NaTelinha que teve gafe no "Balanço Geral SP" da sexta-feira passada na Record, o que assistem aqui. Foi mostrado um game play do videogame Forza Motorsport 6 como se fosse um vídeo que mostraria o que se deve fazer para ser chofer oficial do carro do presidente americano Donald Trump. Nem Reinaldo Gottino e nem Renato Lombardi se tocaram disso, deste engano. As imagens não eram reais, era só um videogame.

*Leio no Flávio Ricco que o "Jornal da Record" de sábado passado foi proibido de falar sobre o velório da ex-primeira dama Marisa Letícia Lula da Silva, mesmo que o fato fosse reportado por Catarina Hong e o material já estivesse na ilha de edição quando foi derrubado. Ordens da direção. Mas o que será que aconteceu?

*Revoltante o caso da prisão por 10 horas do repórter Leandro Stoliar e do cinegrafista Gilson Fred Oliveira na Venezuela quando gravavam para uma série especial do "Jornal da Record" sobre denúncias referentes à Odebrecht em outros países além do Brasil. Se algo assim aconteceu, certamente chegaram muito perto de alguma coisa extremamente forte. O caso ganhou enorme repercussão, mobilizou entidades jornalísticas e rendeu o apoio de colegas de outras emissoras. Eles retornaram ao Brasil na manhã de hoje, mas sem seus equipamentos e alguns pertences pessoais, como os telefones. Absurdo crime contra a liberdade de imprensa. Mas o que é destes facínoras está guardado, mais cedo ou mais tarde. E bom que eles felizmente estão bem.

*Confirmada pelo SBT a volta do "Show do Milhão", que passou originalmente de 1999 a 2003 e que retornará aos sábados, em horário a definir e não se sabe ainda se com Silvio Santos ou outro apresentador. Ah, deixem outros programas quaisquer com outros apresentadores, mas "Show do Milhão" só vale com o Patrão.

*Leio no NaTelinha que, a partir de março, o Comedy Central passará o "The Noite com Danilo Gentili" um dia após a exibição no SBT. Será a mesma coisa que faz o TBS com o "Programa do Porchat", da Record.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Sintonia PB: 0 ou 5 dos últimos dias

Quarta passada - 45 anos de Marcius Melhem, que faz o "Tá no Ar" e o "Zorra" na Globo; 65 anos de Cinira Camargo, atriz de novelas como "Despedida de Solteiro" e "Tropicaliente"; 5 anos da morte de Márcia Maria, nascida em 1944 e atriz de novelas em Tupi, Band, SBT e Record; e 10 anos da morte de Anna Nicole Smith, nascida em 1967 e modelo erótica, além de atriz na comédia "Corra Que a Polícia Vem Aí 33 1/3".

Quinta passada - 110 anos do nascimento de Victor Civita, falecido em 1990 e que fundou em 1950 a Editora Abril; 95 anos do nascimento de Kathryn Grayson, falecida em 2010 e que fez filmes como "Marujos do Amor" e "O Barco das Ilusões"; 60 anos do nascimento de Thaís de Andrade, falecida em 1996 e revista atualmente em "Pai Herói", além de atuante na "Praça é Nossa" da estreia até sua morte; e 10 anos da morte de Ian Richardson, nascido em 1934 e intérprete de Francis Urguhart no "House of Cards" original da BBC.

Sexta passada - 35 anos de Fernando Zanuzo, repórter da Rádio Gaúcha e apresentador do "Correspondente Ipiranga Rede Gaúcha Sat"; 50 anos de Marcelo Serrado, ator visto por último em "Velho Chico"; e 50 anos de Laura Dern, indicada ao Oscar de coadjuvante por "As Noites de Rose".

Sábado passado - 100 anos do nascimento de Sidney Sheldon, romancista falecido em 2007 e criador das séries "Jeannie é um Gênio" e "Casal 20"; e 70 anos de Edwin Luisi, o assassino da novela "O Astro".

Clipe do Dia: 0 ou 5 dos últimos dias

Quarta passada - 5 anos sem Wando, nascido em 1945 e que cantou em 1985 "Chora Coração" (trilha da Lucinha Lins na novela "Roque Santeiro"); e 85 anos do maestro e compositor John Williams, ultra-indicado ao Oscar e que teve um dos seus momentos máximos em 1978, que é a trilha de "Superman".

Quinta passada - 75 anos de Carole King, que em 1971 papou tudo no Grammy com seu disco de estreia, no qual se destacou "It's Too Late"; e 50 anos de Edson Cordeiro, virtuose vocal que lançou "Coming" em 1994.

Sexta passada - 80 anos de Roberta Flack, diva do soul que imortalizou em 1973 a bela "Killing Me Softly With His Song"; e 25 anos da estreia da novela "Perigosas Peruas", cuja trilha homônima tem aqui as Frenéticas. (preciso falar outro dia desta novela, foi nela que conheci e para sempre me apaixonei pela maravilhosíssima Fabiana Scaranzi - fora que, no fim do ano passado, a encontrei quase completa postada no YouTube)

Sábado passado - 55 anos de Sheryl Crow, que emplacou em 1996 "If It Makes You Happy", da minissérie global "Labirinto"; e 5 anos da morte de Whitney Houston, nascida em 1963 e que teve como último lindo momento "I Look To You" em 2009, tema da Alinne Moraes em "Viver a Vida". (nunca me esqueço que voltei para casa perto da meia-noite após ir na pizzaria Nono Ludovico para uma confraternização de aniversário da amiga Priscila Ulbrich quando, ao abrir a internet, primeira coisa que vi foi a morte da Whitney - e veio o choque instantâneo)

Ontem - 65 anos de Michael McDonald, que foi vocalista dos Doobie Brothers e teve grandes momentos solo, um deles sendo "Sweet Freedom" em 1986, trilha tanto da novela "Roda de Fogo" quanto do filme "Dois Policiais em Apuros", do qual Billy Crystal e Gregory Hines estão no clipe; e 15 anos da morte de Waylon Jennings, nascido em 1937 e que popularizou em 1979 "Good Ol' Boys", o tema de abertura da série "Os Gatões".

Bela do Dia: Joana Treptow

Joana Treptow, repórter da TV Bandeirantes no Rio de Janeiro. Ela é portuguesa do Porto, mas adotou o Brasil e faz bonito com toda essa boniteza. Se Joana fosse uma equipe de futebol e eu narrasse um jogo dela, torceria mais descaradamente e tresloucadamente do que o Datena por Portugal na Eurocopa. (rs)

Clipe do Dia: morre Al Jarreau

Fiquei muito chateado ontem à noite ao saber desta grande perda para a música mundial, um cracaço com todas as letras - e todas as letras ficavam melhor com sua voz e interpretação inconfundíveis. Ativo até o fim da vida, estava com shows marcados para o mês que vem no Festival de Trancoso, aqui no Brasil, país com cuja música sempre esteve associado ao incluir temas nossos em seu repertório. Infelizmente, neste domingo ele nos deixou aos 76 anos. Sai de cena com uma linda carreira de canções inesquecíveis. Separei cinco deste artista único, o único a vencer os prêmios Grammy em três gêneros diferentes (jazz, pop e rhyhtm & blues):

De 1976, "Your Song" em versão ao vivo em Hamburgo, na Alemanha. Também ele deixou sua marca, seu toque próprio, a sua cara no clássico lançado sete anos antes por Elton John.

De 1983, "Morning" em versão ao vivo de dois anos depois no primeiro Rock in Rio. Al está na história do evento musical no Rio de Janeiro não só aí, mas também na edição realizada em 2015.

De 1985, "Moonlighting" na versão original da série "A Gata e o Rato", mas que só entrou em disco dois anos depois com outra roupagem. Também pela música é memorável esta produção.

De 1997, "Waters of March (Águas de Março)" com Oleta Adams em disco só de releituras de clássicos de Tom Jobim. Aliás, baita cantora a Oleta, que lembrarão do "Woman in Chains" com Tears For Fears.

De 2006, "Summer Breeze" ao lado de George Benson num álbum inteiro feito por ambos. Com estes gênios da raça, o original de Seals & Crofts ficou ainda melhor, elegante, refinado, irretocável.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

"Sou contra árbitro gay no futebol, ele pode tender para o namorado". Eurico Miranda, o idiota estúpido do ano.

"24 Horas" volta antes que este desgraçado safado vomite mais uma imbecilidade repugnante!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduCesarPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.