.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 1 de fevereiro de 2017 - ANO 14, EDIÇÃO 73
Retornados após três anos

São Botafogo e Atlético Paranaense à Libertadores, da qual participarão pela quinta vez, agora neste novo formato com três fases prévias antes dos grupos, ambos jogando a partir do segundo mata-ou-morre e ambos fazendo a ida diante de suas torcidas, com as voltas nas casas dos oponentes na quarta-feira da semana que vem.

Com três resultados distintos neste 2017 (uma vitória amistosa e uma derrota e um empate no Carioca), o Fogão disputou antes o torneio em 1963, 1973, 1996 e 2014. Seu primeiro desafio é contra o Colo-Colo, para o qual caiu na semifinal de 73 ao sofrer 2 x 1 em casa e ficar no 3 x 3 no Chile. Além destes, os alvinegros têm mais seis partidas contra chilenos em Libertadores, com 2 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. Em termos de Rio de Janeiro, as duas vitórias vieram em 1996 contra as Universidad Católica e de Chile, mas a última lembrança não é positiva: derrota para a Union Española em 2014. Expectativa de casa cheia no Nilton Santos.

Assim como também casa cheia é o esperado na Arena da Baixada, onde o Atlético Paranaense terá pela frente o Millonarios. "Clima de Libertadores" ele já teve no empate com o Peñarol, ânimos quentes demais para um amistoso. Nem vale falar da estreia perdida no estadual pela equipe dele não ser a mesma do torneio continental. Participante em 2000, 2002, 2005 e 2014, fará seu sétimo jogo contra um colombiano. Antes, venceu 1, empatou 2 e perdeu 3. Atuando em Curitiba, empatou com o América de Cali em 2002 e ganhou dele em 2005, ano do vice-campeonato, no qual também encarou o Independiente Medellín em casa e foi goleado.

Ontem, a segunda fase pré-grupos iniciou com Cerro 2 x 3 Union Española (por duas vezes o Union cedeu o empate para conseguir ganhar aos 45 do segundo), Carabobo 0 x 1 Junior Barranquilla e Atlético Tucumán 2 x 2 El Nacional (por duas vezes a equipe da casa vencia e por duas vezes o visitante igualou).

Com duas torcidas é sempre mais legal

E que assim fique bem melhor Cruzeiro x Atlético no Mineirão pela Primeira Liga, primeiro clássico tanto com os alvinegros cruzeirenses quanto com os celestes atleticanos (ops, será que misturei tudo?) desde 2013. Escritas em jogo: o Galo não ganha desde a semifinal do ano retrasado e a Raposa não triunfa no palco maior de Belo Horizonte diante do maior rival desde o Brasileirão desde 2013. As estreias no estadual foram positivas para eles, a do Galo sobre o América de Teófilo Otoni e a do Cruzeiro diante do Villa Nova. Vale lembrar que Fred é desfalque do Atlético por ainda cumprir aquela suspensão de 5 partidas da edição do ano passado, quando era do Fluminense. O jogo vale pelo Grupo 3, que iniciou semana passada com o "oxo" catarinense de Chapecoense e Joinville.

Também esta noite, o Internacional recebe o Brasil de Pelotas no Beira-Rio, duelo por três torneios neste 2017 por também acontecer no Gauchão e mais adiante na Série B nacional. Ambos empataram domingo passado pelo estadual, o Colorado com o Veranópolis e o Xavante com o Juventude. É partida do Grupo 1, que começou com a vitória do Fluminense sobre o Criciúma. As duas de hoje são pela primeira rodada. Já pela segunda, o Londrina ganhou do Avaí na troca do sinal amarelo para vermelho e foi para 6 pontos no Grupo 4, colocando-se em ótima possibilidade de classificação contra 3 pontos do Paraná e 0 do Figueirense e do Avaí.

Avião e Colômbia no caminho da Chapecoense

Impossível não citar este meio de transporte e este país sem lembrar da tragédia de 29 de novembro de 2016, infelizmente assim será para todo sempre. Os dois elementos estão associados juntos para o segundo embate pelo Catarinense, contra o Tubarão. Foi na primeira viagem aérea desde a do desfecho fatídico em Medellín que o Verdão do Oeste chegou a Florianópolis para, dali, pegar o ônibus e viajar 150 quilômetros até Tubarão. E sabem quem é o maior destaque do mandante da porfia? Rentería, o dançarino de "ruque-raque" campeão da Libertadores 2006 pelo Internacional, que vem a ser... colombiano. É uma jornada que promete.

Mais destaques pelos Estaduais

Uma listinha básica de jogos por hoje, sempre colocando em evidência os 40 clubes das Séries A e B: pelo Carioca, Fluminense x Resende e Flamengo x Macaé; pelo Catarinense, Joinville x Figueirense; pelo Paranaense, Cascavel x Coritiba e Paraná x Cianorte; pelo Pernambucano, Central x Náutico e Santa Cruz x Belo Jardim; pelo Baiano, Jacuipense x Bahia; pelo Cearense, o pendente Ceará x Tiradentes da primeira rodada (Vozão tem 6 pontos em 3 rodadas); pelo Alagoano, CRB x Santa Rita (Galo tem 4 pontos em 2 rodadas); pelo Potiguar, ASSU x ABC (Alvinegro tem 10 pontos em 4 rodadas); pelo Goiano, Iporá x Atlético e Goiás x Rio Verde; pelo Mato-Grossense, Luverdense x CEOV; em amistoso, Corinthians x Ferroviária; e pelo Paulista A2, Bragantino x Guarani e Oeste x Taubaté. Ontem, a bola rolou no Paraense e o Paysandu tomou 1 x 0 do Independente.

Sorteados os confrontos da Copa Sul-Americana

Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile são os caminhos dos seis representantes do Brasil na primeira fase, que terá os 22 jogos de ida e os 22 de volta divididos em quatro semanas de 28 de fevereiro a 1° de junho. Uma novidade é acabar aquilo da fase nacional, agora é todo mundo misturado com todo mundo desde o começo. Quando esta fase inicial acabar, aos 22 classificados se somarão 10 equipes vindas da Libertadores, que serão os oito terceiros de cada grupo e mais os dois melhores eliminados no terceiro mata-ou-morre prévio.

Dos brasileiros, o único que fará a volta em casa é o São Paulo contra o Defensa y Justicia. Visitantes no segundo jogo serão o Corinthians diante da Universidad de Chile, a Ponte Preta contra o Gimnasia y Esgrima, o Sport versus o Danubio, o Cruzeiro contra o Nacional do Paraguai e o Fluminense diante do Liverpool do Uruguai.

Os outros jogos da primeira fase serão Nacional Potosí x Sport Huancayo, Deportivo Cali x Sportivo Luqueño, Petrolero x Universidad Católica, LDU x Defensor, Everton x Patriotas, Estudiantes de Caracas x Sol de América, Cerro Porteño x Caracas, Deportivo Anzoátegui x Huracán, Oriente Petrolero x Deportivo Cuenca, Independiente x Alianza Lima, Boston River x Comerciantes Unidos, Juan Aurich x Arsenal, O'Higghins x Fuerza Amarilla, Deportes Tolima x Bolívar, Palestino x Atlético Venezuela e Racing x Rionegro Águilas.

Um "mini-Só Fatos, Sem Boatos"

O tópico das transferências dos clubes já encerrou sua temporada 2016/2017, mas a terça-feira teve tantos, mas tantos assuntos neste segmento que é preciso reeditá-lo excepcionalmente para registro de tudo:

*O São Paulo vendeu o atacante David Neres para o Ajax por 12 milhões de euros (40 milhas de "temers"), chegada logo após a disputa do Sul-Americano Sub-20. Ele mal surgiu e já cai fora, mas a grana é muita.

*O Vasco obteve o empréstimo por 1 ano do lateral direito Gilberto, da Fiorentina.

*O Cruzeiro recontratou o volante Lucas Silva, emprestado por 1 ano e meio pelo Real Madrid.

*O Internacional adquiriu o lateral esquerdo Carlinhos, do São Paulo, por 1 ano.

*O Coritiba fechou por 3 anos com o lateral esquerdo William Matheus, do Fluminense.

*O Paraná anunciou o meia Guilherme Biteco, do Ceará, e o atacante uruguaio Bentancourt, do Defensa y Justicia.

*O Figueirense fechou com o lateral esquerdo João Paulo, do Bahia.

*O ABC adquiriu o atacante John Lennon, visto por último na Portuguesa, até o fim do Campeonato Potiguar. No mínimo quatro meses de "Happy Xmas (War Is Over)" fora de época no Rio Grande do Norte.

Curtinhas

*Será em Cascavel que o Princesa do Solimões "receberá" o Internacional pela Copa do Brasil no dia 15. Nada de Manacapuru ou sequer Manaus. E como lucra o ex-jogador Roni com essas vendas de mandos, heinhô?

*30 anos hoje da Ronda Rousey, cracaça do MMA - que, no entanto, levou uma sova da Amanda Nunes. (rs)

*Quarta-feira de eleição para presidente da Confederação Brasileira de Handebol, votação ocorrida no Sergipe. O atual mandatário Manoel Luiz Oliveira concorre contra o oposicionista Fabiano Lima Cavalcante.

*O segundo amistoso da seleção de futsal contra a Catalunha teve de novo vitória do Brasil, agora por 4 x 2. No frigir dos ovos, um regresso positivo do técnico PC Oliveira: duas vitórias, 8 gols marcados e 2 sofridos.

Momento Raridade Rara: TV Tribuna 25 anos

É aniversariante da quarta-feira a afiliada da Rede Globo na Baixada Santista, que até então recebia a emissora direto pelo sinal de São Paulo. Destaco abaixo três momentos variados da Tribuna neste quarto de século:

De 1992, a vinheta de apresentação do canal, ainda quando estava em caráter experimental.

De 2000, reportagem especial de Cristina Guedes sobre os então completados 8 anos da emissora.

De 2012, "Bom Dia São Paulo" com edição especial do bloco regional (que inicia às 7h15) apresentado por Janaína Hohne e vivos de Tatyana Jorge e Paula Araújo, esta atualmente repórter da GloboNews em São Paulo. Inclui o trecho do "Jornal Nacional" com Sérgio Chapelin anunciando a chegada da TV Tribuna à Rede Globo.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Uma das duas rádios extintas nesta terça-feira foi a CBN Santos, cujo prefixo FM 99,7 é do Grupo Alvorada. Seu lugar passou a ser da musical Saudade FM, como escutam aqui no áudio da transição ocorrida à meia-noite em postagem do Igor Rabelo. Leio no TudoRádio que a Saudade firmou uma parceria com a Alvorada para ficar de vez nos 99,7 após um período para que o público se acostume em sintonizá-la por ali. A emissora musical transmite também em FM 100,7, prefixo que ganhará outro uso por ser uma concessão de caráter educativo.

*Não tem erro, não. Falei em duas rádios extintas, sim. Só que a outra ninguém fazia ideia que acabaria, é uma enorme paulada no peito saber do seu término: a MPB FM do Rio de Janeiro, que - como já evidenciado pelo seu nome - toca apenas música popular brasileira. A direção da Rede Bandeirantes decidiu tirá-la do dial e mantê-la apenas via internet e aplicativo Band Rádios, encerrando uma trajetória de 17 anos iniciada como Nova FM, depois Nova MPB FM e, por fim, MPB FM desde 2002. Nessa época, o Grupo O Dia controlava a estação, que desde 2012 pertence à Band. Um detalhe é que o som da internet já estava diferenciado em relação ao escutado no dial antes ainda da meia-noite, então, quem ouvia pela web achava que a última canção tinha sido "Do It", com Lenine, mas na verdade ela de fato foi "Hoje o Samba Saiu", com Zeca Pagodinho. O áudio da transição está aqui, postado pelo Rodney Brocanelli, e notarão que a BandNews FM passou a estar em 90,3 - sem deixar os 94,9.

*Leio no Rádio de Verdade que todos os funcionários da MPB FM foram demitidos, que esta alteração vinha sendo planejada em sigilo pela Bandeirantes há algumas semanas (sigilo porreta de sigiloso esse, como diria o Sr. Redundância Redundante, pois absolutamente ninguém publicou até ontem uma só linha que fosse no sentido de qualquer especulação sobre esta extinção) e que a BandNews ficará por algum tempo simultâneo em 90,3 e 94,9 pois a ideia é devolver o canal 94,9 para o Grupo Fluminense de Niterói, ainda que haja uma intenção de parceria para ser este o novo prefixo da Bradesco Esportes ao invés do FM 91,1, porém, inviável o negócio pelos custos. A tristeza foi geral por esta péssima novidade, que representa menos cultura no dial por ser a MPB FM uma rádio que tocava a verdadeiramente excelente música brasileira de bom gosto nestes tempos de porcarias horríveis liderando as paradas de sucesso. A qualidade sucumbiu mais uma vez. Até quando isso acontecerá?

*Enquanto isso, permanece a greve na Super Rádio Tupi, esta semana está fechando exatamente um mês de vitrolão musical direto e reto no lugar da programação habitual. Leio no Rádio de Verdade que hoje tem mais uma assembleia dos funcionários da emissora, cuja direção convidou o Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro para uma reunião à tarde. Certamente isso tem a ver com o fato de que o Ministério Público favoreceu os funcionários da Tupi ao não considerar a greve ilegal, que era o pleiteado pelos advogados dos Diários Associados. O pedido do bloqueio de bens dos condôminos do grupo para pagamento de salários atrasados motivou uma ação civil pública que será julgada no dia 13 de fevereiro (mas dá no mesmo dizer daqui a duas segundas-feiras).

*Enquanto isso, aqui no Rio Grande do Sul, a RBS informou mudanças de estrutura e direção executiva, além de outras mais: avaliação do fim da marca Itapema FM por aqui e a possibilidade de Alexandre Fetter, o número 1 das suas rádios de entretenimento, poder se mudar para os Estados Unidos em busca de desenvolvimento profissional, mas sem deixar de ser vinculado à firma, que aproveitou para desmentir mudanças na Farroupilha.

*Ontem mesmo e mais cedo, José Luiz Prévidi publicou ter sabido do fim próximo dos projetos atuais tanto da Farroupilha quanto da Itapema, além da Atlântida se transformar em três rádios: Premium, a atual em FM 94,3; Pop, que entraria no FM 92,1 e AM 680; e Light, que assumiria o FM 102,3. Também ele publicou sobre uma ida do Fetter (que nos seus escritos nunca é chamado pelo nome e sim pelo apelido "Tiozão Metido a Guri") e até mesmo da esposa Rodaika, apresentadora da RBS TV, para Nova York, o que faria a chefia das rádios ser assumida por Luciano Costa. Outra do Prévidi dá conta do prédio da RBS Rádios na rua Corrêa Lima ser esvaziado e as emissoras passarem a operar da avenida Ipiranga, no espaço hoje da redação do Diário Gaúcho. Cuidemos.

*Está desligado o primeiro canal VHF analógico de televisão aqui de Porto Alegre: o 7 da TVE, emissora que decidiu se antecipar em exatamente um ano ao desligamento geral agendado para 31 de janeiro de 2018 e agora fica somente com o canal 7.1 digital aberto. Via Mídia no RS, vejam aqui que o fim da transmissão se deu à meia-noite, ao fim de uma chamada do "Jornal da TVE". O canal 7 VHF estava no ar desde 1974.

*Tem repórter nova na Record aqui em Porto Alegre. Depois da Mariane Schlindwein, outra loira conterrânea de aldeia pampeana faz sua estreia na televisão da cidade grande: Luize Baini, que deixou na última semana o SBT do Rio de Janeiro para voltar ao estado natal. Ela começou em Pelotas na TV Nativa, em 2009, e depois trabalhou na TV Pampa entre 2011 e 2012, do fim deste ano ao começo de 2015 estando na RBS TV. Se mandou pro Rio e fez trabalhos para TV Justiça, pouco menos de um ano na RedeTV! e os últimos cinco meses no SBT, antes do qual foi uma das inúmeras repórteres temporárias do SporTV na cobertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos - e Luize foi pé quente, pois cobriu a canoagem do medalhado Isaquias Queiroz. Agora trampando no turno da manhã da Record, ela voltou para o Rio Grande do Sul para ficar mais perto da família (ela é cunhada da igualmente loira e igualmente espetaculosa Carla Fachim, apresentadora do "RBS Notícias").

*A aquisição da Luize e as recentes da já citada Mariane, também do conterrâneo igualmente estreante Bruno Gerhard e da "importada" Fernanda Sampaio suprem quase todas as recentes saídas na equipe de repórteres da Record: a da Lizandra Ongaratto, que dela saiu para morar no Canadá, e as dos demitidos Luiz Barbará, Júlio Prestes, Marcus Pena e Frederico Vilhar - aliás, nenhum dos quatro retornou ao vídeo até o momento.

*Quando chamam o SBT de "Silvio Brincando de Televisão", tem horas que isso se faz verdadeiríssimo. A última do Patrão: voltou hoje o "Primeiro Impacto" ao horário original das 6h às 8h30, as duas horas e meia com o "inventado" Dudu Camargo, o que fez Cassius Zeilmann retornar para a madrugada do "SBT Notícias" depois de somente uns poucos dias das 6h às 7h15. Silvio Santos parece que não saber o que quer. Deve ser o efeito do terceiro lugar em determinados horários, neles ficar atrás da Record desestabiliza o homem.

*Duas datas do dia relacionadas ao humor: 75 anos de Terry Jones, membro do implacável grupo inglês Monty Python, e 80 anos de Garrett Morris, que desde 2011 é o Earl da série "Duas Garotas em Apuros".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Mais um nesta edição, este para destacar os 110 anos do nascimento de Camargo Guarnieri, falecido em 1993. Compositor e maestro amplamente difundido e praticamente "nascido" para assim ser na vida adulta (ainda mais sendo Mozart seu nome), ganhou aqui uma homenagem em forma de documentário da TV Cultura, que inclui imagens e entrevistas encontradas nos seus arquivos e depoimentos de familiares e especialistas.

Clipe do Dia I

Triste notícia do pop rock: morreu de câncer no cólon aos 67 anos John Wetton, vocalista e baixista da banda progressiva Asia, cujo primeiro e maior sucesso está aqui e é "Heat of The Moment", de 1982.

Clipe do Dia II

Quarta-feira dos 80 anos de Don Everly, que se uniu ao já falecido irmão Phil para compor os Everly Brothers, que emplacaram em 1957 a suave melodia "Cryin' In The Rain", regravada três décadas depois pelo A-ha.

Bela do Dia: Camila Silva

Camila Silva, rainha de bateria da Vai-Vai e recentemente estreada atriz na Globo em "Dois Irmãos", aqui em registro extraordinário de um ensaio inesquecível para o Paparazzo. Já tenho escola em São Paulo.

Clipe do Dia III

Criador do "Soul Train", que durou de 1971 a 2006 e foi o ponto de encontro oficial e maior difusor na televisão da excepcionalmente maravilhosíssima música negra americana, Don Cornelius morreu há 5 anos hoje completados. Nascido em 1936, ele é visto neste tópico num programa de 1974, quando recebeu o inigualável Marvin Gaye, que de início deu uma pequena entrevista e, depois, mandou ver no playback de "Let's Get It On".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

O Flamengo dos anos 80 vive no Petrolina, da A2 pernambucana: Andrade técnico e Nunes diretor de futebol.

"24 Horas" volta antes que alguém de lá convide também Zico, Raul, Leandro, Júnior e toda a patota!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduCesarPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.