.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 31 de janeiro de 2017 - ANO 14, EDIÇÃO 72
Assim não é legal, não

O Brasil começou mal o hexagonal decisivo do Sul-Americano Sub-20, que definirá não apenas o campeão, mas também quatro classificados para a Copa do Mundo marcada para maio, na Coreia do Sul. Até não foi ruim para fins de classificação empatar em 2 x 2 com o Equador pois só "fazendo muita força" para ser um dos dois que não irão ao Mundial, mas para título não foi bom devido aos 3 x 0 sobre a Argentina (que não tomava mais de dois gols de diferença no torneio desde 1981) que fizeram o Uruguai sair na frente também devido ao 1 x 1 entre Colômbia e Venezuela. Os comandados do Rogério Micale escaparam de ser vazados ainda com menos de 20 segundos, mas guardaram duas vezes no decorrer da primeira etapa. Os gols do Guilherme Arana e do Maycon tranquilizaram a Seleção, que estava com o jogo nas mãos. Mas no tempo final, após David Neres quase fazer um lindo gol antes de ser sacado, os anfitriões "ganharam" duas penalidades muito bocós, idiotíssimas, que evidentemente foram anotadas para o devido castigo. O Brasil "morreu" aí e o Equador sempre esteve muito mais próximo da virada até o término. Será preciso jogar mais, bem mais, muito mais, contra a Celeste. Ajusta a turma aí, Micale!!!

A rodada de ida da segunda fase da Libertadores

Noite do começo dela, que tem 16 equipes frente a frente para 8 sobrarem depois e, finalmente, 4 delas chegarem à bendita fase de grupos. Hoje são três jogos: Cerro x Unión Española (cujo ganhador pegará Montevideo Wanderers ou Strongest, que iniciam sua série na quinta), Carabobo x Junior Barranquilla e Atlético Tucumán x El Nacional (os ganhadores destes dois duelarão na próxima fase). Amanhã tem Botafogo x Colo-Colo (do qual sai o adversário de Independiente del Valle ou Olimpia, encarados a partir de depois de amanhã) e Atlético Paranaense x Millonarios (cujo vencedor pegará quem passar de Deportivo Capiatá x Universitario, embate começado nesta quinta).

Noite de sorteio da Copa Sul-Americana

Também ela com novo formato neste 2017, a exemplo da Libertadores, com 54 participantes totais - inicialmente 44 divididos em 22 confrontos e, depois, entrarão 10 eliminados da Libertadores para serem fechados 32 clubes nas "décimas-sextas-de-final". Previamente assegurados do Brasil estão Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Ponte Preta, São Paulo e Sport. Ano passado, Paysandu e Santa Cruz haviam se garantido nela ao conquistarem as Copas Verde e do Nordeste, mas o direito previsto em regulamento lhes foi sacado "na mão grande" (e eu não concordava com esse benefício, mas uma vez concedido e posto nas regras, deveria ser cumprido).

A semana na Primeira Liga

Semana de segunda rodada iniciando hoje com Avaí x Londrina pelo Grupo D antes mesmo do término da primeira, que marca para amanhã Internacional x Brasil de Pelotas pelo Grupo B e Cruzeiro x Atlético pelo Grupo C, primeiro clássico máximo dos mineiros com duas torcidas 50% x 50% desde 2013 - e clássico sem Fred do lado alvinegro devido à suspensão de cinco jogos vinda ainda do ano passado, quando estava no Fluminense.

Mais um Estadual começando

É o Piauiense, que tem 7 equipes que se enfrentam em dois turnos, cada um com semifinal e final. Campeões distintos dos turnos decidirão o campeonato e o mesmo vencedor em ambos será o primeirão dos primeirões. O pior pontuador na soma geral dos dois turnos será rebaixado. O Parnahyba folga nesta primeira rodada, que tem hoje Picos x o atual campeão Ríver e amanhã Piauí x Altos e 4 de Julho x Flamengo.

Todo mundo já sabe, mas falarei mesmo assim

Obs.: nos Estaduais, este Papo de Bola acompanhará preferencialmente os 40 clubes das Séries A e B do Brasil, além de destacar jogos curiosos com peculiaridades interessantes ou acontecimentos diferenciados.

*Todo mundo já sabe, mas falarei mesmo assim que o Fluminense voltou a aplicar um 3 x 0 no Vasco após 29 anos e 9 meses, que o Botafogo empatou em 1 gol com o Nova Iguaçu, que o Flamengo teve um quatrilho "à peruana" sobre o Boavista, que o clássico do sul do estado ficou no 2 pro Resende x 2 pro Volta Redonda e que, mesmo com Loco Abreu indo às redes, o Bangu só igualou em dobras com a Portuguesa, sendo a rodada deste meio de semana preenchida por Flamengo x Macaé amanhã à noite e por duas "sessões da tarde" em Moça Bonita, com Fluminense x Resende nesta quarta e Bangu x Vasco no dia seguinte.

*Todo mundo já sabe, mas falarei mesmo assim que Belo Horizonte teve 100% na primeira rodada do Mineiro com Atlético (com um pênalti pra lá de "mandrake"), Cruzeiro e América superando respectivamente América de Teófilo Otoni, Villa Nova e Democrata, e que a próxima rodada terá Tombense x Atlético sábado e Cruzeiro x Tricordiano e América x URT domingo - e não se estranhe a falta do Boa Esporte, ele tá no Módulo II.

*Todo mundo já sabe, mas falarei mesmo assim que o Internacional estreou mal no Gauchão ao só empatar com a "touca" Veranópolis (só ganhou dele dois dos últimos seis jogos) e perder fora de campo com a pancadaria triste entre suas agora suspensas organizadas Camisa 12 e Guarda Popular dentro e fora do Antônio David Farina, enquanto Juventude e Brasil de Pelotas "oxaram", ficando para depois de amanhã a estreia do Grêmio diante do Ypiranga em casa e para a próxima rodada Inter x Novo Hamburgo, Brasil x Cruzeiro e São José x Juventude.

*Todo mundo já sabe, mas falarei mesmo assim que a Chapecoense iniciou a defesa do título ganhando do Inter de Lages, que Florianópolis teve vitórias de visitantes com o Avaí derrotando o Criciúma e o Figueirense sofrendo o vira do Brusque, além deste gramado inacreditável visto aqui roubar a cena no 2 x 2 do Almirante Barroso de Itajaí com o Joinville graças às linhas divisórias de quatro campos de futebol society (alugados durante a semana para o novo integrante da elite aumentar sua renda), sendo este meio de semana de Tubarão x Chapecoense e Joinville x Figueirense amanhã e Brusque x Criciúma e Avaí x Metropolitano na próxima quinta.

*Todo mundo já sabe, mas falarei mesmo assim que só o Paraná ganhou dos grandes de Curitiba no início do Paranaense (que, devido ao predomínio dos jogos exclusivos do rádio, apelidarei este ano de "Taça Lombardi Jr." em homenagem a seu maior narrador) ao fazer uma quina no Foz do Iguaçu e ter a sensacional "carretilha" do Ítalo, pois o Atlético empatou com o Rio Branco e o Coritiba perdeu pro Cianorte, enquanto o Londrina só empatou com o Prudentópolis, ficando para este meio de semana a próxima rodada com Paraná x Cianorte, Cascavel x Coritiba e Londrina x Rio Branco, sendo adiado Atlético x Toledo para sabe-se lá Deus quando.

*Todo mundo já sabe, mas falarei mesmo assim que Náutico e Santa Cruz empataram o clássico pernambucano com gols marcados nos cinco minutos finais e que o Sport deu de três no Central, sendo este meio de semana reservado para Santa Cruz x Belo Jardim e Central x Náutico amanhã e Salgueiro x Sport depois de amanhã.

*Todo mundo já sabe, mas falarei mesmo assim que Vitória e Bahia ganharam, a diferença sendo o Juazeirense fazer um gol e o Jacobina não, e que amanhã tem Jacuipense x Bahia e na quinta Vitória x xará da Conquista.

*Todo mundo já sabe, mas falarei mesmo assim que o Ceará se recuperou da derrota pro Fortaleza no clássico e ganhou do Guarany de Sobral para ter 6 pontos em 3 rodadas, visitando no domingo o Itapipoca.

*Todo mundo já sabe, mas falarei mesmo assim que Sérgio Mota vazou o Miguelense em 3 dos 4 gols do CRB, que tem 4 pontos em dois jogos do Alagoano, pelo qual amanhã receberá o Santa Rita.

*Todo mundo já sabe, mas falarei mesmo assim que o golaço do Gegê se sobressaiu no quatrilho feito no Santa Cruz pelo ABC, líder potiguar com 10 pontos e 4 rodadas e visitante amanhã diante do ASSU.

*Todo mundo já sabe, mas falarei mesmo assim que o Vila Nova ganhou do Atlético com um gol de pênalti e que o Goiás teve duas vezes a Aparecidense buscando o empate, sendo a próxima rodada reservada para Iporá x Atlético e Goiás x Rio Verde nesta quarta e Vila Nova x Anápolis na próxima quinta-feira.

*Todo mundo já sabe, mas falarei mesmo assim que, depois de estrear no 1 x 1 com o Sinop, o Luverdense pegará amanhã o Operário de Várzea Grande - o Operário Varzea-Grandense, antes que Regys Silva me questione.

*Todo mundo já sabe, mas falarei mesmo assim que o Paysandu trincou o Castanhal na estreia do Paraense e que hoje visitará o Independente, mas que o grande nome da primeira rodada foi mesmo Bilal - Bilal e não Bilau - com o gol da vitória do São Raimundo sobre o Águia (gol exibido só à noite por razões óbvias).

*Todo mundo já sabe, mas falarei mesmo assim que as voltas das prévias da Copa Verde acontecerão no mês que vem, Ceilândia x Sete de Dourados no dia 11 (Luverdense no aguardo) e Nacional do Amazonas x Galvez no dia 18 (Paysandu na espera), ambos os enfrentamentos iniciados com empates em 1 x 1.

*Todo mundo já sabe, mas falarei mesmo assim que o 1 x 1 amistoso com o Palmeiras manteve a Ponte Preta invicta no Allianz Parque em 4 comparecimentos e que os 5 x 1 no Kenitra do Marrocos (com direito à bicicleta do Hernández) levou o Santos às 16 vitórias consecutivas no bom e velho Pacaembu, sendo o último "amigável" o de amanhã com Corinthians x Ferroviária antes do início do Paulistão, com Santos x Linense na sexta, São Bento x Corinthians no sábado e Audax x São Paulo, Palmeiras x Botafogo e Ponte x Ferroviária domingo.

*Todo mundo já sabe, mas falarei mesmo assim que os 2 x 1 no Oeste deixaram Fumagalli como quinto maior goleador do Guarani com 83 gols (dois acima de Zenon), sendo a segunda rodada da A2 paulista marcada para amanhã com Oeste x Taubaté e Bragantino x Guarani.

*Todo mundo já sabe, mas falarei mesmo assim que o Grêmio oficializou por 1 ano o lateral esquerdo Cortez, ex-São Paulo, e vendeu o volante campeão olímpico Walace para o Hamburgo da Alemanha.

*Todo mundo já sabe, mas falarei mesmo assim que a Copa Africana de Nações terá amanhã Egito x Burkina Fasso e depois de amanhã Camarões x Gana, enfrentamentos que definirão os finalistas.

*Todo mundo já sabe, mas falarei mesmo assim que os africanos ganharam até a Volta do Cristo em Poços de Caldas, nelas dando a queniana Esther Chesang Kakuri e neles dando o etíope Quetu Kure Midersa.

*Todo mundo já sabe, mas falarei mesmo assim que a França se tornou campeã mundial masculina de handebol pela sexta vez, com quatro títulos nas últimas cinco edições, ao marcar 33 x 26 na Noruega.

*Todo mundo já sabe, mas falarei mesmo assim que o Aberto da Austrália teve uma finalaça ganha por 3 sets a 2 por Roger Federer contra Rafael Nadal (6/4, 3/6, 6/1, 3/6 e 6/3), 18 Grand Slam do suíço e primeiro em 5 anos.

*Todo mundo já sabe, mas falarei mesmo assim que a NBA teve Atlanta Hawks 142 x New York Knicks resolvido não após uma ou duas, mas sim depois de quatro prorrogações, algo não ocorrido desde 2015.

*Todo mundo já sabe, mas falarei mesmo assim que foi triste demais não ter um só torcedor nas arquibancadas assistindo o eletrizante Vasco 78 x 77 Flamengo do Novo Basquete Brasil devido ao veto das autoridades.

*Todo mundo já sabe, mas falarei mesmo assim que o reencontro dos rivais do salto com vara na Rio 2016 se deu no Meeting de Rouen e que Thiago Braz ganhou com 5,86 metros, sendo Renaud Lavillenie só o sétimo.

*Todo mundo já sabe, mas falarei mesmo assim que o Brasil ganhou a etapa de Miami da Copa do Mundo de vela no 49er FX tanto com Martine Grael e Kahena Kunze nas mulheres quanto com Jorge Zarif nos homens.

*Todo mundo já sabe, mas falarei mesmo assim que, depois dos 4 x 0 no primeiro jogo de retorno do técnico PC Oliveira, o futsal do Brasil novamente realizará hoje um amistoso contra a anfitriã Catalunha.

*Todo mundo já sabe, mas falarei mesmo assim que o Rexona/SESC conquistou a Copa Feminina do Brasil de vôlei com um 3 x 0 de parciais consistentes (25/15, 25/20 e 25/21) diante do Minas.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Glauco Braga que hoje será o último dia Rádio CBN de Santos, cujos 15 funcionários já fizeram o exame demissional. A afiliada pertence ao Grupo Alvorada, sediado em Minas Gerais e que quer negociar o canal FM 99,7. Se não conseguir, deverá levar para a cidade uma emissora musical de programação adulta flashback.

*A segunda-feira foi de retorno do "Jovem Pan Morning Show" após duas semanas de férias e da estreia de Augusto Nunes como seu novo integrante ao lado de Edgard Piccoli, Paula Carvalho e Helen Braun.

*Leio no Anderson Cheni que, infelizmente, demissões estão acontecendo nas rádios Estadão e Eldorado de São Paulo. Três sabidas são as da gerente jornalística Paula Marinho, de Jane Cristina (duas ex-Bandeirantes) e do locutor Ronaldo Racy, que trabalhava havia 20 anos na Eldorado FM. 9 pessoas já saíram até agora.

*Aquilo que era hipótese de dias atrás foi oficializado: a contratação pela TV A Crítica (Record) do apresentador Clayton Pascarelli, demitido pela Rede Amazônica (Globo) após um comentário crítico sobre o governo do estado durante a crise nos presídios amazonenses. Seu novo projeto ainda é mantido em segredo.

*Leio no NaTelinha que, por mais que a Record a quisesse para apresentar o "Balanço Geral DF" após a saída do Marcão do Povo - que se recusa a assinar o distrato depois do episódio com a funkeira Ludmilla e que pensa até em processar a emissora -, Neila Medeiros preferiu ficar no SBT por se considerar satisfeita. Atualmente ela faz o "SBT Brasília" na hora do almoço, jornal com duração aumentada. Para o "Balanço" brasiliense, por enquanto a solução é a ancoragem ser de Giuliano Cartaxo, deslocado do matinal "DF no Ar", no qual foi colocada Vanessa Lima, que vinha fazendo o noturno "DF Record", por enquanto apresentado apenas por Luiz Carlos Braga.

*Quem saiu do SBT de Brasília foi Alex Gusmão, que estava em terceira passagem havia 6 anos e que atualmente era apresentador e editor-chefe do noturno "Jornal SBT Brasília". Diz ele que a emissora justificou motivos financeiros para sua demissão, sinal de crise batendo à porta. Mais uma baixa significativa na filial brasiliense do Patrão, que no ano passado havia tido a saída da Alessandra de Castro.

*As duas jornalistas recentemente demitidas pelo SBT se pronunciaram à Veja tanto sobre isso quanto sobre o "SBT Notícias" ser apresentado pelo Dudu Camargo, que até dançou uma música "do momento" fazendo um strip-tease dia desses. Primeiro, Joyce Ribeiro: "Não foi surpresa. O SBT é conhecido pela mudança e instabilidade. Fiquei quatro anos na faculdade, fiz especialização em economia. Não vejo benefício nem para a classe e nem para a emissora em ter um garotão tão jovem e sem formação no comando de um jornal." Depois, Patrícia Rocha: "Foi surpresa. Tinha acabado de voltar de licença-maternidade. Pediram que eu chegasse mais cedo. Passou tudo na cabeça, menos demissão. Disseram que precisavam cortar gastos. Fiquei triste. Como jornalista formada, é uma surpresa. Mas televisão é entretenimento. Se o Silvio apostou nele, quem sou eu para ser contra?"

*Duas do Rio de Janeiro que leio no Flávio Ricco: enquanto a Record está desfalcada do repórter Ernani Alves, que está internado por causa do zika vírus, Tino Júnior não teve sorte até agora no "Balanço Geral RJ" pois, em 26 dias deste 2017, o "SBT Rio" da Isabele Benito ganhou em todos no confronto direto pela vice-liderança. Pensar que ela tinha chegado como improvisação após a saída do Rogério Forcolen, mas aí ficou, agradou e se firmou.

*A Record desmentiu uma informação do NaTelinha de que o "Cidade Alerta" deixe de ter transmissão obrigatória para a rede nacional e sua faixa passe a ser toda regional se assim desejado for por cada filial e afiliada, isso devido à baixa audiência que Marcelo Rezende tem em várias praças fora de São Paulo basicamente pelas pautas do seu jornal policial serem preferencialmente paulistanas, sem interesse para todo o país. Vamos ver se assim efetivamente será, mas dou crédito sempre ao parceiro Gabriel Vaquer. Só o carisma do Marcelo Rezende e do Percival de Souza não vale a pena quando assuntos locais são passados adiante para todo o país - e não se pode deixar de achar o mesmo do "Brasil Urgente" na Bandeirantes, apesar do José Luiz Datena.

*Leio no Maurício Lima que, por exigências contratuais da Globo, Tiago Leifert não poderá dar uma só entrevista que seja até acabar o "Big Brother Brasil". Mas qual coisa comprometedora ele correria o risco de falar? Se não é por isso o veto, então é uma tonteira palhaçona que não faz o mínimo sentido. Digo isso sendo a Globo a fazer essa babaquice com os veículos de comunicação e diria o mesmo de qualquer outra emissora.

*Luto duplo por falecimentos no sábado: o câncer vitimou aos 73 anos a atriz Vic Militello, a Mulher Barbada do "Sítio do Pica-Pau Amarelo" dos anos 70 e a Joana D'Arc da novela "Estúpido Cupido"; e uma infecção pulmonar nos levou aos 85 anos Antônio Pedro de Souza e Silva, o famoso e popular Russo, o mais conhecido assistente de palco da história da Rede Globo, da qual não fazia mais parte desde 2014. Tristezas que ficam.

*Terça-feira dos 80 anos do nascimento de Suzanne Pleshette, atriz falecida em 2008 e famosa pelo suspense "Os Pássaros", de Alfred Hitchcock. Seu início no cinema foi com Jerry Lewis em "O Rei dos Mágicos".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

10 anos nesta segunda-feira da morte de Sidney Sheldon, nascido em 1917 e um dos mais famosos romancistas campeões de vendas nas livrarias de todo o mundo. Mas ele foi além das palavras escritas em papel com capa. Sheldon também criou duas séries de TV de grande sucesso, reprisadas até hoje por diversas emissoras e que ficaram para sempre no imaginário do povo ao longo de gerações e gerações. Duas recordações delas: de 1965, "Mercado Persa", episódio de "Jeannie é um Gênio", comédia clássica com Barbara Eden e Larry Hagman estrelando até 1970 em 139 episódios; e de 1979, "O Cofre Secreto", episódio do "Casal 20", trama policial com Robert Wagner, Stefanie Powers e Lionel Stander, que durou até 1984 com 110 episódios.

Clipe do Dia I

Cantor e compositor, Herivelto Martins nasceu há 105 anos fechados na segunda. Falecido em 1992, foi casado com Dalva de Oliveira de 1937 a 1947, união na qual tiveram Pery Ribeiro, que seria o primeiro cantor de "Garota de Ipanema". A união deles deu origem em 2010 à microssérie global "Dalva e Herivelto: uma Canção de Amor", na qual Fábio Assunção o fez. Veja aqui pai e filho cantando "Caminhemos" no "Ensaio", da TV Cultura.

Clipe do Dia II

Fez 75 anos ontem Marty Balin, fundador e vocalista da Jefferson Airplane, posteriormente chamada Jefferson Starship (depois seria Starship, mas já sem ele). De 1976, destaco aqui uma ótima do JS: "With Your Love".

Clipe do Dia III

Compositor de música minimalista, Philip Glass faz hoje 80 anos. Um dos melhores exemplos de sua obra veio em 1986: "Open The Kingdom", que no ano seguinte teve seu minuto final instrumental servindo como trilha para a abertura do programa "Canal Livre", da Band, então com Marília Gabriela pré-"Cara a Cara".

Bela do Dia: Iris Mittenaere

Iris Mittenaere, Miss Universo 2017, representante da França. Nem quero falar muito neste concurso pois me estressei um tantão com o assalto cometido contra a nossa Raíssa Santana, que tinha potencial fácil, fácil para estar no mínimo (vê bem: no mínimo!!!) no pódio, mas que nem sequer nas 9 sobreviventes chegou. Tem jurados de concurso de miss que não sabem nada mesmo... Mas a francesa, das que ficaram, era a melhor, sim.

Clipe do Dia IV

Um dos grandes temas do Pet Shop Boys foi lançado em 1987: "It's a Sin", cujo clipe foi dirigido por Derek Jarman, falecido em 1994 e nascido há 75 anos completados nesta terça. Colaborador também dos Sex Pistols e dos Smiths em determinado momento, realizou filmes como "Caravaggio" e "Eduardo II".

Clipe do Dia V

Exatos 40 anos atrás, dois craques se uniam para uma obra deliciosa chamada "Free Ride". Dizzy Gillespie, com as poderosas bochechas tocadoras de trompete, e Lalo Schifrin, argentino criador da eterna trilha de "Missão Impossível", juntaram suas características e produziram instrumentais bons demais. O destaque é a faixa-título, curtida aqui e que conheci na segunda metade dos anos 2000 pela Rádio Bandeirantes de Porto Alegre, uma das cortinas musicais que era do noturno "Band Esporte Show" apresentado por Cristiano Silva. Demorou um tempo para eu saber os autores da joia, citados certa vez num debate da reportagem numa segunda-feira pelo hoje não mais repórter esportivo Sérgio Couto, fera do microfone e dono de um gosto musical excelente, tanto que foi ele que sugeriu essa para ser uma das trilhas do programa. É para ser escutada em loop por muito tempo.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Para alegria de Laranjinha, um gol de Acerola decidiu para o Vitória sobre o Linhares na estreia pelo Capixaba.

"24 Horas" volta antes que tenhamos um novo gol de autor de nome inusitado pelos Estaduais!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduCesarPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.