.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado e domingo, 21 e 22 de janeiro de 2017 - ANO 14, EDIÇÃO 67
Copinha com final interior x capital

Não é nada inútil e sim utilíssima a curiosidade levantada pelo Emanuel Colombari: teremos às 10 da manhã da próxima quarta-feira a décima final da Copa São Paulo de Juniores entre um clube paulistano e outro que não é da capital (o que abrange região metropolitana, litoral e interior). Nas anteriores, o saldo foi este:

1981 - Ponte Preta (Campinas) 1 x 0 São Paulo
1985 - Juventus 1 x 0 Guarani (Campinas)
1988 - Nacional 3 x 0 América (São José do Rio Preto)
1994 - Guarani (Campinas) 1 x 1 São Paulo + 3 x 0 nos pênaltis
1995 - Corinthians 3 x 2 Ponte Preta (Campinas)
1997 - Paulista (Jundiaí) 1 x 1 Corinthians + 4 x 3 nos pênaltis
2001 - Barueri 4 x 4 São Paulo + 6 x 5 nos pênaltis
2003 - Santo André 2 x 2 Palmeiras + 5 x 3 nos pênaltis
2015 - Corinthians 1 x 0 Botafogo (Ribeirão Preto)

Agora, a definição acontecerá neste domingo, iniciando em Jundiaí com Paulista x Batatais (o Galo do Japí com 100% de aproveitamento ao ter 7 vitórias em 7 partidas, nenhuma nos pênaltis, e o Fantasma da Mogiana com 3 sucessos nos pênaltis em 4 jogos de mata-mata, todos com participação decisiva do arqueiro Gerson) e findando em Barueri com Corinthians x Juventus (o Timão, atual vice e maior credenciado ao título após vencer o Flamengo em jogão, e o Moleque Travesso, que desta vez não terá o apoio maciço de sua gente como vinha sendo até aqui na Javari). Do fim de um jogo até o início do outro, haverá um espaçamento de quase oito horas.

Como não tiraram proveito disso?

Mesmo com 60 minutos de um jogador a mais, o Brasil só "oxou" com o Chile na segunda rodada do Grupo A do Sul-Americano Sub-20, pelo qual enfrentará neste domingo o Paraguai. Desta vez não consegui acompanhar a atuação, mas os relatos são os piores possíveis. A segunda rodada teve ainda Equador 4 x 3 Colômbia.

Sábado grande na Copa Flórida

Encerramento do torneio "Playoff" com duelos de muita história. O terceiro lugar reserva Vasco x River Plate, de memórias positivas para os cariocas por remeter à semifinal da Libertadores de 1998, aquela do golaço do Juninho Pernambucano de falta no Monumental de Nuñez. Já a final aponta Corinthians x São Paulo, pela terceira vez na história realizado fora do estado de SP e pela primeira vez jogado fora do Brasil. Ano passado, foram três clássicos Majestosos com os três resultados possíveis. Reencontro do agora treinador Rogério Ceni com os corintianos, enfrentados pela vez última no 1 x 1 do Campeonato Brasileiro em agosto do ano passado.

O recomeço

Sábado de regresso do futebol profissional da Chapecoense pouco menos de dois meses depois da tragédia aérea que vitimou 71 pessoas (praticamente o time todo) em Medellín. Adversário escolhido por um simbolismo total: o Palmeiras, último time que aquele elenco que buscaria dentro de campo a conquista da Sul-Americana encarou ao perder por 1 x 0 no Allianz Parque. Retorno do Verdão do Oeste à Arena Condá, palco sem vitórias do Palestra Itália nas quatro encaradas anteriores, três perdidas e uma empatada contando Séries A e B. Emoção à toda.

Outros amistosos do fim-de-semana

Sábado destacando: Vila Nova x Flamengo, estreia rubro-negra no ano em embate não realizado há 38 anos e até hoje inédito no Brasileirão (e no "Teste de Fidelidade" também); Atlético Goianiense x Aparecidense, primeiro jogo do Dragão após o sumiço por 40 horas do técnico Marcelo Cabo e a história do motel; Santa Cruz x Paysandu pelo Troféu Asa Branca, embora "Taça dos Excluídos" também valesse por ambos terem tido cassados pela CBF o direito adquirido em campo de jogar a próxima Sul-Americana; Juventude x São José e Brasil de Pelotas x São Paulo de Rio Grande, atrações envolvendo times gaúchos no interior do estado. Para domingo, dois destaques: Rio Branco x Botafogo no Espírito Santo e Sport x The Strongest pela Taça Ariano Suassuna.

Nordeste com clássicos e certames iniciados

Respectivamente três e dois, mais precisamente. Um dos Estaduais iniciados é o Alagoano, com dois grupos de cinco times cada e primeira fase com jogos de um contra outro em turno e returno, passando os três melhores de cada pentagonal para o hexagonal em turno único que definirá os semifinalistas, enquanto os quatro restantes decidirão os dois rebaixados. O Grupo A conta com CEO, Coruripe, CRB, Murici e Sete de Setembro, enquanto o B apresenta ASA, CSA, CSE, Miguelense e Santa Rita. A primeira rodada mostra Miguelense x Coruripe, CSA x Murici, CSE x CRB (atual bicampeão), Santa Rita x Sete de Setembro e ASA x CEO.

Outro é o Maranhense, disputado em dois turnos com semifinal de jogo único e final ida e volta cada um. Primeiro tem partidas dentro de cada chave e, depois, um quadrangular contra o outro. Se o vencedor dos dois turnos não for o mesmo, teremos finalíssima. A primeira rodada registra Sampaio Corrêa x Santa Quitéria e Imperatriz x São José no Grupo A e Cordino x Moto Club (atual campeão) e Maranhão e Americano pelo Grupo B.

Nos clássicos, temos três destaques todos no domingo: Rio Grande do Norte com América x ABC, que chegou a ser adiado a pedido da Polícia Militar devido à crise na Penitenciária de Alcaçuz, mas teve confirmação devido a garantias dadas pelo governador Robinson Faria (ambos venceram uma e empataram outra neste campeonato); Paraíba com Campinense x Treze, o primeiro jogo de Marcelinho Paraíba pelo Galo da Borborema contra a Raposa que o revelou (respectivamente 5 e 7 pontos em 4 rodadas); e tem ainda Fortaleza x Ceará, o Leão do Pici muito contestado pela torcida após somente dois jogos - mesmo que um fosse vencido e outro fosse clássico com o Ferroviário e ficasse empatado - e o Vozão recém-vindo da estreia no ano com êxito sobre o Maranguape.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de fim de ano & ano novo, no qual é mais fácil eu teorizar sobre o overlaping num sistema com três zagueiros sem pontas flutuantes (nada sei disso) do que publicar rumores e especulações. Às últimas:

*O Santos renovou com o goleiro Vanderlei até o fim de 2020 e emprestou o volante Alison para o Red Bull Brasil até o fim do Campeonato Paulista.

*O Atlético Mineiro emprestou o atacante Capixaba para a Ferroviária até o fim do Paulistão.

*O América Mineiro devolveu o atacante Bruno Furlan ao Atlético Paranaense por não entrar na forma física ideal.

*O Grêmio contratou por 4 anos o atacante peruano Beto da Silva, do PSV Eindhoven da Holanda.

*O Brasil de Pelotas adquiriu por 1 ano de empréstimo o atacante Juninho, do Atlético Paranaense.

*O Figueirense apresentou o zagueiro Leandro Almeida, cedido pelo Palmeiras, e o volante Hélder, ex-Coritiba.

*A Chapecoense recebeu por empréstimo de 1 ano o volante Luiz Antônio, do Flamengo. Assim o elenco liderado por Vagner Mancini ficou: os goleiros Elias, Arthur Morais e Luiz Felipe; os laterais direitos Zeballos e João Pedro; os zagueiros Grolli, Luís Otávio, Nathan, Fabrício, Busanello, Hiago, Vinícius e Scalon; os laterais esquerdos Diego Renan e Reinaldo; os volantes Amaral, Andrei Girotto, Lucas, Moisés Wolschick, Luiz Antônio, Andrei Alba, Lucas Monteiro e Moisés Santos; os meias Nadson, Dodô, Martinuccio e Neném; e os atacantes Wellington Paulista, Túlio de Melo, Rossi, Osman, Arthur Cruz, Bryan, Wesley, Lourency e Perotti.

*O Sport renovou com o goleiro Magrão até o ano que vem e oficializou o atacante Leandro Pereira, emprestado por 1 ano e meio pelo Brugge da Bélgica e que estava no Palmeiras.

*O Vila Nova contratou o zagueiro Halisson, que estava no futebol iraniano.

*Da série "aqueles": o Almirante Barroso contratou para o Campeonato Catarinense o lateral direito Nei, "aquele" mesmo campeão da Libertadores em 2010 pelo Internacional.

Curtinhas

*Mais um convocado pela Colômbia do José Pekerman para enfrentar o Brasil na próxima quarta, sempre lembrando que apenas jogadores dos dois países podem atuar: o volante Cuellar, do Flamengo.

*Dois ex-jogadores fazendo 40 anos: Phil Neville no sábado, ex-defensor multicampeão pelo Manchester United (europeu e mundial em 1999, seis Ingleses, três Copas da Inglaterra e três Supercopas da Inglaterra); e Nakata no domingo, vencedor por Roma e Parma na Itália e que atacou pelo Japão em três Copas e duas Olimpíadas.

*Depois de dois anos, Gerrard voltou ao Liverpool, onde foi muito feliz como jogador com uma Liga dos Campeões, uma Copa da UEFA, duas Supercopas da Europa, duas Copas da Inglaterra, três Copas da Liga Inglesa e duas Supercopas da Inglaterra. O ex-meio-campista agora treinará as divisões de base dos Reds.

*Pierluigi Collina é o novo comandante da comissão de arbitragem da FIFA em substituição a Ángel María Villar. A equipe da nova comissão incluirá Wilson Seneme, que hoje preside a arbitragem na Conmebol.

*Oscar Schmidt na NBA não aconteceu quando ele foi profissional, mas acontecerá no dia 17 do mês que vem pois ele foi convocado para o Jogo das Celebridades, que compõe o Fim-de-Semana das Estrelas. Legal!

*Sábado masculino de SESI x Taubaté na final da Copa do Brasil de vôlei e de Brasil x Espanha do ex-treinador dos brasileiros Jordi Ribera nas oitavas-de-final do Mundial de Handebol. Jornadaças.

Momento Raridade Rara I

Falecido em 2004, Leonel Brizola nasceu há 95 anos completados neste domingo. Único governador de dois estados diferentes (Rio Grande do Sul de 1959 a 1963 e Rio de Janeiro de 1983 a 1987), o gaúcho eterno símbolo do Partido Democrático Trabalhista marcou época também em termos midiáticos, como ao liderar através da Rádio Guaíba a "Cadeia da Legalidade" em 1961, travar disputas inesquecíveis em debates políticos e também ter uma peleia fortíssima com a Rede Globo, que batia nele, mas que também tomava. Vamos lembrar disso?

Mas antes, um desses "arranca-costelas verbais" em debates aos quais me refiro: de 1989, seu "entrevero" com Paulo Maluf no terceiro debate entre candidatos à presidente do Brasil, tão intenso que Marília Gabriela não pôde controlar nem os dois candidatos e nem a eufórica plateia presente aos estúdios da TV Bandeirantes. Agora, sim, a maior vitória do por aqui sempre conhecido como "Tio Briza" sobre o Plim-Plim: um direito de resposta obtido em 1994, quando a emissora foi obrigada por decisão judicial a não só levar ao ar as palavras do então ex-governador fluminense, mas sobretudo fazê-lo através da voz do Cid Moreira, apresentador do "Jornal Nacional". Quem odeia por esses e aqueles motivos a Globo até hoje tem orgasmos de êxtase com este momento.

Momento Raridade Rara II

Programa mais famoso do gênero em nossa televisão, o "Globo Rural" completará 1.900 edições neste domingo com uma reportagem especial sobre o ipê, a sua variedade de cores, a adaptação a variados ambientes aqui e fora do Brasil. Assim como outros programas da emissora, possui uma longevidade que faz com que atravesse várias gerações. Tem ainda em Nelson Araújo e Helen Martins uma das duplas mais tradicionais da Globo (somando jornalismo geral, esportivo e essa editoria agropecuária), com mais de 20 anos de união quebrada em alguns domingos em termos de bancada pois também eles rodam por todo o país fazendo matérias sobre diversos assuntos, algo constante também com seus substitutos imediatos, Vico Iasi (o sósia de Nuno Leal Maia) e a "musa-mor" Cristina Vieira - que, só para comprovar isso que digo das várias gerações atingidas pelo programa inclusive para quem nele trampa, mal deixava de ser uma bebê quando da estreia de 37 anos atrás.

Vale destacar abaixo seis momentos de épocas variadas do "Globo Rural", que consideram apenas a edição original dos domingos (e não a diária veiculada de 2000 a 2014). Servem como homenagem a este clássico:

De 1980, trechos iniciais de sua primeira exibição, com Carlos Nascimento como seu primeiro âncora e com direito ao "Rede Globo apresenta..." na abertura. O primeiro horário foi das 9h30 às 10h, logo após a tradicional missa dominical e antecipando os "Concertos Para a Juventude", dos quais Fausto Silva é tão fã.

De 1992, Fabbio Perez apresentando uma reportagem de Alberto Gaspar sobre uma aula de defumação em Minas Gerais. Oportunidade para assistir o dono da belíssima voz que há "milhões" de Natais apresenta a Missa do Galo e outros eventos dos vários Papas. Fabbio também fez muitos "Globo Rural" nos anos 90.

De 1997, Nelson Araújo apresentando uma reportagem de Vico Iasi sobre a produção rural em Brasília e nas cidades-satélite. Atenção para a outra apresentadora: Maria Cândida, a mesma que também foi repórter do SBT e apresentadora da Record nos anos posteriores (recentemente eu sabia dela estar na Rede Família, canal UHF do Grupo Record no interior de São Paulo que pega em grande parte dele, mas não em Sampa City).

De 2003, uma íntegra com apresentação de Helen Martins e Evaristo Costa, da época que a GloboNews reprisava o matinal agropecuário. Muito menos atualmente em comparação a outros tempos, claro, mas de vez em quando ainda tem participações do apresentador do "Jornal Hoje" como substituto no "Globo Rural".

De 2009, Helen Martins e Vico Iasi apresentando uma reportagem de Priscila Brandão sobre a produção de orgânicos na serra fluminense. Priscila saiu no ano passado e também foi uma das presenças mais assíduas no programa, tanto aos domingos quanto como apresentadora eventual da versão diária.

De 2013, Helen Martins apresentando uma reportagem de Cristina Vieira sobre a safra recorde de milho na Bahia. A entrada da Cris devolveu ao programa uma presença gaúcha na equipe de bancada após mais de 20 anos, sendo a primeira a de Augusto Xavier, atualmente à frente do "Documento Verdade" na RedeTV!.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Coletiva a nova atividade profissional da Isabela Kuschnir, a bonitona torcedora do Botafogo que deixou recentemente a Band/RS, na qual foi apresentadora e repórter das rádios BandNews FM e Bandeirantes: agora trabalha na empresa ANK - Gestão de Comunicação, da executiva Anik Suzuki (ex-RBS).

*Marcelo Parada não é mais diretor de jornalismo do SBT após 4 anos e 10 meses, confirmado isso pela própria emissora. Não há substituto por enquanto para a função. Mais uma baixa no jornalismo da TV do Patrão, somada essa às saídas da Joyce Ribeiro e da Patrícia Rocha. Com elas fora do ar, quem ganha mais espaço durante os revezamentos do "SBT Notícias" nas madrugadas é Solange Boulos. A ver quem apresentará a partir deste fim-de-semana o dominical "Jornal da Semana", que tinha Joyce como titular e Patrícia como reserva imediata.

*SBT, que marcou para 14h45 de segunda-feira a nova fase do "Fofocando", agora chamado "Fofocalizando" e sem Dudu "O Homem do Saco" Camargo e com Décio Piccinini. Em resposta a isso, leio no NaTelinha que a Record subiu em 20 minutos a duração do "Balanço Geral", que agora irá das 12h às 15h05, para "alegria" de algumas afiliadas que já não têm material próprio para preencher 2 horas e 45 minutos e quanto mais para 3 horas e 5 minutos. A mudança é feita sobretudo para privilegiar a "Hora da Venenosa" da "fofoqueira-mor Fabíola Reipert, que dá ao "Balanço Geral SP" a liderança em Sampa City todos os dias a partir das 14h.

*Sábado da estreia de "GloboNews Internacional", com Dony de Nuccio e comentaristas debatendo ao lado de convidados os assuntos mundiais da semana das 19h05 às 19h30. Reprises domingo, 14h30 e 21h30.

Bela do Dia: Emma Stone

Emma Stone, atriz vencedora do Globo de Ouro por "Cantando Estações". Deve ser uma delícia dançar com ela na base do "La La Land", encantadora e graciosa que é esta ianque do Arizona.

*Domingo dos 85 anos de Chica Xavier, cinco décadas atuando em inúmeras produções da Globo (é reprisada atualmente "Cheias de Charme", sua última novela, na qual fez a vidente Cleonice); e dos também 85 anos de Piper Laurie, atriz que foi a mãe em "Carrie, a Estranha" e a Catherine de "Twin Peaks".

*Sábado dos 95 anos do nascimento de Telly Savalas, um dos carecas mais famosos da TV, astro e ganhador de um Globo de Ouro que foi de "Kojak" de 1973 a 1978, que faleceu em 1994 e foi indicado ao Oscar de coadjuvante por "O Homem de Alcatraz"; dos também 95 anos do nascimento de Paul Scofield, falecido em 2008 e vencedor do Oscar de ator por "O Homem Que Não Vendeu Sua Alma"; e dos 50 anos da morte de Ann Sheridan, nascida em 1915 e atriz de filmes como "Anjos de Cara Suja" e "Em Cada Coração um Pecado".

Clipe do Dia

De 1969, "War" com Edwin Starr, cantor soul nascido há 75 anos fechados no sábado e falecido em 2003.

De 1984, "Fever" ao vivo com Peggy Lee, intérprete de mais de 600 canções ao longo da carreira e também atriz (indicada ao Oscar por "Taverna Maldita"). Sábado dos 15 anos da morte dela, que nasceu em 1920.

De 2001, "Na Paz" com Orlando Morais, que foi trilha no ano seguinte da novela das sete "Desejos de Mulher", estrelada por Glória Pires, sua esposa há 30 anos. O cantor completa 55 anos neste domingo.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Sábado de expectativa de estreia do Gabriel Jesus pelo Manchester City contra o Tottenham no "Elizabethão".

"24 Horas" volta segunda-feira, espero eu, resumindo o fim-de-semana sem ser no início da tarde!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduCesarPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.