.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 19 de janeiro de 2017 - ANO 14, EDIÇÃO 65
As mãos dela "estavam" ali com ele

A Copa São Paulo 2017 ainda não acabou, mas já tem em Gerson um dos seus grandes personagens. O goleiro do Batatais tem feito a diferença no mata-ou-morre, sendo fundamental para torná-lo semifinalista contra o Paulista na manhã deste domingo - o que já assegura no mínimo um time de SP na finalíssima da quarta-feira da semana que vem. Com exceção do Sport na terceira fase, todos os outros três adversários em jogos eliminatórios só foram superados nos pênaltis. Assim foi contra a Ferroviária na segunda, diante da Ponte Preta nas oitavas e, agora, com o Botafogo nas quartas. Contra os dois paulistas, o guarda-metas defendeu uma cobrança em cada série. Ontem, os cariocas pararam três vezes nele - sim, o arqueiro Diego também pegou três chutes, mas como o Fogão teve um disparo na trave, deu Fantasma da Mogiana numa Osasco em dia de chuva. Mas falei que a história do Gerson é especial. Nos pênaltis defendidos, não era só suas mãos ali. Junto delas "estavam" outras duas.

Uma triste ocorrência familiar separa esta história das demais: no ano retrasado, sua irmã Emmanuelle morreu em um acidente automobilístico. Isso lhe deixou tão abalado que, prestes a se transferir para o Sporting em Portugal, acabou parando de jogar. Mas neste ano, ele atua pois o Batatais o inscreveu sem consultá-lo, acreditando na sua volta por cima. Mesmo sem estar na condição física ideal por causa disso, ele tem sido importante para uma campanha inédita da equipe do interior, que anteriormente só jogara duas vezes a Copinha e não passara da fase inicial. Agora, atinge a semifinal. Até nem acho que seja finalista pois aposto que dê Paulista de Jundiaí (pois não posso virar as costas para quem tem 7 vitórias em 7 jogos), mas que isso tudo já coloca Gerson como uma dessas histórias especiais por mostrar que não é e nunca será "apenas" futebol, isso coloca.

A quinta-feira define a outra semifinal e tá nos pés de outro carioca impedir que a Copa SP faça mais jus do que nunca ao nome. O atual campeão Flamengo fará diante do Corinthians a "revival" da final do ano passado, jogaço em Barueri. Seja qual for o classificado, acharei ser o maior favorito ao título, logo abaixo dele estando o Paulista. Mais cedo, o adversário de Mengão ou Timão sairá do embate bandeirante Juventus x Bragantino.

Marcador mínimo, recuperação máxima

No primeiro tempo, Felipe Vizeu tinha perdido um incrível gol sem goleiro na pequena área ao pegar de canela na bola. Mas o guri do Flamengo é bom, merecia se recuperar. Depois que ficou com um jogador a mais ainda no primeiro minuto da metade complementar, o Brasil saiu na frente do anfitrião Equador justamente com um gol do Vizeu. Foi o que bastou para ser vencida a estreia no Sul-Americano Sub-20, cujo Grupo A teve ainda o 1 x 1 da Colômbia com o Paraguai. Amanhã à noite, o próximo compromisso brasileiro é contra o Chile.

O dia da grande estreia

Falar em Rogério Ceni e São Paulo não é falar de uma associação normal pois ela vai além do normal, por toda a ligação que hoje ex-goleiro e clube possuem, das mais longevas nestes tempos em que beijar escudo de camisa virou a mesma coisa que trocar de roupa a cada novo amanhecer. Um novo tempo nesta associação será iniciado hoje na Copa Flórida, quando ele estrear como técnico tricolor contra o River Plate, um clássico sul-americano. Será a primeira oportunidade para tirar um termômetro do que pensará o "professor Ceni".

O ganhador deste jogo fará a final do "Playoff" depois de amanhã, com o perdedor indo para o terceiro lugar. A preliminar terá o Vasco e o jogo de fundo terá o Corinthians, que afundou o oponente com um sonoro 4 x 1 que fez deste um dia feliz da sua parte após vários turbulentos nas últimas semanas - feliz em dobro: pela vitória e pela confirmação da Arena em Itaquera para o Brasil x Paraguai de março pelas Eliminatórias. Agora são 12 partidas de invencibilidade dos corintianos sobre os vascaínos desde 2010, desta vez positiva a estreia do Fábio Carille ao contrário daquela de sete anos atrás. Já Cristóvão Borges não dá sorte contra o Timão: nos últimos três jogos contra ele por Atlético Paranaense, Flamengo e Vasco, seus comandados fizeram 2 gols e tomaram 11.

Mais destaques profissionais

Enquanto no terreno dos amistosos tivemos o Vitória fazendo 2 x 1 de virada no Atlântico (com Cleiton Xavier marcando um gol depois de perder outro inacreditável em um Barradão com vários amarelões no gramado por causa da falta de irrigação nestes pontos) e o Brasil de Pelotas sofrendo 2 x 0 do São José de Porto Alegre, aconteceu a estreia do Ceará no Campeonato Cearense - estreia na segunda rodada pelo jogo da primeira ter sido adiado. Após ganhar do Maranguape por 2 x 0, fará já no próximo domingo o primeiro clássico do ano contra o Fortaleza, que venceu o Guarani tanto pelo estadual quanto pela Taça dos Campeões Cearenses.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de fim de ano & ano novo, no qual é mais fácil eu explicar a relação de rendimentos entre CDB, C-Bonds e fundos de investimento (não entendo patavinas disso) do que publicar rumores e especulações. Às últimas:

*O Palmeiras contratou o atacante Willian, do Cruzeiro, não por empréstimo e sim em definitivo por 3 anos.

*O Cruzeiro confirmou o meia Robinho, do Palmeiras, também por 3 anos.

*O América Mineiro apresentou o zagueiro Rafael Lima, da Chapecoense, e o lateral esquerdo Pará, do Figueirense.

*O Boa Esporte adquiriu o zagueiro Josué, do Vitória.

*O Grêmio obteve o atacante Jael, "o Cruel", do Joinville, por 1 ano.

*O Internacional emprestou o atacante Cassiano para o Aktobe do Cazaquistão por 1 ano.

*O Juventude tem mais uma vez o retorno do meia Hugo, do Náutico.

*O Atlético Paranaense renovou com o lateral Léo até o fim deste ano.

*A Chapecoense apresentou o lateral Diego Renan, do Cruzeiro, e o zagueiro Nathan, do Palmeiras.

*O Sport contratou o lateral direito Raul Prata, que havia sido anunciado dias atrás pelo Botafogo de Ribeirão Preto e preferiu os pernambucanos por 3 anos, e o atacante Marquinhos, do Internacional, por 1 ano.

*O Náutico acertou com o volante Darlan Bispo, do Vitória, por empréstimo de 1 ano.

*O Bahia emprestou o atacante Rodrigo Rodrigues à Juazeirense até o fim do Campeonato Baiano. Não resisto ao trocadilho: se o bate-bola será legal eu não sei, mas a resenha no Cancão de Fogo promete.

*O Ceará adquiriu o atacante Nathan, do Internacional, até o fim do Campeonato Cearense.

Curtinhas

*A CBF divulgou os participantes do Brasileirão Feminino 2017, cujos grupos serão sorteados na próxima segunda, às 11h. Destaques: pela primeira vez em cinco edições o Rio Grande do Sul terá um representante (o Grêmio); e parceiros bem-sucedidos no ano passado, Audax e Corinthians constam na lista, mas separadamente.

*Os 16 participantes: os paulistas Audax, Corinthians, Ferroviária (campeã em 2014), Ponte Preta, Rio Preto (campeão em 2015), Santos e São José; os pernambucanos Sport e Vitória das Tabocas; o carioca Flamengo (atual campeão); os baianos São Francisco e Vitória; o gaúcho Grêmio; o paranaense Foz Cataratas; o catarinense Kindermann (que volta ao futebol feminino após um ano parado depois do assassinato do treinador Josué Kaercher); e o amazonense Iranduba. Ficou de fora o Centro Olímpico, primeiro campeão em 2013.

*Convocados de Tite para Brasil x Colômbia na próxima quarta-feira, no "Jogo da Amizade" marcado para o Estádio Nilton Santos: os goleiros Alex Muralha (Flamengo), Danilo Fernandes (Internacional) e Weverton (Atlético Paranaense); os laterais Fábio Santos, Marcos Rocha (ambos Atlético Mineiro), Fagner (Corinthians) e Jorge (Flamengo); os zagueiros Luan Garcia (Vasco), Pedro Geromel (Grêmio), Rodrigo Caio (São Paulo) e Vitor Hugo (Palmeiras); os meias Camilo (Botafogo), Diego, Willian Arão (ambos Flamengo), Gustavo Scarpa (Fluminense), Henrique (Cruzeiro), Lucas Lima (Santos), Rodriguinho (Corinthians) e Walace (Grêmio); e os atacantes Diego Souza (Sport), Dudu (Palmeiras), Luan (Grêmio) e Robinho (Atlético Mineiro).

*Marcelo Cabo não deu coletiva e sim fez um pronunciamento no Atlético Goianiense, dizendo que o problema que levou ao seu sumiço de 40 horas diz respeito a ele, à família e a mais ninguém, afirmando que este assunto está encerrado (na verdade não está, o pessoal sabe). Sábado, ele estará no amistoso contra a Aparecidense.

*Com o Giulite Coutinho em reformas depois daquele pedação que ruiu na chuvarada do último sábado de 2016, o Fluminense confirmou para Juiz de Fora a estreia na Primeira Liga, próxima terça, contra o Criciúma.

*Brasileiros na Inglaterra: enquanto o Manchester City oficializou Gabriel Jesus e espera tê-lo já contra o Tottenham neste fim-de-semana, Lucas Leiva voltou a fazer um gol depois de 201 partidas desde setembro de 2010 e classificou o Liverpool diante do Plymouth para a próxima fase da Copa da Inglaterra.

*O Real Madrid tinha ficado 40 jogos sem derrota. Agora, perdeu dois seguidos. Desvantagem para o Celta na Copa do Rei, 2 x 1 na primeira derrota merengue após 24 partidas desde o 1 x 0 pro Atlético em fevereiro de 2016.

*Liga dos Campeões da Ásia sem seu atual campeão em 2017. Jeonbuk Motors da Coreia do Sul suspenso pela Confederação Asiática pois participou indiretamente de um escândalo de resultados manipulados em seu país.

*A ex-ginasta Shawn Johnson completa hoje 25 anos. Quatro vezes medalhista olímpica em Pequim 2008 (um ouro e três pratas), conquistou quatro ouros no Pan do Rio de Janeiro em 2007. Além disso, mandou bem também na dança ao ganhar a versão primavera 2009 do "Dançando com as Estrelas" nos EUA.

*Comprada a Fórmula 1 pelo grupo americano Liberty Media, que passa a controlar a Delta Topco Limited, detentora dos direitos comerciais da categoria. A FIA aprovou ontem esta transação.

*Surpresa: Novak Djokovic fora do Aberto da Austrália já na segunda rodada. O atual bicampeão caiu fora ao sofrer 3 x 2 do uzbeque Denis Istomin (7/6-10, 5/7, 2/6, 7/6-5 e 6/4). Também nela o Brasil deixou de ter representantes no simples masculino. Rogerinho Dutra Silva tomou 3 x 0 do francês Gilles Simon (6/4, 6/1 e 6/1).

*Classificado para a próxima fase do Mundial Masculino de Handebol, o Brasil terminou o Grupo A em quarto lugar ao perder por 28 x 24 para a Rússia, consequentemente, cruzando o caminho do indefinido líder do B.

*No vôlei, noite de semifinal da Copa Masculina do Brasil: Brasil Kirin x Taubaté e Sada Cruzeiro x SESI.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Rádio de Verdade que a Justiça do Trabalho concedeu uma liminar para os funcionários da Super Rádio Tupi, que fica proibida de descontar os futuros vencimentos salariais deles por causa da greve que já chega às três semanas consecutivas. A situação é tão difícil que consta que alguns comunicadores têm tentado arrendar horários em emissoras FM para voltar ao ar. Segunda-feira que vem, haverá uma nova mediação no Ministério Público do Trabalho em busca de soluções para a crise sem fim na líder de audiência do Rio de Janeiro.

*Leio no Flávio Ricco que, com a ida de Clébio Cavagnolle para a reportagem do "Jornal da Record" em Brasília, seu lugar no "Link Record News" ao lado de Lidiane Shayuri passou a ser ocupado por Pedro Leão.

*Entrevistado pelo Luciano Potter no "Timeline" da Rádio Gaúcha, Marcão do Povo pediu perdão por ter chamado a cantora Ludmilla de "macaca" no "Balanço Geral DF" do último dia 9, o que só veio à tona anteontem através de uma reportagem do NaTelinha e levou a Rede Record a demiti-lo - aliás, na mesma entrevista, ele repetiu o surrado argumento da "expressão regional" ao tentar convencer as pessoas de que se referia a "macaco velho" (acha que engana quem?), afirmou que não assinou ainda a rescisão com a Record pois espera reviravoltá-la (ele quer, mas será que a rede quer?) e culpou o prezado Gabriel Vaquer por tudo pois, se não fosse a matéria dele no NT, isso tudo não aconteceria. Mas que bom que aconteceu. Seria errado isso passar batido. Aprende, Marcos.

*Vista recentemente em "Haja Coração" e super sexy em "Verdades Secretas", Ágatha Moreira faz 25 anos hoje.

*Duas séries originais da Netflix chegarão à TV por assinatura em breve. O Paramount Channel confirmou que transmitirá, a partir de data a ser definida, "House of Cards" e "Orange Is The New Black".

*Aquele vídeo de apoio à Hillary Clinton na eleição americana parece que animou os produtores de "Will & Grace", que confirmaram que a série original de 1998 a 2006 ganhará uma nova temporada de 10 episódios, programada para exibição nos Estados Unidos na "fall season" (período de setembro a novembro). Eba!

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia I

Diretor de "Robin e Marian" e dos "Superman" 2 e 3, Richard Lester completa 85 anos nesta quinta-feira. Ele é mais lembrado por fazer os famosos e populares dois filmes dos Beatles, "Help!" e "Os Reis do Ié-Ié-Ié". Este é o título brasileiro para "A Hard Days Night", mesmo nome da ótima canção de 1964 que está aqui.

Clipe do Dia II

Tenor e ator, Michael Crawford faz hoje 75 anos. Ele se notabilizou pela atuação em "O Fantasma da Ópera", na qual interpreta lindamente "Music of The Night", que está aqui em apresentação no Prêmio Tony de 1991.

Clipe do Dia III

10 anos sem Denny Doherty, nascido em 1940 e que compôs com Mama Cass Elliot, John e Michelle Phillips o The Mamas & The Papas. O maior sucesso deles veio em 1966 e está aqui: "California Dreaming".

Clipe do Dia IV

Tristíssimo tópico que tive que incluir no decorrer da manhã: vocalista do Kaoma, Loalwa Braz foi encontrada pelos policiais de Saquarema morta carbonizada em um carro. Atualmente com 63 anos, ela ajudou a popularizar em 1989 a lambada com o sucesso que está aqui: "Chorando Se Foi", que mais de duas décadas seria usado como base instrumental para "On The Floor", da Jennifer Lopez. Chorando agora os fãs da lambada, Loalwa se foi.

Clipe do Dia V

Popular cantor de valsas e serestas, Francisco Petrônio nasceu em 1923 e morreu há 10 anos completados nesta quinta-feira. Seu maior momento está aqui: "Baile da Saudade", de 1964, que neste vídeo foi contado no "Rei Majestade", o programa do Silvio Santos na década de 2000 com artistas do passado.

Clipe do Dia VI

Quinta-feira dos 75 anos do cantor e compositor Luiz Ayrão, autor de "Nossa Canção", mas que aqui destacarei em duas canções de 1982 que são ligadas ao futebol: a primeira está aqui e é "Meu Canarinho", dedicada à Seleção na Copa do Mundo, e a segunda está aqui e é "Flamengo Maravilhoso", maiores explicações desnecessárias.

Clipe do Dia: Nara Leão

Tópico especial pois a "Musa da Bossa Nova" merece. Falecida em 1989 e nascida há 75 anos hoje fechados, ela - que não sinto ser tão valorizada quanto deveria e mereceria - comparece à coluna com cinco dos seus melhores momentos: de 1966, "A Banda" na apresentação vencedora do Festival de Música Popular Brasileira na Record; de 1974, "Sem Fantasia" ao vivo com Chico Buarque e MPB4 no Teatro Bandeirantes; de 1977, "Meu Ego" com Erasmo Carlos em clipe do "Fantástico" na Globo; de 1978, "Além do Horizonte" também para o dominical global; e de 1983, "Por Causa de Você" com Roberto Menescal, união em especial da TV Bandeirantes.

Clipe do Dia: Elis Regina

Nascida em 1945, falecida há 35 anos completados nesta quinta-feira. Infelizmente, até por eu não ter nem seis meses de vida quando da sua partida, não pude aproveitar "ao vivo" a época de ouro da maior cantora que este país já teve, de fim infelizmente tristíssimo. Ainda bem que, apesar de viver menos de quatro décadas, o tanto de bom que ela nos deu musicalmente tem gente que com muito mais tempo que isso não faria tanto e tão bem. Os 10 temas com Elis que separei abaixo são dos seus últimos anos, mas não ficará apenas nisso. Vamos lá?

De 1976, "Como Nossos Pais" em apresentação ao vivo para o "Fantástico" da Globo. Clássico de Belchior.

De 1978, "Fascinação" ao vivo em Portugal. Era a canção favorita de João Jorge Saad, fundador da Bandeirantes, e tocou bastante nas muitas homenagens feitas a ele quando de sua morte em 1999.

De 1979, "O Bêbado e a Equilibrista" em clipe para o "Fantástico". Histórico combate de João Bosco e Aldir Blanc à ditadura através de uma letra e uma melodia que ficaram engrandecidas com a "Pimentinha".

De 1979, "Doce de Pimenta" com Rita Lee em especial da Bandeirantes. Rita homenageou Elis nesta canção.

De 1980, "Atrás da Porta" ao vivo. A mais arrepiante interpretação que esta obra de Chico Buarque já teve.

De 1980, "Alô, Alô, Marciano" em clipe para o "Fantástico", mais um presente da craque Rita Lee para Elis.

De 1980, "Aprendendo a Jogar" em clipe para o "Fantástico", esta uma composição de Guilherme Arantes.

De 1981, "Estrada do Sol" com Gal Costa em especial da Globo. Mais uma vez Elis ao lado de uma rainha.

De 1981, "Trem Azul" ao vivo. Esta apresentação passou na Record a três semanas de Elis falecer.

De 1982, "Me Deixas Louca", o último clipe da cantora para o "Fantástico". A canção está na trilha de "Brilhante", novela cujo último capítulo terminou ao som dela e com uma homenagem para sua intérprete.

Bela do Dia: Anna Faris

Anna Faris, atriz de comédias do cinema e da série "Mom". Na televisão, pendo mais pro lado da "daughter" mesmo.

Momento Raridade Rara: Elis Regina

Não poderia faltar, evidentemente. Dois materiais deste tópico são musicais: de 1974, o precioso especial "Elis & Tom", no qual a TV Bandeirantes registrou as gravações do lendário álbum dela com Tom Jobim em Los Angeles (com direito a "Só Tinha de Ser Com Você" e "Águas de Março" no repertório), incluindo o comentarista esportivo Silvio Lancellotti nos créditos como roteirista de edição - a íntegra foi repetida em 1992, num festival dos 25 anos da emissora, e tem introdução de Ruy Castro; e de 1980, o espetáculo "Saudade do Brasil" em gravação no Canecão do Rio de Janeiro feita pela TVE, que o reprisou em 2002 com introdução do maestro José Schiller (neste show, o repertório inclui outra canção célebre na voz apimentada da conterrânea gaúcha: "Maria, Maria").

Mas além de escutar Elis cantando, também valia escutá-la falando. Sobre tudo. Dois ótimos exemplos: de 1976, participação ao lado de César Camargo Mariano no "O Poder da Mensagem", o mítico programa de Hélio Ribeiro na Rádio Bandeirantes de São Paulo (gravação recuperada pelo Milton Parron no "Memória", esse na USP FM); e de 1982, entrevista ao "Jogo da Verdade" na TV Cultura, quando respondeu ao apresentador Salomão Ésper, aos entrevistadores Zuza Homem de Mello (então da Jovem Pan) e Maurício Kubrusly (da Rádio Excelsior) e aos populares - atenção: este programa foi ao ar exatamente duas semanas antes da cantora morrer.

Por fim, como se trata da memória da partida da maior cantora brasileira, é preciso também destacá-la. Assim, está aqui um registro dela na Rede Globo, incluindo reportagem de Isabela Assumpção no velório.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Há 5 anos completados nesta quinta, o FBI fechava o site de compartilhamento de arquivos MegaUpload.

"24 Horas" volta antes que algum louco resolva um dia ressuscitá-lo para desafiar a lei!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduCesarPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.