.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 18 de janeiro de 2017 - ANO 14, EDIÇÃO 64
O reencontro após 14 meses



Calma, Seu Madruga, não são desses 14 meses que estou falando e sim dos 14 meses que separam o último encontro de Vasco e Corinthians, aquele em São Januário que deu o título brasileiro de 2015 para os alvinegros, do marcado para esta noite pela semifinal do torneio "Playoff" da Copa Flórida. Como no ano passado os cruzmaltinos estavam na Série B, somente agora frente a frente novamente estarão. Os cariocas vêm da vitória por 2 x 1 diante do Barcelona de Guayaquil, no "revival" da final da Libertadores 1998, e os paulistas começam hoje seu ano após semanas muito tensas por má condução da renovação do time por sua direção. Uma longa escrita estará em jogo: o Machão da Gama não vence o Coringão há 11 partidas desde 13 de outubro de 2010, quando marcou 2 x 0. Duas curiosidades: a do universo geral é que aconteceu naquela quarta-feira o resgate dos 33 mineiros soterrados no Chile ("Chi-Chi-Chi! Le-Le-Le! Chile! Chile!"); e a outra é que sabem quem estreava como interino corintiano naquela noite? O mesmo hoje efetivado técnico Fábio Carille, à ocasião substituindo o demitido Adílson Batista. Nos times, o Vasco incluía o hoje palmeirense Fernando Prass e o agora corintiano Fellipe Bastos, enquanto o Corinthians tinha Chicão, William, Roberto Carlos e Iarley, todos aposentados. (Atualização: inicialmente eu tinha escrito por engano que o Renato Augusto do Vasco neste jogo era aquele que depois foi do Corinthians, mas são homônimos e não o mesmo - e obrigado ao seguidor twitteiro Rodrigo Pereira pelo puxão de orelhas.)

Noite também de amistosos

Após escapar do rebaixamento no Brasileirão, o Vitória inicia hoje o seu 2017 em amistoso diante do Atlântico, campeão da segunda divisão no ano passado. A bola rolará no Barradão. Enquanto isso, o Brasil de Pelotas vem a Porto Alegre para mais um amistoso, agora contra o São José. Este jogo acontecerá com portões fechados pois o Passo D'Areia ainda não tem o laudo do Corpo de Bombeiros para este ano. Também nesta quarta-feira, o time B do Santos estará em Erechim (a "cidade do Neto", rs) para enfrentar o Ypiranga no Colosso da Lagoa. Nele, Pelé também fez história. É dele o primeiro gol deste estádio, marcado nos 2 x 0 sobre o Grêmio em mini-torneio para promoção do novo palco da cidade. Aquele foi o tento 1.040 do "Rei do Futebol", que por isso ganhou uma placa de homenagem da Rádio Tupi AM de São Paulo, que cobria futebol com a histórica "Equipe 1040".

Noite de estreia e de título

São as atrações da segunda rodada do Campeonato Cearense. Após ter adiado seu jogo da primeira, o Ceará vai a Horizonte enfrentar o "Chico Anysio Futebol Clube" (mas pode chamar de Maranguape que dá no mesmo). Será o primeiro compromisso do Vozão no ano, primeiríssimo mesmo, nem sequer amistoso aconteceu. E é um ano com muita coisa por ser também de Primeira Liga, na qual o Vozão entrou - ao lado do Londrina - como substituto após as saídas de Atlético Paranaense e Coritiba. Enquanto isso, Fortaleza e Guarani de Juazeiro do Norte disputarão uma partida dupla, válida tanto pela segunda rodada estadual quanto pela Taça dos Campeões Cearenses (na qual o Tricolor está por ser o atual campeão e o Guaraju por ter vencido a Taça Fares Lopes).

Isso é o que eu chamo de eficiência máxima

Falo do Paulista de Jundiaí na Copa SP: sete jogos, sete vitórias, uma por 2 x 1 e todas as demais por 1 x 0, incluindo a de ontem contra a Chapecoense. Partida de dois tempos distintos num Jayme Cintra cheio de gente, o primeiro dos paulistas e o segundo dos catarinenses. A diferença básica que fez toda a diferença é que o Galo do Japí soube botar a bola na rede antes ainda dos 10 minutos e o Verdão do Oeste não o fez. Era um jogo onde, qualquer que fosse o classificado, seria com merecimento. Assim seria a Chape por toda a superação após a tragédia do time profissional e pelas classificações emocionantes, e assim é com o Paulista. Peço perdão antecipadamente se causar irritação o que penso, mas prefiro um time que ganhe todas as partidas por "meio a zero", mas vença todas, do que aquele que goleia num só jogo e depois empata uns e perde outros por faltarem aqueles benditos tentos da tal goleada. Bom, hoje esta semifinal será fechada. Tem Botafogo x Batatais.

A volta dos Novos de Micale

A primeira competição da Seleção de Novos treinada por Rogério Micale após a conquista do bendito ouro olímpico no Rio de Janeiro começa hoje à noite. De todos os convocados, apenas três são "estrangeiros" (Rogério, lateral da Juventus; Lucas Cunha, beque do Braga; e Caio Henrique, meia do Atlético de Madrid). De mais a mais, todos dos nossos clubes, entre eles o flamenguista Felipe Vizeu, o tricolor carioca Richarlison e o são-paulino David Neres. O anfitrião Equador é o primeiro adversário pelo Grupo A, que depois terá ainda o Chile depois de amanhã, o Paraguai no domingo e a Colômbia (penúltima campeã) na terça. Por sua vez, o Grupo B contará com a Argentina (atual campeã), Bolívia, Peru, Uruguai e Venezuela. Passam três países de cada pentagonal para a fase decisiva, que qualificará campeão, vice e mais dois países para o Mundial na Coreia do Sul. O Brasil possui 11 títulos, que foram conquistados em 1974, 1983, 1985, 1988, 1991, 1992, 1995, 2001, 2007, 2009 e 2011. Na última fatura, o maior destaque fora Neymar, já com muita fama no Santos, mas o time também tinha Willian, Oscar, Lucas e Casemiro. O Uruguai tem 7 títulos, a Argentina 5, a Colômbia 3 e o Paraguai só 1.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de fim de ano & ano novo, no qual é mais fácil eu contar como foi minha participação na bancada do "Redação SporTV" (nunca me convidarão para lá... rs) do que publicar rumores e especulações. Às últimas:

*O Vasco anunciou o meia Wagner, do Tianjin Teda da China e ex-Cruzeiro e Fluminense.

*O Brasil de Pelotas apresentou o volante João Afonso, emprestado por 1 ano pelo Internacional.

*A Chapecoense obteve os empréstimos do lateral direito João Pedro, do Palmeiras, e do atacante Wellington Paulista, do Fluminense e que estava na Ponte Preta.

*O Paraná confirmou o volante Gabriel Dias, emprestado por 1 ano pelo Palmeiras. Trocadilho cretino ao qual não resisto: como fará Gabriel Dias para conciliar os jogos no Tricolor com as narrações na Rede Contínua? (rs)

*O Bahia oficializou o volante Matheus Sales, emprestado por 1 ano pelo Palmeiras.

*O Vitória fechou por 1 ano de empréstimo o atacante Paulinho, do Flamengo e que estava no Santos, mas perdeu o também atacante Marinho para o Changchun Yatai da China.

*O ABC renovou com o zagueiro Cleiton Potiguar até a metade do ano que vem.

Curtinhas

*Convocada por José Pekerman a Colômbia para o amistoso da quarta-feira da semana que vem, contra o Brasil, no Nilton Santos - todos atuantes no país: os goleiros Vargas (Deportivo Cali) e González (Independiente Medellín); os defensores Díaz, Felipe Aguilar, Bocanegra (todos do Atlético Nacional), Quintero, Orejuela (ambos do DCA), Tesillo e Balanta (ambos do Independiente Santa Fé); os meias Macnelly Torres, Uribe (ambos do ATN), Abel Aguillar (DCA) e Montoya (Tolima); e os atacantes Borja, Ibarguen (ambos ATN) e Preciado (DCA).

*Soltos depois de mais de 3 meses de prisão preventiva os torcedores do Corinthians que permaneciam detidos no Rio de Janeiro após aquele quebra-pau com policiais no Maracanã, quando do clássico com o Flamengo.

*Ficou para hoje o futuro do Marcelo Cabo no Atlético Goianiense após as 40 horas de sumiço do técnico, que foi encontrado em um motel em caso sobre o qual praticamente nenhuma explicação foi dada até agora.

*Um agradecimento em tempo: ao seguidor twitteiro Fernando Miller, por indicar uma página na qual deu para fazer um "letreiro de motel" com o nome do treinador do Dragão, o qual estampou a capa de ontem deste PB.

*Após 4 anos, Cruzeiro e Atlético voltarão a fazer um clássico no Mineirão com torcida dividida. Será o do dia 1°, pela Primeira Liga. Por enquanto é só uma excepcionalidade, mas bem que poderia ser constante de novo. Claro que as próprias torcidas também precisam fazer sua parte, sobretudo os violentos não atrapalharem.

*Confirmado pelo Atlético Paranaense para dia 25 um amistoso contra o Peñarol, na Arena da Baixada.

*Leio no Martín Fernandez que, a partir deste 2017, a CBF aumentará a idade-limite dos árbitros das Séries A e B do Campeonato Brasileiro: de 45 para 50 anos. Já nas Séries C e D, ela diminuirá para 42 anos.

*Um dos craques do maior Santos de todos os tempos celebra hoje 75 anos: o defensor Lima, que atuou quase 700 vezes pela equipe e faturou duas Libertadores, duas Intercontinentais, uma Recopa Intercontinental, uma Supercopa Sul-Americana, cinco Taças Brasil, um Robertão, três RJ/SP e sete Paulistões.

*O Hall da Fama do futebol italiano adicionou nomes célebres nesta semana, como os de Maradona, Paolo Rossi, Claudio Ranieri e o nosso Falcão, apenas o segundo brasileiro a nele estar (o outro é Ronaldo).

*Gabriel foi titular da Internazionale pela primeira vez nos 3 x 2 pelo Bologna, classificação do time de Milão para as quartas da Copa da Itália. O destaque foi o golaço "mezzo bicicleta, mezzo voleio" de Murillo. Gol lindão.

*Cristiano Ronaldo relacionado pelo Real Madrid para pegar hoje o Celta na ida das quartas da Copa do Rei.

*Com 5 igualdades em 8 partidas, a CAE (Copa Africana de Empates) - aqui nestes escritos não é mais CAN (Copa Africana de Nações) - apontou um recorde: no empate (lógico!) sem gols com Mali, o Egito precisou do goleiro El Hadary aos 28 minutos de jogo no lugar do lesionado El Shenawy. Assim, tivemos em ação o jogador mais velho de uma edição da competição: 44 anos, cinco a mais que o recordista anterior, o compatriota Hassan em 2006.

*Louis van Gaal desmentiu estar se aposentando. Disse que está em "ano sabático", isso sim, e que até existe a possibilidade de encerrar a carreira de treinador, mas que isso não é definitivo. Entendo...

*O natalício de 35 anos não foi legal para Dwyane Wade na NBA. Após Wesley Matthews acertar uma de três a 11 segundos do fim e colocar os Dallas Mavericks na frente por 99 x 98, o aniversariante não conseguiu converter a última chance do Chicago Bulls - que, se anotada, seria a da vitória. Fim eletrizante de jogo.

*Campeãs olímpicas na vela, Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram mais um título na classe 49er FX: a Miami Mid Winters, nos Estados Unidos, que elas já tinham vencido em 2015 e que rendera bronze em 2016.

*Pela primeira vez, a equipe brasileira terá duas campeãs olímpicas em uma etapa de Grand Slam, incluídas que estão Sarah Menezes e Rafaela Silva na convocação para a etapa de Paris, em 11 e 12 de fevereiro.

*Definidas as semifinais da Copa Feminina do Brasil, com realização na semana que vem: Rexona x Praia Clube e Vôlei Nestlé x Minas. Amanhã, tem Brasil Kirin x Taubaté e Cruzeiro x SESI na semifinal masculina.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Tem mais uma novidade na Record TV/RS, mas desta vez não no vídeo e sim nos bastidores: sua nova produtora executiva é Camila Diesel, que permanece na Rádio Guaíba como repórter e apresentadora do "Plantão Guaíba".

*Mais Porto Alegre: leio no Coletiva que Maíra Gatto, que pediu demissão da RBS TV após 7 anos para cuidar da Malu, sua filha com o lá permanecido Léo Saballa Jr., não estava mais atuando no vídeo. Neste mês, ela havia passado para a equipe de editores do "Jornal do Almoço". Considerando-se que são necessárias três garotas do tempo para os três jornais locais, devo entender que à Brunna Colossi e à Simone Lazzari se some talvez de vez (acho, só acho) a Giulia Perachi, que vinha sendo substituta delas e da Maíra nesta função.

*O Grupo Bandeirantes tem novo diretor geral aqui no Rio Grande do Sul, pois Leonardo Meneghetti anunciou sua promoção para um novo núcleo de emissoras próprias da rede que estará vinculado diretamente a São Paulo, para onde se mudará não se sabe ainda quando, se daqui a alguns meses ou mesmo um ou dois anos, por enquanto permanecendo aqui em Porto Alegre e seguindo normalmente com seus espaços futebolísticos (coluna no Metro Jornal e apresentação de "Os Donos da Bola" na TV). Para substituí-lo após 12 anos no cargo, o eleito é Sérgio Cóssio. Mas quem é Sérgio Cóssio, interrogação? Pois saibam que "meu novo vizinho de Zona Leste" (pois moro mais ou menos perto da Band/RS) é porto-alegrense, tem 49 anos e fará seu primeiro trabalho aqui na cidade. Quase toda a carreira dele foi na RBS: aqui na aldeia pampeana, gerente comercial da RBS TV em Uruguaiana de 1996 a 1998 e em Bagé de 1998 ao fim de 1999; e em Santa Catarina, gerente executivo da RBS TV e da Rádio Atlântida em Chapecó do fim de 1999 à metade de 2004, da RBS TV Centro-Oeste em Joaçaba da metade de 2005 ao fim de 2006, das rádios Atlântida e Itapema em Joinville de 2006 a 2008, das mesmas duas FM e também da CBN/Diário em Florianópolis de 2008 a 2009 e da RBS TV e do Diário Catarinense na capital de 2009 a 2012. Aí, saiu da RBS e foi para o Grupo SCC em janeiro de 2013, assumindo a direção de mercado nacional do SBT Santa Catarina, função na qual estava até agora, quando chega para a Band em Porto Alegre. Missão de responsa enorme pois, entre acertos e erros, o saldo do Meneghetti no cargo é muito positivo, tal qual havia sido na década anterior com o saudoso Bira Valdez, que foi o re-estruturador da Rede Bandeirantes no estado.

*Em momento de transição após a definição da sua extinção na votação do pacote de contenção de gastos do governo do Rio Grande do Sul, a Fundação Piratini teve apresentados ontem seus novos integrantes, que nestes cargos permanecerão por 180 dias, quando serão exonerados: o presidente Orestes de Andrade Jr., que é filho do narrador esportivo Orestes de Andrade, da Rádio Guaíba; a direção de jornalismo da TVE fica com Laura Rejane, que trabalhou por 27 anos na RBS TV, 9 meses na Band/RS e quase 6 anos no SporTV; ainda na TVE, ficou a programação a cargo de Tatiana Forster, que dela já foi apresentadora; o comando da Rádio FM Cultura passou para Sabrina Thomazi, ex-Gaúcha, que sucedeu Nara Sarmento, agora na Rádio Piratini; e entre outros nomeados estão Caroline Patatt e Luciana Mismas (ambas ex-Record) na TVE e Jaques Machado (ex-Gaúcha) na FM.

*Segunda-feira da semana passada, a "Hora da Venenosa" do "Balanço Geral DF" teve este trecho aqui, no qual a fofoqueira Sabrinna Albert falou sobre a cantora Ludmilla, que andou se fingindo de outra pessoa para não atender fãs. Aí, veio o ato lamentável e condenável do apresentador Marcão do Povo, que se referiu a ela como "pobre e macaca". Preciso dizer que chamá-la de "macaca" causou um rebuliço daqueles? Não, pois nítido isso fica de imediato. O próprio Marcão tentou se justificar e consertar sua besteira alegando que "macaco velho" é algo que se fala no Centro-Oeste sem tom pejorativo. Só tem uma coisa: não tem nada a ver isso! "Macaco velho" ouço desde sempre, é uma expressão que designa alguém de muita vivência e experiência. Só que ele não disse isso. Falou "macaca" apenas, lógico que ficaria esse desconforto incômodo - e a emenda ficou pior que o soneto. Sei pelo Gabriel Vaquer que, sentindo a péssima repercussão do acontecimento estourado apenas ontem por uma matéria dele mesmo no NaTelinha, a matriz da Rede Record decidiu afastar Marcão do "Balanço" de Brasília, embora sem rescindir contrato. Pessoal tem que pensar muito bem antes de falar coisas que nem fora do ar cabem. Nesta quarta-feira, o programa candango foi apresentado por Dionísio Freitas. (Atualização: a Rede Record divulgou em comunicado que rescindiu o contrato do Marcão, que nela estava desde o fim de setembro, afirmando lamentar este episódio e dizendo que ele não condiz com a linha editorial que adota em seu jornalismo.)

*35 anos hoje da atriz Flávia Rubim, que foi uma apresentadoras do infantil "TV Globinho" em 2010.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Bárbara França

Bárbara França, atriz, no ar em "Malhação". Jamais malharia ela. Eu malharia com ela - até onde desse, pois fôlego para exercícios físicos não é o meu forte, talvez até por isso nunca entrei para uma academia. (risos)

Momento Raridade Rara

Irmão mais novo de Moe e Shemp Howard, Curly Howard morreu há 65 anos completados nesta quarta-feira. Nascido em 1903, ele compôs os míticos "Os Três Patetas" de 1932 a 1946, na fase dele sendo produzidos alguns dos mais memoráveis esquetes do trio de birutas. A não ser que eu esteja enganado ao redondo, ao quadrado e até ao retangular, não teve algum episódio da série de curtas com os irmãos Curly e Shemp juntos - eles foram os mais famosos "terceiros patetas" dessa época, que ainda teve Joe na sequência deles e Curly Joe em filmes no cinema. Recupero aqui um ótimo episódio com Moe, Curly e Larry Fine: de 1945, "Premiados Arrevezados".

Clipe do Dia

Quais foram as músicas mais tocadas nas rádios do Brasil nos anos das Libertadores conquistadas pelos hoje confrontados brasileiros da Copa Flórida? Consultei o ótimo site Mofolândia, de Antônio Carlos Cabreira, e peguei estes dois temas: do 1998 vascaíno, temos "Immortality", uma triste canção de amor com Celine Dion e os Bee Gees; e do 2012 corintiano, temos "Call Me Maybe", uma dançante adolescente com Carly Rae Jepsen.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Sporting eliminado da Taça de Portugal nas quartas-de-final. Não foi sem querer querendo o 1 x 0 do Chaves.

"24 Horas" volta antes da minha próxima referência às séries de Chespirito nestes escritos!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduCesarPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.