.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Segunda, 16 de janeiro de 2017 - ANO 14, EDIÇÃO 62
A volta dos que não foram

Sabe a emoção no GP do Brasil? As palavras de valorização ditas na TV, no rádio, nos jornais e na internet? Os aplausos da torcida na última vez? Não é a última vez. Os mais novinhos podem não lembrar de Sílvio Caldas, um grande cantor de serestas, que ficou famoso pelas inúmeras "despedidas" - que só acabaram quando ele veio a falecer em 1998. Pois Felipe Massa está de volta pouco depois de ter saído, anunciado que foi nesta segunda por 1 ano como novamente piloto da Williams, que assim se resolve para a Fórmula 1 em 2017 após a ida do Valtteri Bottas para a Mercedes, desfalcada com a surpreendente aposentadoria do Nico Rosberg há pouco menos de dois meses. O papo da volta do Massa vinha de algumas semanas e, agora, está oficializado. Considerando-se que Pascal Wehrlein foi anunciado pelo Sauber, o que complicou mais ainda a permanência do Felipe Nasr, só mesmo esta "volta dos que não foram" (ou "do que não foi") para garantir o Brasil na categoria.

Só falta saber o clássico nacional

Clássico nacional das quartas-de-final da Copa SP de Juniores que já era sabido que aconteceria desde que o chaveamento colocou no mesmo lado quatro das grandes forças nacionais. Duas delas protagonizaram um jogão ontem à noite em Osasco. O Flamengo parou duas vezes na trave, saiu na frente, tomou o empate do Cruzeiro e, assim como nas duas vitórias sobre o São Caetano, venceu no último lance do jogo - ainda que a câmera do impedimento apontasse alguns centímetros de impedimento do Vinícius Júnior no tento decisivo. Mas o gol foi validado e agora o rubro-negro espera por Corinthians ou Internacional às 8 da noite de hoje. Mais cedo, Juventude e Bragantino decidem o adversário do Juventus da Mooca, que derrubou o Avaí na Javari.

Do outro lado que levará para a semifinal, o Botafogo derrotou o Mirassol para fazer uma quarta-de-final contra o Batatais, que excluiu a Ponte Preta nos pênaltis, ao passo que o Paulista de Jundiaí eliminou o São Carlos para ser o oponente da Chapecoense, que segue fazendo bonito e deu de ombros para o Ituano na casa dele. Já está definido o calendário da antepenúltima fase da Copinha: amanhã, Galo do Japi x Chape em Jundiaí às 21h30; quarta, Fogão x Fantasma da Mogiana em Osasco às 19h30; e quinta, Moleque Travesso x Papo ou Massa Bruta em Sampa City às 16h e Coringão ou Colorado x Mengão em Barueri às 19h30.

Os destaques da Copa Flórida

Por um lado, o torneio "Challenge" já ganho na quinta passada pela Alemanha acabou com o Atlético Mineiro se recuperando ao ganhar do Tampa Bay Rowdies e com o Bahia ofuscando o retorno aos campos do Verón no êxito do Estudiantes devido ao inacreditável autogol do Tinga, tão incrível que a filmagem da TV americana nem lembrou de mostrar a festa dos possivelmente incrédulos argentinos e sim o lamento do brasileiro - que deve respirar aliviado que isso foi em amistoso e não num jogo oficial valendo vaga ou título. Aliás, um fim-de-semana perfeito foi para o Vitória: viu o rival masculino perder e foi campeão estadual feminino com 8 x 1 no Juventude.

Por outro lado, o torneio "Playoff" felizmente teve a confirmação de duas partidaças para o meio da semana. Mesmo iniciando atrás do Barcelona de Guayaquil no "revival" da Libertadores 1998, o Vasco fez jus à mística de "time da virada" para arrematar um domingo perfeito (iniciado com a conquista da primeira Libertadores de Futebol de Areia com 8 x 1 diante do Rosario Central) e encarar o Corinthians depois de amanhã. Enquanto isso, um gol antes dos 5 minutos foi mais que suficiente para o River Plate excluir o Millonarios e entrar no caminho do São Paulo na quinta-feira, sendo "apenas" esta a estreia do Rogério Ceni como treinador tricolor.

Os destaques dos campeonatos estaduais

Carioca - Um gol de William Bersan em Nova Friburgo deu a vitória ao Campos sobre a Cabofriense, vitória para a história por ser a primeira do Roxinho do Parque Leopoldina em seu primeiro ano na primeira divisão. A equipe de Campos dos Goytacazes tem 105 anos, mas ficou anos fora do profissional e retornou somente no ano retrasado, sendo campeão da terceirona em 2015 e vice na segundona do ano passado.

Cearense - Com 9.496 torcedores no Castelão, o Ferroviário retornou à elite após duas temporadas na segunda divisão empatando em 2 gols com o Fortaleza. O Ferrim saiu na frente, o Leão do Pici virou e tomou o empate. Já a máxima "o jogo só acaba quando termina" foi levada ao pé da letra pelo Guarani de Juazeiro do Norte, que estava no 1 x 1 com o Horizonte até 42 minutos do segundo tempo. Final: 3 x 1 para o Guaraju.

Potiguar - Atual campeão, o ABC iniciou positivamente com dobra do Nando pra cima do Globo. Mas o nome da rodada veio na vitória do Potiguar sobre o ASSU: o primeiro gol do time de Mossoró foi de Lucy Júnior, que creio que comemorou "in The Sky With Diamonds" (na versão do Elton John, de preferência).

Pernambucano - Dois nomes em destaque na rodada: Fábio Faquinha, que fez os dois do América do Recife no triunfo diante do Atlético de Carpina, mostrando-se um artilheiro afiado; e Altemar, autor de um gol do Central nos 2 x 0 sobre o Belo Jardim, que não sei se tem Dutra como sobrenome, mas que é sentimental demais.

Paraibano - Todos os jogos da rodada tiveram um destaque digno de registro: o escore mínimo do Treze sobre o Internacional de Santa Rita veio no primeiro gol do Marcelinho Paraíba pela equipe; Serrano x CSP estava 1 x 1 até 41 do segundo, quando a equipe da casa desempatou para tomar a igualdade aos 44 e fazer o gol da vitória aos 47 minutos; o gol do Auto Esporte no 1 x 1 com o Paraíba foi "holandês", anotado por Van Basten; os 2 x 0 sobre o Campinense para o Atlético tiveram a assinatura de Mosquito, para alegria de Mosquete e Moscardo (apenas eu lembraria deste desenho?); e o Botafogo derrotou o Sousa com um "gol ESPN" de Rafael Oliveira.

Sergipano - Atual campeão, o Sergipe fez barba, cabelo, bigode e todo o resto no Dorense, que precisou parar no hospital de tanta dor que sentiu (dor, Dorense... é brabo, né?) ao tomar 1, 2, 3, 4, 5 x 0 de cara.

Os primeiros amistosos de 2017

Jogos-treino têm tido aos montes, mas como esses não considero para as estatísticas das partidas dos clubes ao longo da temporada, falarei apenas dos amistosos em si. O primeiro do novo ano envolvendo um clube da Série A do Campeonato Brasileiro aconteceu num Antônio Accioly sem torcida devido à falta de laudos necessários para comparecimento do público e teve o Atlético Goianiense caindo por 1 x 0 diante do Gama. Depois deste jogo, o técnico Marcelo Cabo desapareceu, sendo visto pela última vez na noite do mesmo sábado. O Dragão confirmou o desaparecimento dele e promete pronunciamento para a tarde desta segunda-feira.

Ontem, dois envolveram equipes da Série B: o Vila Nova foi ao "Estádio Luciano do Valle" (não é esse o nome, mas deveria ser o do Parque do Sabiá) encarar o Uberlândia e ficou no 1 x 1, sendo o gol dos mineiros de Schumacher - claro que não o alemão do qual misteriosamente não se sabe uma vírgula precisa e exata nestes anos desde o acidente de esqui; e o Juventude atuou em Bento Gonçalves e fez 2 x 0 no Cruzeiro aqui de Porto Alegre, cuja defesa tinha Fernando Pinto e Dão (imagina pro narrador falar em "Pinto" e "Dão" às 5 da tarde?).

"Pelas Zoropa" (está de volta)

Holanda - Já sigamos logo nesse terreno "Sexy Hot" antes de passar pros assuntos sérios novamente, então, mantenham as crianças fora da sala: olhem aqui um desenho feito no intervalo de Heracles 1 x 4 Groningen no gramado do Estádio Polman, quando dele foi retirada a neve que caía na cidade de Almelo, e perceba que quem fez a limpeza se mostrou um grande gozador (com o perdão do trocadilho) ao fazer um desenho que lembrou um órgão sexual masculino - e isso passou ao vivo na televisão local, ahahahahaha... Encerrado este assunto "proibido para menores", tragam as crianças de volta para sala pois senti muito o efeito do tempo neste domingo. Nos 3 x 1 pra cima do Zwolle, o Ajax estreou nos minutos finais o atacante Justin Kluivert. O sobrenome não é mera semelhança: com 17 anos, ele é filho do Patrick Kluivert, que tanto encheu o saco do Brasil naquela espetacular semifinal da Copa do Mundo de 1998 enquanto um dos melhores holandeses da sua geração.

Espanha (18 rodadas) - Acabou a mais longa invencibilidade do futebol da Espanha. Num fim alucinante, o Real Madrid tomou o empate aos 40 minutos - isto é: concedeu, visto ser gol contra do Sergio Ramos - e a virada aos 47 da segunda etapa para o Sevilla, agora vice-líder com 39 pontos, um abaixo dos merengues (ainda com um compromisso a menos da época do Mundial de Clubes). O Barcelona é terceiro com 38 após a quina sobre o Las Palmas. Vê como ele faz o que quer, quando quer: até 6 do segundo, estava 1 x 0; aos 14, estava 4 x 0.

Itália (20 rodadas) - Com uma partida a menos, a Juventus estacionou nos 45 pontos ao perder fora de casa para a Fiorentina. Bom para a Roma, que encostou ao ter 44 pontos depois da visita exitosa diante da Udinese.

Inglaterra (21 rodadas) - O Chelsea sambou na cara do Leicester e da sociedade com 3 x 0 na casa do campeão para ter 52 pontos, sete acima do Tottenham, que quatrilhou o West Bromwich com trinca só do Kane, e do Liverpool, que não ganhou do Manchester United pois Ibrahimovic empatou a 6 minutos do último apito.

França (20 rodadas) - O Monaco tocou 4 no Olympique em Marselha e igualou os 45 pontos do Nice, que "oxou" com o Metz. Vantagem pra equipe do Principado no saldo de gols, que é o primeiro critério de desempate por lá. Mais atrás com 42 está o Paris Saint Germain, que bateu o Rennes no território do oponente.

Portugal (17 rodadas) - Recuperação monstro do Benfica ou palhaçada master do Boavista? Os encarnados perdiam por 3 x 0 em seus domínios, mas chegaram a um empataço que lhes manteve na liderança, agora com 42 pontos. Jonas fez um gol e marcou época ao ser agora o brasileiro maior artilheiro benfiquista com 72 proezas, uma acima de Isaías entre 1990 e 1995). Mais próximo dele, com 38 pontos, está o Porto ao também marcar 3 vezes no Moreirense, mas neste caso não ter suas redes balançadas nem sequer uma vezinha ao menos.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de fim de ano & ano novo, no qual é mais fácil eu relatar meu passeio com o cão da minha namorada no parque (impossível por motivos de: sou solteiro) do que publicar rumores e especulações. Às últimas:

*O Corinthians contratou por 2 anos o volante Fellipe Bastos, do Baniyas dos Emirados Árabes Unidos.

*A Ponte Preta renovou por 3 anos com o volante João Vitor, contratado em definitivo do Deportivo Maldonado do Uruguai, e rescindiu com o atacante Giva, que permaneceria por mais 1 ano.

*O Flamengo emprestou o zagueiro Rafael Dumas para o Global das Filipinas por 1 ano.

*O Atlético Goianiense renovou até 2019 com o meia Jorginho, cujo contrato só duraria mais este ano.

Curtinhas

*Leio no Toque Di Letra, do Vinícius Dias, que a Primeira Liga vai oficializar nesta semana mudanças em seu calendário de jogos. Na primeira rodada, por exemplo, Paraná x Avaí e Figueirense x Londrina continuarão na quarta 25, mas antecipados das 19h15 para 19h, enquanto América Mineiro x Ceará seguirá às 19h15 em antecipação de 2 de fevereiro para 26 de janeiro, data na qual Chapecoense x Joinville irá das 20h para 21h30.

*Mudaram adversário e local do amistoso do Botafogo na capixaba Cariacica às 17h do próximo domingo: não será mais a Desportiva Ferroviária no Engenheiro Araripe e sim o Rio Branco no Kléber Andrade.

*Tristeza: o ex-jogador Miltinho foi assassinado anteontem aos 39 anos em sua Fortaleza, caso investigado pelas autoridades policiais. Ele venceu os Paraibanos de 2003 pelo Botafogo, 2009 pelo Sousa e 2010 pelo Treze, além de defender o Náutico no segundo tempo da "Batalha dos Aflitos" da Série B perdida para o Grêmio.

*Brasileiros eliminados na primeira rodada do Aberto da Austrália: Thiago Monteiro para Jo-Wilfried Tsonga por 3 x 1 (1/6, 3/6, 7/6 - 7/5 e 2/6) e Thomaz Bellucci para Bernard Tomic por 3 x 0 (2/6, 1/6 e 4/6). Quem retornou após 6 meses de afastamento por lesão foi Roger Federer, que bateu Jürgen Melzer por 3 x 1 (7/5, 3/6, 6/2 e 6/2).

*Brasil campeão no Rali Dakar: Leandro Torres e Lourival Roldan conquistaram a categoria UTV, estreante neste célebre, perigoso e desafiador evento do automobilismo mundial. É o melhor resultado do Brasil na história do Dakar, superando o vice-campeonato de André Azevedo em 2003. L de Leandro, L de Lourival, L de Laureados!

*Handebol: após ganhar do Japão por 27 x 24, o Brasil está a uma vitória hoje da Rússia sobre a Polônia ou ao menos a um empate da classificação no Mundial Masculino. Amanhã, o jogo é contra a Noruega.

*Definidas as finais de conferência da NFL: a NFC terá o Atlanta Falcons, que fez 36 x 20 no Seattle Seahawks, contra o Green Bay Packers, que passou por 34 x 31 pelo Dallas Cowboys (chegou a ter 28 x 13 de vantagem e permitiu um 28 x 28); e a AFC contará com o New England Patriots, que marcou 34 x 16 no Houston Texans, versus o Pittsburgh Steelers, que anotou 18 x 16 no Kansas City Chiefs. As duas finais acontecem domingo que vem, Falcons x Packers às 18h05 e Patriots x Steelers às 21h40 (horários de Brasília).

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Adiada para amanhã a antecipação do "Repórter Bandeirantes" para 21h na Rádio Bandeirantes aqui de Porto Alegre devido à transmissão hoje de Internacional x Corinthians pela Copinha, iniciado às 20h. Então, também hoje o jornalístico apresentado por Milton Cardoso iniciará no agora antigo horário das 22h.

*Sei dessa pelo Rodney Brocanelli e, se efetivamente acontecer, será uma canalhice safadaça sem tamanho: em vídeo ao vivo no Facebook (recurso usado para atualização constante da situação da emissora nestas mais de duas semanas diretas de greve), Fernando Sérgio denunciou que colegas apresentadores da Super Rádio Tupi teriam contratado operadores de som com o próprio dinheiro para recolocarem a partir de hoje seus programas no ar. Eu acho bom que isso não aconteça e que todos - todos, sem exceções - joguem junto em prol de melhorias nesta gravíssima situação com um dos dínamos do rádio brasileiro como a Tupi do Rio pois, além da clara falta de companheirismo, algo assim seria de uma baixeza que tiraria qualquer credibilidade para sempre.

*São Paulo: depois da ida de Paulo Barboza para a Super Rádio, na qual estreará na semana que vem, a Rádio Capital preencheu o espaço dele das 8h às 10h com o programa "Tamo Junto", que tem três apresentadores: Luís Ribeiro, Ângela Mattos e Paulo Eugênio, que vem a ser filho do próprio agora concorrente de horário.

*Segunda-feira de mudanças na Globo Minas, soube delas pelo Douglas @UaiTeve no site Central de Notícias: após 7 anos na apresentação do matinal das 6h, Elisângela Colodeti deixou a emissora. Ela se pronunciou ontem no Instagram dizendo que tentou mudar seu horário para não acordar mais às 3h para trabalhar e, como isso não foi possível, veio a hora da despedida. Elis prometeu manter seu público informado de novidades profissionais (que não se sabe ainda quais são). A partir de hoje, o "Bom Dia Minas" tem apresentação de Mara Pinheiro, que já o fazia nas informações do trânsito, em dupla com Gabriel Senna, que chega à titularidade de um noticiário da emissora pela primeira vez após uma década na reportagem e na retaguarda do jornalismo. Veem aqui a primeira abertura com eles. Aliás, segunda dupla da Globo Minas por já ter a tradicional do "MGTV" do meio-dia com Isabela Scalabrini e Artur Almeida, sendo apenas o "MGTV" da noite com apresentação solo da Vivian Santos.

*A ótima notícia do "Fantástico" deste domingo veio na reportagem sobre paralisia facial aqui assistida pois sua autora foi Gabriela de Palhano, que era figurinha carimbada da Globo no Rio de Janeiro até 3 anos atrás, quando precisou sair do ar justamente por causa deste problema de saúde, que não ficou conhecido do grande público, mas do qual sabiam aqueles que a acompanham pelo Facebook neste período - além dela ter publicado três vídeos no ano passado em um canal no YouTube durante tratamentos na Holanda. Felizmente, ela está curada e, por isso mesmo, voltou ao ar ontem à noite. Que sejam novos e felizes tempos pra ex-repórter da Verdes Mares!

*Você já tinha lido nesta coluna que Dony de Nuccio estrearia um novo programa na GloboNews sem deixar o "Jornal das 10". Chamadas já anunciam o "GloboNews + Internacional" para dia 21, sábado, às 19h05.

*Oficial: para o carnaval aqui de Porto Alegre ter transmissão este ano, ou a RBS consegue liberação da Globo para um evento fora do período oficial do "Globeleza" ou outra emissora assume a cobertura. Tudo porque o desfile das escolas de samba foi confirmado para de 23 a 25 de março, fora de época, como tempo que os organizadores entendem ser necessário para buscar recursos junto à iniciativa privada para viabilizar a festa depois do corte de R$ 7 milhões que seriam repassados pela prefeitura. A nova data foi escolhida para coincidir com os festejos do aniversário dos 245 anos aqui de Porto. É um carnaval de bastidor tenso o deste novo ano.

*Leio no Flávio Ricco que Lidiane Shayuri ou ganhará nova companhia ou ficará solo na apresentação do "Link Record News" pois Clébio Cavagnolle deixa a Record News em São Paulo para, a partir da segunda que vem, ser repórter do "Jornal da Record" em Brasília tal qual Christina Lemos, Renata Varandas e Luiz Fara Monteiro.

*Leio no Gabriel Vaquer que o "Melhor Pra Você", inspirado diretamente no "Hoje em Dia" e que nunca conseguiu fazer frente ao programa da Record mesmo após muitos protestos decorrentes das saídas do Celso Zucatelli e do Eduardo Guedes, agora competirá 100% em horário com ele. A partir da próxima segunda-feira, ele será das 10h às 12h pois a RedeTV! subirá o programa de fofocas "Tá Sabendo?" para 9h30, já que o espaço das 9h ficará com as pegadinhas do "Te Peguei", que atualmente passavam apenas aos domingos - nos quais seguirão.

*Há 75 anos falecia Carole Lombard, atriz nascida em 1908 e indicada ao Oscar por "Irene, a Teimosa". Atriz clássica de comédias, também teve participações marcantes em "Nada é Sagrado" e "Ser ou Não Ser".

*Grande ator argentino, Ricardo Darín faz 60 anos nesta segunda-feira. Notório especialmente pelo oscarizado "O Segredo dos Meus Olhos", também atuou em "Nove Rainhas", "A Aura" e "Um Conto Chinês".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Carolina Dias

Carolina Dias, modelo e nova namorada do Kaká. Angelicalmente adorável, doçura irrestrita.

Clipe do Dia I

Histórico maestro italiano, Arturo Toscanini morreu há 60 anos fechados nesta segunda-feira. Nascido em 1867, especializou-se em obras de papas da música clássica como Giuseppe Verdi, Johannes Brahms e Richard Wagner, além de Ludwig van Beethoven. Deste compositor, apreciem aqui sua "9ª Sinfonia" em apresentação da Orquestra Sinfônica da NBC, regida por Toscanini no estúdio da emissora em abril de 1948.

Clipe do Dia II

Membro fundadora do sexy grupo de R&B En Vogue, Maxine Jones completa 55 anos hoje. Destaco de 1992 um sucesso ganhador de três Video Music Awards da MTV: a envolventemente irresistível "Free Your Mind".

Clipe do Dia III

Alertado pelo João Renato Alves, sei que hoje faz 25 anos a gravação de um dos mais célebres acústicos da MTV: o de Eric Clapton, que faturou seis Grammy. Marcada na versão original rock 'n' roll com o grupo Derek and The Dominoes, "Layla" recebeu aqui uma versão "unplugged" que até hoje toca bastante nas rádios.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Só no 4° jogo a Copa Africana de Nações teve um vencedor: Senegal, ao marcar 2 x 0 sobre a Tunísia.

"24 Horas" volta antes que a CAN mude sua sigla para CAE (Copa Africana de Empates)!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduCesarPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.