.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 12 de janeiro de 2017 - ANO 14, EDIÇÃO 59
Obrigado, Bernardinho! Boa sorte, Renan!

Se a seleção do Brasil tornou-se a mais forte do mundo, ele tem responsabilidade direta. Treinou timaços que entraram para a história, acumulou títulos aos montes, perdeu outros vários por um tiquinho de nada, também contou com polêmicas e controvérsias em sua trajetória. Mas ninguém nega que ela é muito vencedora e com pouquíssimos paralelos no esporte do nosso país. Bernardo Rezende é um personagem eterno do vôlei e não só do vôlei, do Brasil e não só do Brasil. 16 anos com dois ouros e duas pratas em Jogos Olímpicos, o último deles vencido no nosso Rio de Janeiro. Três títulos mundiais, três Copas dos Campeões, duas Copas do Mundo, oito Ligas Mundiais (incluindo um hepta), bicampeão pan-americano, oito títulos sul-americanos... É mais um dos personagens aos quais devemos render absolutas reverências e todas as homenagens possíveis. Se ele deixa o comando do time para assumir a coordenação técnica, sucedido é por outra figura de caminho muito bem-sucedido dentro e fora das quadras: o conterrâneo gaúcho Renan Dal Zotto, que volta a treinar uma equipe de vôlei após pouco mais de 8 anos, mas que sempre esteve ligado ao desporto fosse até mesmo no futebol em Figueirense e Guarani de Palhoça ou fosse no vôlei com a equipe da Cimed em Florianópolis e com a direção de marketing e seleções da CBV. Contemporâneo de Bernardinho, ambos foram medalha de prata na Olimpíada de Los Angeles em 1984. Com toda essa experiência, torço muito para o Brasil com uma nova geração comandada por um novo técnico, mas com as mesmas vitórias de sempre. Obrigado, Bernardinho! Boa sorte, Renan!

Curtinhas

*Por falar em vôlei, definidas para quinta-feira da semana que vem as semifinais da Copa Masculina do Brasil: Brasil Kirin de Campinas x Funvic Taubaté e Sada Cruzeiro x SESI. Finalíssima dois dias depois.

*Depois de tomar 31 x 16 da França em derrota mais elástica que a por 34 x 27 dos Jogos do Rio de Janeiro, o Brasil volta a jogar pelo Mundial Masculino de Handebol sábado, contra a Polônia.

*A reviravolta por 3 x 1 sobre o Athletic Bilbao não só classificou o Barcelona para as quartas da Copa do Rei, mas teve quatro marcas significativas: o gol do Neymar foi seu primeiro após 1.021 minutos e 11 partidas de jejum; o do Suárez foi o seu centésimo em 120 jogos pela equipe; o do Messi lhe fez igualar Koeman como artilheiro de falta com 26 proezas; e o "Trio MSN" chegou aos 300 gols desde que juntos estão a partir de 2014.

*Hoje, se não perder para o Sevilla, o Real Madrid fará história ao completar 40 jogos de invencibilidade.

*Luto na Inglaterra: morreu aos 72 anos o técnico Graham Taylor, que dirigiu os britânicos na Eurocopa 1992.

*Kazu Miura, o "Highlander" da vida real. Com 50 anos completados no dia 26 do mês que vem, assinou por mais um ano com o Yokohama FC, da Série B do Campeonato Japonês. Ninguém para o "vovô".

*Leio no Marcel Rizzo que a Conmebol estabeleceu no regulamento do Sul-Americano Sub-20 que não vai se responsabilizar pelo traslado das delegações. Ou seja: já trata de "se vacinar-se" para não cair no seu colo qualquer responsabilidade em qualquer caso sequer próximo à tragédia aérea da Chapecoense.

*A Seleção Olímpica que finalmente ganhou o bendito ouro do futebol masculino está indicada ao Prêmio Laureus na categoria Equipe do Ano. Seus concorrentes são o Cleveland Cavaliers no basquete, o Chicago Cubs no beisebol, a Mercedes na Fórmula 1 e a seleção de Portugal e o time do Real Madrid no futebol.

*Tá rendendo um bafafá daqueles um vídeo da apresentação dos jogadores do Internacional ontem, no qual eles andam pelo gramado e se escuta o atacante Aylon dizer: "gramado de Série B". Ele se justificou depois que se referia ao ainda não pronto gramado do estádio e que o estado atual lhe lembrava os da segunda divisão.

*Anulada pelo Pleno do STJD aquela perda de mando de campo imposta ao Grêmio pela entrada no campo da Carol Portaluppi. Foi correto isso. Fizeram uma tempestade em copo d'água. Há casos e casos.

*Anunciado pelo Vila Nova amistoso contra o Flamengo sábado da semana que vem, no Olímpico de Goiânia.

*Náutico 2017 dando uma de Bahia 2016? Tem dois jogos do Timbu marcados para o mesmo dia, que vem a ser 22 de fevereiro, contra Campinense pela Copa do Nordeste e Sport pelo Pernambucano. E agora?

Como saber o "melhor perdedor"?

Disputada hoje e amanhã, a terceira fase da Copa São Paulo Júnior tem isso no regulamento para completar os 16 times das oitavas-de-final, já que são 15 enfrentamentos. Não falarei mais o que acho dessa palhaçada para não ser repetitivo, então, cabe destacar é como isso do "melhor perdedor" será apurado. Hoje, a melhor pontuação geral é de 12 pontos para cinco equipes. Cabe observar que, no mata-mata, time que se classifica nos pênaltis soma 2 pontos (o do empate e o da vitória nos tiros livres da marca penal). Dá uma olhada aí:

CORINTHIANS 12 pontos, 4 vitórias, 15 saldo e 18 gols pró
INTERNACIONAL 12 pontos, 4 vitórias, 15 saldo e 16 gols pró
AVAÍ 12 pontos, 4 vitórias, 10 saldo e 12 gols pró
BRAGANTINO 12 pontos, 4 vitórias, 8 saldo e 9 gols pró
PAULISTA 12 pontos, 4 vitórias, 4 saldo e 4 gols pró
BATATAIS 11 pontos, 3 vitórias, 5 saldo e 11 gols pró
PONTE PRETA 10 pontos, 3 vitórias, 15 saldo e 16 gols pró
FLAMENGO 10 pontos, 3 vitórias, 12 saldo e 14 gols pró
PARANÁ 10 pontos, 3 vitórias, 9 saldo e 12 gols pró
PRIMAVERA 10 pontos, 3 vitórias, 7 saldo e 13 gols pró
BOTAFOGO 10 pontos, 3 vitórias, 7 saldo e 10 gols pró
CORITIBA 10 pontos, 3 vitórias, 7 saldo e 8 gols pró
SÃO CAETANO 10 pontos, 3 vitórias, 5 saldo e 10 gols pró
CEARÁ 10 pontos, 3 vitórias, 4 saldo e 7 gols pró
RED BULL BRASIL 9 pontos, 3 vitórias, 7 saldo e 10 gols pró
CAPIVARIANO 9 pontos, 3 vitórias, 6 saldo e 12 gols pró
NÁUTICO 9 pontos, 3 vitórias, 5 saldo e 10 gols pró
SÃO CARLOS 9 pontos, 3 vitórias, 5 saldo e 9 gols pró
JUVENTUS 9 pontos, 3 vitórias, 5 saldo e 7 gols pró
CRUZEIRO 9 pontos, 3 vitórias, 5 saldo e 6 gols pró
FLUMINENSE 9 pontos, 3 vitórias, 4 saldo e 9 gols pró
ÁGUA SANTA 9 pontos, 3 vitórias, 3 saldo e 8 gols pró
SPORT 9 pontos, 3 vitórias, 2 saldo e 6 gols pró
MIRASSOL 9 pontos, 3 vitórias, 2 saldo e 5 gols pró
NOVORIZONTINO 9 pontos, 2 vitórias, 7 saldo e 8 gols pró
JUVENTUDE 9 pontos, 2 vitórias, 6 saldo e 9 gols pró
ITUANO 9 pontos, 2 vitórias, 3 saldo e 5 gols pró
SANTOS 8 pontos, 2 vitórias, 2 saldo e 4 gols pró
VASCO 8 pontos, 2 vitórias, 1 saldo e 4 gols pró
CHAPECOENSE 6 pontos, 1 vitória, 0 saldo e 5 gols pró

Outro detalhe: a tabela já está definida, os caminhos já estão cruzados, não haverá "sorteio" para definição do enfrentamento do "melhor perdedor". Se sabe que ele cruzará contra Juventude ou Água Santa. Até respondendo também por aqui um questionamento feito pelo vizinho de Zona Leste e comentarista da Rádio Guaíba, Cristiano Oliveira: não vai acontecer, mas se o "melhor perdedor" fosse justamente um dos dois, o duelo se repetiria. Para as damas e os cavalheiros terem ideia de como serão as oitavas, estes são os cruzamentos:

Mirassol ou Náutico x Botafogo ou Novorizontino
Ponte Preta ou Paraná x Sport ou Batatais
São Carlos ou Vasco x Paulista ou Red Bull Brasil
Chapecoense ou Capivariano x Primavera ou Ituano
Corinthians ou Coritiba x Ceará ou Internacional
Cruzeiro ou Bragantino x Flamengo ou São Caetano
Santos ou Avaí x Juventus ou Fluminense
Juventude ou Água Santa x "melhor perdedor"

Na quarta-feira, os destaques absolutos foram para as goleadas atropeladoras de sena a nada do Flamengo no Nacional da Comendador Souza e do Internacional diante do Taboão da Serra (cujo técnico é Axel, aquele volante de Santos e São Paulo nos anos 90), além da quina a solo do Corinthians sobre o Manthiqueira.

Mais bola rolando

Na Copa Flórida, os juniores do Atlético Mineiro até deram conta do recado em boa parte do tempo, mas no fim acabaram perdendo pelo escore mínimo para o Bayer Leverkusen. Sábado, o Galo enfrenta o Tampa Bay Rowdies. Hoje, tem Bahia frente a frente contra o Wolfsburg em mais um "Brasil x Alemanha". Espera-se que o Esquadrão de Aço tenha mais sorte em Orlando do que no ano passado, quando tomou 6 x 1 do time local.

Enquanto isso, o primeiro amistoso profissional de 2017 com um time da Série B do Campeonato Brasileiro aconteceu aqui na aldeia pampeana e foi um clássico da Zona Sul do estado. O Brasil de Pelotas "oxou" com o São Paulo de Rio Grande e a chapa esquentou depois do último apito - na verdade, passaram demais da conta. O ônibus que levava o Xavante de volta para Pelotas teve seus vidros quebrados, felizmente sem feridos.

Já Felipe estava estreando bem como técnico do Tigres, que fazia 2 x 0 na estreia pela fase prévia do Carioca. Mas a Cabofriense empatou em 6 minutos e o jogo desta manhã em Xerém acabou 2 x 2.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de fim de ano & ano novo, no qual é mais fácil eu falar do banho de mar que tomarei pelado na manhã deste sábado nas águas do Lami (é mentira, viu?) do que publicar rumores e especulações. Às últimas:

*Palmeiras e Cruzeiro acertaram mais trocas: os paulistas adquirem o lateral direito Fabiano e devolvem o lateral esquerdo Fabrício aos mineiros, dos quais o atacante Willian vai para SP, de onde chegará o meia Robinho para Minas Gerais. Palestras com Palestras se entendem desde sempre.

*O São Paulo não tem mais Marco Aurélio Cunha como diretor executivo. Ele segue como coordenador do futebol feminino da CBF.

*A Ponte Preta contratou o volante Naldo, emprestado por 1 ano pelo Joinville.

*O Fluminense oficializou o lateral direito Lucas, emprestado por 1 ano pelo Palmeiras.

*O América Mineiro anunciou o atacante Mike, do Internacional e que estava no Oeste, emprestado por 1 ano.

*O Boa Esporte acertou com o meia Juliano Mineiro, do Kashiwa Reysol do Japão, por 1 ano.

*O Sport confirmou o atacante Leandro Pereira, do Brugge da Bélgica e que estava no Palmeiras, emprestado por 1 ano e meio.

*O Santa Cruz anunciou o volante Elicarlos, do Náutico, por 1 ano.

*O Atlético Paranaense assinou por 4 anos com o zagueiro Thiago Heleno, rompido que foi seu contrato com o Deportivo Maldonado do Uruguai.

*O Paraná apresentou o zagueiro Artur Jesus, do Fluminense, emprestado por 1 ano.

*O Atlético Goianiense se reforçou com o volante Ikaro Mychell, do Tupi e que estava no Atlético Paranaense, emprestado por 1 ano.

*O Goiás contratou o atacante Tiago Luís, do Paysandu, por 2 anos.

*O Vila Nova renovou por 2 anos com o atacante Moisés, que estava numa ronha disgranhenta com o clube e quase saiu dele por vias jurídicas.

Momento Raridade Rara

Luto no jornalismo do Rio Grande do Sul: morreu aos 82 anos Adroaldo Streck, que teve atuações especiais na Empresa Jornalística Caldas Júnior e na Rede Pampa, além de uma longa carreira na política. Componente da primeira equipe de locutores da Rádio Guaíba em 1957 e atuante nas coberturas de três Copas do Mundo de 1962 a 1970, foi também gerente dela e da TV Guaíba e colunista do Correio do Povo, além de diretor da Pampa nos anos 80. Foi deputado estadual e federal, participando da Constituinte e do impeachment de Fernando Collor. Recorde aqui uma entrevista que Streck deu em julho de 2015 ao Felipe Vieira no "Agora", programa matinal da Guaíba do qual o agora saudoso jornalista foi apresentador na década de 70 e que participou da celebração dos 40 anos de estreia (não 40 anos contínuos no ar por algum tempo ficar fora do ar nos anos 2000).

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Bela do Dia: Evelyn Bastos

Evelyn Bastos, rainha de bateria da Mangueira. Chega logo, carnaval, que queremos esta beleza monumental nos conquistando na Sapucaí!

*A Record/RS justificou ser "uma movimentação normal e natural" as demissões ontem ocorridas dos repórteres Júlio Prestes, Marcus Pena e Frederico Vilhar, que se somaram à do Luiz Barbará, fora do ar desde o caso do cárcere em Sapiranga ao qual não foi dado o apoio devido. Disse o presidente Reinaldo Gilli que não existe uma diminuição de repórteres e sim uma substituição de pessoal já prevista desde a chegada de Rodrigo Falcão para a direção de jornalismo. Ao menos um rosto novo já está no ar, estreado no "Balanço Geral RS" de hoje: Bruno Gerhard, egresso da RIC TV de Maringá e que é gaúcho de Santo Cristo, mas que morou na cidade do interior paranaense nos últimos 19 dos seus 28 anos - portanto, é uma estreia na televisão gaúcha. Do que consegui pesquisar, Bruno curte esportes e é um grande fã de Fórmula 1, inclusive tendo um blog sobre o tema.

*Também tem novidade no interior de Minas Gerais. Após deixar a EPTV Sul de Minas, onde apresentava o "Bom Dia Cidade", Deborah Morato segue na Globo, mas agora como repórter da TV Integração de Uberlândia.

*Leio no Ricardo Feltrin que o GNT renovou por 1 ano com Marcelo Tas, que apresenta todas as semanas o "Papo de Segunda", com Léo Jaime, Xico Sá e João Vicente de Castro. O ex-"CQC" é da Globosat desde 2015.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Da "Discoteca PB", destaco de 1988 "Boom! There She Was", com a banda britânica Scritti Politti.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Um acordo com a Locaweb recolocou o site da CBB no ar. Ah, quando é ela, pode. Quando é comigo, não?

"24 Horas" volta antes que eu ache normais tais diferenciações com dois pesos e duas medidas!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduCesarPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.