.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sexta e sábado, 30 e 31 de dezembro de 2016 - ANO 14, EDIÇÃO 50
O primeiro título de cada ano

Uma tradição de cada começo de ano é o primeiro grito de "é campeão!" vir do outro lado do mundo, mais precisamente do Japão. É a Copa do Imperador, cujo vencedor sempre é sabido em 1° de janeiro, geralmente correspondendo às primeiras horas da madrugada no horário de Brasília (mais especificamente às 3h). Desta vez, extremos estarão frente a frente: de um lado, o vice-campeão mundial Kashima Antlers, que disputará a final pela sétima vez (4 títulos); do outro lado, o Frontale Kawasaki, finalista pela primeira vez. É uma oportunidade legal para, caso o sujeito não esteja lá muito "borracho" com a virada de ano e nem tiver algo tão importante assim em termos de convívio com gente ao seu lado (rs), voltar a assistir aquele que encrespou bastante para o Real Madrid no último dia 18, ainda que o fim da história tenha sido aquele de sempre: europeu no topo do mundo. A última Copa do Imperador ganha pelo Kashima aconteceu em 2010 e o atual bicampeão é o Gamba Osaka.

Só Fatos, Sem Boatos (tópico atualizado)

Tópico fixo de fim de ano, no qual é mais fácil eu contar das sete ondas puladas no Lami na virada de 2016 para 2017 (ficarei em casa, como sempre) do que publicar rumores e especulações. Às últimas:

*O Palmeiras confirmou o meia Michel Bastos, do São Paulo, por 2 anos e opção de renovação por mais um.

*O São Paulo recontratou o dianteiro Cícero, emprestado pelo Fluminense por 2 anos.

*O Corinthians renovou com o lateral direito Léo Príncipe até 2019.

*A Ponte Preta não tem mais o goleiro César, que voltou para o Flamengo, que o emprestou à Ferroviária.

*O Guarani perdeu o atacante Everton, que foi para o Taubaté.

*O América Mineiro emprestou o lateral esquerdo Xavier para o Macaé, que agora tem René Simões como técnico.

*O Boa Esporte tem a volta do técnico Julinho Camargo, inativo desde justamente após deixá-lo na metade da classificatória da Série C e que substitui o recém-chegado Tuca Guimarães, que sucederia o campeão Ney da Matta e que mal ficou alguns dias pois foi para a Portuguesa.

*O Atlético Paranaense anunciou o meia-atacante Felipe Gedoz, do Brugge, por 3 anos.

*O Londrina não tem mais o volante Filipe Soutto, que foi para o Red Bull Brasil.

*A Chapecoense obteve o zagueiro Fabrício Bruno, emprestado pelo Cruzeiro por 1 ano.

*O Avaí adquiriu o jovem Denílson, emprestado pelo Granada da Espanha por 1 ano.

*O Figueirense emprestou o lateral esquerdo Marquinhos Pedroso para o Gaziantepspor da Turquia por 1 ano e meio.

*O Sport terá o ex-lateral esquerdo Dutra (aquele!) como auxiliar do técnico Daniel Paulista.

*O Bahia renovou com o lateral direito Eduardo por 1 ano.

*O Ceará não tem mais o meia Felipe, que foi para o Sanfrecce Hiroshima do Japão.

*O Goiás emprestou os meias Liniker e Murilo para a Aparecidense.

Curtinhas

*O Santa Cruz tenta pleitear na Conmebol uma vaga na Copa Sul-Americana de 2017, que tinha sido garantida conforme o regulamento via título da Copa do Nordeste de 2016 e depois tirada "na mão grande" quando mudado o regulamento do torneio continental. Campeão da Copa Verde, o Paysandu fica mais na dele, sem ter a mesma iniciativa por enquanto. Repriso o que falei dias atrás: Santinha e Papão não só podem, como devem buscar seus direitos. Uma coisa é eu não concordar que os campeões destes torneios ganhassem vagas na Sul-A, mas outra coisa é cassar esse direito se previsto estava no regulamento. Que tenham êxito.

*Novo jogador do Santos, Leandro Donizete virou nome de estádio. É na cidade paulista de Santa Lúcia, a 300 quilômetros de Sampa City, onde decidiram homenageá-lo com o Estádio Municipal Leandro Donizete.

*Sabe Héverton? Não o cronista esportivo e pizzaiolo de Minas Gerais, mas sim aquele do rolo da Portuguesa no fim do Brasileirão 2013. Pois ele foi detido pela Polícia Rodoviária Federal em Anápolis pois dirigia com carteira de motorista adulterada um carro com certificado vencido e 6 mil dinheiros em multas não pagas. Baaahhh!!!

*Grande perda para o futebol da América do Sul: morreu de complicação hepática pós-problema cardíaco aos 80 anos o ex-meio-campista uruguaio Néstor Gonçalves, único jogador da história a disputar não uma, duas ou três, mas sim nada mais e nada menos que seis finalíssimas de Libertadores da América. Três delas foram vencidas: 1960, 1961 (essa sobre o Palmeiras) e 1966. As perdidas foram em 1962 (pro Santos), 1965 e 1970. Todas foram jogadas pelo Peñarol, pelo qual ainda foi campeão do mundo em 1961 e 1966, superando respectivamente Benfica e Real Madrid. O "Capitão dos Capitães" ainda ganhou 9 Campeonatos Uruguaios.

*Tópico novo: O novo técnico do Independiente de Avellaneda é Ariel Holan, que vai para apenas seu segundo clube como treinador de futebol, modalidade na qual limita somente há 13 anos. Antes, ele passou duas décadas como técnico de hóquei, sendo bronze com as uruguaias no Pan de Santo Domingo. Ariel sucede Gabriel Milito.

*Cancelada pela Justiça, a pedido da empresa Saniero, a decisão da Secretaria Especial de Concessões e Parcerias Público-Privadas da Prefeitura do Rio de Janeiro que cancelara o processo de licitação do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, o que transferia toda a responsa sobre ele para o Ministério do Esporte.

*Quando não é do Brasil, o vencedor da São Silvestre nos homens é sempre do continente africano, tanto faz se do Quênia ou da Etiópia. Assim acontece direto e reto desde 1992, com seis vitórias dos "mandantes" e todas as outras da África. O último nem brasileiro e nem africano a conquistar a corrida nas ruas de São Paulo foi o mexicano Arturo Barrios, bicampeão em 1990 e 1991. Nas mulheres, a ocupação do topo por Brasil e África vem de menos tempo (desde 1999), tem menos vitórias brasileiras (apenas 3 no período) e teve uma exceção a quebrar esta regra: a da sérvia Olivera Jetvic em 2005. E como será na manhã deste sábado? (Atualização de sábado: Jemima Sumgong venceu nas mulheres, recorde para a queniana campeã olímpica no RJ com os seus 48m34 baixando os 48m48 da compatriota Priscah Jeptoo nas "priscahs" eras de 2011 - perdão, não resisti, rs... Já nos homens, o etíope Leul Aleme ganhou com 44m53 graças a um sprint nos 300 metros finais.)

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Tem saída na equipe de reportagem e produção da Rádio Gaúcha: a de Marcela Panke, que vai trabalhar na comunicação da prefeitura de Canoas. Atuante na emissora havia 3 anos e 10 meses, ela também foi locutora e apresentadora da Rádio Guaíba e passou ainda pela Rede Pampa, iniciando na BandNews FM.

*Do Sul21: liminar concedida por Maria Teresa Vieira da Silva Oliveira, juíza da 18ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, determina o cancelamento das demissões dos servidores da Fundação Piratini (TVE e FM Cultura), decididas diante da extinção da mesma como parte do pacote de contenção de gastos do governo do Rio Grande do Sul. A decisão favoreceu os Sindicatos tanto dos Jornalistas Profissionais do RS quanto dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão. Descumprimento da mesma resultará em multa diária de 10 mil mangos por servidor dispensado. E aí, governo Sartori? Qual é que é? Cuidemos cenas dos próximos capítulos.

*Emoção à toda no "Jornal do Almoço" de Chapecó nesta quinta-feira: assistem aqui a abertura que marcou o retorno ao trabalho da repórter Isabella Fernandez, ausente no último mês por causa do luto com a partida do seu amado Giovane Klein, colega de reportagem na RBS TV e que foi uma das 71 vítimas do voo da Chapecoense em Medellín. O pronunciamento dela durou 3 minutos e meio até, depois da vinheta de abertura, surgir a apresentadora Eveline Poncio expressando mais carinho e conforto para ela, que merece muito disso - assim como todas as famílias de todas as sete dezenas de vítimas - para seguir em frente mesmo com a saudade sendo eterna. Que lá de cima, o Giovane possa sorrir com a sequência positiva do trabalho da Isabella aqui embaixo.

*Tópico novo: Rolou "raridade rara" na Globo Brasília nesta sexta-feira: o mesmo apresentador em quatro jornais diferentes. Fábio William ficou no ar das 6h às 19h30, primeiro substituindo Guilherme Portanova no "Bom Dia DF", depois substituindo Giuliana Morrone no "Bom Dia Brasil", a seguir no seu habitual "DFTV" do meio-dia e, enfim, substituindo Antônio Castro no "DFTV" da noite. Possivelmente um caso único no Plim-Plim.

*Tópico novo: O Internacional ainda não é campeão da Recopa Sul-Americana, o Grêmio ainda não é vice da Libertadores, o São Paulo ainda não é bicampeão brasileiro seguido e o "Jogo Aberto" ainda não estreou na Band. Todas estas coisas ainda acontecerão - ou não. Afinal, vem aí 2007. Claro que é só uma descontração brincalhona com a gafe da Giovana Teles no "Jornal da Globo" de sexta para sábado, quando fez um discurso improvisado de ano novo ao terminar seu vivo desde Brasília e "se confundiu-se" ao dizer "um 2007 bem bom para todo mundo" ao invés de 2017. Acontece... Mas seria bom se eu pudesse ter 26 anos novamente, eh, eh...

*Sexta-feira das despedidas do "Primeiro Impacto" e do "Jornal do SBT", extintos por começar na segunda-feira o "SBT Notícias" a preencher os espaços que eram deles. Assim, este será o mais longo em duração noticiário da televisão aberta, indo do início da madrugada (por volta da 1h ou 1h30) até as 8 da manhã.

*Tem série estreando na Record nesta virada de domingo para segunda-feira: "Heróis Contra o Fogo" (Chicago Fire), que já está com 5 temporadas e na casa dos 100 episódios. É produção inédita em canal aberto, já conhecida dos brasileiros com TV por assinatura pela exibição no canal Universal. Seu horário será o da 0h15, logo depois do "Repórter em Ação", em substituição ao "Roberto Justus +". Algo que não dá para entender é o indicado no site da Record: "Heróis" começará a partir da segunda temporada. Por qual motivo não iniciá-la com a primeira?

*Olham aqui uma chamada da Bandeirantes (grato ao Renato J. Garcia) anunciando um pacote de filmes para as noites de quarta e sábado, às 22h30, já a partir da próxima semana. Além de alguns já muito reprisados pela emissora, como "True Lies" e "Armadilha", tem alguns que são chamados erradamente de "inéditos" por já terem passado na Globo, como "Shrek" (o primeiro) e mais especialmente e notadamente "Se Eu Fosse Você", por ser um filme brasileiro com "cara de Globo" passando na televisão aberta sem ser na Globo.

*Por falar no Plim-Plim: assistem aqui uma matéria legal feita pelo Fábio Turci no "Bom Dia Brasil" sobre uma festa feita em Chicago para os 30 anos de "Curtindo a Vida Adoidado", um dos clássicos máximos dos anos 80, que teve até mesmo a recriação da famosa cena do desfile com Ferris Bueller dublando "Twist and Shout". Boa!

Bela do Dia: Bruna Taschetto

Bruna Taschetto, nova repórter do SBT em Santa Maria e ex-RBS na mesma cidade. A presença dela reportando os assuntos de lá reforça uma presença da TV do Patrão com repórteres atuantes nas próprias cidades do interior, a exemplo da chegada há poucos meses do também ex-RBS Antônio Peixoto, baseado na Zona Sul (Pelotas e Rio Grande). Sacada muito boa do SBT, assim como muito bom ter a Bruna como última "Bela" de 2016.

*Assim se programaram as cinco principais redes abertas comerciais para a virada de 2016 para 2017 neste fim-de-semana: a Globo terá o "Show da Virada" das 22h10 às 2h40, com a devida e tradicional pausa para a queima de fogos sobretudo do RJ e em outras metrópoles à meia-noite (a ver quem a apresentará desta vez; na virada de 2015 para 2016, a função coube à Mariana Gross, então recém regressada da licença-maternidade) - e depois do show, tem dois "Corujão" com "Superbad" e "Karatê Kid" (o original de 1984); a Record terá a "Tela Máxima" das 20h30 à 1h15 com os filmes "Milagres de Jesus" (versão condensada da novela religiosa) e "O Quarto Sábio"; o SBT fará o "Sabadão" das 21h30 à 1h, a seguir vindo o "Cine Belas Artes" com "Hatfields & McCoys"; a Bandeirantes terá o "Top Cine" com "A Gaiola das Loucas" das 22h30 à 1h, com interrupção à meia-noite para a virada de ano (a ver com quem; a última teve Caroline Nogueira na apresentação); e a RedeTV! programou um especial de réveillon do "Mega Senha" das 22h15 à 0h, a seguir vindo os melhores momentos do "Encrenca" até 2h30.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia I

Sexta-feira dos 70 anos de Patti Smith, a "poetisa do punk", aqui trazida com "Because The Night" ao vivo.

Clipe do Dia II

Campeã do carnaval do Rio de Janeiro em 1936, 2010, 2012 e 2014, a Unidos da Tijuca celebra 85 anos neste sábado. Em 2017, seu enredo será "Música na Alma, Inspiração no Coração", sobre a influência do negro na música americana. Torcerei com todas as forças para que tanto o desfile saia redondinho do primeiro ao último sem exceções quanto para que a Unidos seja campeã, apaixonadíssimo que sou pela música negra americana (viva o "Soul Train", Don Cornelius eterno!!! rs). Mas vamos lembrar o último samba campeão da escola da Tijuca, o de 2014. Aqui está "Acelera, Tijuca!", que recordou os então 20 anos da morte de Ayrton Senna. Tinga é o intérprete da composição de Caio Alves, Fadico, Gustavinho Oliveira e Rafael dos Santos.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Que 2017 mantenha o que de bom 2016 teve e reduza bastante o que de ruim aconteceu. Seguiremos aqui.

"24 Horas" voltará já no novo ano, mas com as mesmas groselhas vencidas de sempre!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduCesarPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.