.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado e domingo, 24 e 25 de dezembro de 2016 - ANO 14, EDIÇÃO 47
A agenda dos brasileiros na Libertadores 2017

Quando chegou 8 da noite desta sexta-feira antevéspera natalina, eu me perguntava qual assunto teria para as colunas de sábado & domingo da "24 Horas" e do "Papo de Mídia". Isto é: o "PM" ainda tinha um assunto do passado para o "abre", que agora virou o fecho de ouro, mas a "24" não tinha nada de especial - até porque não tenho acompanhado o Campeonato Mexicano para comentar e projetar a finalíssima da noite deste domingo entre América e Tigres após 1 x 1 na ida (lá vou eu ter que recorrer a sinais via internet pela falta de televisionamento para o Brasil). Mas aí, quem diria, a Conmebol resolveu ser minha amiga mesmo com todas as justas e merecidas baixadas de lenha e ajudou estas colunas ao soltar a tabela completa com datas e horários das três prévias e da fase de grupos da Copa Libertadores 2017. Se faltava um bom assunto, este é um excelente.

Na segunda prévia, sabemos por exemplo que Botafogo e Atlético Paranaense farão a ida em seus campos e a volta nas canchas adversárias. Caso avancem para a terceira fase, a mesma coisa já está acertada: ida no Brasil e volta fora dele. Inclusive, notarão que coloquei abaixo as partidas deles na terceira prévia e na fase de grupos se nelas estiverem para mero fim de registro curioso, já para se ter uma ideia dos caminhos deles caso ali estejam. Dos seis brasileiros já assegurados na fase de grupos, apenas o Flamengo será mandante na primeira partida, enquanto Atlético Mineiro, Chapecoense, Grêmio, Palmeiras e Santos terão de esperar pela segunda rodada para encontrarem seus torcedores. Aliás, 16 de março é quando a Chape jogará pela primeira vez em Libertadores na Arena Condá, diante do Lanús. Uma data que promete altíssimas doses de forte carga emocional.

Acompanhe a seguir a tabela com todos os jogos dos brasileiros na Libertadores. Os horários são de Brasília:

FASES PRÉVIAS

1/2 (qua) - 21h45, Botafogo x Colo Colo e Atlético Paranaense x Millonarios

8/2 (qua) - 21h45, Colo Colo x Botafogo e Millonarios x Atlético Paranaense

15/2 (qua) - 21h45, Botafogo* x Olimpia ou Independiente del Valle ou Deportivo Municipal e Atlético Paranaense* x Universitario ou Deportivo Táchira ou Deportivo Capiatá

22/2 (qua) - 21h45, Olimpia ou Independiente del Valle ou Deportivo Municipal x Botafogo* e Universitario ou Deportivo Táchira ou Deportivo Capiatá x Atlético Paranaense*

FASE DE GRUPOS

7/3 (ter) - 21h, Atlético Paranaense* x Universidad Católica; e 21h45, Zulia x Chapecoense

8/3 (qua) - 19h30, Godoy Cruz x Atlético Mineiro; e 21h45, Flamengo x San Lorenzo e Carabobo ou Junior Barranquilla ou Atlético Tucumán ou El Nacional x Palmeiras

9/3 (qui) - 19h30, Zamora x Grêmio; e 21h45, Sporting Cristal x Santos

14/3 (ter) - 21h, Botafogo* x Estudiantes

15/3 (qua) - 19h30, San Lorenzo x Atlético Paranaense*; e 21h45, Universidad Católica x Flamengo e Palmeiras x Jorge Wilstermann

16/3 (qui) - 19h30, Chapecoense x Lanús; e 21h45, Santos x Cerro ou Unión Española ou The Strongest ou Universitario de Sucre ou Montevideo Wanderers

11/4 (ter) - 21h45, Grêmio x Deportes Iquique

12/4 (qua) - 21h45, Flamengo x Atlético Paranaense* e Palmeiras x Peñarol

13/4 (qui) - 21h45, Atlético Mineiro x Sport Boys e Atlético Nacional x Botafogo*

18/4 (ter) - 21h45, Chapecoense x Nacional

19/4 (qua) - 21h45, Independiente Santa Fe x Santos e Libertad x Atlético Mineiro

20/4 (qui) - 21h45, Barcelona x Botafogo* e Guaraní x Grêmio

25/4 (ter) - 21h45, Nacional x Chapecoense

26/4 (qua) - 19h30, Atlético Mineiro x Libertad; e 21h45, Atlético Paranaense* x Flamengo e Peñarol x Palmeiras

27/4 (qui) - 21h45, Grêmio x Guaraní

2/5 (ter) - 21h45, Botafogo* x Barcelona

3/5 (qua) - 19h30, Sport Boys x Atlético Mineiro e Deportes Iquique x Grêmio; e 21h45, Flamengo x Universidad Católica e Jorge Wilstermann x Palmeiras

4/5 (qui) - 21h45, Santos x Independiente Santa Fe

16/5 (ter) - 21h, Atlético Mineiro x Godoy Cruz

17/5 (qua) - 21h45, San Lorenzo x Flamengo, Lanús x Chapecoense e Universidad Católica x Atlético Paranaense*

18/5 (qui) - 21h45, Montevideo Wanderers ou Universitario de Sucre ou The Strongest ou Unión Española ou Cerro x Santos e Botafogo* e Atlético Nacional

23/5 (ter) - 19h30, Chapecoense x Zulia; e 21h45, Santos x Sporting Cristal

24/5 (qua) - 21h45, Palmeiras x El Nacional ou Atlético Tucumán ou Junior Barranquilla ou Carabobo

25/5 (qui) - 21h45, Grêmio x Zamora e Estudiantes x Botafogo*

A tabela completa, incluindo as partidas não citadas entre clubes dos outros países, está aqui.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de fim de ano no qual é mais fácil eu falar dos meus incontáveis suspiros ao dançar tango com Jennifer Lopez igual ela fez no filme com Richard Gere do que publicar rumores e especulações. Às últimas:

*O São Paulo renovou com o lateral Foguete por 2 anos.

*O Cruzeiro vendeu o volante Souza ao Cerezo Osaka do Japão e emprestou o volante Bruno Ramires para o Vitória de Guimarães e o meia Gabriel Xavier para o Vitória.

*O Internacional renovou até o fim de 2018 com o lateral esquerdo Alan Ruschel, emprestado até maio próximo à Chapecoense e um dos sobreviventes da tragédia em Medellín.

*O Coritiba contratou o meia Matheus Galdezani, do CRB, por 1 ano.

*O Náutico anunciou o atacante Juninho, do Fortaleza, por 1 ano.

*O Bahia adquiriu por 1 ano o lateral esquerdo Armero, da Udinese, e emprestou o volante Gustavo Blanco ao América Mineiro pelo mesmo período.

*O Vitória fechou com o lateral Leandro Salino, do Olympiacos.

*O Ceará recontratou o atacante Alex Amado, do Bandirmaspor da Turquia, e confirmou o volante Diones, do Joinville.

*O Goiás contratou o lateral direito Hélder, do América Mineiro, por 1 ano.

Curtinhas

*Bandidos e policiais trocaram tiros no fim da tarde de sexta-feira no Centro de Treinamento do Fluminense. Os meliantes foram assaltar o local e tomaram o revide. Um deles foi preso e dois seguranças se feriram. Bah!!!

*Dois amistosos acertados para 18 de janeiro: Ypiranga x Santos no Colosso da Lagoa (o Peixe provavelmente mande uma equipe B mesclada com gente da base) e Goiás x Uberlândia no Serra Dourada.

*Mauricio Soria é o novo técnico da Bolívia. Ángel Guillermo Hoyos agora é da Universidad de Chile.

*O Milan voltou a conquistar um título após 5 anos. Jejum quebrado na Supercopa da Itália disputada nesta sexta no Catar ao passar nos pênaltis pela Juventus após 1 x 1 em 120 minutos. Choque de gerações no gol: Buffon (38 anos) completou 600 atuações pela Velha Senhora e até defendeu uma cobrança, mas Donnarumma (17 anos) saiu com o caneco em mãos e ainda foi "o cara" ao praticar uma defesaça na tentativa de Dybala.

*Após deixar a Inglaterra em setembro quando exposta na imprensa sua explicação de como investidores poderiam burlar regras sobre transferências de jogadores, Sam Allardyce agora treinará o Crystal Palace.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Sábado dos 45 anos da RPC TV Ponta Grossa, que tem este nome desde 2014. Inaugurada como TV Esplanada, foi primeiramente afiliada da Rede Tupi. À extinção dela em 1980, passou para a Rede Bandeirantes. Desde 1992 está com a Rede Paranaense (atual GRPcom) e, consequentemente, com a Rede Globo.

*Leio no Flávio Ricco duas más novas vindas da TV Cultura: as saídas de jornalistas com longa atividade na emissora. Uma foi a apresentadora Valéria Grillo, que nela estava havia 29 anos e que apresentou o "Jornal da Cultura" e o "Planeta Terra", marcando presença com uma voz maravilhosa e interpretação de texto nota 10. Recorde aqui Valéria na mensagem de fim de ano da Cultura em 2012. A outra foi a repórter Cláudia Tavares, do "Repórter Eco", com mais de duas décadas no canal paulista e que foi demitida no meio do plantão de Natal. Lembre aqui Cláudia reportando para o "Jornal da Cultura" uma feira de novidades da internet em 1996. Péssimas novidades por envolverem figuras que viraram símbolo do canal 2. Tomara que elas voltem à ativa em breve.

*Outra novidade surpreendente foi a confirmada saída de Carlos Monforte da Rede Globo após 36 anos, consta que por vontade própria (assim li no NaTelinha). Inicialmente repórter em SP e apresentador do "Bom Dia SP", foi o primeiro apresentador do "Bom Dia Brasil" em 1983 e ali ficou até 1992, quando virou repórter especial do "Jornal da Globo". Foi com Monforte a famosa conversa de bastidor com o ministro da fazenda, Rubens Ricupero, que vazou na parabólica em 1994 e ganhou domínio público com declarações comprometedoras que fizeram ele se demitir do cargo. Carlos foi apresentador substituto do "JG" na época da Lilian Witte Fibe e do "Bom Dia Brasil" na fase do Renato Machado a partir de 1996, também apresentando o "Bom Dia DF". Desde 2001, ele estava na GloboNews na base de Brasília. A saber o que será profissionalmente dele, que está com 67 anos.

*Salvo engano meu, nunca o "Altas Horas" passou tão cedo quanto neste sábado natalino: 22h. Tudo por causa da Missa do Galo à meia-noite. Aliás, não estava na hora da Globo trocar o título do programa do Serginho Groisman? Quando passava por volta da 1 da madrugada, fazia todo o sentido. Mas atualmente, não mais.

*O tradicional especial do Roberto Carlos na Globo está eternizado em 2016 pois finalmente ele superou o transtorno que não lhe deixava mais cantar um dos seus grandes sucessos e voltou a falar a palavra final de "Quero Que Vá Tudo Pro Inferno". Bem sintomático, aliás, do que queremos que seja deste ano lazarento.

*Leio no Fernando Oliveira que a Bandeirantes definiu para 26 de janeiro, uma quinta-feira, a estreia de "Pesadelo na Cozinha", que Erick Jacquin gravou em São Paulo e no Rio de Janeiro. É a versão brasileira do "Kitchen Nightmares", o programa do Gordon Ramsay que o mostra salvando restaurantes à beira do caos.

*Sábado dos 50 anos de Diedrich Bader, o Oswald do "Drew Carey Show" e o Joca do filme "A Família Buscapé".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara: fim da URSS

Há exatos 25 anos completados neste domingo, o Natal tornava-se diferente e incomum na Europa e no mundo. O presidente Mikhail Gorbachev deixava o cargo, sendo sucedido por Boris Yeltsin, e a União Soviética acabava, dando origem à Comunidade dos Estados Independentes. Naquela noite de 25 de dezembro de 1991, este foi o principal assunto do "Jornal Nacional" da Globo. Lembre aqui a edição apresentada por Cid Moreira e Marcos Hummel e veja os boletins de Pedro Bial em Moscou, Paulo Henrique Amorim em Nova York e Valéria Sffeir em Londres. Com outros assuntos do Brasil, também são vistos neste jornal Marcelo Canellas e Sandra Moreyra do RJ, Britto Jr. e Lilian Amarante de SP, Gilberto Lima aqui do RS e Carmem Célia do PR.

Momento Raridade Rara: João de Barro na Sapucaí

O sábado marca os 10 anos da morte de Braguinha - ou João do Barro, famoso ficou das duas maneiras o compositor nascido em 1907. Antes da lembrança dele no tópico devido, vale abrir esse aqui para recordar um acontecimento histórico do carnaval do Brasil com sua participação: o desfile campeão da Mangueira em 1984, "Yes, Nós Temos Braguinha", com samba-enredo de Jurandir, Hélio Turco, Comprido, Arroz e Jajá, sendo Max Lopes o carnavalesco. Assista aqui boa parte da apresentação na transmissão exclusiva da Rede Manchete, que teve Maurício Sherman na direção e estreou na avenida com uma equipe formada por bambas como Paulo Stein, Fernando Pamplona, Haroldo Costa, Sérgio Cabral e Albino Pinheiro, entre outros. Foi o primeiro ano dos desfiles no sambódromo na Marquês de Sapucaí e com divisão em duas noites ao invés de uma só espichadíssima. A Rede Globo não concordou com essa iniciativa, feita no governo fluminense do seu desafeto Leonel Brizola e do vice e idealizador Darcy Ribeiro, com arquitetura de Oscar Niemeyer, e resolveu não transmitir a festa e manter a sua programação normal. Resultado: a Manchete deu uma tunda de laço daquelas no Plim-Plim no Rio de Janeiro, com uma média de 70% da audiência ligada na folia de Momo. Depois disso, a Globo voltou e nunca mais saiu.

Clipe do Dia I

Braguinha agora vem ao tópico musical da coluna. Foram mais de 400 canções de sua autoria, um tantão delas sozinho e outro tantão com parceiros diversos. 25 delas foram reunidas em 1973 num "MPB Especial" pela TV Cultura, pena que existe apenas o áudio do programa liderado por Fernando Faro. Elas vão de "As Pastorinhas" até "Serenata em Fevereiro", passando por "Touradas em Madri". Outro destaque é de 1984: ele mesmo e Miúcha com um pout-pourri de músicas de carnaval em um programa da RAI da Itália, incluindo "Yes, Nós Temos Bananas" e "Chiquita Bacana". Mas outro momento especial de João de Barro foi colocar a belíssima letra que eternizou mais ainda "Carinhoso", de Pixinguinha. Curta aqui Marisa Monte e Paulinho da Viola a executá-la em 2007.

Clipe do Dia II

Sábado dos 45 anos de Ricky Martin, astro latino de bons momentos em carreira solo, mas que surgiu na década de 80 com o Menudo. Dele, extraio de 1984 sua cantoria para "Rayo de Luna". Da fase adulta solo, sem dúvida a minha predileta é de 1998: "La Copa de La Vida", a trilha oficial da Copa do Mundo na França.

Clipe do Dia III

Duas datas de domingo com músicas de novelas: 70 anos de Jimmy Buffett, que cantou "Survive" em 1980 para "Coração Alado"; e 45 anos de Dido, que cantou "My Lover's Gone" em 1999 para "O Clone".

Clipe do Dia IV

Este domingo marca os 10 anos da morte do "Godfather of Soul". Nascido em 1933, James Brown foi um dos papas do gênero e ainda foi inspiração direta para as passadas de pé de Michael Jackson. Sua voz deixou ainda melhores várias canções sensacionais, cinco delas selecionadas para este tópico: de 1965, "I Got You (I Feel Good)"; de 1967, "Papa's Got a Brand New Bag"; de 1981, "Sex Machine" em versão ao vivo; de 1985, "Living in America" (do filme "Rocky 4"); e de 1987, a suave "How Do You Stop" em versão ao vivo.

Bela do Dia: Alina Moine

Alina Moine, apresentadora do Fox Sports LA e anfitriã do sorteio da Libertadores realizado em Luque. Nos outros países sul-americanos, é muito normal vermos apresentadoras esportivas desprovidas de vestes a exemplo da Alina neste de vários registros assim. Baita desavergonhada, vai colocar uma roupa! (rs)

Clipe do Dia V

Má nova da qual sei pelo João Renato Alves, da Van do Halen: morreu aos 68 anos Rick Parfitt, guitarrista e vocalista do Status Quo, que havia sofrido um ataque cardíaco recentemente em show na Turquia e que estava internado desde a última quinta-feira por causa de uma infecção cuja origem não foi revelada. Rock de luto nesta véspera de Natal. Recorde aqui um momento ótimo do Status Quo e do Rick: "Whatever You Want" ao vivo.

Clipe do Dia: Especial Natal

De 1954, "White Christmas", com Bing Crosby, Danny Kaye, Rosemary Clooney e Vera-Ellen.

De 1967, "The Lord's Prayer" (Pai Nosso), com Barbra Streisand.

De 1972, "Happy Xmas (War Is Over)", com John Lennon.

De 1979, "Wonderful Christmas Time", com Paul McCartney.

De 1984, "Do They Know It's Christmas", com Band Aid (incluindo Paul Young, Boy George, George Michael, Simon Le Bon, Sting, Tony Hadley, Bono e Phil Collins).

De 1984, "Thank God It's Christmas", com Queen.

De 1986, "Driving Home For Christmas", com Chris Rea.

De 1996, "Early Christmas Morning", com Cyndi Lauper.

De 1999, "Um Feliz Natal" com Ivan Lins e Jose Feliciano.

De 2014, "Noite Feliz" com Alcione.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Assumida pelo Ministério do Esporte a administração das instalações do Parque Olímpico da Barra, no RJ.

"24 Horas" volta esperando que o Natal seja o começo de melhores tempos para a gente!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduCesarPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.