.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça e quarta, 20 e 21 de dezembro de 2016 - ANO 14, EDIÇÃO 45
Os caminhos libertadores de 2017

Sabidas serão na noite desta quarta-feira as rotas a ser percorridas pelos 47 participantes da próxima Libertadores, todos registrados na coluna anterior. Serão oito brasileiros desta vez, com extremos: o de cima apresenta Grêmio e Palmeiras ficando a uma edição de igualar o São Paulo, o dos nossos que mais vezes disputou o torneio; e o de baixo traz a Chapecoense, em busca do renascimento absoluto e pela vez primeira presente à Copa. A saber:

Grêmio - 17ª participação (campeão em 1983 e 1995; vice em 1984 e 2007; e semifinalista em 1996, 2002 e 2009)
Palmeiras - 17ª participação (campeão em 1999; vice em 1961, 1968 e 2000; e semifinalista em 1971 e 2001)
Santos - 14ª participação (campeão em 1962, 1963 e 2011; vice em 2003; e semifinalista em 1964, 2007 e 2012)
Flamengo - 13ª participação (campeão em 1981; e semifinalista em 1982 e 1984)
Atlético Mineiro - 9ª participação (campeão em 2013)
Atlético Paranaense - 5ª participação (vice em 2005)
Botafogo - 5ª participação (semifinalista em 1963)
Chapecoense - 1ª participação

Atualização: até a manhã desta quarta-feira, a Conmebol ainda não havia publicado o ranking atualizado para sabermos com maior exatidão quem estará em qual pote para o sorteio. Talvez só na hora mesmo.

Atualização: Conmebol divulgando na manhã de quarta os calendários de Libertadores e Sul-Americana. Eis:

COPA LIBERTADORES 2017 - CALENDÁRIO
Primeira fase - Ida em 23/1 e volta em 27/1
Segunda fase - Ida de 31/1 a 2/2 e volta de 7 a 9/2
Terceira fase - Ida de 14 a 16/2 e volta de 21 a 23/2
Fase de grupos - 8 semanas de 7/3 a 25/5
Oitavas-de-final - Ida de 4 a 6/7 e volta de 8 a 10/8
Quartas-de-final - Ida de 12 a 14/9 e volta de 19 a 21/9
Semifinal - Ida de 24 a 26/10 e volta de 31/10 a 2/11
Final - Ida em 22 de novembro e volta em 29 de novembro

COPA SUL-AMERICANA 2017 - CALENDÁRIO
Primeira fase - 4 semanas de 28/2 a 1/6
Segunda fase - 4 semanas de 27/6 a 3/8
Oitavas-de-final - 3 semanas de 22/8 a 21/9
Quartas-de-final - Ida de 24 a 26/10 e volta de 31/10 a 2/11
Semifinal - Ida em 21 e 23/11 e volta em 28 e 30/11
Final - Ida em 6 de dezembro e volta em 13 de dezembro

Uma Libertadores Feminina histórica (tópico novo)

Pelo lado negativo para nós, brasileiros: a primeira de 8 edições sem uma equipe nossa na finalíssima, isso após os títulos do Santos em 2009 e 2010, do São José em 2011, 2013 e 2014, mais a Ferroviária no ano passado, se somando a isso o vice do Foz Cataratas em 2012. O time paranaense acabou em terceiro ao passar pelo Colón por 3 x 1 nos pênaltis após 0 x 0 no tempo normal. Reprisando o Colo-Colo do Chile, o "não-brasileiro campeão" neste 2016 é o Sportivo Limpeño do Paraguai, algoz do Foz na semi, com 2 x 1 no Estudiantes de Guárico.

Só Fatos, Sem Boatos (tópico atualizado)

Tópico fixo de fim de ano, no qual é mais fácil eu falar que protagonizarei uma comédia romântica na qual sou disputado por Christine Fernandes e Cláudia Mauro (quem me dera, quem me dera... aliás, só mesmo elas juntas para fazer eu ver a próxima novela bíblica da Record) do que publicar rumores e especulações. Às últimas:

*O Botafogo oficializou a já na semana passada sabida renovação do técnico Jair Ventura por 2 anos.

*O São Paulo oficializou a aquisição do goleiro Sidão, do Botafogo, por 2 anos.

*O Palmeiras anunciou os meias Hyoran, da Chapecoense e fechado por 4 anos, e Rafael Veiga, do Coritiba e compromissado por 5 anos, mesmo tempo do vínculo do atacante Keno, do Santa Cruz.

*O Oeste obteve o empréstimo do atacante Piauí, do Salgueiro, até o fim da A2 do Paulistão.

*O Atlético Mineiro renovou com o zagueiro Leonardo Silva por 1 ano e o goleiro Giovanni por 2 anos, e contratou o lateral esquerdo Danilo Barcellos, do América Mineiro, por 3 anos.

*O América Mineiro recontratou o meia Gerson Magrão, do CRB, e obteve o empréstimo do lateral direito Alex Silva, do Atlético Mineiro, por 1 ano.

*O Boa Esporte perdeu o técnico Tuca Guimarães, que mal havia chegado e já saiu para assumir a Portuguesa.

*O Grêmio oficializou a permanência do técnico Renato Portaluppi por 1 ano e renovou com o goleiro Bruno Grassi por 3 anos.

*O Atlético Paranaense confirmou o atacante Grafite, do Santa Cruz, por 1 ano.

*O Coritiba renovou com o meia Iago por mais 4 anos.

*A Chapecoense confirmou o goleiro Elias, do Juventude, e o meia Dodô, do Atlético Mineiro, ambos por empréstimo de 1 ano.

*O Avaí contratou por 1 ano o zagueiro Gustavo Schiavolin, do Bahia, e por 2 anos o volante Djavan, do Botafogo da Paraíba, e acertou a permanência do gerente de futebol Agnello Gonçalves.

*O Náutico adquiriu o goleiro Tiago Cardoso, que deixa o Santa Cruz após 6 anos e 5 títulos pernambucanos, um da Série C e outro da Copa do Nordeste, e também o atacante Anselmo, do Fortaleza, por 1 ano.

*O ABC manterá o atacante Caio Mancha, inicialmente emprestado pelo Palmeiras e agora seu mesmo por 1 ano.

*O Paysandu prorrogou o empréstimo do zagueiro Gilvan, do Londrina, por 1 ano.

*O Taboão da Serra, que já tinha contratado Túlio Maravilha e Acosta para a A3 do Paulistão, anunciou agora Adriano Gabiru, que será apresentado para a torcida em uma padaria da cidade.

Curtinhas

*Tópico novo: Conclusão do governo da Bolívia sendo a que muitas pessoas tiveram conforme as informações vinham surgindo: a tragédia com o voo da Chapecoense foi responsabilidade da empresa Lamia e do piloto também falecido Miguel Quiroga. 71 vidas perdidas graças a uma irresponsabilidade que poderia ter sido evitada. Bah...

*Saldo de julgamentos no STJD referentes à final da Copa do Brasil: o Grêmio foi multado em 50 mil "temers" pela presença da Carol Portaluppi no gramado ao término do jogo, ainda que o vice jurídico dissesse que ela ganhou do pai uma das 30 credenciais que a CBF entrega para os finalistas em protocolo específico das decisões (a bem da verdade, na própria hora que o jogo acabava eu escutei no rádio que desta vez ela estava credenciada); Kannemann foi absolvido; e o Atlético Mineiro ficará sem Erazo em 4 jogos nacionais, punição pela treta pós-último apito.

*Fechada a Copa dos Campeões da América, torneio amistoso com quatro vencedores da Libertadores a acontecer em janeiro na Arena do Grêmio: dia 21, Nacional x Peñarol às 17h e Grêmio x Olimpia às 19h30; dia 24, Grêmio x Nacional às 19h30 e Olimpia x Peñarol às 22h; e dia 27, Olimpia x Nacional às 19h e Grêmio x Peñarol às 21h30.

*Mais um arquivamento decidido pela Procuradoria e dá para considerar sem volta a tentativa do Internacional de reviravoltar no STJD a questão do "Caso Victor Ramos". Valerá mesmo o resultado de campo e o rebaixamento.

*Enquanto isso, um questionamento pertinente que li do jornalista Vinícius Sinott: como ficou a questão daqueles e-mails colocados no processo pelo Colorado? Eram legítimos ou falsos? A pergunta ficou no ar, mas como agora o assunto "morreu" e a queda pra Série B foi aceita, fica a interrogação sem um ponto final, não para que algo seja alterado, mas para que houvesse esclarecimento para que uns e alguns (sobretudo aqueles que pegaram no pé com tudo) não tomassem o Inter como desonesto em caso de não competir a ele a culpa no cartório.

*Tópico novo: Hiltor Mombach publicou em seu blog o teor dos e-mails juntados ao processo, o qual acaba por tornar válido o argumento colorado e faz com que torcedores seus queiram retratações sobretudo dos que foram para cima do Inter a execrá-lo - e mesmo uma nova tentativa de reviravolta fora do campo. Convenhamos: a CBF não é e nunca foi flor que se cheire. Se existir um lado certo nessa história, não aposto que seja o dela.

*O Londrina tem novo presidente: Cláudio Canuto, que substitui Felipe Prochet até 2019. Candidato único, ele já presidiu o clube entre 2010 e 2013, atualmente sendo comandante do Conselho Representativo.

*Com a Fonte Nova passando por reformas no gramado até 25 de fevereiro, o Bahia mandará seus primeiros jogos do novo ano no Pituaçu. Um deles será contra o Jacobina em 29 de janeiro, data que marcará uma rodada dupla neste estádio pois mais cedo acontecerá Atlântico x Jacuipense, ambos pelo torneio estadual.

*Marcelinho Paraíba estreou pelo Treze no domingo, em amistoso ganho sobre o Serrano também de Campina Grande por 1 x 0. Curiosidade: ele, com 41 anos, teve como adversário o filho Rodrigo, meia de 19.

*Tópico novo: Clube de futebol com 5 técnicos no mesmo ano é muito "raridade rara", mas já vi acontecer. Agora, clube de futebol com 5 presidentes no mesmo ano é bizarro, doido, maluco e insano. Aconteceu no Guarany de Sobral. Ex-preparador físico do clube, Mardônio Cavalcante assumiu até o fim de 2017, isso depois de Veras Sousa, Erivaldo Mororó, Luís Torquato e Hélio Duarte terem passado pelo cargo. Nunca vi isso!

*Tópico novo: Muller de volta ao futebol. O ex-jogador será gerente de futebol do Sete de Setembro em Dourados, que na Copa do Brasil enfrentará o Ríver na primeira fase e pode cruzar com Sport ou CSA na segunda.

*O Chile perdeu dois mandos de campo na Eliminatória Sul-Americana, punição da FIFA por gritos homofóbicos de sua torcida. Não serão no Nacional de Santiago os jogos contra Paraguai (28/8) e Equador (2/10).

*Tópico novo: 11ª no ranking da WTA, a tenista tcheca Petra Kvitova foi ferida na mão esquerda em assalto em seu apê em Prostejov. Uma cirurgia foi realizada e 3 meses serão necessários para a recuperação. Bah!

*Agora não tem erro, Iapony Galvão: não foi positiva a estreia do atual campeão Sampaio Corrêa na Liga de Basquete Feminino. Jogando fora de casa, as maranhenses perderam para o Santo André por 66 x 59.

*A primeira Superliga Nacional de Futebol Americano, que unificou em um só os dois torneios brasileiros desta modalidade, teve o T-Rex de Santa Catarina campeão ao vencer o Flamengo por 36 x 24 no Rio de Janeiro.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Comunique-se que acabou a revista TPM enquanto publicação impressa mensal após 15 anos. Seguirá publicada via internet e chegará às bancas apenas em quatro edições especiais ao longo do ano.

*Leio no TudoRádio, com confirmação da própria diretoria, que a Rádio Jovem Pan contratou Augusto Nunes, apresentador do "Roda Viva" na TV Cultura e colunista da revista Veja. Ele estreará na mídia radiofônica em fevereiro como colunista do "Jornal da Manhã" e integrante do "Jovem Pan Morning Show".

*Tópico novo: Voltou à meia-noite de quarta-feira a programação normal da Super Rádio Tupi após 48 horas de mais um período de paralisação devido aos salários atrasados e outros compromissos não honrados há muito tempo pelos Diários Associados (que, diga-se de passagem, demitiu duas dezenas de profissionais da TV Alterosa e do Estado de Minas em Belo Horizonte). Escutam aqui Fernando Sérgio, na abertura da "Super Madrugada Tupi", uma vez mais explicar aos ouvintes da líder de audiência no Rio de Janeiro o drama por ela enfrentado.

*Uma iniciativa bem legal aqui em Porto Alegre: acontecerá nesta quarta-feira a primeira reunião do Núcleo de Estudos de Rádio da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que reúne profissionais especialistas na mais apaixonante das mídias para discutir seus rumos, suas possibilidades e seu momento. À frente da ideia está o professor Luiz Artur Ferraretto (UFRGS), ex-repórter da Gaúcha. Outros integrantes conhecidos do projeto, todos representando a mesma universidade, são: Léo Saballa Jr., ex-repórter e apresentador da Gaúcha e hoje repórter geral da RBS TV e apresentador do "Campo e Lavoura"; Carlos Guimarães, comentarista esportivo e coordenador jornalístico da Guaíba, apresentador do "Guaíba Revista"; e Andrei Rossetto, repórter de rede do SBT. A UFRGS ainda é representada por Giulia Secco e Paloma Fleck, enquanto a PUC/RS está nessa com Luciano Klockner, a FSG (Centro Universitário da Serra Gaúcha) com Wanderlei de Brito, a UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) com Marizandra Rutilli e a ESPM/RJ e a Faculdades Integradas Hélio Alonso com Fernando Morgado, colaborador semanal do quadro "O Rádio Faz História" no "Todas as Vozes", do Marco Aurélio, na Rádio MEC.

*Entregue na manhã desta segunda-feira com vencedores eleitos a partir de centenas de trabalhos inscritos, o 58° Prêmio ARI (Associação Riograndense de Imprensa) de Jornalismo teve algo em comum nas categorias gerais de radiojornalismo e telejornalismo: um mesmo profissional foi laureado duas vezes, mas não foi o campeão. No rádio, Eduardo Matos (Gaúcha) obteve menção honrosa com "Os Desafios do Emprego na Crise" e segundo lugar com "A Insistência do Trabalho Infantil", com a vitória sendo de Cid Martins (Gaúcha) por "Regime Sempre Aberto". Já em televisão, Angélica Coronel (TVE) ficou com menção honrosa por "Travestis e Transexuais em Porto Alegre" e segundo lugar por "A Cultura do Estupro", com vitória de Marcelo Chemale (SBT) por "Tetos de Papel".

*A votação do pacote de cortes de gastos do governo do Rio Grande do Sul levou servidores de entidades afetadas (entre elas a Fundação Piratini, que inclui TVE e FM Cultura, ameaçada de fechamento) a se mobilizarem em massa na Praça da Matriz, próximo ao Palácio Piratini e à Assembleia Legislativa. Quando deixei o Prêmio ARI, ocorrido pertinho dali no Ministério Público, estava tudo relativamente tranquilo, ao menos sem tumultos, isso por volta das 11h30. Mas pouco antes de eu chegar em casa lá pelas 14h, a tensão explodiu e houve um tumulto generalizado. No meio dele, sobrou para um dos repórteres que cobria o acontecimento, que tomou uma pedrada na cabeça. Menos mal que nada de mais grave aconteceu com Daniel Fraga, da Rádio Gaúcha, que evidentemente parou ali com seu trabalho, mas felizmente não precisou nem de pontos na cabeça. Cabeça, aliás, na qual alguns repórteres tiveram que colocar capacetes para fazer a cobertura por garantia da integridade física. Assim aconteceu, por exemplo, com Roberta Salinet para matéria do "RBS Notícias". Cenas muito tristes. (Atualização da quarta-feira: junto de outras cinco entidades, a Fundação Piratini teve sua extinção aprovada pelos deputados estaduais por 30 a 23 em votação ocorrida às 4 da madrugada. O que será da TVE, que existe desde 1974 no canal 7, e da FM Cultura, que existe desde 1989 em 107,7 mhz? Só o tempo dará essa resposta.)

*Leio no Coletiva que o "Band Cidade" aqui do Rio Grande do Sul terá reformulações em 2017, conforme promessa do diretor geral da Band/RS e apresentador esportivo Leonardo Meneghetti. Deixarão mais moderno o estúdio, que será adaptado a uma proposta mais informal. Um passo dado nesse sentido este ano foi abolir a bancada quando do início das transmissões em HD, agora Lúcia Mattos e Sérgio Stock fazendo a apresentação em pé.

*Obrigado ao @EpicTimeChat pela importantíssima dica: enquanto isso, desde esta segunda-feira a Band/SC mudou de nome para TV Catarina. Publicou semana passada o jornalista Claiton Selistre no Portal Making Of que a alteração se deu a pedido da Rede Bandeirantes, que não quer mais a vinculação da eterna antiga TV Barriga Verde à marca nacional. Porém, ela continua no ar tanto em créditos finais de programas quanto nos microfones dos repórteres e mesmo nos títulos de programas e jornais, caso do "Band Cidade" às 18h50.

*Outra novidade da agora TV Catarina é que ela começou a ser transmitida em alta definição desde o último fim-de-semana (até então seguia em SD 4:3 mesmo a programação nacional da Band). Porém, em termos locais, só as chamadas já estão em HD 16:9, pois os programas seguem em analógico. Exemplos: esta chamada do "Repórter Band" é em HD; já programas como o "Olhares" continuam em SD. Aliás, foi nele que a emissora apresentou um novo contratado estreado nesta segunda-feira: Salvador dos Santos, que passou a apresentar o "Band Cidade" ao lado de Maria Paula. Tradicional figura da comunicação de SC, ele fez por anos o "RBS Notícias".

*Leio no Flávio Ricco que, assim como fora já neste 2016, também na virada para 2017 haverá gente de Minas Gerais no "Balanço Geral SP". Durante as férias da "fofoqueira-mor" Fabíola Reipert, a Record mais uma vez convocou Poliana Rozado, que faz o mesmo quadro no "Balanço" de Belo Horizonte, para este espaço.

*Além da Mariane Schlindwein, conterrânea que voltou para o Rio Grande do Sul após trabalhar na RIC TV de Curitiba, e da Thayla Colling, que cobre a licença-maternidade da Mônica Fonseca na "Hora da Venenosa", tem mais uma nova repórter na RecordTV aqui em Porto Alegre: Fernanda Sampaio, que estreou nesta terça-feira com uma reportagem sobre um casal morto em um bar de Gravataí no "Balanço Geral RS". Paulistana, iniciou como estagiária na RedeTV!, passou para repórter na RIT TV, foi produtora da Globo e teve a grande oportunidade como apresentadora na Record News entre 2012 e 2014. Ao sair, foi morar em Miami e trabalhou na Piquet Realty por quase dois anos, sendo correspondente da Record News na Flórida por meio ano em 2015. Neste ano, voltou para o Brasil e foi repórter da Record em Salvador de julho até o mês passado. Agora, está aqui. Bem-vinda!

*Leio no Sandro Nascimento sobre uma reunião marcada para esta terça-feira na RedeTV! com Britto Jr. Consta que a emissora quer o quase ex-Record para apresentar um jornalístico semanal aos domingos. Que tal?

*Maior bandeira do jornalismo da Rede Globo na Região Nordeste, Francisco José lança nesta semana seu primeiro livro. É "40 Anos no Ar - A Jornada de um Repórter Pelos Cinco Continentes" a obra com sessão de autógrafos às 19h locais desta quinta-feira na Livraria Cultura do Shopping Rio Mar. Povo do Recife, prestigie!

*Confirmado pela própria Globo em divulgação das suas atrações para o início do ano que vem: seguirão Monalisa Perrone e Chico Pinheiro transmitindo os desfiles do carnaval de São Paulo. Nada de alteração quanto a eles, ao contrário do ocorrido no Rio de Janeiro, onde Fátima Bernardes terá a companhia não mais do Luís Roberto e sim do Alex Escobar, que substituído será no Grupo de Acesso pelo Carlos Gil, novo duo da Mariana Gross. No caso paulistano, os apresentadores de "Hora 1" e "Bom Dia Brasil" completarão 4 anos seguidos de dupla.

*Pequenas atitudes, grandes significados: a abertura do "Melhores do Ano" no "Domingão do Faustão" teve uma voz muito familiar e especial a anunciá-la com grandiloquência e imponência. Ao chegar no palco, Fausto Silva fez a identificação: "Na voz marcante de Antônio Viviani, está no ar o Melhores do Ano 2016!" A mesma espetacular voz que por duas décadas ilustrou chamadas e vinhetas da ESPN Brasil e esteve em toda a existência do "CQC" na Bandeirantes. Numa resposta a um seguidor no Facebook, que sente falta da locução dele pro "Top Five", Viviani disse e lamentou (lamentamos): "engraçado que lá, durante 8 anos, ninguém citou meu nome".

*Leio na Patrícia Kogut que Cláudia Ohana vai reviver ano que vem no teatro sua personagem mais inesquecível: a Natasha de "Vamp". Será em adaptação musical da novela global de 1991, com direção de Jorge Fernando e que terá no elenco outra figura icônica daquela trama: Ney Latorraca, eternamente Vlad dentro dos nossos corações. Cláudia foi maravilhosíssima como a vampira cantora, ela cantando "Sympathy For The Devil" é uma joia.

*Mudanças a caminho do "Pânico na Band" para 2017: diretor dele desde os tempos de "Pânico na TV" na RedeTV!, Alan Rapp saiu do programa após 12 anos e 9 meses. Marcelo Nascimento, ex-"Superpop", o substitui. Além disso, haverá uma reformulação enorme no elenco, sobrando pouquíssimas figuras. O "Pânico" já foi legal pra dedéu, teve quadros hilariantes em momentos ótimos. Mas há tempos, sobrevive apenas pela força da marca.

*Por falar em RedeTV!: esta aqui é a primeira chamada de "The Tudors", série sobre o rei inglês Henrique VIII que foi adquirida para estrear no ano que vem. Foram 38 episódios produzidos entre 2007 e 2010.

*Rodado nos intervalos de todas as emissoras, o comercial da Mega-Sena da Virada tem dois caubóis que resolvem jogar na loteria. Vozes muito familiares para eles: são as de Márcio Seixas e Júlio Chaves, dois dos maiores dubladores brasileiros de todos os tempos. É fechar os olhos e imaginar qualquer ator com as vozes deles fazendo as vezes dos caubóis. Tipo, por exemplo, Clint Eastwood versus Mel Gibson.

*Tópico novo: Domingo passado, um ataque cardíaco vitimou aos 99 anos (a um mês e meio dos 100) a atriz húngara Zsa Zsa Gabor, que até que resistiu bastante por uns bons anos a diversos problemas de saúde que enfrentou, o mais grave deles ter uma perna amputada. Ela estrelou filmes como "Moulin Rouge" e "Lili".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Sintonia PB: datas em 0 ou 5

Terça 20 - 95 anos do nascimento de George Roy Hill, falecido em 2002 e Oscar de diretor por "Golpe de Mestre", realizador também de "Butch Cassidy"; 70 anos de Dick Wolf, criador da franquia "Lei e Ordem" e das séries "Distrito 21" e "Atendimento de Emergência"; e 70 anos do nascimento de Athayde Patreze, falecido em 2006 e apresentador de programas como "Ricos e Famosos" no SBT, dono do bordão "simplesmente um luxo".

Quarta 21 - 85 anos do nascimento de Ivan Cândido, ator falecido em maio deste ano e revisto atualmente no Viva em "Pai Herói"; e 50 anos de Kiefer Sutherland, um Globo de Ouro e um Emmy pelo Jack Bauer de "24 Horas".

Momento Raridade Rara: André Filho 70

Um dos maiores dubladores brasileiros da história completaria 70 anos nesta quarta-feira se não nos deixasse tão cedo, ainda em 1997. André Filho foi cracaço, sua voz nunca passou despercebida em qualquer filme, série ou desenho que dublasse. Christopher Reeve e Sean Connery foram alguns dos atores dublados pelo André, que é homenageado pelo tópico com três memórias: Steve Martin em "Um Espírito Baixou em Mim", Burt Reynolds em "Meus Problemas Com as Mulheres" e, especialmente, Sylvester Stallone em "Stallone Cobra".

Bela do Dia: Angélica Coronel

Angélica Coronel, repórter da TVE aqui de Porto Alegre, que ficou tanto com menção honrosa quanto com segundo lugar em Reportagem Geral de Telejornalismo no Prêmio ARI deste ano. No fim do evento, ela fez um discurso emocionado e forte contra a proposta de extinção da Fundação Piratini, que inclui sua emissora e a Rádio FM Cultura, dentro do pacote de corte de gastos do governo do Rio Grande do Sul. Foi um momento marcante, pra mim, o principal esta edição. Tomara que dias melhores venham por aí.

Momento Raridade Rara: Joelmir Beting 80

Dizem que não há insubstituíveis, mas o pai do Mauro se enquadra direitinho nesta categoria com alto louvor. Falecido em 2012, nasceu há 80 anos completados nesta quarta-feira. Joelmir Beting começou fazendo reportagem de futebol nos jornais O Esporte e Diário Popular, depois foi para a Folha de S.Paulo em 1966, ali ficando até 1991, quando se transferiu para O Estado de S.Paulo. No começo dos anos 70, passou a fazer rádio pela Jovem Pan e televisão pela Record. Passou pela TV Gazeta e transferiu-se para a Rádio e TV Bandeirantes em 1974, batendo ponto tanto no "Jornal Gente" quanto no "Jornal Bandeirantes". Saiu em 1985 para a TV Globo e Rádio Excelsior (depois também na CBN). Voltou para a Band em 2004 e ali continuou até o falecimento, não só na TV e na rádio AM, mas também no BandSports, onde fez o "Beting & Beting" ao lado do filho igualmente excelente. Destaco dois momentos de Joelmir Beting: de 1995, comentário no "Jornal da Globo" sobre os efeitos do Plano Real no mercado financeiro; e de 2008, comentário "As Três Faces da Moeda" no "Jornal em Três Tempos" da Rádio Bandeirantes com denúncia sobre ações ilícitas praticadas por postos de gasolina em São Paulo.

Clipe do Dia

Se não tivesse partido em 1998, Carl Wilson faria 70 anos nesta quarta-feira. Guitarrista e um dos fundadores dos Beach Boys, faz o vocal principal num sucessaço de 1966: a eterna e envolvente "Good Vibrations".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Dia 25 de janeiro tem Brasil x Colômbia amistoso no Nilton Santos. Renda pras famílias das vítimas em Medellín.

"24 Horas" volta esperando que um bonito e marcante acontecimento seja registrado no Rio nesta data!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduCesarPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.