.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Domingo e segunda, 18 e 19 de dezembro de 2016 - ANO 14, EDIÇÃO 44
Obviedade, sim, mas sem facilidade

O Mundial de Clubes ter um clube do Japão na finalíssima foi um acontecimento diferenciado por tão simbólico este país para tal jogo desde os tempos da Intercontinental. Como falei na coluna anterior, a glória do Kashima Antlers já era ser finalista pois tudo levar a crer que mais uma vez o megacampeão Real Madrid atingiria o topo, pouco importando que na sua frente o anfitrião esteja. O que não se esperava era que os espanhóis fossem encarados de igual para igual pelos japas, que mudaram completamente o jogo com o gol de empate pouco antes do intervalo e mais ainda com a inesperada virada na segunda etapa. Um europeu não tomava 2 gols em final de Mundial desde o Milan contra o Boca Juniors em 2007. Um pênalti existente estabeleceu nova igualdade e houve uma pipocada feia do árbitro no final ao não expulsar Ramos em segundo amarelo. Na prorrogação, a terceira no formato FIFA (antes: Barcelona x Estudiantes em 2009 e Corinthians x Vasco em 2000), descuidar com o craque é fatal e disso tirado proveito foi pelo Cristiano Ronaldo, que chegou à trinca pessoal e obteve uma marca antes só de Pelé no Santos x Benfica de 1962: 3 gols em final de Mundial de Clubes (contando o formato Intercontinental). Zidane conquistou seu terceiro título como treinador do Real só neste 2016, faturou a "Tríplice Coroa" de cara. Os merengues se tornaram campeões pela segunda vez no formato FIFA e quinta no geral, sendo consumada a obviedade, mas ao menos não foi com facilidade. Os japoneses foram bravos e gigantes, dignos de parabéns já desde a semifinal vencida sobre o Atlético Nacional, que ficou em terceiro após bater o América do México nos pênaltis.

Mais bola rolando no fim-de-semana (tópico atualizado)

O sábado teve o Foz Cataratas perdendo a semifinal da Libertadores Feminina contra o Sportivo Limpeño por 2 x 0. Decidido será na terça-feira o terceiro lugar contra o Colón, superado pelo Estudiantes de Guárico.

O domingo foi marcado pela despedida da Formiga após 160 jogos em 22 anos na conquista da Copa Caixa Feminina pelo Brasil em animadíssimos 5 x 3 sobre a Itália, uma homenagem muito justa para ela após 6 Copas do Mundo e 6 Olimpíadas, competições que não conquistou, mas que nem por isso diminuem o valor da sua trajetória pois só ela sabe como é sofrido pra dedéu batalhar no futebol feminino neste país. Tomara que os títulos que ela não conseguiu arrematar venham com as próximas gerações, embora sem apoio siga uma procissão.

Nos homens, destaque para o São Paulo papa-títulos na categoria sub-20 em 2016. Depois de Libertadores, Copa Ouro, Paulista e Copa do Brasil, veio o bi da Copa Ipiranga com uma equipe mesclada de guris do sub-19 e do sub-17. Um 2 x 2 movimentado com o Botafogo no tempo normal resultou em 5 x 3 nos tiros livres da marca penal. Com tantas conquistas no mesmo ano, é bom que a base seja muito valorizada pelo Rogério Ceni em 2017.

Todos os clubes da Libertadores 2017 (tópico novo)

Com o título do Independiente Santa Fe no Finalización da Colômbia ao ganhar do Tolima por 1 x 0, o que deu ao Junior Barranquilla a última vaga do país, a Copa Libertadores do ano que vem teve definidos todos os seus participantes. Vale lembrar que serão três mata-mata prévios antes da fase de grupos, o primeiro deles apenas com bolivianos, equatorianos, paraguaios, peruanos, uruguaios e venezuelanos. Eis os 47 classificados, cujas rotas definidas serão em sorteio na próxima quarta-feira, na sede da Conmebol, no Paraguai:

Brasil - Grupos: Atlético Mineiro, Chapecoense, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e Santos. Segunda prévia: Atlético Paranaense e Botafogo.

Argentina - Grupos: Estudiantes, Godoy Cruz, Lanús, River Plate e San Lorenzo. Segunda prévia: Atlético Tucumán.

Colômbia - Grupos: Atlético Nacional, Independiente Medellín e Independiente Santa Fe. Segunda prévia: Junior Barranquilla e Millonarios.

Chile - Grupos: Deportes Iquique e Universidad Católica. Segunda prévia: Colo-Colo e Unión Española.

Uruguai - Grupos: Peñarol e Nacional. Segunda prévia: Cerro. Primeira prévia: Montevideo Wanderers.

Paraguai - Grupos: Guaraní e Libertad. Segunda prévia: Olimpia. Primeira prévia: Deportivo Capiatá.

Equador - Grupos: Barcelona e Emelec. Segunda prévia: El Nacional. Primeira prévia: Independiente del Valle.

Peru - Grupos: Melgar e Sporting Cristal. Segunda prévia: Universitario. Primeira prévia: Deportivo Municipal.

Venezuela - Grupos: Zamora e Zulia. Segunda prévia: Carabobo. Primeira prévia: Deportivo Táchira.

Só Fatos, Sem Boatos (tópico atualizado)

Tópico fixo de fim de ano no qual é mais fácil eu falar da entrevista que concederei ao Pedro Bial quando estrear o programa dele no espaço antigo do Jô Soares (arrã, até parece...) do que publicar rumores e especulações. Eis:

*O Grêmio renovou por 1 ano com o técnico Renato Portaluppi. A assinatura ainda falta, mas o acerto definido está conforme reunião dele com seu empresário e dirigentes tricolores.

*O Avaí comprou 70% do lateral esquerdo Capa junto ao Guarani de Palhoça e renovou por dois anos.

*O Paraná perdeu o meia Nadson, que obteve a liberação via liminar na Justiça.

*O Vasco renovou com o volante Bruno Gallo até o fim do ano que vem.

*O América Mineiro renovou por mais 2 anos com o volante Renato Bruno e o atacante Bruno Sávio, sendo este emprestado para o Mirassol até o fim do Campeonato Paulista.

*A Portuguesa definiu Emerson Leão como novo consultor de futebol em cargo sem remuneração financeira.

Curtinhas (tópico atualizado)

*Um torneio amistoso bacana aqui em Porto Alegre na pré-temporada: de 21 a 26 de janeiro, quatro campeões da Libertadores disputarão na Arena a Copa dos Campeões da América. Serão Grêmio, Olimpia, Nacional e Peñarol.

*Enquanto todos os quatro sobreviventes brasileiros já estão de volta para casa e tomara que agora consigam se recuperar para pouco a pouco retomarem a normalidade depois do trágico voo em Medellín, a Chapecoense definiu Plínio David "Maninho" de Nês como novo presidente em sucessão ao falecido Sandro Pallaoro. Desde o desastre, o comando interino vinha sendo do agora novamente vice-presidente Ivan Tozzo.

*A situação venceu a eleição presidencial do Sport nesta sexta-feira. Arnaldo Barros foi eleito por dois anos com 62% dos votos contra 38% do oposicionista e ex-mandatário rubro-negro Wanderson Lacerda. 16 mil associados estiveram aptos para votar e 4.063 foram os depositadores de votos em uma ou outra opção.

*Quitados dois dos 6 meses de salários atrasados dos funcionários do Santa Cruz, que voltarão a trabalhar nesta segunda-feira. Triste ver como um ano que começou tão bem, com os títulos do Nordeste e de Pernambuco, findou tão pessimamente, com um rebaixamento "antecipadíssimo" para a Série B e este porém financeiro.

*Luto em Santos: morreu o ex-jogador Gonçalito aos 81 anos. Campeão paulista de 1964 pelo Santos, também defendeu Portuguesa Santista (fita azul em 1959) e São Paulo, participando da inauguração do Morumbi.

*Campeão brasileiro pelo Santos em 2002, o zagueiro Alex encerrou sua carreira aos 34 anos. Seu último clube foi o Milan e problemas no joelho, brabos pra dedéu de serem ajeitados, abreviaram a presença dele no campo.

*Com chegada marcada para janeiro no Bangu, Loco Abreu somou mais um título para sua carreira: o de El Salvador. E foi com os dois gols da virada do seu Santa Tecla diante do Alianza por 3 x 2. Dá-lhe!

*Poderia ser no caminho do Flamengo, mas agora é no do Bahia que "La Brujita" cruzará no mês que vem. Verón voltará a jogar pelo Estudiantes. Presidente do clube, ele enfrentará Tricolor e Bayer Leverkusen na Copa Flórida.

*Condenado a 22 anos e 8 meses de prisão Luís Paulo Mota Brentano, ex-policial militar que matou o surfista Ricardinho dos Santos em janeiro do ano passado. O júri aconteceu em Palhoça, na Grande Florianópolis.

*Multado em 20 mil "temers" o presidente Coaracy Nunes devido a irregularidades cometidas pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos em licitações. A pena foi aplicada pelo Tribunal de Contas da União.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Sabe aquela paralisação de 24 horas ocorrida no último dia 8 na Super Rádio Tupi, quando nenhum dos seus programas foi ao ar e uma seleção musical preencheu todo este espaço? Tema: vai piorar. Está na página do Sindicato dos Radialistas do RJ: com a crise financeira sem fim na líder de audiência do Rio de Janeiro a ponto de nem sequer o 13º salário de 2015 ter sido pago até agora, vem aí uma nova greve em AM 1280 e FM 96,5, mas de 48 horas nesta segunda e nesta terça-feira. Após, acontecerá uma assembleia geral às 14h da quarta-feira. É um drama sem fim na emissora dos Diários Associados, que está numa fase das mais escassas.

*Apenas neste fim-de-semana fui saber dessa: correspondente do SBT na Argentina e demais países da América Latina, Patrícia Vasconcellos também é apresentadora de rádio. Ela comanda semanalmente um programa de entrevistas com jornalistas chamado "La Siesta", veiculado às 13h dos sábados, às 8h dos domingos e às 6h das segundas-feiras, que é gravado também em vídeo para publicação no canal dela no YouTube. A veiculação é pela Rádio Panorama FM 103,5 de Itajubá, cidade natal dela em Minas Gerais, cujo pai Francisco Vasconcellos foi o fundador e seu comandante até falecer em junho deste ano. Neste fim-de-semana, Patrícia entrevistou o colega de firma Marcelo Torres, hoje apresentador e repórter em São Paulo, mas correspondente por vários anos, e outros dos seus entrevistados anteriores foram Jacques Gomes Filho, da RedeTV!, e Ariel Palácios, da GloboNews.

*O último "Programa do Jô" serviu como uma grande homenagem ao Jô Soares pelos 28 anos de entrevistas no fim de noite entre SBT e Globo. Último convidado, Ziraldo serviu mais como outro dos tantos a reverenciar o artista em sua despedida do que propriamente como entrevistado - e nem por isso a ocasião ficou menos legal, ao contrário. Devido à amizade de décadas deles, alguns momentos que Jô talvez não rendesse em outras ocasiões puderam ser contemplados pelo público, como citações ao veto para seus comerciais na Globo quando esteve no SBT (imposto por Boni e revogado por Roberto Marinho) e uma confusão de um empregador por saber o nome da empregada dele: Marluce, o mesmo da sucessora do Boni como "fichas 1, 2 e 3" na emissora. Ainda a destacar um agradecimento do gordo a Silvio Santos, por mudar sua vida ao lhe dar este programa em 1988, e outro para o falecido diretor jornalístico Evandro Carlos de Andrade, fundamental para sua volta à Globo em 2000. Ao término, não teve o último "beijo do gordo" e sim uma promessa: "daqui a pouco a gente volta".

*"Encurralado", angustiante perseguição. "Louca Escapada", a única vez que a rainha da comédia Goldie Hawn brilhou em drama. "Tubarão", medo eterno. "Contatos Imediatos do Terceiro Grau", o outro mundo em contato conosco. Toda a saga "Indiana Jones", a aventura no máximo da emoção. "ET - o Extraterrestre", poesia e sonho. "A Cor Púrpura", contra a discriminação racial. "Além da Eternidade", amor além da morte. "A Lista de Schindler", o merecido Oscar. "O Parque dos Dinossauros", fantasia real. "O Resgate do Soldado Ryan", nova distinção da Academia. São apenas alguns poucos exemplos - e somente dos dirigidos, sem contar os produzidos - que fazem de Steven Spielberg uma das maiores lendas vivas do cinema americano e mundial atrás das câmeras em todos os tempos. E quando dos seus 70 anos completados neste domingo, uma palavra ele merece: obrigado!!!

*Pra quem gosta de música de primeira qualidade, daquelas que atravessam gerações conquistando as novas com a excelência do seu som, saiba que 2017 reservará uma turnê conjunta de dois cracaços: ninguém mais e ninguém menos que Elton John ao lado de ninguém mais e ninguém menos que James Taylor. "Só" isso! Os shows aqui no Brasil serão quatro: Curitiba em 31 de março, na Pedreira Paulo Leminski; Rio de Janeiro em 1° de abril, na Praça da Apoteose; Porto Alegre em 4 de abril, no Beira-Rio; e São Paulo em 6 de abril, no Allianz Parque. Quem me dera eu tivesse a vida mais ou menos ajeitada para conseguir assistir Elton e James no Gigante...

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Sintonia PB: datas em 0 ou 5

Sábado 17 - 90 anos do nascimento de Tião Macalé, falecido em 1993 e membro de "Os Trapalhões" (Ih! Nojento...); 70 anos de Eugene Levy, ator de filmes como "Uma Sereia em Minha Vida" e "American Pie"; 60 anos de Peter Farrelly, diretor de filmes como "Quem Vai Ficar com Mary?" e "O Amor é Cego"; 30 anos de Caroline Nogueira, apresentadora do BandNews TV e da Rede Bandeirantes (viva o Remo, viva!); 5 anos da estreia do "Roberto Justus+" na Rede Record; 5 anos da morte de Sérgio Britto, nascido em 1923 e um dos grandes atores brasileiros, além de apresentador do "Arte" na TV Brasil; e 5 anos da morte de Joãozinho Trinta, nascido em 1933 e um dos maiores carnavalescos de todos os tempos, sobretudo nos muitos anos de Beija-Flor.

Domingo 18 - 105 anos do nascimento de Jules Dassin, falecido em 2008 e diretor de filmes como "Uma Aventura em Paris" e "Topkapi"; 100 anos do nascimento de Betty Grable, falecida em 1973 e atriz e dançarina que fez a histórica foto em traje de banho, de costas e com o rosto virado para o ombro direito; 70 anos do nascimento de Steve Biko, falecido em 1977 e ativista anti-Apartheid, cuja história foi para o cinema em 1987 em "Um Grito de Liberdade", com Denzel Washington a interpretá-lo; e 10 anos da morte de Joseph Barbera, nascido em 1911 e que formou com William Hanna uma histórica dupla dos desenhos animados, criando personagens inesquecíveis como "Os Flintstones", "Os Jetsons" e "Corrida Maluca", para ficar apenas nestes três exemplos.

Segunda 19 - 70 anos do nascimento de Robert Urich, falecido em 2002 e atuante em séries como "S.W.A.T." e "O Homem Lázaro"; e 20 anos da morte de Marcello Mastroianni, nascido em 1924 e maior astro do cinema italiano na história em obras como "A Doce Vida", "Matrimônio à Italiana" e "Um Dia Muito Especial".

Bela do Dia: Camila Silva

Camila Silva, repórter do "Globo Esporte" de São Paulo. Ela foi uma das novidades deste 2016, indo para a TV aberta esportiva após trabalhos no jornalismo geral da GloboNews primeiro atrás e depois à frente da câmera.

Clipe do Dia: datas em 0 ou 5

De 2012, "Festa dos Insetos" com Gilliard, 60 anos neste sábado. A canção é oitentista, mas vou pela data da apresentação no "Programa do Ratinho", do SBT.

De 1992, "Sodade" com Cesária Évora, nascida em 1941 e falecida há 5 anos fechados no sábado. Maior artista da música de Cabo Verde, faz aqui sua leitura para um tema original de 1950.

De 1973, "Gaye" com Clifford T. Ward, cantor nascido em 1944 e falecida há 15 anos completados no domingo. O Brasil conheceu este tema por uma regravação genérica de Tony Clifford na novela global "Os Ossos do Barão".

De 1967, "Ponteio" com Edu Lobo e Marília Medalha no Festival Popular da Música Brasileira na TV Record. A canção é de Edu com letra de Capinam, que faz 75 anos nesta segunda-feira.

De 1979, "After The Love Has Gone" com Earth, Wind & Fire em versão ao vivo com vocal de Maurice White, fundador do grupo nascido há 75 anos nesta segunda e infelizmente falecido neste ano.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Pinheiros campeão brasileiro feminino de handebol pela vez primeira com 25 x 24 diante da Metodista.

"24 Horas" volta antes que tenhamos o Nacional de Handebol com regularidade na TV aberta!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduCesarPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.