.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Rádio PB

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Segunda e terça, 5 e 6 de dezembro de 2016 - ANO 14, EDIÇÃO 40
Amparo e carinho aos familiares dos campeões

3 de dezembro de 2016 foi o sábado mais triste da história do futebol brasileiro. As cenas do velório coletivo na Arena Condá jamais sairão das nossas cabeças, é uma dor que ficará marcada nos corações futebolísticos e desportivos. Que a Chapecoense seja forte para se reerguer e que as famílias das vítimas consigam forças sei lá eu de onde para seguirem em frente depois deste acontecimento horrível da terça-feira passada, não apenas no suporte financeiro, mas também no amparo psicológico, pois administrar a mente com um cenário assim não é nada fácil e é uma situação pela qual ninguém deveria passar. Que Deus possa engrandecer todos os ligados aos agora pela Conmebol oficializados campeões da Copa Sul-Americana de 2016.


(grato ao conviva Edemir Vilagran de Oliveira pela arte)

Um voo para a eternidade

*Acontecerá nesta quarta-feira um tributo em homenagem ao Verdão do Oeste no Couto Pereira, onde neste dia deveria acontecer a volta da final da Copa Sul-Americana. O Coritiba organiza a homenagem para a partir das 20h30 e a entrada será franca, só não sendo permitidos materiais alusivos a torcidas organizadas. É pedido que sejam levadas camisas dos clubes do coração ou da cor branca. O final será às 21h45, quando a bola rolaria.

*O Sport confirmou que toda a arrecadação do seu último jogo no Brasileirão, domingo que vem diante do Figueirense, será doada para ajudar tanto a Chapecoense quanto sobretudo as famílias. O presidente João Humberto Martorelli disse que é importante não só homenagear, mas fazer algo concreto. Aí é bonito.

*Muitos se emocionaram e aplaudiram a união de torcedores organizados dos clubes de SP em homenagem à Chape neste domingo. Claro que foi muito bom isso ter acontecido, mas infelizmente é uma pena que muitos que delas mesmas são componentes não tenham feito sua parte ao longo dos anos ao praticarem o pior possível. E podemos ter fé de que, depois disso, elas não voltarão mais a aprontar? Não condeno quem desconfiar que não.

*O primeiro jogo do Atlético Nacional após a tragédia teve mais emoção tanto fora de campo, com homenagens contínuas à Chapecoense, quanto dentro dele, com a classificação para a semifinal do Colombiano garantida apenas depois dos 40 do segundo, quando marcados dois gols para finalizar 3 x 0 sobre o Millonarios (4 x 2 totais). A semifinal contra o Independiente Santa Fe começa nesta quarta e provavelmente o campeão da Libertadores tenha que usar os juniores, já que para os titulares tudo agora é Japão, tudo é Mundial de Clubes.

*Jochem Kamphuis, guarde este nome. Este árbitro holandês agiu bem ao contrariar uma regra do futebol. Não que eu seja favorável a transgressões, claro que não. Mas toda regra possui sua exceção. Como penalizar quem se preocupa em praticar uma homenagem póstuma? Nathan, que já foi do Atlético Paranaense, exibiu uma camisa alusiva ao Verdão do Oeste ao comemorar seu gol nos 3 x 1 do seu Vitesse sobre o Zwolle. Pela regra, deveria ser aplicado o cartão amarelo. Mas Jochem disse estar ciente do que aconteceu e de que o brasileiro perdeu amigos no voo trágico, assim, virando para o outro lado do campo e fingir que nada aconteceu. Boa!

A vida segue, é o que resta

Regressada apenas na última sexta-feira e dedicada exclusivamente à tragédia de Medellín, esta "24" registra abaixo outros temas dos últimos sete dias, a maioria já superada, basicamente para fins de arquivo:

*A penúltima rodada do Brasileirão teve um golaço do Marinho sobre o Coritiba praticamente salvando o Vitória do rebaixamento por eu não acreditar que tenha um resultado negativo que o rebaixe - não na quantidade de gols que teria que sofrer para isso, fora que não é apenas isso o necessário e sim também o Inter bater o Fluminense. Além disso, vê como são as horas das coisas: o Leão jamais havia ganho do Coxa no Paraná. Que hora, hein?

*O alviverde paranaense, que insistiu muito na etapa final e parou em Fernando Miguel, não perdia havia 5 rodadas e terminou sua trajetória como mandante com 9 vitórias, 7 empates e 3 derrotas. Já o rubro-negro baiano soma 3 êxitos nas últimas 4 apresentações e concluiu suas visitas com 4 vitórias, 5 empates e 10 derrotas. Uma destas vitórias foi justamente sobre a hoje por todos nós lastimada Chapecoense, um 4 x 1 em plena Arena Condá.

*Tópico novo: Com a Chapecoense oficializada campeã da Sul-Americana e assim assegurada na Libertadores, São Paulo e Fluminense se classificaram para a Sul-A de 2017. Hoje, a zona dela começa no 7° colocado, que é o Corinthians. Porém, há a dependência da final da Copa do Brasil e da confirmação da vantagem do Grêmio ou de uma reviravolta do Atlético Mineiro para sabermos até que posição efetivamente irão os seis lugares.

*Tópico novo: CBF definindo que a última rodada terá 9 jogos normalmente e WO duplo em Chapecoense x Galo, que terá declarada derrota de 3 x 0 para ambos, o que não alterará em nada suas condições no Brasileirão.

*Tópico novo: STJD acionando CBF e Vitória para se pronunciarem em até dois dias sobre o enrosco do Victor Ramos, que motiva o Internacional a ir ao tribunal. Apenas depois disso será aceita ou recusada a denúncia.

*Uma opinião que tenho sempre e já a expressei diversas vezes nesta coluna (neste ano mesmo, falei isso no fim da classificatória da Série C) é que me aborrece muito que denúncias assim de irregularidades só aconteçam quando seus autores ou não têm mais como reviravoltar com a bola no pé. Claro que o Internacional pode e deve buscar seus direitos, mas essa história de irregularidade do Victor Ramos no Vitória não é nada nova, vinda ainda do Campeonato Baiano, e foi lembrada somente quando a situação do time em si já estava insustentável.

*Absolutamente nada de diferente de todos os outros casos que o futebol brasileiro vive mostrando com o passar dos tempos. Essa que é a crítica que faço, não contra especificamente o Inter, não especificamente a favor do Vitória e sim ao procedimento em si: buscar direitos só quando a bola no pé não resolve. Não há escapatória pro Colorado: é tratar de ganhar do Fluminense - que antecipou as férias de 12 jogadores (entre eles Diego Cavalieri, Gum, Pierre, Marquinho e Magno Alves) e que não condeno por mudar o local pois 8 mil fãs no Giulite Coutinho não é o mesmo que seria 8 mil no Maracanã - e torcer por tropeço de Vitória ou Sport.

*Nem mesmo o adiamento em uma semana fará o São Paulo jogar sua última partida de 2016 no Morumbi. Segue no Pacaembu o pega contra o Santa Cruz pois os dias 10 e 11 terão dois eventos festivos no Morumbi, um deles sendo um jogo festivo com torcedores do clube e outro sendo um amistoso da Fundação Gol de Letra.

*Acho, só acho, que a CBF apatifou a Copa do Brasil em algumas mudanças nada legais para 2017. Na primeira fase, com 80 clubes, não só haverá jogo único como também o empate classificará o visitante, que terá melhor posição no ranking em relação ao mandante. Não deveria ter isso e sim ou uma decisão por pênaltis ou mesmo o "replay", como se chama o desempate na Copa da Inglaterra. Além disso, temos agora 80 clubes nas primeiras fases para sobrarem apenas cinco nas oitavas-de-final, já que nelas estarão os sete participantes do país na Libertadores, a Chapecoense via Sul-Americana (declarada ou simbólica campeã) e os campeões da Série B e das Copas Verde e do Nordeste - aliás, bom ver se Paysandu e Santa Cruz não buscarão seus direitos (e devem sim fazê-lo) por terem obtido dentro do regulamento a classificação pra Sul-A de 2017, tirada com as alterações feitas pela Conmebol. Enfim, a CBF agiu mal demais e esculhambou a CB. Isso não vai ficar bem.

*Movimentos com treinadores: Palmeiras sem Cuca, que saiu por questões pessoais; Ponte Preta sem Eduardo Baptista, que não disse o que fará, embora seja bancado que vá pro Verdão; Atlético Mineiro com Roger Machado, que assumirá em 2017 (mas será que não vai dar ao menos uma letrinha que seja ao Diogo Giacomini para a final contra o Grêmio?); Fluminense recontratando Abel Braga por dois anos; Vasco trocando Jorginho por Cristóvão Borges; Atlético Goianiense renovando com Marcelo Cabo por um ano; Náutico não renovando com Givanildo e recontratando Dado Cavalcanti; Paraná agora treinado por Wagner Lopes; Avaí renovando com Claudinei Oliveira; Criciúma perdendo Roberto Cavalo, que pediu demissão; Guarani agora com Ney da Matta, campeão da Série C pelo Boa Esporte; Paysandu com Marcelo Chamusca, vice da mesma C pelo Bugre; CRB com Léo Condé; Vila Nova com Mazola Júnior, ex-CRB; e Ceará com Gilmar Dal Pozzo.

*Movimentos com jogadores: Botafogo contratando por 2 anos o goleiro Gatito Fernández, do Figueirense; Vasco renovando por 3 anos com o atacante Thalles; Corinthians devolvendo o volante Willians para o Cruzeiro; Santos não renovando com o volante Valencia; Avaí não renovando com o avante William; Brasil de Pelotas sem Felipe Garcia, agora no Nagoya Grampus do Japão; Treze anunciando Marcelinho Paraíba, algo que sacode muito Campina Grande pois um mês atrás o Campinense tinha confirmado seu retorno após duas décadas e meia; e Taboão da Serra contratando Acosta, aquele mesmo ex-Corinthians e Náutico, para a A3 paulista.

*A Copa Verde de 2017 não terá clubes goianos pois o Vila Nova preferiu jogar a Copa do Brasil, o Atlético tem que disputar a CB a partir das oitavas, o Goiás não quer jogá-la e clubes do interior não se interessaram. Assim, a ver como serão redistribuídas as duas vagas do torneio que reúne Espírito Santo, Centro-Oeste e Norte.

*Tópico novo: Andrade Gutierrez assumindo ter cometido atos ilícitos num cartel em obras dos estádios da Copa de 2014, sendo citados Arena Pernambuco, Maracanã, Castelão, Fonte Nova e Arena das Dunas. Bah...

*Tópico novo: Libertadores Feminina começando nesta terça com a Ferroviária defendendo o título no Grupo C contra Colo-Colo, Unión Española e Estudiantes de Guárico, além do Foz Cataratas como outro brasileiro em ação no Grupo B, no qual pegará Nacional do Uruguai, San Martín de Porres e Generaciones Palmiranas. A primeira fase tem ainda o Grupo A com Colón, Universitario, UAI Urquiza e Sportivo Limpeño. Somente o campeão de cada grupo é assegurado na semifinal, que terá ainda o melhor dos três segundos colocados.

*Entrevistado pelo Esporte Interativo, Tite disse que encerrará a carreira de técnico se conquistar a Copa do Mundo de 2018 por chegar ao topo da carreira. Hoje, este é seu pensamento. Daqui a dois anos será igual?

*Antes interino, Gareth Southgate foi efetivado técnico da Inglaterra até o fim da Eurocopa de 2020.

*Presidente da Federação Alemã, Reinhardt Grindel sugeriu prescindir da Copa das Confederações por ela ser anacrônica e dar mais folga para os jogadores, cujos clubes se queixam do excesso de partidas. Não digo isso pelo Brasil estar fora em 2017 até por ele "cansar" de ganhá-la: no fundo do fundo, sempre foi mais um estorvo.

*A partir da próxima fase, a Copa da Alemanha permitirá uma quarta substituição durante as prorrogações.

*1 x 1 com o Barcelona aumentando para 33 partidas a invencibilidade do Real Madrid. Normalmente, clássico que atrai todas as atenções. Simultâneo ao velório da Chapecoense, desta vez não tive clima para acompanhá-lo.

*Metz x Lyon suspenso aos 30 do primeiro, quando estava 1 x 0 pro time da casa, após um ato estúpido: um rojão atirado no goleiro visitante Anthony Lopes quando atendido era após um machucado. Estupidez à francesa.

*River Plate e Rosario Central decidirão a Copa Argentina. O campeão jogará a Libertadores no ano que vem.

*Das eleições da FIFA em 9 de janeiro: o Melhor do Mundo será Messi, Cristiano Ronaldo ou Griezmann; a Melhor do Mundo será Marta, Berenguer e Lloid; e o Prêmio Puskás será de Marlone, Subri ou Daniuska Rodríguez.

*Mantido pela Corte Arbitral do Esporte o banimento do Joseph Blatter por 6 anos. Desiste agora, velho.

*Mantida pela Federação Internacional de Atletismo a suspensão em todos os seus torneios para a Rússia. O escândalo de dopagem, que tirou o país dos Jogos Olímpicos do Rio, ainda não foi reviravoltado e superado.

*Se em 2018 acontecerá o regresso da etapa da França após uma década da última realização, a Fórmula 1 de 2017 terá sim o GP do Brasil em 12 de novembro, embora ironicamente não tendo a Alemanha do campeão Nico Rosberg devido a desacordos com os responsáveis por Hockenheim. Estranhamento inevitável.

*Como inevitável será o estranhamento de passar a F-1 em 2017 sem ter seu atual campeão na pista, já que Rosberg surpreendeu ao anunciar sua aposentadoria aos 31 anos. Igual a ele em termos de se retirar da categoria após o primeiro título só existe um paralelo: Mike Hawthorn no longínquo e distante 1958. Não é uma decisão da qual eu reclame. Se sente realizado, sem algo a mais para obter. Resolveu seguir outros caminhos. Seja feliz.

*Finalistas da LNF, Corinthians e Magnus decidiram na última semana a Liga Paulista. Timão campeão, 4 x 0 sobre Sorocaba. Passado isso, segunda-feira de início da finalíssima brasileira também entre eles. Atualização: Timão em vantagem por 3 x 2 após desvantagem de 2 x 0. Segundo jogo decisivo segunda-feira que vem, no Parque São Jorge. Se empatar, o Corinthians é campeão. Só rola jogo 3 no dia 14 se o Magnus sair vencedor.

*Parabéns ao Mogi das Cruzes campeão da Liga Sul-Americana com 84 x 81 e 3 vitórias a 0 sobre o Bahía Basket na final melhor-de-cinco. Campanha invicta de 9 partidas e 9 vitórias. Pena que não jogará a Liga das Américas por causa da punição da FIBA à CBB, mas ao menos o título é do basquete brasileiro e ninguém tira.

*NBB fazendo história no sábado com Marcelinho Machado marcando 17 pontos nos 81 x 72 do seu Flamengo diante do Paulistano. Ele atingiu 10 mil pontos pelo rubro-negro, tendo agora 10.012. Dá-lhe!!!

*Flamengo, que parece que finalmente decidirá nesta terça o Carioca Masculino com o último jogo da melhor-de-três contra o Vasco. Digo "parece" pois os vascaínos não querem jogar no ginásio do Tijuca. E aí?

*Continua Esquiva Falcão invicto no boxe profissional após vencer o porto-riquenho Luis Hernandez por pontos.

*Empate por 21 x 21 com a Eslováquia dando o título do Quatro Nações ao Brasil, pela última vez treinado pelo dinamarquês Morten Soubak, que se despede da seleção feminina de handebol. Um homem ao qual se devem todos os agradecimentos possíveis após 7 anos comandando as gurias, com os ouros pan-americanos de 2011 e 2013, ano também do título mundial na Sérvia. O bi não veio, o ouro olímpico também não, mas isso não diminui a grande importância que Morten teve para o handebol brasileiro. Que o sucessor esteja à altura.

Sintonia PB

*Tópico novo: Más novas do Sistema Globo de Rádio: o encerramento da Rádio Globo AM de Belo Horizonte, o que resulta em duas dezenas de demissões e menos opção de programas regionais (acabam atrações como as versões locais de "A Hora é Agora", "Manhã da Globo" e a equipe de esportes) - o prefixo 1150 transmitirá a CBN, que continuará no FM 106,1; enquanto isso, duas dezenas de jornalistas da CBN de São Paulo enviaram uma carta para o diretor Ricardo Gandour para ser solucionado o problema da escala de folgas, que piorou muito no último ano e tem dado problemas aos profissionais como estresse e cansaço, sendo reivindicada a manutenção da escala de um fim-de-semana trabalhado para outros três de folga (manifesto lido aqui na íntegra).

*Teve saída na Band aqui em Porto Alegre: a da apresentadora e repórter carioca Isabela Kuschnir, que participava sobretudo da BandNews FM e menos vezes também da Rádio Bandeirantes. Segue ela aqui na cidade, mas sem ter ido para outra emissora e sim para a empresa ANK como analista de projetos e recuperação.

*Apresentadora da BandNews FM no Rio de Janeiro e também da rede no "Seus Filhos", a chefe de redação Thaís Dias ficará alguns meses fora do ar a partir desta semana ao começar sua licença-maternidade.

*Aqui na aldeia pampeana, durou somente 3 meses o programa de Fabrício Carpinejar na Rádio Farroupilha. O "Consultório Sentimental" deixou a faixa das 22h à 0h, que na última semana passou a ter a nova atração "Love is Love", comandada por João Carlos Albani, um dos tradicionais comunicadores da casa.

*Segunda-feira de nova rádio para Cagê Lisboa. Recentemente saído da União FM de Novo Hamburgo, o ex-Pop Rock e Itapema agora faz o "Clube Revival" das 12h às 14h na Clube FM de Canela, na serra gaúcha.

*Escutam aqui o primeiro prefixo da nova Jovem Pan FM Grande Porto Alegre, sintonizada em 90,7 com sinal a partir de Montenegro. A emissora entrará no ar pra valer na segunda que vem, dia 12. Infelizmente, dei um azar tremendo deste canal não ser sintonizado pelo meu estéreo aqui na Zona Leste da capital, então, não alterando em nada o fato de que, para acompanhá-la, seguirá preciso o som da internet. Deve ter áreas da cidade onde o som entre bem, mas aqui onde moro não é uma delas. Então, sem Helen Braun no radinho de pilha para mim.

*Chegou à Justiça o caso do Luiz Barbará, repórter ainda vinculado à Record/RS, mas que nela não aparece mais desde o episódio do cárcere privado sofrido por ele e pelo também atualmente afastado cinegrafista Gilberto Alves, cárcere causado por um empresário suspeito de falcatruas em Sapiranga. Barbará afirma que a emissora se omitiu e não deu o devido respaldo nem no ar e muito menos fora dele. Os advogados envolvidos na história são Liane Pointner da parte do jornalista e Valtencir Marcos Miotto pela emissora. Bah, chegou a tal ponto...

*Semana começando com mudanças na RIC/Record de Florianópolis (e só na capital, por nada mudar no interior): "Jornal do Meio-Dia" e "Ver Mais" saindo do ar para dar espaço ao retornado "Balanço Geral SC", agora com a apresentação de Raphael Polito, que volta para Santa Catarina após rodar por outras cidades do país, como Belém e São Paulo. Apresentadora do variado agora extinto, Marta Gomes passará a fazer a versão local das fofocas da "Hora da Venenosa". Na última sexta, Karem Fabiani se despediu da emissora após 3 anos e meio, os últimos deles no "Meio-Dia" ao lado de Dino Montez, que será remanejado pela emissora.

*De licença-maternidade quem retornou na RBS TV de Florianópolis foi Adriana Krauss, que no entanto não está de volta à apresentação do "Bom Dia Santa Catarina". Isto é: de volta está, mas apenas atrás das câmeras. A própria Adriana anunciou ter saído da ancoragem devido à necessidade de mudança nos horários com a vida de mãe e permanecerá apenas como editora-chefe. Assim, Mariana Paniz está efetivada na dupla central com Raphael Faraco. Já Adriana promete novidades em breve tanto na TV quanto fora dela também.

*Mudança no "RJTV" da Globo: desde esta segunda-feira, Anne Lottermann fazendo a previsão do tempo também às 12h e não mais apenas às 19h15. Edimilson Ávila segue na equipe do noticiário carioca.

*Rodrigo Bocardi volta e meia apronta no "Bom Dia SP". Semanas atrás, por exemplo, terminou o jornal dando uma de camera-man. Pois na última sexta, depois de uma matéria sobre um teatro de bonecos, ele mexeu a boca e foi dublado pela Glória Vanique, que fazia uma voz infantil. Qual será a próxima dele?

*Leio no Daniel Castro que tem a ver com o BandNews TV a ideia da GloboNews de preparar para 2017 um novo jornal de serviços produzido em São Paulo para ser apresentado pela Aline Midlej das 6h às 7h. Neste horário, o canal noticioso da Band é o 22º canal mais assistido na TV por assinatura, enquanto o global é o 15º. Nele vai ao ar o "Jornal BandNews", ancorado pelo Rafael Colombo até 7h30 em simultâneo com a Band aberta (São Paulo e parte da rede). Creio que também essa retransmissão em televisão aberta colabore para uma valorização deste noticiário, que assim tem um público muito mais abrangente e, consequentemente, mais gente para ser atendida por um produto feito da melhor maneira possível, o que favorece o BandNews com um produto mais bem elaborado nesta faixa em comparação à GloboNews - além do Rafael ser seguro e competente como âncora.

*Surpreendente essa que li no Ricardo Feltrin: Igreja Universal veiculando comerciais numa emissora da Globo. Piada? Não. Verdade verdadeiríssima. Isso tem acontecido nos intervalos locais da TV TEM de Sorocaba, que justificou já ter aceito publicidades de outras igrejas evangélicas e católicas. Tudo bem, entende-se a justificativa. Mas até por tudo entre Edir Macedo e os Marinho nos últimos 25 anos, como não chamar a atenção?

*Desde 12 de novembro, um programa da Band Triângulo tem passado tanto nela quanto no canal fechado Terra Viva para todo o país: o semanal "Expedição Rural", aos sábados, que é a nova empreitada da apresentadora Munyque Fernandes, a lindíssima jornalista ex-Band Minas e BandNews FM em Belo Horizonte.

*Tópico novo: Leio na Patrícia Kogut uma notícia muito boa: que a TV Brasil está quitando a dívida com a produtora Giros, o que havia causado a interrupção das gravações, e terá novas edições do "Samba na Gamboa" para exibir em breve. O programa do Diogo Nogueira é legal, estava olhando alguns dia desses em reprises.

*Uma má novidade do dia 11 do mês passado e que apenas agora fui saber por dica do Brenno Henrique no Twitter: morreu de aneurisma aos 63 anos o dublador e locutor Bira Castro, que era voz-padrão dos canais TNT e Fox (e o fez também no Warner Channel há duas décadas). Voz sensacional que fará uma falta tremenda.

*Cultura brasileira mais pobre desde este domingo com a morte aos 86 anos do poeta Ferreira Gullar. Maranhense, escreveu "A Luta Corporal" e "Poema Sujo", este feito quando estava exilado na Argentina. Também fez trabalhos para a televisão, sendo roteirista de "Carga Pesada" e co-autor de "Araponga" na Globo. Imortal da Academia Brasileira de Letras, venceu o Molière com a tradução de "Cyrano de Bergerac" e foi também artista plástico.

*Em vídeo recuperado na última semana pelo site da Elle, originalmente gravado em 2013 para o programa holandês de televisão "College Tour", Bernardo Bertolucci disse que não orientou Maria Schneider sobre a cena de estupro que mais marcou "O Último Tango em Paris", na qual Marlon Brando a violentava com manteiga. O diretor falou que ele e o ator tiveram a ideia da cena na manhã do mesmo dia da gravação e não avisaram isso à atriz, justificando o italiano que queria filmar a reação dela "como mulher, não como atriz, reagindo humilhada". Mas a esse ponto? De cometer uma crueldade dessas com uma então jovem de 19 anos naquele 1972? Repulsivo.

Sintonia PB: datas em 0 ou 5

Terça - 105 anos do nascimento de Walter D'Ávila, humorista falecido em 1996 e eterno Baltazar da Rocha da "Escolinha do Professor Raimundo"; 55 anos de Kim Delaney, atriz de "Nova York Contra o Crime"; 40 anos de Anna Faris, atriz de "Mom"; 35 anos da morte de Natalie Wood, nascida em 1938 e atriz de "Juventude Transviada"; 30 anos da morte de Cary Grant, nascido em 1904 e ator de "A Felicidade Não Se Compra"; 25 anos da morte de Ralph Bellamy, nascido em 1904 e ator de "Trocando as Bolas"; e 15 anos da morte de Budd Boetticher, nascido em 1916 e diretor de faroestes estrelados por Randolph Scott.

Quarta - 90 anos do nascimento de Richard Crenna, falecido em 2003 e ator da saga "Rambo"; 70 anos do nascimento de Jorge Escosteguy, falecido em 1996 e ex-apresentador do "Roda Viva"; 65 anos de Daniel Petrie Jr., roteirista de "Um Tira da Pesada"; e 50 anos de Jairo Bouer, médico que fala sobre sexo na TV e no rádio.

Quinta - 65 anos tanto de Walcyr Carrasco, novelista autor de "Xica da Silva" e "Verdades Secretas", quanto de Treat Williams, ator de "Hair"; e 40 anos da estreia de "Dona Flor e Seus Dois Maridos", um dos maiores clássicos do cinema brasileiro em todos os tempos.

Sexta - 60 anos de Steven Bauer, ator do filme "Ladrão de Corações"; e 30 anos da morte de Desi Arnaz, nascido em 1917 e o Ricky Ricardo da série "I Love Lucy".

Sábado - 50 anos de André Machado, apresentador da Rádio e TV Bandeirantes em Porto Alegre; e 15 anos da estreia da segunda versão do "Brasil Urgente" na TV Bandeirantes, inicialmente apresentada por Roberto Cabrini e desde 2003 ancorada por José Luiz Datena (exceção ao mês e meio de regresso à Record em 2011, quando Luciano Faccioli foi o titular) - e quando digo "segunda versão", é pela mesma Band ter veiculado um programa com o mesmo nome em 1986, exibido à noite e com vários apresentadores, um deles Antônio Carvalho.

Segunda - 115 anos do nascimento de Walt Disney, falecido em 1966 e mago do cinema infanto-juvenil; 60 anos de Leila Cordeiro, jornalista ex-TVs Aratu, Globo, Manchete e SBT, viúva de Eliakim Araújo; e 40 anos de Rafinha Bastos, humorista hoje no Multishow e ex-Manchete, TVE, RBS TV, Band, RedeTV! e Fox.

Terça - 55 anos de Antônio Calloni, ator visto por último em "Justiça", minissérie da Globo.

Bela do Dia: Isabella Fernandez

Isabella Fernandez, repórter da RBS TV de Chapecó. Na coluna anterior, pela vez primeira em 13 anos e 3 meses esta "24" não trouxe esta seção. Nesta retomada, faço questão de destacar esta jornalista principalmente por ser ela uma das que precisará de muito apoio, muito conforto e muito carinho para seguir em frente, cheia de vida que é e com muita inspiração. A mesma inspiração que emocionou um monte de gente durante a semana com a carta virtual que ela deixou para aquele que muito amou e que agora é um anjo no céu a protegê-la para guiá-la rumo aos melhores e mais exitosos caminhos. Ela era namorada do Giovane Klein, o colega de emissora que cobria as partidas da Chapecoense e que estaria na final da Sul-Americana em Medellín. Onde quer que Giovane esteja (e certamente será um lugar muito especial) lá no céu, não tenho dúvida que abriu um sorriso com as lindas palavras que Isabella dedicou a ele. Palavras que nos fazem acreditar um pouco mais que o amor é possível, sim, neste mundo cada vez menos amoroso nos tempos atuais. Força, Bella!!!

Clipe do Dia

De 1971, "Something" com George Harrison ao vivo no beneficente Concerto Para Bangladesh. Nascido em 1943, o eterno cantor, compositor e guitarrista Beatle morreu há 15 anos completados na segunda-feira passada.

De 1972, "Clair" com Gilbert O'Sullivan, cantor que fez 70 anos na quinta-feira.

De 1972, "The Waltz & Love Theme", o inesquecível tema principal de "O Poderoso Chefão" composto por Nino Rota, nascido há 105 anos fechados neste sábado e que faleceu em 1979.

De 1986, "Televisão" com Titãs, ao vivo no "Mixto Quente" da Globo. Um dos seus autores é Marcelo Fromer, guitarrista nascido há 55 anos completados no sábado e falecido em 2001, num estúpido atropelamento. São-paulino, escreveu sobre futebol para a Folha de S.Paulo e cobriu a Copa de 1998 pelo SporTV.

De 1956, "Peace in The Valley", "Blessed Jesus (Hold My Hand)", "Farther Along", "Paralyzed" e "Softly and Tenderly", canções todas gravadas há 60 anos completados neste domingo pelo Quarteto de Um Milhão de Dólares, como se denominou o quarteto com Elvis Presley, Carl Perkins, Jerry Lee Lewis e Johnny Cash.

De 2011, "Linda Rosa" em versão acústica com Maria Gadu, que fez 30 anos no domingo.

De 1992, "Amigos Para Siempre", tema dos Jogos Olímpicos de Barcelona, com Sarah Brightman e José Carreras. 70 anos nesta segunda do tenor espanhol, um dos maiores e melhores de todos os tempos.

De 1967, "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", com The Beatles. Terça-feira dos 50 anos do início das gravações deste lendário álbum dos Fab Four, que foram concluídas em abril de 1967.

De 1989, "Saigon" com Emílio Santiago. Falecido em 2013, ele nasceu há 70 anos completados nesta terça.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Menos de um mês para 2016 acabar. Chega de notícias ruins demais, por favor. Não aguentamos mais nada.

"24 Horas" volta torcendo para tudo e para todos que 2017 seja muito menos difícil de ser tocado.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduCesarPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.