.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado, 29 de outubro de 2016 - ANO 14, EDIÇÃO 32
Título da Terceira para o ano ser de primeira

É o que motiva Guarani e Boa Esporte para a hoje iniciada final da Série C, ainda bem que com torcida no Brinco de Ouro por dado efeito suspensivo para a punição aplicada após o jogo alviverde contra o ASA (até a publicação destes escritos, 13 mil bilhetes já haviam sido vendidos). Adversários de Grupo B na fase classificatória, foram equilibradíssimos nela com vitória paulista por 2 x 1 e êxito mineiro por 1 x 0, cada qual em seus domínios. Com o principal objetivo já atingido nas quartas-de-final com a classificação para a Série B no ano que vem, eles buscam agora a "cereja do bolo" - ou o "plus a mais", como diria o Sr. Redundância Redundante. Nas semifinais, sucessos distintos e marcantes. Os bovetas venceram duas vezes por 2 x 1 o Juventude e o Bugre reviravoltou por 6 x 0 a desvantagem inicial de 4 x 0 para o ABC, no maior "cala a boca" que já tomei em 13 anos e meio destes escritos esportivos insípidos e inodoros com os quais contamino a internet. Um incremento no caso do Guarani é que, após 1978 e 1981, pode se tornar o primeiro campeão brasileiro das Séries A, B e C.

Cabra macho de bão esse Givanildo!

Realmente, aquela derrota para o Luverdense deve ser relevada. O Náutico é, sim senhor, candidataço a retornar à Série A em 2017. Recebeu o líder Atlético Goianiense, deu de ombros para isso e ganhou por dobro a solo para se garantir no G4 por mais uma rodada, tendo 7 vitórias nas últimas 8 partidas. Coincidentemente, isso acontece à chegada de Givanildo no Timbu. Coincidência? Não. Isto se chama competência. E esse cabra macho da peste é muito bão. Claro que nada está decidido, a concorrência continua na cola. Mas depender das próprias forças ajuda demais e este mérito o alvirrubro pernambucano deve ao seu treinador, grande responsável por isso. Da parte dos atleticanos, nada que atrapalhe sua volta à primeira divisão. Apenas a adiou um tiquinho mais.

Ah! Mas o Náutico só depende das próprias forças ao fim desta semana pois o Londrina colaborou decisivamente ao empatar em 1 gol com o agora mais afastado Criciúma e ficar um ponto abaixo dele na classificação. Quem até chegou a pensar em acesso em dado momento, mas agora tem cumprido o objetivo inicial de permanecer na segunda divisão para 2017 é o Brasil de Pelotas, que só empatou em 1 gol com o Joinville, que teve Jhonatan expulso aos 43 do segundo e, como todos os câmbios já tinham sido feitos, Fernando Viana saiu do ataque para segurar a barra como goleiro por 8 minutos. Resultado ruim pro JEC por não aproximá-lo do Oeste, problema que também afetou o Bragantino ao até fazer um gol, mas tomar 4 do Paraná e sair derrotado do Sul.

Três enfrentamentos concluem no sábado a 33ª rodada: Tupi x Vila Nova, Paysandu x Sampaio Corrêa e Bahia x Ceará. Antes do clássico nordestino, algo pelo que o Esquadrão de Aço merece parabéns: homenageado será seu técnico campeão brasileiro de 1988, Evaristo de Macedo, que receberá daqueles campeões uma réplica do troféu e também um material atual de treinamento a ser entregue por um sócio sorteado. A ação compõe os neste ano fechados 85 anos do Tricolor, que faz algo que deve ser sempre feito e nem sempre assim acontece: homenagens em vida, ainda mais para um craque dentro e fora das quatro linhas como Evaristo e numa semana onde tivemos várias lembranças para Carlos Alberto Torres, pena que motivadas pelo seu falecimento.

Depois dos quatro jogos da sexta-feira e antes dos três deste sábado, a Série B está assim: na zona do acesso, Atlético com 61, Vasco com 58, Avaí com 55 e Náutico com 54; depois, Londrina com 53, Bahia com 50, CRB com 49, Criciúma, Ceará e Luverdense com 47, Vila Nova e Brasil com 46, Goiás com 44, Paysandu com 40, Paraná com 39 e Oeste com 35; e na zona do rebaixamento, Bragantino e Joinville com 30 e Tupi e Sampaio com 27.

Desde quando isso é pênalti?

Uma semana com "pênalti fora da área" já é rara, Sampaio Corrêa 0 x 3 Vila Nova na terça-feira que o diga. Mas uma semana com dois "pênaltis fora da área" vira "raridade rara". Assim aconteceu no empate do Fluminense, o favorecido com este erraço do apitante Nielson Nogueira Dias, com o Vitória, o prejudicado na história e que só não saiu ainda mais empenhado de um Maracanã com 20 mil torcedores pois invalidou a virada tricolor ao empatar aos 43 minutos da segunda etapa. Depois do jogo, Argel Fucks estava tão brabo que quis até Sérgio Moro envolvido no nosso futebol (bom, uma "Lava-Jato boleira" é tudo que uns e alguns não querem... rs). Errão do apito à parte, os dois não gostaram do empate pois o Flu é oitavo com 48 pontos, um abaixo do Corinthians fechando o G6, por sua vez o Leão continuando a abrir a temida zona do rebaixamento, agora com 36 pontos.

Das sete pelejas do sábado, duas "comandam as picapes" por envolverem os quatro primeiros colocados. Noite fechada pelo clássico Santos x Palmeiras (4° com 58 x 1° com 67), não perdido pelos alvinegros há 10 realizações desde 2011, e tarde aberta por Atlético Mineiro x Flamengo (3° com 59 x 2° com 61), no primeiro enfrentamento dos ex-santistas Robinho e Diego por clubes brasileiros, o atacante atleticano e o meia flamenguista, ingrediente que estimula ainda mais o povo a encher o Mineirão. Para os palmeirenses, dois empates já ficariam de bom tamanho - ou empate seu com vitória mineira, pois nos dois casos a diferença continuaria em 6 pontos. Mesmo se tiver um vencedor em BH e o Peixe ganhar, o panorama não chegará a piorar muito para o Verdão.

Além do Galo, também em campo no sábado os outros semifinalistas da Copa do Brasil. Seu adversário, por mais que saiba que acabará a semana fora da zona do rebaixamento devido ao empate do Vitória, só pensa em êxito. O Internacional (16° com 37) recebe o Santa Cruz (20° com 23) e tem a favor o retrospecto: ganhou todos os jogos entre eles aqui em Porto Alegre. O Grêmio (9° com 48) visita o Figueirense (18° com 32), o qual derrotou nos 7 últimos embates. Já o Cruzeiro (13° com 41) visita o Atlético Paranaense (7° com 48), a quem não supera na Arena da Baixada desde 2010, ainda que apenas e tão somente duas vezes tenham ali estado desde então.

Antes de rumar à Argentina para começar a semifinal da Sul-Americana contra o San Lorenzo, a Chapecoense (12° com 42) visita o Corinthians (6° com 49), ao qual nunca superou em 5 jogos nestas três temporadas de Série A. Por fim em termos de sábado, olho em Botafogo x Coritiba (5° com 53 x 15° com 38) não apenas por colocar um Fogão vindo de 5 vitórias consecutivas diante do Coxa pós-eliminação da Sul-A com o massacre particular desse enjoado lazarento bom de gol do Borja, mas também pelas homenagens que serão prestadas a Carlos Alberto Torres na Ilha do Governador, na qual é esperada a melhor plateia botafoguense neste ano.

Iniciada com Sport 1 x 0 Ponte Preta (14° com 40 x 10° com 45), a 33ª rodada terminará na segunda-feira com América Mineiro x São Paulo (19° com 24 x 11° com 42). Uma combinação de resultados pode determinar nela mesma os rebaixamentos na letra fria dos números tanto do Coelho quanto do Santinha.

Curtinhas

*Segue o problema da energia elétrica cortada no Engenhão devido ao calote de 1 milha de "temers" do COI, mas religaram a luz provisoriamente até amanhã pois o estádio será local de votação para a eleição do RJ.

*Suspensa a Federação da Guatemala pela FIFA por irregularidades políticas cometidas pela entidade.

*Tênis: domingo de WTA Finals decidido. Dominika Cibulkova ganhou a semifinal contra Svetlana Kuznetsova por 2 x 1 (1/6, 7/6 - 7/2 e 6/4) e pegará Angelique Kerber, que fez 2 x 1 em Agnieszka Radwanska (6/1 e 6/2).

*Fórmula 1: sábado de definição do grid de largada para o GP do México, que acontecerá amanhã.

*Futsal: depois do fiasco que foi a eliminação nas oitavas-de-final do Mundial, o Brasil volta a jogar amanhã pela manhã, em amistoso contra o Paraguai a ser realizado em Sorocaba. Com a demissão por e-mail do treinador Serginho Schiochet, a equipe será comandada interinamente por André Bié, do Corinthians.

*Vôlei: sábado à noite de Sada Cruzeiro x Brasil Kirin de Campinas valendo a Supercopa Masculina. Partida iniciada às 21h30 DF e 20h30 locais em Fortaleza, espero que com o "surtado olímpico" Regys Silva presente.

Mais um fiasco do basquete brasileiro

Sabe Vasco x Flamengo, a final do Carioca Masculino de Basquete? O jogo 1 foi na segunda-feira e deu Flamengo, certo? Certo. O jogo 2 foi nesta quinta e deu Vasco, certo? Certo. Pois sabem quando o jogo 3 acontecerá? Darei uma da secretarária da "Escolinha" feita pela Regina Chaves e direi: sabe que eu não sei?

Nem eu e nem ninguém, na verdade. A bola subiria ontem se o jogo 2 acontecesse na quarta-feira, que era o previsto originalmente, mas teve de ficar no mínimo para hoje devido ao regulamento, que estabelece 48 horas de distância mínima entre um e outro jogo. Acontece que hoje tem Botafogo x Coritiba e amanhã tem o segundo turno eleitoral. Com estes eventos priorizados, a Polícia não deu garantia de segurança para o jogo.

Para complicar a situação, o rubro-negro sugeriu que a finalíssima aconteça no dia 6. Dia 6, no próximo domingo, certo? Errado. Dia 6 de... dezembro. Sim, daqui a mais de um mês. O Fla tem compromissos com a Liga Nacional na segunda e na terça, além de estrear no NBB no próximo sábado fora de casa contra o Bauru. A data sugerida está dentro de uma pausa de 9 a 10 dias que acontecerá para a finalíssima da Liga Sul-Americana.

Coisas assim só enlameiam ainda mais o nome do basquete do Brasil, que já possui um caminhão de problemas, complicações e tumultos acumulados de bastante tempo e que, inevitavelmente, acabam respingando dentro das quadras, sim, a ponto do desempenho nos Jogos Olímpicos do Rio ter sido tão decepcionante.

Momento Raridade Rara: Cristina Ranzolin 50 anos



A data foi ontem, mas somente ontem mesmo fui saber dela - e não foi assistindo o "Jornal do Almoço" pois não o vi e admito que só me toquei da ocasião à noite por menção do parceiro twitteiro Eduardo Sarsur. Fato é que uma das figuras mais conhecidas do telejornalismo do Rio Grande do Sul teve celebrada no ar esta ocasião com uma surpresa armada para ela pela equipe da RBS TV, que assistem aqui e que ocupou 8 minutos do "JA", incluindo parabéns dados direto de uma lotada redação pela Carla Fachim, um VT com breve retrospecto da carreira feito por Manoel Soares e bolo de aniversário dado pela Antônia, sua filha com Paulo Roberto Falcão.

Filha de Armindo Antônio Ranzolin, um dos maiores narradores esportivos da história do rádio, Cristina começou na RBS TV em 1986 como repórter de esportes pois era a única vaga disponível, mas dele saiu para apresentar o "Campo e Lavoura" em 1988, logo depois passando para o "Jornal do Almoço" no segmento "Rede Regional de Notícias". Foi contratada pela Rede Globo em 1993 e formou dupla com William Bonner tanto no "Jornal da Globo" quanto no "Jornal Hoje", além de às vezes fazer sozinha o "RJTV". Retornou em definitivo para a aldeia pampeana em 1996 como apresentadora central do "JA" em dupla com Rosane Marchetti, que dele saiu na reformulação feita em 2010, a partir de então ficando Cristina como âncora solo até os dias atuais.

Só a encontrei pessoalmente duas vezes e nas duas tive uma impressão ótima dela, bonitíssima até não poder mais, gentil e simpática. Uma das vezes foi no lançamento de livro do Falcão com memórias da Copa de 1982, no Museu do Esporte do Shopping Total, quando acabou sendo justamente a Cris que registrou a meu pedido uma das fotografias mais valiosas que tenho em meus alfarrábios: a que tirei com seu pai Armindo Antônio, um dos que me fez ser apaixonado pelo rádio esportivo. Assim sendo e mesmo que passado um dia da data máxima, nada mais justo este tópico dedicado a ela através de 10 momentos que marcam sua carreira. Eis:

De 1988, apresentação do "Campo e Lavoura" neste que até ontem foi seu vídeo mais antigo disponível na internet - e digo até ontem pois o VT do Manoel Soares incluiu imagens de uma reportagem feita por ela no mesmo ano com um tristíssimo episódio que foi a queda de uma marquise do prédio das lojas Arapuã no Centro, caso que veio à memória de todos neste ano por um acontecimento semelhante vitimar duas mulheres também ali.

De 1991, "Jornal do Almoço" com Lasier Martins, que dividia o comando com Maria do Carmo, chamando a "Rede Regional de Notícias" apresentada por Cris e Sérgio Stock, que trazia reportagens de Júlio César Santos (em seus tempos de repórter geral), César Fantti e Gilberto Lima, além do comentário de Antônio Britto. De todos que neste vídeo aparecem, somente ela e Júlio continuam na RBS TV, ele como repórter esportivo. Lasier hoje é senador em Brasília e você leu na coluna anterior que passará a ter um comentário semanal na TV Urbana, Maria hoje está fora da vida pública após dois mandatos como deputada estadual e trabalhos em Rádio Guaíba, Band/RS e Ulbra TV, e Sérgio apresenta o "Band Cidade" e é debatedor do "Jornal Gente" na Rádio Bandeirantes.

De 1992, "Jornal da RBS" apresentado por ela e Flávio Porcello. Existente desde a década de 80, este noticiário substituiu por alguns anos o "Jornal da Globo", que ficou sem transmissão aqui para o Rio Grande do Sul até a reformulação com a chegada de Lillian Witte Fibe - ou seja: curiosa e ironicamente, não assistimos aqui a fase da Ranza no "JG". Assim, as pautas misturavam os assuntos locais com as informações nacionais e internacionais, por isso mesmo que este vídeo inclui uma reportagem da Mônica Waldvogel em Brasília. De 1994 em diante, este jornal voltou a ser todo local e passou depois do "JG", ficando no ar até o fim daquela década.

De 1994, "Jornal Hoje" com ela e William Bonner no dia seguinte à morte de Ayrton Senna, maiores explicações desnecessárias. Uma das repórteres neste vídeo é a conterrânea gaúcha Ananda Apple, que hoje tem um quadro sobre plantas no "Bom Dia São Paulo" e que é a única ainda viva das três repórteres presentes neste registro, já falecidas que são Aline Hungria e a correspondente estrangeira Valéria Sffeir.

De 1995, apresentação do "RJTV" com uma nota coberta sobre uma integração estadual e federal de polícias.

De 1996, uma das imagens mais famosas do "Jornal do Almoço" em seus 44 anos: o choque sofrido por Lasier Martins num vivo na Festa da Uva em Caxias do Sul, após o qual Cris apenas chamou rapidamente o intervalo em aparente naturalidade - que foi só aparente mesmo pois também ela ficou muito preocupada com o que houve, o que só foi assistido em 2010, quando a cena foi reprisada com direito aos extras de bastidores após ela ser a mais citada numa enquete com o público sobre qual acontecimento mais havia marcado o "JA". O comentarista disse que somente naquela reapresentação, 14 anos depois, assistiu as imagens pela primeira vez.

De 1998, um dos famosos "JA" realizados em cidades do interior com todos os apresentadores e vários dos seus colunistas e repórteres presentes. Esta edição foi em Feliz, onde estiveram Cris, Lasier, Rosane Marchetti, Xico Gonçalves, Luciana Kraemer e Regina Lima, além de Paulo Brito direto do ginásio Gigantinho. Há muito tempo não é mais adotado este expediente, sobretudo a partir da reformulação do jornal em 2010.

De 2008, uma cena histórica do "JA": Cris ganhando de presente pelos seus então 42 anos nada mais e nada menos que o hino do seu Internacional cantado por Paulo Sant'Ana, o histórico representante do Grêmio no "Sala de Redação" da Rádio Gaúcha e comentarista de assuntos gerais no meio-dia da RBS TV - assuntos gerais que, nos dias seguintes às rodadas, quase sempre eram os jogos de futebol. Por muitos anos, as trocas de flautas entre a colorada Cristina e o gremista Sant'Ana renderam momentos bem divertidos. Neste jornal, ela estava ao lado da Daniela Ungaretti, que se tornou quase que uma terceira apresentadora do "Jornal do Almoço" na segunda metade dos anos 2000 devido às seguidas e longas ausências da Rosane Marchetti para o "Globo Repórter".

De 2009, "JA" com Cristina interagindo com Sandra Annenberg, que a partir daquele dia passava a participar ao vivo com destaques do "Jornal Hoje" direto de São Paulo. A ação não durou muito tempo, mas ao menos serviu para render este momento legal de "tricotada" entre elas, contemporâneas dos tempos da Ranza na Globo.

De 2010, manchetes de um "Jornal do Almoço" já na fase ainda hoje no ar, com apresentação solo da Cris e previsão do tempo feita por Luiza Zanchetta, hoje repórter do "Brasil Urgente" na Band em SP.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Domingo de espaços reservados para a cobertura do segundo turno eleitoral nas redes de televisão. A Globo terá três boletins com boca-de-urna: às 17h, 18h e 19h, além da repercussão dos resultados no "Fantástico". Não há algo especial previsto na grade da Record, que deve encaixar tudo no "Domingo Espetacular" mesmo. O SBT terá um programa sobre os resultados das votações à 0h, apresentado por Carlos Nascimento.

*A Bandeirantes, talvez pelo fato de São Paulo já ter prefeito eleito, não terá aquele tradicional programa longo de debates e repercussões no fim da tarde e sim um nacional curto das 16h55 às 17h15, depois dele as emissoras das cidades com votação tendo sequências regionais enquanto paulistanos e demais com prefeitos já eleitos vão com a continuação do "Terceiro Tempo". A RedeTV! mostrará um programa especial à 0h30, com Mariana Godoy, Amanda Klein, Boris Casoy e Reinaldo Azevedo, e a TV Brasil terá trabalho direto das 17h às 20h.

*Nos debates da Rede Globo, acabou que o do Rio de Janeiro aconteceu mesmo pois Marcelo Crivella apareceu para confrontar Marcelo Freixo. Só que teve candidato ausente, sim. Foi em Maringá, onde parte do espaço foi ocupada por uma entrevista com Ulisses Maia pois Sílvio Barros não apareceu justificando motivos religiosos para tanto. Diz ele que se guarda do pôr-do-sol de sexta-feira até o pôr-do-sol de sábado. Entendo...

*Leio no Flávio Ricco que o "RedeTV! News", agora iniciado às 19h30 por ser antecedido por 20 minutos do novo "Vídeos Impactantes", terá uma estreia nesta terça-feira: de Salete Lemos, que volta a ser colega de Boris Casoy a exemplo do que ocorreu em SBT e Record. Ela também passou por Globo, Cultura e CNT.

*Estreados nesta sexta-feira por Net e Claro TV os canais premium Fox 1 e Fox Action, que transmitem séries americanas, latinas e produções originais brasileiras. As americanas incluem "The Walking Dead", "Segurança Nacional" e "Empire", e seus episódios passarão com som original, legendas e sem intervalos, com as estreias indo ao ar no mesmo dia nos EUA. Os canais estão disponíveis no 681 e no 682 em versões HD e poderão ser assistidos por todos os assinantes das duas operadoras em degustação até 15 de novembro.

Bela do Dia: Bianca Vitória

Bianca Vitória, modelo fitness. Uma goiana que torna os exercícios físicos mais excitantes com estas curvas que tiram o fôlego de qualquer um.

*Se o vivente tanto quiser votar de manhã cedinho quanto não tiver problema em dormir de manhã cedinho para ir votar no meio da tarde (ou mesmo se nem precisar votar por já ter prefeito), a Globo programou para o "Corujão" das 4h25 de sábado para domingo o classicaço oitentista "Os Caça-Fantasmas", que neste ano teve lançada uma nova versão com Melissa McCarthy e outras damas substituindo Bill Murray e cavalheiros associados.

*Fazendo 45 anos neste sábado Winona Ryder, atriz de filmes como "Os Fantasmas Se Divertem", "Edward Mãos de Tesoura", "Minha Mãe É Uma Sereia", "Drácula de Bram Stoker" e "A Época da Inocência".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

De voz rasgada e letras sombrias em suas composições, Nelson Cavaquinho foi um nome diferente no samba. Diferente e, também por isso, inesquecível. Hoje completa 105 anos do nascimento dele, que morreu em 1986 e teve mais de 400 composições, uma delas sendo "Juízo Final", famosa em gravações de cantoras como Clara Nunes e Alcione. No carnaval de 2011, Nelson foi enredo da Mangueira, morro onde morou a partir de 1952. Após um período de ostracismo nos anos 60, voltou tendo como instrumento não mais aquele que lhe deu o apelido e sim um violão. Mostro aqui ele cantar "A Flor e o Espinho" no "Ensaio", da TV Cultura, em 1973.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Boxe: Esquiva Falcão ainda invicto profissionalmente com nocaute técnico sobre o mexicano Josue Obando.

"24 Horas" volta antes que ele desça o braço no próximo adversário, venha quem vier!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
INSTAGRAM: EduCesarPapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.